You are on page 1of 9

Lngua Portuguesa

TEXTO 1 O tupi, primeiro idioma encontrado pelos portugueses no Brasil de 1500, ainda resiste no nosso vocabulrio. Agora tem gente querendo v-lo at nas escolas. Em pleno sculo XXI. No auge de sua loucura, o ultranacionalista personagem de Triste fim de Policarpo Quaresma, livro clssico de Lima Barreto, conclamava seus contemporneos a abandonar a lngua portuguesa em favor do tupi. Hoje, 83 anos depois da publicao da obra, o sonho da fico surge na realidade. O novo Policarpo um respeitado professor e pesquisador de Letras Clssicas da Universidade de So Paulo, Eduardo Navarro. H dois meses, ele fundou a Tupi Aqui, uma organizao no governamental que tem por objetivo lutar pela incluso do idioma como matria optativa no currculo das escolas paulistas. Queremos montar vinte cursos de tupi em So Paulo no ano que vem, disse o professor. (...) primeira vista, o projeto parece birutice. S que h precedentes. Em 1994, o Conselho Estadual de Educao do Rio de Janeiro aprovou uma recomendao para que o tupi fosse ensinado no segundo grau. A deciso nunca chegou a ser posta em prtica, por pura falta de professores. Hoje, s uma universidade brasileira, a USP, ensina a lngua, considerada morta, mas ainda no completamente enterrada. Em sua forma original, o tupi, que at meados do sculo XVII foi o idioma mais usado no territrio brasileiro, no existe mais. Mas h uma variante moderna, o nheengatu (fala boa, em tupi), que continua na boca de cerca de 30.000 ndios e caboclos no Amazonas. Sem falar da grande influncia que teve no desenvolvimento do portugus e da cultura do Brasil. Ele vive subterraneamente na fala dos nossos caboclos e no imaginrio de autores fundamentais das nossas letras, como Mrio de Andrade e Jos de Alencar, disse Alfredo Bosi, um dos maiores estudiosos da Literatura do pas. o nosso inconsciente selvagem e primitivo. Todo dia, sem perceber, voc fala algumas das 10.000 palavras que o tupi nos legou. Do nome de animais, como jacar e jaguar, a termos cotidianos, como cutuco, mingau e pipoca. o que sobrou da lngua do Brasil.
Disponvel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/brasil/idioma-dobrasil.php. Acesso em 07/12/2011. Adaptado.

02. Segundo informaes do Texto 1, correto afirmar


que a lngua tupi: 1) 2) 3) 4) carece atualmente de professores, no Brasil. no nvel superior, s ensinada em So Paulo. deixou um rico legado para a lngua portuguesa. em sua forma original, era chamada de nheengatu. A) B) C) D) E) Esto corretas: 1, 2 e 3, apenas. 3 e 4, apenas. 1 e 2, apenas. 1, 2 e 4, apenas. 1, 2, 3 e 4.

03. O Texto 1 apresenta as seguintes caractersticas:


1) 2) 3) 4) maior presena da denotao, em vez da conotao. nvel de linguagem extremamente formal, o que dificulta a compreenso. presena de alguns trechos em discurso direto, entre aspas, para marcar as citaes. ausncia de elementos coesivos, o que compromete parcialmente a sua coerncia.

Esto corretas, apenas: A) 1 e 2. B) 3 e 4. C) 2 e 3. D) 1 e 4. E) 1 e 3.

04. primeira vista, o projeto parece birutice. S que h


precedentes.. Neste trecho, o segundo enunciado estabelece com o primeiro uma relao semntica de: A) B) C) D) E) causalidade. oposio. comparao. finalidade. condio.

05. O autor do Texto 1 explica ao leitor que o personagem

principal da obra de Lima Barreto conclamava seus contemporneos a abandonar a lngua portuguesa em favor do tupi.. Os termos destacados tm o mesmo valor semntico, respectivamente, de: A) B) C) D) E) convencia e rebaixar. advertia e deixar. obrigava e repudiar. convocava e relegar. incitava e esquecer.

01. A principal informao apresentada no Texto 1 a de


que: A) B) C) D) E) o tupi era, at meados do sculo XVII, a lngua mais falada no territrio brasileiro. s aps 83 anos da publicao da obra clssica de Lima Barreto, o tupi valorizado. h quem lute para que a lngua tupi componha a grade curricular de algumas escolas. o nheengatu, variante moderna do tupi, falada por ndios e caboclos do Amazonas. diariamente, sem que percebamos, falamos a lngua tupi, que a verdadeira lngua do Brasil.

06. Sobre alguns aspectos sintticos do Texto 1, analise


as proposies a seguir. (funes sintticas) 1) No trecho: Em sua forma original, o tupi, que at meados do sculo XVII foi o idioma mais usado no territrio brasileiro, no existe mais., o segmento sublinhado funciona como uma explicao em relao ao termo tupi; , portanto, um aposto explicativo. No trecho: Todo dia, sem perceber, voc fala algumas das 10.000 palavras que o tupi nos legou., o segmento destacado tem valor restritivo. No trecho: O tupi, primeiro idioma encontrado pelos portugueses no Brasil de 1500, ainda resiste no nosso vocabulrio. Agora tem gente querendo v-lo at nas escolas., o pronome destacado faz referncia ao termo tupi, sendo o complemento direto do verbo ver.

TEXTO 2

2)

3)

Est(o) correta(s): A) 1, 2 e 3. B) 1 e 2, apenas. C) 1 e 3, apenas. D) 2 e 3, apenas. E) 3, apenas.

Imagem disponvel em: www.biosferams.org. Acesso em 07/12/2011.

10. Do ponto de vista temtico, o Texto 2 aborda:


A) B) C) D) E) a falta de letramento digital presente na realidade brasileira. a necessidade de incluso digital das classes desfavorecidas. a falta de dilogo que hoje se verifica nas relaes entre pais e filhos. a falta de autoridade dos pais em relao a seus filhos. a repercusso da evoluo tecnolgica para as pesquisas escolares.

07. Identifique o enunciado que est corretamente


formulado, no que se refere s regras de concordncia (verbal e nominal). A) B) C) D) E) impressionante que, em pleno sculo XXI, hajam pessoas que queiram falar tupi. Resta, na lngua atual do Brasil, diversas palavras de origem tupi. Cada vez menas pessoas defendem que o tupi deve ser estudado nas escolas. J faz 83 anos que a obra de Lima Barreto trouxe tona a situao do tupi. O desejo de alguns pesquisadores e linguistas so de que o tupi seja conhecido.

08. Sobre a pontuao do trecho: Agora tem gente


querendo v-lo at nas escolas. Em pleno sculo XXI., correto afirmar que: A) B) C) D) E) a opo do autor foi de encontro s normas e, por isso, o trecho ficou incoerente. o trecho ganharia em coerncia se o ponto final aps o termo escolas fosse substitudo por dois pontos. a opo do autor fez com que o trecho final (Em pleno sculo XXI) ficasse enfatizado. o trecho final est isolado aps o ponto porque funciona como um segmento explicativo. o autor seguiu fielmente as regras da pontuao; no h outras maneiras de pontuar esse trecho.

09. De acordo com as regras da ortografia, a palavra tupi


no deve receber acento grfico. Essa regra tambm vale para a palavra: A) B) C) D) E) Piaui. caju. aai. facil. torax.

Educao
11. A Lei n 9394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da
Educao Nacional) estabelece, no art. 3 , que o ensino ser ministrado com base, dentre outros, nos seguintes princpios, EXCETO: A) B) C) D) E) igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola. pluralismo de ideias e de concepes pedaggicas. respeito liberdade e apreo tolerncia. garantia de padro de qualidade. gratuidade do ensino em todos os estabelecimentos de ensino.

15. O Ensino Fundamental, tal como determina a


legislao em vigor, deve ampliar e intensificar, gradativamente, o processo educativo iniciado na Educao Infantil, mediante: A) B) C) D) E) o estabelecimento, na escola, de espaos centralizados responsveis por orientar as aes da comunidade. o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios bsicos o pleno domnio da linguagem verbal e no verbal. o foco central na alfabetizao, ao longo dos cinco primeiros anos. o fortalecimento dos vnculos de famlia, dos laos de solidariedade humana e de respeito recproco em que se assenta a vida social. a compreenso do ambiente natural, da cultura, da religio e dos esportes predominantes nos contextos local e regional.

12. O art. 27 da Lei n 9394/1996 (Lei de Diretrizes e


Bases da Educao Nacional) determina que os contedos curriculares da educao bsica devero observar algumas diretrizes, EXCETO: A) B) C) D) E) a difuso de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidados, de respeito ao bem comum e ordem democrtica. a valorizao da experincia extraescolar. a orientao para o trabalho. a considerao das condies de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento. a promoo do desporto educacional e o apoio s prticas desportivas no formais.

16. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao

Infantil estabelecem que os Projetos PolticoPedaggicos das Instituies de Educao Infantil devem considerar, dentre outros, os seguintes fundamentos: A) B) C) D) E) princpios universais de liderana criativa, crtica e participativa. princpios ticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum. princpios regionais de respeito formao diferenciada de educadores e a manifestaes artsticas. princpios da pluralidade religiosa e da diversidade cultural do pas. princpios polticos dos direitos qualidade de vida, a uma educao multidisciplinar e a uma escola bem estruturada.

13. Para vrios pesquisadores da esfera educacional,


dentre eles Perrenoud, a avaliao na lgica formativa deve: A) B) C) D) E) considerar uma pedagogia diferenciada. ser hierrquica e seletiva. comparar e classificar os alunos. certificar os saberes e as competncias adquiridas. controlar o trabalho dos alunos.

14. De acordo com estudiosos do campo da Educao,


dentre eles Paulo Freire, ensinar no transferir conhecimento; ensinar : A) B) C) D) E) criar as possibilidades para a produo e a construo do saber. estabelecer comportamentos homogneos entre os alunos. rejeitar o novo e reforar a disciplina em sala de aula. estabelecer um distanciamento entre os saberes curriculares e a realidade. priorizar a reproduo dos conhecimentos veiculados pelos livros didticos.

17. Com base na atual Lei de Diretrizes e Bases da


Educao Nacional (Lei n 9394/96) e na redao dada pela Lei n 11.274/2006, assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas. ( ) O Ensino Fundamental obrigatrio, com durao de nove anos, gratuito na escola pblica, iniciando-se aos seis anos de idade. ( ) facultado aos sistemas de ensino desdobrar o Ensino Fundamental em ciclos. ( ) O Ensino Fundamental ser ministrado progressivamente em tempo integral, a critrio dos sistemas de ensino. ( ) Na Educao Infantil, a avaliao far-se- mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, com o objetivo de promoo ao Ensino Fundamental. ( ) A carga horria mnima anual para a educao bsica, nos nveis fundamental e mdio, ser de oitocentas horas, distribudas por um mnimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excludo o tempo reservado aos exames finais, quando houver. ( ) O calendrio escolar dever adequar-se s peculiaridades locais, inclusive climticas e econmicas, a critrio do respectivo sistema de ensino, podendo-se reduzir o nmero de horas letivas previsto em Lei, conforme as necessidades do sistema. A sequncia correta, de cima para baixo, : A) B) C) D) E) V, V, V, F, F, F. F, F, V, F, V, V. V, V, V, F, V, F. V, V, F, V, V, F. V, V, F, F, V, V.

Conhecimentos Gerais sobre Arapiraca


19. No final do ms de novembro de 2011, ocorreu, no
Teatro do Sesi, a III edio do Festival de Teatro de Arapiraca. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Arapiraca, atravs da Secretaria de Cultura e Turismo e Comunicao. A Mostra levou o nome do diretor de teatro, radialista, artista plstico e msico de Arapiraca, que h muito tempo vem contribuindo com o desenvolvimento da cultura arapiraquense. A Mostra recebeu o nome de: A) B) C) D) E) Manoel Andr. Csar Fontes. Joozinho Brana. Luciano Barbosa. Z de S.

20. De acordo com o artigo 128 da Lei Orgnica do


Municpio de Arapiraca, as tarifas de servios de transporte coletivo e de txi, e de estacionamento pblico no mbito municipal, sero fixadas pelo(a): A) B) C) D) E) poder executivo. empresa de transporte pblico local. cmara municipal. secretrio de transportes, apenas. governador do Estado.

18. A Lei n 9394/96, de 20 de dezembro de 1996, que


estabelece as Diretrizes e Bases da Educao Nacional, determina que a verificao do rendimento escolar do aluno observar critrios como: 1) 2) 3) 4) avaliao cumulativa do desempenho do aluno, com prevalncia dos resultados de provas finais sobre outros resultados. impossibilidade de acelerao de estudos para alunos com atraso escolar. possibilidade de avano nos cursos e nas sries mediante verificao do aprendizado. aproveitamento de estudos concludos com xito.

Esto corretos apenas os critrios: A) B) C) D) E) 1, 2 e 3. 2 e 3. 3 e 4. 1, 2 e 4. 1 e 2.

Conhecimentos Especficos
21. So atividades relacionadas funo do secretrio
escolar: 1) 2) 3) 4) 5) expedir documentos escolares. organizar os arquivos e fichrios. colocar notas no dirio de classe. realizar reunies de pais e mestres. zelar pela autenticidade dos documentos escolares.

24. A Secretaria Escolar o setor da unidade escolar


responsvel pela documentao sistemtica da vida da escola em seu conjunto. Seu papel o de proceder, segundo determinadas normas, ao registro: 1) 2) 3) 4) 5) da vida escolar dos alunos. das notas nos dirios escolares. do resultado do desempenho dos alunos. da frequncia dos alunos nos dirios escolares. da vida funcional dos professores e administrativos. Esto corretas, apenas: A) B) C) D) E) 1 e 3. 1, 2 e 5. 1 e 5. 2 e 4. 2, 3 e 4.

Esto corretas, apenas: A) B) C) D) E) 1, 2 e 3. 1 e 4. 1, 2 e 5. 3 e 5. 3, 4 e 5.

25. Escriturao Escolar o registro sistemtico dos fatos 22. So trabalhos especficos da secretaria escolar:
1) 2) 3) 4) 5) realizao de Conselho de Classe. compra de materiais de expediente. incinerao de documentos escolares. expedio de registro de diplomas e certificados. levantamento de informao para o censo escolar. e dados relativos vida escolar do aluno e da unidade escolar, com a finalidade de assegurar, em qualquer poca, a verificao: 1) 2) 3) 4) 5) da autenticidade da vida escolar do aluno. dos fatos ocorridos na comunidade. da regularidade dos estudos feitos pelo aluno. do comportamento do aluno. do funcionamento da escola.

Esto corretas, apenas: A) B) C) D) E) 1, 2 e 3. 1 e 5. 2 e 4. 3 e 5. 3, 4 e 5.

Esto corretas, apenas: A) B) C) D) E) 1, 2 e 4. 1, 3 e 5. 2, 3 e 4. 2, 4 e 5. 3, 5 e 4.

23. Correlacione as atividades de secretaria escolar, na


coluna esquerda, com suas respectivas atribuies, na coluna direita. 1) Realizao do atendimento 2) Conduo do expediente 3) Organizao do arquivo 4) Preparao do expediente ( ( ( ( ) ) ) ) Efetiva registros escolares. Guarda a escriturao escolar. Atende a comunidade externa e interna. Redige e encaminha a documentao.

26. O trabalho de escriturao deve ser realizado com


cuidado, para evitar equvocos. Portanto, necessrio que a documentao original seja: A) B) C) D) E) legvel. retida na escola. assinada apenas pelo Diretor da escola. escriturada apenas pelo secretrio escolar. ajustada, em casos de transcrio documento.

do

27. Podemos considerar que a documentao escolar


A sequncia correta, de cima para baixo, : A) B) C) D) E) 1, 2, 3 e 4. 2, 3, 1 e 4. 2, 4, 1 e 3. 3, 4, 1 e 2. 4, 3, 1 e 2. apresenta irregularidades quando: 1) 2) 3) 4) 5) o nome do aluno est abreviado. a data da expedio no foi colocada. o Certificado foi emitido por uma instituio credenciada. o Diretor assina por ele mesmo e pelo secretrio escolar. informaes significativas esto registradas nas observaes.

Esto corretas, apenas: A) B) C) D) E) 1, 2 e 3. 1, 2 e 4. 1, 3 e 4. 2, 4 e 5. 3, 4 e 5.

28. Conforme a situao, os documentos escolares podem


ser caracterizados, como: 1) 2) 3) 4) 5) legais. sigilosos. eventuais. transitrios. permanentes.

32. Considere as situaes que constituem processo de


transferncia de aluno. considerada transferncia a sua ida: 1) 2) 3) 4) 5) de uma instituio de ensino para outra. de um Estado para outro. de uma turma para outra. de um turno para outro. de um curso para outro.

Esto corretas, apenas: A) B) C) D) E) 1, 2 e 3. 1 e 5. 2, 3 e 4. 3 e 4. 3, 4 e 5.

Esto corretas, apenas: A) B) C) D) E) 1 e 3. 2 e 5. 2 e 4. 1, 2 e 5. 3, 4 e 5.

29. So cuidados que devem ser tomados, em relao


documentao escolar: 1) 2) 3) 4) 5) os documentos oficiais da escola devem ser assinados apenas pelo Diretor. os espaos no preenchidos dos documentos devem ser suprimidos. os documentos originais devem ficar retidos na escola. os documento devem ser legveis, sem rasuras e incorrees. a transcrio deve ser fiel ao documento original.

33. O conjunto de documentos arquivados de uma escola


(arquivos) so classificados em: 1) 2) 3) 4) 5) ativo. morto. inativo. funcional. burocrtico.

Esto corretas, apenas: A) B) C) D) E) 1, 2 e 3. 1, 3 e 5. 1, 2 e 4. 3 e 5. 3, 4 e 5.

Esto corretas, apenas: A) B) C) D) E) 1, 2 e 3. 1 e 4. 1, 3 e 4. 2, 3 e 4. 4 e 5.

34. Na organizao de arquivos, precisamos observar


alguns princpios bsicos, como: 1) 2) 3) 4) 5) acesso aos documentos. quantidade de dados. publicizao das informaes. segurana dos procedimentos. flexibilidade dos processos.

30. So procedimentos para a efetuao de matrcula


nova: 1) 2) 3) 4) 5) divulgao das vagas. estabelecimento de um calendrio. verificao do quantitativo de vagas. criao de um banco de reserva de vagas. efetivao da matrcula s com a Certido de Nascimento do candidato.

Esto corretas, apenas: A) B) C) D) E) 1, 2 e 3. 1 e 5. 1, 4 e 5. 3 e 5. 3, 4 e 5.

Esto corretas, apenas: A) B) C) D) E) 1, 2 e 3. 1, 3 e 4. 1, 3 e 5. 2, 3 e 4. 3, 4 e 5.

35. Os arquivos devem ser organizados por:


1) 2) 3) 4) 5) assunto. cdigo. cor. data. tamanho.

31. A transferncia do aluno pode ocorrer:


A) B) C) D) E) durante o ano letivo. apenas no final do ano letivo. durante e no final do ano letivo. aps o fechamento de cada bimestre. apenas no incio dos semestres letivos.

Esto corretas, apenas: A) B) C) D) E) 1, 2 e 4. 1, 2 e 5. 1, 3 e 5. 2, 3 e 4. 3, 4 e 5.

36. O secretrio escolar necessita organizar o arquivo


obedecendo ao critrio de classificao alfabtica. Considerando a documentao dos estudantes listados abaixo, ordene-os de 1 a 5, conforme esse critrio. 1) 2) 3) 4) 5) Reinaldo da Cruz Ricardo Freire da Hora Roberto Batista de Lima Renata Amorim da Silva Roberval Santana dos Anjos

40. Os textos escritos que compem a redao oficial


apresentam diferenas em relao fala. Nesse sentido, na linguagem dos textos oficiais escritos, deve-se evitar o uso: A) B) C) D) E) de pronomes de tratamento. da linguagem coloquial. de uma linguagem objetiva. das normas de concordncia oficial. dos padres de ortografia.

A sequncia correta, de cima para baixo, : A) B) C) D) E) 1, 2, 4, 3, 5. 1, 4, 2, 3, 5. 1, 3, 5, 4, 2. 2, 1, 4, 3, 5. 2, 1, 5, 4, 3.

41. Ao nos dirigirmos oficialmente a pessoas que detm


certas posies polticas, administrativas e sociais, utilizamos determinadas formas de tratamento. Em um documento oficial dirigido ao Diretor de uma escola, a forma adequada de tratamento : A) B) C) D) E) Voc. Vossa Eminncia. Vossa Excelncia. Vossa Magnificncia. Vossa Senhoria.

37. Alm de um arquivo bem organizado, so importantes


em uma secretaria os servios de registro e protocolo, porque: A) B) C) D) E) registram os fatos do cotidiano. servem como ata de ocorrncia. permitem o registro de documentos contemporneos. atestam a expedio e o recebimento de documentos. servem como um manual de procedimentos administrativos.

42. Em nosso cotidiano, utilizamos textos orais e escritos.


Por exemplo, se um diretor precisa fazer uma comunicao importante para todos os funcionrios da escola, optar, certamente, por um/uma: A) B) C) D) E) ata. circular. memorando. requerimento. relatrio circunstanciado.

38. Em relao preservao do acervo, correto afirmar


que os materiais se deterioram mais rapidamente quando ficam: 1) 2) 3) 4) 5) afastados de janelas. afastados de fontes de calor. expostos umidade. expostos luminosidade. expostos a lugares secos e ventilados.

43. O documento oficial utilizado para comunicao


interna entre rgos ou departamentos de uma instituio o(a): A) B) C) D) E) relatrio circunstanciado. requerimento. memorando. circular. ata.

Esto corretas, apenas: A) B) C) D) E) 2 e 3. 2 e 4. 3, 4 e 5. 3 e 4. 4 e 5.

44. Imagine que um funcionrio precise solicitar algo a que


supostamente tenha direito (licena, frias etc.). O documento oficial que deve ser utilizado para isso obedece a certas caractersticas, como objetividade e redao em 3 pessoa, e reconhecido pela denominao de: A) B) C) D) E) relatrio circunstanciado. requerimento. memorando. circular. ata.

39. Nas reas de armazenamento do acervo e com vistas


a sua preservao, necessrio que: A) B) C) D) E) a limpeza seja realizada com produtos que evaporem. o mobilirio seja substitudo com certa frequncia. a circulao de pessoas ocorra com regularidade. os documentos mudem constantemente de lugar. as janelas e portas fiquem sempre abertas.

Aos trs dias do ms de setembro de dois mil e onze, reuniram-se, na Sala dos Professores da Escola Manuel Bandeira, o Diretor, Sr. Joo Francisco Freitas, a Coordenadora Pedaggica, professora Maria Beatriz dos Santos, os Docentes Maria de Lourdes Gonalves, Helena Menezes, Ana Paula Sardinha e Bruno de Albuquerque e a Secretria Escolar Margarida Simes. Iniciada a reunio, sob a coordenao do Diretor Joo Francisco, (...)

49. Com relao funo dos aplicativos do Microsoft


Windows e Linux, correlacione a segunda coluna de acordo com a primeira. 1) 2) 3) 4) 5) Microsoft Word BrOffice Calc Microsoft Internet Explorer BrOffice Impress Microsoft Outlook ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Gerenciador de E-mail. Editor de Texto. Gerenciador de Apresentaes. Planilha Eletrnica. Browser.

45. Com base em aspectos da organizao formal do


trecho acima, correto assegurar que ele constitui um fragmento de uma(um): A) B) C) D) E) ata. circular. memorando. requerimento. relatrio circunstanciado.

A sequncia correta, de cima para baixo, : A) B) C) D) E) 5, 1, 2, 4, 3. 5, 1, 4, 2, 3. 3, 4, 2, 1, 5. 3, 4, 1, 2, 5. 3, 4, 5, 2, 1.

50. Cpia de segurana a cpia de dados de um 46. A caracterstica principal de uma equipe eficaz :
A) B) C) D) E) sinergia. coerncia. organizao. comunicao. transparncia. dispositivo de armazenamento a outro, para que possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais, o que pode envolver apagamentos acidentais ou corrupo de dados. Assinale a alternativa que no representa um meio difundido de cpia de segurana. A) B) C) D) E) Pen Drive Carto SD NoBreak HD Externo DVD

47. Assinale a alternativa que representa um item de


software. A) B) C) D) E) RAM ROM HD Placa Me Media Player

48. Com
1)

relao ferramenta Microsoft Excel, correlacione a segunda coluna de acordo com a primeira. & ( ) Serve para arrastar e ter o contedo da clula rapidamente copiado para outras clulas envolvidas no arrasto. Os endereos de clulas so alterados conforme o deslocamento das frmulas. Os endereos de clulas no so alterados conforme o deslocamento das frmulas. a clula selecionada para uso na planilha. Concatena o contedo de duas clulas.

2)

Clula ativa

3)

Referncia Relativa Referncia Absoluta Ala de preenchimento

( )

4) 5)

( (

) )

A sequncia correta, de cima para baixo, : A) B) C) D) E) 5, 3, 4, 2, 1. 5, 3, 1, 4, 2. 3, 4, 2, 1, 5. 3, 4, 1, 2, 5. 3, 4, 5, 2, 1.

You might also like