You are on page 1of 20

A PROTEO DO DIREITO FUNDAMENTAL AO MEIO AMBIENTE NO DIREITO INTERNO E INTERNACIONAL

Rodrigo de Almeida Amoy*

RESUMO Vive-se um tempo onde a preocupao com a qualidade do meio ambiente dos assuntos mais atuais e polmicos. Neste cenrio, as Naes Unidas criam programas, celebram tratados e convenes, fixam metas, enfim, buscam de todas as formas frear a sempre contnua e descontrolada degradao ambiental. Em mbito nacional no muito diferente. Com a promulgao da Constituio Federal de 1988, o meio ambiente passa a ser objeto de proteo especial e integral, surgindo um verdadeiro direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Ocorre que, atravs da histria, o que se verifica a constante explorao dos recursos ambientais com a finalidade de obteno de lucros econmicos cada vez maiores. No entanto, diante da escassez dos bens ambientais, torna-se inadivel a harmonizao entre os interesses econmicos e ecolgicos, que se torna possvel a partir de aes concretas que implementem o princpio do desenvolvimento sustentvel.

PALAVRAS-CHAVE NORMAS DE PROTEO AMBIENTAL; DIREITO FUNDAMENTAL; MEIO AMBIENTE; DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL.

ABSTRACT It is a time where the concern with environment`s quality is one of the most currents and controversial subjects. In this view, the United Nations create programs, celebrate treaties and conventions, settle goals, at last, try by all manners to brake the always continuous and uncontrolled ambient degradation. In national scope it is not far different. With the Federal Constitution from 1988 enactment, the environment passes
*

Mestrando em Polticas Pblicas e Processo pela FDC. Bolsista da CAPES. Pesquisador dos Grupos de Pesquisa de Direito Ambiental, Acesso Justia e Tutela de Direitos, Desenvolvimento Municipal e Direito de Famlia da FDC.

4549

to be an object of special and integral protection, emerging a true fundamental right to an environment ecologically balanced. It occurs that, through history, it is verifies the constant exploration of the environmental resources with the purpose to get most economic profits. However, with the scarcity of the ambient properties, get unpostponed the harmonization between the economic and ecological interests, that get possible through concrete actions that implement the sustainable development principle.

KEYWORDS AMBIENT PROTECTION`S CLAUSES; FUNDAMENTAL RIGHT;

ENVIRONMENT; SUSTAINABLE DEVELOPMENT.

SUMRIO: Introduo. 1. A preocupao mundial com a questo ambiental e a crise ambiental mundial. 2. O direito ao meio ambiente como direito fundamental. 2.1. Direito fundamental de terceira dimenso (plano internacional). 2.2. O direito ao meio ambiente como um direito fundamental, embora situado fora do catlogo dos Direitos Fundamentais (Ttulo II da CR). 3. A proteo internacional do meio ambiente. 4. A tenso entre direito ao meio ambiente x direito ao desenvolvimento. Soluo: desenvolvimento sustentvel. 5. Consideraes finais. Referncias.

Introduo Nos dias atuais, o meio ambiente desponta como uma das maiores preocupaes da humanidade. Qual ser o futuro do nosso planeta e da espcie humana se continuarem as degradaes ambientais? Neste trabalho, inicialmente ser mostrado a partir de quando comeou a haver uma preocupao com o meio ambiente como um fator diretamente relacionado preservao da vida humana com qualidade e dignidade, bem como a atual crise ambiental por que passam as sociedades contemporneas, fruto de modelos desenvolvimentistas predatrios e irresponsveis. Na seqncia, apresentarse- o meio ambiente como um direito fundamental de terceira dimenso, surgido a partir da segunda metade do sculo XX, tanto na viso da doutrina especializada, quanto na viso do Supremo Tribunal Federal. Sob a tica interna, o meio ambiente saudvel pode ser enquadrado como um direito fundamental das pessoas. A Constituio Federal de 1988 autoriza este entendimento, o que ser demonstrado ao longo do trabalho.

4550

Abordar-se- tambm a questo da proteo internacional do meio ambiente como um direito humano fundamental, a partir da anlise dos principais documentos internacionais em matria ambiental, com destaque para as duas Conferncias das Naes Unidas sobre Meio Ambiente, realizadas em Estocolmo (1972) e no Rio de Janeiro (1992). Por fim, no seria possvel terminar este breve estudo sem apresentar algumas consideraes em torno da tenso existente entre direito ao meio ambiente e direito ao desenvolvimento, onde, considerando os interesses em conflito, apresenta-se o desenvolvimento sustentvel como possvel soluo conciliatria.

1. A preocupao mundial com a questo ambiental e a crise ambiental mundial Vivemos, atualmente, uma grave crise ambiental mundial, cada vez mais intensa, decorrente do modelo de crescimento econmico e demogrfico implementado pelas naes durante o curso do sculo XX, havendo claros sinais de que estamos ultrapassando os limites de suportabilidade natural do planeta. O nosso planeta vem apresentando srios problemas, tais como o esgotamento dos recursos naturais; a extino de espcimes da fauna e da flora, o que, conseqentemente, acarreta reduo da biodiversidade; a escassez de gua; o aquecimento global; poluies em nveis alarmantes, enfim, problemas que afetam a vida e a qualidade de vida da pessoa humana.1 Em razo deste cenrio, as discusses em torno da temtica ambiental ocupam uma posio de destaque na agenda internacional. O ambientalismo e a preocupao com o meio ambiente so assuntos relativamente recentes na histria da humanidade. Apenas os pases que elaboraram seus textos constitucionais a partir da dcada de 1970 asseguraram uma tutela eficaz para o meio ambiente. Essa mudana rumo conscientizao da importncia de se ter um meio ambiente saudvel deve-se, em grande parte, realizao da Conferncia de Estocolmo em 1972, na Sucia, evento considerado como o grande marco do movimento ecolgico mundial.2 Dentre as constituies estrangeiras que se dedicaram a inserir em seus textos a proteo ao meio ambiente, podem ser mencionadas as da Sua, atravs de
1

GUERRA, Sidney; GUERRA, Srgio. Direito Ambiental. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2004.

p. 212.
2

Uma anlise mais aprofundada sobre a Conferncia de Estocolmo e outros importantes documentos internacionais de proteo ambiental ser feita no Captulo 3, que trata da proteo internacional do meio ambiente.

4551

uma Emenda Constituio em 1957; Bulgria, de 1971; Chile e Panam, ambas de 1972; antiga Iugoslvia, de 1974; Grcia, de 1975; Cuba, de 1976; antiga Unio Sovitica, de 1977; China, de 1978; Peru, de 1980 e a da Argentina, a partir da reforma de 1994. Contudo, foram as Constituies de Portugal (1976, art. 66) e da Espanha (1978, art. 45) que, pela primeira vez, correlacionaram o direito ao meio ambiente sadio com o direito vida. No Brasil, as Constituies que precederam de 1988 jamais se preocuparam com a proteo do meio ambiente de forma especfica e global. Basicamente se preocuparam com questes relacionadas competncia legislativa da Unio e proteo do patrimnio histrico e cultural.3 Assim, nos dizeres de Jos Afonso da Silva, a Constituio de 1988 foi a primeira a tratar deliberadamente da questo ambiental.4 Foi tambm a primeira a empregar a expresso meio ambiente, sendo considerada uma das mais abrangentes e avanadas no mundo em matria de tutela ambiental. Em suma, a Constituio de 1988 reflete a mudana de mentalidade nacional no tocante necessidade de proteo do meio ambiente. Toma-se conscincia de que a preservao de um ambiente sadio e ecologicamente equilibrado est intimamente ligada preservao da prpria espcie humana.

2. O direito ao meio ambiente como direito fundamental 2.1. Direito fundamental de terceira dimenso (plano internacional) Passa-se, agora, abordagem do direito ao meio ambiente enquanto direito fundamental de terceira dimenso (plano internacional) e, na seqncia, sua caracterizao como direito fundamental no ordenamento jurdico brasileiro. Tradicionalmente os direitos fundamentais so classificados em geraes ou dimenses,5 estando consolidados os direitos de primeira, de segunda e de terceira
No objetivo deste trabalho fazer uma anlise pormenorizada da questo ambiental nas diversas Constituies brasileiras. Para maiores informaes consulte-se MILAR, dis. Direito do Ambiente: doutrina jurisprudncia glossrio. 4. ed. revista, atualizada e ampliada. So Paulo: RT, 2005. p. 182-184. 4 SILVA, Jos Afonso da. Direito ambiental constitucional. 4. ed. So Paulo: Malheiros, 2002. p. 46. 5 Quanto terminologia, ser empregada a expresso dimenses de direitos fundamentais, haja vista que a expresso geraes tem a conotao de algo sucessivo, transmitindo a idia de substituio de uma gerao por outra. Conforme anotam Clvis Gorczevski e Leila Eliana Hoffmann Ritt: D a impresso de excluso dos direitos anteriores pelo surgimento de novos, quando na verdade isso no
3

4552

dimenso. H autores que vislumbram, ainda, a existncia de direitos de quarta e at de quinta dimenso, no obstante inexistir uniformidade na doutrina acerca destas duas ltimas dimenses de direitos fundamentais. Em resumo, valendo-se das lies de Paulo Bonavides, os direitos de primeira dimenso so os direitos da liberdade, os primeiros a constarem do instrumento normativo constitucional. So os direitos individuais civis e polticos, titularizados pelo indivduo; so direitos de resistncia ou de oposio perante o Estado.6 Esses direitos surgem durante o sculo XVIII e dominam todo o sculo XIX. Com o advento do Estado social (Welfare State), no sculo XX, surgem os direitos sociais, culturais e econmicos, fundados no princpio da igualdade, tendo um alcance positivo, vez que no so exercidos contra o Estado. Muito pelo contrrio, exigem para a sua efetivao uma postura ativa deste ltimo.7 Em outras palavras, demandam uma prestao estatal. O Estado, dessa forma, deixa de ser meramente abstencionista, para ser intervencionista, na medida em que passa a intervir no plano socioeconmico. Nas palavras de Andreas Krell
Os direitos fundamentais sociais no so direitos contra o Estado, mas atravs do Estado, exigindo do Poder Pblico certas prestaes materiais. O Estado, atravs de leis, atos administrativos e da criao real de instalaes de servios pblicos, deve definir, executar e implementar, conforme as circunstncias, as chamadas polticas sociais (de educao, sade, assistncia, previdncia, trabalho, habitao) que facultem o gozo efetivo dos direitos constitucionalmente protegidos.8

Os direitos de terceira dimenso (direitos da fraternidade ou da solidariedade) emergem a partir de reflexes sobre temas referentes ao

desenvolvimento, paz, ao meio ambiente, comunicao e ao patrimnio comum da humanidade, cristalizando-se no fim do sculo XX.9 No se destinam especificamente
ocorre. Cf. GORCZEVSKI, Clvis; RITT, Leila Eliana Hoffmann. O desenvolvimento sustentvel e o meio ambiente como forma de concretizao dos direitos fundamentais de terceira gerao. In GORCZEVSKI, Clvis; REIS, Jorge Renato dos. et alli. (Coords.). A Concretizao dos Direitos Fundamentais. Porto Alegre: Norton Editor, 2007. p. 18. 6 BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 20. ed. So Paulo: Malheiros, 2007. p. 563-564. 7 GORCZEVSKI, Clvis; RITT, Leila Eliana Hoffmann. Op. cit. p. 21. 8 KRELL, Andreas J. Controle judicial dos servios pblicos bsicos na base dos direitos fundamentais sociais. In A Constituio concretizada construindo pontes com o pblico e o privado. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2000. p. 27. 9 BONAVIDES, Paulo. Op. cit., p. 569.

4553

proteo dos interesses de um indivduo, de um grupo ou de um determinado Estado, tendo por destinatrio o prprio gnero humano.10 Verifica-se, portanto, que o direito ao meio ambiente sadio insere-se na terceira dimenso de direitos fundamentais. No entanto, tambm vislumbramos no referido direito um contedo de cunho notadamente social, havendo muitos autores que entendem tratar-se o meio ambiente de um direito fundamental social do ser humano.11 Na verdade, pode-se dizer que o meio ambiente ecologicamente equilibrado um direito materialmente social, ainda que classificado como difuso e pertencente terceira dimenso de direitos humanos. O Supremo Tribunal Federal, por sua vez, j afirmou a existncia de um direito ao meio ambiente como de terceira dimenso, atravs do julgamento do Mandado de Segurana n. 22.164/SP, ocorrido em 30.10.1995, do qual foi relator o Ministro Celso de Mello. Referido caso tratava da possibilidade de desapropriao de imvel rural situado no Pantanal Mato-Grossense para fins de reforma agrria. Veja-se parte da ementa:

{} a norma inscrita no art. 225, pargrafo 4, da Constituio no atua, em tese, como impedimento jurdico a efetivao, pela Unio Federal, de atividade expropriatria destinada a promover e a executar projetos de reforma agrria nas reas referidas nesse preceito constitucional, notadamente nos imveis rurais situados no pantanal mato-grossense. A prpria Constituio da Republica, ao impor ao Poder Publico o dever de fazer respeitar a integridade do patrimnio ambiental, no o inibe, quando necessria a interveno estatal na esfera dominial privada, de promover a desapropriao de imveis rurais para fins de reforma agrria, especialmente porque um dos instrumentos de realizao da funo social da propriedade consiste, precisamente, na submisso do domnio a necessidade de o seu titular utilizar adequadamente os recursos naturais disponveis e de fazer preservar o equilbrio do meio ambiente (CF, art. 186, II), sob pena de, em descumprindo esses encargos, expor-se a desapropriao-sano a que se refere o art. 184 da Lei Fundamental. A questo do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado - direito de terceira gerao - princpio da solidariedade - o direito a integridade do meio ambiente tpico direito de terceira gerao - constitui prerrogativa jurdica de titularidade coletiva, refletindo, dentro do processo de afirmao dos direitos humanos, a expresso significativa de um poder atribudo, no ao individuo identificado em sua singularidade, mas, num sentido verdadeiramente mais abrangente, a prpria coletividade social. Enquanto os direitos de primeira gerao (direitos civis e polticos) - que compreendem as liberdades clssicas, negativas ou formais realam o princpio da liberdade e os direitos de segunda gerao Ibidem, loc. cit. DERANI, Cristiane. Meio ambiente ecologicamente equilibrado: direito fundamental e princpio da atividade econmica. In FIGUEIREDO, Guilherme Jos Purvin de. (Org.). Temas de Direito Ambiental e Urbanstico. So Paulo: Max Limonad, 1998. p. 100.
11 10

4554

(direitos econmicos, sociais e culturais) - que se identifica com as liberdades positivas, reais ou concretas - acentuam o princpio da igualdade, os direitos de terceira gerao, que materializam poderes de titularidade coletiva atribudos genericamente a todas as formaes sociais, consagram o princpio da solidariedade e constituem um momento importante no processo de desenvolvimento, expanso e reconhecimento dos direitos humanos, caracterizados, enquanto valores fundamentais indisponveis, pela nota de uma essencial inexauribilidade.12 (grifo nosso).

2.3. O direito ao meio ambiente como um direito fundamental, embora situado fora do catlogo dos Direitos Fundamentais (Ttulo II da CR) A Constituio Federal de 1988 trata dos Direitos e Garantias Fundamentais no Ttulo II (artigos 5 a 17). Digna de ateno a redao do pargrafo 2 do art. 5, in verbis:
Os direitos e garantias expressos nesta Constituio no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte.13

Depreende-se, portanto, que os direitos fundamentais no so simplesmente aqueles explicitados no art. 5, ou, mais precisamente, aqueles localizados no Ttulo II. A compreenso do pargrafo 2 do art. 5 da CR nos indica que o rol de direitos fundamentais expresso no citado artigo meramente exemplificativo, podendo haver outros direitos fundamentais espalhados pelo texto constitucional, bem como previstos em tratados internacionais ratificados pelo Brasil.14 Em nossa opinio, no h a menor dvida tratar-se o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, previsto no art. 225 da CR, de um direito fundamental da pessoa humana. Adota-se uma compreenso material e no formal do direito fundamental. na idia de fundamentalidade material que se permite a abertura da Constituio a outros direitos fundamentais no constantes do seu texto ou fora do catlogo, isto , dispersos, mas com assento na Constituio formal. Assim, pode-se dizer que o direito ao meio ambiente sadio e ecologicamente equilibrado um direito materialmente fundamental, isto , no constante do catlogo

BRASIL, Supremo Tribunal Federal. Mandado de Segurana n. 22.164/SP, Tribunal Pleno, Rel. Min. Celso de Mello, j. 30.10.1995. Disponvel em: www.stf.gov.br. Acesso em: 19.06.2007. 13 BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Vade Mecum. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2007. p. 28. 14 Acerca da denominada clusula de abertura ou da no tipicidade dos direitos fundamentais, cf. EMERIQUE, Llian M. Balmant. Direito fundamental como oposio poltica. Curitiba: Juru, 2006. p. 149-150.

12

4555

de direitos fundamentais expresso no Ttulo II da Constituio Federal, mas disperso no texto constitucional, sobretudo em seu art. 225. Para Paulo de Bessa Antunes,15 no regime constitucional brasileiro, o prprio caput do art. 225 da Constituio Federal impe a concluso de que o direito ambiental (meio ambiente sadio) um dos direitos humanos fundamentais, aduzindo, ainda, que o prprio art. 5 da CF faz meno expressa ao meio ambiente ao tratar da ao popular (inciso LXXIII). Sendo assim, conclui o referido autor:
Ora, se uma garantia fundamental do cidado a existncia de uma ao constitucional com a finalidade de defesa do meio ambiente, tal fato ocorre em razo de que o direito ao desfrute das condies saudveis do meio ambiente , efetivamente, um direito fundamental do ser humano.16

Um dos benefcios da constitucionalizao do ambiente, aponta Herman Benjamin, a sua proteo como direito fundamental. Atravs da via constitucional, o meio ambiente alado ao ponto mximo do ordenamento, passando a ter status de direito fundamental e, por conseguinte, suas normas se afiguram como de aplicabilidade imediata, nos termos do pargrafo 1 do art. 5 da CR.17 Continua Herman Benjamin:
A fundamentalidade do direito justifica-se, primeiro, em razo da estrutura normativa do tipo constitucional (Todos tm direito); segundo, na medida em que o rol do artigo 5, sede principal de direitos e garantias fundamentais, por fora do seu pargrafo 2, no exaustivo (direitos fundamentais h e muitos que no esto contidos no art. 5); terceiro, porquanto, sendo uma extenso material (pois salvaguarda suas bases ecolgicas vitais) do direito vida, garantido no art. 5, caput, reflexamente recebe deste as bnos e aconchego, como adverte a boa lio de Nicolao Dino, segundo a qual o direito ao meio ambiente caracteriza-se como um corolrio do direito vida.18

Este entendimento, com o qual compartilhamos in totum, tambm esposado por outros autores, no sentido de que a Constituio Federal de 1988, em seu art. 225, caput, cria um direito constitucional fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado,19 indissocivel do direito vida com qualidade e com dignidade. Na verdade, o direito fundamental ao meio ambiente protegido um desdobramento do
15 16

ANTUNES, Paulo de Bessa. Direito Ambiental. 8. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2005. p. 19. Ibidem. p. 20. 17 BENJAMIN, Antnio Herman. Constitucionalizao do ambiente e ecologizao da Constituio brasileira. In: CANOTILHO, Jos Joaquim Gomes; MORATO LEITE, Jos Rubens. (Orgs.). Direito Constitucional Ambiental Brasileiro. So Paulo: Saraiva, 2007. p. 73. 18 Ibidem, p. 102-103. 19 MILAR, dis. Op. cit., p. 187.

4556

direito fundamental vida.20 Este captulo se encerra com o alerta feito por Jos Afonso da Silva:
O que importante que se tenha a conscincia de que o direito vida, como matriz de todos os demais direitos fundamentais do Homem, que h de orientar todas as formas de atuao no campo da tutela do meio ambiente. Cumpre compreender que ele um fator preponderante, que h de estar acima de quaisquer outras consideraes como as de desenvolvimento, como as de respeito ao direito de propriedade, como as da iniciativa privada. Tambm estes so garantidos no texto constitucional, mas, a toda evidncia, no podem primar sobre o direito fundamental vida, que est em jogo quando se discute a tutela da qualidade do meio ambiente. que a tutela da qualidade do meio ambiente instrumental no sentido de que, atravs dela, o que se protege um valor maior: a qualidade da vida.21

3. A proteo internacional do meio ambiente A formao de uma conscincia global acerca da importncia de um meio ambiente saudvel para os seres humanos fenmeno recente. Somente a partir do incio da dcada de 1970 os pases constataram que era necessria e j urgente a adoo de medidas universais eficazes a fim de se evitar a perpetuao da degradao ambiental. Ao lado da proteo internacional dos direitos humanos, a proteo internacional do meio ambiente constitui-se num dos principais temas da agenda internacional contempornea. A primeira Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente foi realizada em Estocolmo, no perodo de 05 a 16 de junho de 1972, sendo considerada o grande marco do movimento ecolgico mundial. Nos dizeres de Sidney Guerra:
Representa o instrumento pioneiro em matria de Direito Internacional Ambiental, tendo em seu texto um prembulo e vinte e seis princpios que abordam as principais questes que prejudicavam o planeta e a recomendao de critrios para minimiz-los.22

Dentre os documentos votados e aprovados, na ocasio, esto a Declarao das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente e a instituio do Programa das Naes

Segundo Valrio Mazzuoli, a proteo ambiental, abrangendo a preservao da natureza em todos os seus aspectos relativos vida humana, tem por finalidade tutelar o meio ambiente em decorrncia do direito sadia qualidade de vida, em todos os seus desdobramentos, sendo considerado uma das vertentes dos direitos fundamentais da pessoa humana. Cf. MAZZUOLI, Valrio de Oliveira. Curso de Direito Internacional Pblico. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2006. p. 585. 21 SILVA, Jos Afonso da. Op. cit., p. 70. 22 GUERRA, Sidney. Direito internacional ambiental. Rio de Janeiro: Maria Augusta Delgado, 2006. p. 97.

20

4557

Unidas sobre o Meio Ambiente (PNUMA). Segundo Geraldo Eullio do Nascimento e Silva:

A principal virtude da Declarao adotada em Estocolmo a de haver reconhecido que os problemas ambientais dos pases em desenvolvimento eram e continuam a ser distintos dos problemas dos pases industrializados.23

No entanto, isso no pode ser entendido como significando a existncia de regras distintas e menos rgidas para os pases em desenvolvimento; regras que possam ser interpretadas como permissivas de um direito de poluir ou de degradar a qualidade ambiental. Ainda no que diz respeito Declarao de Estocolmo, Jos Afonso da Silva leciona que atravs dela foi aberto o caminho para que as Constituies supervenientes reconhecessem o meio ambiente ecologicamente equilibrado como um direito fundamental entre os direitos sociais do Homem, com sua caracterstica de direitos a serem realizados e a no serem perturbados.24 Mazzuoli entende que a assero do direito ao meio ambiente ao status de direito humano fundamental decorrncia lgica do Princpio 1 da Declarao de 1972. Assim, tal princpio, ao afirmar o direito fundamental liberdade, igualdade e a condies de vida adequadas num ambiente de qualidade tal que permita uma vida de dignidade e bem-estar, pode ser entendido como a mais antiga declarao que vincula direitos humanos e proteo ambiental.25 Em 1982, dez anos depois de Estocolmo, ocorreu, em Nairbi, um encontro para a formao de uma Comisso Mundial do Meio Ambiente e Desenvolvimento, cujo propsito era o de avaliar as medidas adotadas pelos Estados nestes ltimos dez anos.26 Formada por representantes dos pases desenvolvidos e dos pases em desenvolvimento, a Comisso desenvolveu seus trabalhos e apresentou s Naes Unidas, em 1987, o Relatrio Nosso Futuro Comum, mais conhecido como Relatrio

SILVA, Geraldo Eullio do Nascimento e. Direito ambiental internacional. Rio de Janeiro: Thex, 1995. p. 30. 24 SILVA, Jos Afonso da. Op. cit., p. 69-70. 25 MAZZUOLI, Valrio de Oliveira. Op. cit., p. 586-587. 26 A comunidade internacional estava preocupada, na medida em que aumentava a destruio do meio ambiente, bem como o uso indiscriminado dos recursos no-renovveis da natureza. Desde Estocolmo, o progresso em matria ambiental fora insignificante. Era necessria a adoo de novas medidas. SILVA, Geraldo Eullio do Nascimento e. Op. cit., p. 31.

23

4558

Brundtland,27 que abordou os principais problemas ambientais existentes, dando especial nfase s conseqncias negativas da pobreza sobre o meio ambiente.28 A Comisso classificou em trs grandes grupos os principais problemas ambientais: a) problemas ligados poluio ambiental; b) diminuio dos recursos naturais; c) problemas sociais que repercutem negativamente sobre o meio ambiente. Uma das principais recomendaes do citado relatrio era para que fosse realizada uma Conferncia Mundial a fim de abordar todos os problemas ali levantados. importante registrar que a expresso desenvolvimento sustentvel foi pela primeira vez definida no Relatrio Brundtland, como sendo o desenvolvimento que atende as necessidades das geraes atuais sem comprometer a capacidade das futuras geraes de terem suas prprias necessidades atendidas.29 Seguindo as recomendaes do Relatrio Brundtland, a Assemblia Geral das Naes Unidas aprovou a Resoluo n 44/228, em 22 de dezembro de 1989, convocando a Conferncia do Rio de Janeiro, enumerando os principais tpicos de discusses e indicando como os trabalhos preparatrios deveriam ocorrer. O encontro, denominado Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, foi realizado no Rio de Janeiro, no perodo de 3 a 14 de junho de 1992, e ficou conhecido como Cpula da Terra ou Rio 92. Os interesses ambientais globais eram a sua maior preocupao. Da Conferncia do Rio foram produzidos importantes documentos, como aponta Sidney Guerra: a) Declarao de Princpios sobre Florestas; b) Conveno sobre Diversidade Biolgica; c) Conveno sobre Mudanas Climticas; d) Agenda 21; e) Declarao do Rio.30 Todos os documentos mencionados tm um importante valor em termos de Direito Internacional Ambiental. Em relao Conveno sobre Diversidade Biolgica, coloca-se a questo da biodiversidade dentro do enfoque do desenvolvimento sustentado de toda a humanidade. Pela Conveno, elaborada a partir da constatao de que a diversidade biolgica essencial para a evoluo e manuteno dos sistemas necessrios vida da biosfera (porm encontra-se ameaada por determinadas atividades humanas), visa-se conservao desta diversidade biolgica, utilizao
27

Haja vista a presidncia da Comisso ter sido ocupada pela estadista norueguesa Gro Harlem Brundtland. 28 Cf. SILVA, Geraldo Eullio do Nascimento e. Op. cit., p. 32. 29 GUERRA, Sidney. Op. cit., p. 100. 30 Ibidem, p. 100-101.

4559

sustentvel de seus componentes e repartio justa e eqitativa dos benefcios derivados da utilizao dos recursos genticos. A Agenda 21 outro dos documentos mais importantes produzidos pela Rio 92. Trata-se de um documento bastante extenso, composto por quarenta captulos e que dentre as suas prioridades esto a busca pelo desenvolvimento sustentvel, o combate pobreza, a preocupao com a sade humana, a necessidade de cooperao entre os pases a fim de se evitar a contnua degradao ambiental, dentre outros objetivos. No que tange Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre Mudana do Clima, a partir do reconhecimento expresso das Partes de que a mudana do clima da Terra e seus efeitos negativos so uma preocupao comum da Humanidade, estabelece-se como objetivo final da Conveno o de alcanar, num prazo razovel, a estabilizao das concentraes de gases de efeito estufa na atmosfera num nvel que impea uma interferncia antrpica perigosa no sistema climtico (artigo 2 da Conveno). Na tentativa de procurar atingir este objetivo foi celebrado o Protocolo de Quioto que, a seguir, ser analisado. No perodo de 23 a 27 de junho de 1997, foi realizada em Nova Iorque a 19 Sesso Especial da Assemblia Geral das Naes Unidas (evento que ficou conhecido como Rio + 5). A inteno era a de avaliar os primeiros cinco anos de implementao da Agenda 21. Informa Sidney Guerra que:

Alm de ter procurado identificar as principais dificuldades relacionadas implementao daquele documento, o encontro dedicou-se definio de prioridades de ao para os anos seguintes e a conferir impulso poltico relacionado s negociaes ambientais em curso.31

Como complementao Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre Mudana do Clima foi estabelecido, em 11 de dezembro de 1997, a partir da Terceira Conferncia das Partes da citada Conveno, o importante Protocolo de Quioto, o qual, contudo, somente entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005. Trata-se de um Protocolo constitudo por vinte e oito artigos, onde as Partes (pases desenvolvidos)

31

GUERRA, Sidney. Op. cit., p. 106.

4560

assumem o compromisso de limitar e reduzir suas emisses de gases causadores do efeito estufa, a fim de promover o desenvolvimento sustentvel.32 De acordo com a lio de Sidney Guerra:

O Protocolo de Quioto muito importante, haja vista que pela primeira vez na histria colocou-se limites s emisses de gases pelos Estados e ainda, sinalizou para as empresas e governos a necessidade de implementar mudanas nos sistemas energticos e fontes renovveis de energia pois a soluo do problema de mudanas climticas requer uma mudana radical no sistema energtico atual, baseado em energias no-renovveis e contaminantes (petrleo, carvo e gs), que so utilizadas de forma excessiva e com desperdcio.33

No caso dos pases em desenvolvimento, como o Brasil, no foram fixadas metas e obrigaes quanto reduo das emisses, todavia, devem implementar sistemas de desenvolvimento sustentvel para a melhoria do meio ambiente planetrio.34 Outros importantes eventos e documentos internacionais em questes ambientais existem,35 porm, neste trabalho, ser abordado, por ltimo, a Conferncia de Joanesburgo, realizada na frica do Sul, em 2002. Neste evento foi elaborada uma Declarao onde os Estados reafirmam o compromisso com o desenvolvimento sustentvel e de construir uma sociedade global humanitria, eqitativa e solidria.36 de se registrar que o Brasil figura como parte nos principais documentos internacionais de proteo ao meio ambiente, tendo ratificado muitos deles, como, por exemplo, a Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre Mudanas do Clima, aprovada pelo Decreto Legislativo n 1, de 03.02.1994, e promulgada pelo Decreto n 2.652, de 01.07.1998; o Protocolo de Quioto, aprovado pelo Decreto Legislativo n 144, de 20.06.2002, e ratificado em 23.08.2002 e; a Conveno sobre Diversidade Biolgica,

32

Os pases desenvolvidos devero reduzir, em mdia, 5,2% das emisses de gases do efeito estufa, durante o perodo de 2008 a 2012, fase definida como o primeiro perodo de cumprimento do Protocolo. Cf. GUERRA, Sidney. Op. cit., p. 107; 239. 33 Ibidem, p. 106. 34 Ibidem, p. 107. 35 Mazzuoli informa que no sistema interamericano tambm o meio ambiente alvo de especial proteo, sendo assegurado o direito a um meio ambiente sadio, nos termos do art. 11, pargrafos 1 e 2 do Protocolo Adicional Conveno Americana sobre Direitos Humanos em Matria de Direitos Econmicos, Sociais e Culturais, de 17.11.1988, conhecido como Protocolo de San Salvador. Cf. MAZZUOLI, Valrio de Oliveira. Op. cit., p. 590-591. 36 GUERRA, Sidney. Op. cit., p. 108.

4561

aprovada pelo Decreto Legislativo n 2, de 03.02.1994, e promulgada pelo Decreto n 2.519, de 16.03.1998.37

4. A tenso entre direito ao meio ambiente x direito ao desenvolvimento. Soluo: desenvolvimento sustentvel certo que a Constituio Federal consagra opes polticas e valores de diversas ordens, em atendimento ao pluralismo e diversidade de interesses da nossa populao. Dentre os direitos fundamentais consagrados perfeitamente possvel que, diante de uma situao concreta, dois ou mais deles entrem em conflito. H vrios exemplos nesse sentido, destacando a doutrina a coliso potencial entre o direito honra, intimidade e vida privada (art. 5, X da CR) com o direito liberdade de expresso e informao da imprensa (art. 5, IX da CR).38 Um dos principais conflitos entre direitos fundamentais aquele que coloca, de um lado, o desenvolvimento econmico, e, de outro lado, o meio ambiente. Para muitos trata-se de interesses diametralmente opostos e, portanto, inconciliveis. Com todo o respeito, pensamos diferente. A concepo ocidental do que desenvolver uma nao economicamente equivocada. Como diz Jos Afonso da Silva, o conforto que o dinheiro compra no constitui todo o contedo de uma boa qualidade de vida.39 O direito ao desenvolvimento, ao lado do direito ao meio ambiente, classificado como de terceira dimenso, sendo ambos protegidos pela Constituio Federal de 1988. Convm registrar que, antes mesmo da promulgao da nossa Carta Magna, a Lei n. 6.938/81, que trata da Poltica Nacional de Meio Ambiente, j dispunha ser seu objetivo central a harmonizao entre os direitos ao desenvolvimento socioeconmico e a proteo do meio ambiente:
Art. 2. A Poltica Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservao, melhoria e recuperao da qualidade ambiental propcia vida, visando assegurar, no Pas, condies ao desenvolvimento scio-econmico, aos interesses da segurana nacional e proteo da dignidade da vida humana.

37

Para uma viso mais abrangente dos tratados em matria ambiental dos quais o Brasil parte, cf. MAZZUOLI, Valrio de Oliveira. Op. cit., p. 582-583, nota de rodap n 9. 38 Cf. FARIAS, Edilsom Pereira. Coliso de direitos fundamentais. A honra, a intimidade, a vida privada e a imagem versus a liberdade de expresso e de informao. Porto Alegre: Fabris, 1996. 39 SILVA, Jos Afonso da. Op. cit. p. 25.

4562

Art. 4. A Poltica Nacional do Meio Ambiente visar: I- a compatibilizao do desenvolvimento econmico-social com a preservao da qualidade do meio ambiente e do equilbrio ecolgico.40

A Constituio da Repblica de 1988, por seu turno, tambm adota a mesma postura conciliatria da Lei n. 6.938/81, ao garantir o desenvolvimento nacional como um dos objetivos fundamentais da nao (art. 3, II), devendo, no entanto, observar, sempre e de forma irrestrita, a dignidade da pessoa humana (art. 1, III). Ora, a existncia de um meio ambiente sadio e protegido uma das vertentes do princpio da dignidade humana, sendo essencial a sua proteo a fim de se assegurar a vida com qualidade. E no s. Pode-se dizer que a nossa Carta Magna adotou expressamente o princpio do desenvolvimento sustentvel, na medida em que dispe ser a defesa do meio ambiente um dos princpios gerais da atividade econmica (art. 170, VI da CR). Assim, h uma obrigao de se levar em conta o meio ambiente ao exercer uma determinada atividade econmica. Veja-se o que diz sobre o assunto a professora Cristiane Derani:
A realizao do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado pressupe a obedincia ao princpio da defesa do meio ambiente nas atividades econmicas. Sendo um direito fundamental a ser construdo na atividade social, somente a atividade social por conseguinte a atividade econmica que contemple o princpio da defesa do meio ambiente poder concretiz-lo. Assim, ser conforme o direito aquela atividade que no seu desenvolvimento orienta-se na defesa do meio ambiente e, deste modo, contribui na concretizao do direito fundamental social ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.41

Conforme foi dito supra (Captulo 3) a expresso desenvolvimento sustentvel foi, pela primeira vez empregada, no chamado Relatrio Brundtland, de 1987. Isto mostra como a nossa Carta Constitucional de 1988, em seu art. 170, VI, ao menos formalmente, uma das mais avanadas em matria de proteo ambiental. Logo aps, em 1992, o primeiro princpio da Declarao do Rio preceituou que os seres humanos esto no centro das preocupaes com o desenvolvimento sustentvel, possuindo o direito a uma vida saudvel e produtiva, em harmonia com a natureza.
40

BRASIL, Lei n. 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispe sobre a Poltica Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulao e aplicao, e d outras providncias. Disponvel em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 18.07.2007. 41 DERANI, Cristiane. Op. cit., p. 100.

4563

importante constatar ainda, em conformidade com as concluses do Relatrio Brundtland, que a erradicao da pobreza surge como um requisito indispensvel ao desenvolvimento sustentvel. Especialmente no Brasil, onde as desigualdades regionais e de renda so gritantes, preciso refletir e agir para mudar este cenrio, que, em ltima anlise, contribui diretamente para a degradao do meio ambiente. Portanto, a sada para o impasse entre economia e meio ambiente a concretizao do princpio do desenvolvimento sustentvel.42 Faz-se imperiosa a adoo de um modelo de desenvolvimento econmico diferente, que inclua em seus projetos a variante do meio ambiente, analisando os impactos que sero acarretados natureza em decorrncia da escolha desta ou daquela atividade. Deve-se buscar a concordncia prtica entre os direitos em conflito, a fim de no esvaziar o contedo de nenhum deles.43 Por fim, importante registrar que o Supremo Tribunal Federal, atravs de seu Tribunal Pleno, em julgamento de medida cautelar na ao direta de inconstitucionalidade n. 3.540/DF, proposta pelo Procurador-Geral da Repblica com a finalidade de ver declarada a inconstitucionalidade do art. 4, caput e 1 a 7, da Lei n. 4.771, de 15.09.65, com a redao dada pela Medida Provisria n. 2.166-67, de 24.08.2001, na qual foi relator o Min. Celso de Mello, ocorrido no dia 01.09.2005, j se manifestou sobre essa espcie de conflito de direitos fundamentais, deixando clara a obrigatoriedade de respeitar o meio ambiente e de se aplicar o postulado do desenvolvimento sustentvel, na medida em que reconhecido pelo sistema jurdico nacional. Vejamos a ementa:

E m e n t a: Meio ambiente - direito preservao de sua integridade (CF, art. 225) - prerrogativa qualificada por seu carter de metaindividualidade direito de terceira gerao (ou de novssima dimenso) que consagra o postulado da solidariedade - necessidade de impedir que a transgresso a esse direito faa irromper, no seio da coletividade, conflitos intergeneracionais espaos territoriais especialmente protegidos (CF, art. 225, 1, III) alterao e supresso do regime jurdico a eles pertinente - medidas sujeitas ao princpio constitucional da reserva de lei - supresso de vegetao em rea
42

Segundo Guido Soares, possvel que o conceito que poder evitar um confronto cruel entre direitos humanos e direito ao desenvolvimento seja o de desenvolvimento sustentvel. Cf. SOARES, Guido Fernando Silva. A proteo internacional do meio ambiente. Barueri: Manole, 2003. p. 175-176. 43 Sobre o princpio da concordncia prtica, cf. PEIXINHO, Manoel Messias. A interpretao da Constituio e os princpios fundamentais. Elementos para uma hermenutica constitucional renovada. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2000. p. 88 e BARCELLOS, Ana Paula de. Ponderao, racionalidade e atividade jurisdicional. Rio de Janeiro: Renovar, 2005. p. 133-139.

4564

de preservao permanente - possibilidade de a Administrao Pblica, cumpridas as exigncias legais, autorizar, licenciar ou permitir obras e/ou atividades nos espaos territoriais protegidos, desde que respeitada, quanto a estes, a integridade dos atributos justificadores do regime de proteo especial - relaes entre economia (CF, art. 3, ii, c/c o art. 170, vi) e ecologia (cf, art. 225) - coliso de direitos fundamentais - critrios de superao desse estado de tenso entre valores constitucionais relevantes os direitos bsicos da pessoa humana e as sucessivas geraes (fases ou dimenses) de direitos (RTJ 164/158, 160-161) - a questo da precedncia do direito preservao do meio ambiente: uma limitao constitucional explcita atividade econmica (CF, art. 170, VI) - deciso no referendada conseqente indeferimento do pedido de medida cautelar. A preservao da integridade do meio ambiente: expresso constitucional de um direito fundamental que assiste generalidade das pessoas. - Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Trata-se de um tpico direito de terceira gerao (ou de novssima dimenso), que assiste a todo o gnero humano (RTJ 158/205-206). Incumbe, ao Estado e prpria coletividade, a especial obrigao de defender e preservar, em benefcio das presentes e futuras geraes, esse direito de titularidade coletiva e de carter transindividual (RTJ 164/158-161). O adimplemento desse encargo, que irrenuncivel, representa a garantia de que no se instauraro, no seio da coletividade, os graves conflitos intergeneracionais marcados pelo desrespeito ao dever de solidariedade, que a todos se impe, na proteo desse bem essencial de uso comum das pessoas em geral. Doutrina. A atividade econmica no pode ser exercida em desarmonia com os princpios destinados a tornar efetiva a proteo ao meio ambiente. - A incolumidade do meio ambiente no pode ser comprometida por interesses empresariais nem ficar dependente de motivaes de ndole meramente econmica, ainda mais se se tiver presente que a atividade econmica, considerada a disciplina constitucional que a rege, est subordinada, dentre outros princpios gerais, quele que privilegia a "defesa do meio ambiente" (CF, art. 170, VI), que traduz conceito amplo e abrangente das noes de meio ambiente natural, de meio ambiente cultural, de meio ambiente artificial (espao urbano) e de meio ambiente laboral. Doutrina. Os instrumentos jurdicos de carter legal e de natureza constitucional objetivam viabilizar a tutela efetiva do meio ambiente, para que no se alterem as propriedades e os atributos que lhe so inerentes, o que provocaria inaceitvel comprometimento da sade, segurana, cultura, trabalho e bem-estar da populao, alm de causar graves danos ecolgicos ao patrimnio ambiental, considerado este em seu aspecto fsico ou natural. A questo do desenvolvimento nacional (cf, art. 3, ii) e a necessidade de preservao da integridade do meio ambiente (cf, art. 225): o princpio do desenvolvimento sustentvel como fator de obteno do justo equilbrio entre as exigncias da economia e as da ecologia. - O princpio do desenvolvimento sustentvel, alm de impregnado de carter eminentemente constitucional, encontra suporte legitimador em compromissos internacionais assumidos pelo Estado brasileiro e representa fator de obteno do justo equilbrio entre as exigncias da economia e as da ecologia, subordinada, no entanto, a invocao desse postulado, quando ocorrente situao de conflito entre valores constitucionais relevantes, a uma condio inafastvel, cuja observncia no comprometa nem esvazie o contedo essencial de um dos mais significativos direitos fundamentais: o direito preservao do meio ambiente, que traduz bem de uso comum da generalidade das pessoas, a ser resguardado em favor das presentes e futuras geraes.44 (grifo nosso) BRASIL, Supremo Tribunal Federal. Medida Cautelar na Ao Direta de Inconstitucionalidade n. 3.540/DF, Tribunal Pleno, Rel. Min. Celso de Mello, j. 01.09.2005. Disponvel em: www.stf.gov.br. Acesso em: 19.06.2007.
44

4565

5. Consideraes finais Ao final deste trabalho, somos da opinio de que ainda h muito a ser realizado em prol de uma efetiva tutela ambiental. As normas protetivas at existem, alis, em bom nmero, tanto no direito ptrio, quanto no internacional, mas o problema maior dar aplicabilidade as mesmas. Este um ponto primordial com o qual devem os Estados se preocupar. Os alertas de uma crise ambiental global j instalada vm sendo feito pelos cientistas e pela prpria natureza. Exemplo disso so as bruscas alteraes climticas ocorridas todos os dias em todas as partes do Planeta e mostradas ao vivo em nossos telejornais e em tempo real pela internet. Considerar o meio ambiente como direito fundamental do ser humano um passo importante para que lhe seja dispensado uma proteo especial pelo ordenamento. O prximo, e mais importante passo, garantir essa tutela na prtica, atravs de aes concretas, da observncia dos princpios da precauo e do desenvolvimento sustentvel, alm de outros. Isto serve tanto para o direito interno quanto para o direito internacional ambiental. Por fim, no que se refere aos conflitos existentes entre desenvolver-se economicamente e proteger o meio ambiente, h que se reconhecer que, sem uma vontade poltica global e uma participao mais ativa dos povos, dos grupos e das pessoas individualmente consideradas, o meio ambiente ficar sempre em segundo plano, o que pode representar uma opo trgica j a mdio prazo. necessrio que as pessoas e os governos se conscientizem de que a questo da sustentabilidade, mais do que um discurso em prol da natureza, diz respeito prpria sobrevivncia da espcie humana na Terra. Fazemos, assim, nossas as palavras de Jos Afonso da Silva, j transcritas supra:
O que importante que se tenha a conscincia de que o direito vida, como matriz de todos os demais direitos fundamentais do Homem, que h de orientar todas as formas de atuao no campo da tutela do meio ambiente. Cumpre compreender que ele um fator preponderante, que h de estar acima de quaisquer outras consideraes como as de desenvolvimento, como as de respeito ao direito de propriedade, como as da iniciativa privada. Tambm estes so garantidos no texto constitucional, mas, a toda evidncia, no podem primar sobre o direito fundamental vida, que est em jogo quando se discute a tutela da qualidade do meio ambiente. que a tutela da qualidade do meio ambiente instrumental no sentido de que, atravs dela, o que se protege um valor maior: a qualidade da vida.45

45

SILVA, Jos Afonso da. Op. cit., p. 70.

4566

Referncias ANTUNES, Paulo de Bessa. Direito Ambiental. 8. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2005. BARCELLOS, Ana Paula de. Ponderao, racionalidade e atividade jurisdicional. Rio de Janeiro: Renovar, 2005. BENJAMIN, Antnio Herman. Constitucionalizao do ambiente e ecologizao da Constituio brasileira. In: CANOTILHO, Jos Joaquim Gomes; MORATO LEITE, Jos Rubens. (Orgs.). Direito Constitucional Ambiental Brasileiro. So Paulo: Saraiva, 2007. BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 20. ed. So Paulo: Malheiros, 2007. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Vade Mecum. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2007. BRASIL, Lei n. 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispe sobre a Poltica Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulao e aplicao, e d outras providncias. Disponvel em www.planalto.gov.br. Acesso em 18.07.2007. BRASIL, Supremo Tribunal Federal. Mandado de Segurana n. 22.164/SP, Tribunal Pleno, Rel. Min. Celso de Mello, j. 30.10.1995. Disponvel em www.stf.gov.br. Acesso em 19.06.2007. ______. Medida Cautelar na Ao Direta de Inconstitucionalidade n. 3.540/DF, Tribunal Pleno, Rel. Min. Celso de Mello, j. 01.09.2005. Disponvel em www.stf.gov.br. Acesso em 19.06.2007. DERANI, Cristiane. Meio ambiente ecologicamente equilibrado: direito fundamental e princpio da atividade econmica. In FIGUEIREDO, Guilherme Jos Purvin de. (Org.). Temas de Direito Ambiental e Urbanstico. So Paulo: Max Limonad, 1998. EMERIQUE, Llian M. Balmant. Direito fundamental como oposio poltica. Curitiba: Juru, 2006. FARIAS, Edilsom Pereira. Coliso de direitos fundamentais. A honra, a intimidade, a vida privada e a imagem versus a liberdade de expresso e de informao. Porto Alegre: Fabris, 1996. GORCZEVSKI, Clvis; RITT, Leila Eliana Hoffmann. O desenvolvimento sustentvel e o meio ambiente como forma de concretizao dos direitos fundamentais de terceira gerao. In GORCZEVSKI, Clvis; REIS, Jorge Renato dos. et alli. (Coords.). A Concretizao dos Direitos Fundamentais. Porto Alegre: Norton Editor, 2007. GUERRA, Sidney; GUERRA, Srgio. Direito Ambiental. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2004.

4567

GUERRA, Sidney. Direito internacional ambiental. Rio de Janeiro: Maria Augusta Delgado, 2006. KRELL, Andreas J. Controle judicial dos servios pblicos bsicos na base dos direitos fundamentais sociais. In A Constituio concretizada construindo pontes com o pblico e o privado. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2000. MAZZUOLI, Valrio de Oliveira. Curso de Direito Internacional Pblico. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2006. MILAR, dis. Direito do Ambiente: doutrina jurisprudncia glossrio. 4 ed. revista, atualizada e ampliada. So Paulo: RT, 2005. PEIXINHO, Manoel Messias. A interpretao da Constituio e os princpios fundamentais. Elementos para uma hermenutica constitucional renovada. 2 ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2000. SILVA, Geraldo Eullio do Nascimento e. Direito ambiental internacional. Rio de Janeiro: Thex, 1995. SILVA, Jos Afonso da. Direito ambiental constitucional. 4. ed. So Paulo: Malheiros, 2002. SOARES, Guido Fernando Silva. A proteo internacional do meio ambiente. Barueri: Manole, 2003.

4568

You might also like