You are on page 1of 3

O Padro do Templo

lder Scott D. Whiting Os elevados padres de construo de templos empregados por esta Igreja so um smbolo de como devemos levar nossa prpria vida. Ao visitar recentemente o belo Templo de Brigham City Utah, lembrei-me de uma coisa que vivenciei quando servia como coordenador da visitao pblica, da rededicao e da celebrao cultural do histrico Templo de Laie Hava. Poucos meses antes do trmino do grande trabalho de reforma, fui convidado a percorrer o templo com o Diretor Executivo do Departamento de Templos, o lder William R. Walker, e seus colegas do departamento. Alm disso, vrios membros da empreiteira contratada estavam presentes. O propsito da visita, em parte, era analisar o progresso e a qualidade do trabalho executado. No momento daquela visita, 85% do trabalho estava concludo. Ao percorrermos o templo, fiquei observando e ouvindo o lder Walker e seus colegas enquanto inspecionavam a obra e conversavam com o empreiteiro geral. Em certo momento, vi um deles passar a mo nas paredes, ao irmos de uma sala para a outra. Depois de fazer isso algumas vezes, ele esfregou os dedos um no outro e ento se aproximou do empreiteiro geral e disse: Sinto aspereza nesta parede. Esse no o padro do templo. Voc vai ter de lixar e alisar esta parede de novo. O empreiteiro obedientemente tomou nota de cada observao. Ao chegarmos a uma rea do templo que poucos poderiam ver, o mesmo homem nos parou e dirigiu nossa ateno para uma nova e bela janela com um vitral recminstalado. A janela media uns 60 centmetros de largura por 1,80 metro de altura e nela estava instalado um vitral com um pequeno padro geomtrico. Ele apontou para um quadradinho de vidro colorido de cinco centmetros que fazia parte do padro simples e disse: Este quadrado est torto. Olhei para o quadrado e, minha vista, parecia bem nivelado. Contudo, ao inspecion-lo mais de perto com um medidor na mo, vi que havia um pequeno defeito e que aquele quadradinho estava de fato uns trs milmetros torto. Foram dadas instrues ao empreiteiro de que aquela janela precisaria ser substituda porque no estava no padro do templo. Admito que me surpreendeu ver que toda uma janela teria de ser substituda por causa de um pequeno defeito quase imperceptvel. Sem dvida, era improvvel que algum tomasse conhecimento daquela janela ou sequer a notasse, tendo em vista sua localizao isolada no templo. Ao dirigir meu carro, voltando do templo para casa, refleti sobre o que havia aprendido com aquilo, ou melhor, o que achei que havia aprendido. Foram s vrias semanas depois, quando fui convidado a percorrer novamente o templo, que ento estava concludo, que minha compreenso do que acontecera anteriormente ficou mais clara. Ao entrar no Templo de Laie Hava totalmente reformado, fiquei extasiado com sua beleza e a qualidade do acabamento. Podem imaginar minha expectativa ao aproximar-

me das paredes speras e da janela com defeito. Ser que o empreiteiro havia lixado e alisado as paredes? Ser que a janela tinha sido realmente substituda? Ao aproximarme das paredes speras, fiquei surpreso ao ver um belo papel de parede colocado em todas as paredes. Meu primeiro pensamento foi: Ento foi assim que o empreiteiro resolveu a aspereza: ele a cobriu. Mas no. Descobri que sempre fizera parte do plano a instalao do papel de parede naquelas paredes. Perguntei-me: Por que uma pequena e quase indetectvel aspereza importava, se ela seria coberta? Ansiosamente me aproximei da rea em que se localizava a janela defeituosa e fiquei surpreso ao ver um vaso com uma planta que ia at o teto colocado bem na frente daquela janela. Novamente pensei: Ento foi assim que o empreiteiro resolveu o quadradinho torto: ele o escondeu. Ao mover-me para mais perto, afastei as folhas da planta e sorri ao ver que a janela tinha realmente sido substituda. O quadradinho anteriormente torto estava bem colocado e nivelado, dentro do padro. Descobri que sempre fizera parte do projeto de decorao interna ter uma planta na frente daquela janela. Por que as paredes levemente speras e uma janela com uma pequena assimetria exigiram um trabalho adicional e at uma substituio, quando poucas mos ou olhos humanos sequer tomariam conhecimento disso? Por que o empreiteiro concordou em seguir um padro to elevado? Ao sair do templo, refletindo profundamente, encontrei a resposta ao olhar para o exterior reformado e ver estas palavras: Santidade ao Senhor, a Casa do Senhor. Os templos desta Igreja so precisamente o que proclamam ser. Esses edifcios sagrados so construdos para nosso uso, e dentro deles so realizadas ordenanas sagradas de salvao. Mas no deve haver dvida alguma a respeito de quem realmente o Proprietrio da casa. Ao exigir altssimos padres de construo at nos mnimos detalhes, no apenas mostramos nosso amor e respeito pelo Senhor Jesus Cristo, mas tambm demonstramos a todos os observadores que honramos e adoramos o Dono dessa casa. Na revelao dada ao Profeta Joseph Smith de que fosse construdo um templo em Nauvoo, o Senhor instruiu: Vinde com todo o vosso ouro e vossa prata e vossas pedras preciosas e com todas as vossas antiguidades; () e tragam () as rvores preciosas da Terra; () e constru uma casa ao meu nome, para que nela habite o Altssimo.1 Isso segue um padro estabelecido pelo rei Salomo no Velho Testamento, quando edificou um templo ao Senhor usando apenas os melhores materiais e mo de obra.2 Continuamos a seguir esse padro hoje, com a devida moderao, ao construir os templos da Igreja. Aprendi que mesmo que os olhos e as mos mortais nunca vejam ou sintam um defeito, o Senhor conhece o nvel de nosso empenho e sabe se oferecemos o melhor ou no. O mesmo se aplica a nosso empenho pessoal de levar uma vida digna das bnos do templo. O Senhor aconselhou:

E se meu povo me construir uma casa em nome do Senhor e no permitir que nela entre qualquer coisa impura, de modo que no seja profanada, minha glria descansar sobre ela; Sim, e minha presena l estar, porque entrarei nela; e todos os puros de corao que nela entrarem vero a Deus. Mas se for profanada, no entrarei nela e minha glria l no estar; porque no entrarei em templos impuros.3 Tal como o empreiteiro, quando nos damos conta de elementos de nossa prpria vida que no so condizentes com os ensinamentos do Senhor, quando nosso empenho for menor do que o melhor que podemos oferecer, devemos rapidamente corrigir tudo o que esteja falho, reconhecendo que no podemos ocultar nossos pecados do Senhor. Precisamos lembrar que quando nos propomos a encobrir nossos pecados (), eis que os cus se afastam; [e] o Esprito do Senhor se magoa.4 Tambm descobri que os elevados padres de construo de templos empregados por esta Igreja so um smbolo de como devemos levar nossa prpria vida. Podemos aplicar individualmente os ensinamentos do Apstolo Paulo, dados Igreja antiga, quando ele disse: No sabeis vs que sois o templo de Deus e que o Esprito de Deus habita em vs? Se algum destruir o templo de Deus, Deus o destruir; porque o templo de Deus, que sois vs, santo.5 Somos feitos dos melhores materiais e constitumos o resultado milagroso da mo de obra divina. Contudo, quando passamos da idade da responsabilidade e entramos no campo de batalha do pecado e da tentao, nosso prprio templo pode vir a necessitar de uma reforma e de reparos. Talvez haja paredes dentro de ns que esto speras e precisam ser lixadas, ou janelas de nossa alma que precisam ser substitudas para que possamos nos manter em lugares santos. Felizmente, o padro do templo que nos pedido seguir no o de ser perfeitos, embora nos esforcemos por isso, mas, sim, o de guardar os mandamentos e de fazer o melhor que podemos para viver como discpulos de Jesus Cristo. minha orao que todos nos esforcemos para viver uma vida digna das bnos do templo, dando o melhor de ns, fazendo os melhoramentos necessrios e eliminando os defeitos e as imperfeies para que o Esprito de Deus habite sempre em ns. Em nome de Jesus Cristo. Amm.

You might also like