You are on page 1of 5

OLIMPADA MARANHENSE DE QUMICA 2011 APOIO:

PROGRAMA NACIONAL OLIMPADAS DE QUMICA

REALIZAO:
ASSOCIAO BRASILEIRA DE QUMICA REGIONAL MARANHO UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO

INSTRUES
Caro Estudante; Nossos parabns pela sua classificao. Com este exame damos continuidade a Olimpada Brasileira de Qumica de 2011. Esta a 2 etapa regional, que objetiva classificar alunos de nosso estado para as prximas fases em 2012. 1 - Voc recebeu uma prova que contm 15 questes de mltipla escolha. H somente uma alternativa correta para estas questes. Ao receber o seu caderno, verifique se no h falhas ou imperfeies. Quaisquer reclamaes somente sero permitidas at os 30 minutos iniciais da prova. 2 - H somente uma alternativa para cada questo. A marcao de mais de uma alternativa implicar na anulao daquela questo. 3 Muito cuidado ao marcar a sua prova, pois cada questo marcada errada anular uma questo correta. 3 - A durao total da prova de 3:00 hs (trs horas) e ao final voc poder ficar com o caderno das questes. Entregue somente o gabarito oficial que dever conter os dados solicitados na inscrio. Tenha cuidado nas suas marcaes pois no h cartes reserva. 4 - vedado o uso de calculadoras programveis e telefones celulares como calculadoras. O seu uso implicar na sua eliminao dos exames

PATROCINADORES:

3 SRIE ENSINO MDIO

Olimpada Maranhense de Qumica 2011

OLIMPADA MARANHENSE DE QUMICA 2011 1 SRIE ENSINO MDIO Exame aplicado em 06 de Agosto de 2011. Questes mltipla escolha
01 A concentrao de uma soluo em ppm pode ser expressa na forma de miligramas de soluto em 1 litro de soluo. Numa atmosfera, para se chegar ao nvel de concentrao ideal de exposio ao benzeno, desejado pelos ambientalistas, a quantidade mxima desse composto cancergeno, em gramas, que pode estar presente em um ambiente de 10.000L igual a: a) 0,10 b) 0,81 c) 1,0 d) 1,67 e) 10 (II) O suco gstrico o responsvel pela etapa de digesto que ocorre no estmago. Esse suco contm uma soluo aquosa de cido clordrico e as enzimas responsveis pela hidrlise das protenas. Uma disfuno comum no estmago o excesso de acidez, causando azia e gastrite. Para combater o excesso de acidez no estmago, pode-se tomar Y como medicamento. (III) Os refrigerantes so solues que contm grande quantidade de acar, tornando-se um meio propcio para o desenvolvimento de fungos e bactrias. Para conserv-los, necessrio manter o seu pH baixo (em torno de 3) e, para isso, geralmente utilizado Z. A alternativa que apresenta as substncias adequadas para as situaes descritas :

02 "(...) Plsticos foram descobertos no sculo passado, mas o primeiro completamente sinttico a ser comercializado foi o baquelite, inventado em 1910. (...) Foi em 1922 que o alemo Hermann Staudinger descobriu que substncias como a borracha eram formadas por cadeias de molculas, chamadas por ele de macromolculas. Estava descoberto o polmero (...)"(Texto extrado do jornal O Estado de S. Paulo) Assinale a alternativa que relaciona polmeros que contenham halognios em sua estrutura: a) polietileno e polipropileno b) nylon e dcron c) baquelite e borracha d) PVC e teflon e) amido e protenas

03. I) A chuva cida um problema ambiental que atinge os grandes centros industriais. A liberao de xidos de enxofre na queima de combustvel em larga escala uma das principais causas desse problema. Para evitar que esses gases sejam despejados na atmosfera, as fbricas devem utilizar filtros contendo X.

04. Um medicamento polivitamnico e polimineral traz a seguinte informao tcnica em sua bula: "Este medicamento consiste na associao do acetato de tocoferol (vitamina E), cido ascrbico (vitamina C) e os oligoelementos zinco, selnio, cobre e magnsio. Estas substncias encontram-se numa formulao adequada para atuar sobre os radicais livres. O efeito antioxidante do medicamento fortalece o sistema imunolgico e combate o processo de envelhecimento." Cada comprimido desse medicamento possui 600 mg de cido ascrbico. Um indivduo dissolveu um comprimido em 200 mL de gua. Considerando que,

____________________________________________________________________________________________ 4 _

Olimpada Maranhense de Qumica 2011

aps a dissoluo do comprimido, no ocorreu mudana de volume e que o cido ascrbico foi totalmente dissolvido neste volume de gua, assinale a alternativa que indica, corretamente, a concentrao do cido ascrbico nessa soluo.
Dado:

Frmula molecular do cido ascrbico = C6H8O6 Massas Molares (g/mol):


C = 12,0; O = 16,0; H = 1,01

a) 5,0 x 104 b) 1,0 x 105 c) 1,5 x 105 d) 2,0 x 105 e) 2,9 x 105

a) 10,0 mmol/L. b) 13,0 mmol/L. c) 15,0 mmol/L. d) 17,0 mmol/L. e) 21,0 mmol/L.

07. No total, quantas estruturas ismeras (ismeros geomtricos contados separadamente) podem ser escritas para uma molcula constituda de trs tomos de carbono, cinco tomos de hidrognio e um tomo de cloro? a) 3 b) 4 c) 5 d) 6 e) 7

05. O botulismo, intoxicao alimentar que pode levar morte, causado por toxinas produzidas por certas bactrias, cuja reproduo ocorre nas seguintes condies: inibida por pH inferior a 4,5 (meio cido), temperaturas prximas a 100C, concentraes de sal superiores a 10% e presena de nitritos e nitratos como aditivos. Levando-se em conta os fatores que favorecem a reproduo das bactrias responsveis pelo botulismo, conclui-se que as toxinas que o causam tm maior chance de ser encontradas a) em conservas com concentrao de 2g de sal em 100 g de gua. b) nas lingias fabricadas com nitrito e nitrato de sdio. c) nos alimentos logo aps terem sido fervidos. d) no suco de limo, cujo pH varia de 2,5 a 3,6. e) no charque (carne salgada e seca ao sol).

08. A fabricao industrial do cido sulfrico, H2SO4, realizada a partir de enxofre, oxignio e gua, em 3 etapas, representadas pelo diagrama energtico abaixo:

S + O2

06. Um botijo de gs, contendo unicamente butano, foi utilizado em um fogo durante certo tempo, apresentando uma diminuio de massa de 5,8 kg. Sabendo-se que:
C4H10(g)+ O2(g) CO2(g)+ 5 H2O(g) H = - 2900 kJ/mol

A indstria usa um catalisador para aumentar a velocidade da fabricao do cido sulfrico. CORRETO afirmar que o catalisador aumenta a velocidade: a) da primeira etapa. b) da segunda etapa. c) da terceira etapa. d) das trs etapas. e) das duas primeiras etapas

a quantidade de calor produzido no fogo, em kJ, devido combusto do butano, foi de aproxima damente

09.

____________________________________________________________________________________________ 4 _

Olimpada Maranhense de Qumica 2011

A cerveja fabricada a partir dos gros de cevada. Seu sabor amargo deve-se adio das folhas de lpulo, que contm uma substncia chamada mirceno, defrmula

Essa substncia pode ser classificada como a) lcool. b) cido carboxlico c) aminocido. d) hidrocarboneto. e) aldedo. Com base neste grfico, so feitas as afirmaes seguintes. I Os pontos P, Q, R e S no grfico correspondem aos compostos H2Te, H2S, H2Se e H2O, respectivamente. II Todos estes hidretos so gases a temperatura ambiente, exceto a gua, que lquida. III Quando a gua ferve, as ligaes covalentes se rompem antes das intermoleculares. Das trs afirmaes apresentadas, a) apenas I verdadeira. b) apenas I e II so verdadeiras c) apenas II verdadeira. d) apenas I e III so verdadeiras. e) apenas III verdadeira. 12. Assinale a alternativa seguinte figura:

10. O trabalho produzido por uma pilha proporcional diferena de potencial (ddp) nela desenvolvida quando se une uma meia-pilha onde a reao eletroltica de reduo ocorre espontaneamente (catodo) com outra meia pilha onde a reao eletroltica de oxidao, ocorre espontaneamente (anodo).

abaixo

considerando

Com base nas semi-reaes eletrolticas acima, colocadas no sentido da oxidao, e seus respectivos potenciais, assinale a opo que indica os metais que produziro maior valor de ddp quando combinados para formar uma pilha. a) Cobre como catodo e prata como anodo b) Prata como catodo e zinco como anodo. c) Zinco como catodo e cdmio como anodo. d) Cdmio como catodo e cobre como anodo. e) Ferro como catodo e zinco como anodo.

11. O grfico a seguir foi construdo com dados dos hidretos dos elementos do grupo 16.

O principal problema ambiental causado pelas reaes qumicas no ar e nas nuvens envolvendo os gases representados conhecido como: a) chuva cida b) efeito estufa c) buraco na camada de oznio d) derretimento das calotas polares

____________________________________________________________________________________________ 4 _

Olimpada Maranhense de Qumica 2011

e) aquecimento global

13. A Mecnica Quntica explica ou permite previses de todas, exceto de uma das seguintes caractersticas dos tomos. Identifique a exceo:

a) a probabilidade de um eltron estar em uma dada regio em certo instante. b) os nveis de energia que o eltron pode ocupar. c) a simetria geral dos orbitais eletrnicos. d) as freqncias de luz absorvidas ou emitidas por tomos gasosos. e) o caminho ou trajetria dos eltrons. . 14. Uma das formas de monitoramento da gua de caldeiras de indstrias, responsvel pelo fornecimento de energia, a medio do teor de ons cloreto (CL-). Um mtodo de anlise de cloreto a adio gua de caldeira de uma soluo de nitrato de prata (AgNO3), segundo a equao: CL(aq) + AgNO3(aq) AgCL(s) + NO3(aq)

a) Alumnio b) Berlio c) Chumbo d) Ouro e) Prata

A anlise de 10,0ml de gua de caldeira, contendo CL, com soluo aquosa de AgNO3, formou um precipitado de 0,287g de AgCL. A concentrao molar de CL presente na amostra de gua de caldeira igual a:
(CL=35,5; Ag=108)

a) 2 b) 0,2 c) 0,02 d) 0,002 e) 0,0002 15. A corroso de dutos um srio problema na explorao do petrleo no mar. Uma alternativa simples para evit-la ligar os dutos a um metal de sacrifcio. Considerando que os dutos utilizados em uma plataforma de explorao sejam de ferro, qual deve ser o metal adequado para evitar a corroso?

____________________________________________________________________________________________ 4 _

You might also like