You are on page 1of 10

Utilizao de fotografias areas 3200

3200

Utilizao de fotografias areas para a deteco de reas contaminadas1

Introduo

A interpretao de fotografias areas para anlise de locais de disposio de resduos pode trazer contribuies para determinar as condies anteriores e atuais da disposio desses resduos. Com as fotografias areas, podem ser obtidas informaes quanto localizao e extenso dos depsitos, alm de resgatar a ordem cronolgica das mudanas ocorridas nesses locais. A vantagem desses estudos trazer tona detalhes do histrico desses locais que no podem mais ser obtidos atravs de meras entrevistas com pessoas ou que no deixaram registro em documentaes das companhias executoras ou rgos pblicos. Como exemplo, sabe-se que muitos "lixes", com resduos de natureza diversa, tiveram incio h muitos anos e no existem documentaes que mostrem como os mesmos surgiram ou como evoluram ao longo do tempo. As mudanas temporais que se observam nesses depsitos podem ser classificadas atravs de pocas ativas ou desativadas. As pocas ativas so caracterizadas por solos expostos decorrentes da remoo da vegetao e da camada superficial do solo alm de escavaes para disposio de resduos "in-situ". As pocas desativadas podem mostrar uma recuperao total ou parcial da vegetao, observando-se nesse ltimo caso a existncia de clareiras. A importncia de detectar e identificar esses depsitos deve-se possibilidade desses locais terem uma nova ocupao no futuro, totalmente incompatvel com as atividades anteriores de disposio de resduos, como, por exemplo, ocupao por moradias, em virtude do desconhecimento das substncias existentes dispostas, mas que no podem ser vistas superficialmente, porm podendo trazer algum dano sade.

Adaptao do relatrio da consultoria de curto prazo no mbito do Projeto CETESB-GTZ Cooperao Tcnica Brasil-Alemanha: Mtodos de Interpretao de Fotografias Areas para Identificao de reas Contaminadas, de Emanuel Pereira Barbosa - Geoimagem S/C Ltda; julho de 1994.

Projeto CETESB GTZ

atualizado 11/1999

3200 Utilizao de fotografias areas


Esse desconhecimento deve-se tambm ao fato de que essas reas podem estar recobertas por vegetao, ou por no ser possvel detectar odores ou outras caractersticas que poderiam impedir a instalao de moradias. A fotointerpretao permite a definio exata dos locais com resduos e auxilia tambm na avaliao dos impactos ambientais ocorridos, definindo a rede de drenagem, reas de captao e mananciais, tipos de vegetao existentes, extenso das remoes, reas de ocupao humana, etc., que podem estar sendo atingidos por esses depsitos.

Definies

2.1

Fotointerpretao

Ato de examinar imagens fotogrficas com o fim de identificar objetos, e determinar seus significados, segundo o Manual of Photographic Interpretation.

2.2

Fotografias areas

Fotografias do terreno obtidas por cmeras fotogrficas instaladas em aeronaves, com filmes variados que podem produzir fotos em branco e preto, coloridas, infravermelho e ultravioleta. Dependendo da posio do eixo da cmera em relao ao solo, podem ser verticais ou oblquas. As fotografias areas convencionais, mais utilizadas e disponveis, so em branco-e-preto e verticais.

2.3

Estereoscpio

Aparelho ptico binocular para observao de pares de fotografias areas superpostas, obtendo-se uma viso estereoscpica (modelo tridimensional).

2.4

Fotondice

Mosaico com os levantamentos fotogrficos, mostrando os recobrimentos longitudinal e lateral sobrepostos das fotografias areas com as respectivas numeraes e em alguns casos com as faixas de vo correspondentes.

2.5

Detectabilidade

Medida de pequenos objetos que podem ser discernidos numa imagem; depende da escala e qualidade das fotos. 2 Projeto CETESB GTZ atualizado 09/1999

Utilizao de fotografias areas 3200 2.6 Reconhecibilidade

Habilidade de identificar um objeto numa imagem.

2.7

Sensoriamento remoto

Utilizao de sensores para aquisio de informaes sobre objetos sem que haja contato direto entre eles. A transferncia de dados do objeto para o sensor feita atravs de energia ou radiao eletromagntica. Esses sensores podem estar localizados em aeronaves ou espaonaves. As fotografias areas e imagens de satlite so exemplos de registros das informaes detectadas por esses sensores.

2.8

Resoluo

Habilidade de distinguir objetos proximamente espaados numa imagem.

2.9

Alvo

Um objeto no terreno de interesse especfico na investigao em sensoriamento remoto.

2.10

Elementos de reconhecimento

Elementos bsicos de leitura (fatores-guia) em fotointerpretao, tais como tonalidade, forma, padro, textura, tamanho, declividade, sombra, posio geogrfica e adjacncias.

2.10.1

Tonalidade

Cada distinta intensidade de cinza (claro, mdia e escuro), partindo do branco at o preto

2.10.2

Forma

Geometria dos objetos em fotografias areas, devendo ser considerada juntamente com o tamanho.

2.10.3

Padro (modelo)

Unio e extenso das formas que podem se repetir regularmente com variaes tonais na imagem ,podendo ser obras feitas pelo homem ou feies naturais, p. ex. padres de drenagem, padro das plantaes, de construes, de mineraes, etc Projeto CETESB GTZ atualizado 11/1999 3

3200 Utilizao de fotografias areas


2.10.4 Textura

Arranjo dos tons numa rea da imagem, podendo ser iguais ou similares e variar em funo da escala; para regio urbana, melhor utilizar o termo "densidade".

2.10.5

Tamanho

Tamanho do objeto visvel na imagem. O tamanho real do objeto conhecido a partir da escala da foto, e pode apresentar algum erro de aproximao.

2.10.6

Associao (ou convergncia de evidncias)

Elementos ou objetos que esto comumente associados, nos quais um tende a indicar ou confirmar o outro, ou seja, uma correlao de aspectos associados.

2.10.7

Posio geogrfica ou regional

Entendimento e familiarizao com a regio geogrfica fotografada.

Tipos de depsitos

Para a deteco de depsitos de resduos importante verificar como se encontram as superfcies dos locais com resduos (no caso especfico, lixes) e como podem ser expressos em fotografias areas. Para o estudo sempre necessrio levantar as principais caractersticas fotogrficas dos tipos de "lixes" conhecidos e de outros locais de disposio inadequada de resduos industriais, procurando compilar esses dados em quadros e croquis que mostrem as caractersticas do terreno e a distribuio dos resduos em superfcie, bem como reas recobertas, drenagens afetadas, etc. As reas conhecidas devero ser estudadas em fotografias areas, procurando-se definir os padres fotogrficos que serviro de base para a procura de reas semelhantes. Na Regio Metropolitana de So Paulo (RMSP), so conhecidos os seguintes tipos de locais com deposio de resduos: Lixes: reas com disposio de resduos predominantemente domiciliares, podendo existir tambm industriais. Em geral, so desenvolvidos e autorizados pelas prefeituras, prevalecendo, no entanto, locais clandestinos sem existir em geral qualquer controle sobre o tipo de material disposto. Ocupam grandes reas, observando-se movimentao de mquinas para espalhamento do lixo e preenchimento de vales, em alguns casos.

Projeto CETESB GTZ

atualizado 09/1999

Utilizao de fotografias areas 3200 Aterros sanitrios: reas construdas para a disposio de lixos domiciliares ou industriais, sob controle de rgos pblicos. Apresentam formas geomtricas visveis taludes e bermas, podendo observar-se reas de remoo de solo e de recuperao da vegetao. Despejos clandestinos: reas de lanamentos de lixos variados, sem controle e errticos, ocupando reas pequenas nas margens de estradas em locais que podiam ter sido ocupados por extraes minerais (areia, argila e material de emprstimo) ou ento como lanamentos na meia encosta. reas com resduos industriais enterrados ou dispostos na superfcie nas proximidades ou dentro de distritos industriais.

Fotointerpretao

4.1

Metodologia de fotointerpretao

4.1.1

Escolha de reas de estudo

A rea de estudo deve ser escolhida a partir dos objetivos determinados. Essa rea delimitada em bases cartogrficas, que serviro de apoio para a verificao dos levantamentos areos disponveis nos mosaicos e para a escolha das fotografias areas.

4.1.2

Levantamento de bases cartogrficas

As bases cartogrficas devero ser levantadas junto s empresas ou aos rgos pblicos, em diversas escalas e em perodos atuais ou outros em que possam haver interesse para o estudo.

4.1.3

Levantamento e aquisio de fotografias areas

Sobre a rea escolhida so lanados os levantamentos areos existentes, assinalando as datas dos levantamentos, escalas e rgos executores. Nos mosaicos so escolhidas as fotografias areas, relacionando os nmeros das fotos e faixas correspondentes, levando em conta o recobrimento fotogrfico de 60%.

4.1.4

Fotointerpretao

Obtidas as fotografias areas, estas devem ser lanadas e identificadas em bases topogrficas existentes, obtendo-se assim um mapa-ndice das fotografias areas. Projeto CETESB GTZ atualizado 11/1999 5

3200 Utilizao de fotografias areas


Escolhida a rea de incio dos trabalhos, parte-se para a verificao do par estereoscpico que abrange a referida rea. Isso feito com a identificao visual de pontos comuns nas bases topogrficas e nas fotos areas. 4.1.4.1 Orientao das fotos para observao estereoscpica Nas fotos areas devem ser marcados os pontos principais (centros das fotos) e os transferidos (homlogos). A unio desses pontos define a linha de vo. Definida a posio adequada com o estereoscpio, as fotos devero ser fixadas por fita adesiva nos cantos das mesmas. 4.1.4.2 Lanamento de dados A interpretao no feita sobre a fotografia area, ela sempre desenvolvida sobre um papel vegetal ou plstico transparente ("overlay"), fixado no lado superior da fotografia j orientada para a viso estereoscpica, permitindo que o overlay seja levantado sempre que necessrio. Durante o trabalho, o overlay deve ser fixado na parte inferior, com fita adesiva, mas que possa ser retirada, a fim de se observar a foto sem o mesmo. As marcaes bsicas que devem ser lanadas no overlay: centro da foto (em cruz) e identificao da foto (nmero, faixa, data e escala) e o norte geogrfico. Os traados de interesse (casas, indstrias, ruas, drenagens, etc.) podero ser traados com lpis dermatogrficos, grafites coloridos ou no, de vrias espessuras, adotando-se convenes para cada objeto de interesse. 4.1.4.3 Transferncias de informaes Ao se iniciar o estudo sobre uma determinada regio, deve-se levantar todas as informaes possveis, assim como todos os dados levantados e constantes em mapas, croquis e relatrios, devendo ser transportados para o overlay, com preciso. 4.1.4.4 Estabelecimento de padres Para o estabelecimento de padres necessrio conhecer os tipos de disposio de resduos domiciliares e industriais existentes numa regio e qual a evoluo dos mesmos com o passar do tempo. Numa rea considerada padro, devem ser lanados na foto mais atualizada todos os locais onde se conhecem a existncia de resduos, procurando-se verificar as feies fotogrficas que possam caracterizar esses locais, tais como tonalidade, forma, textura, tamanho e posio geogrfica. 6 Projeto CETESB GTZ atualizado 09/1999

Utilizao de fotografias areas 3200 Devem ser separadas as reas com solo exposto, com vegetao natural ou recuperada, reas preparadas para desmatamento, adotando-se a classificao proposta no item 4.1.4.5. Nas fotos dos levantamentos anteriores feito o mesmo trabalho, obtendo-se assim vrios overlays que so em seguida comparados. recomendvel que se preencha a ficha (Ficha de Identificao de reas Suspeitas de Contaminao em Fotos Areas - modelo na seo 3201), em que se possa fazer uma descrio dos locais e suas feies fotogrficas observadas, com um croqui correspondente de um determinado ano. 4.1.4.5 Feies identificadoras de reas de disposio de resduos Nas fotografias areas, os aterros em geral apresentam as seguintes feies:

Ausncia de vegetao ou pouca vegetao; Feio bvia de relevo no relacionada geomorfologia da rea. A rea de trabalho de disposio, remoo e aplainamento apresenta uma forma de leque com limites definidos e uma declividade no sentido contrrio na face de trabalho e material de cobertura na crista no final da frente de trabalho; Uma associao com antigas extraes de areia, cascalho, pedreiras e locais de extrao de material de emprstimo; Pilhas de materiais deixados por caminhes-caamba; Estrias decorrentes das marcas de caminhes e tratores, nos vrios acessos existentes dentro do aterro; Possibilidade de pilhas de materiais separados por catadores; Existncia de casebres dos catadores nos limites dos lixes que podem mudar-se ou desaparecer ao longo dos anos; Nos casos de despejos ao longo das estradas e avenidas: reas pequenas abertas ao lado de estradas com lanamentos "in-situ" ou em meia-encosta; Nos distritos industriais e arredores: reas abertas (solo exposto ou escavaes).

4.1.4.6 Sistema de classificao Na fotointerpetao devero ser observadas as mudanas ocorridas na superfcie do terreno, as quais so importantes na investigao de reas de disposio de resduos. As vrias feies podero ser classificadas adotando-se a seguinte terminologia e so lanadas nas fotografias areas: Prea perturbada, mas no recuperada, cujo solo pode estar coberto por vegetao ou exposto, mas no recentemente ou ento sendo desenvolvido, por exemplo por construes;

Projeto CETESB GTZ

atualizado 11/1999

3200 Utilizao de fotografias areas


DERLEssa rea desenvolvida pode apresentar algumas variaes: construes removidas (CR) ou abandonadas (CA) e indstrias (CI); solo exposto; rea recuperada, possivelmente por vegetao; e lagoas naturais ou artificiais (LA), podendo ser provenientes de atividades de extrao mineral ou para lanamentos de efluentes em reas industriais, devendo neste caso verificar as formas das mesmas.

4.1.5

Deteco e seleo de alvos

Tendo por base as feies identificadoras anteriormente citadas, devero ser identificadas nas fotografias areas todas as reas ou locais que apresentem semelhanas com os "padres" levantados. Essas novas reas sero denominadas de alvos, sero descritas e interpretadas em todas as fotos disponveis, cujos dados sero lanados na ficha (modelo na seo 3201). Se nas fotografias areas mais recentes esse alvo se apresentar ocupado por construes, dever ser feita uma anlise sobre a necessidade de avaliao de campo (seleo do alvo). Em caso positivo, todos os dados do alvo selecionado sero lanados na base cartogrfica e, em caso contrrio, o alvo ser descartado.

4.1.6

Transferncia dos alvos para as bases cartogrficas

Cada alvo selecionado ser lanado numa base cartogrfica, na maior escala possvel (de preferncia 1:10.000). Cada contorno do alvo e outros elementos levantados de um determinado ano sero lanados em mapa, adotando-se uma cor para esse ano. Em seguida, so lanados os dados dos anos subseqentes, adotando-se para cada ano uma cor. As convenes sugeridas, por exemplo, so as seguintes:

Ano 1968 1973 1974 1977 1980 1986 1994

Cor Azul Laranja Amarelo Vermelho Violeta Verde Marrom

Projeto CETESB GTZ

atualizado 09/1999

Utilizao de fotografias areas 3200 Outras cores e intensidades podero ser intercaladas em funo do nmero de fotos estudadas.

4.1.7

Averiguao de campo

Os alvos selecionados devero ser observados em campo, procurando-se determinar a acuracidade do mtodo. Todos os locais levantados em fotos devero ser visitados, sendo importante reconstituir as reas do passado, podendo isso ser feito primeiramente com bssola e trena. Nos locais reconstitudos, dever ser feito um reconhecimento do terreno, mesmos naqueles que se mostrem ocupados por vegetao, procurando observar a existncia de odores, resduos em solo ou em subsuperfcie, recomendando-se nesse caso furos de trado.

Anlise de resultados

Ao final dos trabalhos, ser feita uma avaliao dos resultados, procurando-se verificar quais as reas em que houve correspondncia entre a interpretao e a realidade. Dessa forma, ser possvel verificar a aplicabilidade do mtodo. Nos casos positivos, os locais determinados dentro dos alvos podero servir para os estudos de avaliao quantitativa e qualitativa dos resduos existentes, na medida em que os locais de disposio possam ser visualizados nas fotografias areas. Essas fotos podero servir no monitoramento da rea, atravs da anlise das drenagens principais, secundrias e superficiais.

Bibliografia

ANDERSON, P.S., 1982. Fundamentos para fotointerpretao. Rio de Janeiro. Sociedade Brasileira de Cartografia. COLWELL, R.N., 1983. Manual of remote sensing, vol. I e II, American Society of Photogrammetry. ERB, T.L. et al., 1981. Analysis of landfills with historic airphotos. Photogrammetric Engineering and Remote Sensing. 47:9: 1361-1369. GAROFALO, D., & F. WOBBER, 1974. Solid waste and remote sensing. Photogrammetric Engineering and Remote Sensing, 40:1: 45-49. LYON, J.G., 1987. Use of maps, aerial photographs, and other remote sensor data for practical evaluations of hazardous wastes sites. Photogrammetric Engineering and Remote Sensing. 53:5: 515-519. Projeto CETESB GTZ atualizado 11/1999 9

3200 Utilizao de fotografias areas


NOVO, E.M.L.M. 1989. Sensoriamento Remoto. Princpios e Aplicaes. So Paulo, Editora Edgard Blucher. PHILIPSON, W.R., 1988. Land-cover monitoring with SPOT for landfill investigations. Photogrammetric Engineering and Remote Sensing. 54:2: 223-228.

10

Projeto CETESB GTZ

atualizado 09/1999

You might also like