You are on page 1of 3

MOVIMENTOS E SEUS MSCULOS MOTORES QUADRIL

Flexo: Movimento no plano sagital, de aproximao da face anterior da coxa com a parede anterior do abdmen. MP: Ileopsoas MS: Tenso da fscia lata, pectneo, sartrio e reto femoral. Extenso: Movimento no plano sagital, em que a face anterior da coxa se afasta da parede anterior do abdmen. MP: Glteo mximo, isquiosurais ( semitendinoso, semimembranoso e cabea longa do bceps da coxa ) MS: Poro extensora do adutor magno. OBS: Na extenso do quadril com o joelho fletido participam o glteo mximo e o adutor magno. Os msculos isquiosurais esto agindo no joelho. Abduo: Movimento no plano frontal, em que a coxa se afasta do plano mediano. MP: Glteo mdio. MS: Glteo mnimo, tensor da fscia lata, sartrio. Aduo: Movimento no plano frontal, em que a coxa se aproxima do plano mediano. MP: Msculos da regio medial da coxa: Adutores ( longo, curto e magno) e grcil. O pectneo somente participa da aduo, quando o quadril est fletido. Rotao Lateral (Externa) : Movimento em torno de um eixo vertical - que do centro da cabea do fmur passa ao centro do seu cndilo medial. MP: Msculos curtos da regio gltea ( piriforme, obturatrio interno, gmeo superior, gmeo inferior, quadrado da coxa e obturatrio externo). Rotao Medial ( Interna): a face anterior da coxa volta para o plano mediano. No existem motores primrios. A rotao interna funo secundria dos msculos: semitendinoso, semimembranoso, poro extensora do adutor magno, grcil, glteo mdio e glteo mnimo.
Total Fitness Academia Rua do Ouro, 195 Serra. Tel: 3281-5444 www.academiatotalfitness.com.br

JOELHO
Flexo: Movimento no plano sagital, de aproximao das faces posteriores da perna e da coxa. MP: Isquiosurais ( semitendinoso , semimembranoso e bceps da coxa). MS: Grcil, sartrio, gastrocnmios, e poplteo. Extenso: Movimento no plano sagital, em que as faces posteriores da perna e da coxa se afastam. MP: Quadrceps ( reto femural, vasto lateral, vasto intermdio, vasto medial) Rotao Lateral ( Externa) MP: Bceps da coxa. Rotao Medial ( Interna). MP: Polplteo semimembranoso, semitendinoso. MS: Grcil, sartrio.

TORNOZELO
Flexo plantar: Movimento de afastamento do dorso do p da face anterior da perna. MP: Trceps sural ( Gatrocnmio medial, gastrocmnio lateral e sleo). MS: Plantar, flexor longo do hlux, flexor longo dos dedos, tibial posterior e fibular longo e curto. Dorsiflexo: Movimento de aproximao do dorso do p da face anterior da perna. MP: Tibial anterior e extensor longo dos dedos. MS: Extensor longo do hlux e fibular terceiro.

INTERTRSICAS
Inverso ( Supinao): Movimento em que a borda medial do p se eleva e a planta volta-se medialmente. MP: Tibial anterior e tibial posterior. Everso ( pronao): Movimento em que a borda lateral do p se eleva e a planta volta-se lateralmente. MP: Fibular longo e fibular curto. MS: Fibular terceiro.
Total Fitness Academia Rua do Ouro, 195 Serra. Tel: 3281-5444 www.academiatotalfitness.com.br

OBS: Inverso e everso no so movimentos puros. Na inverso ocorre aduo do p e certo grau de flexo plantar e na everso abduo do p e dorsiflexo.

Total Fitness Academia Rua do Ouro, 195 Serra. Tel: 3281-5444 www.academiatotalfitness.com.br

You might also like