You are on page 1of 11

Motriz, Rio Claro, v.15, n.2, p.396-406, abr./jun.

2009

Artigo de Reviso

Lutas e escolas de ofcio: analisando o jud brasileiro1


Alexandre Janotta Drigo2 FAM Faculdade de Americana, SP, Brasil NEPEF Ncleo de Estudos e Pesquisas em Formao Profissional no Campo da Educao Fsica, UNESP, SP, Brasil
Resumo: Esta palestra, apresentada no IV SEPEF, foi oriunda de estudos desenvolvidos a partir de diversas ticas, abordando as artes marciais, esportes de combates ou lutas. O principal objeto de anlise foi o jud, onde vrios elementos apresentados, como documentos de entidades dirigentes do desporto no Brasil, desempenho dos atletas Olmpicos e discursos produzidos por representantes da lutas permitiram refletir sobre a relao entre a formao artesanal do faixa-preta e a formao acadmica em Educao Fsica, no mbito desta modalidade. Palavras-chave: Jud. Escolas de ofcio. Profisso.

Figths and office schools: analyzing the brazilian jud


Abstract: This lecture, presented in IV SEPEF, has origin in studies developed about diferent points of view, approaching the martial arts, combat sports or fights. The grand question of analysis was the jud, where many elements presented, as leads corporations of brazilian desportes documents, Olympic athletes performance and speechs produced by fights agents allowd a reflection about the relationship between the artesanal formation of black-belt and the academic formation in Physical Education, in the ambit of this modality. Key Words: Jud. Office schools. Profession.

Introduo
O jud uma luta de origem oriental que atravs do desporto conquistou seu apogeu, tanto em sua divulgao como na prtica globalizada, sendo a primeira modalidade de luta oriental a tornar-se Olmpica. O objetivo deste ensaio, consequentemente, ser de provocar uma reflexo sobre esta rea da atividade fsica em relao formao artesanal, conforme a temtica sugerida pelo Seminrio de Estudos e Pesquisas em Formao Profissional no Campo da Educao Fsica (IV SEPEF): DAS ESCOLAS DE OFCIO PROFISSO EDUCAO FSICA. Mantendo-se fiel ao tema proposto buscar-se durante o texto enfocar o entendimento da formao de instrutores e tcnicos de jud e sua relao com o processo de formao por escolas de ofcio ou artesanais (RUGIU, 1998), fazendo inseres sobre o que alguns autores entendem por Formao Profissional relacionada com a Educao Fsica.

Neste recorte, ainda pensando na adequao temtica proposta, enunciam-se os elementos pertinentes formao e a capacitao do tcnico desportivo para a modalidade, limitandose a destacar apenas trs caractersticas artesanais, dentre vrias propostas por Rugiu (1998), a saber: - Os aprendizes em essncia aprendem fazendo; - Apresentam uma imagem valorizada do mestre e; - As atividades prticas so consideradas to formativas do carter quanto os estudos formais. Outras caractersticas, como a presena de Corporaes de Ofcio, a construo da obra prima, o Santo Padroeiro etc, apesar de terem sido abordadas em estudos anteriores (DRIGO, 2007) e serem importantes para a caracterizao do espao social do Jud, no sero aprofundados neste ensaio para manter o enfoque no modelo de formao presente na modalidade. O texto tambm se apoiar em algumas fontes documentais de entidades representativas desta modalidade como a Confederao Brasileira de Jud, Federao Paulista de Jud e Liga Paulista de Jud (CBJ, FPJ e LPJ respectivamente).

Este ensaio proveniente dos estudos realizados durante o processo de doutoramento do autor, tendo recebido o apoio da Capes.

Lutas e Escolas de Ofcio: o jud

Contexto histrico do artesanato: a prmodernidade


No escopo deste texto, se estar abordando o artesanato com foco nas estruturas de escolas de ofcio da Idade Mdia - descritas por Rugiu (1998) j que o modelo de formao destas escolas no apenas pautado em simples aprendizado de tcnicas, mas possuem todo um arcabouo de propriedades, normas, relaes internas e externas de poder entre os prprios membros e entre os poderes da ordem poltico-religiosa vigente -, determinando uma complexidade de engajamentos que ainda hoje apresentam caractersticas similares em vrias instituies modernas. Estas s vezes so bem evidentes como no caso estudado. Apesar de no aprofundar a questo dos eventos histricos relacionados ao ofcio do arteso europeu, ao considerar o perodo Medieval Europeu ou da pr-modernidade - que se localiza desde a histria ocidental registrada at as revolues cientfica e industrial do sculo XVII e XVIII (DOLL JR, 1997) torna-se importante ressaltar, neste momento, os seguintes aspectos: 1. Como perodo anterior ao Iluminismo, implica no no desenvolvimento da cincia e numa viso de mundo Teocntrica; 2. Modelo de trabalho artesanal, pois, compreende uma fase histrica anterior Revoluo Industrial, esta geradora da necessidade da formao profissional; 3. Ambas as informaes convergem para a obviedade de constatar que a base do conhecimento do trabalho arteso so os saberes da prtica (saber fazer), contrrio do conhecimento cientfico que alicera a profisso. Estas constataes so de grande importncia para a compreenso das idias trabalhadas neste ensaio, pois ao entender as relaes entre a cincia e o Mundo do Trabalho, entendem-se tambm as implicaes destes fenmenos sociais em relao ao jud e formao de seus atletas e tcnicos, o que constitui a base dos questionamentos do estudo e o ponto que levar s anlises posteriores. O artesanato, portanto, pautado nesta prmodernidade apresentaria caractersticas particulares estudadas por Rugiu (1998) referente Europa e Cunha (1995) enfocado no Brasil Colonial. Apesar destes referenciais no abordarem o oficio oriental ou japons, as caractersticas que descrevem correspondem ao
Motriz, Rio Claro, v.15, n.2, p.396-406, abr./jun. 2009

que foi estudado em Drigo (2007) posteriormente sintetizado neste texto.

Em contrapartida, a profisso estaria dentro do paradigma Moderno, centrado na cincia moderna, que sendo considerado por Doll Jr. (1997) o perodo limitado por dois nomes da Histria, Coprnico e Einstein, estes sendo pontes entre os paradigmas, em que cada um estaria no limite do entendido como pr e psmodernidade, ficando a profissionalizao evidenciada pelo trato cientfico que sustenta sua prtica ocupacional. As caractersticas das escolas de ofcio anunciadas anteriormente tm como ponto de partida a anlise do artesanato e sua relao com as artes marciais e lutas. Conforme registrado por Rugiu (1998) estas possuem trs particularidades que, por ora, so coincidentes e se apresentam nas artes marciais. Desta forma, a dessecao destas unidades de anlise ser apresentada a seguir, lembrando que algumas ou vrias destas interagem em relao as suas caractersticas, pois possuem carter de interdependncia de informaes:

Os aprendizes em essncia aprendem fazendo


A essncia do trabalho artesanal implica na competncia do saber fazer, e fazendo que se aprende o ofcio. Apesar de o Mestre ser o molde do aprendiz, o ensino das habilidades no era aleatrio - ponto interessante abordado por Cunha (2000) - pois havia possibilidade de existir normas (poucas ou algumas) reguladoras da aprendizagem artesanal, sendo estas controladas pelas corporaes de ofcio, que exercem tambm o controle sobre o mercado de trabalho. A concepo da formao do arteso (ou mestre) est direcionada para o trabalho de anos como aprendiz, sendo que atravs de atividades essencialmente prticas conquiste uma destreza suficiente para conseguir construir, no final deste processo, uma Obra Prima que dever ser apresentada a Corporao de Ofcio. Esta por sua vez representada por uma banca especialmente selecionada, para que, pela apresentao da sua capacidade de trabalho dentro da sua especialidade, seja considerado pertencente ao grupo gerenciado pela Corporao, ou seja, um mestre ou arteso.

397

A. J. Drigo

Todo aprendizado ocorria na oficina do mestre, e o estudo era caro - principalmente a execuo da Obra prima o que gerava hierarquias baseadas no poder de pagamento que a famlia do aprendiz possua. As estruturas destas oficinas eram ento relacionadas ao trabalho e a possibilidade de pagamento que cada indivduo possua, sendo que os menos afortunados que no completavam todo o processo, ficavam como trabalhadores ou artesos associados ao mestre e tornavam-se, atravs da observao de seu trabalho pelos aprendizes, co-participantes do processo de formao. Neste sentido, Rugiu (1998) apresenta pistas sobre a didtica da oficina, citadas a seguir: No havia divises por idade dos alunos, podendo haver um aluno de quinze ao lado de um de trinta e cinco e ser considerado normal; Porm eram respeitados determinados critrios com base na idade e na competncia; Os alunos eram exclusivamente, ou desempenhavam apenas o papel de expectador e ouvinte; Havia divises de trabalho e hierarquia ou diversidade de posies entre auxiliares, trabalhadores e aprendizes; Nesta perspectiva, a relao dos saberes da prtica, ainda segundo Rugiu (1998), iro se dar de pai para filho ou de mestre para discpulo podendo, porm, ainda em alguns casos, transmitirem-se atravs de escolas, estas organizadas e mantidas por cooperativas ou associaes de artesos. Frente ao exposto, ainda interessante conotar que, Rugiu (1998), confere ao ensino um carter rgido em relao organizao de suas atividades, como se existisse um saber secreto, ou mistrio, que seria o segredo dos seus procedimentos e seus ritos, estes guardados pelos iniciados e, onde se acredita estarem compreendidos os procedimentos didticos para a iniciao gradual dos melhores ajudantes ou aprendizes-mestres.

de um jovem aprendiz com um mestre de ofcio, em sua prpria oficina, com seus prprios instrumentos e at mesmo morando em sua prpria casa. Ajudando-o em pequenas tarefas, que lhe so atribudas de acordo com a lgica da produo, o aprendiz vai dominando aos poucos o ofcio. (p.2)

Como dito anteriormente, a didtica interna e as estruturas do curso formativo das Corporaes, os segredos do ofcio dado nas oficinas, constituem algumas pistas sobre seus mtodos, mas dificultam o entendimento global de sua logstica de funcionamento. Consequentemente, Rugiu (1998), considera que o que de fato afirma-se , que at o sculo XIV foi concedida ampla liberdade aos mestres em relao s decises de durao e forma de gerenciar seus aprendizes. O mestre era assim considerado um verdadeiro patriarca na comunidade formativa (op. cit., p.39), ainda que, essa relao pudesse se estender da oficina at a prpria casa. Apesar de merecer uma anlise mais detalhada, convm chamar a ateno para a semelhana entre as corporaes de Ofcio e as Federaes Esportivas de lutas, o que pode ser observado pelo fato de serem as Federaes que controlam as atividades dos desportos de lutas, desde a iniciao como praticante, at o aval para o reconhecimento das performances (controle das faixas) e a formao ou reconhecimento do professor/ tcnico, ou mestre da modalidade.

As atividades prticas so consideradas to formativas do carter quanto os estudos formais


A experincia artes ainda pode ser considerada por muitos autores, segundo Rugiu (1998), como possuidora de aspectos essenciais de formao, visto como experincia ideal para instruir e se educar, para tornar-se hbil com as mos e rpido com a cabea. Considerando a habilidade obtida pelo exerccio como importante para o aprendizado de gramtica, religio, geometria, pintura, esgrima, dana, e tambm apontado pelo autor, os trabalhos em madeira e ferro e outras artes teis. Isto denota que, as atividades prticas so, portanto, formativas do carter, tanto quanto os estudos formais, onde, de acordo com Rugiu (1998), considera que h nesta fase da humanidade, um desprezo pelo cio e por passatempos fteis e a valorizao do prprio trabalho e de outros. Este
Motriz, Rio Claro, v.15, n.2, p.396-406, abr./jun. 2009

Apresenta uma imagem valorizada do mestre


O sentido inicial da educao artesanal pode ser identificado pela relao mestre e aprendiz, sendo esta relao a base da construo dos saberes, dando sentido ao termo aprender ou saber fazer. Cunha (2000) considera que:
A educao artesanal desenvolve-se mediante processos no sistemticos, a partir do trabalho

398

Lutas e Escolas de Ofcio: o jud

carter inova a Histria da Europa Medieval, onde at ento o trabalho braal era algo relegado aos escravos, o que Cunha (2000, p.8) considera como desprezo pelo trabalho manual iniciado pelos gregos a partir do sculo IV a.C e valorizado pela nobreza Europia nos reinados absolutistas. Vrias das caractersticas citadas sobre o artesanato e a formao do aprendiz apresentam, ainda hoje, caractersticas semelhantes em diversos segmentos de nossa sociedade, como as orientaes nas Universidades, s defesas de teses (Obra Prima) e, aparentemente, na forma das graduaes e funcionamento das entidades dirigentes de lutas.

significava ser livre da necessidade de ter que trabalhar para viver, sendo que essa liberdade era exercida principalmente com o instrumento lber (livro) o nico e verdadeiramente digno de um homem lber (livre). Constata-se, portanto, que se inicia o declnio da era do saber fazer que, seguindo o pensamento de Rugiu (1998), seremos levados ao entendimento de que a indstria destruiu o que era pedagogicamente vlido no artesanato, como: Raciocinar e fixar os objetivos da atividade; Verificar e retificar constantemente a atividade pela avaliao final do produto; Dominar todo o ciclo, cuidar de todas as entradas e sadas; Em geral, estar com um olho na oficina e outro na rua. E tambm, ainda segundo o pensamento de Rugiu (1998), pode-se entender que a prtica da Corporao tinha um grande valor educativo, que seria dividido por dois modos, a saber: Mediante o trabalho desenvolvido em contato com grandes mestres e; Associao de arte e prtica profissional.

Entre o artesanato e a profisso


O surgimento da indstria e o desenvolvimento das artes liberais foram as mudanas mais pontuais ocorridas na sociedade para as quais se delegou o declnio da fase artes na Europa. Com a introduo da indstria Cunha (2000) descreve que:
A propriedade dos locais e dos instrumentos de trabalho no dos trabalhadores, assim como no so de sua propriedade os produtos. Enquanto que na educao artesanal a finalidade, ao menos tendencial, que o aprendiz possa vir a ser um mestre de ofcio, que abra sua prpria oficina, na educao industrial a finalidade um posto bem delimitado numa diviso complexa de trabalho, como trabalhador assalariado. (p.3)

A manufatura entra, ento, na troca da concepo da relao mestre e discpulo para a concepo das relaes de dinheiro entre trabalhador e capitalista (RUGIU, 1998). J o papel das artes liberais e artes mecnicas, na viso de Cunha (2000), apresenta uma nova diviso hierrquica interna, provocada pela separao interna dos alfabetizados e os analfabetos, que, com a difuso da imprensa do sculo XVI, concatenaram-se para que, progressivamente, as Corporaes de Ofcio Mecnicas fossem se diluindo pela exigncia da manufatura. Lembrando que para Rugiu (1998), as artes mecnicas eram atividades dos operrios e encontravam-se abaixo da escala social, quando relacionadas s artes liberais, definidas como sendo os cursos de trvio e quadrvio, e depois Teologia e Direito, e mais tarde ainda a Medicina. As artes liberais eram as atividades, para a poca, dignas de um homem livre, sendo que, ser livre para Rugiu (1998, p.32)
Motriz, Rio Claro, v.15, n.2, p.396-406, abr./jun. 2009

A idia de este conhecimento ser desagregado da era industrial clara na perspectiva de Rugiu (1998), como tambm claro que aps as primeiras fases da industrializao, houve uma tentativa de recuperao, buscando ressuscitar o papel educativo das Corporaes, atravs da constatao da poca de que, a indstria sempre oferece menos trabalho, e que ela seria a corruptora moral e cultural da sociedade da poca e, logo seria reduzido a impotncia. Desta forma, demonstra-se que a sociedade resistia s mudanas oriundas do novo mundo industrial, onde gerava principalmente um maior lucro acumulado em um grupo novo na relao, o capitalista, este que oferece os meios de produo, mas no educa, no proporciona a arte do ofcio, sendo apenas uma priso ao servil sistema industrial. Estas mudanas decorrentes das transformaes no entendimento do mundo do trabalho geraram novas construes sociais e modelos de sociedades que, apesar de novas, apresentam traos das descendncias artesanais e das Corporaes de Ofcio em seu cotidiano.

399

A. J. Drigo

A Cincia na formao profissional


O entendimento que se adota no texto do que se entende por profisso advm dos estudos de Freidson (1996), em virtude de simplificar a discusso para possibilitar o enfoque na relao dela profisso com a cincia. Portanto profisso seria um tipo especfico de trabalho especializado, com independncia de controle e jurisdio sobre um corpo especializado de conhecimentos e qualificaes em uma diviso do trabalho especfica controlada pelas ocupaes participantes. Desta forma, no entendimento anterior de artesanato, observavase o saber fazer como suporte do conhecimento do trabalho. J para a profisso, tem-se que este conhecimento trocado pelo cientfico. Cincia esta que passa a ser a gerenciadora e o suporte tcnico-instrumental para aplicao da prestao de servios sociedade. Neste caminho Venuto (1999, s/ p.) destaca que:
Os estudos na rea das profisses tendem a destacar o carter cientfico do conhecimento como principal recurso no processo de institucionalizao da profisso, o elemento essencial para a aquisio de autoridade e insero na hierarquia posicional vigente dentro do campo profissional.

ocupacionais. Segundo, a vinculao das profisses com a universidade estabelece uma distino entre os grupos profissionais, as empresas capitalistas e as organizaes burocrticas.

Estas caractersticas, ora apresentadas, indicam o peso da cincia no estabelecimento das profisses e abrem o caminho para o controle e autonomia de mercado pela sociedade moderna, posterior revoluo industrial. Os modelos encontrados pela modernidade, segundo Doll Jr (1997), quebraram a relao de harmonia entre o homem-natureza, existente no mundo pr-moderno, em que esta relao trocada pelo encontro homem e mquina. Esta associao gerou crticas, principalmente ao seu carter divisrio e dualista de relaes, onde a classificao e separao de elementos condio desta nova realidade. Esta mudana estrutural da sociedade moderna se d, segundo Tardif (2002), pela diviso tanto social como intelectual das funes de pesquisa. Estas foram assumidas pela comunidade cientfica e as funes de formao assumidas por um corpo docente distanciado das instncias de produo dos saberes. Ora, se as sociedades pr-modernas baseiam-se nos saberes tcnicos e no saber fazer, torna-se necessria a renovao das diferentes funes ligadas ao trabalho. Desta forma, os integrantes dos grupos sociais derivados desta prtica que assumiam a formao de seus membros em corporaes de artesos, devem entender as adaptaes que ocasionaram essas transformaes. Para Tardif (2002), estas adaptaes em relao aos saberes e a formao para o trabalho seriam:
Os saberes tcnicos e o saber fazer vo sendo progressivamente sistematizados em corpos de conhecimento abstratos separados dos grupos sociais que se tornaram executores atomizados no universo capitalista para serem monopolizados por grupos de especialistas e de profissionais integrados a sistemas pblicos de formao.

J como apresentado anteriormente, Doll Jr (1997, p.42) considera que a Modernidade ou, o paradigma moderno pautado pela cincia clssica ou normal e, reflete que:
(...) a cincia moderna e a revoluo industrial realmente trouxeram benefcios materiais como tambm conceitos de progresso, liberdade e realizao individual, que no eram encontrados no pensamento pr-moderno. O pensamento moderno descortinou horizontes inacessveis ao pensamento pr-moderno.

Em sntese, interessante apontar o pensamento de Venuto (1999, s/ p.) como estruturador das relaes entre organizao profissional, cincia e ensino com o mercado. Ela considera que:
A maneira como os princpios legtimos no sistema cultural so integrados estrutura de organizao das profisses, alm da forma como institucionalizada a relao entre os grupos profissionais e o sistema social, podem ser destacadas como elementos importantes para compreender a posio e a funo das profisses. Primeiro, a incorporao da racionalidade cientfica e da competncia tcnica no treinamento profissional legitima a autoridade profissional e garante o status da profisso, diferenciando-a dos demais grupos

Voltando para Doll Jr (1997, p.40) - aps as transformaes registradas anteriormente por Tardif remeter-se ao moderno seria lembrar que o tecnocrata moderno enfatiza o conhecimento excessivo numa rea. Este fato seria o redutor do entendimento de um conhecimento mais holstico e equilibrado. Como conseqncia haveria o incio da exaltao ao profissionalismo, que definido como um conceito modernista que valorizaria mais a percia tcnica do que uma
Motriz, Rio Claro, v.15, n.2, p.396-406, abr./jun. 2009

400

Lutas e Escolas de Ofcio: o jud

abordagem mais ampla sbia e holstica ao conhecimento e a vida. Enfim, Venuto (1999, s/ p.), confirma e resume a posio ou imposio que a cincia d em relao profisso, refletindo que:
De fato, bastante pertinente frisar a importncia que a estruturao do conhecimento com base na racionalidade cientfica exerce sobre o processo de consolidao do grupo profissional, pois sabe-se que nas sociedades modernas, a cincia tem funcionado como um dos recursos mais eficazes para a legitimao da autoridade. O problema aparece quando, nas anlises, o conhecimento cientfico sobrepe-se e relega a segundo plano quando no exclui uma srie de outros recursos que tm peso qualitativo equivalente no processo de construo da profisso. Quando isto ocorre, como se o conhecimento esgotasse em si todas as possveis estratgias utilizadas pelos grupos ocupacionais, no sentido de se consolidarem como profisses. Ou seja, se o conhecimento especfico no estruturado em uma base cientfica, as possibilidades de transposio para o campo profissional ficam praticamente reduzidas zero.

ambigidade de relaes legais que, conforme foi apresentado at o momento, existe uma legislao que entende a formao profissional e reflete o carter Acadmico - cientfico do Campo Esportivo, representado pela Lei 9696/98 (BRASIL, 1998). Em contrapartida, apresenta-se perante a sociedade outra legislao, que permite o agrupamento em entidades desportivas com direitos e autonomia que, pautado no desporto ou jogo, tem liberdade de ao perante os pressupostos apresentados do saber fazer. Embora haja um entendimento passvel de ser considerado em relao atuao profissional em que est referida a Lei supracitada, no se impediu os diversos questionamentos e re-anlises por parte das autoridades, tendo como o exemplo mais concreto a formulao do PL 7370/033. So estas co-existncias que permitem os conflitos sociais, ao mesmo tempo em que no possibilitam um estudo mais criterioso para a identificao das necessidades do desporto nacional, no seu mbito geral, determinando a emergncia da necessidade de faz-lo como carter prioritrio ao entendimento da prpria identidade da profisso Educao Fsica. O corte que se far neste momento tem o intuito de apresentar o suporte cientfico da profisso Educao Fsica, em que, apesar das muitas cincias que se inter-relacionam com esta rea de atuao, optou-se por generalizar em Cincias do Desporto para: Dar continuidade ao entendimento da passagem de ofcio (saber fazer) para profisso (Cincia); Refletir sobre a Educao Fsica restringindo a sua face desportiva (jud), no enfocando outros aspectos (a escolar, por exemplo), como a proposta deste texto; Utilizar a terminologia Cincias do Desporto, como mediadora dos processos de desempenho e de formao tcnica voltado ao desporto. Entender e respeitar a herana das investigaes russas sobre o desporto e citar que a Comunidade Cientfica deste pas utiliza-se do termo Cincia do Desporto (SIFF e VERKHOSHANSKY, s.d.) que, por ora, pode-se atribuir ao elevado desempenho que eles obtiveram

Cincias do desporto e a profisso educao fsica


Sabe-se que, a Educao Fsica regulamentada pela Lei 9.696/98 (BRASIL, 1998) e que as delimitaes de seu campo de atuao so definidas no seu Art. 3, onde citado:
Art. 3. Compete ao Profissional de Educao Fsica coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar servios de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes tcnicos, cientficos e pedaggicos, todos nas reas de atividades fsicas e do desporto. (BRASIL, 1998)

E que, coexiste com a regulamentao do desporto, a saber, que:


A Lei Federal 9.615/98, que institui normas gerais sobre o Desporto, em seu artigo 20o, determina que as entidades de prticas desportivas (clubes) e as entidades nacionais de administrao do desporto (Confederaes, Federaes e Ligas esportivas), de que trata o tal artigo, so pessoas jurdicas de direito privado, com organizao e funcionamento autnomo, que tm suas competncias definidas em seus estatutos. Essas entidades so responsveis pela organizao esportiva em nvel nacional ou regional, que so organizados em Federaes, Confederaes e Ligas.(DRIGO, 2002, p.03)
3

Deste modo, frente ao que se apresenta, pelo menos quando se relaciona ao desporto, uma
Motriz, Rio Claro, v.15, n.2, p.396-406, abr./jun. 2009

PL 7370, Projeto de Lei que retira da atuao fiscalizadora dos conselhos de Educao Fsica as modalidades de artes marciais, yoga, capoeira e mtodo pilates, ainda em tramitao no Congresso Nacional.

401

A. J. Drigo

em eventos internacionais, porm melhores anlises em relao epistemologia devero ser abordadas em estudos posteriores. Comeando a identificar as Cincias do Desporto, Eliott e Mester (2000) citam que a combinao do desporto e das cincias do exerccio um desenvolvimento recente, que emergiu de novas perspectivas das pesquisas cientficas nas cincias fsicas e biolgicas do comportamento, sociais e mdicas. Considera ainda que a base deste conhecimento cresceu dramaticamente nos ltimos 20 anos. Um fator que chama ateno no pensamento cientfico atrelado ao desporto est para Eliott e Mester (2000, p. 17) intimamente ligado ao desempenho desejado, livre de contuses e seguro emocionalmente, aonde este seria o tema fundamental e motivante para as principais reas de pesquisa desta cincia. Bento (1989, p.11) j fazia referncia existncia da Cincia do Desporto e sua relao em buscar respostas cientificamente fundadas para muitas questes colocadas pelo desporto, porm reflete que:
Por outro lado a Cincia do Desporto conseguiu, em tempo curto, um volume considervel de conhecimentos empricos e tericos muito diferenciado o que exige um esforo de integrao, bem como a capacidade e disponibilidade para a cooperao e interaco.

Porm, ao identificar a cincia e sua relao com a Educao Fsica, surgem os problemas na legitimidade acadmica, que ao menos no Brasil, apontado por Lovisolo (1997) por considerar as questes da hegemonia e/ou as paradigmticas que impossibilitam a construo de uma identidade disciplinar para a rea. Estes fatos so apontados por ele, como sendo: A dificuldade de estabelecer acordos internos comunidade de pesquisadores da rea disciplinar; Dificuldade em estabelecer o objeto terico prprio; Dificuldade em obter um consenso mnimo na rea sobre as metodologias apropriadas para seu desenvolvimento. Portanto, estes apontamentos permitem que Lovisolo (1997) conclua que a questo sobre a hegemonia, ou paradigma na Educao Fsica expresse as dificuldades, ou at mesmo, a impossibilidade da construo de uma tradio ou rea disciplinar. Isto seria condio para que, no sentido estrito, a Educao Fsica possa ocupar um lugar na multiplicidade dos enfoques disciplinares atuantes no campo das cincias que estudam os esportes e as atividades fsicas. Enfim, cabe a ressalva da necessidade de entendimento do corpo de conhecimento da profisso Educao Fsica como um todo, no sendo este fracionado ou dicotomizado, pois a essncia de suas aes alm de prticas voltada ao gerenciamento de trabalhos manuais, ou nos seus termos, o exerccio fsico. Onde relegado ao revs de sua desvalorizao - pela atividade corporal refletiria numa maior valorizao dos discursos das cincias mes como legitimadora das aes tcnico-cientfica. Assim, sem o devido cuidado, a Educao Fsica passaria a um status de biologia aplicada ao esforo fsico apenas. Interessante salientar, neste momento, que os elementos constitutivos da formao para o jud por vezes apresentam-se diversas - e at mesmo contraditrias - compreenses do mesmo objeto, impresses advindas da pesquisa cientfica e da Educao Fsica enquanto profisso regulamentada (BRASIL, 1998) que traz consigo no s o status de profisso, mas tambm exige uma qualificao especfica para o trabalho com o esporte de forma geral -, contrasta com o tradicionalismo do mestre presente no jud. Isto devido a haver uma compreenso da

Verjoshanski (1990) discursa sobre a importncia do conhecimento cientfico relacionado ao desenvolvimento atltico. Em suas argumentaes aborda a relao entre o saber fazer e a cincia, mencionando a possibilidade de sucesso, em um passado recente, ser devido apenas experincia pessoal do treinador, da tentativa e erro baseado apenas na instruo e princpios lgicos, contrapondo-se atual evoluo do desporto que se baseia em pressupostos mais objetivos, relacionada planificao e estruturao. Essas conotariam as bases cientficas do treinamento desportivo. Verjoshanski (1990, p.16) remete a importncia da cincia na soluo dos problemas metodolgicos do treinamento, e informa que:
A preparao dos atletas de alto nvel est ligada sobretudo a grandes estmulos dos sistemas funcionais vitais para o organismo e produzir um efeito de aumento dos nveis de trabalho a pontos muito elevados que atualmente, sem conhecimentos cientficos e simplesmente apelando ao bom senso e intuio, no possvel resolver os complexos problemas do treinamento moderno.

402

Motriz, Rio Claro, v.15, n.2, p.396-406, abr./jun. 2009

Lutas e Escolas de Ofcio: o jud

realidade difusa dos que atua neste mesmo palco social. O entendimento da interveno em lutas, assim como do mapeamento do campo profissional, podem ser indcios de uma possvel transio de paradigmas, referente superao do paradigma pr-moderno (DOLL JR, 1997) este pautado nos modelos das escolas de ofcio (medievais) - contrapondo-se ou resistindo ao moderno - pautado pela industrializao e profissionalizao. Este fato relevante para a Educao Fsica, enquanto profisso, pois as Federaes e Confederaes de Lutas esto no embate social posicionando-se em contrrio sua relao com a Educao Fsica, na tentativa da manuteno das suas prerrogativas especiais, socialmente aceitas.

conduta e arbitragem que, apesar de fazerem parte do conhecimento tcnico, espera-se que a formao tcnica deva contemplar o conhecimento mais diversificado sobre questes da Metodologia do Treinamento Desportivo e reas correlatas. Neste caminho, entendeu-se a relao com os mtodos artesanais prevista no estudo sobre as escolas de ofcio, onde o elemento saber fazer se destaca dentre suas atividades (RUGIU, 1998). Portanto, para estudar a estrutura de formao para o Jud torna-se importante o estudo sobre a aquisio da faixa preta. O tipo de formao anterior ao exame qualificatrio para faixa preta, assemelha-se uma pirmide invertida com direcionamento de progresso de movimentos e golpes de movimentos especficos, em que o domnio progressivo do nmero de tcnicas ser o responsvel pela qualificao em uma nova fase ou faixa. Conforme as faixas forem superadas ou a aquisio de maiores nmeros de golpes forem adquiridos mais se apresenta a valorizao tanto do saber fazer, como das caractersticas que anteriormente foram citadas - os aprendizes em essncia aprendem fazendo e as atividades prticas so consideradas to formativas do carter quanto os estudos formais. Corrobora com esta idia a questo do tempo mnimo de permanncia em cada faixa, inclusive nas faixas de graduao superiores e de domnio das federaes. Sendo considerado que o praticante deve passar no mnimo cinco anos e seis meses de treinamento para chegar faixa preta, caso tenha aproveitamento total em todas as fases e os exames forem coincidentes com todos os perodos de carncia (DRIGO, 2007). As normas tcnicas e estruturas duradouras so aprendidas pelos judocas de forma prtica, isto , atravs da vivncia e convivncia duradoura com o treinamento de jud, e est apontado claramente como um dos princpios bsicos das Escolas de Ofcio, o aprender fazendo, o saber fazer esteve sempre relacionado formao do judoca. Isto fica claro pela LPJ Liga Paulista de Jud - quando expe:
A tica e a etiqueta dentro do Jud esto diretamente associadas sua expresso mxima: a educao, a prosperidade e o respeito mtuo. Como instrumento de educao, o Jud formado por um conjunto de atitudes e posturas, que tem sua prtica associada tanto tcnica quanto filosofia. Do respeito a esse conjunto de atitudes e posturas que depende

A anlise do jud e os achados artesanais


Continuando com a proposta de estudo, entende-se a profisso, neste caso, como sendo o pilar estruturador da prpria Educao Fsica, assim como se pensa que o jud estaria se estruturando sobre a concepo das corporaes e o ofcio. Convm tambm salientar que apesar da construo do Jud no pas ser independente da Educao Fsica, a modalidade inclui todos os aspectos do movimento, dos exerccios fsicos, sendo um campo de estudo da motricidade humana (BARROS, 1996). Para anlise do jud enquanto artesanal, vrias informaes foram registradas sobre a formao do tcnico desportivo de jud em relao aos documentos de Federaes e da Confederao em Drigo (2007). No universo de documentos consultados e analisados houve um esforo na busca de investigar a formao do tcnico desportivo de jud e suas variaes, a saber: instrutor, auxiliar tcnico, monitor, treinador, etc. Porm os elementos encontrados estavam relacionados formao do faixa preta, sendo que o credenciamento como tcnico posterior a esta formao - existe, porm no so explicitados os critrios (se h) de formao deste. Foi verificado que para o credenciamento tcnico, questes como a carga horria e os temas desenvolvidos, no discutem a formao tcnica em si, mas apenas as relaes de
Motriz, Rio Claro, v.15, n.2, p.396-406, abr./jun. 2009

403

A. J. Drigo

a sobrevivncia da essncia e do verdadeiro esprito do Jud. Normalmente o judoca aprende a se conduzir dentro do Dojo de forma intuitiva, vendo e repetindo posturas e atitudes. A Etiqueta vem sendo transmitida, muitas vezes informalmente, de gerao para gerao, dentro dos princpios que deram origem ao Jud. (MORANDINI NETO, 2004, p.10).

regional para dar entrada na inscrio do exame:


Artigo 4. Pargrafo nico: A ficha de inscrio dever conter a declarao do Professor Responsvel o qual dar a sua autorizao, atestando que o candidato possui idoneidade moral e se responsabilizando pelo mesmo, e bem como, receber parecer do Delegado Regional ou de um membro da Delegacia, especialmente designado para essa finalidade. (FPJ, 2006a; 2006b; e 2007)

O caminho da prtica leva ao destino de faixa preta, aonde os exames e quesitos para chegar aos graus de formao do jud, so os critrios para participar do exame:
Art. 4 - Os candidatos shodan, nidan, sandan e yondan devero, no ano em que iro prestar exame: a) se inscrever com a autorizao do professor de sua agremiao, que dever estar com a sua situao regularizada na FJERJ e CBJ; b) ter carncia para promoo no ato da inscrio; c) freqentar integralmente todos os mdulos da Federao de Jud do Estado do Rio de Janeiro, podendo ter apenas uma falta. (FJERJ, 2007, p. 18).

A FPJ a primeira, pelos documentos analisados que define claramente o contedo exigido para o exame de formao de faixa preta, definindo este como:
Artigo 7 - Para candidatos do 1 ao 5 DAN, o Exame de Graduao dever abranger as seguintes reas: 1)Conhecimento terico - Histria, filosofia e tica do Jud, princpios de ensino e pedagogia do Jud, organizao esportiva do Jud, noes de socorros de urgncia, arbitragem de competies de Jud; 2) Conhecimento prtico - demonstrar habilidades tcnicas, conforme consta do Artigo 10 do Regulamento de Promoo e Controle de Faixas da CBJ. Pargrafo nico: Os candidatos do 3 ao 5 DAN devero ainda, demonstrar experincia no ensino dos fundamentos bsicos do Jud destinado aos iniciantes (at 1 Kyu). .(FPJ, 2006a; 2006b; e 2007).

Neste momento aparece claramente a questo do professor, em que a autorizao do mesmo condio para prestar o exame. Isto denota outra caracterstica da escola de ofcio, a presena do Mestre no processo. Impreterivelmente, aps aprender fazendo, a figura do mestre estar presente nas relaes entre o aluno e a entidade administrativa, sendo que seu aval ser o condicionante para a ascenso do praticante no espao social do jud. Esta necessidade to evidente que o mesmo documento considera que, caso no houver um professor mais graduado que o candidato na associao que pertence, outro Mestre dever ser responsvel pela sua indicao:
Pargrafo 2 - O candidato promoo de Dan, filiado agremiao federada FJERJ, que no tenha no professor responsvel a graduao mnima exigida, ou seja, a graduao superior do candidato para regularizar a sua inscrio no processo de exame para promoo, poder solicitar a outro professor, de outra agremiao federada FJERJ e com graduao reconhecida por esta e pela CBJ, que assine os respectivos formulrios e comparea s reunies programadas, dessa forma atendendo a essa exigncia. (FJERJ, 2007, p. 18).

Munido desta informao confirmada a relao predominante do domnio prtico na formao de faixa preta e, ao que se refere ao domnio terico, est centrado em elementos formativos direcionados a uma formao especfica, podendo considerar o nico elemento de formao geral o curso de primeiros socorros. Pela observao do rol de elementos que so cobrados para o exame, pouca ou nenhuma relao feita com a Metodologia de Treino ou Cincias do Desporto. A questo da prtica da academia, do cotidiano no tatame e do Habitus do jud imperam em relao ao exame, tendo at mesmo dominncia quando se trata do conhecimento terico.

Consideraes Finais
Este ensaio discorreu sobre a questo das semelhanas entre o espao social do jud e as Escolas de Oficio enfatizando o artesanato como parmetro de formao. Com isto pode-se indicar que: Os aprendizes judocas essencialmente fazendo; aprendem

Como de praxe, as normas da FPJ Federao Paulista de Jud - para inscrio so as mesmas para as carncias e indica, como na FJERJ, a mesma necessidade da permisso do professor, porm h ainda a necessidade do aval de um mestre intermedirio delegado

404

Motriz, Rio Claro, v.15, n.2, p.396-406, abr./jun. 2009

Lutas e Escolas de Ofcio: o jud

A figura do mestre claramente responsvel por toda formao do aprendiz, tanto formal como legalmente. As atividades prticas so consideradas formativas. Conforme a anlise, foi verificada que a principal fonte de conhecimentos provm da prtica e a avaliao do saber fazer foi a condio sine qua non atribuda para o desenvolvimento dentro do desporto. Da mesma forma, pressupem o domnio tcnico como um tesouro a ser preservado, colocando-o a frente de vrios fatores e prioridades, como por exemplo, os desafios da prpria modernidade. No mbito dos documentos, foi evidenciada a figura do mestre enquanto responsvel no s pela educao como pela tutoria do aprendiz perante o jud, onde qualquer atividade dentro de sua formao dever, em primeira instncia, ser pela permisso por escrito de seu superior. Os cursos que so pr-requisitos da formao de tcnico de jud se relacionam com a faixa-preta, primeiramente, e os contedos destes cursos, se no exclusivamente, pelo menos predominantemente so de atividades de demonstrao de elementos tcnicos. O desenvolvimento cientfico e tecnolgico est muito distante do cotidiano, sendo evidenciado, inclusive, no fato de que no h referncia ao conhecimento tecnolgico-cientfico, ficando centrada nos valores artesanais, em que as diferenas com relao ao modelo de formao profissional no caso em Educao Fsica vo desde a necessidade da tutela de um mestre, at a inexistncia de um curso adequado de formao e desenvolvimento do aspirante a tcnico.

Federativa do Brasil], Braslia, DF, n 168 de 02 de setembro de 1998. CUNHA, M. S V. Motricidade Humana: um paradigma emergente. Blumenau: Ed. Da FURB, 1995. CUNHA, L. A. O ensino de ofcios artesanais e manufatureiros no Brasil escravocrata. So Paulo: Editora UNESP, Braslia, DF: Flacso, 2000. DOLL JNIOR, W. Currculo:uma perspectiva ps-moderna. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1997. (224 p.) DRIGO, A. J. O jud: perspectiva com a regulamentao da profisso de educao fsica. Dissertao (Mestrado em Pedagogia da Motricidade Humana) Instituto de Biocincias, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2002. __________ O jud; do modelo artesanal ao modelo cientfico: um estudo sobre as lutas, formao profissional e construo do Habitus. 2007. 302f. Tese (Doutorado em Educao Fsica)-Faculdade de Educao Fsica. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007. ELLIOT, B.; MESTER, J. Treinamento no Esporte: Aplicando Cincia no Esporte. Guarulhos, SP: Phorte Editora, 2000. FJERJ (Rio de Janeiro). Regulamento tcnico e administrativo da Federao de Jud do estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2007. 32 p. Disponvel em: <http://www.judorio.org.br/federacao/Regulament o%20Tecnico_Adm.pdf>. Acesso em: 15 out. 2007. FREIDSON, E. Para uma anlise comparada das profisses: a institucionalizao do discurso e do conhecimento formais. Revista Brasileira de Cincias Sociais. n. 31, ano 11, p. 141-154, 1996. FPJ (So Paulo). Exame De Graduao Para Faixa Preta. So Paulo, 2000. 7 p. Disponvel em: <http://www.fpj.com.br/arquivos/secr20.doc>. Acesso em: 10 jul. 2006a. FPJ (So Paulo). Exame De Graduao Para Faixa-Preta De Jud. So Paulo, 2004. 1 p. Disponvel em: <http://www.fpj.com.br/noticias/noticias.php?id=ex ame_16-042004.htm&titulo=../imagem_padrao/tit_secretaria. gif>. Acesso em: 12 out. 2006b. 405

Referncias
BARROS, J. M. C. Educao Fsica: perspectivas e tendncias na profisso. Motriz, vol. 2, n.1, junho/1996. p. 49-52 BENTO, J. Desporto tica sociedade. Actas do Frum Desporto tica Sociedade, realizado na Universidade do Porto em 5, 6 e7 de Dezembro de 1989. Porto/ Portugal: Universidade do Porto, 1989. BRASIL. Congresso Federal. Lei n 9.696, de 1 de set. de 1998. Dispe sobre a regulamentao da profisso de Educao Fsica e cria os respectivos Conselhos Federal e Regional de Educao Fsica. Dirio Oficial [da Repblica

Motriz, Rio Claro, v.15, n.2, p.396-406, abr./jun. 2009

A. J. Drigo

FPJ (So Paulo). Exame De Graduao Para Faixa-Preta De Jud: regulamento 2007 com as devidas alteraes para o 2. semestre. So Paulo, 2007. 7 p. Disponvel em: <http://www.fpj.com.br/secretaria/ex_grad07reg.doc>. Acesso em: 2 mar. 2007. LOVISOLO, H. Educao Fsica: a arte da mediao. Rio de Janeiro: Sprint, 1997. MORANDINI NETO, A (So Paulo). LPJ. Apostila de Graduao. So Paulo, 2004. 17 p. Disponvel em: <http://www.ligadejudopaulista.com.br/Downloads /Apostila_graduacao.doc>.Acesso em: 21 mar. 2006. RUGIU, A. S. Nostalgia do mestre arteso. 1 ed. Campinas- SP: Autores Associados, 1998 SIFF, M. C.; VERKHOSHANSKY, Y. Superentrenamiento. Barcelona, Espanha: Editorial Paidotribo, s. d. TARDIF, M. Saberes docentes e formao profissional. Petrpolis, RJ: Vozes, 2002. p. 3155. VENUTO, Adriana. Astrology as a burgeoning professional field. Dados. [online]. 1999, vol.42, no.4 [cited 21 May 2006], p.761-801. Available from World Wide Web: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext &pid=S001152581999000400005&lng=en&nrm=iso>. ISSN 0011-5258. VERJOSHANSKI, I. V. Entreinamiento desportivo: Planificacin y programacion, Barcelona: Libergraf, 1990. Esse artigo foi apresentado no IV Seminrio de Estudos e Pesquisas em Formao Profissional no Campo da Educao Fsica- NEPEF, realizado na UNESP/Bauru de 20 a 23 de novembro de 2008.

Motriz. Revista de Educao Fsica. UNESP, Rio Claro, SP, Brasil - eISSN: 1980-6574 - est licenciada sob Licena Creative Commons

Endereo: Alexandre Janotta Drigo Av. 24 A, 1515 Bela Vista Rio Claro SP Brasil 13506-900 Fonefax: (19) 3526-4245 e-mail: alexandredrigo@hotmail.com Recebido em: 30 de setembro de 2008. Aceito em: 1 de novembro de 2008.

406

Motriz, Rio Claro, v.15, n.2, p.396-406, abr./jun. 2009

You might also like