You are on page 1of 9

A mulher negra no cinema brasileiro: uma anlise de Filhas do Vento

* Cludia Regina Lahni ** Nilson Assuno Alvarenga *** Mariana Zibordi Pelegrini **** Maria Fernanda Frana Pereira

RESUMO O artigo apresenta uma reflexo sobre a mulher negra na comunicao. Realiza, para isso, uma anlise do filme Filhas do Vento, lanado em 2003, sob a direo de Joel Zito Arajo. Recorre ao conceito e s implicaes de identidade cultural. Debate o mito da convivncia cordial das trs raas que do origem ao brasileiro. Lembra a situao de negras e negros na sociedade e na comunicao, que ainda marcada pela discriminao. Tanto, que, ao avaliar de forma especfica a televiso, Muniz Sodr afirma que esta faz um "controle de rostos" na sua programao, ocultando a realidade esttica do nosso pas. Este artigo tem tambm como base os estudos sobre a mulher na comunicao que apontam, por exemplo, o trip moda-casa-corao como sustento da imprensa feminina. Aps tal caminho terico, o artigo analisa cenas do filme, que so representativas do tema. Palavras-chave: Comunicao. Cinema. Identidade Cultural.

INTRODUO Este artigo apresenta uma reflexo sobre a mulher negra na comunicao. Define, para isso, realizar uma anlise do filme Filhas do Vento, lanado em 2003, sob a direo de Joel Zito Arajo. O filme conta a histria de duas irms, que foram criadas pelo pai. Uma continuou morando com ele, em sua pequena cidade natal. A outra mudou para a cidade grande, com o sonho de atuar como atriz. A morte do pai motiva o reencontro das irms, suas filhas e netas. Todas as personagens do filme so negras exceo feita a um papel secundrio e de figurao. Com tal especificidade, Filhas do Vento vem ao encontro da reflexo que se pretende neste trabalho. Para sua realizao, o artigo recorre, inicialmente, ao conceito e s implicaes de identidade cultural. Debate o mito da convivncia cordial das trs raas que do origem ao brasileiro. Lembra a situao de negras e negros na sociedade e na comunicao, ainda marcadas pela discriminao. Tanto, que, ao avaliar de forma especfica a televiso, Muniz Sodr (1999, p.17) afirma que esta faz um "controle de rostos" na sua programao, ocultando a realidade esttica do nosso pas. O artigo teve tambm como
* Doutora em Comunicao, Professora Adjunta da Faculdade de Comunicao da Universidade Federal de Juiz de Fora. ** Doutor em Filosofia, Professor Adjunto da Faculdade de Comunicao da Universidade Federal de Juiz de Fora. *** Graduanda em Comunicao na Universidade Federal de Juiz de Fora, Bolsista do Programa de Educao Tutorial (PET) SESU. **** Graduanda em Comunicao na Universidade Federal de Juiz de Fora, Bolsista de Iniciao Cientfica do Programa BIC-UFJF.

80

Rev. Cient. Cent. Univ. Barra Mansa - UBM, Barra Mansa, v.9, n. 17, p. 80, jul. 2007

base os estudos sobre a mulher na comunicao que apontam, por exemplo, o trip moda-casa-corao como sustento da imprensa feminina. Percorrido esse caminho terico, o artigo apresenta a anlise de algumas cenas do filme Filhas do Vento, que so representativas do tema. Espera-se que este trabalho possa contribuir para o debate sobre a situao da mulher negra na comunicao e, assim, para mudanas em prol de uma comunicao mais democrtica.

IDENTIDADE CULTURAL Falar em identidade implica uma relao de permanncia, delimitaes e principalmente uma relao de semelhanas e diferenas. A relao de permanncia liga o sujeito a uma continuidade histrico-social, que o permite identificar-se ou no com determinada cultura, j que a cultura transmitida como herana. As delimitaes permitem diferenciar os elementos pertencentes ou no a uma cultura e, deste modo, inclulos ou exclu-los de um grupo. E a relao de semelhanas e diferenas que permite ao sujeito se reconhecer a si mesmo como membro de uma cultura. O olhar, alm de detectar as aparncias, atribui valores e determina a orientao de conduta, atravs dos processos de identificaes. Na sociedade ps-moderna - onde as mudanas so rpidas, contnuas e permanentes -, surgem novas identidades, deslocando e descentrando as antigas. Tais identidades so ainda mais fragmentadas, por exemplo, nacionalidade, classe, sexualidade, etnia e raa. nesse mbito que as minorias enfrentam um embate com culturas que atravessam fronteiras geogrficas e atrelam-se a novas comunidades delimitando, deste modo, diferentes contexto de espaotempo, "tornando o mundo, em realidade e experincia, mais interconectado" (MCGREW, 1992 apud HALL, 2004, p.67). Nesse universo, a identidade partilhada pelo consumismo e culturas locais funcionam como foco de resistncia. No Brasil, a formao da identidade cultural ocorreu na poca da propagao dos ideais liberais, das teorias positivistas e iluministas e no auge da Revoluo Industrial, que contribuiu para supervalorizao dos europeus em territrio nacional.
Numa sociedade esteticamente regida por um paradigma branco (...) a clareza ou brancura de pele, mesmo sem as barreiras guetificantes do multiculturalismo primeiro-mundista, persiste como marca simblica de uma superioridade imaginria atuante em estratgias de distino social ou defesa contra perspectivas colonizadoras da miscigenao. (SODR, 1999, p. 234)

Alm disso, a representao da mulher na sociedade global a de um papel subalterno (PAIVA, 2003), em que relacionada a modelos que transcendem a uma conjuntura histrica, tais como o casamento, a sexualidade e a famlia, j que se constituem moldes permanentes e imutveis.
Isso acontece por boas razes: exatamente porque as mulheres, tendo sido relegadas ausncia, ao silncio e marginalidade, elas tambm foram, at certo ponto, relegadas para a fmbria do discurso histrico, se no for para uma posio totalmente fora da histria (e da cultura), que tem sido definida como a histria do homem (via de regra de classe mdia) branco. (KAPLAN, 1995, p. 17).

A sociedade europia e patriarcal , historicamente, tomada como modelo pelos brasileiros. No


Rev. Cient. Cent. Univ. Barra Mansa - UBM, Barra Mansa, v. 9, n. 17, p. 81, jul. 2007 81

corresponder a esse molde sinnimo de excluso. O cinema no foge a esta colocao. Para satisfazer s expectativas dentro do padro dominante a figura negra e feminina, de um modo geral, no representativa nos produtos cinematogrficos nacionais. Seus papis so limitados a arqutipos e esteretipos, que contribuem para o fortalecimento da dominao do homem e branco. Diante deste paradigma, a insero da mulher negra no cinema confronta dois fortes fatores predominantes da identidade cultural brasileira e, deste modo, ainda mais discriminada, o que reflete inclusive em outros produtos miditicos, como o caso da telenovela.

ETNICIDADE E NEGRITUDE NA SOCIEDADE E NA MDIA BRASILEIRAS A origem do brasileiro sustenta o mito das trs raas, que juntas povoaram o pas convivendo com "cordialidade e democracia". Obviamente, a realidade bem diferente. Os ndios foram praticamente dizimados. Os negros so excludos e marginalizados social e culturalmente. Por fim, os brancos imperam com seu pseudo-eurocentrismo. Isso porque, no nosso pas onde a miscigenao uma constante, ser branco muito mais um papel social do que algo relacionado raa ou etnia. A sociedade brasileira teve uma formao contraditria e, ao mesmo tempo, tolerante questo tnica-racial. Durante o Imprio (1821-1889), por exemplo, vigorou a escravido desumana, porm havia negros livres que ocupavam cargos do governo. Foi justamente no perodo inicial da Repblica, no qual pregava-se a democracia, que foram divulgadas teorias racistas que visavam o clareamento da populao. A partir do sculo XIX, com o reconhecimento de alguns intelectuais e artistas negros, o preconceito foi sendo amenizado e maquiado (RODRIGUES, 2001). Mas at hoje, os negros continuam numa posio subalterna na sociedade. Para alguns tericos, a miscigenao seria a soluo para o embranquecimento populacional e para o padro esttico europeu seguido no Brasil. Por trs da mestiagem encontra-se a idia de uma 'raa' capaz de resolver o problema paradigma branco-europeu e a diversidade das pigmentaes da pele humana no mundo. (SODR, 1999, p.192). A partir dos anos 1990, quando os afro-descendentes passam a ser vistos como consumidores, a imagem do negro na mdia tornou-se mais recorrente. Criam-se produtos especficos destinados aos negros. Com isso modelos e atores afro-brasileiros ganharam espao na publicidade. Nessa dcada, em 1995, lanada a revista Raa-Brasil, que uma mescla de valorizao, orgulho e auto-estima, mesmo que com um apelo mais esttico do que poltico. Apesar disso, ainda h temas de anncios aproximando-se da figura do branco. Pode-se citar, como exemplo, as publicidades de produtos alisantes em que se indica um ideal esttico de ter cabelos lisos. A rea musical e a indstria fonogrfica formam o espao onde, provavelmente, haver maior expressividade da negritude no Brasil. inquestionvel a contribuio e influncia dos negros na formao cultural brasileira, sobretudo na msica. Funk, ax e hip-hop esto, geralmente, associados cultura afro-descendente, mas o samba a referncia mundial da cultura brasileira, originada dos negros habitantes das favelas. Porm, na comunidade litrgica afro-brasileira que est toda sua particularidade cultural: o terreiro o espao de prticas e relaes sociais; o candombl a religio e o ritual; msicas, danas e roupas tm seus significados e representaes sobre o mundo.
82 Rev. Cient. Cent. Univ. Barra Mansa - UBM, Barra Mansa, v.9, n. 17, p. 82, jul. 2007

A liturgia afro-brasileira forma uma comunidade, com foco gerador de modelos de relaes e apelo memria no como funo psicolgica, mas uma inveno de um passado, de uma ancestralidade que se afirma e luta para inscrever a singularidade brasileira no espao de coexistncia nacional. (SODR, 1999, p.220-221).

A valorizao da comunidade litrgica uma maneira encontrada por afro-descendentes para cultivar e cultuar suas razes pr-migratrias. Outras comunidades espalhadas pelo Brasil tambm buscam resgatar as origens de diferentes formas, que fenmeno de dupla lealdade: s origens e ao pas que agora residem.
Trata-se de um modo singular de produo da subjetividade, de construo de um imaginrio coletivo e de organizao de instncia de enunciao da identidade do grupo. Os quadros simblicos de uma referncia prprios a esse tipo de etnicidade des/reterritorializam, abrangem espaos efetivos, rituais e polticos difceis de delimitar. E a relao entre o local, global e original (real ou mtico), nesse contexto se d em termos bastante complexos, que podem ser tanto (ao mesmo tempo) confluentes e conflituosos. (ELHAJJI, 2005, p.197).

A mdia absorve, reelabora e transmite o imaginrio coletivo nas representaes sociais. Como fica o negro na mdia? No muito diferente da sua realidade social. verdade que a realidade est se modificando, o problema que essa mudana muito lenta. Enquanto isso os afro-brasileiros que esto margem da sociedade desde a abolio da escravatura (e durante a escravido), agora continuam marginalizados nas favelas, com acesso precrio ao estudo e emprego e tambm sem ser representados na sociedade (cargos poltico) e na mdia (jornalistas, atores e personagens que realmente identifiquem os afro-brasileiros).
No h como dizer que as oportunidades so iguais para todos se no Brasil os negros vivem, em mdia, seis anos menos que os brancos, recebem menos da metade de seus salrios e, de cada mil crianas negras nascidas vivas, 76,1 morrem antes de completar 5 anos de idade, 30,4 a mais que as crianas brancas. No h como afirmar que existe igualdade em um pas onde dos cerca de 45% de afro-descendentes (negros e pardos), 69% desta populao pobre e a taxa de pobreza entre os negros quase 50% maior que entre os brancos. (RIBEIRO, 2004, p.20-21)

A REPRESENTAO SOCIAL E MIDITICA DA MULHER A cidadania da mulher algo que a mdia praticamente no representa. Seu papel ainda prevalece muito indefinido nos meios de comunicao, ora tratando-as como meras consumidoras de artigos da moda, beleza e casa, ora concedendo um espao para sua participao na sociedade. Embora a classe mais economicamente favorecida da populao esteja intrnseca em um imaginrio de igualdade entre os gneros, a realidade de muitas mulheres ainda marcada pela discriminao. Um estudo da Fundao Perseu Abramo (outubro de 2001) revelou que, a cada 15 segundos, uma mulher agredida no Brasil. Outra pesquisa conferida pelo Instituto Patrcia Galvo (setembro de 2004), indicou os problemas que mais preocupam as brasileiras hoje: 30% delas apontaram a violncia contra a mulher dentro e fora de casa, vindo depois o cncer de mama e de tero (17%) e a Aids (10%). A mdia reproduz os dados apresentados acima quando trata da figura feminina de forma estereotipada, ou seja, firmando-lhe atributos que so julgados tipicamente da natureza da mulher e de seu
Rev. Cient. Cent. Univ. Barra Mansa - UBM, Barra Mansa, v. 9, n. 17, p. 83, jul. 2007 83

poder de consumo. o caso, por exemplo, dos programas ou das revistas femininas, que sintetizam o trip moda, casa e corao (BUITONI, 1990) e, deste modo, como afirma Maria Otilia Bocchini (2000), tornandose verdadeiras inimigas das mulheres. Tais valores femininos que so pregados por este tipo de mdia reafirmam a discriminao e acentuam a viso apoltica e no-cidad das mulheres na sociedade.
Entretanto, a representao pblica das mulheres na mdia no homognea, j que responde a distintas expectativas. No se pode separar esta representao dos valores sociais dominantes presentes em todas as esferas da interveno social e da cultura. (PAIVA, 2004, p.3)

Pode-se citar segmentos informativos que procuram reproduzir um perfil miditico da mulher diferenciado da temtica abordada pelos meios de comunicao de massa, como o caso da Folha Feminista, publicao da Sempreviva Organizao Feminista (SOF), ou da Marcha Mundial das Mulheres e suas publicaes, que atuam sobre todas as esferas temticas que afligem a populao mundial, mostrando que assuntos de mulher so todos os assuntos. Na histria brasileira, a representao da mulher praticamente nula. Considerando que o valor que difere histria e passado a substncia da sociedade (HELLER, 2000) isso significa que, no contedo da cultura brasileira, o feminino parte de um segmento de excluso social, que, como j exemplificado, se reflete na mdia. A verdadeira histria do Brasil, assim como a luta cotidiana de milhares de brasileiras e brasileiros, marcada pela atuao de vrias mulheres, em infinitos mbitos e esferas temticas.

A NEGRA NA TELEVISO E NO CINEMA A televiso faz um "controle de rostos" (SODR, 1999) na sua programao, ocultando a realidade esttica do nosso pas. Pode-se tomar como exemplo a Rede Globo; seus profissionais que aparecem diante das cmeras so hegemonicamente brancos. No telejornalismo, h como destaque de ncora mulher e negra, apenas a jornalista Glria Maria, apresentadora do Fantstico. De vez em quando, aparece uma jornalista negra, principalmente em uma eventual reportagem local de uma das afiliadas da Globo. Segundo Muniz Sodr (1999, p.246), Glria Maria funciona como um "simulacro de democracia racial". As telenovelas oferecem uma gama de problemas sobre a questo da representao das negras. Primeiramente, o nmero de personagens negras muito inferior, no correspondendo realidade. Em um estudo detalhado sobre apario negra nas telenovelas, Joel Zito Arajo (2000) confirma que, com a exceo das novelas que tm como pano de fundo a escravido e questes abolicionistas, e que mesmo nessas histrias os negros so coadjuvantes e figurantes para um romance entre brancos, sua participao e problematizao limitada.
Em poucos trabalhos identificamos atores negros nos papis principais, de protagonistas ou antagonistas. (...) O afro-descendente s ter a sua oportunidade assegurada se existirem rubricas que evidenciem a necessidade de um ator negro. (ARAJO, 2000, p.308)

Como exemplo de discriminao da mulher negra na telenovela, pode-se citar a atriz Ruth de Souza, que na dcada de 1950, teve uma imensa participao no teatro e no cinema, porm, em sua primeira apario na televiso em A deusa vencida, em 1965, na TV Excelsior, obteve o papel de uma empregada
84 Rev. Cient. Cent. Univ. Barra Mansa - UBM, Barra Mansa, v.9, n. 17, p. 84, jul. 2007

subalterna, uma mucama bisbilhoteira (Arajo, 2000). A ligao da telenovela no cinema to decorrente que se torna difcil tratar das produes cinematogrficas sem a comparao com os produtos televisivos. No cinema, e isso tambm se estende s telenovelas, as personagens negras no so individualizadas e muitas vezes no apresentam profundidade psicolgica. Nos arqutipos e caricaturas apresentados por Joo Carlos Rodrigues (2001), a negra pode ser representada pelos arqutipos da me-preta, da mrtir, da negra de alma branca, da nega maluca, da mulata boazuda e, finalmente, da musa. A me-preta um arqutipo com razes na sociedade escravocrata brasileira. A escrava negra amamenta o filho do sinh branco. Ela retm uma caracterstica de sofredora e conformada. Na telenovela podemos citar como exemplo O direito de nascer, de 1964, na TV Tupi. A me-preta, no entanto, no muito comum no cinema brasileiro moderno. A mrtir tambm oriunda da escravido e aparece na fico brasileira que trata deste perodo, ainda que de passagem. Como exemplo, h o vdeo Anastcia, escrava e santa, de Joatan Vilella Berbel (1987). A negra de alma branca pode ser exemplificada pela histria de Xica da Silva representada tanto no longa-metragem de Carlos Diegues (1976) como na telenovela de Gilberto Braga (1977). Xica, sendo amante de um alto-funcionrio da coroa portuguesa, tentou se integrar na sociedade dominante. A nega maluca trata-se do equivalente feminino do arqutipo crioulo doido. Uma personagem endiabrada, que faz trapalhadas e confuses. A mulata boazuda o arqutipo que trata da explorao da sexualidade da mulher negra. A musa seria um tipo pouco freqente na arte brasileira, que, segundo Rodrigues (2001), em maior freqncia pode revelar um real amadurecimento social e humano dos cineastas e roteiristas. Muniz Sodr (1999) aponta alguns mecanismos para o racismo miditico: a mdia nega a existncia do racismo, a no ser que seja notcia; tanto no telejornalismo como na indstria cultural ocorre o recalcamento dos aspectos identidrios das manifestaes simblicas negras; a estigmatizao (marca da desqualificao da diferena), que o ponto de partida para a discriminao; e a indiferena profissional promovida pelo desinteresse pelos problemas das minorias. Tanto na sociedade como na mdia, com a valorizao esttica e da cultura dos brancos, acaba-se por gerar o fenmeno da invisibilidade social: os negros no se identificam com as representaes que a mdia faz deles e, por vezes, a fim de se enquadrarem na sociedade, usam recursos estticos para se aproximarem dos brancos. Joel Zito Arajo (2004) aponta dois exemplos de telenovelas onde a discriminao e o preconceito so finalmente descobertos em sua intimidade. A primeira Anjo Mau - 1997, de Maria Adelaide Amaral, na qual h um ncleo negro que gira em torno do drama de dona Cida (La Garcia), uma me que esconde da filha branca, que possui as caractersticas raciais do pai, seus vnculos da maternidade com o intuito de no prejudicar sua vida. Esta dramatizao foi pouco utilizada pela televiso brasileira, assim como o cinema, embora seja um tema recorrente na realidade de um pas to marcado pela ideologia do branqueamento e do patriarcalismo. Em Por Amor - 1997, de Manoel Carlos, a discriminao, assim como a violncia domstica, exemplificada pelo marido branco, de origem sueca, que rejeita a gravidez de sua esposa e artista plstica negra Mrcia (Maria Ceia). O beb mestio, porm, nasce com os traos do pai, que da implora o perdo de sua mulher. Apesar da histria marcante, aps a reconciliao do casal, a histria e o ncleo se esvaziam, contrariando a sinopse que indicava um segundo filho do casal na trama. O exemplo cinematogrfico tomado neste artigo faz uma anlise mais profunda, por se tratar de um longa-metragem que aborda questes referentes telenovela brasileira. Da, novamente, pode-se traar a dificuldade em se contestar a figura da negra no cinema sem entrar nos mritos televisivos. Filhas do Vento
Rev. Cient. Cent. Univ. Barra Mansa - UBM, Barra Mansa, v. 9, n. 17, p. 85, jul. 2007 85

- 2003, de Joel Zito Arajo, no traz a representao da negra apenas como personagem; muito alm disso, faz um questionamento das relaes pessoais e sociais que as personagens enfrentam no filme. Aqui o universo feminino contraposto com o modelo de cultura patriarcal, assim como so mostradas as dificuldades de insero da negra na sociedade e na mdia.

FILHAS DO VENTO Dois motivos encadearam a escolha de Filhas do Vento. O primeiro foi por se tratar de um filme que obteve a maior participao de atores e atrizes negras como protagonistas, ou seja, suas personagens expressaram um perfil psicolgico aprofundado, sem esteretipos. O segundo decorre da ligao do filme com a representao do negro na mdia, especificamente, sua participao na telenovela. Toma-se como anlise a questo temtica do filme, j que o objetivo problematizar a insero social e miditica da negra. Os dilogos so peas essenciais para a discusso acerca das dificuldades que Filhas do Vento procurou representar nas figuras das irms Cida (Tas Arajo e Ruth de Souza) e Maria da Ajuda ou Ju (Talma de Freitas e La Garcia) e de suas respectivas filhas Dora (Danielle Ornelas) e Selma (Maria Ceia). O longa aborda a trajetria de duas geraes de uma famlia negra no interior de Minas Gerais, tendo como mote as escolhas de vida de duas irms criadas por um pai severo. Cida sonha ser atriz e foge de casa em busca desse sonho, enquanto Ju permanece no interior cuidando do pai. Apesar do tempo e da distncia, elas compartilham dos mesmos problemas, as implicaes do machismo, do racismo e do relacionamento difcil com suas filhas. Quando jovens as duas irms conversam sobre suas perspectivas. Cida diz a sua irm que pretende conhecer um novo mundo, que deseja se tornar uma grande atriz do rdio. Cida: T cansada, Ju. Nada acontece nesse lugar, c num percebe no? Ouve s... sapo, grilo, coruja... onde que foi todo mundo? Foram dormi cedo, pra acord cedo, pra dormi cedo, pra acord cedo.; Ju: Essa a nossa vida, uai.; Cida: A minha no , no, Ju.. Tal desejo reprimido pela imposio do pai, marcado pela lembrana de sua esposa, que o deixou para ir morar na cidade grande; e por sua irm J, que alerta Cida sobre os problemas que ela pode enfrentar em busca de seu sonho, sendo mulher e negra. Cida: Mas eu... quero s algum nessa vida, Dona Ju.; Ju: Uma dessa da do rdio?; Cida: E por que no?; Ju: Esse num nosso destino, no, Cida. Se fosse, Deus fazia a gente nasc branca.. A discriminao e a dificuldade de ascenso profissional so fatores que Cida, quando jovem, no toma conhecimento ou relevncia. Somente mais velha, repassando sua experincia para a sobrinha, que essas barreiras so de fato apresentadas. A personagem Cida o espelho da anlise de Joel Zito Arajo sobre a representao do negro da telenovela, uma tima atriz que nunca conseguiu um papel de protagonista. Os esteretipos, que foram descritos anteriormente, tambm so apresentados no na forma de uma personagem, mas nos dilogos entre as tias e as sobrinhas. Selma, a filha de Cida, em discusso com a tia Ju sobre a carreira de Dora, aponta para os arqutipos que envolvem a figura da negra. Selma: Uma escrava aqui, uma empregada
86 Rev. Cient. Cent. Univ. Barra Mansa - UBM, Barra Mansa, v.9, n. 17, p. 86, jul. 2007

ali, figurao em terreiro de candombl.. J Dora, que procura ajuda da tia para conseguir ser atriz, desabafa para Cida que nem ao menos um papel de favelada ela consegue. Por ser considerada muito bonita e muito educada, eis que surge um novo esteretipo para a moa: atriz de filme norte-americano. Dora: Sou um novo tipo de esteretipo: figurante de filme do Spike Lee.; Cida: No se deixe abater, filha.; Dora: Eu fico cada vez mais irritada com isso, tia. E o ltimo papel, que eu peguei na novela? S para tapar buraco. Eles pem a gente nessa fria s pra mostrar que so politicamente corretos.; Cida: Quantas vezes eu no me matei para fazer uma boa cena e, quando ia ver na televiso, a cmera estava focalizando a bonitona branca.. Tal colocao sugere que mesmo com todas as superaes de preconceito, ou seja, ainda que a atriz negra seja reconhecida pelo bom trabalho e desempenho, novas formas de discriminao, ou de tentativa de enquadramento em arqutipos, sero impostas. Alm disso, ressalta a abordagem maquiada da televiso sobre a representao do negro. O contraponto entre filhas e mes, expondo as diferenas de concepo de vida que cada uma apresenta, a vida na grande cidade e a vida no interior, um fator que expressa a dificuldade de insero social. Aqui, faz-se uma leitura de que, independente da escolha de vida que a mulher negra tiver, as barreiras do preconceito racial e do machismo vo sempre prejudicar de algum modo suas vidas. A vida na cidade grande, representada nas personagens de Cida, Dora e de Selma, apesar do anseio desta ltima de viver no interior, implica em uma vida solitria. Cida, na cena final do filme, desabafa para a irm sobre o assunto. Cida: Essa vida me deu muitas coisas, mas me levou muitas outras.; Ju: , t na tua cara. Procuro nos seus olhos, no encontro mais aquela menina sonhadora.; Cida: , fiquei diferente. Fiquei mais sozinha.; Ju: Eu no entendo, voc famosa, arrodeada de gente bonita... de homem bonito.; Cida: Mas no tenho ningum para dividir meus dias.. As relaes de Dora e Selma com seus parceiros tambm implicam em dificuldades quanto carreira profissional da primeira, e a cor de pele da segunda. A histria de Selma assemelha-se muito personagem de Maria Ceia da telenovela Anjo Mau, j citada anteriormente, ou seja, o parceiro branco e o aborto do filho dos dois. Ju, por outro lado, vive um romance durante toda a sua vida com Marquinhos (Rocco Pitanga e Zzimo Bulbul), porm, depende financeiramente dos seus filhos e viveu cuidando deles e do pai, no mesmo lugar onde nasceu. Em dilogo com a irm Cida, na mesma cena final, Ju desabafa: Eu queria mais, Cidinha. Eu queria ter o meu prprio dinheirinho. Conhecer gente diferente... num lugar diferente.. O diretor Joel Zito Arajo procura dialogar com o pblico sobre as implicaes do negro e da negra na mdia e na sociedade. O Filhas do Vento pode ser entendido como uma resposta sua anlise (cf. ARAJO, 2004) sobre a (no) participao afro-descendente na produo audiovisual brasileira. Da, pode-se entender o porqu de o filme sofrer, por vezes, a mesma dificuldade de aceitao do grupo cultural que escolheu para representar: a excluso e o preconceito.

Rev. Cient. Cent. Univ. Barra Mansa - UBM, Barra Mansa, v. 9, n. 17, p. 87, jul. 2007

87

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ARAJO, Joel Zito. A negao do Brasil: O negro na telenovela brasileira. So Paulo, Senac, 2004. ARAJO, Joel Zito. Filhas do Vento. Brasil, 2003. BOCCHINI, Maria Otilia. Valores conservadores em Ana Maria e Viva Mais! In: FARIA, Nalu e SILVEIRA, Maria Lucia (Org.). Mulheres, corpo e sade. So Paulo, SOF (Sempreviva Organizao Feminista), 2000. BUITONI, Dulclia Schroeder. Imprensa feminina. So Paulo, tica, 1990. HALL, Stuart. Identidade cultural na ps-modernidade. Rio de Janeiro, DP&A Editora, 2004. HELLER, Agnes. O cotidiano e a histria. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2000. KAPLAN, E. Ann. A mulher e o cinema: Os dois lados da cmera. Rio de Janeiro, Rocco, 1995. LAHNI, Cludia. A sade no Programa de Mulher: Rdio comunitria veicula informaes sobre sade, in: FUSER, Bruno. Comunicao alternativa: Cenrios e perspectivas. Campinas, PUC-Campinas/ CMU, 2005. LHAJJI, Mohammed. Comunicao, cultura e conflitos: Uma abordagem conceitual, in: PAIVA, Raquel e BARBALHO, Alexandre. Comunicao e cultura de minorias. So Paulo, Paulus, 2005. PAIVA, Raquel. A estratgia comunicacional contra a memria hegemnica e o senso comum miditico. Trabalho apresentado no NP Comunicao e Cultura de Minorias, do IV ENCONTRO DOS NCLEOS DE PESQUISA DA INTERCOM, Congresso da Intercom, Anais (em CD ROM), 2003. PASCOAL, Engel. A cada 15 segundos, uma mulher agredida no Brasil (Publicado em 07/03/ 2005). Disponvel em: <http://copodeleite.rits.org.br/apc-aa-patriciagalvao/home/noticias.shtml?x= 122>.Acesso em: 10/01/2006. RIBEIRO, Glaucy Meyre de Oliveira. Democracia racial e telejornalismo: O negro no mercado de trabalho audiovisual. Juiz de Fora: UFJF; Facom, 1. sem. 2004. Projeto Experimental do Curso de Comunicao Social. RODRIGUES, Joo Carlos. O negro brasileiro e o cinema. Rio de Janeiro, Pallas, 2001. SODR, Muniz. Claros e escuros: Identidade, povo e mdia no Brasil. Petrpolis, Vozes, 1999.

88

Rev. Cient. Cent. Univ. Barra Mansa - UBM, Barra Mansa, v.9, n. 17, p. 88, jul. 2007

You might also like