You are on page 1of 9

Pesquisa participativa: relaes interculturais e polticas pblicas

Participative research:intercultural relations and public policy


Daniela Nunes Curzel Resumo: Este artigo visa a discutir a pesquisa participativa no mbito dos estudos culturais, a identidade, como acontecem as relaes entre as classes culturalmente dominantes com as dominadas nesse processo. Busca atravs da pesquisa participativa o reconhecimento dos grupos culturais marginalizados, propondo um instrumento inovador de participao, de questionamento, de reconstruo de discursos e de elaborao de projetos ou polticas pblicas, que beneficiem os grupos culturais da realidade pesquisada, em especial os subordinados s classes hegemnicas de poder. Palavras-chave: pesquisa; cultura; polticas pblicas.
*

Abstract: This article aims to discuss the participatory research in the field of cultural studies, identity, and how relations between the classes culturally dominant and dominated classes happen in this process. Search through participatory research recognition of marginalized cultural g roups, proposing an innovative instrument of participation, questioning, reconstr uction of speeches and design of projects or public policies that benefit the cultural groups of the reality studied, especially the classes subordinate to hegemonic power. Keywords: research culture public policy.

Introduo
Vivemos em uma sociedade de culturas plurais, contudo marcada pelas imposies e limitaes geradas pela dominao hegemnica do sistema econmico vigente em grupos que, por motivos histricos, se encontram margem de nossa sociedade. Ao mesmo tempo em que permanecem subalternos, esto em permanente busca de uma identidade e reconhecimento de sua cultura. Mas como superar essa situao de dominao, buscar seu lugar de reconhecimento na sociedade e lutar contra as suas falsas representaes ou discursos?
*

Mestre em Educao pelo Centro Universitrio La Salle Unilasalle. Professora da Rede Municipal de Educao de Cachoeirinha, RS.

La Salle - Revista de Educao, Cincia e Cultura | v. 16 | n. 2 | jul./dez. 2011

135

Curzel, Daniela Nunes

Todo esse movimento por uma justia social das classes culturais ser discutido neste artigo atravs da pesquisa participativa, que prope um estudo profundo, com vistas recuperao da dignidade humana e participao coletiva dos grupos culturais marginalizados. Para entender como se estrutura esse debate, o artigo foi dividido em trs tpicos: pesquisa participativa e identidade cultural; a tenso cultural - dominao pela globalizao versus cultura da libertao, e a pesquisa participativa no espao cultural hbrido: relaes interpessoais e uma proposta inovadora para as polticas pblicas.

Pesquisa participativa e identidade cultural


Em muitos estudos, a pesquisa vem sendo representada como importante princpio educativo para a formao da cidadania, onde compreendida pela capacidade de produo prpria (DEMO, 2006), partindo da definio da educao como processo de formao da competncia humana, com qualidade formal e poltica, encontrando no conhecimento inovador a alavanca principal da interveno tica (DEMO, 2005). Pesquisar um exerccio de saber pensar certo. Pensar certo uma exigncia que os momentos do ciclo gnosiolgico vo pondo curiosidade que, tornando-se mais e mais metodicamente rigorosa, transita da ingenuidade para a curiosidade epistemolgica, implicando um saber de pura experincia feito, o respeito ao senso comum e o estmulo da capacidade criadora do educando (FREIRE, 1996). O mesmo autor (1996, p. 32) nos diz: pesquiso para constatar, constatando intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda no conheo e comunicar ou anunciar a novidade. Nesse movimento, a educao pela pesquisa uma forma de interveno no mundo, de influncia, onde est presente a elaborao um novo discurso para aquele conhecimento que fora homogeneizado pelos processos de globalizao. A pesquisa participativa no somente possvel, mas necessria para repormos a inter-relao dinmica entre teoria e prtica (DEMO, 2004, p. 104), onde assume envolvimento poltico explcito (DEMO, 2004). Nesse contexto, podemos dizer que a pesquisa participante uma luta constante pela formao de sujeitos, ou seja, pela construo ou afirmao de uma identidade cidad participativa e emancipada. Conforme Demo (2004), a pesquisa participante produz conhecimento politicamente engajado e participao. Complementa que esse tipo de pesquisa tem retomado flego em torno da multiculturalidade e temas correlatos do reconhecimento. Brando (1982) argumenta que a participao determina um compromisso que subordina o prprio projeto cientfico de pesquisa ao projeto poltico dos grupos populares cuja situao de classe, cultura ou histria se quer conhecer porque se quer agir, ou seja, transformar. Segundo Hall (1981, apud DEMO, 2004, p. 93-94), a pesquisa participante descrita de modo mais comum como atividade integrada que combina investigao social, trabalho educacional e ao. Destacam-se algumas das crticas do processo, exemplificadas pelo autor:

136

La Salle - Revista de Educao, Cincia e Cultura | v. 16 | n. 2 | jul./dez. 2011

Pesquisa participativa: relaes interculturais e polticas pblicas

a) o problema se origina na comunidade ou no prprio local de trabalho; b) a finalidade ltima da pesquisa a transformao estrutural fundamental e a melhoria de vida dos envolvidos; os beneficirios so os trabalhadores ou o povo atingido; c) a pesquisa participativa envolve o povo no local de trabalho ou na comunidade no controle do processo inteiro de pesquisa; d) a nfase da pesquisa participativa est no trabalho com larga camada de grupos explorados ou oprimidos: migrantes, trabalhadores, populaes indgenas, mulheres; e) central para a pesquisa participativa o papel de reforo conscientizao do povo de suas prprias habilidades e recursos, e o apoio mobilizao e organizao.

Freire (1996) nos diz que ensinar exige o reconhecimento e a assuno da identidade cultural. Ainda refora que a identidade cultural um problema que no pode ser desprezado, que tem que ver diretamente com a assuno de ns por ns mesmos. Em relao pesquisa participante, presencia-se uma dinmica constante pelo reconhecimento dos saberes, sobretudo das classes oprimidas, das identidades e das diferenas. Somente se afirma uma identidade se existir a diferena, sendo que ambos os conceitos se apresentam nas tessituras e nas percepes peculiares de cada educando e em seus sistemas de representao. No tangente formao das identidades, Hall (1997) comenta assim, a identidade realmente algo formado, ao longo do tempo, atravs de processos inconscientes, e no algo inato, existente na conscincia no momento do nascimento. Tratando do conceito de representao, Silva (2000, p. 17) explica:
A representao, compreendida como um processo cultural, estabelece identidades individuais e coletivas e os sistemas simblicos nos quais ela se baseia fornecem possveis respostas s questes: Quem eu sou? O que eu poderia ser? Quem eu quero ser?

Em suma, a pesquisa participativa vem defender o ideal de transformao social, a liberdade, a justia, a luta dos oprimidos, dos grupos raciais, econmicos, de gnero e tnicos pela recuperao de sua humanidade roubada, na busca de sua identidade cidad, da incluso e da emancipao. Dessa forma, a pesquisa participativa vem propor um passo para uma virada cultural, em que os grupos dominados assumem sua identidade e possam lutar contra a representao de marginalizao, inferioridade e incapacidade que lhes so conferidos pelos discursos falsos ou forjados das classes hegemnicas, que acabam, muitas vezes, sendo estigmatizados. Diante do exposto, a pesquisa participativa de questionamento reconstrutivo ocasiona uma tenso entre a cultura da dominao pela globalizao com a da libertao, no processo de emancipao histrica e de formao da cidadania organizada entre as culturas.

La Salle - Revista de Educao, Cincia e Cultura | v. 16 | n. 2 | jul./dez. 2011

137

Curzel, Daniela Nunes

A tenso cultural - dominao pela globalizao versus cultura da libertao


Com a pesquisa participativa, desencadeia-se o movimento de tenso cultural entre a dominao pela globalizao e a da libertao. Essa pesquisa possibilita a incluso dos educandos no estudo da realidade de sua comunidade, com vistas ao levantamento e s crticas das demandas locais de seu contexto histrico-cultural. D lugar e participao aos oprimidos pelo sistema vigente, nesse processo de reconstruo social. Cabe salientar que lugar se define como um espao identitrio, relacional e histrico (AUG, 1994, p. 73). Logo, essa ao vem em sentido contrrio aos mtodos globalizados de educao, s imposies das verdades prontas, concebidas de forma bancria, como dizia Freire (2005), e de seus discursos manipulativos. Assim, os educandos assumem seu lugar como sujeitos histricos, produzindo conhecimento poltico para contribuir na qualidade de vida de sua comunidade. Diante do exposto, podemos verificar que na pesquisa participativa ocorre o surgimento de um campo de fora na tenso entre a cultura do oprimido, que busca espao no questionamento reconstrutivo da sua realidade, com a cultura hegemnica da reproduo, que fortemente resiste. Esse campo de fora, ou choque entre duas culturas distintas, explicado, no mbito dos estudos culturais, a diferena cultural um processo de significao atravs do qual afirmaes da cultura ou sobre a cultura diferenciam, discriminam e autorizam a produo de campos de fora, referncia, aplicabilidade e capacidade (BHABHA, 1998, p. 63). Ainda nesse fenmeno, percebe-se a existncia de zonas de contato, que so espaos sociais onde culturas dspares se encontram, se chocam, se entrelaam uma com a outra, frequentemente em relaes extremamente assimtricas de dominao e subordinao (PRATT, 1999, p. 27). Nesse ambiente contraditrio e de transformao, tanto a cultura do oprimido acaba sendo impactada pela dominante, quanto a do dominante pela cultura do oprimido. A partir dessa zona de contato entre as duas culturas antagnicas, inicia-se, ento, um espao de negociao hbrido, denominado por entre-lugar, conforme argumenta Bhabha (1998, p. 20):
Esses entre-lugares fornecem o terreno para a elaborao de estratgias de subjetivao - singular ou coletiva - que do incio a novos signos de identidade e postos inovadores de colaborao e contestao, no ato de definir a prpria ideia de sociedade. na emergncia dos interstcios a sobreposio e o deslocamento de domnios da diferena que as experincias intersubjetivas e coletivas de nao [nationness], o interesse comunitrio ou o valor cultural so negociados.

Na dinmica desse complexo espao de negociao e de disputa de poder, a pesquisa participativa luta pelo surgimento de uma zona porosa, que podemos definir como incio de uma sensibilizao acerca do bem-estar comum da co-

138

La Salle - Revista de Educao, Cincia e Cultura | v. 16 | n. 2 | jul./dez. 2011

Pesquisa participativa: relaes interculturais e polticas pblicas

munidade, para ajudar os oprimidos e os opressores a serem mais humanos e se emanciparem. O oprimido para no ser to agredido pelas foras dominantes do sistema, adquirindo poder e condies para a sua participao na elaborao do planejamento de uma comunidade melhor; e os opressores para que desenvolvam valores ticos e se preocupem com os oprimidos. Logo, a desigualdade social entre o milionrio e o miservel econmico no fato, destino, castigo ou mrito: imoralidade. Todo esse processo de movimento pela justia social, pela educao pode ser constatado na revoluo cultural abordada pela pedagogia do oprimido de Freire (2005, p. 46):
A pedagogia do oprimido, como pedagogia humanista e libertadora, ter dois momentos distintos. O primeiro, em que os oprimidos vo desvelando o mundo da opresso e vo comprometendo-se, na prxis, com a sua transformao; o segundo, em que, transformada a realidade opressora, esta pedagogia deixa de ser pedagogia do oprimido e passa a ser a pedagogia dos homens em processo de permanente libertao. Em qualquer destes momentos, ser sempre a ao profunda, atravs da qual se enfrentar, culturalmente, a cultura da dominao. No primeiro momento, por meio da mudana da percepo de mundo opressor por parte dos oprimidos; no segundo, pela expulso dos mitos criados e desenvolvidos na estrutura opressora e que se preservam como espectros mticos, na nova estrutura que surge da transformao revolucionria.

Logo, na dualidade desse campo de tenso, podemos dizer que esse espao de negociao (entre-lugar) um local culturalmente hbrido, onde iniciaro discusses, propiciando transformaes na sociedade.

A pesquisa participativa no espao cultural hbrido: relaes interpessoais e uma proposta inovadora para as polticas pblicas
A pesquisa participante sempre reivindicou a imerso prtica, em que as comunidades no precisam apenas estudar seus problemas, precisam, sobretudo, enfrent-los, resolv-los (DEMO, 2004). A comunidade estuda a si mesma e a sua realidade para nela influir decisivamente. Nesse espao hbrido gerado no momento de tenso, ocorre a participao de pessoas de diferentes classes sociais, grupos tnicos, de gnero, de raa, e outros, afirmando que a pesquisa participativa indiscutivelmente intercultural, pois envolve diferentes atores em sua ao. Com isso, a escola tem o papel de realizar projetos para adiante dos resultados da pesquisa, que visem a trabalhar no somente com as variadas demandas que percorrem os componentes curriculares, mas tambm com os estudos culturais. Pode-se estudar o lugar dos gneros feminino e masculino na sociedade, as populaes indgenas, o negro, o branco, o pobre, em suma, as culturas do interesse de sua realidade.
La Salle - Revista de Educao, Cincia e Cultura | v. 16 | n. 2 | jul./dez. 2011

139

Curzel, Daniela Nunes

Na pesquisa, possvel o reconhecimento do multiculturalismo, buscando o fortalecimento de identidades culturais e seus talentos, em meio s diferenas presentes em determinada realidade e de seus agentes em questo. Outro aspecto importante a possibilidade de estudar como acontece o fenmeno da marginalizao, desvelando as demandas de cada grupo cultural, tanto do dominante quanto do excludo, para que se possa ter uma direo para onde as aes pblicas e coletivas devem seguir. Isso responsabilidade social. Entender o presente, compreender por onde o caminho da marginalizao percorre, visando a um posicionamento crtico de mudana qualitativa. Ningum excludo e continuar por acaso, o que procede essa internalizao opressora que foi imposta pelo sistema, onde, algumas vezes, o oprimido acaba manifestando uma postura de quem est quase pedindo desculpas por sua pobreza e submisso. A pesquisa participativa um solo frtil para o surgimento de intelectuais orgnicos, cuja funo no pensar pela comunidade, mas motivar que a comunidade saiba pensar seu destino (DEMO, 2004). Assim, a comunidade estimulada a assumir seu papel social, no se esquecendo de valorizar tambm seus saberes construdos atravs das experincias empricas, determinante fundamental para a compreenso desse espao no mbito do processo de pesquisa:
A pesquisa participativa no os pode ignorar. So imprescindvel ponto de partida, por razo muito forte: se queremos que a comunidade assuma seu destino com autonomia, este movimento precisa partir de dentro, ou seja, de sua identidade cultural e histria (DEMO, 2004, p. 106).

Esse momento de resgate das vozes esquecidas e silenciadas, o incio de um dilogo entre as culturas dominantes e dominadas. De perceber que aqueles que foram deixados de lado tm muito a contribuir, a falar sobre suas culturas, demandas e suas esperanas, uma vez privadas pelas classes hegemnicas do antidilogo, ou seja, da no aceitao da expresso do outro. Freire (2005) traduz esse enunciado:
O antidialgico se impe ao opressor, na situao objetiva de opresso, para, pela conquista, oprimir mais, no s economicamente, mas culturalmente, roubando ao oprimido, conquistando sua palavra tambm, sua expressividade, sua cultura (FREIRE, 2005, p. 157).

Para entendermos melhor o processo de superao dessa dominao, precisamos conhecer o conceito em que o antidilogo est contido, que se denomina por invaso cultural, opresso em que a cultura dominante subordina e impe seus valores sobre as culturas dominadas. O mesmo autor define que:
Invaso cultural a penetrao que fazem os invasores no contexto cultural dos invadidos, impondo a estes sua viso do mundo, enquanto lhes freiam a criatividade, ao inibirem sua expanso [...] sempre uma violncia do ser da cultura invadida que perde sua originalidade ou se v ameaada de perd-la (FREIRE, 2005, p. 173).

140

La Salle - Revista de Educao, Cincia e Cultura | v. 16 | n. 2 | jul./dez. 2011

Pesquisa participativa: relaes interculturais e polticas pblicas

A pesquisa participativa luta contra as imposies da invaso cultural, uma vez que permite a criatividade e a liberdade de expresso de cada grupo, sendo essas qualidades que a tornam como instrumento democrtico de ensino e de poder poltico. A invaso cultural, na teoria antidialgica de ao, serve manipulao que, por sua vez, serve conquista e esta dominao, enquanto a sntese serve organizao e esta libertao (FREIRE, 2005, p. 212). Entende-se por sntese cultural um espao em que no h espectadores, a realidade a ser transformada para a libertao dos homens a incidncia da ao dos atores; enquanto que na invaso cultural os espectadores e a realidade (imutvel) so a incidncia da ao dos atores (FREIRE, 2005). Se pretendemos transformar a realidade em que vivemos, temos de partir inicialmente do modo com que vimos as pessoas, lidamos com a natureza, nossas atitudes, nossas prticas. Portanto, concordo com Freire, quando diz que: toda revoluo, se autntica, tem de ser tambm revoluo cultural (2005, p. 209). Na pesquisa, alm do fortalecimento das relaes interpessoais nesse espao de diferenas, os participantes aprendem a respeit-las, valoriz-las, e enriquecer seus conhecimentos nessa dialgica proporcionada, para que se possa construir um futuro melhor. Fazendo a interface da pesquisa com os grupos sociais, podemos trabalhar a discusso do homem, da mulher, do negro, do branco, do ndio, do imigrante, do rico e do pobre, pesquisando a sua evoluo histrica, para entender como se justifica o patamar da situao em que essas classes se encontram, como se formam as relaes de poder, como vivem em sua realidade e na atualidade, identificando quais so as suas demandas de desenvolvimento. Disso, temos um riqussimo instrumento crtico de reconstruo de conhecimentos que podem ser utilizados como diretriz para a elaborao de projetos ou polticas pblicas, para atender as demandas das classes culturalmente marginalizadas e tambm aes que envolvam as dominantes para trabalharem num contexto de unio e colaborao. A pesquisa participativa poder auxiliar na construo de polticas pblicas de combate s desigualdades de oportunidades, bem como na participao democrtica da comunidade no processo e nas aes coletivas. Assim, pode beneficiar segmentos da sociedade que esto margem do sistema educacional, econmico e dominante. Poder analisar como o poder pblico planeja e trabalha suas polticas acerca da mulher, que to violentada atualmente, das questes dos negros e dos ndios, dos pobres, enfim, das classes sociais marginalizadas. Tambm abre um caminho para verificar a presena das lideranas desses grupos e sua representatividade na regio. Os estudos da pesquisa participante sero basilares para estudar uma proposta mais justa de igualdade nas diferenas, pois o objetivo a oportunidade de qualidade de vida e dignidade humana a todos, reconhecendo todos os talentos
La Salle - Revista de Educao, Cincia e Cultura | v. 16 | n. 2 | jul./dez. 2011

141

Curzel, Daniela Nunes

existentes nesse universo multicultural. Esse esforo de equalizar as foras presentes se justifica, pois a cultura um campo de produo de significados no qual os diferentes grupos sociais, situados em posies diferenciais de poder, lutam pela imposio de seus significados sociedade mais ampla (SILVA, 1999, p. 133-134). Por outra aresta, a pesquisa participante pode despertar a conscincia de que o poder hegemnico tem o compromisso moral de ajudar os seus oprimidos e no aceitar suas diferenas ou enxergar apenas a sua situao de igualdade somente quando por questes de mercado. Nesses estudos, no existir somente a pesquisa das classes culturais, mas tambm a participao dos seus representantes, propiciando vises que no seriam de fora, mas sim da interao desses, havendo um dilogo entre os diferentes grupos tnicos, raciais, de gnero e de classe econmica, e um novo discurso para a reconstruo do social. um processo de participao hbrida. Assim, como o incio dos estudos culturais, que surgiram com os britnicos, no intuito de incluso, a pesquisa participativa poder observar essas questes. A incluso est presente em vrias instncias, seja na busca por um emprego, no tratamento com as pessoas, no mercado de trabalho, nas decises familiares e em outras. Com a pesquisa participativa, teremos um profundo estudo que explicar esse espao hbrido que vivemos, para poder repens-lo e despertar a conscincia de que no podemos aceitar as representaes equivocadas do despotismo cultural eurocntrico que predominam e subordinam as demais classes oprimidas.

Consideraes finais
Na estrutura do processo da pesquisa participativa, se movimentam vrios grupos sociais, buscando uma oportunidade democrtica de expresso de cada cultura, nesse contexto globalizado em que prevalecem somente as vozes das foras capitalistas. Contudo, precisa ser mais valorizada e introduzida nos currculos escolares, sobretudo na educao bsica, pois em nosso cotidiano somente se enfoca a pesquisa na educao superior, preconizando um paradigma de que somente nesse nvel necessria sua prtica. Alm disso, nossos profissionais do ensino devem estar capacitados para esse mtodo e conscientes da proporo social que atinge a ao pesquisadora. Na nossa sociedade, urgem, cada vez mais, mudanas culturais, ou seja, de abertura de novos caminhos que ofeream espao para expresses de outros grupos. Como comprova a histria, o paradigma cultural sempre foi marco de transio de mudanas comportamentais e econmicas no cenrio mundial. Dessa forma, a educao dever prover instrumentos de incluso cultural, em especial, pela pesquisa participativa, para que possamos repensar nossos modelos de mundo e construirmos um futuro com mais dignidade humana e igualdade.

142

La Salle - Revista de Educao, Cincia e Cultura | v. 16 | n. 2 | jul./dez. 2011

Pesquisa participativa: relaes interculturais e polticas pblicas

Referncias Bibliogrficas
AUG, Marc. No-lugares: introduo a uma antropologia da supermodernidade. Campinas, SP: Papirus, 1994. BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. BRANDO, C. R. (Org). Pesquisa Participante. So Paulo: Brasiliense, 1982. DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 7. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005. DEMO, Pedro. Pesquisa participante: saber pensar e intervir juntos. v. 8. Braslia: Lber Livro Editora, 2004. DEMO, Pedro. Pesquisa: princpio cientfico e educativo. 12. ed. So Paulo: Cortez, 2006. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessrio prtica educativa. 13. ed. So Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 46. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. HALL, Stuart. A identidade cultural na ps-modernidade. Rio de Janeiro: DP & A Ed., 1997. PRATT, Mary Louise. Os olhos do imprio: relatos de viagem e transculturao. Bauru, SP: EDUSC, 1999. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introduo s teorias do currculo. Belo Horizonte: Autntica, 1999. SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferena. Petrpolis, RJ: Vozes, 2000. Recebido em: 09/06/2011 Aprovado em: 31/08/2011

La Salle - Revista de Educao, Cincia e Cultura | v. 16 | n. 2 | jul./dez. 2011

143

You might also like