You are on page 1of 8

1

Criar um mercado sustentvel de colectores solares com garantia de qualidade para o aquecimento de gua em Portugal

A par dos objectivos quantitativos de expanso do mercado, a Iniciativa Pblica "gua Quente Solar para Portugal" (IP-AQSpP) contribuir para a criao de um mercado nacional sustentvel de colectores solares com garantia de qualidade para o aquecimento de gua em Portugal. Para tal, as actividades previstas e a sua programao respondero s necessidades de informao ao pblico sobre os produtos e profissionais certificados. Neste primeiro destacvel da IP-AQSpP so publicadas as normas para a incluso de profissionais, empresas e equipamentos num Directrio, cuja disseminao ser assegurada pelo website e futuras actividades da campanha de promoo. Por outro lado, d-se a conhecer as aces de formao em curso - necessrias para a obteno da pr-qualificao dos profissionais - bem como as linhas de apoio fiscais e financeiras aquisio de equipamentos solares de aquecimento de guas.

Regulamentos do Directrio

Instaladores de sistemas solares trmicos


ENQUADRAMENTO A Medida de Apoio ao Aproveitamento do Potencial Energtico e Racionalizao de Consumos (MAPE), regulamentada pela Portaria 383/2002, de 10 de Abril, apoia a realizao de instalaes de produo de guas quentes sanitrias atravs da energia solar. Uma das condies para a aprovao das candidaturas a utilizao de equipamentos devidamente ensaiados e certificados segundo a EN 12975 (Anexo C, alnea 1a). Transitoriamente, bastar este ensaio ser feito por um laboratrio acreditado pelo Sistema Portugus de Qualidade (Art 24, alnea 4). tambm exigida uma garantia de 6 anos para a instalao solar. Por outro lado, as empresas ou entidades instaladoras destes sistemas tm de fazer executar a instalao sob a responsabilidade de um instalador certificado pelo Sistema Nacional de Certificao Profissional (Anexo C, alnea 2a). Transitoriamente, bastar o instalador ter frequentado e obtido aprovao num curso com contedo tcnico adequado, ministrado ou reconhecido pelo INETI (Art 24, alnea 6), para obter a pr-qualificao. A Iniciativa Pblica gua Quente Solar para Portugal (IP-AQSpP) est a desenvolver um conjunto de aces, nas quais se destacam a promoo de imagem da energia solar para aquecimento de gua, o restabelecimento da confiana do pblico mediante uma certificao de equipamentos e tcnicos responsveis e ainda da oferta de garantia de qualidade, bem como a instituio de uma metodologia de acompanhamento do mercado atravs do Observatrio para a energia solar. O documento que se apresenta visa estabelecer um conjunto de normas para a incluso de um instalador num Directrio no "site" desta Iniciativa Pblica, bem como no fornecimento de informaes ao pblico por vai telefnica. REQUISITOS " Certificado de Aptido Profissional. " Transitoriamente, uma Declarao de Pr-Qualificao passada pelo INETI. " Declarao que s utiliza equipamentos solares certificados ou, transitoriamente, pr-qualificados. INCLUSO E PERMANNCIA NO DIRECTRIO " Realizar no mnimo uma instalao por ano. No caso de novos instaladores, a primeira instalao ter de ser efectuada num prazo mximo de 12 meses a contar da data de entrada no Directrio. " Reportar todas as instalaes realizadas ao Observatrio. " No haver reincidncia de erros graves ou no correco dos erros detectados por vistoria, no prazo de 30 dias. DOCUMENTAO EXIGIDA " Bilhete de Identidade vlido. " NIF. " Certificado de Aptido Profissional (transitoriamente, uma Declarao de Pr-Qualificao). " Declarao que s utiliza equipamentos certificados.

Projectistas de sistemas solares trmicos


ENQUADRAMENTO A Medida de Apoio ao Aproveitamento do Potencial Energtico e Racionalizao de Consumos (MAPE), regulamentada pela Portaria 383/2002, de 10 de Abril, apoia a realizao de instalaes de produo de guas quentes sanitrias atravs da energia solar. Uma das condies para a aprovao das candidaturas a utilizao de equipamentos devidamente ensaiados e certificados segundo a EN 12975 (Anexo C, alnea 1a). Transitoriamente, bastar este ensaio ser feito por um laboratrio acreditado pelo Sistema Portugus de Qualidade (Art 24, alnea 4). Ainda que o MAPE no exija a certificao de projectistas, porque a existncia de bons projectos condio indispensvel execuo de boas instalaes solares, ir ser criado um sis-

tema de certificao de projectistas (licenciados em Engenharia ou engenheiros tcnicos com formao adequada). Quando a certificao estiver implementada, o Directrio s divulgar os nomes e contactos dos projectistas certificados pelo Sistema Nacional de Certificao Profissional. Transitoriamente, bastar o projectista ter frequentado e obtido aprovao num curso com contedo tcnico adequado, ministrado ou reconhecido pelo INETI, para obter uma pr-qualificao. A Iniciativa Pblica gua Quente Solar para Portugal (IP-AQSpP) est a desenvolver um conjunto de aces, nas quais se destacam a promoo de imagem da energia solar para aquecimento de gua, o restabelecimento da confiana do pblico mediante uma certificao de equipamentos e tcnicos responsveis e ainda da oferta de garantia de qualidade, bem como a instituio de uma metodologia de acompanhamento do mercado atravs do Observatrio para a energia solar. REQUISITOS " Certificao como projectista de sistemas solares trmicos. " Transitoriamente, uma Declarao de Pr-Qualificao passada pelo INETI.

INCLUSO E PERMANNCIA NO DIRECTRIO " Ter no mnimo uma instalao concretizada por ano, por cujo projecto seja responsvel. No caso de novos projectistas, a primeira instalao ter de ser efectuada num prazo mximo de 12 meses a contar da data de entrada no Directrio. " Reportar, ao Observatrio, todas as instalaes realizadas, de cujo projecto sejam autores. " No haver reincidncia de erros de projecto graves ou no correco dos erros detectados por vistoria, no prazo de 30 dias. DOCUMENTAO EXIGIDA " Bilhete de Identidade vlido. " NIF. " Certificado de habilitao literria. " Certificado de Projectista (transitoriamente, uma Declarao de Pr-Qualificao).

Empresas com capacidades de projecto e instalao de sistemas solares trmicos


ENQUADRAMENTO A Medida de Apoio ao Aproveitamento do Potencial Energtico e Racionalizao de Consumos (MAPE), regulamentada pela Portaria 383/2002, de 10 de Abril, apoia a realizao de instalaes de produo de guas quentes sanitrias atravs da energia solar. Uma das condies para a aprovao das candidaturas a utilizao de equipamentos devidamente ensaiados e certificados segundo a EN 12975 (Anexo C, alnea 1a). Transitoriamente, bastar este ensaio ser feito por um laboratrio acreditado pelo Sistema Portugus de Qualidade (Art 24, alnea 4). tambm exigida uma garantia de 6 anos para a instalao solar. Por outro lado, as empresas ou entidades instaladoras destes sistemas tm de fazer executar a instalao sob a responsabilidade de um instalador certificado pelo Sistema Nacional de Certificao Profissional. Transitoriamente, bastar o instalador ter frequentado e obtido aprovao num curso com contedo tcnico adequado, ministrado ou reconhecido pelo INETI. Ainda que o MAPE no exija a certificao de projectistas, porque a existncia de bons projectos condio indispensvel execuo de boas instalaes solares, ir ser criado um sistema de certificao de projectistas (licenciados em Engenharia ou engenheiros tcnicos com formao adequada). Quando a certificao estiver implementada, s os projectistas certificados sero divulgados no Directrio. Transitoriamente, bastar o projectista ter frequentado e obtido aprovao num curso com contedo tcnico adequado, ministrado ou reconhecido pelo INETI, para obter uma pr-qualificao. A Iniciativa Pblica gua Quente Solar para Portugal (IP-AQSpP) est a desenvolver um conjunto de aces, nas quais se destacam a promoo de imagem da energia solar para aquecimento de gua, o restabelecimento da confiana do pblico mediante uma certificao de equipamentos e tcnicos responsveis e ainda da oferta de garantia de qualidade, bem como a instituio de uma metodologia de acompanhamento do mercado atravs do Observatrio para a energia solar. INCLUSO E PERMANNCIA NO DIRECTRIO " Ter no mnimo um instalador ou um projectista, ou ambos, qualificados, em funo da actividade da empresa. " Ter efectuado no mnimo uma instalao nos ltimos 12 meses. No caso de novas empresas, a primeira instalao ter de ser efectuada num prazo mximo de 12 meses a contar da data de entrada no Directrio. " Reportar, ao Observatrio, todas as instalaes realizadas. " No haver reincidncia de erros graves ou no correco dos erros detectados por vistoria, no prazo de 30 dias. " Declarao que s utiliza equipamentos certificados e d uma garantia de 6 anos aos sistemas instalados. DOCUMENTAO EXIGIDA " NIF. " Objecto Social / CAE. " Certificados dos seus projectistas e/ou instaladores solares trmicos (transitoriamente, uma Declarao de Pr-Qualificao passada pelo INETI). " Declarao que s utiliza equipamentos certificados e d uma garantia de 6 anos aos sistemas instalados.

Pr-qualificao de instaladores
A Se tiver experincia ou formao profissional, comprovada, como canalizador e tiver: " Frequentado e obtido aprovao num curso de 35 horas organizado pelo INETI. B Se tiver experincia comprovada como instalador solar, pode solicitar a pr-qualificao mediante: " Avaliao de conhecimentos bsicos com um teste. " Vistoria de uma instalao realizada. C Se tiver experincia ou formao profissional, comprovada, como canalizador e se tiver: " Frequentado e obtido aprovao num curso reconhecido com contedo e avaliao equivalentes. NOTA: A pr-qualificao cumpre os requisitos do MAPE at estar implementada a certificao. A hiptese B s estar aberta durante 1 ano a partir do incio deste processo.

Pr-qualificao de projectistas
A Se tiver um bacharelato ou licenciatura em Engenharia em rea adequada, ou experincia comprovada como projectista, dever: " Frequentar um curso de 35 horas organizado pelo INETI, com avaliao de conhecimentos pela apresentao e discusso de um projecto. B Se tiver frequentado e obtido aprovao num curso que for reconhecido como tendo um contedo e avaliao equivalentes. C Se tiver experincia comprovada como projectista solar, pode solicitar a pr-qualificao mediante: " Apresentao de 3 projectos, que sero avaliados por um jri de 5 elementos em representao da DGE, do INETI, da APISOLAR, da ADENE e da SPES. " Vistoria de uma instalao realizada dentre as trs apresentadas, escolha do jri. NOTA: O MAPE no exige a certificao de projectistas mas, quando esta estiver implementada, o Directrio s divulgar projectistas certificados. A hiptese C s estar aberta durante 1 ano a partir do incio deste processo.

Equipamentos solares trmicos


INTRODUO O Directrio pode integrar dois tipos de produtos que se devem distinguir: 1. Colectores solares trmicos (utilizados em sistemas do tipo "kit" ou em sistemas de dimenso superior). 2. Sistemas solares trmicos do tipo "kit". A Portaria do MAPE impe regras aos colectores solares utilizados nos sistemas solares trmicos, sendo a acentuado o rigor e a tendncia para a certificao: "Anexo C : Requisitos tcnicos a satisfazer pelos sistemas de colectores solares para aquecimento de gua e respectivos instaladores. 1 - Os sistemas referidos em ttulo tm de obedecer aos seguintes requisitos tcnicos: a. Os equipamentos instalados tm de estar devidamente ensaiados e certificados segundo a EN 12975, satisfazendo requisitos mnimos de qualidade ... Transitoriamente, os equipamentos tero de ser testados de acordo com a norma EN 12975, num laboratrio reconhecido pelo Sistema Portugus de Qualidade. 1 REGRAS PARA INCLUSO DOS COLECTORES SOLARES TRMICOS NO DIRECTRIO O Directrio dever tendencialmente integrar colectores solares trmicos que: a) tenham sido certificados por processo de certificao conducente aposio da MARCA PORTUGUESA "Produto Certificado", cujo esquema de certificao se encontra em preparao pelo CERTIF e que adopta como Norma de produto a Norma Europeia EN 12975:2000,2001. b) ou que tenham sido certificados de acordo com o esquema de Certificao Europeu Solar Keymark, com incio previsto para 2003, e que adopta tambm como Norma de produto a Norma Europeia EN 12975:2000,2001. Os fabricantes de colectores e de sistemas do tipo "kit" tero de demonstrar que oferecem garantia de 6 anos dos produtos que vendem. Numa fase transitria o Directrio integrar todos os colectores ensaiados no LECS Laboratrio de Ensaios de Colectores Solares no mbito da Aco de Natureza Voluntarista "Colectores Solares Trmicos: Requisitos Mnimos de Qualidade" que decorreu entre 1999 e 2000, assim como todos os produtos ensaiados aps esse perodo, embora no integrados nesta campanha, desde que as entidades que encomendaram os referidos ensaios solicitem a sua incluso no Directrio. Caso estes produtos no venham a ser certificados ou ensaiados novamente, de acordo com a Norma Europeia de Produto, at ao final de 2004, deixaro automaticamente de integrar o Directrio. Para colectores no ensaiados em Portugal, dever ser evidenciado o certificado ou relatrio de ensaio considerando-se,

em fase transitria, os ensaios de acordo com a EN 12975 realizados em Laboratrios Acreditados que tenham acordos de reciprocidade com o LECS do INETI ou da rede de Laboratrios do Solar Keymark. A deciso de integrao ser tomada mediante parecer do INETI, aps anlise do relatrio ou certificado, e posterior aprovao da Coordenao Tcnica da IP .

Os equipamentos tero de ter uma garantia mnima de 6 anos.

2 REGRAS PARA INCLUSO DOS SISTEMAS SOLARES TRMICOS DO TIPO "KIT" NO DIRECTRIO Os sistemas ensaiados segundo a ISO 9459-2 ou ISO 9459-5 podem tambm constar de lista anexa no Directrio, desde que os respectivos colectores cumpram as regras expostas em 1.

Aces de formao

Neste contexto, realizaram-se aces de formao para instaladores em Julho, Novembro e Dezembro e cursos para projectistas em Julho e Novembro. Estas aces tiveram lugar no INETI e envolveram perto de uma centena de profissionais. O primeiro curso dirigido a formadores foi adiado para 2003,

Website gua Quente Solar

A construo do site foi iniciada em Setembro de 2002, atravs da definio da estrutura de navegao e dos contedos iniciais, prosseguindo com o registo, em Dezembro, do endereo www.aguaquentesolar.com .

cran de entrada do website.

A criao e manuteno do website "gua Quente Solar" constituem componentes fundamentais do esforo de fornecimento de informao que se pretende concretizar atravs da Iniciativa Pblica "gua Quente Solar para Portugal" (IP-AQSpP). Esta pgina na internet disponibiliza dados sobre o mercado nacional da energia solar e a sua evoluo (incluindo, elementos sobre equipamentos e instaladores certificados, projectos de sucesso, etc), bem como informaes fundamentais para os utilizadores e profissionais sobre as possibilidades e boas prticas de instalao de sistemas para aquecimento de gua usando colectores solares trmicos. O site incluir ainda recursos educativos dirigidos aos nveis de ensino bsico, secundrio e universitrio.

O cran de entrada precedido de uma animao muito simples em flash e da apresentao da frase "criar um mercado sustentvel de colectores solares com garantia de qualidade para o aquecimento de gua em Portugal" e dos logotipos das entidades que promovem e apoiam a IP-AQSpP . O carregamento inicial da pgina est em curso por forma a concretizar-se o seu lanamento em Janeiro de 2003.

Aspecto de uma das aces de formao no INETI.

Integrando a componente "Certificao de Qualidade" e apoiado pelo Fundo Social Europeu (FSE), a Iniciativa Pblica "gua Quente Solar para Portugal" contempla um intenso programa de aces de formao dirigidas a instaladores, projectistas e futuros formadores. Estas aces permitiro aos respectivos profissionais exibir comprovativos de frequncia de cursos reconhecidos pelo INETI - conforme exigido pela Portaria 383/2002, de 10 Abril - enquanto no estiver implementado um sistema de certificao atravs do Instituto de Emprego e Formao Profissional.

pois o seu planeamento e definio de contedos s ser possvel aps contactos com potenciais entidades formadoras.

Linhas de apoio fiscais e financeiras

O porqu dos incentivos?


Uma das barreiras mais frequentemente citadas como inibidora da expanso do mercado da energia solar trmica o elevado custo de investimento dos sistemas solares. No entanto, os custos de explorao so consideravelmente mais baixos que os dos sistemas convencionais, o que faz com que o investimento inicial seja facilmente recuperado atravs da poupana de energia resultante da introduo do sistema solar. Com vista a incentivar o aproveitamento da energia solar para o aquecimento de gua, o Estado oferece incentivos financeiros e benefcios fiscais para a compra de sistemas solares trmicos. Apresenta-se seguidamente informao bsica sobre os actuais incentivos fiscais e de apoio ao investimento em vigor em Portugal, incluindo referncias possibilidade de recurso ao crdito bancrio para a compra do equipamento.

Incentivos fiscais
IRS IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO SINGULAR Conforme estabelecido no diploma do Oramento de Estado de 2003, artigo 85, so dedutveis colecta do IRS 30% das importncias despendidas com a aquisio de equipamentos solares novos, com o limite mximo de 700 Euros. Esta deduo no acumulvel com as dedues previstas para o Crdito Habitao. Beneficirios: todas as pessoas singulares, com rendimentos colectveis no susceptveis de serem considerados custos nas categorias B (rendimentos empresariais e profissionais). IRC IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO COLECTIVO O Despacho Regulamentar 22/99, de 6 de Outubro, estipula um perodo mnimo de vida til de 4 anos do sistema solar, para efeitos de reintegrao e amortizao do investimento. Esta medida permite uma reduo no IRC anual, acumulvel com outros incentivos, que pode ter um impacte substancial na recuperao do investimento. Beneficirios: as empresas privadas e pblicas, as cooperativas e as demais pessoas colectivas de direito pblico ou privado. As empresas de venda de energia sob a forma de gua quente sero aquelas que, entre outras, maiores proveitos podero tirar deste incentivo. IVA IMPOSTO DE VALOR ACRESCENTADO De acordo com a Lei 109-B/2001, de 27 de Dezembro, os equipamentos especficos para a captao e aproveitamento da energia solar esto sujeitos taxa intermdia de 12%.

Incentivos financeiros
APOIOS MAPE MEDIDA DE INCENTIVO A Medida de Apoio ao Aproveitamento do Potencial Energtico e Racionalizao de Consumos (MAPE), criada pela Portaria 198/2001, de 13 de Maro, e posteriormente alterada pela Portaria 383/2002, de 10 de Abril, concede incentivos para a instalao de sistemas de aquecimento que utilizem colectores solares trmicos ou sistemas hbridos em que a fonte de energia solar complementada com gs natural ou electricidade, para abastecimento prprio ou a terceiros de gua quente. Os incentivos podem atingir 40% das despesas elegveis (para montantes superiores a 10 000 Euros, at ao valor mximo de incentivo de 1 500 000 Euros) e tm a forma de subveno mista, composta por 50% de incentivo reembolsvel e 50% de incentivo no reembolsvel. O recurso ao MAPE impe o cumprimento de regras e requisitos especficos estabelecidos na Portaria 383/2002. Beneficirios: as empresas, as cmaras municipais, as associaes empresariais e sindicais, os estabelecimentos de ensino, os estabelecimentos de sade e aco social e as entidades que desenvolvam actividades de proteco civil, sendo que, no caso dos beneficirios serem entidades pblicas, o apoio concedido na totalidade no reembolsvel. CRDITO BANCRIO A maioria das instituies bancrias oferecem crdito individual para a compra de produtos indiferenciados de consumo, inclusive sistemas solares. Para alm desta soluo de crdito pessoal, existem ainda o Crdito Habitao ou o Crdito para Obras em habitao prpria permanente ou em habitao para arrendamento (desde que destinada a habitao permanente do arrendatrio). Estas solues inserem-se no contexto da substituio de material convencional de construo, tais como as telhas e/ou coberturas, atravs da integrao dos colectores solares com a estrutura do telhado do prdio ou dos anexos. Para alm da obteno de taxas de juros mais vantajosas, podero ser abatidas colecta 30% das prestaes de capital e juros dos emprstimos concedidos, at ao limite mximo de 527,99 Euros. As instituies bancrias geralmente oferecem bonificaes nas taxas de juros para crdito individual, em funo do relacionamento comercial que o cliente mantm com o banco. Por este facto recomenda-se a consulta ao banco de preferncia ou a vrios bancos.

(extrado do folheto Linhas de Apoio Fiscais e Financeiras Energia Solar Trmica)

Sesso no CIES 2002

A Iniciativa Pblica "gua Quente Solar para Portugal" (IP-AQSpP) foi um dos pontos altos do XI Congresso Ibrico e VI Congresso Ibero-Americano de Energia Solar (CIES 2002), realizado de 29 de Setembro a 2 de Outubro em Vilamoura. A IP-AQSpP foi apresentada pelo Dr. Helder Gonalves, em representao da ADENE, na segunda sesso plenria do Congresso, realizada no dia 1 de Outubro. No espao destinado Mostra Tecnolgica foi exposto pela primeira vez o cartaz da Iniciativa Pblica. O CIES 2002 foi organizado pela SPES e constituiu o primeiro acontecimento nacional ligado s energias renovveis e ao desenvolvimento sustentvel aps a Cimeira de Joanesburgo. No evento participaram mais

de duas centenas de especialistas das energias renovveis de Portugal, Espanha e Amrica Latina, tendo o Senhor Presidente da Repblica, Dr. Jorge Sampaio, presidido sesso de abertura do Congresso.
Mesa da 2 sesso plenria do CIES 2002.

Campanha de promoo

A "Campanha de Promoo" uma das trs actividades principais da Iniciativa Pblica "gua Quente Solar para Portugal" (IP-AQSpP). Pretende-se com esta actividade explorar o interesse econmico e social da opo "energia solar" para o aquecimento de gua com garantia de qualidade, divulgando informao que realce os benefcios para o consumidor da utilizao deste vasto recurso energtico. A interveno junto do "grande pblico" ser devidamente articulada com aces mais focalizadas sobre nichos de mercado, profissionais da indstria solar e utilizadores futuros. Uma campanha publicitria, a nvel nacional, na televiso, rdio e imprensa, est marcada para a Primavera do prximo ano. Esta campanha tem por finalidade sensibilizar os utilizadores de guas quentes sanitrias para as vantagens da utilizao da energia solar, num momento

em que se assegura a existncia de equipamentos e profissionais certificados a operar no mercado nacional. Destacar valores como a qualidade, a inovao e as vantagens ambientais e econmicas associadas utilizao de um recurso energtico nacional e inesgotvel como a energia solar so algumas das mensagens que se pretende veicular com esta iniciativa publicitria. Previamente sero editados vrios materiais informativos sobre os incentivos existentes, a prestao de servios de venda de gua quente solar, os equipamentos e empresas certificadas, bem como materiais dirigidos a determinados pblicos alvo (municpios, residencial e servios, indstria, etc). Sero ainda organizados vrios workshops e seminrios, apoiadas aces de educao energetico-ambiental e garantida a presena da IPAQSpP em feiras e exposies relevantes.

Promoo de Imagem J Campanha na TV, rdio e imprensa Produo de materiais informativos (*) Organizao de workshops sectoriais (6) Par ticipao em feiras (2) Eventos associados aos Dias da Energia e do Sol Linha Verde Lanamento do website gua Quente Solar F M A M

2003 J J A S O N D

(*) brochuras sectoriais sobre SVAQ e dirigidas aos municpios e sectores residencial/servios e indstria, para alm de folhetos sobre os trabalhos do Observatrio.

Este destacvel faz parte integrante do n50 da Revista Energia Solar, sendo editado no mbito da Iniciativa Pblica gua Quente Solar para Portugal.

gua Quente Solar para Portugal (AQSpP)

O programa "gua Quente Solar para Portugal" tem por objectivo a criao de um mercado nacional de energia solar trmica de cerca de 150 000 m 2 de colectores instalados por ano, capaz de atingir a meta de 1 milho de m 2 de colectores instalados e operacionais at 2010. Para potenciar este programa e aumentar a contribuio da energia solar para o aquecimento de gua, a Direco Geral de Energia (DGE) promoveu a Iniciativa Pblica "gua Quente Solar para Portugal", potenciando sinergias entre vrias instituies com vista sua concretizao: a Agncia para a Energia (ADENE), o Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial (INETI), a Sociedade Portuguesa de Energia Solar (SPES) e a Associao Portuguesa da Indstria Solar (APISOLAR). O financiamento da Iniciativa assegurado pelo Programa Operacional da Economia, atravs da Medida 2.1 Apoiar actividades e produtos de dimenso estratgica, e pelo Fundo Social Europeu, atravs da Medida 2.3 Apoio para a qualificao de recursos humanos.

You might also like