You are on page 1of 3

COORDENADORIA GERAL DE PESQUISA E INICIAO CIENTFICA - CPIC ORIENTAES PARA ELABORAO DO TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO

A real expanso do Centro Universitrio Claretiano para os prximos anos direciona a necessidade de se estabelecerem prioridades no campo da investigao, ou seja, o fortalecimento da Iniciao Cientfica (IC). Os cursos oferecidos pelo Centro Universitrio Claretiano contemplam em suas respectivas matrizes curriculares o desenvolvimento em carter obrigatrio do Trabalho de Concluso de Curso. Desse modo, o principal objetivo relacionado ao referido trabalho viabilizar ao discente a possibilidade de aproximar teoria e prtica, condio que permitir a explorao e o aprofundamento da teoria apresentada em sala durante o processo de formao e de capacitao do educando de forma real, em que poder observar metodologicamente a aplicabilidade do terico ao prtico de modo sistematizado. O contexto atual possibilitou uma nova formatao para os Trabalhos de Concluso de Curso, em que a clssica monografia dever ser substituda por uma das formas a seguir: Artigo Cientfico de Reviso Bibliogrfica: o resultado de uma investigao bibliogrfica que procura explicar um problema com base em referncias tericas publicadas em artigos, livros, dissertaes e teses. A pesquisa bibliogrfica meio de formao por excelncia e constitui o procedimento bsico para os estudos, pelos quais se busca o domnio sobre determinado tema. Artigo Cientfico de Pesquisa de Campo: o resultado de uma investigao em que o aluno assume o papel de observador e explorador, coletando os dados diretamente no local (campo) em que se deram ou surgiram os fenmenos. Portanto, o trabalho de campo caracteriza-se pelo contato direto com o fenmeno de estudo. Relato de Experincia: divulgao de experincias profissionais e/ou acadmicas desenvolvidas ou em andamento que, por suas propostas, tragam contribuies para a rea na qual o aluno se insere. Estudo de Caso: a pesquisa sobre determinado indivduo, famlia, grupo ou comunidade que seja representativo de seu universo, a fim de se examinarem aspectos variados relacionados sua vida.

Estrutura bsica para a construo do Trabalho de Concluso de Curso O Centro Universitrio Claretiano normatiza que os Trabalhos de Concluso de Curso desenvolvidos pelo seu corpo discente sejam elaborados sob a forma de artigo cientfico.

Ressalta-se que o artigo cientfico um documento utilizado para a divulgao de estudos acerca de um tema, com estrutura definida e dimenso reduzida. fato que a Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT define os elementos que compem um artigo na NBR 6022. Entretanto, a divulgao do conhecimento produzido ocorre por meio dos peridicos, que costumam apresentar normas especficas (poltica editorial). Portanto, os trabalhos desenvolvidos no Centro Universitrio Claretiano devero seguir as normatizaes propostas na poltica editorial de suas revistas. Elementos pr-textuais A primeira pgina dever conter a identificao do trabalho. Identificao: a. Nome do autor com respectivo RA, grafados em caixa alta na parte superior da pgina e centralizado; logo abaixo, deve constar o curso ao qual o autor est vinculado (fonte Times New Roman, corpo 14, somente iniciais em maisculas). b. No centro da pgina (centralizado), deve ficar o ttulo do trabalho, em caixa alta e em negrito (Times New Roman, corpo 16). Tecle enter duas vezes e digite o nome do orientador, precedido de respectiva titulao, com iniciais em maisculas, negrito, tamanho 14. Exemplo: Orientador: Prof. Dr. Alvarez de Azevedo. c. Tecle enter duas vezes e digite o nome da instituio com iniciais em maisculas, negrito, tamanho 14. Exemplo: Centro Universitrio Claretiano. d. No final da pgina (centralizado), deve ser acrescentado o nome do polo (cidade) em caixa alta e, logo abaixo, o ano de concluso do trabalho, ambos em negrito, tamanho 14. Segunda pgina reapresente o ttulo do trabalho seguido do resumo. Resumo a apresentao concisa do texto, com destaque para seus aspectos mais relevantes. Ele dever ser elaborado entre 100 e 150 palavras (Times New Roman, corpo 12, pargrafo simples e justificado), seguido de trs (03) a cinco (05) palavras-chave.

Elementos textuais so aqueles que compem o texto do artigo, dividindo-se basicamente em introduo, desenvolvimento e concluso. Utilize fonte Times New Roman, justificado, corpo 12 e entre linhas 1,5. Os elementos textuais devero compreender de 08 a 15 pginas. Introduo expe o tema do artigo, relacionando-o reviso da literatura realizada. a etapa em que se contextualiza o tema, processa-se um encadeamento de ideias. Portanto, o tema situado em relao literatura. Outro aspecto importante dessa etapa a possibilidade de se justificar o tema escolhido, bem como apresentar os objetivos do trabalho. Metodologia nessa etapa, apresenta-se uma descrio precisa e detalhada dos mtodos, materiais, tcnicas e equipamentos utilizados no estudo. fundamental que fique claro ao leitor a real possibilidade de reproduo dos passos que conduziram o autor aos

resultados. A maneira de proporcionar ao leitor um adequado entendimento dos detalhes do trabalho dar-lhe primeiro uma noo geral do todo. No se esquea de que a metodologia pode ser interpretada como um conjunto de mtodos e tcnicas utilizados para a conduo da pesquisa e deve ser apresentada na sequncia cronolgica em que o trabalho foi construdo. preciso dar ateno s variaes de terminologia relacionadas a essa etapa: Metodologia termo empregado pela rea humanstica e reas afins. Material e Mtodos termos empregados pela rea tecnolgica e reas afins. Casustica e Mtodos termos empregados pela rea biomdica e reas afins.

Resultados apresentam os dados encontrados durante o desenvolvimento do trabalho. Podem ser descritos e/ou ilustrados com quadros, tabelas, grficos, entre outros recursos. Discusso a etapa em que se confrontam os dados encontrados no desenvolvimento do trabalho com os apresentados pela literatura relacionada a este. fundamental lembrar-se de que na discusso que o autor deve mostrar ao leitor por que ele deve acreditar nos resultados apresentados e por que estes sustentam as concluses apresentadas. Concluso nessa etapa, so destacados os resultados obtidos no estudo ou pesquisa. Deve ser breve, podendo incluir recomendaes ou sugestes para outras pesquisas na rea. Conclua fundamentado em evidncias. Mostre que sua concluso corrobora concluses mais amplas.

Elementos Ps-textuais Referncias lista das fontes citadas no texto; para tanto, utilize as recomendaes da ABNT / NBR 6023.

You might also like