You are on page 1of 21

O ESTRANGEIRO E O AUTCTONE: DIONSIO NO MEDITERRNEO

Leandro Mendona Barbosa1

RESUMO: Tratar da questo mtica do nascimento e da vida do deus Dioniso o que prope este artigo. A inteno trabalhar os conceitos de estrangeiro e autctone em uma mesma unidade, na tentativa de construir um panorama, de como o culto e a prpria imagem de Dioniso difundiu-se nos ambientes mediterrnicos Grcia e sia Menor. PALAVRAS-CHAVE: Dionsio, autctone, estrangeiro, religio grega

ABSTRACT: To deal with the mythical question of the birth and the life of the Dionysus god is what it considers this article. The intention is to work the concepts of foreigner and autochthonous in one same unit, in the attempt to build a picture of how the cult and the proper image of Dionysus was spread out in Mediterranean environments Greece and Minor Asia. KEYWORDS: Dionysus, autochthonous, foreign, Greek religion.

Em seu livro, publicado em 2007, sob o ttulo Unthinking the Greek Polis: ancient greek history beyond eurocentrism, Kostas Vlassopoulos discute a noo de polis para o prprio indivduo grego. Para isto, retoma a obra Poltica, de Aristteles. O filsofo grego compreende que a polis no seria somente uma reunio de cidados politizados, de metecos, de trabalhadores e de escravos e somente estas esferas sociais que desenhariam o cotidiano polade. A polis deveria ser compreendida como um sistema amplo e altamente influencivel pelo sistema mediterrnico como um todo. Assim a polis seria um organismo vivo Aristteles sempre manteve uma estreita relao com a biologia que sofre de causas externas e padece com enfermidades, possui vontades e necessidades:
Aristteles parece ter uma definio biolgica da polis em dois aspectos: por um lado a polis como um organismo que vem para a vida em forma elementar, mas j com as sementes de seu crescimento futuro, por outro lado, como um organismo um todo composto de vrias peas em diferentes relacionamentos. A razo biolgica para este modelo a filosofia aristotlica e seus polmicos objetivos: a sua filosofia de telos necessitando de um exame das coisas de acordo com o seu suposto objetivo, sua concepo da physis como o desenvolvimento das coisas de acordo com a sua inerente predisposio e sua clara tentativa de negar a teoria do contrato social e provar que relaes sociais so baseadas em necessidades biolgicas e, portanto, so naturais (VLASSOPOULOS, 2007:78).

A polis um mundo sistemtico influenciado por relacionamentos interpoleis. Existe um quadro analtico proposto pelo autor que consiste em trs elementos bsicos para

Doutorando em Histria da Antiguidade Clssica pela Universidade de Lisboa. Membro do LEIR Laboratrio de Estudos Sobre o Imprio Romano (USP/UFOP) e do Monasterium Grupo de Pesquia em Histria Antiga e Medieval (UFMS).

Mare Nostrum, ano 2011, n. 2

um novo paradigma do conceito de polis: a polis faz parte de um sistema maior; existe uma multiplicidade temporal e espacial dentro deste sistema e que a polis deve ser analisada no mbito de um ambiente, criado pelo sistema e por seus mltiplos nveis (VLASSOPOULOS, 2007:145). A cidade-estado seria sim um organismo com uma autonomia poltica prpria, porm esta autonomia quebrada com as diversas influncias que a mesma sofre durante seu percurso. Vlassopoulos tambm nega a dicotomia Ocidente Oriente; mesmo para o mundo antigo2. Pensarmos em questes como identidade, magistrados, assembleias, democracia e poltica partindo de uma perspectiva teleolgica grega e que a polis grega seria o modelo lder para o funcionamento e compreenso de todas as outras polis enganosa. As cidades-estado orientais possuiriam uma estrutura complexa capaz de influenciar as cidades-estados gregas e vice-versa, em uma relao de mutualismo:

bem entendido que algum possa reconhecer o que Hansen determinou como culturas da cidade-estado em muitas partes do antigo Oriente Prximo, especialmente Mesopotmia, Sria e Fencia. A referncia cidade fencia em documentos Neo-assrios do primeiro milnio um bom exemplo. Algumas vezes as referncias a uma cidade fencia so dadas por meio do nome da cidade ou a etnia (Tiro, Tyrians), mais um sinal determinante para o conceito de cidade, em outros casos por meio de especificidades tnicas, mais a marca permanente para as pessoas. Temos aqui os conceitos de cidade-estado e comunidade, em grego polis. Nestas regies, a principal unidade poltica foi uma cidade (alume em acadiano), funcionando como um centro poltico e controlando uma maior ou menor faixa territorial (VLASSOPOULOS, 2007: 106).

Percebemos que nas narrativas de Herdoto, praticamente em toda a obra, existe uma relao entre as polis em um ambiente mediterrnico. Os gregos enxergavam isto. Esta noo de polis grega como um sistema onipotente e autctone uma abordagem dos historiadores contemporneos. Vemos isto quando analisamos o mito que retrata o nascimento e a vida de Dioniso. Precisamos compreender como a polis se constitui enquanto organismo para ser possvel compreender como suas especificidades como a poltica e a religio se davam, dentro do ambiente polade. De acordo com Vlassopoulos, o que passou a existir, em um dado momento da Antiguidade, foi uma interao mediterrnica, muito mais do que uma afirmao da autonomia de ptrias distintas. Dioniso poderia ser considerada a sntese desta simbiose mediterrnica. o deus grego que adere a caractersticas brbaras ou, na

J que esta dicotomia na modernidade e na contemporaneidade vem sendo questionada por vrios pensadores, como Edward Said (2001).

Leandro Mendona Barbosa. Dionsio no Mediterrneo

opinio de outros, o brbaro que migra para a Pennsula Balcnica, para difundir seu culto. preciso saber que o deus j possua uma longa trajetria antes de Homero (TRABULSI, 2004:14) e que os picos do aedo pouco mostram Dioniso; para ser mais preciso, so duas aparies na Ilada cantos VI e XIV e duas na Odissia cantos XI e XXIV. Embora Homero no credite grande relevncia, podemos comprovar que Dioniso j era conhecido no perodo da escrita destas obras. Eudoro de Souza nos pontua que as primeiras fontes arqueolgicas que fazem meno aos deuses datam do II milnio (SOUZA, 1973:9), no perodo minoico, anterior ao perodo micnico. Comecemos com a definio do deus, ou a falta de definio, segundo Jean-Pierre Vernant. Para o autor, o deus de difcil enquadramento. Afrodite a deusa da paixo; Atena, do saber; Hefesto deus ferreiro; j Dioniso no se define. o deus vagabundo que est sempre de passagem, no cria razes em lugar algum, est sempre viajando (VERNANT, 2000:145). Dioniso um deus de mil faces, um deus caleidoscpico. Em diferentes regies e diferentes pocas, esta divindade toma uma forma distinta da anterior e troca a mscara. Dioniso o deus da mscara. A divindade que se transforma conforme a ocasio, transformao percebida pelos prprios contemporneos: Aristfanes recorda (fr. 131 Koch) a afinidade de Dioniso com o mundo das mscaras e dos espantalhos (mormolukea), o que faz dele verdadeiramente o deus da mscara do panteo grego. (VERNANT, 1991: 163-164). Diversos artefatos de cultura material fazem meno a Dioniso como um deus mascarado. Walter Burkert tambm relata-nos que em muitos casos a forma de representao do deus consiste em pendurar uma mscara em uma coluna e muni-la de um pedao de tecido, assemelhando-a a um espantalho (BURKERT, 1993:327). A presena de mscaras cria novas representaes que trazem o deus s diversas realidades distintas: Por suas virtudes epifnicas, o deus que chega conhece intimamente as afinidades da presena e da ausncia. Quer caminhe sorrindo ou salte irritado, Dioniso se apresenta sempre sob a mscara do estrangeiro. (DETIENNE, 1988:19). Existem diversas representaes mticas distintas de Dioniso e, dependendo da tradio em que se insere e do local do culto, o deus modifica seu nome e sua funcionalidade divina: Dionysos Ctonios evoca o mundo subterrneo dos mortos e das sombras, enquanto Dionysos Iakchos criana: evoca o jogo e a inocncia; contudo, na alternncia da morte sombria e da vida inocente, Dionysos Meilichios, Zagreus, Sabazios, todos os Dionisos se opem rigidez objetiva. (ALBORNOZ, 1999:5). A prpria formao etimolgica do nome grego Dioniso sem definio certa. Marlene Fortuna toma como exemplo um composto do genitivo dio (nome do cu em trcio), com nysa (filho ou 3

Mare Nostrum, ano 2011, n. 2

jovem); Dioniso seria ento o filho do cu (FORTUNA, 2005:36). Esta construo etimolgica poderia identific-lo como o filho de Zeus, rei do cu e do Olimpo, morada dos deuses. Trabulsi coloca, em sua obra, que a parte final do nome no original grego, nysos um equivalente trao-frgio do grego kouros (jovem rapaz) (TRABULSI, 2004:33). Se concordarmos com a questo filolgica, Dioniso um deus aliado sia. Trabulsi dnos algumas outras semelhanas entre o deus e os cultos asiticos: os traos comuns entre o culto de Dioniso e os da Grande Me da sia; a associao com o pinho, ligado a vrios cultos na sia Menor (TRABULSI, 2004:34). Entretanto, afirmar ao certo no nos possvel e nem temos a pretenso de esgotar estes questionamentos. O que compreendemos que Dioniso um deus incomodativo na medida em que diferente e indiferente autoctonia grega:

A um s tempo vagabundo e sedentrio, ele representa, entre os deuses gregos, segundo a frmula de Louis Gernet, a figura do outro, do que diferente, desnorteante, desconcertante, anmico. tambm, como escreveu Marcel Detienne, um deus epidmico. Como uma doena contagiosa, quando ele aparece em algum lugar onde desconhecido, mal chega e se impe, e seu culto se espalha como uma onda (VERNANT, 2000:144).

Uma das maiores obras referente representao das divindades helnicas tanto na questo das imagens em carter imaginrio quanto em carter da cultura material, como vestgios arqueolgicos o Lexicon Iconographicum Mythologiae Classicae3, redigido em 1981, que rene vrios especialistas sobre cada deus grego4. Defendemos que o LIMC de suma importncia para o estudo das representaes divinas gregas. Dentro do volume I, Alina Veneri nos mostra um apanhado geral da imagem e do culto a Dioniso, enquanto Carlo Gasparri realiza um detalhado estudo descritivo dos vestgios arqueolgicos que representam Dioniso, encontrados em vrias partes da Pennsula Balcnica e de ilhas do Mediterrneo, totalizando mais de oitocentas e cinqenta imagens. Vemos logo no incio do LIMC que Dioniso uma divindade rural. Na definio de Walter Burkert, no livro Religio Grega na poca Arcaica e Clssica, uma divindade cthnica (BURKERT, 1993:436), um deus das florestas e das pastagens. o deus da vinha e da fertilidade; esta fertilidade no somente de carter sexual mas tambm dele como tambm no que tange fertilizao dos vegetais e dos produtos encontrados em ambiente
A partir de agora quando a obra for citada, nos referimos com a sigla LIMC, usada na prpria obra. Curiosamente no vemos nem sequer indcios da referncia desta obra no principal livro sobre o dionisismo publicado no Brasil que j foi citado vrias vezes nesta dissertao de autoria de Jos Antonio Dabdab Trabulsi.
4 3

Leandro Mendona Barbosa. Dionsio no Mediterrneo

rural:

A caracterizao de Dioniso como deus do elemento mido (que continua a ser uma parte significativa da memria do mar e da gua dentro do mito dionisaco) e da natureza exuberante, principalmente os vegetais e, portanto, responsvel pelo crescimento e pela maturao dos frutos, o aspecto mais importante da essncia desta divindade (VENERI, 1981: 415).

Marcel Detienne considera que Dioniso e o dionisismo apresentam-se na forma epidmica (DETIENNE, 1988:12). O culto ao deus adentra-se na periferia grega e posteriormente na tica; primeiramente nos meios rurais e campestres a chora e posteriormente nas camadas urbanas e sociedades urbanizadas, no seio da sty. Aps esta definio poderamos pensar que Dioniso poderia ser um deus estrangeiro? Um deus no grego? Vemos as evidncias, iniciando pelo mito que traz o deus ao cenrio prprio dos mortais e retrata seu nascimento e seu crescimento: o mito fundador da cidade de Tebas, que se mistura ao mito do nascimento de Dioniso. Jean Pierre-Vernant, na obra O universo, os deuses, os homens (2005), nos diz que este mito comea com o rapto de Europa irm de Cadmo, um fencio por Zeus, que se encantou com a beleza da jovem e se transfigurou em touro para copular com a moa. Cadmo foi busca da irm e, em Delfos, o orculo lhe disse que deveria seguir uma vaca e, na hora que o animal parasse, deveria ali fundar uma cidade. Quando a vaca finalmente pra, Cadmo mata o drago, filho do deus Ares, que guardava uma fonte naquele local e, a mando da deusa Atena, joga seus dentes na terra, fazendo germinar guerreiros adultos inteiramente armados, os Sparto5. Depois de trabalhar sete anos a servio de Ares para se redimir do assassinato do filho do deus, Cadmo funda a cidade de Tebas juntamente com estes guerreiros autctones, nascidos na prpria terra e se casa com Harmonia, filha de Afrodite. Com a deusa tem vrias filhas: Smele, Autnoe, Ino e gave. O soberano Zeus encanta-se por Smele e se deita com ela com a imagem de um mortal. Esta, j grvida do deus, pede para ele se mostrar com todo seu esplendor de divindade; Smele tem seu corpo desintegrado por toda a luminosidade do deus, j que um mortal no suporta a luz de um ser divino. Zeus ento tira do corpo de Smele o filho, o pequeno Dioniso e faz um corte em sua prpria coxa, a coxa uterina que abriga Dioniso at seu nascimento6. Sobre o
Semeados Existe um outro mito provavelmente muito mais antigo que narra o nascimento do deus. Dioniso sob o nome de Zagreus morto e despedaado por Hera. Zeus ento engole seu corao e posteriormente d a luz ao deus. Este lenda no era to conhecida do povo grego quanto o mito da coxa de Zeus.
6 5

Mare Nostrum, ano 2011, n. 2

nascimento atravs da coxa faz-se importante observar a constatao de Burkert, quando o autor compara o mito de nascimento da deusa Atena com o mito de nascimento de Dioniso:

No lugar da via superior do nascimento da virgem armada aparece uma parte do corpo com associaes erticas e homoerticas. Em ambos os casos pressuposto um ferimento do deus pai. A ferida na coxa encontra-se ligada morte a castrao, manifestamente no contexto de iniciaes. Explicar o nascimento a partir da coxa como um mero mal-entendido lingustico, significa desconhecer que, justamente, o paradoxo provoca o efeito desejado (BURKERT, 1993:325).

Para proteg-lo do cime de sua irm e esposa Hera que durante toda a vida de Dioniso vai persegui-lo aps seu nascimento, Zeus entrega a criana aos cuidados de Hermes. O pequeno Dioniso criado por ninfas em uma caverna, ou segundo outra tradio, vive no palcio do rei Orcmeno (GRIMAL, 2000:121). Durante sua infncia e adolescncia, sofre diversas hostilidades de reis e deuses, e percorre toda a sia, chegando ndia e assumindo os costumes deste povo. O dio acumulado por tanta perseguio faz Dioniso retornar terra de sua famlia, Tebas, onde seu primo Penteu, filho de Agave, reina. O deus retorna com traos asiticos, tanto fsicos como nas vestimentas. Como o soberano tebano no aceitou o culto a esse deus com caractersticas estrangeiras, Dioniso lega cidade uma maldio, destruindo o palcio e o reinado de Penteu e enlouquecendo as mulheres da cidade, que saam errantes pelos montes e florestas. A parte do mito que se inicia a partir de sua chegada tratado na pea As Bacantes, de autoria do tragedigrafo Eurpides. Karl Kernyi traz-nos outros mitos que retratam o nascimento de Dioniso, porm a maioria deles so hinos rficos7 que o trazem como filho de Demter ou de sua filha Persfone (KERNYI, 2002: 194). Kernyi, em sua obra Os Deuses Gregos, no faz distino entre os mitos8. Nas palavras de Jos Antonio Dabdab Trabulsi: Mais grave o caso de K. Kernyi que, influenciado por Jung, dedicou a maior parte de sua vida intelectual a estabelecer arqutipos do mundo antigo. Dioniso foi, para ele, o arqutipo da vida indestrutvel. a velha histria de buscar na Antiguidade modelos para nossa prpria vida (...). (TRABULSI, 2004: 13). Optamos por continuar com a verso do mito fundador de Tebas por compreender que este est mais prximo do mundo grego e do povo
Hinos escritos por mitlogos da religio em honra ao deus Orfeu. Kernyi apenas apresenta-os, no os analisa, em uma anlise jungiana pautada em arqutipos que explicariam nossa vida contempornea.
8 7

Leandro Mendona Barbosa. Dionsio no Mediterrneo

grego e tambm porque os diversos pensadores gregos, posteriores a estes mitos, concordam com o mito fundador de Tebas e o usam em suas obras, como o caso da pea As Bacantes. O LIMC tambm corrobora com esta verso quando trata do nascimento e da infncia do deus: Na tradio mais antiga Dioniso consensualmente considerado filho de Zeus e Smele. (VENERI, 1981:416). Porm, os autores do LIMC tambm admitem que outras verses existem e tambm foram difundidas durante a histria da humanidade Dioniso o deus nascido duplamente. O nascimento o momento mais emblemtico de todo deus, mas o de Dioniso foi particularmente atpico. E no h paz aps este conturbado nascimento; Hera vai persegui-lo, e este obrigado a ficar escondido nos campos de Nisa. L cresce em meio vegetao e torna-se um deus de dotes rurais, cultivando principalmente a vinha. Dioniso tambm se configura como o deus do transe, da loucura. o deus da mana um estado entre a doena mental e a infmia. o deus beberro que vagueia errante, com um cortejo de homens e mulheres em estado de transe incontrolvel. Algumas pistas sobre o imaginrio dos deuses nos so dadas por este mito fundador. Na passagem em que Smele fulminada pela luminosidade divina de Zeus, podemos perceber como as figuras divinas eram temidas e que o humano no tem capacidade de receber o divino em sua presena (FORTUNA, 2005:27). Podemos analisar tambm o dio mortal de Hera por Dioniso. Para isso precisamos ter clara qual era a formatao imaginria de Hera e qual sua funo no panteo dos deuses. De acordo com Pierre Grimal, Hera a protetora das mulheres casadas (GRIMAL, 2000:204). a deusa dos matrimnios perfeitos; esposa legtima do adltero Zeus. J Dioniso o filho bastardo, aquele nascido de uma traio de seu marido. Percebemos que a perseguio de Hera ao menino deus uma alegoria da dicotomia entre o matrimnio perfeito e as relaes extraconjugais. Neste mito que introduz Dioniso no panteo divino, a relao autctone X estrangeiro se faz presente desde o incio. O prprio fundador da cidade um asitico estrangeiro. J a alegoria dos viris guerreiros armados que nascem da terra representa os autctones nascidos no local e feitos para defenderem a ptria onde nasceram (DETIENNE, 2008:103). Dioniso possui uma estreita relao com o Oriente. o deus que conquista a ndia com seu exrcito de sacerdotes, que empunham tirsos e tambores ao invs de armamento de guerra. O deus de acordo com o mito fundador de Tebas tebano mas, com seu distanciamento forado, adquiriu caractersticas orientalizadas, inclusive na vestimenta e nas feies. O Oriente sempre foi o extico, o atpico, e nunca 7

Mare Nostrum, ano 2011, n. 2

um deus com caractersticas orientais seria aceito pelo poder grego:

Dioniso considerado estrangeiro pelos gregos porque cresceu em outras terras e foi levando seu culto a outras paragens longe da Hlade, sempre passando por elas e permanecendo pouco nelas: chegando e rapidamente partindo. Da afirmar-se ser Dioniso o deus que nunca conseguiu um lugar fixo, um altar eterno, um templo, um centro, um omphals. Era o vadio, o vagante, o bbado errante, de pouco valor para uma Atenas aristocrtica, racional e implacvel (FORTUNA, 2005:39).

Conclumos finalmente que Dioniso um deus grego. A definio de grego demasiada complexa e por vezes at impossvel, destarte colocamos que ao menos na tica o deus foi absorvido socialmente e, embora a prpria concepo de no existir um local fixo para o deus possa remeter a uma negao de sua autoctonia, os gregos ou os ticos nunca negaram Dioniso como divindade (DETIENNE, 1988:21), embora algumas de suas atitudes possam ser vistas como brbaras. Marcel Detienne denomina o deus como o Estrangeiro do interior (DETIENNE, 1988:37); aquele que mesmo sendo gerado dentro da ptria torna-se um brbaro, irreconhecvel pelos seus iguais. Barbara Cassin, Nicole Louraux e Catharine Peschanski, na obra Gregos, Brbaros, Estrangeiros: a cidade e seus outros, nos do a ideia da noo de brbaro para os gregos. So considerados brbaros no aqueles que no nasceram em territrio grego, mas aqueles que no adeririam aos costumes helnicos (LOREAUX; CASSIN; PESCHANSKI, 1993:107). O barbarismo no tratado pelo determinismo geogrfico, mas sim pelos costumes culturais; o que tornava o indivduo um heleno no era sua etnia e sim o seu conhecimento e sua aderncia cultura helnica. Dioniso considerado de costumes brbaros no por no haver vivido a maior parte de sua vida na Grcia, mas sim por ter aderido a costumes e culturas no helnicas. a divindade estrangeira, pois embora nascido em terra grega, torna-se um desconhecido de sua prpria cultura. um deus misterioso sempre coberto com uma mscara. Um deus que viajou a um mundo extico e to sombrio quanto ele prprio; um deus a ser desvendado, a ser descoberto: Atravs da mscara que lhe confere sua identidade figurativa, Dioniso afirma sua natureza epifnica de deus que no para de oscilar entre a presena e a ausncia (DETIENNE, 1988:23). Temos na pea As Bacantes, um Dioniso, se no brbaro, barbarizado. O Dioniso euripidiano era asitico e com traos brbaros:

DIONISO Deus, filho de Zeus, chego Tebas cthnia

Leandro Mendona Barbosa. Dionsio no Mediterrneo

Dioniso. Deu-me luz Semele cdmia. O raio Zeus porta-fogo fez-me o parto.

CORO Deixando o solo asitico transposto o sacro Tmolo, em penar prazeroso, em dor indolor, empenho-me por Brmio, deus-Rumor, no louvor a Baco!9

Em outro momento da pea, Penteu primo de Dioniso e rei de Tebas descreve a chegada de Dioniso:
Nos informam que chegou da cthnia Ldia um forasteiro, um mago impostor. Seus cabelos ondulados exalam doce olor. Tem as mas do rosto cor de vinho e o olhar de Cpirs; conviva de donzelas, noite e dia, ensina-lhes evos e os seus mistrios10 (Eurpides. As Bacantes, v. 232-238)

Estes dizeres, presentes no relato euripidiano, serviram como instrumento para especialistas afirmarem que Dioniso era um deus vindo de fora. A descrio que Penteu faz de Dioniso coloca o deus, a primeira vista, como essencialmente asitico: (...) chegou da cthnia Ldia um forasteiro (...). Todavia, este no afirma que a divindade nascida na Ldia, e sim que veio de l, no podendo ser possvel a sustentao da hiptese que o deus ldio. O que Penteu quis dizer foi provavelmente que os traos asiticos do deus tornaram-no um brbaro, um forasteiro incapaz de aderir cidadania, de acordo com aquela idia de brbaro para os gregos, j discutida por ns. Muitos autores de obras sobre o dionisismo, no sculo XIX e incio do XX, de acordo com Jean-Pierre Vernant, acreditavam em um deus nascido de cultos trcios ou ldios. Porm, como atesta o prprio Vernant:

10

Eurpides. As Bacantes, v. 63-69. Idem, v. 232-238.

Mare Nostrum, ano 2011, n. 2

A inverso de perspectiva operada por Sabatucci (...) de um Dioniso vindo do estrangeiro, da Trcia ou da Ldia, ou de ambas, se viu arruinado pela presena nos documentos micnicos em linear B do nome de Dioniso, que, portanto, parece no ser menos ancestralmente grego do que os outros deuses do panteo (VERNANT, 1991:172).

Em um outro momento da pea durante um dilogo entre Dioniso e Penteu, em que o rei pergunta divindade sobre sua origem o deus fala sobre sua ptria:

DIONISO fcil responder-te, sem vanglria: algum j te falou do flreo Tmolo?

PENTEU Sim. A cadeia que envolve a urbe Srdea.

DIONISO De l eu vim; a Ldia minha ptria.

PENTEU E de onde trazes teus mistrios Hlade?

DIONISO Dioniso, filho de Zeus, nisso me instruiu-me.11

Percebemos que a questo do nascimento do deus confusa para seus prprios contemporneos. Todavia reafirmamos a tese de que, para o ateniense, o estrangeiro era aquele que no se adequava aos costumes. Dioniso embora ainda no identificado como divindade no considera mais Tebas sua ptria. Entretanto, devemos constatar que Eurpides segue o mito fundador de Tebas e o mito do nascimento de Dioniso; desta forma o deus seria tebano. Concordamos com Trabulsi que, quando se trata da origem do deus, este texto trgico por vezes ambguo (TRABULSI, 2004:158). Acreditamos que o que o autor atestou foi que Dioniso se considera muito mais um brbaro. Dioniso no se sente brbaro por no ter nascido em solo helnico, ele se sente brbaro por ter aderido a costumes no helnicos; para os gregos isto que importa. Embora Eurpides concorde com o mito de seu nascimento, coloca-o como ldio por este ter aderido a diversos traos

11

Idem, v. 461-466

10

Leandro Mendona Barbosa. Dionsio no Mediterrneo

ldios, deixando de ser grego para se tornar brbaro12. O elogio que Dioniso tece aos costumes brbaros deixa clara esta questo:

DIONISO S coreografam essa orgia os brbaros. PENTEU Pois, no pensar, so piores que os helenos DIONISO So melhores: adotam outras normas. PENTEU Celebras ritos diurnos ou noturnos? DIONISO Noturnos sobretudo. A treva sacra PENTEU Para as mulheres, uma burla srdida. DIONISO Tambm de dia o torpe mostra a cara.13

Muitos especialistas do dionisismo atrelam a representao do deus com a de outras divindades, algumas do panteo principal dos deuses olmpicos, como um mtodo comparativo estrutural. Faremos aqui uma breve elucidao destas divindades que partilham a representao dionisaca por acreditarmos que de suma importncia a constatao de que a idia da divindade Dioniso no se constri sozinha, mas sim traz para perto do deus um conjunto de outras divindades que o complementam. Marlene Fortuna afirma que faz parte da genealogia de Dioniso a companhia de outras divindades:

Sempre envolto, desde pequenininho, por grupos, Dioniso nunca conheceu a solido; ou pior que isso, e talvez exatamente por ser assim Dioniso seja o deus da mais obscura solido que h no Olimpo. No entanto, por fora, desde pequeno esteve sempre sob os cuidados de muita gente: as ninfas que o retiraram do meio das cinzas maternas, se encarregando de sua educao; as Hades, as Horas que auxiliaram sua tia Ino na

H um outro aspecto que deve ser levado em conta. O perodo em que Eurpides viveu foi um perodo de incerteza em sua ptria, Atenas. A peste que afetou uma grande parte da populao, alm da derrota na Guerra do Peloponeso, fez com que os atenienses passassem a questionar e ter incertezas quanto s suas divindades. O barbarismo pode ter sido elogiado por Eurpides assim como a incluso de aspectos brbaros nesta sua ltima pea como uma forma de exaltar deuses que at ento nunca eram vistos pelos atenienses, assim como para retornar a pocas em que a Grcia conhecia seu crescimento e, consequentemente, seu apogeu: Eurpides, no final da vida, diante de uma Atenas esgotada por mais de duas dcadas de guerra contra Esparta, reavalia noes tradicionais da cultura grega, que remontam a Homero, como prudncia e piedade religiosa. (VIEIRA, 2003:18). 13 Idem, v. 482-506

12

11

Mare Nostrum, ano 2011, n. 2

vigilncia de seu crescimento; as musas e Sileno paizo beberro do cortejo , os que pegaram Dioniso na adolescncia (FORTUNA, 2005:128).

Dividiremos as divindades que aparecem atreladas a Dioniso em trs grupos de afinidades: por afinidade cthnica; por afinidade afetiva e por afinidade de ritual. No primeiro grupo, temos de imediato a figura de Demter. Demter pertence segunda gerao divina, a dos Olmpicos. Filha de Ria e Cronos, irm de Zeus e consequentemente tia de Dioniso, Demter a deusa da terra frtil; do trigo. Foi cultuada em todas as regies que cultivavam este cereal. Seus principais locais de culto so as plancies de Elusis e da Siclia, embora seu culto fosse praticado em diversos locais (GRIMAL, 2000: 114-115). A relao cthnica entre Demter e Dioniso facilmente percebida, pois estas duas divindades esto ligadas vegetao e fertilidade: (...) Dioniso pode estar associado a Demter, assim como o fruto de uma rvore ao do campo, o vinho ao po. (BURKERT, 1993:431). Entretanto, tambm existem distines entre estas duas divindades: enquanto Demter a deusa vegetal que alimenta os homens com o trigo necessrio para sobreviver, Dioniso o deus vegetal que alimenta os homens com a vinha, essencial para o gozo humano e para a capacidade de embriagar-se divinamente, juntamente com um deus. Dioniso tambm ligado filha de Demter, a jovem Persfone. Como j foi citado, alguns hinos rficos colocam Dioniso como sendo filho desta deusa. Ento Demter seria sua av. Embora estes hinos no faam parte da tradio dionisaca, est a registrada mais uma ligao deste deus com Demter, sem diminuir nenhuma espcie de documento. Uma hiptese plausvel da imagem de Dioniso ser aliada de Demter pode ser as relaes polticas e econmicas que os dois deuses representavam. Enquanto Dioniso representa a ruralidade mais empobrecida, aquela dos camponeses e das pessoas campestres, Demter representaria as grandes pores de terras, a grande agricultura que abastece a polis, representa tambm a grande aristocracia rural que detinha o poder econmico na tica. Se concordarmos com esta hiptese, Demter foi utilizada pelo poder provavelmente o poder tirnico do perodo arcaico para conceder aristocracia a sensao de se sentir contemplada. Desta forma, a poltica ateniense trazia para perto as camadas menos abastadas da sociedade, sem perder de vista a elite, to importante para a manuteno do poder poltico. Outra divindade importante o deus dos pastores e dos rebanhos P. Esta divindade tambm cthnica habitava os bosques e era representado semi-humano, com ps e pernas

12

Leandro Mendona Barbosa. Dionsio no Mediterrneo

de bode, todo peludo e com o rosto barbudo. P um deus de carter sexual, persegue ninfas e mancebos com igual paixo, agride as pessoas com ameaas de penetrao e diziase que se suas incurses amorosas fossem infrutferas, este procurava um meio de se resolver sozinho (GRIMAL, 2000:345). So vrias as contradies de seu nascimento. Seu nome vem de , que significa tudo. Esta aluso ao seu nome pode significar a lenda que coloca o deus como filho de Hermes; quando este o levou at o Olimpo, agradou a todos, sobretudo Dioniso (GRIMAL, 2000: 345). Foi atravs da alegria de Dioniso ao ver aquele deus que P passa a compor os cortejos desta divindade. J Dioniso e rtemis so aproximados por uma festa em Patras (BURKERT, 1993:432). O ritual dos dois deuses semelhante em alguns aspectos: enquanto as mnades acompanham Dioniso em seu thasos, as ninfas virgens danam junto a rtemis durante o ritual. rtemis representa a noite enluarada, a caa e a fora feminina, todos os aspectos ligados tambm a Dioniso. Temos no segundo grupo os deuses que so representados em diversos mitos junto a Dioniso e possuem com este deus uma afinidade afetiva. Comecemos pelos amores de Dioniso: Afrodite e Ariadne. Afrodite a deusa da paixo, nascida da espuma dos testculos de Urano atirados ao mar, quando da castrao por seu filho Cronos. Casada com o deus ferreiro Hefesto que era coxo e muito feio a deusa teve vrios amantes. A maioria das tradies mticas refere-se ao deus da guerra Ares como principal amante da deusa, mas tambm sabido que esta se uniu com Dioniso. Pelos seus diversos casos adlteros, Plato ir classific-la mais tardiamente como Afrodite Pndemia Afrodite popular deusa do amor vulgar (GRIMAL, 2000:10). A tradio mais aceita que Dioniso teve um filho com Afrodite: Prapo, protetor das pastagens e plantaes; um deus asitico venerado primordialmente em Lmpsaco (GRIMAL, 2000: 395). Com um descomunal falo ereto castigo de Hera, por sua me, Afrodite, ter se deitado com Zeus o filho do deus representava a fertilidade sexual e passou a fazer parte das representaes do culto dionisaco. De acordo com alguns pesquisadores, como Marlene Fortuna (2005), Prapo chegou a ser representado como o cime da virilidade, o cime e a insegurana que os homens sentiam e sentem de suas mulheres com outros homens de falo maior que o dele. Marlene Fortuna nos relata um mito, que faz parte do nascimento de Prapo em Lmpsaco, aps Afrodite ter dado luz a este verdadeiro monstrinho e o ter abandonado:

As senhoras de Lmpsaco, no entanto, adoram-no, s tem olhos para ele e seu membro. O jovem Prapo, desejando pr seu grande instrumento prova, se sente todo entusiasmado a responder solicitao delas. Os maridos se opem e exigem o exlio de Prapo. As esposas, aos prantos, suplicam o auxlio dos deuses. E

13

Mare Nostrum, ano 2011, n. 2

da, por uma maldio dos deuses, uma doena grave abate-se sobre o sexo dos cidados de Lmpsaco. Prapo tem de ser chamado de volta ptria para o infortnio acabar e os cidados voltarem normalidade (FORTUNA, 2005:136).

Contudo, Prapo jamais conheceu o gozo, seu falo desproporcional intil para o seu prazer. O segundo amor de Dioniso foi Ariadne. Abandonada na Ilha de Naxos por seu amor Teseu, Ariadne presenciou o culto de Dioniso e se fascinou com a beleza do deus (GRIMAL, 2000: 45). Este a desposou e a levou at o Olimpo onde, segundo a tradio mais aceita, tiveram quatro filhos: Toas, rei de Mirina, que se vestia como Dioniso; Estfilo, pastor que inventou a mistura de vinho e gua; Enpion, rei de Quios, introduziu o vinho em seu reino e seu nome vem do grego , que significa o que bebe vinho e Pepareto, epnimo da Ilha de Pepareto. Percebemos que tanto Prapo como os outros filhos de Dioniso mantm a raiz de poder cthnica do pai, assim como o apelo sexual no caso de Priapo, como uma forma de continusmo das tradies. Outro deus ligado a Dioniso por afinidades faz parte do primeiro panteo olmpico, trata-se do deus dos mares Poseidon. As duas divindades so relacionadas ao elemento mido. Marcel Detienne, na obra A Inveno da Mitologia, chama este poder fecundo da gua como o poder do jorro (DETIENNE, 1998:47), embora este poder seja diferente nos dois deuses. Enquanto Poseidon jorra a gua de seus mares com maremotos para destruir cidades ou ondas gigantescas para confundir os marinheiros como fez com Odisseu o no menos poderoso e destrutivo jorro de Dioniso faz crescer a vinha e a uva, que se transforma na bebida que embebeda e enlouquece os homens e mulheres tambm, como no caso das mnades podendo torn-los to destrutivos como um maremoto. Dioniso possui relao tambm com seu irmo mais velho Hermes, o mensageiro dos deuses, que a mando de Zeus levou Dioniso at as ninfas. Hermes tambm um deus itiflico, representado sobre a forma de um pilar com um falo em ereo (DETIENNE & SISSA, 1990:268) e durante o terceiro dia das festas das Antestrias em honra a Dioniso os sacrifcios so dedicados a Hermes cthnico (BURKERT, 1993:432). A ligao de Hermes com o mundo dos mortos ele o deus mensageiro que conduz as almas ao mundo subterrneo faz com que Dioniso tambm se ligue a este mundo; o deus vai at o reino de Hades buscar sua me Smele para ser levada ao Olimpo como deusa. Algumas festas dionisacas tambm celebram a relao do mundo dos vivos com o mundo dos mortos.

14

Leandro Mendona Barbosa. Dionsio no Mediterrneo

Haiganuch Sarian aponta-nos algumas cermicas do sculo VI a.C. que representam Dioniso junto a Hracles. Embora os mitos tradicionais no faam relao aos dois deuses excluindo o fato de serem meio irmos, ambos filhos de Zeus Sarian afirma que estas representaes aconteceram somente aps a ascenso do poder tirnico principalmente o ateniense que aproxima o anti-social Dioniso do heri cvico Hracles, desta forma atenuando as distines de Dioniso e o mundo religioso oficial14 (SARIAN, 2005:127). Um caso distinto destes a relao entre Dioniso e Hera. Classificamos esta relao de anti-afinidades, porm no com menor importncia. J foi colocado no mito fundador que Hera perseguiu Dioniso por onde o jovem deus andou. Estes relatos ligam-se aos rituais dionisacos: No ritual, a polaridade das duas divindades sublinhada pelo facto de as suas respectivas sacerdotisas no se saudarem, e pelo facto de no ser levada hera para o santurio de Hera. (BURKERT, 1993:433) Todavia, a mais polmica relao de Dioniso com um deus, sem dvida, a com seu outro irmo Apolo; relao que influenciou at a filosofia do sculo XIX. Para Burkert: A anttese entre Dioniso e Apolo, entre o aspecto dionisaco e o aspecto apolnio, foi a que se tornou mais famosa. (BURKERT, 1993:434). Ao contrrio do que acredita parte do senso comum, as relaes entre Dioniso e Apolo no surgem na obra de Friedrich Nietzsche. Nietzsche possua um pleno conhecimento dos mitos gregos, principalmente no que dizia respeito relao entre estes dois irmos como no mito que Dioniso desce do bero e rouba as cabras sagradas de Apolo contudo Nietzsche no foi o primeiro a realizar uma comparao reflexiva entre os dois. Marcel Detienne, com exmio conhecimento das fontes clssicas, aponta que hinos rficos j tratavam das crenas apolneas e dionisacas, no que o autor chamou de Orfeu apolonizado (DETIENNE, 1991:92). Apolo e Dioniso so representaes da contraposio. Apolo o deus da luz, o deus da msica e da harmonia, do conhecimento, da temperana e da sabedoria individualista; esta arte representa a individualizao, conseguida atravs da glria (MACHADO, 2006:204). J Dioniso um deus noturno, que se manifesta atravs do que desordenado e misterioso; ambos so deuses que, embora irmos, representam a diferena e a contraposio: O culto dionisaco, em vez de delimitao, calma, tranquilidade, serenidade apolneas, impe um comportamento marcado por um xtase, um entusiasmo, um enfeitiamento, um frenesi sexual, uma bestialidade natural constituda de volpia e

14

A cermica no perodo arcaico tambm representa Dioniso junto a Hefesto.

15

Mare Nostrum, ano 2011, n. 2

crueldade, de fora grotesca e cruel. (MACHADO, 2006:214). Contudo, os deuses no so rivais e muito menos so representados desta forma dentro da sociedade tica, haja vista que sempre prximo a um espao teatral na sua essncia um espao dionisaco existia um templo dedicado a Apolo. As representaes de ambos constroem a ideia de contraposio na sociedade, como o claro e o escuro, a serenidade e o xtase, a temperana e o frenesi, que no necessariamente se contrapem, mas se complementam. Nas palavras de Roberto Machado, a alegoria entre Dioniso e Apolo (...) postula a diviso entre uma Grcia marcada pela serenidade, ou simplicidade, (...) e uma Grcia arcaica, sombria, violenta, selvagem, mstica, exttica (...) (MACHADO, 2006:215). O terceiro grupo seria o das divindades que so representadas juntamente com Dioniso durante seu ritual. Trata-se dos stiros e de Sileno. Os primeiros acompanham Dioniso em seu cortejo, tomando vinho e perseguindo as mnades e as ninfas. Os stiros eram extremamente itiflicos e sexualizados, pelo menos em um primeiro momento: E como se masturbavam! Eram bestiais em suas investidas s Mnades ou Bacantes, (...). Mas tudo isso eles faziam mais de uma forma jocosa, para se divertirem, do que de uma forma ertica para aproveitarem os prazeres do sexo. (FORTUNA, 2005:132). Estas divindades sofrem diversas mudanas em sua representao. Nas figuras mais antigas, a parte inferior do corpo era a de um cavalo ou um bode, enquanto a superior era humana. Em outras representaes possuam cauda e um falo ereto de propores sobre-humanas (GRIMAL, 2000: 413). Estas figuras bestiais no so aceitas de incio pelos ceramistas ticos do perodo homrico, que em muitos vasos representavam o heri cvico em detrimento das figuras rsticas no cvicas (BRARD, 1974:43) por motivos de poder real ou aristocrtico que j elucidamos anteriormente. Pouco a pouco as imagens vo se atenuando e se tornando menos bestiais, provavelmente com a ascenso das tiranias. Alguns autores vo at forjar outro nome para estes stiros transformados: faunos. J Sileno tinha a aparncia de um stiro envelhecido, era muito feio, com nariz anduco, calvo, com lbios grossos e olhar taurino (GRIMAL, 2000: 418); estava quase sempre embriagado. Algumas tradies colocam-no como filho de Hermes e de uma ninfa (VENERI, 1981: 416), outras como nascido das gotas de sangue de Urano, quando este foi castrado por seu filho Cronos; ainda h a tradio que o coloca como filho de P. Sileno era marido da ama-de-leite de Dioniso (FORTUNA, 2005: 129) e passa a ser o conselheiro do deus em toda a sua adolescncia. A questo central que estas figuras os stiros e Sileno so primordialmente bestiais, mas vo se abrandando conforme o poder necessitava, adentrando gradativamente na oficialidade da polis. Thomas Carpenter elucida 16

Leandro Mendona Barbosa. Dionsio no Mediterrneo

que at meados do sculo IV a.C. as duas palavras stiros e Sileno tornaram-se quase que sinnimos; na obra Symposium de Plato pode-se perceber que Alcibades utiliza os dois termos como sendo a mesma coisa, quando descreve as mudanas de Scrates (CARPENTER, 1986:78). Toda a difuso destas imagens obteve a colaborao dos artistas e ceramistas para criar representaes prprias para as divindades, como nos aponta Claude Brard, em sua obra Anodoi: essai sur limagerie des passages chthoniens:

A presena de criaturas demonacas, longe de nos remeter para um determinado gnero teatral, anuncia o nvel de experincia religiosa em que a cena se desenrola. Associados a essa divindade, eles a caracterizaram em funo de suas prerrogativas essenciais: colocam em evidncia o aspecto "selvagem", muitas vezes cthnico; algumas vezes originariamente no-grego. (BRARD: 1974, 41)

Onde efetivamente o culto a Dioniso se instaurou? Precisamos ter clareza de que esta no uma inquietao somente nossa. Os atenienses j possuam esta inquietao, sobretudo no sculo V a.C., onde a dicotomia grego X brbaro se acentuou. Trabulsi coloca at que a suposta origem estrangeira de Dioniso seja um discurso construdo nas diversas poleis, em uma tentativa de colocar Dioniso no lado do abismo brbaro, j que seu culto consistia em um certo lado de xtase irracional (TRABULSI, 2004:35). Eudoro de Souza responde que j no perodo minoico existem vestgios arqueolgicos que remetem a um possvel culto de um antiqussimo Dioniso (SOUZA, 1973:18). O perodo minoico assistiu ao apogeu da cultura cretense e de vrias cidades que buscavam autonomia, sendo a principal delas Cnossos, a cidade do lendrio Minotauro. sabido que aps o ano 1900 a.C., Creta passa a ter relaes estreitas com o Oriente, tanto econmicas quanto culturais. O autor ento conclui que Dioniso surgiu nesta regio e por volta desta poca, e segundo ele isto explicaria o porqu do deus ter tantas caractersticas orientais, sendo um deus em parte cretense e em parte asitico. Karl Kernyi tambm parte da ideia de um Dioniso cretense e em uma de suas obras, intitulada Dioniso: imagem arquetpica da vida indestrutvel, elucida vrios vestgios arqueolgicos que provam que a divindade era cultuada j neste perodo (KERNYI, 2002:50) Destarte, ter o deus em imagens cretenses no nos ajuda em nada a provar que Dioniso comeou a ser cultuado nesta poca e, ao contrrio de ambos os autores, no acreditamos que estes vestgios sejam uma prova de que o culto nasceu em Creta e era praticado por habitantes das cidades cretenses. Esta afirmao, que Dioniso surgiu especificamente em Creta, j foi descartada pelos historiadores do dionisismo 17

Mare Nostrum, ano 2011, n. 2

(TRABULSI, 2004:32). Quando o culto se instaura? Antes da decifrao da escrita Linear B, os historiadores datavam o culto a Dioniso no sculo VIII a.C., pois Homero o conhecia e cita-o em quatro passagens em seus poemas, embora o deus pouco ou quase nada foi representado antes do sculo VI. Posteriormente a decifrao da escrita minoica, esta data retrocede muito porque o nome de Dioniso encontrado em dois tabletes de argila cozida, em Pilos, mostrando o deus j como uma divindade do vegetal e do vinho (TRABULSI, 2004:22). No existem vestgios arqueolgicos que representam a imagem concreta de Dioniso que datem de antes do sculo VI a.C.. As primeiras imagens em cermica do deus so vasos corntios (TRABULSI, 2004: 110) j deste sculo. Uma hiptese bem provvel, que j foi elucidada neste trabalho para esta escassez de imagens materiais, seria a elite aristocrtica que predominava at o sculo VI a.C.; para isso preciso compreender a configurao poltica e social desta poca. Primeiramente, vamos citar uma informao e guard-la: Ciro Flamarion Cardoso aponta-nos que a aristocracia que ascendeu com a queda da monarquia micnica era detentora da maior parte das terras, controlando grande parte do motor econmico grego (CARDOSO, 1987:21). Vamos a uma segunda constatao: Dioniso era um deus rural, deus da vegetao, um deus essencialmente popular, um deus dos habitantes que viviam nos campos. Juntando as duas informaes no difcil percebermos o motivo de o dionisismo ter sofrido uma enorme resistncia por parte da elite do perodo homrico. No era interessante aos aristocratas detentores do poder que um culto popular se difundisse na polis. Dioniso, at o sculo VI a.C., era um deus marginalizado pela elite aristocrtica, cultuado somente por festejos populares rurais, longe das oficialidades religiosas de parte da elite:

Dos festejos populares at sua utilizao pelos tiranos como solvente da religio aristocrtica, sistema alternativo promovido ao mesmo tempo que controlado e integrado no novo equilbrio, despojado da rudeza primitiva que podia ameaar a polis, onde, apesar do alargamento da base poltica, os nobres conservavam um papel dominante e onde a ideologia aristocrtica, ainda que reelaborada, continuava a garantir a reproduo das estruturas sociais. (TRABULSI, 2004:118)

Dioniso ser difundido na oficialidade da polis somente aps a ascenso das tiranias, j no sculo VI a.C. Contudo, o deus sempre foi conhecido em distintas regies mediterrnicas, haja vista vrias regies aderirem a seu culto, e ao prprio deus ser concedida ptrias diversas, como ficou claro na pea As Bacantes.

18

Leandro Mendona Barbosa. Dionsio no Mediterrneo

Como ficou especificado no incio deste artigo, as diversas poleis esto integradas em sistemas econmicos e culturais que as fazem conviver em simbiose como um organismo. Dioniso, que surge em ambiente helnico, vai ao mundo brbaro, retorna, viaja novamente, est sempre ele mesmo em uma simbiose, sintetiza de forma concreta a proposta de Vlassopoulos: a Pennsula Balcnica, completamente em interao com o ambiente mediterrnico, concebe um Dioniso com diversas caractersticas brbaras, e o absorve em seu teatro pois Eurpides encontrava-se na Macednia quando escreve As Bacantes, e no em Atenas e em seu imaginrio religioso.

Bibliografia

Documentao Textual: EURPIDES. As Bacantes/Bakxai. Trad. Trajano Vieira. So Paulo: Perspectiva, 2003. [edio bilnge portugus grego]. __________. As Bacantes. Trad. Eudoro de Souza. So Paulo: Abril Cultural, 1976.

Obra de Referncia: GRIMAL, Pierre. Dicionrio de Mitologia Grega e Romana. Trad. Victor Jabouille. 4 edio. Rio de Janeiro: Bertrand, 2000.

Obras Gerais: ALBORNOZ, Suzana. Os ideais morais segundo Ernst Bloch a unio de Dioniso e Apolo. Humanas. Porto Alegre. Vol. 28, n 2, 2006, p. 177-200. BRARD, Claude. Anodoi: essai sur limagerie des passages chthoniens. Roma: Institut Suisse de Rome, 1974. BURKERT, Walter. Religio Grega na poca Clssica e Arcaica. Trad. M.J. Simes Loureiro. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1993. CARDOSO, Ciro Flamarion S. A Cidade-Estado Antiga. So Paulo: tica, 1987. CARPENTER, Thomas H. Dionysian Imagery in Archaic Greek Art: its development in black figure vase painting. Oxford: Clarendon Press, 1986. CASSIN, Brbara; LOREAUX, Nicole e PESCHANSKI, Catherine. Gregos, brbaros e estrangeiros. Trad. Ana Lcia de Oliveira e Lcia Cludia Leo. Rio de Janeiro: Trinta e Quatro, 1993. DETIENNE, Marcel. A Escrita de Orfeu. Trad. Mrio da Gama Kury. Rio de Janeiro: 19

Mare Nostrum, ano 2011, n. 2

Jorge Zahar, 1991. ________________. A Inveno da Mitologia. Trad. de Andr Telles e Gilza Martins Saldanha da Gama. 2 edio. Braslia: Ed. UnB, 1998. ________________. Dioniso a Cu Aberto. Trad. Carmem Cavalcanti. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988. ________________. Os Gregos e Ns: uma antropologia comparada da Grcia antiga. Trad. Mariana Paolozzi Sr vulo da Cunha. So Paulo: Loyola, 2008. ________________ e SISSA, Giulia. Os Deuses Gregos. Trad. Octvio Mendes Cajado. So Paulo: Companhia das Letras, 1990. FORTUNA, Marlene. Dioniso e a Comunicao na Hlade: o mito, o rito e a ribalta. So Paulo: Annablume, 2005. KERNYI, Karl. Dioniso: imagem arquetpica da vida indestrutvel. Trad. Ordep Trindade Serra. So Paulo: Odysseus, 2002. _____________. Os Deuses Gregos. Trad. Octvio Mendes Cajado. So Paulo: Cultrix, 2002. LEFEBVRE, Henri. La Presencia y La Ausncia: contribucin a la teoria de las representaciones. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 2006. LIMC = Lexicon Iconographiae Mithologiae Classicae, obra coletiva MACHADO, Roberto. O Nascimento do Trgico: de Schiller a Nietzsche. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. SAID, Edwar. Orientalismo: o Oriente como inveno do Ocidente. Trad. Toms Rosa Bueno. So Paulo: Companhia das Letras, 1990. SARIAN, Haiganuch. Arqueologia da Imagem: expresses figuradas do mito e da religio na antigidade clssica. Trabalho de Livre-Docncia, Arqueologia Clssica, Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de So Paulo, 2005. SOUZA, Eudoro de. Dioniso em Creta e Outros Ensaios: estudos de mitologia e filosofia da Grcia antiga. So Paulo: Duas Cidades, 1973. TRABULSI, Jos Antonio Dabdab. Dionisismo, Poder e Sociedade na Grcia at o fim da poca clssica. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004. VERNANT, Jean-Pierre. Figuras, dolos, Mscaras. Trad. Telma Costa. Lisboa: Teorema, 1991. ___________________. O Universo, os deuses, os homens. Trad. Rosa Freire d'Aguiar. So Paulo: Companhia das Letras, 2000. VLASSOPOULOS, Kostas. Unthinking the Greek Polis: ancient Greek history beyond 20

Leandro Mendona Barbosa. Dionsio no Mediterrneo

eurocentrism. Cambridge/New York: Cambridge University Press, 2007.

21

You might also like