You are on page 1of 11

UNIVERSIDADE DE SANTIAGO DEPARTAMENTO DE CIENCIAS JURIDICAS E SOCIAIS SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAES CURSO: SOCIOLOGIA

Tema: Criatividade e Inovao nas Organizaes

Docente: Eunice Brito Discente: Jssica de Horta

Assomada, Janeiro de 2013

ndice

Resumo ..............................................................................................................................3 Palavras-chave: Criatividade, Organizaes, Inovao.....................................................3 Introduo ..........................................................................................................................4 Criatividade .......................................................................................................................5 Tipos de criatividade .........................................................................................................5 Globalizao e a criatividade.............................................................................................6 Factores que influenciam a criatividade ............................................................................6 Hbitos a serem cultivados para alcanar a criatividade ...................................................7 Encorajar a criatividade e a inovao nas organizaes ....................................................8 Concluso ........................................................................................................................10 Bibliografia ......................................................................................................................11

Resumo
A criatividade um tema que faz parte do contexto actual das organizaes. Aquelas que pretendem substituir o paradigma da sobrevivncia pelo paradigma da expanso precisam se reinventar, ou seja precisam estar sempre a inovar. A criatividade ainda est ligada a inovao, que ocorre sempre que algo criado para melhorar um sistema. O mundo ficou pequeno e o conhecimento sem uso um patrimnio pessoal, mas com uso da criatividade todos podem atingir. Livingstone, Nelson e Barr, reconhecem que os factores individuais, factores situacionais, caractersticas da personalidade, influenciam na criatividade. Mas no basta querer ser criativo, preciso criar hbitos de criatividade e necessrio tambm encorajar a criatividade nas organizaes.

Palavras-chave: Criatividade, Organizaes, Inovao.

Introduo

Esse trabalho enquadra-se no mbito da Disciplina da Sociologia das Organizaes, sob a orientao da professora Eunice a minha escolha, visto que, achei bastante interessante. Sabemos que a criatividade um tema que faz parte do contexto actual das organizaes. Aquelas que pretendem substituir o paradigma da sobrevivncia pelo paradigma da expanso precisam se reinventar, ou seja precisam estar sempre a inovar. Ela ainda est ligada a inovao, que ocorre sempre que algo criado para melhorar um sistema. Existem trs tipos de criatividade, mas tambm de salientar que com o flexibilidade das informaes, fez com que os empresrios investissem mais na criatividade para poder dar bem no mercado. Neste trabalho irei ento falar sobre os seguintes tpicos: globalizao e criatividade, tipos de criatividade, factores que influenciam a criatividade, hbitos a serem cultivados para alcanar a criatividade e por fim como encorajar a criatividade e a inovao nas organizaes.

Criatividade
Segundo Maria Rita Gramigna, o processo atravs do qual as ideias so geradas, desenvolvidas e transformadas em valor (John Kao). O processo implica em descobrir maneiras novas e efectivas de lidar com o mundo, resolver problemas e ampliar o crculo de influncias. A criatividade um tema que faz parte do contexto actual das organizaes. Aquelas que pretendem substituir o paradigma da sobrevivncia pelo paradigma da expanso precisam se reinventar, ou seja precisam estar sempre a inovar. A criatividade ento tangvel, pois pode-se ver os seus efeitos nos lucros da organizao; um processo que deve ser administrado e gerenciado e sendo criativas as empresas tm maiores chances de renovar suas prticas e processos quando se apoiam na criatividade. A criatividade ainda est ligada a inovao, que ocorre sempre que algo criado para melhorar um sistema. Na minha opinio, criatividade ser capaz de imaginar de forma que ningum ainda poderia ter pensado. Ou seja, cultivar a imaginao. E para mim, no existe criatividade sem inovao, ou melhor quem inova est a ser criativo.

Tipos de criatividade
Existem trs tipos de criatividade. A normativa, inesperada e a exploratria. - Criatividade normativa- trata-se da identificao estruturada das componentes de um problema a resolver, em termos das causas, consequncias e prioridades a atacar. - Criatividade inesperada- surge em situaes que partida, nada parecem ter a ver com um dado problema a resolver. - Criatividade exploratria- consiste em formas menos estruturada de atacar um problema a resolver.

Globalizao e a criatividade
Num ambiente global em que vivemos, as pessoas tornam-se mais exigentes, impondo novas regras no mercado. A entrada do produto ou servio no tempo certo no mercado, ser um factor de extrema importncia para capturar e reter mercados emergentes, por isso as tecnologias de vanguarda facilitam e permitem a expanso do processo criativo. Penso que o mundo que vivemos hoje ento exige o maior criatividade possvel, para que uma organizao possa diferenciar de outras, ou seja, a criatividade e a inovao o que diferencia uma organizao de outras. A cada dia, torna-se mais curta a distncia entre o fato e a informao. Temos meios de saber o que acontece em qualquer parte do planeta, com uma agilidade mpar. O conhecimento est ao alcance de todos. O mundo ficou pequeno e o conhecimento sem uso um patrimnio pessoal. Quando clientes se posicionam e exigem produtos e servios de custo baixo e alta qualidade, por exemplo, as empresas criativas aproveitam a dica do mercado e alavancam novas prticas e estratgias. Livingstone, Nelson e Barr (1997), definem a criatividade como um processo de adequao entre factores individuais e organizacionais, que resulta da produo de ideias e que influencia as respostas dos indivduos.

Factores que influenciam a criatividade


Influencia dos factores individuais Os autores acima referidos, reconhecem que as capacidades cognitivas influenciam a criatividade, ou seja, a inteligncia, pensamento divergente, capacidade de associao e analogia, capacidade de usar metforas e imagens. As seguintes caractersticas da personalidade tambm influenciam na criatividade: - Autoconfiana, flexibilidade, proactividade, atraco pela complexidade, gosto pelo risco, desejo de reconhecimento, elevada energia, intuio, auto-imagem criativa.
6

Em termos ambientais reconhecem ainda a importncia: do nvel de apoio em relao s reces inovadoras das pessoas, de uma estrutura organizacional flexvel, de tarefas estimulantes, dos recursos disponibilizados, tanto financeiro como materiais, informativos etc. Influncia dos factores situacionais Amabile, uma das principais investigadoras no domnio da criatividade, tem vindo a debruar sobre factores situacionais no local de trabalho que afectam a criatividade dos colaboradores. Essa autora ento confirma que seis factores tendem a matar a criatividade: - Avaliao esperada, ou seja nfase excessivo na forma como o trabalho vai ser avaliado; - Superviso serrada no trabalho; - Competio excessiva, enfrentar situaes de ganho-perda com outras pessoas; - Escolha constrangida, existncia de limites quanto forma de realizar trabalho; - Trabalhar numa atmosfera altamente orientada por motivadores intrnsecos. Acho que, em relao a isso, a autora tem razo, pois um chefe que no d margens de manobra ao seu colaborador, no dando uma certa liberdade de escolha e confiana, de certeza que no ter motivao e nem sequer se interessa para criar algo novo. Pois no haver ambiente para criatividade nestas condies e ainda uma organizao desta forma tende a ser estagnada, intacta a mudana e pouco fazem os colegas para ajudar.

Hbitos a serem cultivados para alcanar a criatividade


Sabendo que as pessoas so fontes de vantagem competitiva, porque dentro de uma organizao existem pessoas que no devero ser desperdiadas, pois ter algo incutido na prpria pessoa que de alguma forma, trar benefcios a empresa, nomeadamente os considerados mais brilhantes, por trazerem sempre ideias novas. Penso que uma pessoa no nasce com um dom de criar sempre algo novo, mas sim se for sempre uma pessoa curiosa, com muita vontade de ser deferente, essa de certeza que tem mais chance de o ser.
7

Logo podemos considerar que so eles tambm os donos da criatividade, por isso devem ser cultivados alguns hbitos nomeadamente: - Activar a imaginao, ter sempre a viso do futuro mais amplo da empresa; - Utilizar sempre recursos simblicos para representar o que foi projectado; - Cultivar sempre a auto-estima, o optimismo e o bom humor, corrigir os erros e experimentar novas tentativas; - Mudar alguns rituais, fazendo coisas diferentes; - Estabelecer conversaes estratgicas em horrios e locais inusitados: restaurante, lanchonete, corredores da empresa, estacionamento. Aproveitar todas as oportunidades para estabelecer contactos informais; - Conquistar novos espaos fora da empresa comparecendo a reunies, lanamentos de livros, palestras, exposies de arte, teatro, cinema. Diverso e trabalho tambm caminham juntos. Mas no adianta somente os colaboradores cultivarem a criatividade, ou seja um programa de criatividade empresarial exige um esforo global que sustente o processo.

Encorajar a criatividade e a inovao nas organizaes


Tal como o autor referiu, por mais criativos que sejam os membros, a criatividade e a inovao no se manifestaro sem que estejam na empresa os estmulos adequados: - Logo necessrio que os dirigentes da empresa assumam a inovao como estado de esprito e estejam permanentemente orientados para a encorajar e sustentar; - Criar um clima onde haja empatia pelos processos da criatividade e inovao; - Que se eliminem barreira inovao, implementando uma estrutura menos burocratizadas; - Que se implementem processos de planificao criativa a todos os nveis da empresa;

- Que se aproveitem e desenvolvam todas as fontes de ideias a partir de clientes, fornecedores, vendedores, criao de cenrios futuristas; - Criar estmulos motivacionais; - Manter um centro de criatividade para que as ideias no se percam e no se dispersem; - Acreditar por fim que a criatividade e a inovao, so indispensveis resoluo de problemas de todo o tipo na vida pessoal e profissional; produtividade e ao lucro da empresa; definio dos prprios objectivos da empresa. Penso ento nessa mesma lgica, que no basta se auto-afirmar como criativo e inovador, mas existem alguns requisitos, ou seja, existem algumas formas de propor a criatividade dentro de uma organizao. Quanto maior a capacidade criativa de uma organizao e dos seus colaboradores, maior a probabilidade de esta se tornar inovadora e, com isso, diferenciada no mercado competitivo de hoje em dia. Se a pessoa quer ser criativa, deve fazer coisas diferentes todos os dias. Mudar a actividades do dia-a-dia, ou seja, a prpria rotina, mudar o seu ambiente de trabalho, mudar alguma coisa no seu lar, ver novos filmes, ir a novos lugares, falar com novas pessoas, ler livros variados. Pois quanto mais exposta a pessoa estiver a mais oportunidade e chance ela ter de produzir novas ideias.

Concluso

Ao longo deste trabalho conclu que, a criatividade faz parte do cotidiano das Organizaes, uma vez que, devido ao crescente fluxo das informaes, onde todos querem liderar o mercado competitivo, mas para isso necessrio fazer o bom uso da tecnologia e estar sempre a inovar. Devem ento inovar sempre o sistema, pois fazendo isso de certeza que obtero mais lucros. Ainda de salientar que, apostar na criatividade apostar muito nos seus colaboradores, uma vez que, as pessoas so vantagens competitivas, so eles o dono da inteligncia, um dos factores que influenciam a criatividade, neste caso devem ser dado mais ateno aos colaboradores. Posso ainda concluir ento que a criatividade e a inovao o verdadeiro diferencial das organizaes, ou seja, uma organizao que aposta muito na criatividade e anda sempre a inovar, as formas, ou as estratgias que ele utiliza para actuar no mercado que o diferencia das outras.

10

Bibliografia
- DE SOUSA, Ftima Halbriter, ( 2006 ) Os Comportamentos nas Organizaes. Editor: Verbo. - GRAMIGNA, Maria Rita, (2007) Criatividade e Inovao nas Organizaes. Acedido aos 22 de Janeiro de 2013. Disponvel em:
www.portaldomarketing.com.br/.../Criatividade_e_inovacao_nas_... - http://www.portaleducacao.com.br/gestao-e-lideranca/artigos/3395/criatividade-e-inovacao-overdadeiro-diferencial-das-empresas#ixzz2IexyBVK6

11

You might also like