You are on page 1of 13

Escola Bsica e Secundria Dr.

Lus Maurlio da Silva Dantas


Ano Letivo 2012/2013 Microsoft Excel 2010

FUNES NO EXCEL
Nota: Geralmente os termos Frmulas e Funes tm o mesmo significado no Excel. Criao de Funes Atravs de uma funo, possvel executar operaes como adio, multiplicao, comparao de valores da Folha, etc. Uma funo pode incluir qualquer um dos seguintes elementos: operadores, referncias de clulas, valores, funes da Folha e nomes. Para incluir uma funo numa clula da Folha, digitamos uma combinao desses elementos na barra de funes.
Referncia da clula Operador de adio Operador de diviso

=(B3+30)/100

Constantes numricas

Usa-se os operadores para especificar a operao a ser realizada nos operandos (valores em ambos os lados do operador) contidos na funo. O Excel usa alguns tipos de operadores, a saber:

Operador + * / ^ %
Prof. Rui Esteves

Descrio Adio Subtraco Multiplicao Diviso Exponenciao Percentagem


1/13

Operadores de Texto Este tipo de operador une duas ou mais informaes de texto num nico valor de texto combinado (til no uso de funes que produzem texto) ou para a manipulao de dados de clulas que se encontram em Folhas diferentes: & - conecta ou concatena dois valores de texto para produzir um valor de texto contnuo; se um operando for uma referncia de clulas e a clula referenciada contiver uma funo, este operador juntar o valor produzido pela funo na clula referenciada como valor texto. ! - este operador une informaes entre Folhas diferentes.

Operadores de Comparao Este tipo de operador compara dois valores e produz o valor lgico VERDADEIRO ou FALSO. Por exemplo, a funo = Receita<2,5 produz o valor VERDADEIRO se a Receita for menor que 2,5. Se o valor for maior que 2,5 esta funo produzir o valor lgico FALSO.

Operador = > < >= <= <>

Descrio Igual a Maior que Menor que Maior ou igual a Menor ou igual a Diferente

Operadores de Referncia Este tipo de operador combina duas clulas numa nica referncia de juno.

Operador Descrio : ; Define um intervalo de clulas (da primeira at a ltima incluindo as intermedirias) Define a alternao de referncias de clulas e separao de argumentos de funes

Prof. Rui Esteves

2/13

Na manipulao das funes deve-se observar a ordem de precedncia dos operadores, pois a ordem de avaliao dos operadores, presentes numa mesma funo, faz com que o resultado seja diferente. Portanto, necessrio tomar o devido cuidado na colocao de tais operadores na funo, de tal maneira, que seja realizado o clculo na sequncia desejada.

Ordem de Precedncia Operador ! : ; % ^ *e/ +e& = < > <= >= <> Descrio Unio de mltiplas Folhas Intervalo Unio Percentagem Exponenciao Multiplicao e Diviso Adio e Subtraco Juno de texto Comparaes

Obs.: Se a funo contiver mais de um operador com a mesma prioridade, por exemplo, vrios operadores de comparao, o Excel avalia os operadores da esquerda para direita. Se desejar alterar a ordem de avaliao, utilize parnteses para agrupar expresses numa funo. O Excel primeiro calcula as expresses entre parnteses e, em seguida, utiliza estes resultados para calcular o restante da funo.

Como introduzir uma funo Posicione o cursor na clula pretendida; 1. Digite =; 2. Introduza a referncia da clula que quer introduzir na funo ou simplesmente faa um clique sobre essa mesma clula. 3. Digite o operando, por exemplo +; 4. Introduza a outra clula que quer acrescentar funo, do mesmo modo como descrito no ponto 3; 5. Tecla Enter.

Prof. Rui Esteves

3/13

Referncias absolutas Se utilizar funes que contenham valores fixos de algumas clulas, como por exemplo a percentagem, tem que utilizar o smbolo $ antes do ndice da coluna e da linha, como mostra a figura seguinte:

Funes As funes so funes prontas j disponveis no Excel. So funes estatsticas, financeiras, matemticas, trigonomtricas, etc. Qualquer uma delas pode ser inserida na clula digitando-a na barra de funo ou usando o assistente de funo.

Assistente de funo: Carregue no boto ou no menu Frmulas o boto Inserir Funo

e surge a seguinte caixa de dilogo das categorias das funes:

Prof. Rui Esteves

4/13

Algumas Funes Matemticas do MS Excel

SOMA - Devolve a soma de todos os nmeros na lista de argumentos. Sintaxe: SOMA(nm1; nm2; ...) Onde: Nm1; nm2;... so entre 1 e 30 argumentos que deseja somar.

Soma(clula_inicio:clula_fim)

Onde clula_inicio:clula_fim representam um intervalo de dados. Exemplos: -SOMA(3; 2) igual a 5; - Se a clula A2:E2 contiver 5, 15, 30, 40 e 50: SOMA(A2:C2) igual a 50 SOMA(B2:E2; 15) igual a 150

Algumas Funes Estatsticas do MS Excel

CONTAR - Calcula quantos nmeros existem na lista de argumentos. Utilize CONTAR para obter o nmero de entradas num campo numrico ou de um intervalo numrico.
Prof. Rui Esteves 5/13

Sintaxe: CONTAR(valor1; valor2; ...) Onde: Valor1; valor2, podem ser definidos de 1 a 30 argumentos que podem conter ou fazer referncia a uma variedade de tipos de dados, mas apenas os nmeros so calculados. CONTAR(clula_inicio:clula_fim) Onde clula_inicio:clula_fim representam um intervalo de dados. Observaes: Argumentos que sejam nmeros, valores nulos ou lgicos, datas ou representaes numricas em forma de texto so calculados. Argumentos que sejam valores de erro ou texto que no podem ser convertidos em nmeros so ignorados. Se um argumento for um intervalo ou referncia, apenas os nmeros desse intervalo ou referncia sero calculados. As clulas em branco, os valores lgicos, texto ou valores de erro no intervalo ou referncia sero ignorados. Exemplos:

CONTAR(A1:A7) igual a 3 CONTAR(A4:A7) igual a 2 CONTAR(A1:A7; 2) igual a 4 MDIA - Devolve a mdia aritmtica dos argumentos. Sintaxe: MDIA(nm1; nm2; ...) Onde: Nm1; nm2;... podem ser enumerados de 1 e 30 argumentos numricos, dos quais desejar obter uma mdia. MDIA(clula_inicio:clula_fim) Onde clula_inicio:clula_fim representam um intervalo de dados. Observaes: Os argumentos devem ser nmeros ou nomes, intervalos ou referncias que contenham nmeros.

Prof. Rui Esteves

6/13

Se um intervalo ou argumento de referncia contiver texto, valores lgicos ou clulas vazias, estes valores sero ignorados; no entanto, clulas com o valor nulo sero includas.

Exemplos: Se A1:A5 contiver os nmeros 10, 7, 9, 27 e 2, ento: MDIA(A1:A5) igual a 11 MDIA(A1:A5; 5) igual a 10 MDIA(A1:A5) igual a SOMA(A1:A5)/CONTAR(A1:A5) que igual a 11 Se C1:C3 contiver os nmeros 4, 18 e 7, ento: MDIA(A1:A5; C1:C3) igual a 10,5

MXIMO - Devolve o valor mximo de uma lista de argumentos. Sintaxe: MXIMO(nm1; nm2; ...) Onde: Nm1; nm2;... so 1 a 30 nmeros cujo valor mximo deseja localizar.

MXIMO(clula_inicio:clula_fim) Onde clula_inicio:clula_fim representam um intervalo de dados. Observaes: Pode especificar argumentos que so nmeros, clulas em branco, valores lgicos ou representaes em forma de texto numrico. Os argumentos que so valores de erro ou texto que no podem ser traduzidos em nmeros causam erros. Se um argumento for um intervalo ou referncia, s sero utilizados os nmeros nesta intervalo ou referncia. Sero ignoradas as clulas em branco, valores lgicos, texto ou valores de erro no intervalo ou referncia. Se os argumentos no contiverem nmeros, MXIMO devolver 0. Exemplos: Se A1:A5 contiver os nmeros 10, 7, 9, 27 e 2, ento: MXIMO(A1:A5) igual a 27 MXIMO(A1:A5;30) igual a 30

MNIMO - Devolve o menor nmero na lista de argumentos. Sintaxe: MNIMO(nm1; nm2; ...)
Prof. Rui Esteves 7/13

Onde: Nm1; nm2;... so de 1 a 30 nmeros para os quais deseja localizar o valor mnimo.

MNIMO(clula_inicio:clula_fim) Onde clula_inicio:clula_fim representam um intervalo de dados. Observaes: Pode especificar os argumentos que so nmeros, clulas vazias, valores lgicos ou representaes em texto de nmeros. Os argumentos que so valores de erro ou texto que no podem ser convertidos em nmeros causam erros. Se um argumento for um intervalo ou referncia, apenas os nmeros daquele intervalo ou referncia podero ser utilizados. Clulas vazias, valores lgicos ou valores de erro no intervalo ou referncia sero ignorados. Se os argumentos no contiverem nmeros, MNIMO devolver 0. Exemplos: Se A1:A5 contiver os nmeros 10, 7, 9, 27 e 2, ento: MNIMO(A1:A5) igual a 2 MNIMO(A1:A5; 0) igual a 0

Funo Lgica SE - Devolve o primeiro ou o segundo de dois valores especificados, consoante o resultado de uma dada condio for respectivamente VERDADEIRO ou FALSO. Utilize a funo SE para efectuar testes condicionais sobre valores e funes. Sintaxe: SE(teste_lgico; valor_se_verdadeiro; valor_se_falso)

Teste_lgico: qualquer valor ou expresso que possa ser avaliado como sendo VERDADEIRO ou FALSO. Por exemplo, A10 = 100 uma expresso lgica. Se o valor da clula A10 for igual a 100 o resultado ser VERDADEIRO, caso contrrio o resultado ser FALSO. Este argumento pode utilizar qualquer operador de comparao. Valor_se_verdadeiro: o valor a devolver se teste_lgico for VERDADEIRO. Por exemplo:

Prof. Rui Esteves

8/13

- Se este argumento for a cadeia de texto "Dentro do oramento" e o argumento teste_lgico for avaliado como VERDADEIRO, ento a funo SE mostra o texto "Dentro do oramento". - O valor_se_verdadeiro pode ser ainda outra funo. Valor_se_falso: o valor a devolver se teste_lgico for FALSO.

Por exemplo: - Se este argumento for a cadeia de texto "Alm do oramento" e o resultado da avaliao de teste_lgico for FALSO, a funo SE devolve o texto "Alm do oramento". - O Valor_se_falso pode ser ainda outra funo.

Observaes: Podem ser aninhadas at sete funes SE, como argumentos valor_se_verdadeiro e valor_se_falso para construir testes mais elaborados. Quando os argumentos valor_se_verdadeiro e valor_se_falso so avaliados, SE devolve o valor devolvido por essas instrues. Se qualquer um dos argumentos da funo SE for intervalos, ser avaliado cada elemento desse intervalo.

Exemplos: 1- Numa folha de oramento, a clula A10 contm uma funo para calcular o oramento actual. Se o resultado dessa funo for inferior ou igual a 100, a funo devolve "Dentro do oramento". Caso contrrio, devolve "Oramento excedido". SE(A10<=100,"Dentro do oramento","Oramento excedido") 2- No exemplo seguinte, se o valor da clula A10 for 100, ento teste_lgico VERDADEIRO e o valor total do intervalo B5:B15 calculado. Caso contrrio, teste_lgico FALSO e o texto em branco ("") devolvido clula que contm a funo SE. SE(A10=100,SOMA(B5:B15),"") 3- Suponha que uma folha de clculo de despesas contm os seguintes dados nas clulas: B2:B4 relativamente a "Despesas reais" para Janeiro, Fevereiro e Maro: 1500, 500, 500. C2:C4 contm os seguintes dados para "Despesas previstas", para os mesmos perodos: 900, 900, 925. Pode escrever uma funo para verificar se excedeu o oramento de um determinado ms, criando texto para uma mensagem com as seguintes funes: SE(B2>C2,"Oramento excedido","OK") igual a "Oramento excedido" SE(B3>C3,"Oramento excedido","OK") igual a "OK"

Prof. Rui Esteves

9/13

Algumas Funes Lgicas

CONTAR.SE - Calcula o nmero de clulas que no estejam em branco num intervalo especificado por um critrio determinado. Sintaxe: CONTAR.SE(intervalo; critrios)

Intervalo: o intervalo de clulas no qual se deseja contar o nmero de clulas que no esto em branco. Critrios: so os critrios (na forma de um nmero, expresso ou texto) que definem quais as clulas que sero contadas. Por exemplo, os critrios podem expressar-se como 32, "32", ">32", "mas".

Exemplos: Suponha que as clulas A3:A6 contm "mas", "laranjas", "pras", "mas", respectivamente: CONTAR.SE(A3:A6,"mas") igual a 2 Suponha que B3:B6 contm 32, 54, 75, 86, respectivamente: CONTAR.SE(B3:B6,>55) igual a 2

SOMA.SE - Adiciona as clulas especificadas por um determinado critrio. Sintaxe: SOMA.SE(intervalo; critrios; intervalo_soma)

Intervalo: o intervalo de clulas que se deseja calcular. Critrios: so os critrios na forma de um nmero, expresso ou texto, que definem quais as clulas a serem adicionadas. Por exemplo, critrios pode ser expresso como 32, "32", ">32", "mas". Intervalo_soma: so clulas a serem realmente somadas. As clulas em intervalo_soma so somadas apenas se as suas clulas em intervalo corresponderem aos critrios estipulados. Se intervalo_soma for omitido, as clulas em intervalo sero somadas.

Exemplo: Suponha que A1:A4 contm os seguintes valores de propriedade para quatro casas: 100, 200, 300, 400, respectivamente. B1:B4 conter as seguintes comisses de vendas em cada um dos valores de propriedade correspondentes: 7, 14, 21, 28. SOMA.SE(A1:A4;">160";B1:B4)
Prof. Rui Esteves 10/13

Funes com Datas e Horas Nas funes das folhas de clculo, podemos efectuar operaes com datas ou horas, de forma directa ou por meio de referncias de clulas. Por exemplo: Se em A2, contiver a data 19-04-2000 e em B2 a data 02-05-2000, a funo =A2-B2, dar o resultado de 13, que o nmero de dias decorridos entre as duas datas.

HOJE Apresenta a data Corrente. Sintaxe: HOJE( )

ANO - Devolve o ano correspondente a uma data. O ano devolvido como um nmero inteiro no intervalo 1900-9999. Sintaxe: ANO(nm_srie)

Nm_srie a data do ano que pretende encontrar. As datas podem ser introduzidas como cadeias de texto entre aspas (por exemplo, "30/1/1998" ou "1998/30/01"), como nmeros de srie (por exemplo, 35825, que representa 30 de Janeiro de 1998) ou como resultados de outras funes ou funes (por exemplo, DATA.VALOR("30/1/1998")).

Exemplos: ANO("7/5/1998") igual a 1998 ANO("2005/05/01") igual a 2005 MS- Devolve o ms de uma data representado por um nmero de srie. O ms dado como um nmero inteiro, entre 1 (Janeiro) e 12 (Dezembro). Sintaxe: MS(nm_srie)

Nm_srie a data do ms que est a tentar localizar. As datas podem ser introduzidas como cadeias de texto entre aspas (por exemplo, "30/1/1998" ou "1998/1/30"), como nmeros de srie (por exemplo, 35825, que representa
11/13

Prof. Rui Esteves

30 de Janeiro de 1998, se estiver a utilizar o sistema de datas 1900) ou como resultados de outras funes ou funes (por exemplo, DATA.VALOR("30/1/1998")). Exemplos: MS("6-Maio") igual a 5 MS(35795) igual a 12 MS(35796) igual a 1 MS("2004/04/01") igual a 4 DIA - Devolve o dia de uma data representada por um nmero de srie. O dia dado como um nmero inteiro que varia entre 1 e 31. Sintaxe: DIA(nm_srie) Nm_srie a data do dia que est a tentar localizar.

Exemplos: DIA("4-Jan.") igual a 4 DIA("15-Abr.-1998") igual a 15 DIA("11/8/1998") igual a 11 DIA("2001/10/10") igual a 10

DIA.SEMANA - Devolve um nmero de 1 a 7 identificando o dia da semana

Sintaxe: DIA.SEMANA(nm_srie;Tipo devolvido) Nm_srie a data do dia que est a tentar localizar. Tipo devolvido 1: Domingo=1 a Sbado=7; 2: Segunda=1 a Domingo=7; 3: Segunda=0 a Domingo=6

Exemplos: DIA.SEMANA("05-11-2006";1) igual a 1 DIA.SEMANA("05-11-2006") igual a 1 DIA.SEMANA("05-11-2006";2) igual a 7

Prof. Rui Esteves

12/13

Resumo das Funes utilizadas em Excel:

Funes SOMA - Devolve a soma de todos os nmeros na lista de argumentos. CONTAR - Calcula quantos nmeros existem na lista de argumentos. MDIA - Devolve a mdia aritmtica dos argumentos. MXIMO - Devolve o valor mximo de uma lista de argumentos. MNIMO - Devolve o menor nmero na lista de argumentos. Funo Lgica SE - Devolve o primeiro ou o segundo de dois valores especificados, consoante o resultado de uma dada condio for respectivamente VERDADEIRO ou FALSO. CONTAR.SE - Calcula o nmero de clulas que no estejam em branco num intervalo especificado por um critrio determinado. SOMA.SE - Adiciona as clulas especificadas por um determinado critrio. HOJE Apresenta a data Corrente. ANO - Devolve o ano correspondente a uma data. MS- Devolve o ms de uma data representado por um nmero de srie. DIA - Devolve o dia de uma data representada por um nmero de srie. DIA.SEMANA - Devolve um nmero de 1 a 7 identificando o dia da semana

Exemplos SOMA(nm1; nm2; ...)

CONTAR(valor1; valor2; ...)

MDIA(nm1; nm2; ...) MXIMO(nm1; nm2; ...)

MNIMO(nm1; nm2; ...) SE(teste_lgico; valor_se_verdadeiro; valor_se_falso) CONTAR.SE(intervalo; critrios) SOMA.SE(intervalo; critrios; intervalo_soma) HOJE( ) ANO(nm_srie) MS(nm_srie)

DIA(nm_srie) DIA.SEMANA(nm_srie;Tipo devolvido)

Prof. Rui Esteves

13/13

You might also like