You are on page 1of 16

CURSO: ENGENHARIA ELTRICA DISCIPLINA: QUMICA EXPERIMENTAL ORIENTADOR: JADILSON PEREIRA DE BARROS

ANLISE DE DERIVADOS DO PETRLEO

Fulano de tal Fulano de tal Fulano de tal

PAULO AFONSO-BA JANEIRO / 2013

IVO AUGUSTO OLIVEIRA E SILVA FERREIRA LUCIANO DE SOUZA XAVIER MARCOS ALEXSANDRO DE ALMEIDA

ANLISE DE DERIVADOS DO PETRLEO

Relatrio apresentado ao curso de Engenharia perodo, avaliao. Eltrica na Sob do IFBA, I disciplina a Qumica do

Experimental, como requisito para orientao Professor Jadilson Pereira de Barros.

PAULO AFONSO-BA JANEIRO/ 2013

SUMRIO
RESUMO.................................................................................................................................. 03 1. INTRODUO................................................................................................................... 04 2. OBJETIVO.......................................................................................................................... 06 3. MATERIAIS........................................................................................................................ 07 4. EQUIPAMENTOS.............................................................................................................. 08 5. REAGENTES...................................................................................................................... 09 6. PROCEDIMENTOS............................................................................................................ 10 7. RESULTADOS.................................................................................................................... 11 8. DISCUSSO....................................................................................................................... 13 9. CONCLUSO..................................................................................................................... 14 10. REFERNCIA 15 BIBLIOGRFICA.....................................................................................

RESUMO
A aula prtica nmero 03, da disciplina de Qumica Experimental, realizada no dia 17 de janeiro de 2013, no curso de Engenharia Eltrica, no Instituto Federal da Bahia, campus de Paulo Afonso, realizada no laboratrio de qumica, contou com o experimento: Anlise de Derivados do Petrleo: Gasolina, o qual consiste na determinao das densidades relativas de amostras de derivados do petrleo, bem como na definio do teor de lcool anidro presente em uma amostra de gasolina. Inicialmente, procedeu-se a determinao das densidades, respectivamente, do lcool etanol e leo diesel, atravs da aferio de suas temperaturas e densidades, utilizando o termmetro e o densmetro. No segundo momento, determinou-se a densidade da amostra n 01 de gasolina atravs do procedimento de pesagem do picnmetro vazio e com a referida amostra, para em seguida determinar a densidade da gasolina que igual ao quociente da massa pelo volume. No ltimo momento do experimento, foi realizado o procedimento para definio do teor de lcool anidro presente em uma amostra de gasolina, utilizando uma proveta graduada de 100 ml com tampa de rolha esmerilhada. Em seguida procedeu-se a comparao com o percentual autorizado da mistura de lcool anidro na gasolina. Todos os processos de desenvolvimento das atividades juntamente com os seus resultados seguem apresentados, analisados, discutidos e concludos no corpo deste relatrio. Palavras Chave: densidade, gasolina.

1. INTRODUO
No dia 17 de janeiro de 2013, das 17:00 s 18:30h, no Laboratrio de Qumica do IFBA, foi realizado o experimento de anlise de derivados do petrleo: gasolina, o qual consiste na determinao das densidades relativas de amostras de derivados do petrleo, bem como na definio do teor de lcool anidro presente em uma amostra de gasolina. Todo o procedimento foi orientado e acompanhado pelo professor Jadilson P. de Barros, o qual entregou um formulrio que descrevia os procedimentos e fazamos as devidas anotaes. O petrleo uma substncia oleosa e inflamvel, de origem fssil, que levou milhes de anos para ser formado nas rochas sedimentares, e se tornou a principal fonte de energia do mundo moderno. Aqui no Brasil, a maior parte das reservas est nos campos martimos, em lminas dgua com profundidades maiores do que as dos demais pases produtores. Composto principalmente por hidrocarbonetos alifticos, alicclicos e aromticos, o petrleo um leo menos denso que a gua, com colorao que pode variar desde o castanho-claro at o preto. Alm de servir como base para a fabricao da gasolina, principal combustvel para automveis, vrios outros produtos, como gs natural, leo diesel, GLP, nafta, querosene, lubrificantes, etc., so derivados do petrleo. A gasolina um combustvel fssil produzida a partir do petrleo, sendo uma mistura de hidrocarbonetos. Os hidrocarbonetos que compem a gasolina so formados por molculas de menor cadeia carbnica. A gasolina pode conter (em menor quantidade) substncias cuja frmula qumica contm tomos de nitrognio, enxofre, metais, oxignio, etc. Esse combustvel um lquido voltil e inflamvel, muito utilizada como combustvel para automveis e motocicletas, cuja faixa de destilao da gasolina automotiva varia de 30 a 220 C. A qualidade da gasolina comercializada no Brasil tem sido constante objeto de questionamento. Assim, a determinao de sua composio importante devido a algumas formas de adulterao com solventes orgnicos que prejudicam os motores dos automveis. Um componente presente

exclusivamente na gasolina brasileira que merece destaque o etanol. Seu principal papel atuar como antidetonante. A quantidade de etanol presente na gasolina deve respeitar os limites estabelecidos pela Agncia Nacional do Petrleo ANP (teor entre 20 e 25%). A falta ou excesso de lcool em relao aos limites estabelecidos pela ANP compromete a qualidade do produto que chega aos consumidores brasileiros. Assim, avaliar a composio da gasolina, verificando se o teor de lcool est adequado, uma atitude muito importante.

2. OBJETIVO
Determinao das densidades relativas de amostras de derivados do petrleo e determinao do teor de lcool anidro presente em uma amostra de gasolina, atravs da determinao das densidades em uma amostra de gasolina.

3. MATERIAIS
Para a realizao do processo de anlise dos derivados do petrleo, bem como a definio do teor de lcool anidro presente em uma amostra de gasolina, foi utilizado o laboratrio de qumica do IFBA, no qual foram utilizados os seguintes materiais: Densmetro; Proveta graduada de 250mL; Proveta graduada de 100mL; Termmetro; Vidro de relgio; Picnmetro; Papel; Caneta; Calculadora; Cronmetro; Funil de Separao; e Balana digital de preciso.

4. EQUIPAMENTOS
4.1 PROTEO INDIVIDUAL - 1 par de luvas com proteo para agentes qumicos; - 1 jaleco como vestimenta; - 1 culos de proteo; e - 1 mscara de proteo contra agentes qumicos. 4.2 PROTEO COLETIVA - Extintores de incndio; - Lava-olhos; - Chuveiro; e - Sada de emergncia.

5. REAGENTES
Durante este procedimento, foram utilizados os seguintes reagentes: lcool Etanol; leo Diesel; Gasolina; gua destilada.

6. PROCEDIMENTOS
No incio destes experimentos, recebemos um formulrio com os procedimentos, orientado e acompanhado pelo professor Jadilson P. Barros. Inicialmente, realizamos a determinao das densidades do lcool etanol e leo diesel. Utilizando duas provetas de 250 mL com um volume de lcool etanol e outra com o leo diesel, respectivamente, e ainda com um densmetro introduzido na proveta, foi imerso um termmetro em cada reagente para aferir a temperatura. Durante a medio, fez-se um movimento circular com o termmetro, durante 30 segundos, com o cuidado de no tocar nas paredes da proveta e do densmetro; a seguir, deixou o termmetro em repouso durante 30 segundos. Aps esse tempo, leu-se a temperatura e a densidade e foram registrados os dados no formulrio. No segundo momento, foi coletada 50 mL de gasolina da amostra n01 para calcular a sua densidade. Pesou-se o picnmetro vazio e em seguida pesou-se com a referida amostra na balana eletrnica analtica. Em seguida, em posse desses dados calculamos a sua densidade. No terceiro e ltimo momento, foi colocada 50 mL de gasolina da amostra n 01 mais 50 mL de gua destilada em uma proveta graduada 100 mL com tampa de rolha esmerilhada. Depois de fechada a tampa da proveta, fez-se a inverso da posio da proveta, repetindo esta operao 10 vezes, sem grande agitao. Em seguida, deixou-se a proveta em repouso na posio normal por 05 minutos, para haver a separao das duas camadas, de modo que na parte superior ficou a gasolina sem lcool, e na inferior ficou a camada de lcool adicionada gua. Depois, foi feita a leitura do nvel de gua mais lcool, calculou-se o aumento volumtrico de gua, que se referia ao lcool retirado da gasolina. Por fim, descoberto o percentual de lcool nesta amostra de gasolina, comparou-se com o percentual autorizado da mistura de lcool anidro na gasolina.

7. RESULTADOS
DENSIDADES DE DERIVADOS DE PETRLEO E LCOOL (ETANOL)

AMOSTRA

Procedimento

Densidade (g/cm)

Temp. ( C)

Densidade (g/cm) em relao literatura (http://www.fepel .com.br) Min. Mx.

Temp. em relao literatura ( C) (http://www.fep el.com.br) 28 33 33

01-LCOOL (ETANOL)

Densmetro Densmetro Picnmetro

0,839 0,831 0,797

28 33 33

0,8007 0,811 0,7092

0,8040 0,872 0,750

02-LEO DIESEL 03-

GASOLINA Tabela 1 Densidade das amostras de derivados do petrleo e lcool (etanol). O grau GL (Gay Lussac) representa o percentual de etanol (lcool etlico anidro), em VOLUME, em uma mistura lcool/gua. Para o caso em tela temos: 58 ml da mistura de gua/lcool ----------100% do volume da mistura 08 ml de lcool-------------------------------x% do volume, logo o volume de lcool na mistura x = 13,8GL. O grau INPM (Instituto Nacional de Pesos e Medidas, hoje INMETRO) representa o mesmo percentual em MASSA (peso). Para o caso em tela temos:

56,712g massa total da mistura gua/lcool-----------------------100%g de massa 6,712g de lcool-----------------------x%g de massa do lcool, logo o percentual em massa do lcool x = 11,8INPM.

TEOR DE LCOOL ANIDRO PRESENTE EM UMA AMOSTRA DE GASOLINA GASOLINA AMOSTRA DE GASOLINA (ml) 50 42 84 08 16 13,8 11,8 Tabela 2 Teor de lcool anidro presente em uma amostra de gasolina. (ml) (%) (ml) (%) GL INPM PURA LCOOL ANIDRO % LEGAL DE LCOOL ANIDRO PERMITIDO NA GASOLINA. 20 a 25

8. DISCUSSO

9. CONCLUSO
A prtica do experimento Anlise de Derivados do Petrleo: Gasolina proporcionou aos estudantes membros da equipe um bom nvel de conhecimento relativo aos procedimentos necessrios para aferio das densidades de derivados de petrleo e lcool, bem como a determinao do teor de lcool anidro presente em uma amostra de gasolina. Os resultados apresentados comprovam a adulterao da referida amostra de gasolina. Constatando-se, assim, que a quantidade do lcool anidro esta fora dos padres estabelecidos pelo governo brasileiro (entre 20% e 25% da mistura). Vale salientar, ainda, que as amostras haviam sido trabalhadas na aula anterior. Outros aspectos interessantes da atividade referem-se aos conhecimentos das unidades de medida: grau GL (Gay Lussac) que diz respeito ao volume do lcool em relao agua e o grau INPM (Instituto Nacional de Pesos e Medidas, hoje INMETRO) que representa o mesmo percentual em MASSA (peso).

10. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS


Disponvel em: http://www.fepel.com.br. Acesso em 18 de janeiro 2013. Disponvel em: http://www.brasilescola.com/geografia/petroleo.htm. Acesso em 20 de janeiro 2013. Disponvel em: http://www.petrobras.com.br/pt/energia-e-tecnologia/fontes-de-energia/petroleo/. Acesso em 20 de janeiro 2013. Disponvel em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc17/a11.pdf. Acesso em 20 de janeiro 2013.

You might also like