You are on page 1of 24

Os Constrangimentos ao Investimento Energia

Licenciamento Constrangimentos
Actualmente dificil promover novos projectos devido existncia de vrios constrangimentos, nomeadamente:
Necessidade de mltiplos licenciamentos emitidos por diferentes organismos: Licenciamento de Actividade/ Sector; Licenciamento de Utilizao dos Recursos Hdricos (duas entidades, uma at ao limite das guas costeiras, outra, para alm dele); Licenciamento de Ocupao da Rede Ecolgica Nacional (a atribuir pelas CCDRs); Licenciamento de Edificaes (a atribuir pelas Cmaras Municipais); Vazio legislativo para o licenciamento de utilizao dos recursos hdricos situados alm das guas costeiras. Reconhecido pelo Despacho n 5277-A/2011, de 24 de Maro, definindo um cenrio de transio.

4 Nov. 2011

Licenciamento Enquadramento Legal


Utilizaes dos Recursos Hdricos Principais Diplomas:
Lei n. 54/2005, de 15 de Novembro Estabelece a titularidade dos recursos hdricos (designadamente as guas interiores, de transio e costeiras, e das guas subterrneas). Lei n. 58/2005, de 29 de Dezembro Aprova a Lei da gua, transpondo para a ordem jurdica nacional a Directiva n 2000/60/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, e estabelece as bases e o quadro institucional para a gesto sustentvel das guas. Decreto Lei n. 226-A/2007, de 31 e Maio, com as alteraes introduzidas pelos Decretos Leis n.s 391-A/2007, de 21 e Dezembro e 93/2008, de 4 de Junho Regime jurdico de utilizao os recursos hdricos. Portaria n. 1450/2007, de 12 de Novembro Regulamenta o Decreto Lei n. 226-A/2007, de 31 e Maio, fixando, designadamente, as regras de instruco dos pedidos de utilizao dos recursos hdricos.

4 Nov. 2011

Autoridades Competentes
Lei n. 58/2005, de 29 de Dezembro Artigo 8 - rgos da Administrao Pblica 1 As instituies da Administrao Pblica a cujos rgos cabe exercer as competncias prevista na presente lei so: a) A nvel nacional, o Instituto da gua (INAG) que, como autoridade nacional da gua (...)

b) A nvel de regio hidrogrfica, as administraes das regies


hdricas (ARH), que prosseguem atribuio e gesto das guas, incluindo o respectivo planeamento, licenciamento e

fiscalizao.

4 Nov. 2011

Autoridades Competentes
Lei n. 58/2005, de 29 de Dezembro Artigo 9 - Administraes das regies hidrogrficas 7 Podem ser delegadas pela ARH, (...), as seguintes competncias: a) Nas autarquias, poderes de licenciamento e fiscalizao de utilizao de guas (...). b) No Instituto para a Conservao da Natureza, poderes de licenciamento e fiscalizao de utilizao e guas sitas em rea classificada sob a sua jurisdio (...).

Artigo 13 - Administraes porturias 1 Nas reas do domnio pblico hdrico afectas s administraes porturias, a

competncia da ARH para licenciamento e fiscalizao da utilizao dos recursos


hdricos considera-se delegada na administrao porturia com jurisdio no local.

4 Nov. 2011

Utilizao dos Recursos Hdricos


Lei n. 58/2005, de 29 de Dezembro
Artigo 59 - Utilizao privativa dos recursos hdricos do domnio pblico 2 O direito de utilizao o domnio pblico s pode ser atribudo por licena ou por

concesso qualquer que seja a natureza e a forma jurdica do seu titular (...). Exemplos (Decreto Lei n. 226-A/2007, de 31 e Maio)
Artigo 23 - Utilizaes (...) sujeitas a concesso Artigo 19 - Utilizaes sujeitas a licenas
Carecem de emiso e licena prvia (...): b) A produo de energia elctrica a partir das energia das ondas do mar, quando a potncia instalada no ultrapassa 25 MW.
1 Esto sujeitas a prvia concesso (...): c) ... d) A utilizao dos recursos hdricos do domnio pblico martimo para produo de energia elctrica a partir das energia das ondas do mar, com uma potncia instalada superior a 25 MW;

4 Nov. 2011

Licenciamento Enquadramento - Organigrama Jurdico

Fonte : INAG, I.P.

4 Nov. 2011

Consultas
Decreto Lei n. 226-A/2007, de 31 de Maio Artigo 15 - Consultas
a)
b) c) d) e)

Licena de rejeio de guas residuais no solo agrcola ou florestal do DP Direces regionais de agricultura e de sade;
Ttulos de utilizao do DH para a instalao de estabelecimentos de culturas biogenticas e marinhas DGPA, DGRF; Ttulo de implantao de infra-estruturas hidrulicas autoridade nacional de segurana de barragens e DGRF; Licena para efeitos de utilizao de embarcaes atracadas ou fundeadas, sem meios de locomoo prprio ou seladas organismo competente em matria de segurana do material flutuante e de navegao; Licenas de apoio balneares amovveis parecer da ARH;

f)
g) h) i)

Ttulos de utilizao do DPM que afectem a segurana martima Autoridade martima Nacional;
Ttulos de utilizao que afectem a segurana porturia e de navegao IPTM; Ttulos de utilizao com impacte econmico na explorao de infra-estruturas porturias AP,S.A. E IPTM; Ttulos de utilizao para aproveitamentos de produo de energia >100MW DGEG.

4 Nov. 2011

Caso prtico projecto FLOW (2008)


1 dvida quem licenciava: IPTM ARH/CCDR Zona Piloto (local guas costeiras) Principais problemas sentidos:
IPTM (M- transportes) ARH/CCDR (M. Ambiente e OT) SEPA (Agricultura) AMN (MDN) DGEG (M. Economia) ICNB (M. Ambiente e OT) IH (MDN)

falta de conhecimento do meio tcnico/martimo;


desconhecimento e aspectos legais do direito martimo; desconhecimento das convenes internacionais (SOLAS; IMO; MARPOL); Pedidos sem razoabilidade;

Licenciamento ambiental (a ver em detalhe)


Licenciamento elctrico. A partir das guas costeiras no existia legislao

4 Nov. 2011

Licenciamento ambiental: Dispositivos energia


Infra-estruturas constituintes:
Equipamentos no mar (fixos, flutuantes, submersveis) Cabos submarinos Amarraes

Ocupao Martima
Implicaes Humanas:
Convivncia com outras actividades em desenvolvimento no mesmo espao Corredores de Navegao (longe da ZP) Zonas de segurana

Rudo:
Altas Frequncias No se prev. No entanto, rapidamente dissipado. Baixas Frequncias Grande propagao, com impacto (produzido sobretudo pela navegao).

14 Dez. 2011

Licenciamento ambiental: Dispositivos energia


Aspectos Positivos e Negativos
Energias Renovveis:
o o Reduo de Emisses de CO2 Reduo da Dependncia Energtica em Combustveis Fsseis

Rudo:
Instalao Operao Desmantelamento

Desenvolvimento Econmico:
o o o Criao de emprego Desenvolvimento da indstria Nacional Compatibilizao com outras actividades martimas

Produo de Resduos e Efluentes Impactes Ambientais:


Alterao de Habitats Alteraes da Cadeia Alimentar Acidentes: Derrame de Fluidos

Criao de Santurios Martimos e de Recifes

Impactos Visuais e Sociais

Impactos na Dinmica da costa


Ocupao Territorial Pontual

14 Dec. 2011

Licenciamento ambiental: Dispositivos energia


Relativizao dos Impactos
No mar desenvolvem-se outras actividades, sobretudo a navegao comercial, as pescas e a de recreio. No caso das energias (renovveis), o seu impacto ter que ser ponderado com as demais actividades martimas, nomeadamente navegao mercante, pescas e recreio. Estima-se a circulao de cerca de 300 navios/ano nos corredores de navegao prximo da zona piloto e tipicamente com um navio naufraga (d costa) a cada 5 anos. Pelo direito internacional martimo tm direito de passagem. Outro aspecto importante o facto de que as maiores perturbaes na biodiversidade, como sejam o rudo e os resduos slidos e lquidos (acidentais ou no), provm de actividades de cariz dinmico, e no esttico, como o caso do aproveitamento das energias marinhas.

14 Dec. 2011

Licenciamento ambiental: Dispositivos de energia


Algumas consideraes
A realizao de Estudos de Impactos Ambientais fundamental para a integrao sustentvel das actividades humanas na Natureza. No entanto, de considerar que, dados os elevados encargos financeiros que tais estudos acarretam, estes no devem ser impostos apenas a promotores de actividades pontuais, cujos impactes se prevejam ser mnimos, quando comparados com outras actividades. As influncias ambientais provenientes da explorao de energias renovveis devem ser contextualizados no mbito de todas as influncias resultantes das vrias actividades que se desenvolvem no Mar. Um Estudo do Mar deve ser realizado com o contributo de todas as actividades com interesses de explorao dos recurso martimos, especialmente daquelas que causem impactes ambientais mais crticos e dificilmente reversveis.

14 Dec. 2011

Licenciamento Zona Piloto Portuguesa


Decreto Lei n. 5/2008, de 8 de Janeiro
Artigo 5 - Concesso de servio pblico
1 A concesso para a explorao da zona piloto atribuda a uma entidade gestora mediante contrato de concesso (...). 2 A concesso exercida em regime de servio pblico (...). 3 A concesso de servio pblico inclui (...) a utilizao do domnio pblico martimo em regime de concesso, nos termos da Lei n. 58/2005, de 29 de Dezembro.

Artigo 11 - Competncias
a) Licenciar a instalao de prottipos e parques de energia das ondas em reas da zona piloto (...); b) Licenciar alteraes, modificaes e ampliaes dos parques (...) j instalados na zona piloto;

Artigo 22 - Acesso
1 O acesso actividade de produo de energia elctrica (...) titulado por licena de estabelecimento e licena de explorao a emitir pela entidade gestora.

4 Nov. 2011

Licenciamento Zona Piloto Portuguesa


Estudos efectuados; custo 1.2m
Batimetria Imagem Acstica

Periodo Energtico Vs Altura Significativa

Varredura Lateral

4 Nov. 2011

Licenciamento Zona Piloto Portuguesa


Decreto Lei n. 5/2008, de 8 de Janeiro Artigo 29 - Licenciamento 1 Os promotores interessados (...) devem apresentar um requerimento dirigido entidade gestora a solicitar o licenciamento (...). 4 A entidade gestora remete os elementos (...) DGEG, ARH territorialmente competente, ao rgo local da DGAM, ao IPTM, I.P., e DGPA para emisso de parecer. 8 Para cada ligao rede elctrica pblica, a entidade gestora d conhecimento concessionria da RND ou da RNT (...).

4 Nov. 2011

Licenciamento O Futuro
Decreto Lei n. 7/2012, de 17 de Janeiro
Artigo 4 - Administrao directa do Estado
1 Integram a administrao directa do estado, no mbito do MAMAOT, os seguintes (...): f) A Direco-Geral de Poltica do Mar; g) A Direco-Geral de Recursos Martimos Naturais, Segurana e Servios Martimos;

Artigo 5 - Administrao indirecta do Estado


1 Prosseguem atribuies do MAMAOT, sob superintendncia e tutela do respectivo ministro, os seguintes organismos: b) O Instituto de Conservao a Natureza e das Florestas, I.P.

c) A Agncia Portuguesa do Ambiente, I.P.


g) O Instituto Portugus do Mar e da Atmosfera, I.P.

4 Nov. 2011

Licenciamento O Futuro
Decreto Lei n. 7/2012, de 17 de Janeiro Artigo 15 - Direco-Geral da Poltica do Mar
1 (...) tem por misso (...) planear e ordenar o espao martimo nos seus diferentes usos e actividades (...).

Artigo 16 - Direco-Geral de Recursos Naturais, Segurana e Servios Martimos


2 A DGRM prossegue (...) as seguintes atribuies:

m) Participar no processo de planeamento e gesto do espao martimo e das zonas costeiras, atribuir, no mbito
das suas competncias, os ttulos de utilizao do espao martimo e licenciar as actividades a levar a efeito neste espao;

Artigo 22 - Agncia Portuguesa do Ambiente, I.P.


2 A APA, I.P., prossegue (...) as seguintes atribuies: b) Exercer as funes de Autoridade Nacional da gua, nos termo e para efeitos do disposto na Lei da gua,(...), atravs do planeamento e ordenamento dos recursos hdricos e dos usos das guas, da gesto das regies

hidrogrficas, da emisso dos ttulos de utilizao dos recursos hdricos no marinhos (...);

4 Nov. 2011

Licenciamento O Futuro
Decreto Lei n. 7/2012, de 17 de Janeiro Artigo 34 - Extino, criao, fuso e reestruturao
3 So extintos, sendo objecto de fuso, os seguintes servios, organismos e estruturas:
m) O Instituto da gua, I.P., sendo as suas atribuies integradas na Agncia Portuguesa o Ambiente, I.P.; n) O Instituto da Conservao da Natureza e da Biodiversidade, I.P., sendo as atribuies integradas no Instituto da Conservao da Natureza e das Florestas, I.P.; p) A Administraes de Regio Hidrogfica, I.P., do Norte, Centro, Tejo, Alentejo e Algarve, sendo as suas atribuies integradas na Agncia Portuguesa do Ambiente, I.P.;

Artigo 37 - Produo de efeitos


1 As criaes, fuses, e reestruturaes previstas no presente decreto-lei, produzem efeito com entrada em vigor dos respectivos diplomas orgnicos;

4 Nov. 2011

Licenciamento O Futuro
Criar um balco nico que permita a informao e a adopo de novas formas de organizao e de tramitao dos processos com uma maior celeridade, transparncia e eficincia e que assegure a articulao entre as diversas entidades que tm jurisdio ou competncias especficas sobre o Espao Martimo, e as que utilizam o Espao Martimo.
POEM Volume Sntese Memria Geral da Proposta de Plano de Ordenamento do Espao Martimo Novembro de 2010

4 Nov. 2011

Licenciamento O Futuro
O conhecimento do mar:

Ter noo que os espaos martimos so contguos;


Que os fenmenos que ocorrem neles, so diferentes dos espaos terrestres (correntes, vagas, ondulao, presso das camadas no fundo, propagao de sons, difuso de produtos);

A relatividade das vrias actividades humanas e o seu verdadeiro impacto (positivo/ negativo);
Os custos das actividades martimas so mais elevadas; Custos mais elevados dos estudos cientficos dificulta o acesso ao conhecimento; A sua extenso e continuidade dificulta o conhecimento; O desconhecimento sobre muitas dos fenmenos prprias do mar e a sua relao com as actividade humanas (algumas deles que se desenvolvem h milhares de anos); A indisponibilidade do mar , devido ao seu estado, para actividades martimas;

4 Nov. 2011

Licenciamento O Futuro
Com a criao do MAMAOT e a consequente reestruturao dos servios pblicos, prev-se que o licenciamento de actividades no espao martimo seja simplificado, atravs da criao de um balco nico, o que impe uma maior articulao das vrias componentes da administrao pblica e a publicao do regime jurdico das utilizaes para estas reas. Tem que se ter uma ideia do que dever ser pedido aos investidores Ter em conta a razoabilidade desse pedido; custo vs investimento e

O conhecimento do meio martimo, nas suas vrias componentes fundamental para a para uma boa capacidade de deciso das entidades pblicas.
No caso da Zona Piloto, a entidade gestora detm um conjunto de conhecimentos (a caracterizao geofsica e ambiental) que permitirem integrar todas as componentes de um projecto e aferir dos seu efeitos. No entanto, tais atribuies carecem de parecer de certas entidades pblicas, como sejam, por exemplo, a DGEG , a DGAM o ICNF(?), DGRM (?) etc .

4 Nov. 2011

Consideraes Finais
O investidor tem (para investir) que ter uma noo perfeita do que lhe vai ser pedido: Dentro desta noo Qual o seu custo econmico; Qual o risco (processual) associado; Qual os tempos deste processo O licenciador tem que possuir uma noo perfeita do: O que e onde est a licenciar Os riscos associados ao que est licenciar As implicaes em outras actividades A importncia para o desenvolvimento nacional Como gerir o risco do licenciamento (no matar o pedido, mas tambm no facilitar) Capacidade de deciso (conhecimento do meio) Compreender o investidor nos seus constrangimentos principalmente econmicos onde os tempos/prazos, custos e factores imponderveis so determinantes.

4 Nov. 2011

Joo Freire Cardoso


Tel: +351 210 013 246 Email: joao.cardoso@ren.pt

You might also like