You are on page 1of 12

Quando e como ocorre A poluio sonora ocorre quando num determinado ambiente o som altera a condio normal de audio.

Embora ela no se acumule no meio ambiente, como outros tipos de poluio, causa vrios danos ao corpo e qualidade de vida das pessoas. O rudo o que mais colabora para a existncia da poluio sonora. Ele provocado pelo som excessivo das indstrias, canteiros de obras, meios de transporte, reas de recreao, etc. Estes rudos provocam efeitos negativos para o sistema auditivo das pessoas, alm de provocar alteraes comportamentais e orgnicas. A OMS (Organizao Mundial de Sade) considera que um som deve ficar em at 50 db (decibis unidade de medida do som) para no causar prejuzos ao ser humano. A partir de 50 db, os efeitos negativos comeam. Alguns problemas podem ocorrer a curto prazo, outros levam anos para serem notados. Efeitos negativos da poluio sonora na sade dos seres humanos: Insnia (dificuldade de dormir); Estresse Depresso Perda de audio Agressividade Perda de ateno e concentrao Perda de memria Dores de Cabea Aumento da presso arterial Cansao Gastrite e lcera Queda de rendimento escolar e no trabalho Surdez (em casos de exposio nveis altssimos de rudo) Recomendaes importantes: Para evitar os efeitos nocivos da poluio sonora importante: evitar locais com muito barulho; escutar msica num volume de baixo para mdio; no ficar sem protetor auricular em locais de trabalho com muito rudo; escutar walk man ou mp3 player num volume baixo, no gritar em locais fechados, evitar locais com aglomerao de pessoas conversando, ficar longe das caixas acsticas nos shows de rock e fechar as janelas do veculo em locais de trnsito barulhento. Curiosidade: Nvel de rudo provocado (aproximadamente em decibis)

- torneira gotejando (20 db) - msica baixa (40 db) - conversa tranqila (40-50 db) - restaurante com movimento (70 db) - secador de cabelo (90 db) - caminho (100 db) - britadeira (110 db) - buzina de automvel (110 db) - turbina de avio (130 db) - show musical, prximo as caixas de som (acima de 130 db) - tiro de arma de fogo prximo (140 db) Voc sabia? - comemorado em 7 de maio o Dia do Silncio. - Para medir o nvel de rudo num determinado ambiente, os tcnicos utilizam um aparelho chamado decibelmetro.

Som
Som pode ser entendido como uma variao de presso muito rpida que se propaga na forma de ondas em um meio elstico. Em geral, o som causado por uma vibrao de um corpo elstico, o qual gera uma variao de presso corresponde no meio sua volta. Qualquer corpo elstico capaz de vibrar rapidamente pode produzir som e, nesse caso, recebe o nome de fonte sonora. Em geral percebemos o som atravs de variaes de presso no ar que atingem nosso ouvido. Para que possamos perceber o som necessrio que as variaes de presso que chegam aos nossos ouvidos estejam dentro de certos limites de rapidez e intensidade. Se essas variaes ocorrem entre 20 e 20.000 vezes por segundo esse som potencialmente audvel, ainda que a variao de presso seja de alguns milionsimos de pascal. Uma onda sonora pode ser representada em um grfico bidimensional onde o eixo horizontal representa a passagem do tempo e o vertical a variao de presso. Esse tipo de grfico pode fornecer vrias informaes sobre o som.

Grfico de onda senide O grfico acima mostra dois ciclos completos de oscilao de uma onda senoidal. O eixo horizontal representa a passagem do tempo enquanto que o vertical representa a variao de presso em um determinado ponto do meio. Os sons que ocorrem no meio ou que so gerados por instrumentos musicais so geralmente complexos. Entretanto, para se entender a complexidade sonora torna-se til partir de um caso mais simples e genrico: o som senoidal, chamado som puro porque desprovido de harmnicos e cujo nome deve-se ao fato de poder ser representado pelo grfico de uma funo seno. Esse tipo de som no gerado por instrumentos tradicionais nem encontrado na natureza, mas pode ser conseguido artificialmente atravs de um sintetizador eletrnico.

Escute:
Som senoidal de 100Hz Som senoidal de 500Hz Som Senoidal de 1.000Hz Som Senoidal de 10.000Hz

Som e sua propagao


O som definido como a propagao de uma frente de compresso mecnica ou onda longitudinal, se propagando tridimensionalmente pelo espao e apenas em meios materiais, como o ar ou a gua. Para que esta propagao ocorra, necessrio que aconteam compresses e rarefaes em propagao do meio. Estas ondas se propagam de forma longitudinal. Quando passa, a onda sonora no arrasta as partculas de ar, por exemplo, apenas faz com que estas vibrem em torno de sua posio de equilbrio. Como as ondas sonoras devem ser peridicas, vlida a relao da velocidade de propagao:

A audio humana considerada normal consegue captar freqncias de onda sonoras que variam entre aproximadamente 20Hz e 20000Hz. So denominadas ondas de infra-som, as ondas que tem freqncia menor que 20Hz, e ultra-som as que possuem freqncia acima de 20000Hz. De maneira que:

A velocidade do som na gua aproximadamente igual a 1450m/s e no ar, 20C 343m/s. A propagao do som em meios gasosos depende fortemente da temperatura do gs, possvel inclusive demonstrar experimentalmente que a velocidade do som em gases dada por:

Onde: k=constante que depende da natureza do gs; T=temperatura absoluta do gs (em kelvin).

Como exemplo podemos tomar a velocidade de propagao do som no ar temperatura de 15 (288K), que tem valor 340m/s.

Exemplo: Sabendo que 15C o som se propaga 340m/s, qual ser sua velocidade de propagao 100C? Lembrando que: 15 = 288K 100 = 373K

Intervalo Acstico
A audio humana capaz de diferenciar algumas caractersticas do som como a sua altura, intervalo etimbre.

A altura do som depende apenas de sua freqncia, sendo definida como a diferenciao entre grave eagudo. Um tom de maior freqncia agudo e um de menor grave. Os intervalos entre dois sons so dados pelo quociente entre suas frequncias. Ou seja:

Como o intervalo um quociente entre duas medidas de mesma unidade, este no tem dimenso. Na msica dada uma nomenclatura para cada intervalo: Intervalo Acstico Unssono Oitava Quinta Quarta Tera maior Tera menor Sexta maior Sexta menor Tom maior (M) Tom menor (m) Semitom (s) Razo de freqncia 1:1 2:1 3:2 4:3 5:4 6:5 5:3 8:5 9:8 10:9 16:15

As notas musicais de mesmo nome so separadas por um intervalo de uma oitava (2:1)

O timbre de um som a caracterstica que permite diferenciar dois sons de mesma altura e mesma intensidade, mas que so emitidos por instrumentos diferentes. Desta forma, uma msica executada por um violino e um piano se diferencia pelo timbre.

Intensidade sonora
A intensidade do som a qualidade que nos permite caracterizar se um som forte ou fraco e depende da energia que a onda sonora transfere. A intensidade sonora (I) definida fisicamente como a potncia sonora recebida por unidade de rea de uma superfcie, ou seja:

Mas como a potncia pode ser definida pela relao de energia por unidade de tempo:

Ento, tambm podemos expressar a intensidade por:

As unidades mais usadas para a intensidade so J/m e W/m. chamada mnima intensidade fsica, ou limiar de audibilidade, o menor valor da intensidade sonora ainda audvel:

chamada mxima intensidade fsica, ou limiar de dor, o maior valor da intensidade sonora suportvel pelo ouvido:

Conforme um observador se afasta de uma fonte sonora, a intensidade sonora ou nvel sonoro ()diminui logaritmicamente, sendo representado pela equao:

A unidade utilizada para o nvel sonoro o Bel (B), mas como esta unidade grande comparada com a maioria dos valores de nvel sonoro utilizados no cotidiano, seu mltiplo usual o decibel (dB), de maneira que 1B=10dB.

Reflexo do som
Assim como para qualquer outra onda, as ondas sonoras, ao atingirem um obstculo fixo, como uma parede, so refletidas. A reflexo do som acontece com inverso de fase, mas mantm a mesma velocidade de propagao, mesma freqncia e o mesmo comprimento de onda do som incidente. Um efeito muito conhecido causado pela reflexo do som o efeito de eco. Que consiste na reflexo do som que bate em uma parede afastada.

Quando uma pessoa emite um som em direo a um obstculo, este som ouvido no momento da emisso, chamado som direto, e no momento em que o som refletido pelo obstculo retorna a ele. Sabemos que a velocidade dada pela distncia percorrida pelo som em um determinado tempo, esta distncia dada por duas vezes a distncia ao obstculo refletor, j que o som vai e volta. Assim:

E a velocidade a de propagao do som no ar. Ao receber um som, este "permanece" em ns por aproximadamente 0,1s, sendo este intervalo conhecido como persistncia acstica. Pela relao da velocidade:

Se este intervalo de tempo for inferior persistncia acstica (t < 0,1s), o som ouvido aps ser refletido parecer apenas um prolongamento do som direto. A este efeito d-se o nome de reverberao. Para intervalos maiores que a persistncia acstica (t > 0,1s) instintivo perceber que esta reflexo ser ouvida como eco. Os outros fenmenos acontecem da mesma forma que para as outras ondas estudadas. Tendo uma utilizao bastante conhecida a de interferncia do som, onde possvel aplicar uma freqncia anti-rudo, a fim de suavizar o som do ambiente.

Tubos sonoros
Assim como as cordas ou molas, a ar ou gs contido dentro de um tubo pode vibrar com freqncias sonoras, este o princpio que constitui instrumentos musicais como a flauta, corneta, clarinete, etc. que so construdos basicamente por tubos sonoros. Nestes instrumentos, uma coluna de ar posta a vibrar ao soprar-se uma das extremidades do tubo, chamada embocadura, que possui os dispositivos vibrantes apropriados. Os tubos so classificados como abertos e fechados, sendo os tubos abertos aqueles que tm as duas extremidades abertas (sendo uma delas prxima embocadura) e os tubos fechados que so os que tm uma extremidade aberta (prxima embocadura) e outra fechada. As vibraes das colunas gasosas podem ser estudadas como ondas estacionrias resultantes da interferncia do som enviado na embocadura com o som refletido na outra extremidade do tubo. Em uma extremidade aberta o som reflete-se em fase, formando um ventre (interferncia construtiva) e em uma extremidade fechada ocorre reflexo com inverso de fase, formando-se um n de deslocamento (interferncia destrutiva).

Tubos abertos

Considerando um tubo sonoro de comprimento , cujas ondas se propagam a uma velocidade v. Assim as possveis configuraes de ondas estacionrias so:

As maneiras de vibrar podem, partindo destes exemplos, ser generalizadas como:

E a freqncia dos harmnicos ser dada por:

Como n no tem restries, no tubo aberto, obtm-se freqncias naturais de todos os harmnicos.

Tubos fechados

Considerando um tubo sonoro de comprimento , cujas ondas se propagam a uma velocidade v. Assim as possveis configuraes de ondas estacionrias so:

As maneiras de vibrar podem, partindo destes exemplos, ser generalizadas como:

E a frequncia dos harmnicos ser dada por:

Em um tubo fechado, obtm-se apenas frequncias naturais dos harmnicos mpares.

Efeito Doppler
Este efeito descrito como uma caracterstica observada em ondas emitidas ou refletidas por fontes em movimento relativo ao observador. O efeito foi descrito teoricamente pela primeira vez em 1842 por Johann Christian Andreas Doppler, recebendo o nome Efeito Doppler em sua homenagem. Para ondas sonoras, o efeito Doppler constitui o fenmeno pelo qual um observador percebe freqncias diferentes das emitidas por uma fonte e acontece devido velocidade relativa entre o a onda sonora e o movimento relativo entre o observador e/ou a fonte. Considerando:

Podemos determinar uma frmula geral para calcular a freqncia percebida pelo observador, ou seja, a freqncia aparente.

Supondo que o observador esteja em repouso e a fonte se movimente:

Para o caso onde a fonte se aproxima do observador, h um encurtamento do comprimento da onda, relacionado velocidade relativa, e a freqncia real ser menor que a observada, ou seja:

Mas, como a fonte se movimenta, sua velocidade tambm deve ser considerada, de modo que: Substituindo no clculo da frequncia observada:

Ou seja:

Para o caso onde a fonte se afasta do observador, h um alongamento aparente do comprimento de onda, nesta situao a deduo do clculo da frequncia observada ser anloga ao caso anterior.

No entanto:

Ento:

Podemos escrever uma frmula geral para os casos onde a fonte se desloque e o observador fique parado, se utilizarmos:

Sendo o sinal negativo utilizado no caso onde a fonte se aproxima e positivo no caso em que a fonte se afasta.

Supondo que a fonte esteja em repouso e o observador se movimente:

No caso em que o observador se aproxima da fonte, em um mesmo intervalo de tempo ele encontrar mais frentes de onda do que se estivesse parado. Assim a frequncia observada dever ser maior que a frequncia emitida pela fonte. Neste caso, o comprimento de onda no alterado, mas a velocidade de propagao ligeiramente aumentada.

Mas:

e Quando estes dois valores so substitudos no clculo da frequncia observada temos:

Ento:

No caso em que o observador se afasta da fonte, em um mesmo intervalo de tempo ele encontrar menor nmero de frentes de onda do que se estivesse parado. Assim a frequncia observada dever ser menor que a frequncia emitida pela fonte. A deduo do clculo da frequncia observada ser anloga ao caso anterior, no entanto a velocidade de propagao ligeiramente reduzida.

Mas:

e Quando estes dois valores so substitudos no clculo da frequncia observada temos:

Ento:

Podemos escrever uma frmula geral para os casos onde o observador se desloque e a fonte fique parada, se utilizarmos:

Sendo o sinal negativo utilizado no caso onde a fonte se aproxima e positivo no caso em que a fonte se afasta. Conhecendo estas quatro possibilidades de alterao na frequncia de onda observada podemos escrever uma frmula geral para o efeito Doppler se combinarmos todos os resultados, sendo ela:

Sendo utilizados os sinais convenientes para cada caso.

You might also like