You are on page 1of 15

Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas DECAT Departamento de Controle e Automao e Tcnicas Fundamentais Manuteno Mecnica MEC

EC 111

Manuteno de bomba centrfuga de torre de resfriamento

Alunos: Thayla Recla Victor Coelho

Ouro Preto, 4 de setembro de 2013.

1 3

Sumrio 2.Sistema de Tratamento de Falha.....................................................................3 6.1 Trocas das faces...................................................................................... 10 6.2 Anlise posteriores de falha.....................................................................10 7. Registro de falha:........................................................................................ 11 7.1 Investigaes das causas fundamentais:.................................................12

1 3

Manuteno de Bomba Centrfuga de torre de resfriamento

1. Resumo O presente estudo tem como objetivo descrever uma falha em uma Bomba Centrifuga de uma torre de resfriamento, aps seis meses do start-up de operao das mesmas, este trabalhos descreve algumas das aes da rotina da manuteno, como o seu planejamento e plano de execuo, objetivando corrigir as falhas e dar mais confiabilidade aos equipamentos.

2. Sistema de Tratamento de Falha Um sistema de tratamento de falhas , essencialmente, uma estrutura formal de gerenciamento de informaes sobre falhas e das aes subsequentes. E est dividido em sete etapas: 1) Deteco da Falha 2) Ao corretiva para remover o sintoma 3) Registro e anlise da falha e suas causas fundamentais 4) Planejamento e execuo das contramedidas 5) Acompanhamento da execuo das contramedidas 6) Anlise Peridica dos registros de falhas. 7) Ciclo PDCA. 3. Deteco da falha Atravs das inspees dirias da manuteno, foi constatado um vazamento na regio do selo mecnico. Para no causar um impacto na operao diria com uma possvel parada imprevista, e para manter a poltica da manuteno em manter a confiabilidade do sistema, 1 3

foram tomadas decises emergenciais de modo a sanar o vazamento e buscar as causas fundamentais da falha.

Foto-1. Detalhe da vedao do selo da bomba.

4. Aes corretivas para remover os sintomas Foi realizada a desinstalao da Bomba Centrifuga, e uma Bomba reserva, enquanto a bomba defeituosa estava na manuteno, foi posta em seu lugar, permitindo que o trabalho de descobrir os motivos que levaram ao vazamento fosse investigado com cautela e preciso, sem que houvesse parada do sistema de bombeamento. Para o planejado da desmontagem e instalao da Bomba reserva utilizou-se a aplicao da ferramenta 5W1H.

4.1 Desinstalao:

What (O que): Desinstalar a Bomba Centrfuga da torre de resfriamento. Why (Por que): A Bomba Centrfuga esta demostrando sinais de vazamento. 1 3

Who (Quem): Jordano e Igor. Where (Onde): Torre de resfriamento 2. When (Quando): 22h at as 00h do dia 02/05/2011. How (Como): Seguindo as instrues do manual de desinstalao do fabricante, e posteriormente efetuando o seu transporte para a oficina de manuteno.

4.2 Instalao:

What (O que): Instalar Bomba centrifuga reserva. Why (Por que): Para que no haja interrupo do bombeamento de gua para a torre de resfriamento. Who (Quem): Gabriel e Matheus. Where (Onde): Torre de resfriamento 2. When (Quando): 00h at as 2h do dia 03/05/2011. How (Como): Deslocar Bomba reserva do almoxarifado para a torre de resfriamento 2, e efetuar sua instalao seguindo as orientaes do manual de instalao do fabricante.

5. Registro e analise da falha para identificar as causas fundamentais

Fazendo um brainstorming com a equipe de Engenharia, Operao e Manuteno do setor onde se encontra a Bomba Centrfuga da torre de resfriamento, algumas possveis causas foram levantadas: Contaminao da gua por partculas solidas. 1 3

Ph da gua abaixo de 4,5. Superfcie das faces com tratamento superficial incorreto. Material do selo de vedao muito fraco e/ou material inapropriado.

Para descobrir a o porqu do vazamento, a bomba centrifuga defeituosa foi desmontada e comparada com outras bombas nas mesmas condies de operao que estavam passando por uma manuteno preventiva. A foto mostra o nvel de incrustao no selo mecnico da bomba.

Foto 2. Incrustao na caixa do selo mecnico.

Conforme a foto, podemos ver com mais detalhe, uma incrustao na bucha protetora do selo, que veio a causar a falha do mesmo impedindo sua ao no sentido de vedar.

1 3

Foto-3. Selo mecnico e bucha protetora.

Comparao do selo mecnico seminovo (usado) e o selo travado na Bomba que apresentou a falha.

Foto4-. Selo usado como comparao de analise

1 3

Nesta foto so comparadas as faces rotativas dos selos, podemos perceber que as faces rotativas dos selos apresentam desgaste, contudo a face da Bomba Centrfuga defeituosa apresenta desgastes consideravelmente maior, em funo do travamento devido sujeira incrustada.

Foto -5. Comparao das faces rotativas.

Note-se, que o eixo encontra-se todo impregnado de material grafitado que compem o enchimento do selo. Avaliou-se tambm a face da tampa estacionria da bomba, que tambm apresentou um desgaste excessivo, em relao tampa de outra bomba. Todas as comparaes so feitas de modo a apresentar as situaes em um mesmo paradigma.

1 3

Foto-6 - Face rotativa da tampa estacionria.

Foto-6 - Face rotativa da tampa estacionria.

1 3

A partir dessas etapas investigativas foi concludo que o problema ocorreu por impregnao do produto no selo mecnico, sendo os problemas encontrados: o travamento no conjunto selo mecnico, mola e rotativa, desgaste excessivo nas faces rotativas e estacionaria, devido ao torque da partida do equipamento com o selo travado.

6. Planejamento e execuo das contramedidas

Foi planejado maior controle do tratamento da gua na tubulao e a substituio das faces de ao carbono da bomba para faces em metal duro com maior resistncia a desgaste por abraso.

6.1 Trocas das faces What (O que): Trocar faces de ao carbono por faces de ao cromado. Why (Por que): Aumentar a resistncia ao desgaste das faces. Who (Quem): Jordano e Simone. Where (Onde): Oficina de manuteno. . When (Quando): 13h at as 20h do dia 05/05/2011. How (Como): Remoo das incrustaes e a adio de metal duro as faces.

6.2 Anlise posteriores de falha Aps 2 meses outra bomba centrifuga apresentou problemas de vazamento e foi substituda pela bomba que recebeu modificaes em suas faces.Durante o 3 meses foram 1 3

feitas inspees semanais nesta bomba e comparada a outras bombas semi-nova e foi constatado um desgaste muito menor,assim a bomba modificada teve o intervalo de manutenes peridicas definido para cada 2 ms enquanto as que no foram e modificada foi definido um intervalo de 1 ms devido a melhoria do tratamento da gua.Foi proposto que todas as bombas conforme forem passando por manutenes preventivas ou corretivas deveriam ter suas face trocadas por ao cromado.

7. Registro de falha:

Descrio da falha Local: Torre de resfriamento 2 Data da deteco: 02/05/2011 Hora da deteco: 21h e 44m

Equipamento de instalao: Bomba centrifuga Componente/conjunto: Selo Mecnico Data da ultima troca/ reparo: 23/08/2010 Intervalo padro de troca/reparo: 10 meses Descrio da falha: Vazamento na regio do selo mecnico Detectado por: Victor Silva, tcnico em manuteno. Setor: Manuteno Turno: noturno

Aes corretivas: Descrio do reparo: Desinstalao da bomba centrifuga e sua substituio por uma Bomba reserva 1 3

Perdas: Tempo de parada da produo: 4 horas Perdas da produo: No houve Acidentes com pessoas: No houve Tempo de reparo: 4 horas Homens /hora: 2H/h

7.1 Investigaes das causas fundamentais:

Causas fundamentais: Impregnao do produto no selo mecnico, causando travamento do conjunto mecnico.

Aes de bloqueio: What (O que): Trocar faces de ao carbono por faces de ao cromado. Why (Por que): Aumentar a resistncia ao desgaste das faces. Who (Quem): Jordano e Simone. Where (Onde): Oficina de manuteno . When (Quando): 13h at as 20h do dia 05/05/2011. How (Como): Remoo das incrustaes e a adio de metal duro as faces.

1 3

Diversos: Elaborado por: Victor Coelho Revisado por: Thayla Recla Supervisor: Washington Silva Chefe: Washington Silva Data: 06/05/2011 Data: 06/05/2011 Gerente: Washington Silva

8.

PDCA

Plan (Planejar): Item no plano: Reforma das faces das bombas nas torres de resfriamento durante as parada para manuteno preventiva. Periodicidade: 1 ms. Data da ultima reforma: 02/02/2012. Data para a prxima reforma: 04/03/2012. Inspeo: Monitorar o desempenho das bombas a cada 2 meses.

Do (Fazer): Servios executados:Troca as face de ao carbono das faces por ao cromado.

1 3

Check (Checar): Analise: As bombas que passaram pela reforma apresentam uma taxa de desgaste muito menor do que ante

Action (Agir): Manter o plano para reformar as bombas durante as manutenes preventivas ou corretivas e escolher aleatoriamente uma das bombas reformadas e fazer inspees fora do perodo previsto para gerar um grfico de tendncia desgaste X tempo.

1 3

9. Bibliografia:

1998:

Xenos, H., Gerenciando a manuteno produtiva, INDG, Nova Lima,

Lima,

P.,

ESTUDO

DE

CASO:

FALHA

EM

BOMBASCENTRIFUGAS DA TORRE DE RESFRIAMENTO:

1 3

You might also like