You are on page 1of 5

O GEOPROCESSAMENTO COMO FERRAMENTA NO CADASTRO MUNICIPAL DE POOS TUBULARES PROFUNDOS (CPT) DO MUNICPIO DE PORTO ALEGRE (RS, BRASIL)

Luis Carlos Camargo Rodriguez Engenheiro Civil, Diviso de Pesquisa do Departamento Municipal de gua e Esgotos de Porto Alegre Leandro Soares Rodrigues Tcnico em Tratamento de gua e Esgoto, Diviso de Pesquisa do Departamento Municipal de gua e Esgotos de Porto Alegre Evandro Ricardo da Costa Colares Bilogo,Diviso de Pesquisa do Departamento Municipal de gua e Esgotos de Porto Alegre Maria Mercedes de Almeida Bendati Biloga,Diviso de Pesquisa do Departamento Municipal de gua e Esgotos de Porto Alegre

Autor para contato Luis Carlos Camargo Rodriguez Departamento Municipal de gua e Esgotos, Diviso de Pesquisa. Rua Baro do Cerro Largo, 600 Bairro Menino Deus Fone: (51)-3289.9838 Fax: (51)-3289.9849 CEP 90.850-110 Porto Alegre, RS Brasil. e-mail: dvppoos@dmae.prefpoa.com.br rea temtica: 5. Gesto Ambiental e de Recursos Hdricos Trabalho apresentado no: IV Simpsio Internacional de Qualidade Ambiental, 2004, Porto Alegre (RS) Referncia da publicao: RODRIGUEZ, L.C.C.; RODRIGUES, L.S.; COLARES, E.R.; BENDATI, M.M.A. O geoprocessamento como ferramenta no Cadastro Municipal de Poos Tubulares Profundos no municpio de Porto Alegre (RS) in: IV Simpsio Internacional de Qualidade Ambiental, 2004, Porto Alegre (RS). Anais do IV Simpsio Internacional de Qualidade Ambiental. Porto Alegre: ABES/RS, 2004.

O GEOPROCESSAMENTO COMO FERRAMENTA NO CADASTRO MUNICIPAL DE POOS TUBULARES PROFUNDOS (CPT) DO MUNICPIO DE PORTO ALEGRE (RS, BRASIL)

RESUMO medida que as cidades se desenvolvem, mais intenso o uso dos recursos hdricos. Tambm cresce junto sociedade o esprito de um desenvolvimento sustentvel, tornando assim indispensvel boa gesto desses recursos. Atravs da Lei municipal n 7560/94 foi criado o Cadastro de Poos Tubulares (CPT), sob a responsabilidade do Departamento Municipal gua e Esgotos (DMAE), para identificar poos construdos e verificar o seu uso. Com o Decreto Estadual n 42.047/02, vinculou-se a outorga do uso da gua ao cadastramento dos poos nos municpios onde esse procedimento j estava regulamentado. Para otimizar esse processo, o DMAE est desenvolvendo ferramentas onde seja possvel visualizar espacialmente os dados no cadastro de poos, sendo que o geoprocessamento uma excelente tecnologia para atingir esse objetivo. Atravs dessa integrao entre o geoprocessamento e o banco de dados dos poos, obtm-se uma ferramenta de grande potencial para a gesto dos recursos hdricos. Palavras-chave: geoprocessamento, gua subterrnea, poos tubulares profundos INTRODUO Atravs da Lei municipal n 7560/94, o Municpio de Porto Alegre criou o Cadastro de Poos Tubulares Profundos (CPT), sob a responsabilidade do Departamento Municipal gua e Esgotos de Porto Alegre (DMAE), com a finalidade de identificar os poos construdos e verificar o uso das guas subterrneas. Esse cadastro, implementado a partir de 1996, sistematizou uma srie de informaes sobre os poos tubulares profundos existentes em Porto Alegre (SCHWARZBACH & BENDATI, 1998), sendo a base para o acompanhamento do uso das guas subterrneas no municpio. Com a publicao do Decreto Estadual n42.047/02, vinculou-se a outorga do uso da gua ao cadastramento dos poos nos municpios onde esse procedimento j estava regulamentado. Dessa forma, o cadastro assumiu papel fundamental no controle e acompanhamento do uso dos recursos hdricos subterrneos, uma vez que o municpio realiza o cadastramento pelo DMAE, a fiscalizao pela Vigilncia Sanitria municipal e repassa essas informaes ao Departamento de Recursos Hdricos (DRH/SEMA), fornecendo subsdios importantes para o gerenciamento dos mananciais. Para otimizar esse processo, fez-se necessrio o uso de dispositivos onde fosse possvel a visualizao espacial simultaneamente aos dados de cadastro, sendo que o geoprocessamento o mtodo ideal para atingir esse objetivo. Para que o planejamento e a gesto dos recursos naturais sejam efetivos, necessria a disponibilidade de informaes bsicas que envolvam a localizao espacial, bem como variveis temporais. Tais caractersticas exigem o uso de dados de campos referenciados em uma base cartogrfica, informaes tcnicas e utilizao de dados gerados a partir do sensoriamento remoto. Em qualquer projeto de sistema de informaes geogrficas

inevitvel a utilizao de dados espaciais (mapas), pois estes se referem localizao, forma e s relaes entre as entidades espaciais. Tambm com a mesma importncia figuram os dados descritivos, referindo-se s caractersticas da entidade espacial, definidas num banco de dados, com o propsito de armazen-las com preciso, para garantir a manipulao da informao no tempo apropriado. Atravs dessa integrao entre o geoprocessamento e o banco de dados dos poos (com aspectos construtivos, geolgicos e de qualidade da gua, entre outras informaes), obtm-se uma ferramenta de grande potencial para a gesto dos recursos hdricos, otimizando a atuao do DMAE no acompanhamento dos cerca de 500 poos atualmente registrados no CPT.

METODOLOGIA

Foram inicialmente identificadas as fontes cartogrficas disponveis, os dados j existentes no cadastro de poos tubulares profundos e avaliada a necessidade de compatibilizao de sistemas para o geoprocessamento. Foram tambm consideradas as demandas do processo de cadastro de poos tubulares profundos, no nvel municipal e estadual, para definir os dados a serem incorporados ao sistema. O CPT do DMAE utilizou uma base de dados baseada no aplicativo Microsoft Access 2000, onde foi desenvolvida a ferramenta Cadastro de Poos Tubulares, e o aplicativo de geoprocessamento ESRI ArcView 3.1 para elaborar um cenrio onde possvel visualizar simultaneamente a localizao geogrfica, a formao geolgica e o endereo do poo, alm de dados tcnicos como profundidade, profundidade das entradas de gua, vazo ou qualquer outro dado informado no cadastro sobre o poo.

RESULTADOS Aquisio de dados Cartografia digital: A necessidade de se dispor de uma base cartogrfica adequada, de modo a permitir a integrao de diversos dados, fica bem caracterizada na avaliao dos recursos naturais. A base cartogrfica utilizada para o gerenciamento do cadastro de poos foi criada a partir de um levantamento realizado no municpio de Porto Alegre na dcada de 70 com uma projeo local para regio metropolitana conhecida como Gauss-Krger, escala 1:15.000, Superfcie de referncia: Elipside Internacional de Hayford 1924, Datum horizontal: Observatrio da Comisso da Carta Geral e Datum vertical: Margrafo de Imbituba/SC. Posteriormente, a Companhia de Processamento de Dados do municpio de Porto Alegre (PROCEMPA) converteu essa base analgica para digital, juntamente com os atributos pertinentes aos respectivos temas. De posse destes dados espaciais mais o banco de dados gerado pela demanda da gesto de guas subterrneas, criou-se um projeto com as informaes necessrias para melhor gesto do meio ambiente. Os temas utilizados para o gerenciamento das guas subterrneas foram: eixos das ruas, poos artesianos cadastrados com localizao geogrfica ou geocodificados por endereamento, ligaes de gua oriundas do abastecimento pblico, mapas geolgicos, bacias hidrogrficas, bairros, sistemas de abastecimento de gua e sistemas de esgotos, alm

de utilizar imagens de satlite de alta resoluo (QUICKBIRD) para auxiliar na visualizao espacial dos temas descritos acima. Banco de Dados: O Banco de dados denominado CPT foi concebido a partir da necessidade de um cadastramento do uso das guas subterrneas no Municpio de Porto Alegre, tendo sido criado oficialmente atravs da Lei Municipal n7.560/94 e posteriormente regulamentado pelo Decreto Municipal n11.578/96. Inicialmente o banco de dados foi organizado de maneira simples, utilizando os recursos disponveis no Access 95, utilizado na poca. Com a experincia e com o aumento no volume de dados, essa ferramenta necessitou ajustes, tendo sido aperfeioado para o formato atual do CPT. Esta evoluo foi fundamental para consolidar a unio do CPT ao geoprocessamento, pois graas modelagem dos dados foi possvel mapear com segurana os poos existentes em Porto Alegre, com todas as vantagens que se pode tirar de um banco de dados aliado visualizao espacial.

CONCLUSES Com o apoio das ferramentas de geoprocessamento o DMAE obtm de forma gil e tubulares profundos implantado em Porto Alegre. So eles: levantar dados sobre os poos tubulares profundos em uso no municpio, incluindo aspectos construtivos, hidrolgicos e de qualidade da gua; possibilitar a identificao e localizao dos usurios de gua subterrnea no municpio; estabelecer diretrizes para a regulamentao do uso da gua subterrnea, de forma complementar ao disposto em legislao estadual; permitir melhor acompanhamento, em termos de sade pblica, das condies de abastecimento dos usurios de gua subterrnea; promover o uso controlado da gua subterrnea, de forma complementar rede pblica, para o abastecimento nas reas desprovidas desse servio; implementar a utilizao da rede pblica de abastecimento, em funo dos investimentos j realizados nesse servio; promover a qualificao tcnica das empresas atuantes no setor, estimulando o credenciamento dos profissionais e a regularizao das obras construtivas; divulgar aos tcnicos da rea e ao pblico em geral, a problemtica do gerenciamento dos recursos hdricos subterrneos e das aes preventivas desenvolvidas; subsidiar com os dados do cadastro aes tcnicas, administrativas e polticas relacionadas gesto de recursos hdricos no municpio e no estado. Pode-se concluir que o geoprocessamento melhora o rendimento das aes de cadastro de poos. A utilizao do sistema georreferenciado permite a tomada de decises mais rpidas subsidiando os gestores com as informaes necessrias. Esse procedimento possibilita que os tcnicos possam intervir em tempo real nas decises, por disporem de mais conhecimentos sobre o municpio, facilitando assim a melhor gesto dos recursos ambientais da cidade.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS SCHWARZBACH, M.S.; BENDATI, M.M.A. Cadastramento de poos tubulares profundos: experincia do Departamento Municipal de gua e Esgotos de Porto Alegre In: 26 Assemblia Nacional da Associao Nacional dos Servios Municipais de Saneamento, 1998, Vitria (ES). Anais da 26 Assemblia Nacional da Associao Nacional dos Servios Municipais de Saneamento. Vitria: ASSEMAE, 1998.

You might also like