You are on page 1of 1

Auxiliares Judicirios Comemoram os 200 anos do Tribunal de (IN)Justia!?

Neste ano em que comemoramos 200 anos da existncia do Tribunal de Justia do Estado do Maranho TJMA, e 25 anos da Constituio Cidad, Auxiliares Judicirios CONDENAM o TJMA, pela violao ao princpio da Constitucional da Isonomia. Ns Auxiliares condenamos a violao diria dos pressupostos da isonomia, da razoabilidade e da proporcionalidade no mbito do Direito Constitucional e do Direito do Trabalho, atribuindo aos Auxiliares de Justia remunerao diversa da ofertada aos Tcnicos Judicirios por parte desse tribunal. Desarrazoado ilgico e injusto que tenhamos servidores pblicos remunerados de forma diversa, quando as funes e as responsabilidades sejam anlogas, porquanto investidos na mesma atividade de apoio entrega da prestao jurisdicional, na mesma localidade, com o mesmo empregador, com a mesma produtividade e perfeio tcnica. Nada justifica que, no plano da gesto administrativa do Poder Judicirio haja tratamento diferenciado entre Auxiliares Judicirios e Tcnico Judicirios. E, no convence o entendimento que as atribuies que so finalsticamente idnticas sejam materialmente diversas; OU ainda, que a exigncia de prova de digitao e a de titulao (nvel mdio) o critrio diferenciador da entrncia ao cargo pblico, bastando, para refutao de todos esses argumentos, a constatao prtica para perceber o idntico exerccio de funes entre esses servidores. Por esses fundamentos e outros que diversos Tribunais de Justia (TJPE/TJGO/TJRN...) eliminaram os cargos de Auxiliar Judicirio em Tcnico, equiparando os vencimentos e extinguindo medida que vagarem. A ttulo de exemplo, no Tribunal de Justia do Estado de Pernambuco:
LEI N 14.454, DE 26 DE OUTUBRO DE 2011. PCCV-TJPE Art. 26. Os cargos de Auxiliar Judicirio, smbolo PJ-I, sero transformados em Tcnico Judicirio, smbolo TPJ, medida que vagarem.

Mas no s, no queremos apenas a extino a vagar do cargo de Auxiliar Judicirio, queremos tambm ser remunerados na forma Tcnico Judicirio destes com todos os benefcios previstos nesta Lei, fazendo jus a todos os reajustes legais e progresso funcional, bem como aos adicionais, gratificaes e abonos, nas mesmas condies previstas para os ocupantes dos cargos de Tcnico Judicirio. Pelo injusto tratamento e poltica salarial; Pelos duzentos anos de injustia; que CONDENAMOS o TRIBUNAL DE JUSTIA ao pagamento da diferena salarial existente entre os tcnicos judicirio e auxiliares judicirios. Num descompasso rtimico os pares nos atribuem distinto tratamento? Esquecidos pelo empregador e pelos da prpria classe? Ainda somos a maioria. Salrio digno uma questo de Justia!

You might also like