You are on page 1of 11

Prova 3 Sociologia

Q QU UE ES ST T E ES SO OB BJ JE ET TIIV VA AS S
o N. DE ORDEM: o N. DE INSCRIO:

NOME DO CANDIDATO:

IIN NS ST TR RU U E ES SP PA AR RA AA AR RE EA AL LIIZ ZA A O OD DA AP PR RO OV VA A
o o 1. Confira os campos N. DE ORDEM, N. DE INSCRIO e NOME, conforme o que consta na etiqueta fixada em sua carteira.

2. Confira se o nmero do gabarito deste caderno corresponde ao constante na etiqueta fixada em sua carteira. Se houver divergncia, avise, imediatamente, o fiscal. 3. proibido folhear o caderno de provas antes do sinal, s 9 horas. 4. Aps o sinal, confira se este caderno contm 40 questes objetivas (20 de cada matria) e/ou qualquer tipo de defeito. Qualquer problema, avise, imediatamente, o fiscal. 5. O tempo mnimo de permanncia na sala de 2 h aps o incio da resoluo da prova. 6. No tempo destinado a esta prova (4 horas), est includo o de preenchimento da Folha de Respostas. 7. Transcreva as respostas deste caderno para a Folha de Respostas. A resposta correta ser a soma dos nmeros associados s proposies verdadeiras. Para cada questo, preencha sempre dois alvolos: um na coluna das dezenas e um na coluna das unidades, conforme exemplo ao lado: questo 13, resposta 09 (soma das proposies 01 e 08). 8. Se desejar, transcreva as respostas deste caderno no Rascunho para Anotao das Respostas constante nesta prova e destaque-o, para retir-lo hoje, nesta sala, no horrio das 13h15min s 13h30min, mediante apresentao do documento de identificao do candidato. Aps esse perodo, no haver devoluo. 9. Ao trmino da prova, levante o brao e aguarde atendimento. Entregue ao fiscal este caderno, a Folha de Respostas e o Rascunho para Anotao das Respostas.
Corte na linha pontilhada.

.......................................................................................................................
R RA AS AS S SC CU UN NH HO OP PA AR RA AA AN NO OT TA A O OD DA AS SR RE ES SP PO OS ST TA
o N. DE ORDEM:

NOME:

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

UEM Comisso Central do Vestibular Unificado

GABARITO 1

SOCIOLOGIA
Questo 01
Assinale o que for correto sobre a estrutura e a estratificao social brasileira no perodo compreendido entre 1950 e 1980. 01) O processo de modernizao capitalista adotado pelo regime militar modificou radicalmente a estrutura agrria baseada no modelo concentrador de terras, promovendo uma ampla reforma dos latifndios improdutivos e eliminando as condies precrias de trabalho no campo. 02) Um dos efeitos do chamado milagre econmico foi a ascenso social dos trabalhadores domsticos, sobretudo das mulheres empregadas em servios de limpeza em residncias. 04) A expanso da produo industrial promoveu a valorizao de profisses associadas ao novo padro de gesto e organizao do trabalho, que se tornou mais burocratizado e racionalizado. 08) As perspectivas de ascenso social alimentadas pela classe mdia foram reforadas pela consolidao do sistema universitrio que, por meio da educao superior, criou novas possibilidades de qualificao profissional. 16) A camada de trabalhadores especializados foi ampliada em setores significativos da expanso produtiva, tais como a indstria automobilstica, alterando o perfil do proletariado de regies altamente industrializadas.

Questo

02

Em 2008, foi comemorado o centenrio da Imigrao Japonesa no Brasil. Considerando esse fato e utilizando seus conhecimentos sobre a temtica da diversidade tnica na cultura brasileira, assinale o que for correto. 01) A integrao dos japoneses nova ptria ocorreu sem resistncias de ambos os lados, sendo a convivncia inicial entre brasileiros e japoneses harmoniosa, independente de suas diferenas culturais. 02) Para os imigrantes japoneses, a chegada na nova terra representou uma profunda mudana. Por meio de associaes civis, educativas e religiosas, eles procuram construir uma nova identidade, combinando a memria do passado com as experincias do presente. 04) A regra tradicional de casamento intratnico, configurao familiar caracterstica dos primeiros anos de imigrao, raramente foi rompida ou questionada pelas novas geraes, mantendo-se como uma das principais formas de afirmao da identidade japonesa. 08) A imigrao implicou uma nova construo do modo de ser japons, processo de construo identitria que se mantm com as novas geraes e que pode ser observado nas formas de apropriao e de consumo de produtos da indstria cultural japonesa, como os mangs e os animes. 16) Nas dcadas de 1980 e 1990, um nmero considervel de descendentes de japoneses partiram para o Japo em busca de empregos. Esse movimento imigratrio enfraqueceu-se no contexto atual.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno/2009 Prova 3 Sociologia

Questo

03

Questo

04

Considerando o shopping center como um dos espaos contemporneos nos quais as relaes sociais podem se estabelecer, assinale o que for correto. 01) Sua origem est nas lojas de departamento do sculo XIX, na medida em que esses espaos, como aqueles, constituem-se em lugares de encontro e de sociabilidade burguesa. 02) O seu sistema de comercializao baseado em um tipo de ao social tradicional, tendo por fundamento os costumes arraigados e as relaes familiares. 04) As decises de implantao e de construo desse estabelecimento so geralmente tomadas por pequenos empreendedores, motivados pelo interesse em promover projetos de desenvolvimento social. 08) Trata-se de um espao pblico, pois incorpora, no formato de uma cidade artificial, todas as dimenses de direitos e de participao poltica encontradas na cidade real. 16) Ao associar as mercadorias a diversas formas de espetculos, ele transforma o consumo de necessidades em consumo orientado pelo prazer.

Leia o texto a seguir: Cada vez mais evidente, a pobreza estigmatizada, quer pelo carter de denncia da falncia da sociedade e do Estado em relao s suas funes junto populao, quer pelo contraste com a abundncia de produtos, quer pelo perigo iminente de convulso social que para ela aponta. A violncia e a agressividade aumentam, criando um clima de guerra civil nas grandes cidades, onde os ndices de criminalidade so alarmantes. Ao medo e insegurana, gerados na populao, associa-se o preconceito e uma atitude de discriminao contra as camadas pobres da populao, as favelas e os centros das cidades. (COSTA, Cristina. Sociologia: introduo cincia da sociedade. So Paulo: Moderna, 2005, p.256257.) Considerando o texto acima e os processos de excluso social no Brasil, correto afirmar que 01) a estigmatizao estabelece distines sociais entre grupos considerados dignos e outros associados com noes de vergonha, desvio e criminalidade. 02) a populao pobre a principal responsvel pelo crescimento da criminalidade nos centros urbanos, aliando-se a organizaes ilegais e exaltando a cultura da pobreza em produes culturais como o rap ou o hip hop. 04) o apelo ao consumo, feito pelas campanhas publicitrias veiculadas nos meios de comunicao de massa, evidencia o contraste entre uma sociedade construda nas propagandas e a situao de carncia e de excluso de grande parte da populao. 08) a principal causa da pobreza, sobretudo nos centros urbanos, a carncia psicolgica, ou seja, o sentimento de autodesvalorizao das populaes pobres em relao s ricas. 16) possvel identificar, no perfil biolgico da populao de uma determinada cidade, as justificativas para as condies precrias de sobrevivncia de certos grupos sociais.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno/2009 Prova 3 Sociologia

Questo

05

Questo

06

Leia o texto a seguir: O lado dramtico e cruel da situao educacional brasileira est exatamente a. O homem da camada social dominante tira proveito das deformaes de sua concepo de mundo. Ao manter a ignorncia, preserva sua posio de mando, com os privilgios correspondentes. O mesmo no sucede com o homem do Povo. As deformaes de sua concepo de mundo atrelam-no, indefinidamente, a um estado de incapacidade, misria e subservincia. Transformar essa condio humana, to negativa para a sociedade brasileira, no poderia ser uma tarefa exclusiva das escolas. Todo o nosso mundo precisaria reorganizar-se, para atingir-se esse fim. No entanto, sabido que as escolas teriam uma contribuio especfica a dar, como agncias de formao do horizonte intelectual dos homens. (FERNANDES, Florestan. Educao e Sociedade no Brasil. In: TOMAZI, Nelson. Sociologia para o Ensino Mdio. So Paulo: Atual, 2007, p. 155156.) Considerando o que diz o trecho acima e as caractersticas da instituio escolar, assinale o que for correto. 01) A escola a instituio social responsvel por promover, por meio da reorganizao intelectual das classes dominantes, a transformao social. 02) As diferenas culturais existentes na sociedade de classes favorecem as camadas dominantes que encontram, na escola, o reforo e a valorizao de conhecimentos j compartilhados no espao familiar. 04) O homem do povo encontra, na escola, um espao de valorizao dos seus saberes, os quais se transformam em um componente fundamental de ingresso no mercado de trabalho na sociedade capitalista. 08) Em uma sociedade de classes, os filhos das classes dominantes e populares desenvolvem, por meio da educao escolar, as mesmas competncias e habilidades. 16) Quando assumem a responsabilidade de agir sobre a formao intelectual humana, as escolas tm um alto potencial transformador.

Leia o fragmento abaixo: O prncipe eletrnico pode ser visto como uma das mais notveis criaturas da mdia, isto , da indstria cultural. Trata-se de uma figura que impregna amplamente a Poltica, como teoria e prtica. Impregna a atividade e o imaginrio de indivduos e coletividades, grupos e classes sociais, naes e nacionalidades, em todo o mundo. Em diferentes gradaes, conforme as peculiaridades institucionais e culturais da poltica em cada sociedade, o prncipe eletrnico influencia, subordina, transforma ou mesmo apaga partidos polticos, sindicatos, movimentos sociais, correntes de opinio, legislativo, executivo e judicirio. (IANNI, Octvio. O prncipe eletrnico. In: COSTA, Cristina. Sociologia: introduo cincia da sociedade. So Paulo: Moderna, p.296.) Considerando o texto acima, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) Na sociedade contempornea, as tecnologias de comunicao tornam-se instrumentos significativos na conduo dos processos polticos e eleitorais. 02) A mdia tem-se constitudo como um espao extremamente democrtico do mundo globalizado, valorizando a diversidade de posicionamentos polticos e garantindo a integridade das mais variadas instituies polticas tradicionais. 04) As concepes de mundo divulgadas pela mdia tm um forte impacto sobre a vida cotidiana e so suficientemente poderosas a ponto de influenciar a organizao poltica de uma nao. 08) As tecnologias de comunicao so utilizadas pelas grandes corporaes mundiais com o objetivo de fazer que seus projetos sejam aceitos pelos dominados. 16) A expresso prncipe eletrnico est associada concepo clssica de poltica construda por Nicolau Maquiavel e utilizada no texto acima como forma de destacar os processos de enfraquecimento do poder do Estado Moderno na vida poltica contempornea.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno/2009 Prova 3 Sociologia

Questo

07

Questo

08

Considerando que a Declarao Universal dos Direitos Humanos completou 60 anos em 2008 e utilizando seus conhecimentos sobre o tema cidadania: direitos sociais, civis e polticos, assinale o que for correto. 01) Os artigos que integram a Declarao Universal dos Direitos Humanos expressam a vontade de assegurar os valores de justia, solidariedade, igualdade e tolerncia a todos os povos. 02) A existncia de regimes democrticos , em si, uma garantia de que a cidadania pode ser amplamente exercida e os direitos humanos assegurados aos diferentes grupos sociais. 04) H uma relao direta entre grau de instruo e garantia de direitos sociais, civis e polticos; por isso, a luta por educao pblica, gratuita e de qualidade uma bandeira permanente para diversos movimentos sociais. 08) Em pases nos quais uma pequena parcela da populao concentra a riqueza nacional, a grande maioria no tem acesso a bens de cidadania como sade, educao e habitao. 16) No Brasil, durante o regime militar, a luta pela afirmao dos direitos civis e polticos foi duramente reprimida por um Estado que, mesmo autoritrio, criou instituies que asseguraram, por exemplo, o direito social aposentadoria.

Ao refletir sobre a religio como fenmeno social, assinale o que for correto. 01) Formas de religio e vestgios de religiosidade so encontrados entre todos os povos e culturas. Eles se manifestam em cultos relativos vida, natureza e aos mortos ou em sistemas de explicao para a existncia humana e do universo. 02) O sagrado no uma categoria restrita religio, podendo manifestar-se em outros fenmenos simblicos da vida social. 04) A superioridade do cristianismo sobre outras expresses religiosas pode ser demonstrada pelo seu domnio e importncia entre os povos do Ocidente. 08) A umbanda no pode ser considerada um sistema religioso, afinal tal classificao no reconhece como sagrado cultos miscigenados ou hbridos. 16) Os princpios religiosos do Isl determinam o Oriente Mdio como territrio sagrado, sendo proibida essa prtica religiosa em outros territrios do globo, considerados pelos muulmanos como espaos profanos e impuros.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno/2009 Prova 3 Sociologia

Questo

09

Questo

10

Leia o texto a seguir: Os nmeros sobre o desmatamento de diversos biomas, o crescimento das cidades no interior do Pas e o prprio projeto poltico trazido pelo crescimento da economia capitalista recolocam o debate acerca de qual o modelo de desenvolvimento que desejamos construir. Essas questes se apresentam de forma candente quando focamos nosso olhar na regio amaznica, alvo de permanentes discusses nacionais e internacionais e de poucas aes visando melhoria concreta de vida da populao que l reside. (Revista Sociologia, Ano II, no.19, p.32.) Considerando o trecho da reportagem acima e o tema meio ambiente e desenvolvimento econmico, assinale o que for correto. 01) No modo de produo capitalista, a explorao do meio ambiente segue uma racionalidade econmica que visa garantir retorno financeiro aos investidores. 02) No Brasil, a produo em larga escala de gros tem sido feita inclusive na regio amaznica com o objetivo de valorizar a mo-de-obra local, detentora de tradio e experincia no plantio dessas culturas. 04) A construo de alternativas sustentveis de desenvolvimento econmico na Amaznia deve privilegiar projetos que visam, por exemplo, criao extensiva de gado, em razo do relevo de plancies que domina a regio. 08) O desgaste dos recursos naturais e o desmatamento so alguns dos efeitos do desenvolvimento de atividades produtivas praticadas pelo setor agrcola. 16) O controle do uso dos recursos naturais na regio amaznica atrai a ateno de grupos ambientalistas no Brasil e em vrios lugares do mundo, porque a proteo da diversidade da vida animal e vegetal na Terra se tornou um problema ambiental que s pode ser tratado globalmente.

Considerando o papel das sociedades indgenas no processo de formao da diversidade tnica brasileira, assinale o que for correto. 01) O trabalho nessas sociedades marcado por trs elementos bsicos: relaes de parentesco, obrigaes rituais e mticas e falta de separao entre atividades produtivas e ldicas. 02) Para alm da diversidade de comunidades, de grupos e de naes indgenas, possvel identificar o ndio brasileiro como portador de uma identidade tnica nica. 04) As populaes indgenas gastam pouco tempo executando tarefas voltadas satisfao de suas necessidades materiais e sociais, porque so naturalmente mais vagarosas. 08) O contato intertnico entre ndios e brancos, durante o processo de colonizao da sociedade brasileira, provocou o genocdio de diversas populaes indgenas, revelando que essas relaes foram reguladas pela violncia. 16) As posturas colonialistas partiam da oposio entre primitivos e civilizados, o que fez que a contribuio dos povos indgenas ao processo de formao da sociedade brasileira fosse identificada como sinal de atraso.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno/2009 Prova 3 Sociologia

Questo

11

Questo

12

Considerando os impactos das transformaes sociais sobre o papel das mulheres nas esferas pblica e privada, assinale o que for correto. 01) As lutas do movimento feminista garantiram s mulheres o direito de decidir sobre o uso do prprio corpo no que se refere reproduo e contracepo, mas no em relao ao aborto, procedimento considerado crime em diversos pases. 02) Uma das aes do movimento feminista foi a de questionar a heterossexualidade como norma e possibilitar o reconhecimento de outras manifestaes da sexualidade, como a bissexualidade e o lesbianismo. 04) Em boa parte do mundo ocidental, as unies monogmicas so uma das marcas da famlia nuclear, formada por homem, mulher e filhos. Nesse universo, a poligamia, unio de um homem ou de uma mulher com mais de um cnjuge, ilegal, apesar de existirem registros de sua prtica. 08) No Brasil contemporneo, o fenmeno da violncia urbana tem vitimado mais os homens jovens do que as mulheres, contribuindo para um desequilbrio na pirmide etria e de gnero. 16) Quando ocupam postos de mando no mercado de trabalho, as mulheres recebem salrios iguais ou superiores aos dos homens que desempenham as mesmas funes que elas, pois a desigualdade sexual um fenmeno superado.

Considerando as reflexes sociolgicas sobre o conceito cultura, assinale o que for correto. 01) O processo de modernizao das sociedades gera impactos na manifestao das tradies populares, o que, segundo algumas vertentes sociolgicas, pode modificar as prticas culturais, mas dificilmente extingui-las. 02) A variedade das culturas acompanha, por um lado, a pluralidade da histria humana e, por outro, os processos de transformao social. Assim, dentro de um mesmo territrio, possvel coexistirem diversos padres culturais. 04) Ao observar as tradies culturais manifestas nas colnias portuguesas, a sociologia construiu o consenso de que a cultura do branco europeu superior do indgena e do africano. 08) Algumas abordagens sociolgicas buscam observar os elementos materiais e no materiais das manifestaes culturais, com o objetivo de compreender as funes sociais dessas manifestaes. 16) Ao longo do sculo XX, a Sociologia acumulou conhecimento suficiente para concluir que a cultura no sofre efeitos do desenvolvimento das tecnologias de comunicao, tais como o cinema, a televiso e a internet.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno/2009 Prova 3 Sociologia

Questo

13

Questo

14

Considerando as relaes entre Estado, Governo e Nao, assinale o que for correto. 01) O Estado pode ser compreendido como uma instituio social que age dentro de um determinado territrio e tem como algumas de suas funes garantir a ordem e estabelecer regras para as relaes entre os indivduos. 02) A frica do Sul um exemplo de Estado formado por populaes de diferentes tradies e culturas que vivem sob a autoridade de um mesmo poder poltico. 04) Em janeiro de 2009, Barack Obama tomou posse como presidente dos Estados Unidos da Amrica (EUA). A eleio desse advogado negro, filho de uma estadunidense com um queniano, foi um marco na histria daquele pas, que teve um passado escravocrata. 08) No existem diferenas entre Estado e Governo. Portanto no h possibilidade de a chefia do Estado ser desempenhada por um lder e a do Governo por outro. 16) A Repblica uma das formas de governo possveis. Ela pode ser presidencialista, como a brasileira e a norte-americana, ou parlamentarista, como a francesa e a canadense. A monarquia uma outra forma de governo e tambm pode ser parlamentarista, como acontece na Inglaterra e no Japo.

Utilizando seus conhecimentos sobre o conceito de modo de produo, assinale o que for correto sobre suas caractersticas no capitalismo. 01) Exige que o trabalho humano acompanhe as constantes transformaes do mundo do trabalho, separando as unidades de concepo das de produo. 02) Estruturou a diviso da sociedade entre proprietrios dos meios de produo e proprietrios da fora de trabalho. Essa diferenciao marcou no s as relaes dentro de ambientes fabris, mas tambm os locais de moradia e lazer dos trabalhadores. 04) Organizou a produo de uma forma de conhecimento cientfico que propiciou a apropriao intensa da natureza. Contudo os benefcios gerados por tal apropriao no alcanaram a sociedade como um todo. 08) Ao mesmo tempo em que deixou o indivduo livre para trocar sua fora de trabalho por salrio, gerou um processo de alienao do trabalhador. 16) Procurou o aperfeioamento tcnico constante, mais produtividade dos operrios e racionalizao dos processos produtivos, com o objetivo de expandir os lucros e baixar os custos de produo.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno/2009 Prova 3 Sociologia

Questo

15

Questo

16

Leia o texto a seguir: A Sociologia no se limita ao estudo das condies de existncia social dos seres humanos. Todavia, essa constitui a poro mais fascinante ou importante de seu objeto e aquela que alimentou a prpria preocupao de aplicar o ponto de vista cientfico observao e explicao dos fenmenos sociais. Ora, ao se falar do homem, como objeto de indagaes especficas do pensamento, impossvel fixar, com exatido, onde tais indagaes se iniciam e quais so os seus limites. Podese, no mximo, dizer que essas indagaes comeam a adquirir consistncia cientfica no mundo moderno, graas extenso dos princpios e do mtodo da cincia investigao das condies de existncia social dos seres humanos. Sob outros aspectos, j se disse que o homem sempre foi o principal objeto da curiosidade humana. Atrs do mito da Religio ou da Filosofia sempre se acha um agente humano, que se preocupa, fundamental e primariamente, com questes relativas origem, vida e ao destino de seus semelhantes. (FERNANDES, Florestan. A herana intelectual da Sociologia. In: FORACCHI, Marialice e MARTINS, Jos de Souza. Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 1977, p.11.) Pode-se concluir do texto que a Sociologia 01) nasce e se desenvolve procurando compreender a Idade Mdia. Os socilogos utilizaram os recursos explicativos gerados, sobretudo, pelas doutrinas religiosas para analisar a organizao do mundo. 02) empreende uma reflexo sistemtica sobre as transformaes sociais em curso nas sociedades em que a cincia se tornou uma poderosa ferramenta de compreenso do mundo. 04) define, ao refletir sobre os conflitos estabelecidos nas relaes entre indivduo e sociedade, que a funo dos socilogos encontrar solues para esses conflitos. 08) objetiva construir formas de conhecimento cientfico sobre a realidade, estabelecendo teorias e metodologias que gerem compreenso dos fenmenos sociais. 16) elabora um estudo organizado do comportamento humano. Logo, podem ser objetos de estudo dessa cincia, dentre outros: as formas de excluso social, os novos arranjos familiares, os processos de construo da cidadania e o fenmeno da violncia urbana.

Considerando seus conhecimentos sobre a temtica instituies sociais, assinale o que for correto. 01) As escolas, as igrejas e as famlias podem ser consideradas instituies sociais que exercem formas de coero sobre os indivduos. Elas pressionam pelo cumprimento de valores preestabelecidos. 02) As instituies sociais direcionam as aes dos indivduos no sentido de organizarem, disciplinarem e controlarem suas condutas, mas tambm so flexveis ao ponto de incorporarem as transformaes, mesmo que elas no gerem grandes rupturas no modelo de sociedade. 04) A escola uma instituio social regida por normas e por regras que eliminam os conflitos na adoo dos projetos pedaggicos norteadores da conduta de seus profissionais. 08) As religies podem ser consideradas instituies sociais que garantem sua permanncia por meio dos rituais: atos repetitivos que rememoram o acontecimento inicial da histria sagrada de determinada cultura. 16) A famlia um tipo de instituio social essencialmente dinmica, sendo o tipo familiar mais expressivo na sociedade brasileira, na atualidade, o monoparental: quando um dos cnjuges vive com os filhos na presena ou no de outros parentes na mesma casa.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno/2009 Prova 3 Sociologia

Questo

17

Questo

18

A utilizao crescente de recursos eletrnicos em diversos ramos da produo industrial tem provocado transformaes significativas na vida social. Considerando seus conhecimentos sobre o tema, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) As Tecnologias da Informao e da Comunicao podem ser consideradas produtos de uma nova fase da revoluo industrial baseada no desenvolvimento da microeletrnica. 02) A organizao industrial contempornea permite um modo de produo descentralizado, em que os componentes de um determinado produto podem ser fabricados em diferentes lugares do globo e depois encaminhados para montadoras com sedes em territrios estratgicos para o comrcio mundial. 04) No trabalho ligado s tecnologias informacionais, existem diversas formas de monitoramento eletrnico das atividades, o que pode ser caracterizado como um mecanismo de controle social. 08) A chamada sociedade da informao caracteriza-se pela abolio da mais-valia e pela instaurao de um modelo econmico ps-capitalista. 16) As novas tecnologias da informao vm acompanhadas do fortalecimento dos sindicatos e da ampliao das ofertas de emprego, reforando antigas conquistas do movimento trabalhista, como a proteo e o direito de registro em carteira de trabalho.

Leia o texto abaixo: Portanto, quando falamos que h corrupo num Estado, convm analisar se no Estado como um todo, no conjunto das suas instituies e em toda a sua populao, ou se essa corrupo est restrita a alguma das partes, seja da forma, seja da matria. Como regra, a corrupo nunca atinge todo o corpo poltico e todas as instituies de uma vez, sempre h alguma parte que resiste e ainda no foi contaminada, pois impossvel que um Estado corrompido em todas as suas partes ainda consiga sobreviver. (MARTINS, Jos Antnio. Corrupo. Rio de Janeiro: Editora Globo, 2008, p.38.) Considerando o texto e seus conhecimentos sobre a temtica Estado, poder e dominao, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) A existncia de partidos polticos , por si s, expresso da corrupo do Estado, pois representa a fragmentao de seu poder em partes em constante luta. 02) A principal tarefa dos membros do Poder Legislativo elaborar leis e normas que regem a sociedade. Leis mal formuladas ou a ausncia delas podem levar corrupo, uma vez que acarretam a possibilidade de que condutas consideradas erradas fiquem impunes. 04) Prticas de favorecimento e trfico de influncia podem ser consideradas algumas das formas de corrupo na administrao pblica. 08) A divulgao de casos de corrupo pela imprensa pode ser vista como sinal de vitalidade poltica, pois efeito de uma maior fiscalizao da sociedade sobre os agentes pblicos. 16) Quanto menos pessoas ficam sabendo das decises, menores so as chances de corrupo no espao pblico, pois um grupo restrito e homogneo consegue criar formas mais eficientes de controle da coisa pblica.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno/2009 Prova 3 Sociologia

10

Questo

19

Questo

20

Considerando as transformaes contemporneas das religies no Brasil, assinale o que for correto. 01) Nos grandes centros urbanos, as igrejas ajudam a criar um espao de reconstituio de laos de sociabilidade e de sentimento de pertencimento. 02) Nas ltimas dcadas, a diversificao de igrejas pode ser melhor compreendida se analisarmos como se d a consolidao e a expanso de prticas religiosas que comercializam smbolos de f. 04) A religio apreendida pelos indivduos modernos como um universo no qual a adeso deve ser coletiva, o que lhes retira a autonomia na escolha das crenas. 08) O impacto da modernidade sobre o campo religioso se traduziu em um gerenciamento das igrejas como estruturas empresariais, associadas a modernos meios de comunicao de massa. 16) As igrejas no so instituies estticas. Elas tambm passam por processos de transformao social que alteram suas prticas rituais.

Leia o seguinte texto: Muitos trabalham ilegalmente nas oficinas de costura no centro da cidade ou em atividades ligadas ao comrcio. Geralmente as jornadas de trabalho so de at 12 horas e, lgico, esto completamente desprovidos do acesso sade e educao. So, na maioria, homens, na faixa etria de 20 a 40 anos, sem qualificao profissional, que enfrentam uma longa viagem de nibus em busca de uma vida melhor. As principais portas de entrada so a fronteira brasileira com o Paraguai, em Foz do Iguau, no Estado do Paran e a fronteira da Bolvia com o Brasil, em Corumb, Estado do Mato Grosso do Sul. A intermediao da imigrao ilegal feita por agenciadores de mo-de-obra que cobram cerca de 400 dlares para facilitar a entrada e a colocao destes imigrantes no mercado de trabalho. (Revista Sociologia, ano I, no.6, p. 66.) A respeito do trecho acima e do tema por ele tratado, assinale o que for correto. 01) Devido s dificuldades na travessia da fronteira norte-americana, os mexicanos buscam o Brasil como forma de oficializar seu movimento imigratrio e ingressar legalmente nos pases de economias desenvolvidas, como Portugal ou Canad. 02) O elemento mediador da imigrao moderna o trabalho. Por meio dele, produz-se o processo de insero ou de excluso social e justifica-se a presena na sociedade receptora e a ausncia na sociedade de origem. 04) O Brasil recebe atualmente um nmero significativo de imigrantes oriundos de outros pases da Amrica Latina, principalmente bolivianos e paraguaios, que, ao ingressarem ilegalmente no pas, passam a viver em condies precrias de trabalho e de habitao. 08) No Brasil, historicamente, os movimentos de imigrao de populaes tm sido essenciais no suprimento da demanda de mo-de-obra empregada em diferentes ramos das atividades produtivas. 16) As estruturas sociais da sociedade capitalista tendem a se reproduzir na atividade imigratria intrarregional. Assim, o grau de insero social do imigrante latino-americano est intimamente ligado sua condio de classe e escolarizao.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno/2009 Prova 3 Sociologia

11

You might also like