You are on page 1of 4

Como cuidar de uma Jabuticabeira - Bonsai de Jabuticaba

A jabuticabeira uma das espcies nativas mais utilizadas na arte do bonsai, eu mesmo tenho um pr Bonsai e umas mudinhas nascendo. Abaixo veremos como cuidar delas: Manual Como cultivar Bonsai

http://ricardosanbonsai.blogspot.com/2009/12/segue-abaixo-o-link-parabaixar-o.html
Papel de Parede Jabuticabeira

http://ricardosanbonsai.blogspot.com/2010/03/papel-de-paredejabuticabeira.html

Nome cientfico: Myrciaria cauliflora Origem: Brasil, aparecendo tambm em outros pases da Amrica do Sul (Colmbia, Paraguai) e ocasionalmente, na Flrida. Variedades: Existem diversas qualidades de jabuticabeiras e de jabuticabas, uma verdadeira coleo que alcana de 12 a 15 variedades diferentes, cerca da metade delas bem produtiva; a outra metade, nem tanto. A fitografia da jabuticabeira, ainda est um tanto confusa. Alguns pesquisadores citam duas espcies de Myrciaria: Myrciaria jaboticaba, com frutos pequenos de pednculo escuro e Myrciaria cauliflora, com frutos grandes e ssseis.

Jabuticaba Sabar: A mais apreciada e doce das jabuticabas e a mais intensamente plantada. de crescimento mdio mas muito produtiva. Frutos midos, de epicarpo fino, muito saborosos. Maturao precoce.

Jabuticaba Paulista: De maior porte do que a anterior e de grande produo. Fruto grande e coriceo. A maturao um tanto tardia.

Jabuticaba Rajada: Assemelha-se as anteriores em crescimento e produo. Os frutos so grandes, muito doces e muito saborosos. A pele verde bronzeada. Maturao mediana.

Jabuticabeira Branca: Porte mdio. Produz, fartamente, frutas grandes e deliciosas. So verde-claras. Jabuticabeira Ponhema: uma rvore de grande porte e extraordinria produo. O fruto grande e de pele um tanto coricea. Deve ser consumida quando bem madura. a variedade mais apropriada a fabricao de gelias, doces e licores. Na verdade, esse no um privilgio da jabuticabeira Ponhema. Qualquer uma delas pode ser utilizada no fabrico destas iguarias.

Ambiente: Em climas temperados, pode ser colocada durante todo o ano, prxima a uma janela bem iluminada e arejada, porm cuidado com os ventos muito fortes. Em ambientes externos (aconselhvel que seja desde a metade da Primavera at o final do Vero), o ideal coloc-la em um local ensolarado ou a meia sombra. No suporta geadas fortes, devemos proteg-la do frio, principalmente se a temperatura estiver abaixo de 15C. Clima: Planta de clima tropical e subtropical mido, sem excesso de umidade; no suporta estiagens prolongadas e geadas fortes. As jabuticabeiras so encontradas desenvolvendo-se bem em regies onde a temperatura mdia anual est em torno de 20C (Rio Grande do Sul) e em regies onde a temperatura mdia anual est em torno de 30C (Par). A pluviosidade mnima (chuvas) requerida de 1.000mm./ano( ideal em torno de 1.500mm./anuais bem distribudos). Em regies secas o cultivo da jabuticabeira requer irrigao adequada. A umidade relativa do ar deve estar entre 75% a 80% e a luminosidade, em 2.000 horas/luz/ano. O pomar deve ser protegido de ventos dominantes, com a utilizao de quebra-ventos. Caractersticas: A jabuticabeira espontnea em grande parte do Brasil. Frutifera de origem sulamericana (brasileira) encontrada com mais freqncia em Minas Gerais, Espirito Santo, Rio de Janeiro, So Paulo e Paran, mas pode tambm ser encontrada em outras regies do pas, como na Bahia, ou em Pernambuco, Paraba, Cear, Par, Gois, Mato Grosso, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. rvore de porte mdio, piramidal, podendo chegar at 9m de altura, dependendo da espcie. conhecida h mais de 400 anos, tambm, na Argentina, Paraguai e Uruguai. Nome de origem indgena que significa, em tupi, jabuti (animal silvestre, parecido com a tartaruga), caba (lugar onde), por ser comum a existncia deste animal nas proximidades das jabuticabeiras, alimentando-se dos frutinhos que caiam no cho. Estes ndios consumiam a jabuticaba na forma natural ou em bebida fermentada que preparavam.

Rega: Quando for preparar o vaso para o plantio, fundamental garantir um bom sistema de drenagem para escoar a gua das regas. Antes de colocar a mistura de terra, coloque uma camada de argila expandida no fundo do vaso. Regue generosamente durante os meses de Vero, a jaboticabeira adora solos encharcados, porm reduza a freqncia da rega durante o Inverno. O melhor manter o solo fortemente mido. Adubao: Prepare a mistura de solo da seguinte forma: 1 parte de terra vegetal, 1 parte de pedriscos e 1 parte de areia. Encha o vaso com a mistura at mais ou menos a metade e ajeite a muda de forma que ela fique na altura adequada borda do vaso. Se for preciso, abra mais a cova ou coloque mais terra para chegar na altura desejada. Lembre-se de fazer a tarefa com cuidado, preservando o torro de terra da muda, pois ele protege as razes. Tudo certo? Agora complete o vaso com a mistura de terra e faa uma rega abundante. UseTorta de Mamona + Farinha de Osso a cada trinta dias, do incio da Primavera at o final do Vero. Durante o Outono e o Inverno, diminua a freqncia. O adubo de liberao lenta, pode ser usado sem problemas, desde que no se exagere na quantidade. Transplante: A melhor poca na Primavera, bem no incio dela, e somente a cada dois anos, fazendo uma poda moderada das razes. Aps o perodo de adaptao, a planta deve receber diariamente pelo menos 4 horas de luz solar direta. preciso tambm cuidar da nutrio das frutferas. No cultivo em vasos, as adubaes devem ser realizadas com maior freqncia e adequadas espcie escolhida. De forma geral, d preferncia s adubaes orgnicas com esterco curtido, torta de mamona, hmus de minhoca, etc Aramao: A jaboticabeira cresce naturalmente como uma rvore, ento a aramao pouco utilizada. Mas, se for necessrio, faa somente nos galhos mais lenhosos, sua madeira bem flexvel, mas sempre tome cuidado ao tentar dobr-la. Antes de aram-la, fixe bem a planta, com fita adesiva ou alguma outra coisa que evite que o tronco principal fique balanando enquanto voc enrola o arame na rvore. Poda: Pode os brotos no segundo ou quarto par de folhas, quando estiver com seis ou oito pares de folhas desenvolvidas, isso far com que a prxima brotao seja mais vigorosa, e ajuda a manter a forma do bonsai. Voc pode fazer podas drsticas ou remoo de galhos

durante todo o ano, porm, a melhor poca durante a Primavera. Reproduo: Pode ser feita atravs de sementes e bastante simples conseguir que a rvore se desenvolva, principalmente se as sementes forem semeadas logo aps serem retiradas do fruto. A jabuticabeira uma planta que demora a produzir frutos, ento recomendado que se obtenha um bonsai atravs da alporquia de um galho que j esteja frutificando, fazendo o anelamento completo do tronco e, utilizando algum tipo de hormnio enraizante. A poca recomendada para a alporquia o final do Inverno.

Links de ajuda: Adubao: http://ricardosanbonsai.blogspot.com/search/label/Adubao Transplante: http://ricardosanbonsai.blogspot.com/search/label/Transplante Aramao: http://ricardosanbonsai.blogspot.com/search/label/Aramagem Poda: http://ricardosanbonsai.blogspot.com/search/label/Poda Minhas Plantas: http://ricardosanbonsai.blogspot.com/search/label/Jabuticabeira

You might also like