You are on page 1of 2

RDIGER, Francisco. Cincia social crtica e pesquisa em comunicao: trajetria histrica e elementos de epistemologia. So Leopoldo: Editora Unisinos, 2002.

Precisamos considerar que os fenmenos de mdia se encontram em permanente mudana, ensejando o aparecimento contnuo de problemas e exigncias cada vez mais variados e complexos a todos os que, direta ou indiretamente, procuram lhe dar uma disciplina. Nessa rea, vive-se em funo do agora, seno do futuro imediato (RDIGER, 2002, p. 50). A comunicao uma faculdade humana cuja aquisio remonta s origens da prpria vida do indivduo e da sociedade. A proliferao de tecnologias e a profissionalizao de suas prticas ocorrida em nosso sculo no modificaram sua essncia, mas, sim, seu poder e dimenso. Nas ltimas dcadas, transformou-se de maneira profunda a forma como o homem comum se relaciona com seu tempo, para no falar da prpria estrutura e sentido da cultura da sociedade (RDIGER, 2002, p. 50). A revoluo nas comunicaes suscitou demandas e criou situaes que, alm de heterogneas e contraditrias, longe esto de ter sido solucionadas, dado que o processo ainda est em pleno andamento. A preocupao em entender o significado histrico e cultural das transformaes em curso e suas conseqncias sobre a vida das pessoas, visando situ-las criticamente no processo, foi atropelada pelo interesse em conhecer suas variveis empricas e desenvolver novos meios de explor-lo, a fim de tirar proveito de todas as suas possibilidades (RDIGER, 2002, p. 51). Mige (1995, p.21) citado por Rdiger (2002, p. 51) diz que o estatuto desse campo de estudos [a comunicao] , pois, incerto e no permite que se tenha conceito claro porque, enquanto tal, ao mesmo tempo organizador de prticas cientficas, reflexivas ou profissionais; resposta s demandas que emanam dos estados e das grandes corporaes; inspirador de mudanas nessas mesmas organizaes; e, enfim, ainda est na origem ou ao lado das mudanas que ocorrem nas prticas culturais e/ou modalidades de difuso e aquisio do conhecimento. As tecnologias que subjazem ao da mdia no so neutras, pressupondo um conceito de pessoa humana e uma forma de sociedade que devem ser devidamente esclarecidos em seu impacto, para que no nos tornemos vtimas inconscientes do seu vertiginoso desenvolvimento (RDIGER, 2002, p. 54). Comunicaes desde 1940 duas abordagens: a crtica e a administrativa. As comunicaes desempenham um papel importante na formao e reproduo das ideias dominantes; legitimam ou ajudam a tornar aceitveis as estruturas de poder e injustias existentes em nossa realidade (RDIGER, 2002, p. 61). 1. 2. 3. 4. Perodo clssico: a Escola de Columbia (1940-1960) Contribuio do funcionalismo e a ascenso da semitica (1960-1980) O retorno hiptese da mdia forte e a retomada do enfoque crtico (1970-1990) A emergncia dos estudos culturais (desde 1980)

As principais tendncias da pesquisa em comunicao constituem expresses intelectuais dependentes da evoluo das cincias sociais e humanas no ltimo sculo (RDIGER, 2002, p. 63). Os fenmenos de comunicao nascidos com a converso das tecnologias informacionais em utenslios domsticos avanam de modo cada vez mais rpido e comeam a descortinar frentes de saber originalssimas, cujos horizontes desafiam os limites de nossa imaginao (RDIGER, 2002, p. 63-64). Pesquisa no Brasil A expresso comunicao, como designadora de um fenmeno social e cultural novo, , entre ns, bastante recente, no sendo encontrada antes do final dos anos 1960 (RDIGER, 2002, p. 64). Traduzido em 1968, McLuhan nesse sentido um marco, porque desde ento seria cada vez mais relevante entender as comunicaes no Brasil (RDIGER, 2002, p. 64). Jos Marques de Melo obras fundadoras no Brasil

You might also like