You are on page 1of 12

T EORIA DOS C ONJUNTOS : APONTAMENTOS .

Paulo de Tarso Salles CMU/ECA-USP, 2008.

Os tratados de anlise de msica Ps-Tonal (ou seja, parte expressiva da produo musical feita a partir do sculo XX) em geral adotam a Teoria dos Conjuntos como procedimento metodolgico padro para a compreenso dos procedimentos adotados nesse tipo de msica, que emprega agrupamentos de notas no-ordenados. Usa-se essa tcnica analtica tambm para a msica dodecafnica, onde se trabalha com conjuntos ordenados. Assim ela pode, em princpio, ser empregada na anlise de msica Ps-Tonal tendo por base o sistema de afinao temperada. A Teoria dos Conjuntos oferece uma srie de operadores que so uma alternativa lgica ausncia das hierarquias tradicionais do Sistema Tonal (fundamentado sobre as noes de trade, campo harmnico, modulao, consonncia e dissonncia). Considerando que a noo de intervalo permaneceu importante para boa parte da produo musical do sculo XX, importante conhecer e organizar as formas possveis de combinao entre os intervalos.1 A Teoria dos Conjuntos possivelmente o procedimento mais simples e eficaz para analisar essas combinaes, ou ao menos para oferecer um esquema organizado delas. De incio so apresentadas as bases desse mtodo: a numerao de 0 a 11 das notas da escala cromtica e a equivalncia entre as oitavas, gerando a noo de classe de altura [pitch class, ou pc], onde as notas so consideradas como entidades discretas dentro do conjunto da escala temperada (D = 0, D# = 1, ..., Si = 11). Como conseqncia, tm-se a noo das classes de intervalos [interval classes, ou ic] que representam os intervalos pela distncia em semitons. Assim, uma 3 Maior, classificao oriunda da Teoria Tonal, passa a ser considerada como uma classe de intervalo |4| (quatro semitons a partir da nota D, que a classe de altura |0|).
1

Outra noo retida da teoria tradicional a de escala, embora por vezes esse termo seja substitudo por coleo. De qualquer forma, na msica da 1 metade do sculo XX, diversas escalas - alm dos conhecidos modos Maior e menor - foram empregadas na organizao harmnica de diversas obras significativas, tornando esse conceito uma considerao terica importante. Assim como a prpria noo de modo ou escala, em suas aplicaes composicionais, no tm uma ordenao dos elementos (como o caso do serialismo), a noo de conjunto ou coleo se torna ainda mais precisa por prescindir da hierarquia ou centralidade tpicas do sistema Tonal e Modal. Mesmo assim, pode-se optar por analisar conjuntos ordenados ou no-ordenados.

De modo a compreender as possibilidades mais finitas do universo cromtico, os subconjuntos possveis so reduzidos sua ordem normal [normal order] ou em sua forma primria [prime form]. Assim obtida uma representao numrica de quaisquer subconjuntos da escala cromtica, dispostos em uma tabela ordenada que permite uma referncia rpida. Considerando de tricordes a nonacordes, Forte estabeleceu uma tabela com 220 formas primrias, s quais atribuiu um nmero de classificao, o FN (Forte number).2 Cada forma primria agrupada de acordo com seu nmero cardinal, ou seja, pela quantidade de elementos de cada conjunto. O conjunto 3-1 a primeira forma (cromtica) do cardinal 3, ou seja, contm as classes de altura 0,1,2. A forma normal expressa assim a menor relao intervalar possvel entre os elementos de um conjunto, sendo encontrada por meio da ordenao e permutao desses elementos. J a forma primria encontrada quando uma forma normal ajustada para que seu elemento inicial seja o 0. Uma boa forma de exercitar a compreenso sobre a numerao e ordenao dos conjuntos tomar estruturas bem conhecidas como a escala diatnica (7-35) ou as trades Maior e menor (3-11) para uma avaliao de suas propriedades intervalares (WILLIAMS, 1997, pp. 168-178). A terminologia empregada tomada de emprstimo da Matemtica. Assim, um termo consagrado pela teoria musical como som comum ser renomeado como invarincia,3 etc. As aludidas manipulaes com os intervalos so chamadas de operadores, dos quais os principais so: transposio (T), inverso (I) e multiplicao (M).4 Uma vez expostas essas noes bsicas, passa-se a abordar as operaes possveis entre os diversos conjuntos.5

Cf. FORTE, 1973, pp. 179-181. A tabela de Forte adotada por todos os tericos que empregam a Teoria dos Conjuntos. OLIVEIRA (1998) e STRAUS (1990) apresentam verses expandidas da tabela de Forte, onde esto includas as transposies da forma primria. 3 STRAUS (1990) mantm a nomenclatura original, neste caso, tratando as invarincias como sons comuns s colees. 4 O operador Multiplicao apresentado em maiores detalhes por OLIVEIRA (1998, pp. 30-34). Destaca-se a transformao da escala cromtica em ciclos de Quintas e de Quartas, atravs dos operadores M7 e M5, respectivamente. Os operadores de transposio e inverso so mais comumente investigados nos tratados de FORTE (1973), STRAUS (1990), WILLIAMS (1997) e do prprio OLIVEIRA. 5 Doravante, os subconjuntos da escala cromtica sero chamados de conjuntos, para serem tratados autonomamente e em relao a seus eventuais subconjuntos.

T RANSPOSIO
Esta operao anloga noo de transposio da teoria musical tradicional, ou seja, por meio de um fator intervalar se eleva ou abaixa todo um agrupamento de notas. Para a msica ps-tonal significativo avaliar se a transposio resultante apresenta sons comuns (invarincias) e, em caso positivo, quantas invarincias foram obtidas. Isso pode determinar a homogeneidade ou heterogeneidade do contedo harmnico, por meio de maior ou menor contraste em relao s classes de altura. O nmero de invarincias pode ser calculado a partir do vetor intervalar, em relao ao fator de transposio. O vetor intervalar um conjunto de seis classes de intervalos [interval classes], que expressa todas as relaes de intervalo em um conjunto de classes de altura.

I NVERSO
O conceito de inverso tambm anlogo ao da teoria musical tradicional. Como se opera em mdulo 12, a soma das inverses sempre ser 12. Esse mesmo critrio estabelece o fator (ou eixo) de inverso. Freqentemente uma forma normal encontrada em relao de inverso.6 O clculo das invarincias mais complicado neste caso (FORTE, 1973, pp. 38-46). Basicamente, constatada a ocorrncia da inverso quando se busca a forma normal, buscase o fator de transposio (t). Forte afirma que qualquer operao de inverso implica em transposio, mas como s vezes o fator de transposio (t) igual a zero, nem sempre isso fica evidente. Assim, essa operao baseia-se em um duplo mapeamento, onde um conjunto (a) invertido (a) e transposto (x). Forte demonstra que o fator de transposio obtido mediante a soma dos valores resultantes da transposio (x) pelo do conjunto inicial (a). Ou seja: t = x + a (FORTE, 1973, p. 40). Para encontrar o valor de t que resulte em invarincia completa aps inverso seguida de transposio, necessrio somar todos os valores do conjunto (FORTE, 1973, p. 41). Porm, h casos onde no ocorre uma invarincia completa. A fala-se em mxima

As trades Maior e menor, por exemplo, so ambas expressas pelo conjunto 3-11: [0,3,7], denotando sua relao de inverso.

invarincia, em nmero menor que a completa. O clculo de t obtido novamente pela soma dos elementos do conjunto, sendo o valor igual ao do nmero obtido mais vezes. Como exemplos, Forte oferece o conjunto [0,1,2,3] onde a soma dos elementos : 0+0; 0+1; 0+2; 0+3; 1+1; 1+2; 1+3; 2+2; 2+3; 3+3. Para invarincia completa, a escolha bvia t=3. No conjunto [0,1,2,5] no ocorre invarincia completa: 0+0; 0+1; 0+2; 0+5; 1+1; 1+2; 1+5; 2+2; 2+5; 3+5. O nmero 2 resulta duas vezes (0+2 e 1+1), portanto a invarincia mxima obtida com t=2. Alguns conjuntos apresentam diferenas significativas quanto s invarincias obtidas (ou ausentes) por transposio e por inverso mais transposio. Forte observa que o vetor de 4-Z29 [0,1,3,7] [111111], ou seja, qualquer valor de t resultaria em uma invarincia por transposio. Mas a inverso desse conjunto [0,11,9,5] por um valor que no seja encontrado nas somas dos elementos do conjunto original (por exemplo, t=5) resulta em no-invarincia completa.7 H tambm casos em que a inverso pode resultar em nmero maior de invarincias que a transposio simples, como no conjunto 4-4 (FORTE, 1973, p. 42).

C ONJUNTOS DE RELAO Z
As relaes intuitivas entre os conjuntos se do mediante os conceitos de transposio, inverso ou mesmo de incluso. Mas h conjuntos que apresentam o mesmo vetor intervalar sem no entanto apresentar as relaes acima, como por exemplo os tetracordes 4-Z15 e 4-Z29, cujo vetor [111111]. Tal relao chamada de Relao Z, sem que haja um significado especial para o Z. h um par de tetracordes, trs pares de pentacordes e quinze pares de hexacordes sob essa relao (STRAUS, 1990, p. 67).
MULTIPLICAO

Operador no discutido por Forte nem por Straus, a multiplicao merece maior ateno por parte de Oliveira (1998). A aplicao do operador multiplicao sobre as classes de altura da escala diatnica (conjunto 7-35, segundo a numerao de FORTE, 1973) resulta em algumas entidades harmnicas significativas para a msica do Ocidente. Neste caso, os ndices de multiplicao (M1, M2, etc.) se organizam simetricamente em
7

FORTE (1973, p. 40) comenta esse caso, mas no o demonstra como feito aqui. Mas ele remete a um exemplo dado p. 10 (trecho de The Unanswered Question), onde duas formas do 4-Z29 ([7,11,1,2] e [9,10,0,4]) no apresentam invarincia.

torno do trtono (M6), indo da escala diatnica at os dois heptacordes cromticos complementares.8
Conjuntos (sets) M1: escala diatnica M2: tons inteiros M3: ttrade diminuta M4: trade aumentada M5: escala cromtica: heptacorde 1 M6: trtono M7: escala cromtica: heptacorde 2 M8: trade aumentada M9: ttrade diminuta M10: tons inteiros M11: escala diatnica (inverso) Nmero de FORTE (FN) 7-35 6-35 4-28 3-12 7-1 7-1 3-12 4-28 6-35 7-35 Classes de altura (pitch classes) 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 3 6 9 0 3 6 9 0 3 8 9 5 10 3 8 1 6 11 4 9 2 7 6 0 6 0 6 0 6 0 6 0 6 8 4 0 8 4 0 8 4 0 8 4 10 8 6 4 2 0 10 8 6 4 2

Mapeamentos do operador M (multiplicao) sobre a coleo diatnica (7-35).

O operador M11 um operador de inverso, de acordo com a delimitao do universo cromtico em mdulo 12 (OLIVEIRA, 1998, p. 31). V-se assim que a escala diatnica mapeada para si prpria em um conjunto invertido de classes de altura, ao ser multiplicada por esse fator. A escala diatnica uma entidade harmnica simtrica, se observarmos a constituio de seus tetracordes: [0,1,3,5] e [5,6,8,10], cujas distncias intervalares tm o mesmo padro: 1-2-2.9 A simetria resultante dos fatores de multiplicao acima apenas reproduz e amplifica a simetria inicial latente da prpria escala. Da mesma forma, as entidades harmnicas resultantes (escala de tons inteiros, acordes diminuto e aumentado, trtono e escala cromtica) so estruturas com simetria interna.

S UBCONJUNTOS
As operaes com subconjuntos so importantes para o estabelecimento de relaes entre conjuntos aparentemente disparatados. No preldio La Cathdrale engloutie (Livro I, n 10), Debussy explora a interao entre conjuntos de tricordes, tetracordes, pentacordes, hexacordes e heptacordes por meio desse tipo de relao.
8

Complementares no sentido em que ambos heptacordes se complementam para formar a escala cromtica. O heptacorde 7-1 tem papel importante no incio da Sonata para dois pianos e percusso de Bartk (STRAUS, 1990, pp. 104-105). 9 FORTE (1973) chama essa maneira de categoriza a disposio intervalar de padro intervalar bsico, ou bip (basic interval pattern).

C OMPLEMENTARIDADE
Os cardinais cuja soma 12 so complementares, assim, curiosamente, as colees pentatnica (5-35) e diatnica (7-35) so complementares entre si, pois a ordenao dos conjuntos de classes de altura na tabela de Forte dispe os conjuntos de acordo com esse critrio. Alguns hexacordes so complementares a si prprios, no sendo emparelhados na tabela. A complementaridade ocorre tambm entre verses transpostas ou invertidas do mesmo conjunto de classes de altura, significando que essas verses complementam-se para formar o total cromtico. Outra propriedade associada noo de complemento a similaridade, a qual observada tanto em classe de alturas (pc) como classe de intervalos (ic). A similaridade de classe de intervalos mais significativa e pressupem uma invarincia mxima (4 vetores) que pode ser dos tipos R1 ou R2 (FORTE, 1973, pp. 46-60; 80-81).10

S EGMENTAO
Ao empreender uma anlise por meio da Teoria dos Conjuntos, importante proceder segundo uma metodologia que resulte em uma segmentao eficaz dos conjuntos escolhidos. Certas estruturas convencionais tais como figuraes rtmicas, segmentaes naturais (trechos entrecortados por pausas ou unidos por ligadura de expresso, por exemplo), padres de ostinato e acordes, podem ser designados como segmentos primrios. Mas a msica atonal no estruturada apenas no nvel mais obviamente superficial, por isso se considera outras possibilidades tcnicas de gerar conjuntos, como a imbricao, ou seja, a extrao sistemtica de subcomponentes de alguma configurao (FORTE, 1973, pp. 83-84).11 A tcnica de imbricao gera assim uma interao entre segmentos primrios que so chamados de segmentos compostos. A maneira como Allen Forte procede em suas anlises baseia-se na segmentao e classificao dos conjuntos. Os conjuntos so denominados segundo a tabela de cardinais e

10

Essa propriedade no entanto sequer comentada por Straus (1990) ou Oliveira (1998), nem ocorre em outros textos do prprio Forte, dando a entender que suas relaes so um tanto frouxas. 11 A definio dada ao termo imbricao pelo Dicionrio Aurlio esclarecedora: disposio que apresentam certos objetos quando se sobrepem parcialmente uns aos outros, como as telhas de um telhado ou as escamas do peixe.

expressos em sua forma normal, entre colchetes, sendo os integrantes do conjunto separados por vrgulas. Por exemplo: 4-7: [8,9,0,1].12 A forma primria usada principalmente para demonstrar as operaes, mas no (ou menos freqentemente) em demonstraes analticas.

C OMPLEXOS DE C ONJUNTOS
Em artigo de 1964 e na segunda parte de The Structure of Atonal Music (1973), Forte desenvolveu a teoria dos complexos de conjuntos Kh, os quais envolvem as relaes recprocas de interao entre conjuntos e seus complementos. Relaes mais simples, envolvendo incluso parcial entre conjuntos e complementos so chamadas de K. A representao dos complexos feita em funo desse tipo de avaliao em sees ou mesmo movimentos inteiros de obras musicais, desvendando as relaes de incluso.

G ENERA
A classificao dos conjuntos e subconjuntos pode ser feita por meio de famlias de genus formados segundo critrios de espcies de materiais musicais. Forte (1988) oferece uma classificao desse tipo, organizando o sistema temperado a partir de tricordes de diferentes espcies. Os tricordes formam a base desse sistema de classificao, seguidos sucessivamente por tetracordes, pentacordes e hexacordes. As demais formaes cardinais so complementares, preservando as mesmas propriedades de seus complementos.13 A tipologia de Forte apresenta 12 tipos de genus, agrupados segundo seu grau de parentesco em supragenus (FORTE, 1988, p. 201).

Todavia no h consenso quanto a formatao da anlise. Joseph Straus (1990) apresenta as colees sem vrgulas e entre parnteses, adotando ainda as letras T e E para os nmeros 10 e 11, respectivamente. Por exemplo: 6-35: (02468T). A tabela das classes de conjuntos fornecida por Straus (1990, pp. 180-183) baseiase livremente na de Forte, alterando a ordem de apresentao dos pares complementares de conjuntos. 13 As proposies iniciais da Teoria dos Conjuntos (FORTE, 1973) so consideravelmente refinadas na apresentao dos genera (FORTE, 1988), conforme observa LATHAM (1997). J em 1985 Forte anunciava uma nova fase, mais sofisticada, em relao segmentao analtica da Teoria dos Conjuntos (LATHAM, 1997, 11).

12

Genus SUPRA I 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Tipo Atonal Tons-inteiros Diminuto Aumentado Croma Semicroma Croma-dia Atonal Atonal-atonal Atonal-atonal Dia Dia-tonal

Progenitor 3-5 3-8 3-10 3-12 3-1 e 3-2 3-2 e 3-3 3-2 e 3-7 3-3 e 3-4 3-3 e 3-11 3-4 e 3-11 3-7 e 3-9 3-7 e 3-11

SUPRA II

SUPRA III

SUPRA IV

Contagem Total tri/tetra/penta/hexa 1/9/24/29 63 1/9/24/30 64 1/5/16/21 43 1/2/8/9 20 2/2/10/15 29 2/3/16/24 45 2/3/15/25 45 2/3/15/21 41 2/3/15/21 41 2/3/15/21 41 2/2/10/15 29 2/3/16/24 45

Assim como em The structure of atonal music, Forte oferece uma relao completa dos conjuntos que integram cada genus e supragenus no apndice do artigo (FORTE, 1988, pp. 264-266), possibilitando rpida referncia.

C ADEIAS DE K LUMPENHOUWER (K- NETWORKS )


David Lewin e Henry Klumpenhouwer descobriram uma espcie de relao entre os conjuntos denominada como K-networks [cadeias-K], onde os operadores Transposio (T) e Inverso (I) integram conjuntos de classes de altura diferentes, mas com significativa isografia entre si. As isografias so visveis a partir das cadeias de relaes intervalares formadas pelo cruzamento dos operadores T e I de cada conjunto (LEWIN, 1990, pp. 114115):
Qualquer cadeia que utilize operaes T ou I para interpretar interrelaes entre conjuntos de classes de alturas, ser chamada de Klumpenhouwer Network [Cadeia de Klumpenhouwer] (LEWIN, 1990, p. 84).

Nos esquemas abaixo (fig. 1) Lewin apresenta algumas cadeias-K feitas a partir do acorde inicial do Op. 19/6 de Schoenberg:

Fig. 1: duas ilustraes extradas de LEWIN (1990, pp. 84-85): a primeira, esquerda, mostra as relaes de transposio em vrias cadeias-K sobre o acorde inicial do Op. 19/6 de Schoenberg, por meio da permutao dos sentidos entre os integrantes; a segunda mostra o cruzamento dos operadores T e I, gerando outras cadeias-K.

Por meio do operador I, Klumpenhouwer demonstrou que dois acordes de classes de altura diferentes (3-7 e 3-9), situados no incio e no compasso 5 do Op. 19/6 de Schoenberg apresentam isografia, como ilustrado pela fig. 2:

c. 1

c. 5


3-9: [10,0,5]

3-7: [6,9,11]

Fig. 2: relao entre dois conjuntos de classe de altura diferentes, observvel segundo seus grficos de Cadeia-K (LEWIN, 1990, p. 85).

Apesar de uma certa resistncia ao emprego da Teoria dos Conjuntos como ferramenta analtica afinal isso implica na aquisio de uma srie de novos cdigos e sistemas notacionais pode-se observar que a anlise de obras atonais a partir desses termos expressa de maneira discreta e objetiva, principalmente quando se abandona uma

nomenclatura hbrida entre os sistemas modal, tonal e suas variantes.14 A prpria noo de um pandiatonalismo15 supe que a ausncia de uma hierarquia entre as colees escalares requer uma nomenclatura que contemple essa concepo diferenciada do material harmnico.16

R EFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
COOK, N. A guide to musical analysis. New York: Norton, 1987. FORTE, A. A theory of set-complexes for music. In: Journal of Music Theory, v. 8, n. 2., 1964. ______ . The structure of atonal music. New Haven: Yale UP, 1973. ______ . Pitch-class set analysis today. In: Music analysis, v. 4, n. 1/2, pp. 29-58, 1985. ______ . Pitch-class set genera and the origin of the modern harmonic species. In: Journal of Music Theory, v. 32, n. 2, pp. 187-270, Fall 1988. HAIMO, E. Atonality, Analysis, and the Intentional Fallacy. In: Music Theory Spectrum 18.2, pp. 167-199, Fall 1996. KERMAN, J. Musicologia. So Paulo: Martins Fontes, 1987. LATHAM, E. Review of Haimos article Atonality, Analysis, and the Intentional Fallacy. In: Music thoery online, v. 3.2, 1997, disponvel no endereo eletrnico: <http://mto.societymusictheory.org/issues/mto.97.3.2/mto.97.3.2.latham.html>. LEWIN, D. Klumpenhouwer networks and some isographies that involve them. In: Music Theory Spectrum, v. 12, n. 1, pp. 83-120, 1990. OLIVEIRA, J. P. Teoria analtica da msica do sculo XX. Lisboa: Calouste Gulbekian, 1998. PERLE, G. Pitch-class set analysis: an evaluation. In: Journal of Music Theory, v. 8, n. 2, pp. 151-172, 1990. STRAUS, J. Introduction to post-tonal theory. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1990. WEYL, H. Simetria [1952]. So Paulo: Edusp, 1997. WILLIAMS, K. Theories and analyses of twentieth-century music. Harbor Drive, Orlando (FL): Harcourt Brace, 1997.

Apesar de bem aceita pela musicologia americana, a teoria de Forte recebeu crticas de peso, como em HAIMO (1996) e PERLE (1990). 15 WILLIAMS (1997, pp. 185-186) observa que o pandiatonalismo ocorre quando algumas passagens [...] claramente baseadas em uma coleo diatnica [...] permanecem com tonalidade ambgua porque nenhum grau da escala pode ser identificado como tnica. 16 STRAUS (1990, pp. 89-93) discute a questo da terminologia adequada ao repertrio atonal.

14

10

A PNDICE : TABELA DAS FORMAS PRIMRIAS E VETORES DOS CONJUNTOS DE CLASSE DE ALTURA , POR A LLEN F ORTE

11

12

You might also like