You are on page 1of 1

Questes sobre os textos Soneto 11, de Cames, e, Monte Castelo, do Grupo Legio Urbana.

Data de entrega: 02/09/12


1) A escolha de um ttulo de um texto muito importante pois necessrio encontrar as palavras adequadas para apresentar a ideia principal do texto. A msica do grupo Legio Urbana tem como ttulo Monte Castelo. Pesquise sobre o motivo da escolha desse ttulo. O que ele significa? (5 linhas) 2) O Soneto 11 foi escrito por um dos principais poetas portugus. Os versos de Cames continuam vivos em diversos filmes, msicas e roteiros como pode ser percebido na msica do grupo Legio Urbana. Pesquise sobre a biografia desse poeta, suas principais obras e caractersticas. (10 linhas) 3) Para definir o amor, Cames faz uso de uma figura de linguagem que aproxima oposies. Que figura de linguagem essa? (2 linhas) 4) Escanso um forma de diviso de versos, dentro de uma poesia, feita a partir da sonoridade dos mesmos. Diviso silbica diferente de diviso potica. Na diviso potica as vogais ficam juntas, e a contagem feita at a ltima slaba tnica. Por exemplo:

Por ter 10 slabas poticas esse verso decasslabo. Faa a escanso dos 4 primeiros versos do Soneto 11. Use lpis para evitar rasuras. Para ajud-lo a classificar os versos quanto ao nmero de slabas poticas segue-se uma lista. 1- Monosslabo 2 - Disslabo 3 - Trisslabo 4 - Tetrasslabo 5 - Pentasslabo ou redondilha menor 6 Hexasslabo 7 - Heptasslabo ou redondilha maior 8 - Octosslabo 9 - Eneasslabo 10 - Decasslabo 11- Hendecasslabo 12 - Duodecasslabo ou Alexandrino 13 ou mais - Brbaro

5) Esquema de rima corresponde combinao de rimas. Os esquemas rmicos so convencionalmente constitudos por letras do alfabeto. Tomemos como exemplo alguns versos de Cames Perdigo que o pensamento - a Subiu a alto lugar - b Perde a pena do voar - b Ganha a pena do tormento a No tem no ar nem no vento - a Asas com que se sustenha - c No h mal que lhe no venha. "- c Observe que foram atribudas letras iguais aos versos que rimam entre si. O esquema rmico dessa estrofe assim abbaacc, porque o 1. verso rima com o 4. e o 5., o 2. com o 3. e o 6. com o 7. Agora a sua vez, atribua letras do alfabeto iguais aos versos que rimam no soneto 11, de Cames. Depois escreva o esquema rmico desse poema. (2linhas) 6) Quantos verso e quantas estrofes h no poema de Cames. Como se chama esse tipo de poema? (2 linhas) 7) Cames escreveu uma das epopeias mais conhecidas. Ela tem como ttulo Os Lusadas. Pesquise a definio de epopeia; o significado do ttulo Os Lusadas, e quais as principais caractersticas desse poema. (10 linhas) 8) Cames escreveu durante um perodo literrio conhecido como Classicismo. Quais as principais caractersticas desse momento da literatura? (6 linhas) 9) Considerando o que voc pesquisou sobre o ttulo da msica Monte Castelo, o amor que se mostra nessa cano o mesmo definido no soneto 11 por Cames? (3 linas) 10) A poesia existe em cada um de ns. preciso apenas acord-la. Vamos fazer barulho? Use sua criatividade e escreva um poema definindo o amor.

You might also like