You are on page 1of 3

ETIOPATOGENIA Etiologia - trata dos fatores que determinam o aparecimento das doenas.

Patogenia estuda a formao e a evoluo das doenas. FATORES QUE ALTERAM O EQUILBRIO ENTRE O YIN E YANG: As alteraes climticas (as 6 Energias Perversas). Hbitos de vida alimentao, exerccios fsicos, atividade sexual. A constituio fsica (hereditariedade). Os traumatismos. O estado mental (as 7 emoes). ENERGIAS PERVERSAS: O vento, frio, calor, secura, umidade, calor de vero, so patognicos quando no se consegue adaptar a elas. Cada energia se manifesta em especial numa estao climtica, mas pode ser produzida em qualquer outra. VENTO (FENG) CARACTERSTICAS GERAIS: Principal Qi da primavera. Natureza Yang. Causa dores errticas Agitao Abre os orifcios da pele, causa sudorese e temor ao vento. Doenas de evoluo rpida SNDROME EXTERNA: Pulso superficial e lento Sudorese Irritao na garganta Tosse, obstruo nasal Febre, edema generalizado Dor nos ossos e articulaes Urticrias sem localizao exata SNDROME INTERNA: Manifestao de patologia do fgado Calor que queima o meridiano F Vazio de Yin Ofuscaes da vista, hemiplegia, espasmos dos membros FRIO (HAN) CARACTERSTICAS GERAIS: Principal Qi do inverno Natureza Yin Bloqueia a circulao de Qi e sangue Produz contraes, temor ao frio (calafrios), dores que repuxam SNDROME EXTERNA: Produzida pelo frio externo Prejudica o BP e E Temor ao frio que no melhorado com o calor Articulaes e corpo doloridos

Contraturas Vmitos, inapetncia, diarria SNDROME INTERNA: Produzida por insuficincia do Yang Qi do organismo Temor do frio que melhorado pelo calor Vmitos de lquidos claros, fadiga todas as contraes pelo frio pertencem aos Rins. CALOR (RE) E FOGO (HUO) CARACTESTICAS GERAIS Produzidos pelo excesso de Yang O fogo forte consome o Qi... o fogo pequeno produz o Qi O calor (RE) no pertence ao Qi correto do organismo A manifestao de calor extremo origina o vento SNDROME EXTERNA: Calor pertencente aos excessos externos de categoria Yang Febre na fase inicial, leve temor de vento frio, cefalias, garganta inchada e dolorida, boca seca e sede. Em seguida ocorre febre sem calafrios, sede importante, desejo de beber. SNDROME INTERNA: Fogo que nasce no interior do corpo (fogo ardente, fogo robusto) proveniente do mau funcionamento dos Zang Fu Vazio de yin dos rgos Calor na palma das mos, sola dos ps e trax, insnia, transpiraes noturnas, vertigens Zumbidos (distrbios de R, C e F) Ulceraes na lngua e na boca, olhos avermelhados, boca amarga, garganta seca e dolorida, etc. (indicam fogo do C, F, P e E) UMIDADE (SHI) CARCTERSTICAS GERAIS: Principal Qi do vero prolongado (5a. estao) De natureza Yin pesada e impura (turva) Causa sensao de peso na cabea e no corpo, lassido, entorpecimento O Qi no pode espalhar-se Manifestaes das impurezas: no rosto, fezes pastosas, secreo nos olhos, eczema. colante e estagnante Provoca doenas de evolues longas e difceis de se curar Bloqueia o Qi, desregula a atividade de subida e descida, impede a passagem de energia nos meridianos. SNDROME EXTERNA: Agresso pelo clima mido Febre cclica (vespertina): transpirao que no abaixa a febre, temor do vento, lassido dos membros. Reumatismo da umidade: dores fixas, dificuldade para locomoo, parestesias dos msculos e da pele. SNDROME INTERNA: Quando o Bao no exerce a sua funo de resistncia e transporte Yang do Bao vazio, enfraquecido Falta de apetite, boca pastosa, ausncia de sede, nuseas, sensao de bolas internas, rosto amarelo, leucorria, etc. SECURA (ZAO)

CARACTERSTICAS GERAIS: Principal Qi do outono Natureza seca e adstringente Prejudica facilmente o Pulmo Penetra geralmente pela boca e pelo nariz SNDROME EXTERNA: Ao do clima seco Secura quente: febre, leve temor do frio e vento, suor fraco, sede angstia, tosse seca, etc. SNDROME INTERNA: Por perda excessiva de lquidos orgnicos Boca e garganta seca, pele seca e spera, pelos e cabelos secos e embaados, emagrecimento, oligria, constipao. CANCULA (HUO) OU CALOR DO VENTO (SHU) CARATERSTICAS GERAIS: Principal Qi do vero Resulta da transformao do calor (re) e do fogo. Oorigem unicamente externa Ao penetrar no corpo, sobe e se espalha Abre os orifcios cutneos, provoca sudorese, fere os lquidos orgnicos (jin ye) e esgota o Qi Pode associar-se umidade (chuvas na estao quente) SNDROME EXTERNA Temperatura elevada Temperatura elevada Sudorese abundante Angstia, sede, astenia, urinas vermelhas, vertigens, nuseas, opresso no peito, etc. Alegria, raiva, preocupaes, pensamento (reflexo), tristeza, medo e pavor.

AS SETE EMOES SO: Fria Alegria Tristeza Preocupao e abstrao Medo Choque Cada uma dessas emoes apresenta um efeito particular sobre o Qi e afeta um determinado sistema: Fria faz o Qi ascender e afeta o Fgado (gan) Alegria faz o Qi fluir lentamente e afeta o Corao (Xin) Tristeza dissolve o Qi e afeta o Pulmo (Fei) Preocupao e Abstrao paralisam o Qi e afetam o Bao (Pi) (Preocupao tambm afeta o Pulmo) Medo faz o Qi descender e afeta o Rim (Shen) Choque dispersa o Qi, afetando o Rim (Shen) e o Corao (Xin)

You might also like