You are on page 1of 3

AS QUALIDADES DO TEXTO 1. Clareza: As sentenas devem estar bem construdas e as idias bem encadeadas.

Tudo que tiver sido escrito deve ser perfeitamente compreensvel pelo leitor. Este no deve ter nenhuma dificuldade para entender o texto. 2. Objetividade (conciso): Terminado o trabalho, verifique se h observaes e argumentos que no contribuem com a idia central do relato e desviam a ateno para pontos menos importantes. Selecione a informao que dispe e apresente s o que for relevante; busque elaborar um relato lgico e objetivo. 3. Preciso na linguagem: A linguagem cientfica deve ser precisa. Utilizar palavras que sejam facilmente compreendidas. Cuidado ao empregar palavras que tm vrios significados e com termos vagos, ambguos (que causam duplo sentido) ou que podem ser mal interpretados. Exemplo: Pedestre reduza a velocidade. Convidei o irmo de meu namorado para a festa, mas ele chegou atrasado. Nada deve ficar obscuro ou subentendido. Os vrios sinnimos de uma palavra tm diferenas pequenas e sutis entre si. Ex. Aquele menino entrou atrasado. Aquele moleque entrou atrasado.

4- Emprego correto das regras da lngua: Leia, consulte dicionrios e textos de gramtica. Ao redigir, coloque-se sempre na posio do leitor. 5. Coeso e coerncia 5.1. A coerncia est ligada possibilidade de se estabelecer uma unidade de sentido para o texto. No deve ser buscada apenas na sucesso linear dos enunciados, mas depende tambm do contexto onde o texto est inserido (escritor/locutor, lugar e tempo do discurso). Exemplos de incoerncia: Joo no foi aula, entretanto, estava doente. Ana tinha lavado roupa quando chegamos, mas ainda estava lavando a roupa. A palavra texto provm do latim textum, que significa tecido, entrelaamento. O texto no um conjunto de palavras, mas um encadeamento de frases que cria uma unidade de sentido. Esse encadeamento se d atravs de mecanismos de coeso. A coeso equivale a relao entre palavras, oraes e perodos; ou seja entre as partes que compem o todo. Quando chegamos ao sentido global, temos a coerncia do texto. Assim, a coerncia pressupe a coeso. Observe as seqncias abaixo:

Curso muito foi para profissional minha importante vida este. (no apresenta coerncia ou coeso) Este curso foi muito importante para minha vida profissional. (houve organizao sinttico-semntica: h coeso e coerncia).

5.2. A coeso pode ser estabelecida por vrios mecanismos: a) Por referncia: estabelecida por pronomes, advrbios e artigos definidos. Ex. A princesa Sara esteve, ontem, no Rio de Janeiro. No Rio de Janeiro, Sara visitou as praias. A princesa Sara esteve, ontem, no Rio de Janeiro. L, ela visitou as praias. O advrbio l e o pronome ela conferem coeso s sentenas. b) Por elipse ou apagamento: quando se omite um termo, evitando-se assim sua repetio: Ex. A princesa Sara esteve, ontem, no Rio de Janeiro. L, visitou as praias. c) Lexical: quando se utilizam palavras ou expresses sinnimas dos termos que devero ser retomados em sentenas subseqentes. Ex. A princesa Sara esteve ontem no Rio. Na Cidade Maravilhosa, visitou as praias. Obs. Acabei de receber os sofs. Os mesmos j se encontram em minha sala. O uso de mesmo ou referido deve ser evitado, melhor seria: Acabei de receber os sofs. Esses mveis j se encontram em minha sala. d) Por substituio: de um ou mais substantivos por um pronome (pessoais, possessivos, demonstrativos, etc.) referem-se a um antecedente, elemento que j apareceu na frase e agora retomado.Exemplos: Quase todos os desembargadores votaram contra a posio do relator, apenas o Dr. Alencar resolveu apoi-lo. Muitos eleitores tiveram dificuldades de operar a urna eletrnica. O candidato da oposio disse que isso no ocasionou nenhuma diferena relevante. A roupa que comprei ontem linda. A rua onde moro estreita. * Cuidado para no ocorrer ambigidade: O sndico comunicou ao zelador que ele precisava comparecer delegacia. 5.3. Coeso por encadeamento ou por articuladores Ao escrever, devemos ter claro o que pretendemos dizer e, uma vez escrito o enunciado, devemos avaliar se o que foi escrito corresponde quilo que queramos dizer. A escolha do conectivo adequado importante, j que ele que determina a direo que se pretende dar ao texto, ele que manifesta as diferentes relaes entre os enunciados. A coeso fruto das relaes de sentido que existem entre vrios enunciados, ligadas por conectivos ou elementos de coeso. So eles: - preposies: a, de, para, com, por, etc. - conjunes: que, para que, ,quando, embora, mas, e, ou, etc. - pronomes: ele, ela, seu, sua, este, etc. - advrbios: aqui, a, l, assim, etc.

O uso desses elementos de coeso confere unidade ao texto e contribui consideravelmente para a expresso clara das idias. - Assim, desse modo valor exemplificativo e complementar.

- E anuncia o desenvolvimento do discurso e no a repetio do que foi dito antes; indica uma progresso semntica que adiciona algum dado novo.

- Ainda serve para introduzir mais um argumento a favor de determinada concluso.

- Alis, alm do mais, alm de tudo, alm disso = introduzem um argumento decisivo, apresentado como acrscimo.

- Isto , quer dizer, ou seja, em outras palavras = introduzem esclarecimentos, retificaes ou desenvolvimento do que foi dito anteriormente.

- Mas, porm, contudo = marcam oposio entre 2 enunciados ou 2 segmentos do texto.

- Embora, ainda que, mesmo que = estabelecem ao mesmo tempo uma relao de contradio e de concesso. Servem para admitir um dado contrrio para depois negar seu valor de argumento.

* Coeso no perodo composto


Exemplo: Se estas indstrias so poluentes, devem abandonar a cidade, para que as boas condies de vida sejam preservadas. Orao principal: devem abandonar a cidade Orao que estabelece a condio que vai determinar a obrigao de as indstrias abandonarem a cidade. ( o conectivo a conjuno se) Orao que indica a finalidade que se quer atingir com a expulso das indstrias poluentes (O conectivo a conjuno para que).

You might also like