You are on page 1of 8

ESCOLA DE FORMAO DE TERAPAUTAS Desde 2000 formando os melhores Terapeutas

www.institutofolhaverde.com/esc

QUELODES E DERMATITES
TRATAMENTOS

INSTRUTOR E COORDENADOR

CARLOS ANTONIO FIRMINO contato@institutofolhaverde.com

Ateno: O material deste mdulo est disponvel apenas como parmetro de estudos para este Curso de Formao de Terapeutas, proibida qualquer forma de comercializao do mesmo. Os crditos do contedo aqui contido so dados aos seus respectivos autores descritos na Bibliografia Consultada e nas informaes verbais do Instrutor altamente qualificado.

1
INSTITUTO FOLHA VERDE Escola de Formao de Terapeutas Mogi Guau/SP PABX (19) 3841-2186

ESTETICA FACIAL AVANADA

Quelide uma cicatriz espessa e elevada e de superfcie lisa. Essa cicatriz em altorelevo, geralmente, limitada pele, embora se estenda para os lados em relao ao ponto, ferimento ou inciso cirrgica de origem (figuras 1 a 5). Devido ao fato de crescer e invadir pele vizinha, o quelide considerado por pesquisadores como um tumor benigno cicatricial. O quelide ocorre na pele (exceto rarssimos casos na crnea), e um distrbio que somente existe em humanos.

Figura 1 Quelide em parede torcica.. .......Figura 2 Quelide em lbulo de orelha.

2
INSTITUTO FOLHA VERDE Escola de Formao de Terapeutas Mogi Guau/SP PABX (19) 3841-2186

Fatores de Risco A freqncia maior encontra-se em paciente jovem, entre 10 a 30 anos, com risco maior dos 11 aos 30 anos de idade. raro em criana e idoso. mais comum em pessoas do sexo feminino em relao ao masculino. Relata-se quase o dobro (1,8/1) na mulher em relao ao homem, embora alguns pesquisadores no encontraram relao entre o risco de desenvolver quelide em relao ao sexo. O quelide mais freqente, pela ordem, em pessoas de cor de pele negra, parda, amarela (orientais) e branca. Pessoas negras esto quase 20 vezes mais predispostas ao aparecimento do quelide que pessoas brancas. A presena simultnea de mais de um quelide, em relao a situaes com a presena de um nico quelide, tambm um fator de risco para aumentar a chance do quelide retornar aps sua retirada cirrgica. De qualquer forma, um quelide reincidente no representa uma contra-indicao para uma nova operao. No existe quelide espontneo. As leses sem causa aparente so provocadas por pequenos ferimentos no percebidos pelo paciente, como pequenas espinhas (pstulas) na pele por acne, leses da catapora, ou at picada de insetos. O quelide tambm mais freqente em regies de pele mais escura ou pigmentada. A causa desse distrbio ainda est insuficientemente esclarecida. Apenas conhecem-se fatores de risco para o desenvolvimento do quelide, como feridas suturadas sob tenso ou em regies de pele mais espessa, que cicatrizaram sem sutura, ou feridas que evoluram com infeco. Ainda, pessoas com algum tipo de alergia so mais freqentemente encontradas nos portadores de quelide, em relao s pessoas com cicatrizao normal. Quadro Clnico A maioria das leses (92,3%) localiza-se em posio superior ao abdome. A orelha (principalmente o lbulo) (figura 6), e a parede torcica (mais especificamente, o peito ou regio pr-esternal) (figura 7) so os locais mais freqentes, seguidos pela regio lateral da face e 3
INSTITUTO FOLHA VERDE Escola de Formao de Terapeutas Mogi Guau/SP PABX (19) 3841-2186

pescoo (figura 8). Na parede abdominal localizam-se 7,0% das leses (figura 9), e nos membros inferiores (coxa ou perna) 1,6% (figura 10).

O quelide pode ter crescimento contnuo, ou com perodos de parada do crescimento; geralmente, no regridem espontaneamente. Apresenta uma fase de atividade clnica, sendo chamado como quelide ativo, com vermelhido, coceira e/ou dor (figura 11), e uma fase de inatividade clnica ou estvel, conhecido como quelide inativo (figura 12), sem a presena de sintomas ou crescimento. O quelide aumenta suas dimenses, ou as mantm inalteradas, por tempo indeterminado, enquanto a cicatriz hipertrfica tende regresso. Figura 3 - Quelide na orelha. a) Quelide em ambos os lados do lbulo da orelha por perfurao de brinco. b) Quelide na parte superior da orelha por perfurao de piercing. c) Quelide em lbulo de orelha por perfurao de brinco, ao lado de duas laceraes de lbulo por arrancamento de brinco, sem ocorrncia de quelide.

4
INSTITUTO FOLHA VERDE Escola de Formao de Terapeutas Mogi Guau/SP PABX (19) 3841-2186

Figura 4 - Quelide na parede torcica. a) Queloide no peito por espinha (acne). b) Quelides mltiplos no peito por espinhas (acne). c) Quelide no peito por cirurgia cardaca.

Figura 5 - Quelide na regio lateral da face e pescoo. a) Quelide na face por espinha. b e c) Quelide no pescoo por ferimentos acidentais.

Tratamentos Tamoxifen a 5% Esse creme deve ser manipulado em farmcias especializadas e tem resultados melhores que o Contractubex, com a vantagem de no causar alergia. Entretanto, seus efeitos ainda so menores que o Drenison Oclusive, Pode ser utilizado nas pacientes que tm alergia ao Corticoide Tpico. Cremes Clareadores Normalmente esses cremes contm hidroquinona (at 10%, mas normalmente utiliza-se a 4%) ou outros componentes clareadores, e servem para ajudar a clarear, sobretudo cicatrizes que pigmentaram por sol, ou mesmo ajudam a diminuir o roxo (equimose) de reas operadas, por exemplo aps rinoplastia, quando associados a vitamina K (a 1% para a face ou a 2% para o corpo). Podem ser manipulados ou encontrados prontos, como o Melani D e o Tri-Luma. Obs: Se manipulado em gel ionizante e aplicado conforme a prtica, os resultados sero melhores. 5
INSTITUTO FOLHA VERDE Escola de Formao de Terapeutas Mogi Guau/SP PABX (19) 3841-2186

Recomendao 20 sesses, sendo sesses bisemanal Custo estimado R$ 750,00 para cada 10 sesses

DERMATITE DE CONTATO
Sinnimos: Eczema de contato, dermatite alrgica O que ? a inflamao da pele resultante do contato direto com substncias que causam reao alrgica ou inflamatria. Ocorre mais comumente nas mos, braos e face. Pode ser estabelecida atravs de quatro mecanismos: irritante primrio, sensibilizao, fototxico e fotoalrgico. Como se desenvolve ou se adquire? O tipo mais comum causado pelo contato com substncias que podem ser irritantes. Exemplo: cidos, materiais alcalinos como sabonetes, detergentes, solventes e outras substncias qumicas. A dermatite de contato tambm pode ser provocada pela exposio a um determinado material ao qual a pessoa seja hipersensvel ou alrgica. Exemplo: fragrncia, adesivos, cosmticos, etc. Pode envolver uma reao a uma substncia a que a pessoa seja exposta ou utilize repetitivamente. Neste caso, o indivduo no precisa necessariamente apresentar uma reao inicial. O uso repetitivo pode causar uma eventual sensibilizao e a reao ao produto (removedores de esmalte para unhas, preservantes usados nas solues para lentes de contato, metais dos pinos de brincos ou a parte posterior dos relgios). H o caso em que produtos causam reaes somente quando em contato com a pele e expostos luz solar (fotossensibilidade). Estes produtos incluem as loes para barbear, os filtros solares, as pomadas com sulfas, alguns perfumes, produtos com alcatro, leo que sai da pele dos ctricos. Alguns poucos alrgenos transportados pelo ar, como a ambrosia e os inseticidas em spray, podem causar uma dermatite de contato.

6
INSTITUTO FOLHA VERDE Escola de Formao de Terapeutas Mogi Guau/SP PABX (19) 3841-2186

O que se sente? Coceira na pele e formao de bolhas que podem estourar formando crostas e descamaes. Se a pele no for tratada, poder escurecer ficando grossa e rachada. Como o mdico faz o diagnstico? necessria uma avaliao detalhada. O relato do paciente juntamente com testes alrgicos cutneos podem elucidar o caso. O diagnstico est baseado principalmente no aspecto da pele e nos antecedentes de exposio a um agente irritante ou alrgeno. Os exames de alergia com patches cutneos podem isolar o alrgeno entre os suspeitos. Tambm podem ser utilizados outros exames para descartar outras causas possveis, como uma bipsia de leso cutnea ou cultura da leso cutnea. Como se trata? O tratamento envolve, principalmente, evitar o contato com a substncia que desencadeou a reao, alm de medicamentos que aliviam os sintomas. O quadro inflamatrio deve ser tratado com o uso de corticides tpicos ou sistmicos dependendo da gravidade. A aplicao de cremes hidratantes nas peles secas aumenta sua resistncia. Em caso de infeco secundria, faz-se a administrao de antibiticos e para aliviar a pruridermia, anti-histamnicos. Geralmente a dermatite de contato desaparece depois de duas ou trs semanas, mas podem recorrer se o antgeno no puder ser identificado ou evitado. Como se previne? A preveno dada, evitando o contato com a substncia que desencadeou a reao. importante o uso de luvas de proteo ou outras formas de isolamento. Lavar as mos aps a exposio tambm apropriado.

7
INSTITUTO FOLHA VERDE Escola de Formao de Terapeutas Mogi Guau/SP PABX (19) 3841-2186

Tratamento em Esttica Mscaras de argila branca (dolomita) Extrato de Prpolis diludo 4 gotas em copo de gua Aplicao 20 30 minutos Observao: vedado o uso de eletroterapia sobre a regio afetada

Dvidas Entre em contato com seu Instrutor contato@institutofolhaverde.com

8
INSTITUTO FOLHA VERDE Escola de Formao de Terapeutas Mogi Guau/SP PABX (19) 3841-2186

You might also like