You are on page 1of 8

FSICA: Conceitos e Contextos

Fsica Trmica

Unidade 3: Gases e termodinmica Captulo 10: Primeira Lei de Termodinmica Tpico 5: Mquinas Trmicas Motor de Combusto Interna
Andra Simone Melo de Carvalho

Quando ouvimos a expresso: Mquinas Trmicas pensamos em mquinas a vapor, como os antigos trens e as caldeiras e, porque no,... as panelas de presso. Mas, voc sabia que os carros tambm so mquinas a vapor?? Como assim? Os carros so motores a combusto, que utilizam E, como foram criados os motores a combusto? Vejamos um pouco de histria... As mquinas trmicas com motores a exploso foram criadas ao longo do sculo XX. Estes motores a combusto interna atualmente usados nos carros utilizam-se do Ciclo de Otto.

lcool, gasolina ou diesel.

Agora importante no confundir motores a combusto externa, como por exemplo o motor Stirling onde os processos de combusto ocorrem fora do motor aproveitando o calor dos gases da combusto, atravs das transformaes gasosas: 1) Compresso isotrmica; 2)

isocrico; 3) Expanso isotrmica e 4) arrefecimento isocrico. Este aproxima-se do ciclo ideal sugerido por Sadi Carnot. Vejamos a histria:

Aquecimento

Ciclo de Carnot Foi desenvolvido por pelo engenheiro Sadi Carnot (1796-1832), o seu uso apenas terico. O ciclo Carnot um ciclo ideal, partindo de transformaes de gases perfeitos. Seu funcionamento composto por duas transformaes adiabticas e duas isotrmicas alternadamente e isso permite menor perda de energia (calor) para o meio externo (fonte fria). O rendimento desse ciclo aproximadamente 72% o qual alias, nunca atingido por um motor termico. Este ciclo teorico compe as seguintes fases: 1-2: compresso isotermica 2-3: compresso adiabatica 3-4: expanso isotermica 4-1: expanso adiabatica

Descrio terica: Primeira fase: expanso isotrmica (1-2) Uma massa gasosa introduzida no cilindro e depois comprimida pelo pisto temperatura constante, sendo o cilindro esfriado durante esta fase. Segunda fase: expanso adiabtica (2-3) Sendo interrompido o resfriamento do cilindro, continua-se a compresso rapidamente de modo que nenhuma troca de calor tenha lugar entre o gs e o cilindro. Figura 01 Diagrama do ciclo de Carnot Terceira fase: compresso isotrmica (3-4) Ao passo que, durante a compresso isotrmica o cilindro deve ser resfriado, durante a expanso isotrmica, este mesmo cilindro exige aquecimento para tornar a temperatura constante. Quarta fase: compresso adiabtica (4-1) Continuando o repouso, faz-se cessar o reaquecimento do cilindro para que essa fase se efetue sem troca de calor com o cilindro e que a massa gasosa retome o volume e a presso que possua no incio da primeira fase. J o ciclo de Otto a verso utilizada pelos veculos automotores da atualidade. Ciclo Otto O Ciclo de Otto um ciclo termodinmico, que idealiza o funcionamento de motores de combusto interna de ignio por centelha. Foi definido por Beau de Rochas em 1862 e implementado com sucesso pelo engenheiro alemo Nikolaus Otto em 1876, e posteriormente por tienne Lenoir e Rudolf Diesel. Motores baseados no ciclo Otto equipam a maioria dos automveis convencionais e usam combustveis leves como gasolina, lcool, gs natural.

Figura02 Representao dos principais componentes

Descrio Terica O ciclo de Otto ideal se constitui dos seguintes processos: 1) ADMISSO isobrica = 0-1, presso constante; Vlvula de admisso aberta e Vlvula de escape fechada. O pisto se desloca do PMS (ponto morto superior) ao PMI (ponto morto inferior) admitindo para dentro do cilindro a mistura combustvel/ar. Figura03 Diagrama Presso X Volume 2) COMPRESSO adiabtica = 1-2, eleva a temperatura dos gases sem provocar a inflamao; Vlvula de admisso fechada e Vlvula de escape fechada. O pisto se desloca do PMI ao PMS, comprimindo a mistura. Antes de o pisto atingir o PMS, ocorre a fasca, dando origem combusto. 3) EXPLOSO: Combusto isocrica = 2-3, contribuio de calor provocado pela centelha (vela). A volume constante. A presso eleva-se rapidamente; Vlvula de admisso fechada Vlvula de escape fechada. A combusto provoca a expanso dos gases que empurram o pisto, fazendo o se deslocar do PMS ao PMI. Expanso adiabtica = 3-4, parte do ciclo de transforma em trabalho; 4) EXPULSO OU ESPAPE: Vlvula de admisso fechada e Vlvula de escape aberta. Abertura de vlvula de escape =4-5, cesso do calor residual ao ambiente a volume constante; Exausto isobrica = 5-0, esvaziamento da cmara. Baixa brutal de presso. O pisto se desloca do PMI ao PMS, empurrando para fora os gases queimados. Aps a expulso dos gases o motor fica nas condies iniciais permitindo que o ciclo se repita.

Figura 04 Demostrao do processo mecnico

Agora com voc!


Pesquisa sobre os

cientistas

suas

teorias

relacionadas

com

tema:

TERMODINMICA. Relacione o cientista ao conceito fsico relacionado. James Watt Conservao de Energia (Trmica/Eltrica) Nicolas L. Sadi Carnot Ciclo de Carnot (Mquina Trmica) Nicolaus Otto Ciclo de Otto (Motores combusto interna) Rudolf J. Emanuel Clausius (2 Lei da Termodinmica - Entropia)

Pesquise: Sobre os diversos tipos de motores a combusto interna, como: o diesel , motores de 2 tempos, de 8 ou 16 vlvulas... http://www.ebah.com.br/content/ABAAABbGcAD/ciclos

http://www.alexfisica.com.br/blank/simuladores.htm

GLOSSRIO 1 Lei da Termodinmica: Dentro de um sistema gasoso onde envolva trocas de energias, como: Calor (Q), Trabalho Mecnico (W) e Energia Interna (U), cumpre-se a Primeira Lei da Termodinmica, que diz: U = Q W 2 Lei da Termodinmica: impossvel a construo de um dispositivo que, por si s, isto , sem interveno do meio exterior, consiga transformar integralmente em trabalho o calor absorvido de uma fonte a uma dada temperatura uniforme.Kelvin-Planck Transformao Isobrica: O motor realiza trabalho com o calor fornecido pela combusto, com Pi = Pf, mas com volume e temperatura varivies.

Transformao Isovolumtrica: Vi = Vf, mas com presso e temperatura variveis.

Transformao Isotermica: Ti = Tf , mas com presso e volume variveis.

Pi x Vi = Pf x Vf

Transformao Adiabtica: Q = 0 No h troca de calor com o sistema

REFERNCIAS SANT'ANNA, BLAIDI; et al. Conexes com a Fsica. V. 2. 1. ed. - So Paulo: Moderna, 2010. LEMES, Pablo Henrique Carvalho. Ciclos.Arquivado no curso de Engenharia Mecnica da PUCPR. Curitiba, 2010. Disponvel em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAABbGcAD/ciclos>. Acesso em: 06.abr.2012. GREF Grupo de Reestruturao do Ensino da Fsica. Leituras de Fsica Fsica Trmica. V.3 Cap.18. So Paulo. Jun.1998. Disponvel em: <http://www.if.usp.br/gref/termodinamica.htm>. Acesso em 04.abr.2012.

APNDICE

Plano de aulas TERMODINMICA: Mquinas trmicas a combusto PLANEJAMENTO Nesse planejamento sinttico devem definir: Contedo Introduo: Motor a combusto Objetivo Compreender as transformaes gasosas envolvidas nas etapas de trabalho do motor a combusto. Diferenciar o Ciclo de Carnot com o de Otto. Relacionar os ciclos sua respectiva aplicao tecnolgica. Compreender o conhecimento cientfico como til para a humanidade.

Tipos de textos (escrita, desenho, pinturas, etc). Escrita, imagens e signos. Recursos que sero utilizados Texto digital com imagens estticas e em movimentos. Links de pesquisa.

You might also like