You are on page 1of 2

CATECISMO MARTINISTA CATECISMO DO PRIMEIRO GRAU ASSOCIADO Este catecismo era usado por uma OM extinta (OMCC).

Seu objetivo fazer com que o discpulo fixe na mente - e depois no Corao - os pilares bsicos da Doutrina Martinista. Estaremos postando apenas alguns itens deste Catecismo. P. - Pela vossa palavra ,vejo que sois Martinista.Por que vos tornastes Martinista? R. - Para trabalhar na Reunificao Universal. P. - Que entendei por isso? R. - Uma repblica Universal e uma religio Universal. P. - tudo? R. - Igualmente na reintegrao do homem em suas faculdades espirituais iniciais. P. - O que compreendeis por isso? R. - Os privilgios ( que foram aqueles ) do Homem Universal, no incio dos tempos.
P. - O que compreendeis por isso? O que o Homem Universal? R. - O Homem Universal ou Primeiro Homem, em todas as tradies Iniciticas, uma EGRGORA, uma confraria constituda pela harmonia de todas as almas. P. - Trata-se, pois, de uma Coletividade e no de uma Individualidade? R. - Foi em se degradando e tambm em se fracionando, que esta Coletividade deu nascimento s Individualidades. P. - Quais eram os privilgios do Primeiro Homem? R. - Uma cincia completa, sem sombra de erros, em sua Inteligncia Coletiva, a justia original, todas as virtudes nesta Alma coletiva, como em seu corao,, o imprio absoluto da Alma coletiva sobre a forma coletiva e o imprio absoluto sobre toda a criatura inferior ao Primeiro Homem. P. - tudo? R. - Acrescenta-se o Princpio da Imortalidade, a ausncia de sofrimento, porque a Alma coletiva tinha a forma Universal ao abrigo de todo o mal, no podendo ser contrariada em nada. P. - O que compreendeis por Criaturas inferiores ao Primeiro Homem? Trata-se dos animais terrestres? R. - Neste termo esto englobados todas as inteligncias que constituem o Mundo das Essncias, e quanto aos Animais evocados pelas tradies exotricas, trata-se de seus Arqutipos e no de suas individualidades terrestres e carnais. P. - Em que constitui a degradao primitiva que evocais toda a hora? R. - Um dos privilgios essenciais do Primeiro Homem era sua liberdade total, ele era livre em sua ao, livre em sua escolha. O Primeiro Homem deixou crescer nesta EGRGORA, o desejo de se libertar de toda a tutela e de se tornar criador, por sua vez, segundo suas vias prprias.

Cedendo a uma misteriosa sugesto, prisioneiro de um estranho xtase, deixou crescer em toda sua constituio um egosmo anrquico e seus privilgios espirituais deram lugar aos seus contrrios. P. - O que simboliza o Livro Sagrado que deve figurar sobre o Altar Martinista? R.- A lei moral sem a qual, e em toda religio, no existe reintegrao.

You might also like