You are on page 1of 17

IMUNOLOGIA 1.

O processo de maturao dos linfcitos T e B consiste numa sequncia de eventos que tem incio com as clulas-tronco da medula ssea. Em relao a este processo, INCORRETO afirmar que: a) a maturao inicial das clulas T e B caracterizada por uma alta atividade mittica estimulada principalmente pela interleucina 7; b) a seleo positiva o processo que elimina linfcitos em desenvolvimento, nos quais os receptores se ligam com alta afinidade aos auto-antgenos presentes nos rgos linfoides primrios; c) a primeira cadeia pesada produzida pelos linfcitos B a cadeia ; d) os linfcitos T entram no timo sem as molculas CD4 e CD8; e) a diversidade de anticorpos e de TCR gerada por um processo de recombinao somtica. 2. Os linfcitos B ativados daro origem aos plasmcitos. Em relao aos anticorpos produzidos por estes plasmcitos, CORRETO afirmar que: a) na resposta primria, produz-se mais IgG que IgM; b) o pico da resposta primria maior que o da secundria; c) a resposta humoral secundria induzida por antgenos proticos; d) o linfcito T clula apresentadora de antgeno para o linfcito B; e) os anticorpos no maturam sua afinidade. 3. A tolerncia imunolgica definida como a no resposta a um antgeno, induzida pela prvia exposio a este antgeno. Em relao a esta tolerncia, INCORRETO afirmar-se que: a) indivduos normais so tolerantes aos seus antgenos; b) podem ser administrados antgenos exgenos por vias que induzam tolerncia em linfcitos especficos; c) a tolerncia imunologicamente especfica; d) o principal mecanismo de tolerncia central a anergia ou inativao funcional; e) induz-se anergia pelo reconhecimento do antgeno sem coestimulao adequada. 4. A resposta alrgica est inserida no contexto da inflamao. Em relao a esta resposta, INCORRETO afirmar que: a) a desgranulao de mastcitos e basfilos ocorre a partir de uma ligao cruzada entre anticorpos IgE e um antgeno chamado de alrgeno; b) j no primeiro contato com o alrgeno, possvel ocorrer a sensibilizao de mastcitos e basfilos; c) a IgE permanece ligada aos seus receptores de alta afinidade presentes nas membranas de mastcitos e basfilos ativados; d) o perfil caracterstico desta resposta a presena das interleucinas IL-2, IL-12 e interferon gama; e) mastcitos e basfilos apresentam uma srie de funes semelhantes e mediadores comuns.

5. Em relao s clulas envolvidas na resposta alrgica, afirma-se CORRETAMENTE que: a) na resposta alrgica, h uma desregulao entre as subpopulaes Th1 / Th2, com predomnio do padro Th2 de secreo de interleucinas; b) apenas a IgE ligada a seus receptores de alta afinidade leva desgranulao dos mastcitos; c) os basfilos no participam da fase imediata da reao alrgica; d) a histamina o principal mediador liberado na fase tardia da resposta alrgica; e) num primeiro contato, a presena do antgeno ligado IgE, e est ligada ao mastcito ou basfilo, leva desgranulao destes. 6. Paciente do sexo masculino, 35 anos, apresenta queixa de dor abdominal e fadiga h mais de seis meses. Seus exames apresentam os seguintes resultados: ALT= 120 UI/l, AST=98 UI/l, HBsAg= positivo, Anti-HBc-IgG= positivo, Anti-HBc-IgM= negativo, HVA-IgG= negativo, HVA-IgM=negativo, Anti-HBsAg= negativo, AntiHCV= negativo, HBeAg= positivo, Anti-HBeAg= negativo. Com base neste resultado o provvel diagnstico : a) hepatite B aguda; b) hepatite A; c) hepatite B crnica; d) hepatite B crnica com baixa infectividade; e) hepatite B crnica com alta infectividade. 7. Mulher de 25 anos acaba de dar a luz a uma criana. Ao avaliar os exames de laboratrio solicitados seu mdico evidencia que a me portadora de sfilis. Qual dos testes abaixo melhor indicado para diagnosticar a sfilis congnita no recm nascido? a) VDRL. b) Microscopia de campo escuro. c) Nitrato de prata. d) FTA-ABs-IgM. e) Reao de hemaglutinao indireta.

8. Paciente soropositivo para HIV-1, aps 6 anos convivendo com o vrus, sem uso de antirretrovirais, comeou a apresentar perda excessiva de peso, graves infeces oportunistas na pele, tuberculose e meningite por Criptococcus neoformans. Seu mdico solicita a quantificao de linfcitos e carga viral do HIV-1. Verifique dentre os dados abaixo, aquele mais compatvel com o quadro clnico do paciente.

a) CD4= 600 cel/mm3, CD8=1.200 cel/mm3 e Carga Viral= <10.000 cpias. b) CD4= 400 cel/mm3, CD8=1.000 cel/mm3 e Carga Viral= 50.000 cpias. c) CD4= 200 cel/mm3, CD8=600 cel/mm3 e Carga Viral= >100.000 cpias. d) CD4= 200 cel/mm3, CD8=1.000 cel/mm3 e Carga Viral= <10.000 cpias. e) CD4= 1.000 cel/mm3, CD8=200 cel/mm3 e Carga Viral= >100.000 cpias. 9. Em relao sorologia para Sfilis, correto afirmar: A) O VDRL um teste treponmico que utiliza como antgeno a cardiolipina. B) O VDRL uma reao de floculao que apresenta alta especificidade e baixa sensibilidade. C) O imunoensaio enzimtico (ELISA) um teste treponmico que tem estrita correlao com resultados do FTA-ABS, tendo maior reprodutibilidade. D) FTA-ABS positivo sempre indica doena na fase aguda. 10O teste de avidez surgiu como um novo recurso para o diagnstico diferencial entre infeces primrias e antigas ou reinfeces. A classe de imunoglobulina pesquisada nos testes de avidez : (A) IgA. (B) IgD. (C) IgE. (D) IgG. (E) IgM.

MICROBIOLOGIA

1. Um farmacutico, ao realizar uma cultura de secrees, isolou uma colnia de estafilococo, considerando que a prxima etapa a identificao se a cepa ou no S. aureus. A prova bioqumica de identificao presuntiva desta espcie : a) catalase; b) coagulase; c) bacitracina; d) novobiocina; e) penicilinase.

2. Em uma lmina de bacterioscopia de secreo vaginal corada pelo Gram, foram identificadas numerosas clulas epiteliais estilo clue cells, abundantes cocobacilos gram-variveis, raros bacilos Grampositivos e raros leuccitos. Esta descrio sugestiva de infeco por (A) Mobiluncus sp. (B) Gardnerella vaginalis (C) Candida sp. (D) Trichomonas vaginalis 3Utilizamos a tcnica de MAKI para semiquantitativa dos micro-organismos em: (A) lavado brnquico. (B) escarro. (C) lavado bronco-alveolar. (D) urina. (E) ponta de cateter. obter uma cultura

4- Assinale a opo incorreta. (A) Em caso de meningite aguda, pode-se pesquisar antgenos diretamente no LCR utilizando kits comerciais pela metodologia de aglutinao em ltex. (B) Para a cultura de aspirado traqueal, usa-se um agente mucoltico como a N-acetil cistena a 1% antes de proceder as diluies. (C) Independente do tipo de coleta realizada, o resultado da cultura de urina sempre deve ser quantitativo em unidades formadoras de colnias por mililitro de urina (UFC/mL). (D) No resultado de cultura de fezes, deve-se colocar a seguinte observao: Nessa amostra foram pesquisados: Salmonella spp, Shigella spp, Escherichia coli enteropatognicas (citar os sorogrupos pesquisados) e Escherichia coli enteroinvasora (citar os sorogrupos pesquisados). (E) A contagem de colnias significativa para lavado broncoalveolar somente se for igual ou superior a 108 UFC/ mL. 5. Em relao Escherichia coli, correto afirmar: a. ( ) oxidase positiva. b. ( ) No fermenta a glicose. c. ( ) um bacilo gram positivo. d. ( ) Cresce em gar Citrato de Simmons. e. ( ) Pertence famlia Enterobacteriaceae

6. A sensibilidade dos germes ao das drogas antimicrobianas pode ser determinada in vitro por meio de antibiograma. Utiliza-se o teste para verificao do efeito bactericida e bacteriosttico, bem como para a demonstrao das drogas que exercem esse efeito. Sobre os antibiogramas identifique as afirmativas abaixo em verdadeiras (V) ou falsas(F). ( ) O antibiograma dado como qualitativo feito por mtodo de difuso. ( ) No h diferena de mtodos empregados nos antibiogramas qualitativo e quantitativo. ( ) O antibiograma dado como quantitativo feito por mtodo de diluio. ( ) O mtodo quantitativo capaz de determinar a Concentrao Inibitria Mnima (CIM) para um determinado microrganismo. ( ) A diferena entre os antibiogramas qualitativo e quantitativo se d unicamente pelo custo e material empregado. A sequncia correta : a V, F, V, V, F b V, V, V, F, F c F, F, V, V, F d F, V, F, F, V e V, F, V, F, V 7- Assinale a alternativa que apresenta corretamente a amostra biolgica que pode ser exposta temperatura ambiente por 24 horas sem que haja prejuzo ao isolamento de micro-organismos patognicos ou ao resultado final do exame microbiolgico. a) Lquido cefalorraquidiano coletado em frasco estril. b) Secreo de orofaringe inoculada em caldo trptico de soja (TSB). c) Secreo uretral inoculada em meio de Amies modificado. d) Urina coletada por meio de saco coletor estril. e) Fezes diarreicas coletadas e inseridas em meio Cary-Blair. 8- O Manual Nacional de Vigilncia Laboratorial da Tuberculose e outras Microbactrias, editado pelo Ministrio da Sade em 2008, padroniza condutas referentes ao diagnstico laboratorial dessas doenas. Para a baciloscopia (pesquisa de Bacilos lcool-cido Resistentes) do escarro coletado espontaneamente, utiliza-se a colorao de Ziehl-Neelsen, e a observao de 20 a 100 campos microscpicos do esfregao se faz no aumento de 1000 vezes. Neste contexto, qual a conduta a ser tomada pelo observador quando, na leitura de uma baciloscopia de escarro espontneo para diagnstico de tuberculose, somente 3 bacilos forem localizados em 100 campos microscpicos? a) Informar o resultado como inconclusivo e solicitar nova coleta com sugesto de coleta de escarro induzido. b) Observar mais 100 campos microscpicos e liberar o resultado como amostra negativa para pesquisa de BAAR.

c) Liberar o resultado como amostra positiva para BAAR e relatar o nmero de bacilos encontrados em 100 campos. d) Liberar o resultado como amostra positiva para BAAR 1+, isto , em pequena quantidade. e) Liberar o resultado aps a coleta de outras amostras do paciente para definio do caso. 9. O gar SS um meio especfico para identificao de Salmonella e Shigella. Sobre esse meio de cultura, assinale a alternativa correta. (A) Seleciona os agentes citados em amostras de gua, fezes e alimentos. (B) Seleciona os agentes s em amostra de fezes. (C) Contm sangue de carneiro ou cavalo hemolisado. (D) Pode ser usado como meio de transporte. (E) Tambm conhecido como gar chocolate 10. Complete a frase abaixo. O volume de sangue recomendado para coleta de hemocultura em adultos de ____ mL e em crianas de ____mL, respeitando-se a proporo de no mnimo_____ at _____ de sangue e meio de cultura . A) 10 a 20; 5 a 10. 1:2 ; 1:5 B) 5 a 10; 1 a 3; 1:1 ; 1:2 C) 3 a 5; 1 a 2; 1:10; 1:20 D) 8 a 10; 3 a 5; 1:5 ; 1:10 HEMATOLOGIA 1. Faa a correlao das afirmativas abaixo: (1) Basto de Auer. ( ) Leucemia Linfide Crnica. (2) Maior prevalncia na infncia. ( ) Leucemia Mielide Crnica. (3) Maior prevalncia em idosos. ( ) Reao leucemide. (4) Cromossoma Philadelphia. ( ) Leucemia Mielide Aguda. (5) Leuccitos <50.000/mm3. ( ) Leucemia Linfide Aguda. A ordem CORRETA das respostas : a) 3, 4, 5, 1, 2. b) 2, 4, 1, 3, 5. c) 4, 1, 2, 3, 5. d) 3, 1, 5, 4, 2. e) 4, 2, 3, 1, 5.

2. Em relao ao grupo sangneo ABO, correto afirmar que (A) no fentipo nulo Bombay, os anticorpos anti-A e anti-B esto presentes no plasma, assim como os antgenos A e B esto presentes nas hemcias, porm no formam imunocomplexos in vivo. (B) eptopos dos antgenos so encontrados em muitos tecidos e lquidos biolgicos. (C) a maioria dos anticorpos anti-ABO pertencem ao isotipo IgG. (D) o seu papel biolgico est bem definido como fator de proteo da integridade das hemcias contra agresses de agentes endgenos e, principalmente, exgenos. 3- Qual o valor do Volume Corpuscular Mdio (VCM) para um paciente com hematimetria de 4 490 000 clulas/mm, hematcrito de 40% e hemoglobina de 13 g/dL? (A) 28,9 fL (B) 48,9 fL (C) 67,5 fL (D) 89,1 fL (E) 99,1 fL 4- Assinale a opo que apresenta o ndice hematimtrico usado na classificao das anemias em macrocticas, normocticas e microcticas. (A) Volume Corpuscular Mdio (VCM) (B) Concentrao da Hemoglobina Corpuscular Mdia (CHCM) (C) Concentrao da Hemoglobina Corpuscular Mdia (CHCM) (D) Hematcrito (E) Plaquetcrito 5. De forma geral, pode-se afirmar que na anemia existe uma reduo de um ou mais parmetros referentes massa eritrocitria do paciente. No hemograma, esses parmetros so identificados como a concentrao de hemoglobina, o hematcrito e o nmero de eritrcitos. Conjuntamente com esses parmetros, os ndices hematimtricos so utilizados para a avaliao das doenas anmicas, como, por exemplo, na anemia por doena crnica. Com base nos aspectos laboratoriais utilizados para o diagnstico da anemia da doena crnica, pode-se afirmar: (A) Para portadores de anemia por doena crnica, a concentrao srica de ferritina encontra-se reduzida na maioria dos casos. Porm, em um pequeno percentual de pacientes, pode ser encontrada em valores normais. (B) A dosagem de eritropoetina o principal exame laboratorial utilizado para diagnstico de anemia por doena crnica. Nesses pacientes, o valor desse hormnio normalmente encontra-se elevado, pois a eritropoetina funciona como marcador inflamatrio.

(C) A anemia por doena crnica, normalmente, de grau bastante acentuado. A dosagem de hemoglobina sempre se encontra abaixo de 8 g/dl e a microscopia das hemcias bem distinta daquela encontrada na anemia ferropriva. (D) Existe uma acentuada hipocromia associada a um aumento da saturao da transferrina, achados caractersticos da anemia por doena crnica. (E) A anemia por doena crnica se caracteriza por apresentar transferrina diminuda ou normal e a ferritina normal ou elevada. 6. A anemia falciforme caracterizada por uma mutao na molcula da hemoglobina que resulta de uma modificao na sua estrutura, levando a produo da hemoglobina anormal do tipo S (Hb S). A mutao ocorre no cromossomo 11 e resulta na substituio do cido glutmico pelo aminocido valina na cadeia beta da hemoglobina. Das opes abaixo, assinale aquela que contm achados laboratoriais que podem ser encontrados no hemograma de paciente com anemia falciforme. (A) Anemia normocrmica ou normoctica com hemoglobina normalmente entre 6 e 9 g/dl, reticulocitose, presena de eritroblastos, drepancitos e hemcias em alvo. (B) Anemia hipocrmica e aumento de neutrfilos com hipersegmentao nuclear e aumento de hemoglobina S (cerca de 80-95%). (C) Anemia hipocrmica e microctica com hemoglobina entre 8 e 10g/dl, associado presena de drepancitos e de eosinfilos sem granulao citoplasmtica. (D) A hemoglobina encontra-se em valores normais, porm, h uma considervel diminuio do Volume Corpuscular Mdio (VCM) associado presena de eritroblastos, drepancitos e esfercitos. Estes achados sempre so encontrados na anemia falciforme. (E) Anemia normoctica, reticulocitose, presena de eritroblastos, drepancitos e hemcias em alvo associadas a desvio esquerda caracterizam a anemia falciforme. 7. A deficincia de ferro, principalmente a alimentar, tem sido apontada como a causa mais comum de anemia carencial. Esse problema apresenta uma estreita relao com as condies socioeconmicas da populao. O diagnstico laboratorial de anemia ferropriva apresenta alguns achados caractersticos no hemograma, entre eles: (A) Ausncia de anisocitose e poiquilocitose so sinais importantes. Estes achados podem ser encontrados associados a um baixo Volume Corpuscular Mdio (VCM). (B) Vrios eritroblastos so encontrados no sangue perifrico. Esse achado diferencia a anemia ferropriva da anemia megaloblstica.

(C) Hemcias normocticas e normocrmicas so encontradas no incio da anemia ferropriva. Gradualmente a microcitose e a hipocromia se instalam. (D) A capacidade de ligao de transferrina encontra-se bastante diminuda na anemia ferropriva e a ferritina encontra-se aumentada para compensar a carncia de ferro. (E) A dosagem de ferro encontra-se diminuda juntamente com a dosagem de cido flico nos estados avanados de anemia ferropriva. 8- Marque V para verdadeiro e F para falso e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta de cima para baixo. ( ) A anomalia de Pelger-Hut uma doena hereditria caracterizada por hipersegmentao nuclear dos neutrfilos. ( ) Policromatofilia e eritroblastose so sinais de eritropoiese acelerada no hemograma e podem estar presentes nas anemias hemolticas. ( ) As hemofilias A e B so desordens hereditrias da coagulao que resultam em defeitos na sntese dos fatores VIII e IX, respectivamente. ( ) Doena de von Willebrand uma doena caracterizada por uma ativao e um aumento da agregao plaquetria. ( ) A presena de corpos de Heinz indispensvel para o diagnstico do lpus eritematoso sistmico. (a) F - V - V - F - F. (b) F - F - F - V - V. (c) F - V - F - F - V. (d) V - V - F - V - V. (e) V - V - V - F - V.

9- Com relao s caractersticas das anemias, relacione a coluna de cima com a de baixo. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta de cima para baixo. 1. Anemia Ferropriva 2. Alfa-talassemia 3. Beta-talassemia 4. Anemia Falciforme 5. Anemia Megaloblstica ( ) Anemia hemoltica em que ocorre precipitao das cadeias alfa da hemoglobina. ( ) Anemia hemoltica em que ocorre precipitao das cadeias beta da hemoglobina. ( ) Anemia microctica. Pode ocorrer por perda de sangue. ( ) Anemia caracterizada por apresentar volume corpuscular mdio (VCM) > 98 fentolitros (fL).

( ) Anemia hemoltica caracterizada clinicamente por crises vasooclusivas e presena de drepancitos e hemcias em alvo no esfregao sanguneo. (a) 2 - 3 - 1 - 5 - 4. (b) 3 - 2 - 4 - 5 - 1. (c) 3 - 2 - 1 - 4 - 5. (d) 3 - 2 - 1 - 5 - 4. (e) 2 - 3 - 1 - 4 - 5. 10- Sobre os exames de hemostasia, I) O tempo de sangramento til na avaliao da funo plaquetria. II) O tempo de protrombina (TP) um marcador importante de doena heptica aguda. III) O tempo de tromboplastina (TTP) avalia a via extrnseca da cascata de coagulao. IV) O tempo de protrombina (TP) avalia o mecanismo intrnseco da coagulao. esto corretas (a) apenas a III e a IV. (b) apenas a I e a II. (c) apenas a I, a III e a IV. (d) apenas a II, a III e a IV. (e) a I, a II, a III e a IV.

BIOQUMICA

1 - Segundo as recomendaes do Consenso Brasileiro sobre Diabetes da Sociedade Brasileira de Diabetes, o diagnstico laboratorial de Diabetes Mellitus e/ou Intolerncia Glicose deve ser feito por: (A) dosagem da glicose plasmtica em jejum e teste de tolerncia glicose (TTG), aps ingesta de 75 g de glicose anidra, nos tempos de 0 e 120 minutos; (B) TTG, com 75 g de glicose anidra, V.O., nos tempos de 0, 30, 60, 120 e 180 minutos; (C) dosagem da glicose plasmtica em jejum e TTG, aps 75 g de dextrosol, V.O., nos tempos de 0 e 120 minutos; (D) TTG, com 75 g de dextrosol, V.O., nos tempos de 0, 30, 60, 120 e 180 minutos; (E) dosagem da glicose e hemoglobina glicosilada e/ou frutosamina.

2 - A hipertrigliceridemia caracteriza-se por elevao de: (A) quilomicrons e VLDL; (B) quilomicrons, apenas; (C) VLDL, apenas; (D) LDL, apenas; (E) VLDL e LDL. 3. A dosagem de protenas do lquido cfalo raquidiano realizada com o seguinte reativo: A) Biureto. B) cido ntrico. C) cido sulfrico. D) cido tricloroactico. 4. considerado marcador sensvel de colestase hepatobiliar: A) Alanina Aminotransferase. B) Aspartato Aminotransferase. C) Gama-glutamil transferase. D) Fosfatase alcalina. 5. O fgado apresenta vrias funes no organismo humano. Entre elas, a metabolizao de substncias exgenas e endgenas, a sntese de outras molculas, como a albumina, alm de outras funes. A dosagem srica de substncias que so produzidas nesse rgo auxilia no diagnstico das doenas do fgado e de outras patologias. O aumento da bilirrubina indireta pode ser encontrado na patologia? (A) Diabetes mellitus. (B) Sndrome nefrtica. (C) Anemia hemoltica autoimune. (D) Sndrome da angstia respiratria em recm-nascidos. (E) Leucemia mieloide crnica. 5. O aumento dos lipdeos sricos (dislipidemias) fator de risco para o desenvolvimento de doenas como aterosclertica das coronrias e esteatose heptica, alm de outras condies clnicas. O laboratrio apresenta papel importante no diagnstico e acompanhamento das dislipidemias, no entanto, nem todas as lipoprotenas so dosadas no laboratrio de rotina. A Lipoprotena de Baixa Densidade (LDL) um exemplo, sendo calculada por uma frmula matemtica. Considere um paciente com os seguintes valores de lipdeos sanguneos: Colesterol total: 240 mg/dl; Triglicrides: 320 mg/dl e HDL colesterol: 45 mg/dl. O valor para a LDL desse paciente seria: (A) 182 mg/dl (B) 131 mg/dl (C) 242 mg/dl

(D) 158 mg/dl (E) 283 mg/dl 6- Um homem com histrico de asma e bronquite e uso de antidepressivo deu entrada na clnica mdica. Foi relatado que o paciente apresentava tontura, falta de ateno, perda de memria, irritabilidade e fortes dores de cabea nos perodos noturno e matutino. Os testes laboratoriais mostraram os seguintes resultados: pCO2 = 80 mmHg (VR 35-40 mmHg) pH = 7,26 (VR 7,35-7,45) HCO3 - = 45 mM/L (VR 22-25 mM/L) O distrbio cido-base apresentado (a) alcalose respiratria. (b) acidose metablica. (c) alcalose metablica. (d) acidose respiratria. (e) acidose lctica. 7- Os laboratrios clnicos em geral executam rotineiramente baterias de qualificaes bioqumicas em amostras de soro ou plasma. Esta bateria de exames de modo geral descrita como testes de avaliao da funo heptica, que comumente incluem: - Bilirrubina - Albumina -Transaminase: aspartato aminotransferase (AST) e alanina aminotransferase (ALT) - Fosfatase alcalina (ALP) A ictercia clinicamente obvia quando as concentraes plasmticas de bilirrubina excedem 50mol/L. A hiperbilirrunemia ocorre na presena de um desequilbrio entre produo e a excreo, sendo as causas classificada como: Pr-hepticas; Intra-hepticas e Ps-hepticas (essa ltima devido a obstruo do dreno biliar). Assinale a opo na qual o diagnstico diferencial da ictercia est INCORRETAMENTE analisado.

8- Analise o caso clnico a seguir, para responder a questo. Paciente de 58 anos de idade, sexo masculino.

Os principais marcadores de leso celular heptica so as enzimas citoplasmticas e mitocondriais. No caso descrito, o paciente apresenta a razo AST/ALT aumentada. Qual o significado desse quadro clnico? (A) Cirrose instalada. (B) Leso canalicular. (C) Leso hepatocelular crnica. (D) Leso hepatocelular e canalicular. 9- A avaliao enzimtica uma rotina nos pacientes suspeitos de terem desenvolvido infarto agudo do miocrdio. Neste caso, as enzimas mais utilizadas nesta investigao so, marque a alternativa correta . a) Gama-glutamiltransferase (-GT) e isocitrato desidrogrnase (IDG). b) Amilase e fosfatase alcalina. c) Creatinoquinase MB (CK-MB) e Lactato desidrogenase (LD). d) Isocitrato-desidrogenase (ICD) e fosfatase cida (FAC). 10 - Pode causar uma hiperglicemia aps um estimulo da seguinte substancia: A) Catecolaminas B) Insulina C) Glutamato D) Gaba

PARASITOLOGIA 1. Na pesquisa e contagem de ovos de S. mansoni, utiliza-se o mtodo de: A) Hoffman B) Kato-Katz C) Rugai D) Faust

2. O agente etiolgico Enterobius vermicularis o responsvel pela doena conhecida como oxiurose. A patogenia desta doena consiste em prurido anal, normalmente noite. Qual o mtodo mais eficaz para o diagnstico desta doena? a) Exame direto de fezes frescas. b) Mtodo de Kato, modificado por Katz e Cols. c) Mtodo de Rugai. d) Mtodo de Faust. e) Mtodo de Graham. 3-Dentre os vrios mtodos de pesquisa de enteroparasitas, o mais especfico para pesquisa de larvas de helmintos, baseado no termotropismo, o A) Baermann- Moraes B) Hoffmann C) Faust D) Willis E) Kato Katz 4- Com relao ao diagnstico laboratorial de uma infeco aguda por Toxoplasma gondii, considere as afirmativas a seguir. I. Pesquisa de anticorpos especficos anti-Toxoplasma gondii da classe IgM. II. Deteco de anticorpos especficos anti-Toxoplasma gondii da classe IgG de fraca avidez. III. Aumento, de 2 vezes, do ttulo de anticorpos especficos antiToxoplasma gondii da classe IgG em amostras seriadas. IV. Deteco de anticorpos especficos anti-Toxoplasma gondii da classe IgA. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I e II so corretas. b) Somente as afirmativas I e III so corretas. c) Somente as afirmativas III e IV so corretas. d) Somente as afirmativas I, II e IV so corretas. e) Somente as afirmativas II, III e IV so corretas. 5. A figura abaixo representa o diagnstico hematolgico de um importante parasita protozorio, que implica uma das maiores endemia no Brasil.

correto afirmar que essa figura representa um caso de (A) malria com suas formas gametcitos entre as hemcias. (B) malria com suas formas merozoiticas entre as hemcias. (C) toxoplasmose com suas formas taquizoitas livres. (D) leishmaniose e suas formas amastigotas. (E) doena de chagas e suas formas tripomastigotas. 6- Para isolamento de larvas de estrongilides nas fezes utiliza-se o mtodo de: A. Baerman-Moraes B. Van de Kamer C. Wuinink D. Tem e Weyers E. Thevenon e Rolland 7- A tcnica quantitativa de sedimentao mais utilizada pelos programas de controle da esquistossomose a: A. Tcnica de Wright B. Tcnica de Giemsa C. Tcnica de Kato-Katz D. Tcnica de Leishman E. Tcnica de Proteniun 8 No exame das fezes, o uso de MIF indicado para (A) conservao de amostra em coleta sequencial de trs dias. (B) a visualizao do movimento ciliar de trofozotos de Giardia sp. (C) coprocultura para a pesquisa de Shigella sp. e Salmonella sp. (D) confeco de esfregao permanente de amostra de fezes. 9. O Enterobius Vermiculares, pequeno nematide do intestino grosso do homem deve ser diagnosticado preferencialmente no laboratrio atravs do seguinte exame: A) Pelo mtodo de sedimentao espontnea. B) Pelo mtodo de flutuao. C) Pelo centrifo-flutuao. D) Pelo mtodo da fita adesiva. E) Nenhuma das respostas. 10. Considerando-se a Leishmaniose brasiliensis um parasito de animais que s acidentalmente infecta o homem, recomenda-se para seu controle: A) Extermnio dos reservatrios. B) Controle dos vetores atravs de inseticidas. C) Erradicao do parasito pelo tratamento dos portadores. D) Educao sanitria. E) Extermnio dos animais infectados.

UROANLISE 1- A anlise dos clculos renais excretados pela urina demonstra que o tipo mais comum constitudo de (A) tirosina. (B) cido rico. (C) fosfato de amnio. (D) cistina. (E) oxalato de clcio. 2- Com relao densidade urinria, assinale a opo ERRADA. (A) A densidade urinria definida em comparao com a densidade da gua destilada em igual volume e temperatura. (B) A presena de grande quantidade de glicose na urina no altera a densidade urinria. (C) A correo da leitura da densidade fornecida com o urodensmetro pode ser necessria em funo das temperaturas de calibrao e ambiente. (D) A capacidade renal de reabsorver seletivamente substncias qumicas essenciais e gua, a partir do filtrado glomerular, pode ser avaliada na densidade urinria. (E) A densidade urinria influenciada pelo estado de hidratao do paciente. 3- Uma amostra de urina refrigerada, com temperatura de 11C, apresentou uma leitura de densidade igual a 1,020. Considerando que o urodensmetro usado na medio foi calibrado em 20C, a densidade corrigida ser (A) 1,017. (B) 1,019. (C) 1,021. (D) 1,022. (E) 1,023. 4 - Considere um paciente com superfcie corporal igual a 1,73m2 e com os seguintes dados: Creatinina urinria = 60 mg/dL Creatinina plasmtica = 1,2 mg/dL Volume urinrio de 24horas = 2880 mL A depurao de creatinina corrigida ser (A) 80 mL/min. (B) 90 mL/min. (C) 100 mL/min. (D) 120 mL/min. (E) 140 mL/min.

5. O exame ou sumrio de urina um dos testes laboratoriais mais solicitados na clnica diria, mesmo naqueles pacientes que se submetem avaliao peridica sem sintomatologia evidente. Vrios componentes formam o sumrio de urina, estando agrupados na anlise qumica, fsica e microscpica ou dos elementos figurados desse fluido corporal. A presena de glicose nesse exame (glicosria) pode ser til como complemento no diagnstico do diabetes mellitus. No entanto, outras situaes podem originar glicosria sem estar relacionado a diabetes. Entre essas situaes, podem-se citar: (A) Neoplasia do clon e reto. (B) Queimaduras extensas e litase renal. (C) Sndrome de Fanconi. (D) Hipertireoidismo e hipertenso arterial. (E) Dislipidemia mista com reduo de HDL.

You might also like