You are on page 1of 50

SEQUNCIA DIDTICA Histrias Infantis

Uma estratgia de ensino em favor do desenvolvimento dos cinco Eixos da Alfabetizao e Letramento.
Desempenho Intermedirio Desempenho Recomendado

O trabalho de alfabetizao e letramento, no Ciclo de Alfabetizao, dever ser realizado com o objetivo de desenvolver os 5 eixos do conhecimento de Lngua Portuguesa.
1 - Compreenso e valorizao da cultura escrita (letramento); 2 - Apropriao do Sistema de Escrita (alfabetizao); 3 - Leitura (interpretao de textos); 4 - Produo de textos escritos; 5 - Desenvolvimento da Oralidade.

OBJETIVOS Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses, e a caractersticas do gnero e do suporte; Desenvolver sua capacidade de construir um conjunto de expectativas (pressuposies antecipadas dos sentidos, de forma e da funo do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prvios sobre gnero, suporte e universo temtico, bem como sobre salincias textuais, recursos grficos, imagens, dados da prpria obra (ndice, prefcio etc); Ler, de maneira autnoma, textos de gneros e temas com os quais tenha construdo familiaridade;

JUSTIFICATIVA Observando que, de uma maneira geral, o aluno no tem iniciativa de ler, sem que haja uma cobrana pelo professor, essa sequncia didtica, visa oferecer atividades diversificadas que possibilitem o prazer da leitura.
TEMPO DA ATIVIDADE Aproximadamente um ms MATERIAL Atividades de leitura silenciosa e oral acompanhadas de ilustrao do texto; Livros de contos sugeridos Vdeos
3

Desempenho Intermedirio
Uso adequado da pgina. Aquisio de conscincia fonolgica. Reconhecimento da palavra como unidade grfica. Leitura de palavras e pequenos textos. Interpretao de informaes implcitas em textos. Implicaes do gnero e do suporte na compreenso de textos.

Desempenho Recomendado
Aquisio de conscincia fonolgica. Localizao de informaes explcitas em textos. Interpretao de informaes implcitas em textos. Coerncia e coeso no processamento de textos. Avaliao do leitor em relao aos textos. Implicaes do gnero e do suporte na compreenso de textos. 4

Uso adequado da pgina


O texto nos fez conhecer algumas caractersticas da menina Serafina. Na pgina abaixo, escreva algumas de suas caractersticas:

Aquisio da conscincia fonolgica


Desafiar as crianas a falar rapidamente o texto; Depois que as crianas brincarem com a sonoridade, perguntar: qual as palavras que repete mais vezes? Quantos pedaos (slabas) tem essas palavras: ensinar e aprender? Qual a primeira slaba destas palavras? E a segunda? Que palavra tem a slaba RA? Que palavras se repetem no texto?

SE CRIANA QUER ENSINAR, SERAFINA QUER APRENDER. SE CRIANA QUER APRENDER, SERAFINA QUER ENSINAR.

Desenvolvimento da Oralidade
FIO CONDUTOR DE TODO TRABALHO REALIZADO NA ESCOLA.

UMA MENINA ESPECIAL


1- Em sua imaginao, quais so os personagens que vo aparecer nesta histria?

Este eixo, de grande importncia na vida das pessoas, portanto deve ser tambm na escola objeto de ateno e estudo. importante propiciar aos alunos, principalmente s crianas oriundas de um meio social menos favorecido, a ter acesso a uma lngua de prestgio, mas precisamos tambm respeitar a lngua que ela adquiriu no meio familiar e social em que vive, sem discrimin-la. Lembre-se professor(a) que ao trabalhar qualquer contedo, voc dever sempre inici-lo com atividades orais.

2- Como voc pensa que a histria vai comear?


3- Onde, em qual espao ou lugar, ela vai acontecer?

4- Quais so as personagens desta histria?


4- Como voc imagina que so as personagens?

5- O que acontecer nesta histria?


7

O QUE UMA MENINA ESPECIAL?


ALGUNS TEXTOS DO A SEGUINTE DEFINIO: Peculiar a uma pessoa ou coisa; privativo, singular, exclusivo, especial. Fora do comum, excelente, notvel. importante, relevante, incomum, admirvel, Aps a leitura verificar se houve problemas de compreenso de palavras ou expresses, relendo o texto em voz alta, discutir com os alunos se a definio descreve como eles imaginam ser o dicionrio que conhecem, discutir como diferentes informaes podem ser feitas.

Desenvolvimento da Oralidade
REGISTRE O TTULO DO TEXTO NO QUADRO PAUSA PROTOCOLADA PRIMEIRA PARTE Provoque o Levantamento de Hipteses. REGISTRAR TODAS AS HIPTESES LEVANTADAS NO QUADRO 1 Do que voc acha que a histria vai falar? 2- Em sua imaginao, quais so os personagens que vo aparecer na histria? 3- Como voc pensa que a histria vai comear? 4- Onde, em qual espao ou lugar, a histria vai acontecer? 5- Vocs acreditam que existe uma menina especial? 6- Como voc imagina uma uma menina especial? Escutem a leitura da primeira parte: Fazer leitura enftica adequando a voz s personagens do texto e ao narrador.
9

UMA MENINA ESPECIAL TUDO COMEOU NO DIA EM QUE OLHEI PARA O ROSTO DE MINHA IRM CLUDIA, DEITADA NA CAMA, COM A CABEA MEIO DEPENDURADA. SUA BOCA PASSAVA PARA O LUGAR DOS OLHOS E VICE-VERSA; A PARTE INFERIOR DOS DENTES FICAVA NA SUPERIOR; COM O QUEIXO PARA CIMA, A CABEA FICAVA ENGRAADA, O ROSTO, TUDO PARECIA DELICIOSAMENTE ENGRAADO! Aps a leitura, dizer: Vamos conferir as previses levantadas e confirmar de acordo com a primeira parte da histria, as hipteses verdadeiras. Professor retome as previses feitas pelos alunos, para confirmar ou descartar as hipteses levantadas.

10

SEGUNDA PARTE: Levantamento de hipteses. REGISTRAR AS HIPTESES LEVANTADAS NO QUADRO 1 - O que vocs pensam que vai acontecer, na 2 parte da histria? 2- A neta ir gostar de aprender os ensinamentos de bruxaria da av? 2 Em qual espao, voc imagina que vai desenvolver a segunda parte da histria? 3 Quais as personagens aparecero na segunda parte da histria? 4 Quais ingredientes voc acrescentaria na poro mgica?

11

Escutem a segunda parte da histria.


IMEDIATAMENTE MEUS PENSAMENTOS COMEARAM A BRINCAR: "SE A GENTE FALASSE PELOS OLHOS, TERIA DUAS BOCAS COM CLIOS E SOBRANCELHAS... QUE ESQUISITO! E SE ENXERGASSE PELA BOCA? SER QUE TERIA UM OLHO S, COM DENTES, LNGUA, CU DO OLHO?!" A PARTIR DA, A SRIE DE "SES E SERS" FOI LONGE, MUITO LONGE! FUI ANOTANDO TUDO EM UM CADERNO E, QUANDO ME DEI CONTA, TINHA CRIADO O PERFIL DE UMA MENINA QUE S PODERIA CHAMAR... SE SER SERAFINA? Nesse trecho a autora faz uma descrio detalhada da ideia que ela teve para criar o nome da personagem. Ela poderia simplesmente escrever: menina. Alm disso sua descrio foi: a srie de ses e sers foi longe muito longe, buscando expressar a intensidade da ao. A escritora faz isso para dar mais vivacidade ao texto. Confirmao das hipteses levantadas.
12

TERCEIRA PARTE Levantamento de hipteses. REGISTRAR AS HIPTESES LEVANTADAS NO QUADRO 1 Na sua imaginao, o que ir acontecer? 2 - A bruxaria vai dar certo? 3 Por que a menina duvidou da av?

13

Escutem a terceira parte da histria: AGORA S FALTAVA CRIAR UM UNIVERSO ONDE ELA PUDESSE VIVER E CONTAR SUAS PRPRIAS HISTRIAS. A SOLUO VEIO LOGO, PULOU NA MINHA FRENTE, LEVE E NATURAL. SERAFINA TERIA UM DIRIO, ONDE PUDESSE ESCREVER QUANDO SENTISSE NECESSIDADE; QUANDO QUISESSE REGISTRAR UMA EMOO, FOSSE ELA ALEGRE, TRISTE, DOLORIDA, ENGRAADA, MELANCLICA, SERENA, DOCE, AMARGA, AZEDA ... DE QUEM ELA PUXOU ESSA "MANIA"? ...AH, QUANTOS DIRIOS J ESCREVI E AINDA ESCREVO! FORAM LINHAS E LINHAS, PGINAS, FOLHAS, CADERNOS, UNS COM CADEADO, AT, PARA GUARDAR OS SEGREDOS MAIS SECRETOS... E O MESMO ACONTECEU COM SERAFINA: SE FICASSE SEM UM DIRIO, PARECIA QUE LHE FALTAVA UM PEDAO DO CORAO E O QUE SOBRAVA ERA UMA VERDADEIRA REVOLUO DE PENSAMENTOS! Observe que no texto acima a autora usa a expresso formal ela usada na fala da autora, em substituio Serafina. Confirmao das hipteses levantadas.
14

QUARTA PARTE Levantamento de hipteses. REGISTRAR AS HIPTESES LEVANTADAS NO QUADRO 1 Na sua imaginao como terminar a histria?

15

Escute a quarta parte da histria: POIS ... DESDE AQUELE DIA EM QUE OLHEI PARA A CABEA VIRADA DE MINHA IRM - FOI MAIS OU MENOS EM AGOSTO, SETEMBRO DE 1978 -, SERAFINA E EU NO PARAMOS MAIS DE FALAR, DE CONVERSAR COM VOCS. J NO SABEMOS VIVER CALADAS... ESTA EDIO, PORTANTO, COMEMORA 25 ANOS DE UMA AMIZADE, MAIS QUE ISSO, DE UMA CUMPLICIDADE ENTRE NS E VOCS, LEITORES QUERIDOS! SO 25 ANOS DE CARTAS RECEBIDAS E VISITAS A ESCOLAS, ONDE SEMPRE RECEBEMOS, DA PARTE DE TODOS, O AMOR MAIS SIGNIFICATIVO QUE EXISTE: AQUELE QUE DADO ESPONTANEAMENTE, SEM PEDIR NADA EM TROCA, A NO SER OUTRAS HISTRIAS, OUTRAS AVENTURAS, OUTROS DIRIOS ... ANTES DO "AT BREVE", SERAFINA E EU S QUERAMOS AGRADECER E DIZER QUE J TEMOS UMA NOVA IDEIA FERVILHANDO NA CABEA... ENQUANTO ISSO SINTAM O NOSSO MAIS PURO E PROFUNDO AFETO! Cristina Porto/2003 Confirmao das hipteses levantadas
No final do texto a autora faz uma linha de tempo desde o nascimento de Serafina at a criao do dirio. Professor retorne a terceira parte do texto e busque as palavras ou expresses que confirmam a causa da criao. Entregar o texto xerografado para cada aluno. Fazer leitura do texto com os alunos de diversas maneiras: coletiva, partilhada, em grupos, individual. 16

Atividades de trabalho sistemtico:


Explorando o texto: Uma menina especial.

17

A atividade a seguir tem por objetivo organizar os fatos para que um texto tenha coeso e coerncia.
Fazer a leitura e interpretao oral com os alunos deixando que os mesmos construam as respostas e validem as respostas uns dos outros. As perguntas podem ser passadas em uma caixinha para que um aluno faa e os outros tentem responder. 1. Que personagens aparecem na histria Uma menina especial? 2. Qual o conflito gerador da histria? 3. Qual o desfecho da histria? 4. De acordo com o texto, o que necessrio para ser uma menina especial? 5. De acordo com o texto por que o dirio deu certo? 6. Se tivssemos que contar a histria com nossas palavras, como seria? Professor, a partir das respostas dos alunos escreva snteses dos comentrios orais dos alunos sem compromisso com a coeso. Aps, cada sntese em forma de frase, ser numerada e, junto com os alunos, coloque em ordem conforme o texto lido. Qual o primeiro fato que aconteceu? Como a autora comeou a contar a histria? Destas frases qual seria a primeira? E depois? Vamos colocar em ordem dos fatos ocorridos? Podemos falar do dirio antes de falar do que estava acontecendo com Cludia? Agora que colocamos em ordem vamos escrever no papel pardo? Como fazemos para formar um texto com estas frases? Devemos acrescentar alguma palavra? Que palavra ou quais palavras?
18

Localizar, no texto, as informaes solicitadas


Localizar, no texto, Uma menina especial as informaes solicitadas. 1- Tudo comeou no dia em que olhei para o rosto da minha irm... Escreva um pequeno texto narrando o que poder acontecer com a personagem? 2. A histria traz uma mistura de realidade com fantasia. Localize, no texto uma menina especial esse momento de fantasia.

3. Leia o trecho: Agora Serafina precisava criar seu dirio, para que ela pudesse registrar suas ideias - A palavra em negrito substituda, no trecho seguinte, por outra de igual sentido. Que palavra foi usada para substitu-la? Por que foi necessrio fazer a substituio da palavra Serafina?
4. Qual o clmax (momento de maior tenso) da histria? 5. Certo dia Serafina escreveu um dirio. Retire o verbo da frase acima e diga se ele expressa algo que j aconteceu (passado) ou que ainda vai acontecer (futuro).
19

Reconto da histria atravs do texto fatiado

1. Apresentar o texto fatiado em pargrafos dentro de envelopes e a seguir solicitar que os alunos recontem a histria na sequncia do texto, de acordo com os pargrafos recebidos.

2. Apontar no texto os pontos de exclamao e as reticncias.


3. Discutir com a turma a funo de cada um. 4. Identificar semelhanas e/ou diferenas entre a funo de cada uma.

5. Apontar no texto a palavra _MANIA_ e discutir com a turma porque a autora usou essa palavra e qual o seu significado.
6. Identificar a causa da criao do dirio.

20

Atividades de consolidao Em folha xerocada ou mimeografada, atividades com ordens diretas, podem ser individuais ou em grupos e o professor poder interferir se necessrio. A professora selecionar previamente palavras que esto no texto e que os alunos apresentaram dificuldades, de acordo com diagnstico realizado na turma. Ex.: NH LH QU SS X, etc. A professora pedir que os alunos falem palavras que tenham o mesmo som, que comecem ou terminem como essas palavras e escrever no quadro, formando assim um grupo ortogrfico com essa dificuldade selecionada. (uma dificuldade de cada vez).

Tendo essas palavras como ponto de partida, a professora poder criar atividades que inicialmente devero ser orais e depois escritas: Composio e decomposio silbica Bingo de palavras Cada aluno recebe uma folha em branco e faz uma dobradura, de forma que a folha fique marcada como uma cartela de bingo com 16 quadrinhos. Cada aluno escolhe do grupo ortogrfico, criado por eles 16 palavras e preenche a cartela. A professora poder iniciar o ditado e o vencedor do bingo ser de acordo com o combinado previamente. Produo de frases (oral - coletiva e escrita - individual) Formao de outras palavras partindo desta dificuldade Ditados de palavras Cruzadinhas Atividades de completar palavras Caa palavras 21

1. a) Observe a palavra sublinhada na frase. Risque o melhor significado para ela, no quadro abaixo: AFETO 1. Qualidade de quem carinhoso. 2. Falta de carinho. 3. Falta de amor.

Enquanto isso, sintam o nosso mais puro e profundo afeto. b) Escreva uma frase empregando o significado da palavra afeto do item 1. do quadro. 02. Meu nome Cristina Porto. Que criou Serafina. Descreva Serafina. 03.Serafina precisava criar um dirio- disse a autora. De acordo com o texto, porque Serafina precisava criar um dirio? 04.Tudo comeou... Muito compenetrada, a autora cria a Serafina. A Serafina deu certo? Justifique. 05. Serafina e autora no conseguem viver caladas... De acordo com o texto, cite trs aes de Serafina e da autora que confirmem a afirmativa. 123
22

Leitura
No necessrio esperar que seu aluno j saiba ler e escrever para iniciar o trabalho com a leitura. Para atender esse eixo, voc poder trabalhar desde o incio da escolaridade com os textos que pertencem tradio oral. So textos que as crianas normalmente conhecem, gostam de cantar ou recitar e memorizam com muita facilidade. Eles possibilitam avanos em suas hipteses a respeito da lngua escrita e propiciam problemas para diferentes nveis de conhecimento. So os gneros: parlendas, cantigas, msicas, poemas, quadrinhas, fbulas, etc. Voc deve tambm, cuidar para que os textos sejam adequados, prprios das brincadeiras de infncia, divertidos e com um forte comprometimento ldico. Uma vez memorizados, o trabalho com eles, flui com muita naturalidade. 23

Interpretao de informaes implcitas em textos


Inferir o significado de palavras e expresses usadas em um texto.

Especial
Qual o significado da palavra em destaque? Significado de Especial Adj. Peculiar a uma pessoa ou coisa; privativo, singular, exclusivo, aptido. Fora do comum, excelente, notvel. E se acrescentamos outra palavra ao contexto? Especial ganha outros sentidos? Qual(is)?

Qual o significado da palavra no ttulo do texto Uma menina especial?


24

Por que Mafalda pode ser considerada uma menina especial?

Tirinhas da Mafalda As histrias em quadrinho da Mafalda despertam a ateno de muitas pessoas por relatar uma menina de seis anos que questiona tudo o que acontece a sua volta. As tirinhas da Mafalda contam com outros personagens como Filipe, Mam, Pap, Manolito, Susanita, Miguel, Burocracia, Liberdade e Guile.
25

TEXTO I Uma menina especial


Tudo comeou no dia em que olhei para o rosto de minha irm Cludia, deitada na cama, com a cabea meio dependurada. Sua boca passava para o lugar dos olhos e vice-versa; a parte inferior dos dentes ficava na superior; com o queixo para cima, a cabea. Ficava engraada, o rosto, tudo parecia deliciosamente engraado!

TEXTO II Emlia A boneca de pano Emlia tagarela, curiosa e egosta tambm conhecida como Marquesa de Rabic nasceu das mos de Tia Nastcia. Com retalhos de uma saia velha, a cozinheira fez uma bonequinha de corpo desajeitado, com olhos de retrs preto, sobrancelhas meio fora do lugar e recheio de macela para a menina Narizinho, apelido de Lcia, neta de Dona Benta. Era 1920, ano marcado como um divisor de guas na literatura infantil brasileira. (http://www.revistaemilia.com.br/mostra. php?id=46)

01.Qual a relao entre os TEXTOS I e II? 02.Emlia nasceu das mos de Tia Nastcia . Explique essa afirmativa. b) Imagine que voc, como Tia Nastcia pudesse criar (transformar). O que voc faria para melhorar: O trnsito de sua cidade? A vida dos meninos de rua? O mundo?

26

03- Releia o texto Uma menina especial e preencha o organograma abaixo:

Agora s faltava criar um universo onde ela pudesse viver e contar suas prprias histrias. A soluo veio logo, pulou na minha frente, leve e natural. Serafina teria um dirio, onde pudesse escrever quando sentisse necessidade; quando quisesse registrar uma emoo, fosse ela alegre, triste, dolorida, engraada, melanclica, serena, doce, amarga, azeda ... de quem ela puxou essa "mania"? ...Ah, quantos dirios j escrevi e ainda escrevo! Foram linhas e linhas, pginas, folhas, cadernos, uns com cadeado, at, para guardar os segredos mais secretos... E o mesmo aconteceu com Serafina: se ficasse sem um dirio, parecia que lhe faltava um pedao do corao e o que sobrava era uma verdadeira revoluo de pensamentos!

CONSEQUNCIA CRIAO DO DIRIO

1 CAUSA

2 CAUSA

3 CAUSA

04- Retire do texto as palavras ou expresses que comprovam a causa da criao. 27

Capacidades necessrias ao uso da escrita e leitura no contexto escolar


O professor dever criar situaes de aprendizagem, atravs de: Explorao da coleo da autora, destacando quantos ttulos foram escritos por ela. Destacar que a histria foi escrita por uma pessoa e ilustrada por outra. Explorao do livro evidenciando a sequncia do texto nas pginas. Mostrar aos aluno que o texto que vai ser trabalhado um recorte do livro (fragmento) mostrar o significado da palavra. Apresentao dos recursos de disposio dos escritos nas pginas dos livros (margens, pargrafos, espaamento entre partes). Apresentao adequada do suporte nos textos produzidos. Uso adequado das capacidades especficas relacionadas ao ato de escrever (instrumentos de escrita, clareza e legibilidade).
28

Aprofundando o desenvolvimento de atitudes de leitura Professor aproveite a Sequncia Didtica: Histrias Infantis, para compartilhar com a turma livros que tenham como protagonista a Serafina. Voc pode utilizar a leitura em captulos, como nas novelas

29

Implicaes do suporte do gnero e/ou do enunciador na compreenso do texto


AUTOR sempre o indivduo que fez, que criou.

ILUSTRADOR quem fez os desenhos.

TTULO

Editora tica.

Identificar o gnero de um texto. Identificar a funo de textos de diferentes gneros. Interpretar texto que conjuga linguagem verbal e no-verbal.

Editora a empresa que cuida da impresso, transforma o texto escrito em livro e o pe ao alcance do pblico leitor.
30

Leitura de palavras e pequenos textos. Lista de histrias que sero lidos


Criar, com os alunos, uma lista de histrias conhecidas que sero expostas na sala de aula e que serviro como referncia para a escrita de nomes de outras histrias.
SUGESTO DE LISTA: PALAVRAS, PALAVRAS E MAIS PALAVRAS. HISTRIAS DE AMOR. HISTRIAS DE BANZO E SAUDADE. HISTRIAS DE CIME, CARINHO E ARREPENDIMENTO. HISTRIAS DO SEU NON MOTORNEIRO OU DOS VELHOS TEMPOS. SUSTOS E SURPRESAS.

31

Leitura de palavras e pequenos textos.


SE CRIANA QUER ENSINAR, SERAFINA QUER APRENDER. SE CRIANA QUER APRENDER, SERAFINA QUER ENSINAR.

Se criana quer ensinar, Serafina quer aprender. Se criana quer aprender, Serafina quer ensinar.

Pedir que os alunos circular a palavra Serafina nos dois textos. Colorir os espaos entre as palavras nos dois textos. Circular as palavras que comeam com a mesma letra do nome da Serafina nos dois textos. Pedir que falem o nome da letra que comea o nome Serafina. Em seu nome tem alguma letra da palavra Serafina?

32

Interpretao de informaes implcitas em textos.


UMA MENINA LEVADA Era uma vez uma menina chamada Patrcia que adorava sair para brincar na rua longe da sua me. A me sempre avisava: - Patrcia: no v muito longe. Mas no adiantava. Patrcia no obedecia. Comeou brincando perto de casa, com os vizinhos de perto. Logo estava brincando no fim da rua. Depois no outro quarteiro. E no outro. A me saa atrs da Patrcia: - Patrcia! Hora de fazer tarefa!

Ser que Patrcia fez a tarefa? Ou ser que ela no atendeu?

O que ser que pode acontecer com Patrcia?


Crie um texto contando o que Patrcia fez.

33

Implicaes do gnero e do suporte na compreenso de textos


Que gnero textual esse? Para que serve esse texto? Quem escreveu este texto? Quem fez a ilustrao?

34

SERAFINA QUER FAZER UM BARQUINHO... MATERIAIS UMA FOLHA DE PAPEL DA COR DE SUA PREFERNCIA UMA TESOURA AS INSTRUES AO LADO NOS ENSINAM A: 1. FAZER UM DIRIO 2. CRIAR UMA BONECA 3. FAZER UMA FLOR 4. FAZER UM BARQUINHO COM O MATERIAL CITADO VOC FAR UM: 1. CHAPU 2. BONECO 3. BARQUINHO 4. CADERNINHO
35

Produo Escrita
Ao trabalharmos com a produo escrita estamos aqui iniciando um trabalho com a escrita de textos. Podemos definir muito simplesmente o que um texto quando dizemos que algo que nos comunica alguma coisa. No importa o tamanho, podendo existir textos grandes ou pequenos, ou at mesmo textos com uma s palavra. A escrita na escola, assim como nas prticas sociais fora da escola, deve servir a algum objetivo, ter alguma funo e dirigir-se a algum leitor., e no somente ser endereada apenas ao professor. Os textos escritos possuem tambm alm do contedo que o que temos a dizer, uma forma ou estrutura prpria.
36

Dominar as relaes entre grafemas e fonemas reconhecer a palavra como unidade grfica.
Encontre as palavras, pinte e copie no quadro ao lado:
D I D I R I O C E P R I M R E I P O S A D C O I S L U B C L S I R C A A D R O A E O C R P G R A L V R N E I O A A A I R A G A N R G R N A F R O N U T C H U I I S L O O I A G N O V A X T U A D A A I R T A R U G Q NOMES DE PALAVRAS DO TEXTO

BANCO DE PALAVRAS: DICIONRIO SERAFINA PALAVRA DIRIO CRIANA - ESCOLINHA


37

Planejar a escrita do texto considerando o tema central e seus desdobramentos.


1. Pea que os alunos imaginem possveis falas da histria de acordo com o que acham que cada um est dizendo, e ditem para o professora escrever. Neste momento, importante que os alunos j tenham a compreenso da estrutura de uma histria, que nesse gnero textual a imaginao pode ser usada livremente. Relembre os ttulos das histrias conhecidas e pea que as crianas votem naquela que gostariam de apresentar. Organize a sala em duplas de trabalho produtivas. interessante ter como critrio para organizao das duplas: hipteses de escrita diferentes, porm prximas, e a relao entre os alunos. Pea que cada dupla escreva o ttulo da histria que deseja que seja ler para a sala. Acompanhe a produo escrita e pea que leiam o que escreveram e, assim, oriente sua produo.

___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________
38

2.

3.

4.

39

Implicaes do gnero e do suporte na compreenso de textos.


Pense em outros ingredientes que podemos usar em uma receita de docinho chamada Beijinho. Crie, para Serafina uma receita saborosa. Ingredientes: 450 gramas de maisena peneirada 1 vidro de leite de coco 3 gemas 2 colheres (de sopa) bem cheias de manteiga ou margarina 4 colheres (de sopa) de acar. 1 pitada de sal. Farinha para polvilhar a forma. Modo de fazer: Misture tudo e amasse muito bem, at ficar ligado. Divida a massa em pedaos para enrolar. Asse em forno mdio, at ficarem dourados. Receita: _ ________________________________ Ingredientes: __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ Modo de fazer: :

_________________________________ _________________________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ 40 _________________________

Implicaes do gnero e do suporte na compreenso de textos


Para comemorar o aniversrio Serafina resolveu fazer um bolo e compartilhar com os amigos.Vamos escrever a receita do bolo usada por elas. BOLO ______________________________________________________________ INGREDIENTES: ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ MODO DE PREPARO: ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________
41

Produo Escrita
Leia o bilhete que Serafina enviou a amiga convidando para comer o bolo. O que ser que a amiga respondeu? Escreva um bilhete para a Serafina, como se voc fosse a sua amiga.

Querida amiga Lcia, Aprendi uma nova receita com minha professora Catarina. Conto com voc para experimentar e dar sua opinio. Serafina

Querida Serafina, _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ Lcia

42

Planejamento de reescrita do texto


Preparar a turma para reescrita do texto. Alm de decidirem o que permanecer igual e que parte da histria ir mudar (se mudar), para comunicar o qu? Alm de refletir sobre forma como o texto estruturado, a linguagem, etc. que ser mais adequada.
Faa com que a definio de dicionrio seja coletiva. __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________

43

01- SERAFINA FICOU FELIZ EM SABER QUE O CIRCO CHEGOU NA CIDADE. Leia o texto abaixo e transcreva-o.

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

44

Reviso coletiva do Texto


um momento privilegiado para que as crianas reflitam acerca da linguagem escrita e aprendam mais um comportamento escritor: um texto no nasce de uma s vez, ele regado das reflexes (em um dado tempo) daquele que o escreve. Em uma reviso no d para resolver todos os problemas do texto, por isso alm de focar em um aspecto (segmentao, repetio de palavras, descrio confusa etc.); deve fazer uso dos outros do espao de sistematizao da rotina para trabalhar outras questes at que o texto fique bom.

45

Entrevistando um adulto
Dicas para os entrevistados... Como as crianas da classe ainda no leem com segurana, importante que o entrevistado as ajude tanto na leitura das perguntas quanto na escrita das respostas. Depois de escrever, preciso ler para elas, pois fundamental que saibam o que vocs responderam, para compartilhar com os colegas da turma!

Quais histrias voc conhece? Qual a sua preferida? Em que ocasio voc ouviu ou leu essa histria?

46

Os alunos tero que entrevistar um adulto prximo (parente ou amigo). Faro isso fora da escola, como lio de casa. Para tanto, precisam de uma orientao detalhada: eles precisam saber o que est escrito em cada pergunta e, nesse sentido, o professor deve reler algumas vezes, at que eles saibam o contedo de cada uma. Os alunos devero anotar as respostas e/ ou, pedir ao entrevistado que as anote no espao destinado s respostas. necessrio que saibam o que foi respondido, para contar aos colegas. As respostas dos entrevistados devero ser socializadas: contar aos colegas os contos conhecidos e os prediletos, bem como compartilhar as situaes em que foram lidos pelos entrevistados ou como foi o primeiro contato com essas histrias. Ao longo dessa conversa, ser interessante o professor anotar os contos prediletos e elaborar um cartaz que dever ser afixado na classe.

47

Pesquisando junto aos funcionrios da escola. Qual sua histria predileta?


Em pequenos grupos, as crianas recebem uma tabela com a lista de contos lidos e tero que fazer uma pesquisa pela escola, questionando os funcionrios sobre seus contos prediletos e fazendo o levantamento de argumentos sobre o porqu da preferncia. Ao final da pesquisa, tabular e escrever uma lista representativa do resultado colhido. Colocar esta lista em um cartaz, em que sero reunidas as fbulas. Esse cartaz ser afixado na sala, no canto de Leitura.

48

REFERNCIAS: CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizando sem o b-b-b-b-bu. SP: Scipione, 1999. CEALE/SEE. Orientaes para a organizao do Ciclo Inicial de Alfabetizao, BH, 2004. PORTO, Cristina. Coleo Serafina, SP: Editora tica. TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa. Aprender a ler e escrever. Uma proposta construtivista. Porto Alegre: ARTMED, 2003.

Conhea todas as teorias, domine todas as tcnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.

Carl G. Jung

BOM TRABALHO! Equipe Central Maio - 2013

50

You might also like