You are on page 1of 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA CENTRO DE CINCIAS AGRRIAS CAMPUS II AREIA PB CURSO DE MEDICINA VETERINRIA DISCIPLINA: Clnica Mdica de Equdeos

os PROFESSOR: Andr Flvio Almeida Pessoa

RAIVA EQUINA

ALUNOS: Diego Henrique Edijanio Galdino da Silva Maria das Graas da Silva Bernardino

AREIA/PB SETEMBRO de 2013

RAIVA EQUINA

uma doena infecciosa aguda e fatal que se alastra pelo sistema nervoso central, cujo agente viral se encontra em grandes concentraes nas glndulas salivares. Causa encefalite aguda, levando as vtimas ao bito em praticamente 100% dos casos.

Epidemiologia uma doena de distribuio mundial, uma zoonose, que afeta o sistema nervoso central (SNC) de quase todas as espcies de mamferos domsticos e silvestres. O acometimento de equinos est determinada principalmente pela presena do morcego hematfago Desmodus rotundus. O vrus circula e se propaga nas populaes silvestres, sendo estes considerados reservatrios da doena.

Etiologia O agente viral pertence ao gnero Lyssavirus, da famlia

Rhabdoviridae.

Transmisso No equino o mtodo mais comum de infeco a mordida de um carnvoro selvagem ou de morcegos hematfagos que transportam o vrus. No entanto ces e gatos domsticos, alm de outros cavalos podem transmitir a Raiva atravs de mordeduras e lambeduras.

Perodo de incubao O perodo de incubao extremamente varivel conforme o local da mordida, quanto mais prximo do Sistema nervoso central, mais rpido o vrus o atingir, fazendo com que o perodo de incubao seja menor.

Patogenia

Aps a inoculao, o vrus se replica nas clulas musculares do local da mordedura, em seguida entra para o sistema nervoso perifrico (axnios dos nervos) e segue em sentido centrpeto at atingir a medula espinhal ou o tronco enceflico. Essa progresso do ponto de inoculao at ao SNC pode ser rpida ou demorar meses. Chegando ao SNC o vrus se replica intensamente. As regies mais atingidas so: o hipocampo, o tronco cerebral e as clulas de Purkinje, no cerebelo. Em seguida se distribui para vrios rgos. O vrus se replica no epitlio das glndulas salivares e eliminado na saliva.

Sinais clnicos Nos equinos a manifestao muito varivel e os sinais clnicos so inespecficos. A claudicao ou fraqueza de um membro podem ser os primeiros sinais observados. Os sinais clnicos observados com maior frequncia, na forma paraltica, so incoordenao dos membros plvicos, evoluindo para paresia e paralisia, relaxamento do esfncter anal com protruso do nus, ausncia de reflexo anal, paralisia da cauda, tremores da cabea, diminuio da viso, opisttomo, bruxismo, salivao, que pode ser abundante e espumosa, fezes ressecadas e escassas, reteno ou incontinncia urinria e dificuldade para engolir (engasgado). Na forma furiosa, agressividade, hiperexcitabilidade, hiperestesia, prurido intenso e manifestaes de irritao cutnea, automutilao. Quando a fase furiosa, esse animal tende a morder e a escoicear, o que o torna praticamente no manejvel e extremamente perigoso. Com a evoluo da doena, apresenta movimentos desordenados da cabea, tremores musculares e ranger de dentes, midrase com ausncia de reflexo pupilar, incoordenao motora, andar cambaleante e contraes musculares involuntrias. Evoluindo para paralisia progressiva, seguindo-se por decbito permanente. Aps entrar em decbito, no consegue mais se levantar e ocorrem movimentos de pedalagem, dificuldades respiratrias, opisttomo, asfixia, movimentos de pedalagem que culminam com a morte. A morte ocorre geralmente entre 3 a 6 dias aps o incio dos sinais, podendo prolongar-se, em alguns casos, por at 10 dias.

Diagnstico O diagnstico de raiva in vivo difcil, mas a suspeita deve ser considerada em equinos com sinais neurolgicos rapidamente progressivos ou difusos. O diagnstico definitivo s realizado ps-morten, onde so retirados fragmentos do hipocampo, tronco cerebral, tlamo, crtex, cerebelo e medula oblonga. Os sinais clnicos com o histrico de agresso por morcegos servem como diagnstico presuntivo. Podem ser realizados os seguintes exames a partir das amostras do SNC: Inoculao intracerebral em camundongos; PCR; Radioimunoensaio; Imunofluorescncia direta; Imunohistoqumica.

Achados histopatolgicos Os achados histolgicos so variveis, distribuindo-se principalmente no tronco enceflico, cerebelo e medula espinhal, hipocampo e gnglios trigeminais, podendo, inclusive ser discretas ou ausentes. Podem ser observados manguitos perivasculares com infiltrado

linfohistioplasmocitrios, gliose focal ou difusa, necrose neuronal, neuronofagia, reas de hemorragia, satelitose, esferides axonais, , meningite e, menos comumente, neutrfilos distribudos difusamente pelo neutrfilo,

meningoencefalite e meningomielite no-supurativas com ganglioneurite dos gnglios e nervos cranianos e espinhais, incluses acidoflicas

intracitoplasmticas, denominadas corpsculos de Negri.

Diagnstico diferencial Encefalomielite viral equina; Mieloencelopatia por Herpesvrus; Nematodase Cerebrospinhal;

Mieloencefalopatia Degenerativa Eqina; Mieloencefalopatia Eqina por protozorios; Neurite da cauda equina; Intoxicao por cavalinha; Toxoplasmose; Listeriose; Leucoencefalomalacia; Intoxicao com plantas hepatotxicas (senecio spp); Botulismo; Ttano.

Preveno Em poca de surtos epidmicos, deve realizar a diminuio da populao de morcegos hematfagos. Imunizao de potros (3 doses) com revacinao anual; cavalo adulto no vacinado, deve-se fazer uma dose e revacinao anual; em guas prenhes fazer preferencialmente uma dose antes da cobertura.

Tratamento No existe tratamento especfico para Raiva em equinos, o tratamento sintomtico e os cuidados de suporte podem ajudar a prolongar a evoluo da doena. Entretanto esse tratamento por sua vez aumenta o risco de contgio de tratadores e de outros animais. Portanto, qualquer animal sob suspeita de raiva deve ser isolado e manipulado o menos possvel. Este pode ficar em observao ou sofrer eutansia, para ser realizado um exame do crebro e tronco cerebral em busca do vrus.

Prognstico A doena tem prognstico ruim, considerando que se trata de uma doena 100% fatal. Depois que a raiva manifestou seus primeiros sintomas, no h tratamento eficaz que reverta o quadro.

You might also like