You are on page 1of 11

Murilo dos Santos Bayma Amorim

A espetacularizao urbana: contribuio a crtica da ideologia do progresso

Resumo

Palavras-chave:

Mestrando do curso de ps-graduao em Servio Social na Universidade Federal do Par, Brasil. E-mail: murilobayma@yahoo.com.br

Introduo Metodologia da pesquisa Com uma anlise marxiana o presente artigo prope contribuir ao conceito de ideologia em uma abordagem dialtica atravs do materialismo histrico. Com objetivo de aprofundar, sem esgotar, o tema busca-se a mediao de categorias relacionadas que transpassam o conceito do tema proposto. No segundo momento deste artigo faz-se necessrio uma intercepo com a contemporaneidade atravs do processo de anlise das mltiplas realidades ou vises de mundo, neste contexto investigao mais cuidadosa da hegemonia do consenso do progresso protagonizado pelo Estado. A inteno fundamental constitui em contribuir para o debate de temas j propostos acerca das categorias tericas que se destacam, no conjunto de ideias que permitem em face da sociedade e suas contradies o consenso pelo mito do progresso e do desenvolvimento urbano.

1. INTRODUO A fragmentao da realidade, proporcionada pelo ladeamento de assuntos crticos de interesse coletivo, metamorfoseia as devidas prioridades e atravs de um discurso progressista coloca o consenso da sociedade como primordial objetivo. As campanhas ao entorno do progresso a qualquer custo torna-se o prprio fim, propagandas e publicidade aos milhes jogados diariamente em nossos lares fabricam a realidade e polarizam crticos, que segundo chamados do contra que atravs de meios de divulgao alternativos alertam para a inverso de prioridades e o falseamento da prpria realidade. A espetacularizao cria um estado de inrcia, muito parecido com aquele ao vislumbrar um espetculo ao qual nos deparamos, deste modo o espectador no sente-se compelido a interao apenas a aplausos espontneos.

Diante desta perspectiva de vislumbramento ao espetculo do progresso nossa pesquisa busca atravs de uma reviso bibliogrfica propor um debate sobre a mercadorizao da cidade por meio da ideologia do consenso do progresso e seu consequente falseamento da realidade concreta. As cidades so construes e espao de manifestao das mltiplas contradies que em um processo dialtico transforma a realidade e possibilita o convvio social, mas na sua economia que estas relaes entram em conflito, de tal sorte cabe ao Estado mediar e favorecer as classes dominantes de modo que atravs de sua instrumentalizao apor o desenvolvimento da disseminao de ideias para a construo do consenso. O complexo sistema capitalista precisa de uma ampla rede de dominao, que ultrapassa a fronteira da fora fsica, a hegemonia principal instrumento de controle sobre a sociedade cumpre o papel idealizador de tal modo a garantir uma dominao permanente. O espao urbanstico desloca o eixo de desenvolvimento em torno do progresso revestido de concreto e privilegia o crescimento econmico vertical, com o aporte do capital imobilirio e financeiro tornando locais de lazer em espaos privados pelo filtro do poder aquisitivo. Em meio ao conjunto de contradies que condenam a classe precariada a espaos pblicos limitados, a regio amaznica em especial a cidade de Belm, localizada no Estado do Par inserida no campo particular de observao para a anlise do progresso desenvolvimentista urbanstico em detrimento das demandas latentes da sociedade como: Sade; educao; segurana e habitao, esta ltima tem representado o grande salto no avano da poltica econmica. A Concorrncia mercadolgica, mantra do MPC (modo de produo capitalista) amplia em nveis assustadores a concentrao de renda, que engendra um dos pilares do progresso. As organizaes em busca de novos mercados tencionam as classes que vivem do trabalho, e de modo a evitar os conflitos de classe disseminam, com a ajuda de meios de comunicao, parceiros do

grande capital, o discurso do bem comum. O desenvolvimento urbano ajusta as opinies e cria uma nova necessidade: O progresso. Na totalidade da incluso da cidade no contexto desenvolvimentista, inerente ao modo de vida urbano e suas refraes de classe, abordamos a espetacularizao urbana, categoria fundamental na construo do consenso. Em face disto nos interessa como ideologia do progresso encontrada nas polticas pblicas e de que modo este mecanismo altera a realidade aparente.

2. A IDEOLOGIA DE DESTUTT, NAPOLEO E MARX

A origem do termo assim como tratada neste texto to pouco veio de Marx, foi inventado (no pleno sentido da palavra) e retomado posteriormente em variadas aplicaes e conotaes, em contrapartida seu processo de definio encontra hoje variadas definies, dentre elas destacamos trs fundamentais. O caminho percorrido pelas definies assim tratada por Lowy (1991):
o caminho tortuoso do termo: comea com um sentido atribudo por Destutt, que depois modificado por Napoleo e, em seguida, retomado por Marx que, por sua vez, lhe d um outro sentido. Em A Ideologia Alem, o conceito de ideologia aparece como equivalente iluso, falsa conscincia, concepo idealista na qual a realidade invertida e as idias aparecem como motor da vida real. Mais tarde Marx amplia o conceito e fala das formas ideolgicas atravs das quais os indivduos tomam conscincia da vida real. Ele as enumera como sendo a religio, a filosofia, a moral, o direito, as doutrinas polticas, etc. (LOWY, 1991, p.12)

A histria da ideologia tem como gnese a teoria das quatro causas1 do filsofo grego Aristteles(384 a.c 322 a.c), a causa material (responsvel pela matria de alguma coisa), a causa formal (responsvel pela essncia ou natureza da coisa), a causa motriz ou eficiente (responsvel pela presena de uma forma em uma matria), e a causa final (responsvel pelo motivo e pelo sentido da existncia da coisa), como nos descreve Chaui (2008) a teoria das quatro causas leva a uma distino entre dois tipos de atividades: a atividade tcnica(poisis, grifo do autor) e a atividade tica e poltica (prxys, grifo do autor).

Para conhecer mais sobre a Teoria das quatro causas, ver tambm: CHAUI, Marilena. O que Ideologia. So Paulo: Brasiliense, 2008.

A sobrepujana que a prxis exerceu em relao poisis contribuiu para uma viso metafsica que explica os fenmenos naturais (fsica) e humanos (tica, poltica e trabalho), determinando a superioridade da ideia sobre a matria, e de tal modo servindo de base para o modo de produo da idade mdia, quase em sua totalidade escravagista. O mundo ocidental, mais tarde, absorveu esta concepo aristotlica de interpretao da realidade atravs da filosofia grega e a teologia medieval. A concepo metafsica avigorou, com a ajuda de um extenso aparato religioso a divindade de Deus (causa final) sobre a humanidade (causa motriz ou eficiente). Chaui (2008) nos explica onde afirma que uma teoria exprime, por meio de ideias, uma realidade social e histrica determinada [..] de fato um dos traos fundamentais da ideologia consiste, justamente, em tomar as ideias como independentes da realidade da realidade histrica e social. O pensamento moderno modificou a teoria da causalidade e o termo Ideologia (Grifo nosso) surge em meados do sculo XIX em um livro chamado elments dIdeologie escrito por Destutt de Tracy ao qual categoriza o mesmo sendo um subcaptulo da zoologia que estuda o comportamento dos organismos vivos e seu relacionamento com o ambiente ligando a percepo sentidos as idias, nasce desta forma a referncia da Ideologia com as idias, conceito que inclusive se mantm at os dias de hoje. Mais tarde, Destutt e seus discpulos chamados enciclopedistas posicionaramse contrrios ao regime de Napoleo Bonaparte e foram por este atacados os denominando de idelogos, reposicionando o termo para um aspecto mais abstrato em uma clara relao com a metafsica e a abstrao da realidade. Este comparativo de Napoleo se opunha com o intuito original do conceito onde se procuraria realizar uma anlise cientfica materialista das ideologias. Marx se apropria do termo o utilizando para designar uma conscincia falsa, equivocada da realidade, assim:
At agora, os homens formaram sempre ideias falsas sobre si mesmos, sobre aquilo que so ou deveriam ser. Organizaram as suas relaes mtuas em funo das representaes de Deus. Do homem normal, etc., que aceitavam. Estes produtos do seu crebro acabaram por dominar; apesar de criadores, inclinaram-se perante as suas prprias criaes. Libertemo-los portanto das quimeras, das ideias, dos dogmas, dos seres imaginrios cujo jugo os faz degenerar. Revoltemo-nos contra o

imprio dessas ideias. Ensinamos os homens a substituir essas iluses por pensamentos que correspondam essncia do homem, afirma um; a ter perante elas uma atitude crtica, afirma outro; a tir-las da cabea, diz um terceiro e a realidade existente desaparecer. (MARX; ENGELS, 1998, p.3)

O termo readaptado por Lnin que o particulariza de qualquer concepo da realidade social e poltica, vinculada a interesses de certas classes dominantes. (Ibidem). Para Lnin a ideologia deixa de ter um carter crtico e pejorativo e passar a representar a doutrina social que tenha relao com a posio de determinada classe. No decurso da histria, a ideologia representou em sua maioria o poder da imposio de determinadas ideias com um fim claro de permanncia da ordem presente, de uma minoria burguesa, nas palavras de Neto (2011) um microscpico universo pessoal que controla um conjunto de riqueza social e exerce uma determinante ao planetria que ladeia as instncias democrticas formais do estado de direito. O meio usado para o espargimento da ideologia a cultura miditica por meio do sistema mercadolgica, determinando os valores que o citadino deve representar e constitui assim uma translao da lgica do capital a todos os processos do espao cultural (Ibidem). Deste modo o discurso apologtico da cidadania a aplicao prtica da ideologia para a conservao e estabilidade da ordem e busca do progresso.

3. A QUESTO URBANA E O CONSENSO PROGRESSISTA Os direitos de acesso aos benefcios oferecidos pelo Estado limitam-se, a polticas de distribuio de renda que apenas ocultam as reais necessidades da populao, a grande mdia, atravs do controle do capital engendra a manipulao de massa que ensina as pessoas a pensar a respeito da ento poltica, confunde-se a, os anseios da populao e as demandas do capital. Os valores so criados por meio de aparelhos ideolgicos, que encontram nos meios de comunicao de massa, sua vanguarda. De acordo com Maricato2 (2013) distribuio de renda no suficiente para justia urbana, necessrio
2

Palestra proferida na UNIFESP no dia 4 de julho de 2013 por Ermnia Maricato sobre interveno urbanstica no debate Brasil nas ruas.

distribuir cidade. O Estado no tem um peso fundamental por conta prpria, quem oferece este peso ao prprio Estado, so as relaes econmicas da sociedade. Um grande exemplo da chamada espoliao humana3 refere-se evoluo na escalada da especulao imobiliria levou parte da populao a concentrar-se em favelas, o que proporcionou particularmente ao estado do Par o ttulo de estado com maior concentrao de pessoas morando em favelas do pas4, somente na capital 54,5% dos moradores, o que representa 758 mil habitantes, residem em invases5. As cidades tornaram-se espao de saque6 do solo, uma espcie de coliseu7 moderno protagonizado por empreiteiras patrocinadas pelo capital financeiro com chancela do Estado neoliberal social democrtico. A relao direta do capitalismo com o Estado permite que este ltimo privilegie sempre o poder pelo dever. Em contraponto dos interesses de uma determinada classe faz-se necessrio mediao por parte do Estado, este por sua vez, no o ente querido que venha se contrapuser ao capitalismo em defesa das massas, e sim um elemento de composio necessrio, portanto a reproduo do prprio capital. A Sociedade capitalista uma sociedade de conflitos, o Estado no tem o poder de acabar com tais contradies, limita-se atravs do direito, a administrar e mediar s relaes de classe. Tal como nos esclarece Simionatto (2009):
Os atuais padres e formas de domnio no terreno econmico, necessrios reestruturao do capital, impem a necessidade de socializao de novos valores e regras de comportamento, de modo a atender tanto a esfera da produo quanto a da reproduo social. Em outros termos, um conjunto de fatores nos campos objetivo e subjetivo redefine a correlao de foras entre as classes sociais e, consequentemente, os projetos sociopolticos mais amplos. Tais relaes no se referem apenas criao de uma nova forma de organizao do trabalho e do capital, mas, tambm, formao de novos pactos e consensos entre capitalistas e trabalhadores, j que o controle do capital no incide somente na extrao da mais

3 4

Sobre a Espoliao Humana, ler tambm: Disponvel em <http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/para-tem-a-capital-e-a-cidade-com-a-maiorproporcao-de-moradores/n1597418140326.html> 5 Termo mantido da matria original 6 Termo originalmente elaborado por Aluizio Leal 7 Monumento da Roma antiga localizado na cidade de Roma, Itlia.

valia, mas ainda no consentimento e na adeso das classes nova ideologia. (SIMIONATTO, 2009, p.9)

As polticas assistencialistas nos ltimos anos apenas contriburam para um modelo de gesto que afastou o pas de um crescimento fundamentado na identificao das necessidades fundamentais da coletividade e das

possibilidades que abre ao homem o progresso da cincia (FURTADO apud ROCHA 2012, p.338). Este diapaso cujos efeitos principais traduzem -se em agudizao das condies de reproduo social da classe trabalhadora (Ibidem) veio a ruir a j falida poltica econmica nacional. A autora completa Aqui os trabalhadores so submetidos aos mais perversos mecanismos de superexplorao da fora de trabalho e de invisibilidade poltica e social, e do pondo de vista de seus direitos apenas alcanam frgeis aportes de proteo social pblica (Ibidem).

4. CONCLUSO

Como j apontamos na categorias Ideologia e consenso, o presente artigo contribui para o debate do tema de tal forma que coloca em questo o (sub)desenvolvimento e a dependncia que o mesmo gera, diante de uma certa passividade e contemplao da populao especificamente da classe trabalhadora. Os elementos abordados de modo algum esgotam as categorias no referenciadas neste texto, nos ocupamos em medir de modo sinttico ideologia do progresso e seus impactos. Diante deste exposto possvel afirmar que o sistema capitalista, mais precisamente o capitalismo perifrico presente em solo nacional contribui para a necessidade de propagao da ideologia dominante por meio do discurso do progresso.

O Brasil entre sua descoberta em 1500 at os nossos dias degusta o mito da ordem e progresso8, uma dicotomia apologtica do qual suas diretrizes balizaram as polticas nacionais e proclamou em alto e bom som o grito9 da dependncia estrangeira. Fez deste solo considerado me gentil, uma colcha de retalhos, achincalhada internacionalmente onde no alimento de nossas riquezas nacionais, o seio ptria amada, assim como qualquer instinto materno, alardeou nos quatro cantos do mundo um mantra de que aqui no Brasil, sempre cabe mais um.

8 9

Lema estampado na Bandeira do Brasil. Em aluso ao grito de independncia nas margens do riacho Ipiranga (So Paulo) por Dom Pedro I 7 de setembro de 1822.

10

Referncias

CAMPOS, Bruna. Frota no Par deve ultrapassar 1 milho at 2022. Agncia Par, Par, mar. 2013. Disponvel em http://www.agenciapara.com.br/noticia.as
p?id_ver=118532>. Acesso em 27 ago. 2013.

ROCHA, Mirella. O mito do desenvolvimento socioeconmico do Brasil no sculo XXI: Anlise a partir dos planos governamentais da era Lula. Revista Temporalis, Braslia, ano 12, n. 24, p. 325-351, Jul./Dez. 2012. CASTELO, Rodrigo. O Novo desenvolvimentismo e a decadncia ideolgica do pensamento econmico brasileiro. Servio Social & Sociedade, So Paulo, n. 112, p. 612 636, Out./Dez. 2012. MONAO, Carlos; DURIGUETTO, Maria Lcia. Estado, classe e movimento social. So Paulo: Cortez, 2011. PICOLI, Fiorelo. O capital e a devastao da Amaznia. So Paulo: Expresso Popular, 2006. LWY, Michael. Ideologias e cincia social: elementos para uma anlise marxista. So Paulo:

11

You might also like