You are on page 1of 18

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Projeto Poltico-Pedaggico

EE CASTELO BRANCO
PPP 2012

1 - Identificao

1 de 18

06/09/2013 13:20

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Nome da Unidade Escolar: Escola Estadual Castelo Branco Endereo: Rua Duque de Caxias, n 377, Centro - Bela Vista - MS, CEP: 79.260-000 Telefone: (67) 3439-1172 / (67) 3439 - 1094

2 - Apresentao do PPP
O Projeto Poltico Pedaggico da Escola Estadual Castelo Branco busca retratar a identidade da Escola, respeitando as polticas nacionais, as diretrizes do Estado e mesmo do municpio, considerando ainda a realidade especfica desta Instituio de Ensino, norteando o trabalho assumido por todos os envolvidos no processo educacional.

Descrevemos uma escola democrtica e participativa, a ideal, com uma educao igual para todos e centrada no aluno, aproveitando sua capacidade intelectual, sua vivncia, mostrando-lhe o seu potencial e tornando-o responsvel e crtico, adotando a pedagogia progressista, onde a educao possibilita a compreenso da realidade histrico-social e explicita o papel do sujeito construtor/transformador dessa mesma realidade.

O Projeto Poltico Pedaggico desta escola pressupe uma construo coletiva, de modo que todos possam conceb-lo como um instrumento de referncia para as prticas pedaggicas. Neste Projeto esto contidos os interesses e as necessidades da comunidade escolar, bem como as intenes mais amplas, cujo grande objetivo a superao do modelo de sociedade ora vigente.

3 - Misso
A Escola tem por misso oferecer um ensino de qualidade, assegurando o acesso, o sucesso e a permanncia dos alunos, formando cidados crticos, responsveis e preparados para agir como transformadores sociais.

4 - Viso
A meta da Escola se resume em: A Escola proporciona a cada segmento da Comunidade Escolar, a Prtica Democrtica com foco na aprendizagem do aluno dentro de um contexto de interao. O objetivo da Escola garantir a qualidade de ensino, centrada no aluno, na perspectiva de formar um

2 de 18

06/09/2013 13:20

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

cidado consciente no exerccio da cidadania.

5 - Valores
A Escola acredita no seu fortalecimento e na sua relao com a comunidade, tendo como valores a qualidade do ensino oferecido, a responsabilidade de todos os envolvidos no processo educativo, a participao efetiva da comunidade escolar, a igualdade de condies para o acesso e permanncia do estudante na escola e o esprito inovador na busca pela soluo de desafios organizacionais.

6 - Diagnstico
Com a reestruturao da educao pela LDBEN, o Governo Federal implantou a Educao Profissional Tcnica em Nvel Mdio fomentando o fortalecimento do Ensino Mdio e buscando aumentar assim a gerao de empregos num mundo globalizado, melhorando a perspectiva socioeconmica dos jovens em nosso municpio.

A Escola Estadual Castelo Branco, por estar localizada em uma regio central da cidade, apresenta uma clientela diversificada com diferentes necessidades , oriunda de bairros da periferia, assentamentos, rea rural e do pas vizinho Paraguai. Tal diversidade torna-se um desafio a ser superado por toda a equipe escolar na busca pela educao de qualidade, visando oferecer diferentes modalidades de ensino, que atendam s necessidades desta clientela.

6.1 - Situao socioeconmica e educacional da comunidade


De maneira geral, a populao de nosso municpio encontra sua principal fonte de renda no comrcio formal e informal. Podemos destacar que uma parcela desta populao trabalha no setor pblico e outra na rea rural (empregados, pequenos produtores, cooperativas). A maioria dos pais de alunos, atendidos nesta Instituio de Ensino, apresentam grau de escolaridade de nvel mdio, sendo trabalhadores assalariados em diversos segmentos da economia do municpio (comercirios, autnomos, trabalhadores rurais e funcionrios pblicos). As polticas pblicas de assistncia social so importantes fontes de subsdio econmico para uma parcela das famlias em nosso municpio. Programas assistenciais do governo federal e estadual, como o Bolsa Famlia, o Vale Renda e o Projovem complementam a renda familiar da maioria de nossos alunos. Em nosso municpio, a assistncia mdica acontece basicamente atravs do SUS, onde os atendimentos emergenciais ocorrem no Hospital Municipal e as consultas e acompanhamentos peridicos acontecem nas Unidades de Sade distribudas nos principais bairros da cidade. As atividades de lazer e entretenimento de nossa Comunidade Escolar esto voltadas aos espaos pblicos de praas, parques, atividades no Rio Apa, Feiras, Festas Religiosas e Festas Regionais (Exposio Agropecuria, Festa de Nossa Senhora de Caacup).

3 de 18

06/09/2013 13:20

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

6.2 - Histrico da escola


A Escola Estadual Castelo Branco est situada na rua Duque de Caxias, nmero 377, no municpio de Bela Vista MS. Foi criada em 1950 com o nome Ginsio Estadual de Bela Vista, tendo como fundador e primeiro diretor Doutor Rubens Abbott de Castro Pinto.

Os primeiros professores foram militares, funcionrios pblicos, sacerdotes religiosos e alguns filhos da terra que ensinavam sem receber retribuio financeira. A partir do ano de 1950 o Ginsio Estadual de Bela Vista passa a funcionar na sede da Escola Generoso Ponce, sendo transferido posteriormente para uma escola rural, hoje atual Escola Estadual Vera Guimares Loureiro. Em 1958 passa a ter sede prpria tendo como diretor o S.Sidney Nunes Leite.

Com a publicao do Decreto n 9.104, de 12 maio de 1998, a Escola estadual de Pr Escolar I e II Graus Castelo Branco passou a se chamar Escola Estadual Castelo Branco.

6.3 - Situao fsica da escola

A Escola localiza-se na zona urbana da cidade, em rea comercial, de fcil acesso, com infraestrutura adequada para atender as necessidades de sua clientela. Com a reforma do prdio no ano corrente, as instalaes fsicas, hidrulicas e eltricas passam a funcionar perfeitamente.

A Unidade Escolar conta com 18 salas de aula, 01 sala de professores, 01 sala de coordenao pedaggica com banheiro, 01 sala de direo escolar com banheiro, 01 secretaria, 01 sala de tecnologias educacionais, 01 sala de recurso multifuncional, 01 cantina (tercerizada), 05 laboratrios de base cientfica e tecnolgica (Biologia, qumica, fsica, matemtica e informtica), 01 banheiro (ambos os sexos) para professores e funcionrios, 02 banheiros (masculino e feminino) para atendimento dos alunos, 01 cozinha com depsito, 01 refeitrio, 01 ptio coberto, 01 quadra de esportes coberta, hall de entrada com cobertura e calada ampla e acessvel, amplo jardim e rea verde com praa para lazer e socializao entre alunos e professores, 03 bebedouros eltricos, sendo que a escola, at o presente momento ainda no conta com um espao destinado Biblioteca. A escola possui sistema de monitoramento remoto com 10 cmeras, distribudas nas reas externas e internas para preservar a segurana dos alunos e o patrimnio fsico da escola.

6.4 - Corpo docente / pedaggico / tcnico / administrativo

4 de 18

06/09/2013 13:20

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

A unidade escolar gerenciada por uma Direo Colegiada, tendo como Diretora a professora Irma Brites Cabreira e Diretora-Adjunta Olga Laranjeira Silva. A Coordenao Pedaggica tem como coordenadores: Eliene Flores de Oliveira, Mrcia Maura Barboza Tinoco, Neuci Maria de Oliveira, Augusto Daniel Florentino Cavalheiro (Curso Tcnico Profissionalizante); Coordenao de reas: Jos Alexandre Marques Bougleux (matemtica) e Zeize Terezinha Arce Grubert (lngua portuguesa); Tcnica de Incluso: professora Kelli Regina Loubet Brum; Gerenciadora de tecnologias educacionais e recursos miditicos: professora Margarete Medina Maciel; Secretria: Ivone Aparecida Medina de Souza Lopes; Presidente do Colegiado: Dr. Ivan Afonso da Costa Marques; Presidente da APM Associao de Pais e Mestres: Ana Lcia de Frana.

O Corpo Docente da unidade escolar composto por 59 professores; Corpo Administrativo: 27 funcionrios; Corpo Discente: 1200 alunos. Todos os professores efetivos e convocados que atuam nesta escola so graduados, sendo que 40% apresentam ttulos de ps-graduao em suas reas de formao.

A escola oferece sala de recursos multifuncionais, sala de tecnologias educacionais, Ensino Fundamental de 2 a 9 Ano, Ensino Mdio funcionando no perodo diurno, e ainda Cursos Tcnicos Profissionalizantes no perodo diurno e noturno; a Educao de Jovens e Adultos EJA etapa do ensino fundamental (3 e 4 fases) e Ensino Mdio, funcionando no perodo noturno.

6.5 - Recursos materiais e tecnolgicos disponveis e sua adequao, mveis, equipamentos e material didtico.
A Escola dispe de materiais pedaggicos, adquiridos a partir de vrios recursos, que so disponibilizados para os docentes, que os utilizam de forma organizada, visando sua manuteno e contribuio na formao dos educandos.

Os recursos pedaggicos disponveis na escola so: quadro de giz, livros didticos para os alunos, acervo de livros para-didticos de literatura infantil e infanto-juvenil, acervo de livros didticos para apoio pedaggico do professor, jogos com material concreto de Lngua Portuguesa e Matemtica, amplo material esportivo (bolas, redes, cordas, cones, bambols), impressoras, fotocopiadoras, recursos audiovisuais (TVs, DVDs, Retro projetor, softwares de jogos educativos, computadores e Projetor Multimdia).

6.6 - Existncia de sala de recursos multifuncional.


A sala de recursos multifuncionais presta atendimento educacional especializado aos alunos do ensino comum que apresentam deficincias como: deficincia visual, baixa viso, deficincia intelectual, deficincia auditiva, surdo e paralisia cerebral. Para atend-los, a sala de recursos conta com computadores adaptados, lupa eletrnica, softwares de comunicao alternativa, jogos pedaggicos, lupas, dicionrios em libras e lngua portuguesa, aparelho de cd, cadernos ampliados e notebooks.

5 de 18

06/09/2013 13:20

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

7 - Organizao da escola
A Unidade Escolar funciona nos trs turnos, oferecendo comunidade cursos regulares no Ensino Fundamental I e II; Ensino Mdio nos perodos matutino e vespertino; Educao Profissional Integrada ao Ensino Mdio no perodo vespertino; Educao Profissional Concomitante e Educao de Jovens e Adultos (Ensino Fundamental e Mdio) no perodo noturno. Os horrios de funcionamento so: Matutino: 07:00 s 11:25 Vespertino: 13:00 s 17:25 Noturno: 18:00 s 22:20

7.1 - Gesto escolar


A unidade escolar gerenciada por uma Direo Colegiada, tendo como Diretora: professora Irma Brites Cabreira e Diretora-Adjunta Olga Laranjeira Silva; Tem como Secretria: Ivone Aparecida Medina de Souza Lopes; Presidente do Colegiado Dr. Ivan Afonso da Costa Marques; Presidente da APM Associao de Pais e Mestres: Ana Lcia de Frana.

Os recursos materiais e financeiros so geridos atravs da direo colegiada e pela Associao de Pais e Mestres. Os recursos disponibilizados escola so provenientes dos governos federal e estadual, tais como PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), FNDE (Repasse Financeiro para a Alimentao Escolar), Repasse Financeiro de Manuteno, Convnio entre APM e SED destinado a educao profissional, alm de recursos prprios, advindos de festas e eventos realizados pela APM da Unidade Escolar.

O sistema de coleta e registro de dados do livro didtico realizado atravs do monitoramento anual dos exemplares recebidos, distribudos, armazenados e descartados, tendo como responsvel a professora gerenciadora de recursos tecnolgicos e miditicos em conjunto com o bibliotecrio Edgar Mendona Martines e a equipe pedaggica.

7.2 - Organizao do tempo e espao


A Escola oferece no perodo diurno Ensino fundamental de 2 ao 9 Ano, Ensino Mdio de 1 a 3 Ano, treinamentos nas modalidades de Futsal: masculino e feminino; Voleibol: masculino, feminino; Handebol, Dana e Msica. No perodo diurno e noturno h Educao Profissional com os Cursos: Tcnico em Informtica Integrado ao ensino mdio e Curso de Comunicao Visual Produo Cultural e Design. No perodo noturno Curso de Educao de Jovens e Adultos EJA Ensino Fundamental e Mdio.

O processo de recuperao da aprendizagem acontece de maneira contnua e paralela, devendo ser assegurado ao aluno to logo diagnosticadas as dificuldades de aprendizagem, como um mecanismo que busca desenvolver e/ou resgatar as competncias e as habilidades necessrias interao do aluno, com os contedos do currculo para aqueles que necessitam, temporariamente, de um trabalho especfico.

6 de 18

06/09/2013 13:20

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Os critrios de constituio de turmas seguem as orientaes estabelecidas pela Secretaria de Estado de Educao, resguardadas as normas quanto ao nmero mnimo e mximo de alunos por sala, respeitando as especificidades do aluno.

TURMAS 2 ANO E.F.I 3 ANO E.F.I 4 ANO E.F.I 5 ANO E.F.I 6 ANO E.F.II 7 ANO E.F.II 8 ANO E.F.II 9 ANO E.F.II 1 ANO E.M. 2 ANO E.M. 3 ANO E. M. 1 ANO TCNICO EM INFORMTICA 2 ANO TCNICO EM INFORMTICA 3 ANO TCNICO EM INFORMTICA 4 ANO TCNICO EM INFORMTICA 3 FASE E. F. EJA 4 FASE E. F. EJA 1 FASE E. M. EJA 2 FASE E. M. EJA 1 ANO TCNICO EM COMUNICAO VISUAL

TURNOS MATUTINO VESPERTINO NOTURNO 01 02 01 02 01 02 02 01 02 01 01 01 02 01 01 01 02 01 02 01 02 01 01 01 01 01 01 01 02 02 01

8 - Relaes entre a escola e a comunidade


O papel mais importante a ser prestado pela educao pblica o de mediar o desenvolvimento dos educandos com relao cidadania, levando-os criticidade e pr-atividade junto s comunidades, em que se encontram inseridos.

Nossa escola encontra-se localizada em uma comunidade diversificada, o que torna o papel da cidadania fundamental, para que esses indivduos materializados neste contexto social possam ter uma perspectiva com relao a um futuro melhor. Dentre as iniciativas desenvolvidas pela equipe escolar (docentes, direo, coordenao, funcionrios) podemos destacar: Visitas (quando possvel nas residncias dos educandos); Hora Cvica Semanal (canta-se o Hino Nacional e eventualmente so realizadas apresentaes de dana, teatro e assuntos pertinentes com toda a comunidade escolar presente); realizao de projetos que promovam a cidadania atravs de vrias atividades que beneficiem a comunidade escolar; Palestras sobre diversos

7 de 18

06/09/2013 13:20

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

temas; abertura do espao fsico da escola para atendimento s necessidades da comunidade como reunies, treinamentos, entre outros.

A ideia bsica que fundamenta o nosso projeto que as implicaes sociais possam ser melhor exploradas pela escola, partindo de necessidades reais da comunidade escolar. Baseado em todas essas aes que desenvolvemos, buscamos tornar nossos alunos melhores cidados, mais ativos e atuantes no convvio em sociedade.

9 - Concepes tericas
9.1 Educao A educao expressa uma doutrina pedaggica, que se apoia na concepo do homem e da sociedade. O processo educacional emerge atravs da famlia, religio, escola e comunidade. A educao escolar, comprometida com os instrumentos de socializao de seus estudantes, atende alguns pressupostos de qualidade social em seu oferecimento, pautados no desenvolvimento de competncias para a vida em sociedade, no atendimento diversidade e igualdade de direitos na participao e acesso aos bens culturais. A educao preconiza fundamentar-se no princpio de ofertar um ensino que contribua para a formao de cidados conscientes de seu papel na sociedade, atravs da construo, disseminao do conhecimento e (re)leitura de mundo, num processo contnuo de aprendizado. A Escola deve oferecer aos alunos as ferramentas necessrias, para que tenham um desenvolvimento humano e profissional satisfatrio, sendo capazes de atuar positivamente na sociedade em que esto inseridos. 9.2 Escola Atualmente a Escola considerada um espao privilegiado de socializao e produo de conhecimento. Em nossa sociedade essa instituio social assume uma funo essencial na formao do ser humano e na transmisso de todo o conhecimento historicamente acumulado. o local de estmulo e construo do saber, seja ele tcnico, que capacita o indivduo para o mercado de trabalho, ou racional, de acordo com a vivncia que prepara o indivduo para interagir com o meio em que vive. 9.3 Currculo O currculo um instrumento que dimensiona o trabalho pedaggico, a ser compreendido e desenvolvido por todos aqueles que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem, na inteno de organizar e efetivar o processo educativo, em conformidade com as etapas e modalidades da educao bsica. importante ressaltar que o currculo em sua essncia uma construo cultural, pois se trata da organizao de prticas, que envolve a educao e seu processo. O currculo da educao bsica constitudo por uma base nacional comum, traduzida por conhecimentos, saberes e valores produzidos culturalmente, expressos nas polticas pblicas e uma parte diversificada, que complementa e enriquece a base nacional comum, bem como contempla as caractersticas regionais e locais, onde se processa o ensino.

8 de 18

06/09/2013 13:20

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

9.4 Ensino e aprendizagem O processo de ensino-aprendizagem tem sido historicamente caracterizado de formas diferentes que vo desde a nfase na sociedade de conhecimento, at as concepes atuais que concebem o processo de ensino-aprendizagem com um todo, integrado que destaca o papel do educando. Todo ato educativo depende, em grande parte, das caractersticas, interesses e possibilidades dos sujeitos participantes: alunos, professores, comunidades escolares e demais fatores do processo. Assim, a educao se d na coletividade, mas no perde de vista o indivduo que singular (contextual, histrico, particular, complexo). Portanto, preciso compreender que o processo ensino-aprendizagem se d na relao entre indivduos que possuem sua histria de vida. O processo de ensino e aprendizagem, deste modo, tem como fim o desenvolvimento das competncias necessrias para a insero construtiva do aluno em seu contexto social. 9.5 Avaliao da aprendizagem A avaliao da aprendizagem educacional baseia-se na concepo de educao e deve ser parte integrante e de implementao do currculo. Redimensionadora da ao pedaggica premissa bsica para se questionar o educar, na intrnseca relao professor-estudante-conhecimento-sociedade. A avaliao deve ser uma das atividades dentro do processo pedaggico. Este processo inclui outras aes que implicam na prpria formulao dos objetivos da ao educativa, na definio dos contedos e mtodos, dentre outros. A avaliao, sendo parte de um processo maior, deve ser usada tanto no sentido de acompanhamento do desenvolvimento do aluno, como no sentido de uma apreciao final sobre o que este estudante pde obter em um determinado perodo, sempre com vistas a planejar aes futuras.

10 - Critrios e formas de avaliao de aprendizagem


A avaliao acontece de forma diagnstica e processual ao longo da ao pedaggica; de forma contnua, sistemtica e integral, ao longo do processo ensino - aprendizagem, observando o comportamento dos educandos nos domnios cognitivos, afetivo e psicomotor, atravs de diferentes tcnicas e instrumentos de avaliao; de forma contnua e diagnstica, subsidiria da ao educativa, considerando o desempenho do educando nas atividades propostas em termos de: aquisio de novos conhecimentos, capacidade de relacionar entre si os diversos contedos, competncia para fazer uso prtico desses conhecimentos nas situaes cotidianas, bem como autonomia na procura de novas informaes e capacidade de anlise, interpretao e generalizao.

O mtodo avaliativo acontecer mediante resultados obtidos nos exerccios escolares, testes, provas, simulados semestrais, atividades do dia a dia, leitura, trabalhos individuais ou em grupos, participao, assiduidade, respeito pelos colegas e professores, autoavaliao, desempenho das tarefas, participao nas atividades culturais ou cientficas e projetos pedaggicos.

A escola adota um sistema de provas bimestrais, em que ao final de cada bimestre, alm das avaliaes feitas pelos professores, os alunos tero uma semana especfica de provas, em que ser feito um cronograma especial organizado pela coordenao pedaggica juntamente com os professores. A prova bimestral dever conter duas

9 de 18

06/09/2013 13:20

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

questes de verdadeiro/falso, duas questes somatrias, trs questes objetivas e trs questes discursivas.

Buscando padronizar o sistema de avaliao desta unidade escolar propomos o seguinte clculo da mdia bimestral que dever ser adotado por todos os profissionais desta escola.

NOTA DO BIMESTRE : P 1 + P 2 + P 3 = 10,0 Onde, P 1 = Prova mensal 30% da nota (3,0). P 2 = Atividades de Classe e extra-classe - 30% da nota (3,0). P 3 = Prova Bimestral 40% da nota (4,0). Entende-se por atividades de classe e extra classe: trabalhos de pesquisa, conceitos, autoavaliao, projetos didticos, seminrios, entre outros.

A avaliao ser realizada bimestralmente e registrada sob a forma de Parecer Descritivo, nos dirios de classe.

11 - Acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem


O planejamento uma atividade de reflexo acerca de nossas opes e aes pedaggicas. O ato de planejar uma atividade consciente de previso das aes docentes, fundamentadas em opes polticopedaggicas, tendo como referncia permanente as situaes didticas vivenciadas por toda a comunidade escolar. Neste sentido, o planejamento docente deve ter como base o Projeto Poltico Pedaggico da escola, os Referenciais Curriculares da Educao Bsica da Rede Estadual de Ensino MS e os projetos de cursos aprovados e operacionalizados na unidade escolar (Educao Profissional e EJA). Na Escola Estadual Castelo Branco o planejamento realizado pelo corpo docente e acompanhado pela coordenao pedaggica e de reas, mensalmente, atravs do sistema de gesto pedaggica de planejamento on-line. A organizao do desenvolvimento da aula, pelo professor, fundamental para que as habilidades competentes e os contedos sejam abordados, de maneira que todos os estudantes tenham uma aprendizagem significativa. A metodologia compem-se de diferentes situaes de aprendizagem escolhidas pelo professor, conforme sua orientao terica visando atender as necessidades especficas de cada estudante. Para os estudantes com necessidades especficas, na classe regular, necessrio a utilizao de recursos diferenciados que garantam a flexibilizao do currculo, para que possa ser desenvolvido de maneira efetiva em sala de aula.
Cabe coordenao pedaggica e de reas a sistematizao das aes do planejamento docente, bem como o acompanhamento constante e a orientao das atividades pedaggicas desenvolvidas na unidade escolar. Neste sentido, o acompanhamento acontece continuamente atravs de reunies pedaggicas, formaes continuadas, visitas em sala de aula, reunies com os pais de alunos, orientaes durante hora-atividade do docente, conversas individuais ou coletivas com os educandos, desenvolvimento e aplicaes de projetos didticos e anlise de aproveitamento na aprendizagem atravs de grficos de desempenho bimestralmente.

Buscando a melhoria na qualidade de ensino das sries iniciais, a escola conta com o Programa Alm das

10 de 18

06/09/2013 13:20

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Palavras, nas disciplinas de Lngua Portuguesa e Matemtica, atendendo as turmas de 1 a 5 ano do Ensino Fundamental. Com a finalidade de viabilizar as aes propostas pelos professores em seus planejamentos, a escola busca disponibilizar diversos recursos didticos e espaos pedaggicos, garantindo resultados positivos no desenvolvimento dos projetos e aulas idealizados pelo corpo docente. Os projetos pedaggicos desenvolvidos na escola buscam promover a interdisciplinaridade, atravs de temas transversais, que colaboram para a ampla formao cidad de nossos educandos. Dentre os diversos projetos pedaggicos desenvolvidos pela escola, destacam-se: Projeto "Festa Junina" - Buscamos promover a integrao da comunidade escolar atravs de apresentaes culturais resgatando as tradies da nossa regio. Carnaval x lcool visa instruir e sensibilizar nossos alunos acerca dos malefcios que o uso do lcool pode provocar em nosso organismo. Dia Internacional da Mulher busca destacar a importncia da mulher na sociedade, suas conquistas e lutas contra o preconceito e desvalorizao profissional. Projeto Pscoa na escola tem por finalidade resgatar o verdadeiro sentido da Pscoa, salientando valores como fraternidade, compaixo e generosidade. Projeto Dia das mes todo dia atravs deste projeto buscamos a reflexo sobre o papel da maternidade na sociedade atual. Projeto Conscincia Negra pretende-se reconhecer e respeitar as multiplicidades tnicas e socioculturais existentes na sociedade, valorizando o papel do negro na sociedade brasileira, as influncias da cultura e da religio africana, bem como abordar os problemas como o preconceito e a discriminao racial. Projeto Semana da Ptria - tem como objetivo formar cidados conscientes da sua importncia, na valorizao e no respeito aos valores constitutivos do processo de Cidadania e Civilidade, em todas as dimenses. Projeto combatendo o Bullying escolar objetiva-se sensibilizar a comunidade escolar para a existncia do bullying, suas facetas e conseqncias, sendo elas psicolgicas ou jurdicas, buscando despert-la para o reconhecimento de que toda criana e adolescente tem direito a desfrutar de um ambiente escolar seguro e solidrio, capaz de gerar cidados conscientes, promovendo a cultura da paz, respeito dignidade e valorizao das diferenas na escola. Projeto Gincana do Conhecimento - tem como objetivo oferecer aos alunos a possibilidade de testar seus conhecimentos de forma agradvel e muito divertida, atravs de uma competio de esprito educativo e cultural. Projeto Qualidade de vida comea na escola tem como objetivo auxiliar a mudana de hbito em nossos educandos, na busca por uma melhor qualidade de vida, atravs da socializao de diferentes temas, que fazem parte da nossa vivncia escolar com pesquisas, discusses em grupos, debates e promovendo aes prticas que orientem os alunos a praticarem hbitos na sua vida cotidiana, que promovam o bem estar.

11 de 18

06/09/2013 13:20

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Projeto Vida no trnsito buscamos discutir e analisar as questes relativas ao trnsito, embasados em conceitos ticos para formar cidados conscientes, transformando o estudante em agente ativo na disseminao de valores e hbitos, que contribuam para a preservao da vida e para a paz no cotidiano dos espaos urbanos, capazes de ajudar na reduo dos acidentes de trnsito. Projeto Poesia na escola tem como objetivo despertar no aluno o interesse em conhecer a linguagem potica, para que ele sinta prazer em ler, ouvir e criar poemas. Projeto Primavera, estao das flores despertar o interesse pela preservao do meio ambiente em todas as instncias da vida, atravs de uma prtica educativa integrada, contnua e permanente, buscando a sustentabilidade em todas as esferas educacionais. Projeto Luz, Cmera, Educao pretende-se promover uma conscientizao em relao preveno do uso de drogas, doenas sexualmente transmissveis, gravidez na adolescncia e violncia infanto-juvenil, resgatando a autoestima e os valores morais dos alunos, bem como reconhecer comportamentos de riscos no contexto escolar. Projeto de Leitura busca orientar os professores quanto importncia do convvio dirio dos alunos com a leitura, atravs de atividades planejadas, visando fazer uma integrao entre as disciplinas, enfatizando a prtica da leitura e interpretao, na vida social e profissional.

Projeto Educlicando com WebQuest: Pesquisa Orientada - Este projeto apresenta como

finalidade propor o desenvolvimento de uma ferramenta didtica, sendo uma metodologia de pesquisa na internet, voltada pa

Projeto Desafios e Recompensas do Ensinar e Aprender - Tendo em vista os resultados de proficincias obtidos no SAEMS 2012, buscamos motivar nossos alunos no que se refere s perspectivas de crescimento em sua formao pessoal e profissional, desenvolvendo a noo da aplicabilidade do conhecimento adquirido em seu cotidiano escolar e gerando uma aprendizagem significativa.

Partindo do pressuposto de que a educao um direito de todos, a Escola Estadual Castelo Branco procura atender de forma plena suas demandas socioculturais, promovendo mudanas em seu espao e na formao docente, garantindo assim que todas as necessidades bsicas de aprendizagem dos nossos educandos sejam atendidas em suas diversidades e especificidades (Educao de Jovens e Adultos, Educao Especial, Educao de Fronteira). Na Educao de Jovens e Adultos buscamos oferecer igualdade de direitos educao, ofertando o Ensino Fundamental e Mdio queles que no tiveram acesso ou no concluram os estudos na idade apropriada, ampliando assim suas perspectivas de trabalho, de renda e de participao poltico-social, visando a melhoria da qualidade de vida. Na perspectiva da educao inclusiva, a escola se prope a construir coletivamente condies para atender bem a diversidade de seus estudantes, garantindo o acesso, a permanncia e a aprendizagem no ensino regular, disponibilizando recursos, servios e atendimento educacional especializado, investindo na formao continuada de professores e demais profissionais da educao, buscando a participao da famlia e da comunidade, disponibilizando acessibilidade arquitetnica, nos mobilirios e nas comunicaes e informaes.

12 de 18

06/09/2013 13:20

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

A localizao geogrfica da Escola Estadual Castelo Branco oportuniza as variedades lingusticas e culturais por estar prxima fronteira do Brasil com o Paraguai. Neste sentido, nossa escola julga importante que se tenha uma metodologia diferenciada, que favorea as trocas culturais, nos mais variados contextos da atividade humana.

12 - Indicadores de qualidade
Os Indicadores da Qualidade na Educao baseiam-se numa viso ampla de qualidade educativa e, por isso, abrangem vrias dimenses: ambiente educativo, prtica pedaggica e avaliao, ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, gesto escolar democrtica, formao e condies de trabalho dos profissionais da escola, ambiente fsico escolar, acesso e permanncia dos alunos na escola. Os Indicadores da Qualidade na Educao so um importante instrumento para ajudar as comunidades escolares a se mobilizarem em torno de aes para melhorar a escola. Na Escola Estadual Castelo Branco utilizamos como indicadores de qualidade de ensino as avaliaes internas diagnsticas e de aprendizagem que ocorrem bimestralmente, as avaliaes institucionais internas, que acontecem anualmente e as avaliaes institucionais externas (SAEMS, ENEM, Prova Brasil, Provinha Brasil SAEB e IDEB).

13 - Formao continuada
H uma estreita relao entre a formao dos professores e a qualidade de ensino, sendo que estes devem se perceber enquanto agente de mudanas, uma vez que so diretamente responsveis pelo processo educacional. fundamental o carter permanente da formao, devendo ser um instrumento de reflexo e transformao das rotinas do trabalho que se desenvolvem em sala de aula. Deve ser assegurada a capacitao permanente da experincia vivida no trabalho docente. Pedagogicamente a Escola vem desenvolvendo, em articulao com a SED - MS e MEC diversas formaes continuadas, oficinas pedaggicas e cursos de capacitao em novas tecnologias Proinfo Integrado, que so destinados professores em atuao na escola para que possam aprimorar suas prticas pedaggicas, elevando assim a qualidade do ensino oferecido em nossa Unidade Escolar.

14 - Avaliao Interna
A escola realiza avaliaes institucionais anuais em conjunto com a Secretaria de Estado de Educao buscando o aprimoramento constante da Instituio, engajada na busca de melhores condies de trabalho, aperfeioamento do espao fsico, quando necessrio, com a finalidade de corrigir falhas e deficincias que existam. As avaliaes ocorrem atravs de questionrios, respondidos por funcionrios, pais, alunos e professores. A anlise dos mesmos ser realizada por todo o corpo docente e direo, verificando pontos positivos e considerando as observaes que possam levar a instituio a melhores condies de funcionamento, para bem atingir os propsitos da Unidade Escolar. Os resultados sero confirmados atravs de tabulaes, s quais sero consideradas para anlise final de resultados.

13 de 18

06/09/2013 13:20

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

15 - Avaliao do Projeto Poltico Pedaggico


Tendo em vista que o Projeto Poltico Pedaggico uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades estratgicas, a converter as prioridades em metas educacionais e outras concretas, a decidir o que fazer para alcanar as metas de aprendizagem, medindo os resultados atingidos e avaliando o prprio desempenho, a Escola Estadual Castelo Branco busca em seu Projeto Poltico Pedaggico assegurar que as metas estabelecidas atravs de uma gesto democrtica e articulada com toda a comunidade escolar sejam cumpridas, resguardando as legislaes vigentes e garantindo assim o oferecimento de uma educao de qualidade. Sendo assim, o Projeto Poltico Pedaggico sofrer avaliaes peridicas e ter espao privilegiado nos conselhos de classe e reunies, segundo as necessidades do contexto escolar. Ao final do ano letivo o Projeto Poltico Pedaggico ter uma avaliao especial em todos os sentidos, verificando-se os sucessos e insucessos e as provveis implementaes para o ano subsequente. Alm de peridica, a avaliao do Projeto Poltico Pedaggico, ter um carter contnuo e sofrer as intervenes imediatas, porque entendemos o referido projeto como provisrio, sendo que algo pode ser implementado e melhorado na medida em que crescemos teoricamente.

16 - Comisses de elaborao do Projeto Poltico Pedaggico

Comisso de Mobilizao, Divulgao e Acervo Jos Alexandre Marques Bougleux, Arlete de Medeiros, Zlia Mrcia Godoy Gomes. Comisso de Diagnstico Neuci Maria de Oliveira, Alison Souza, Vanda Denis Basso. Comisso de Organizao da Escola Augusto Daniel Florentino Cavalheiro, Grazieli Cordova Molina, Zilda Figueredo Magalhes. Comisso de Concepes Tericas Zeize Terezinha Arce Grubert, Ana Lcia de Frana, Patricia Cheres Rodrigues de Camargo. Comisso de Correo e Reviso Hemerson Pereira Ibanhes, Luana Ribeiro Gallo Pereira, Maria Madalena Areco Rodrigues. Comisso de Lanamento e Tratamento das Informaes Margarete Medina Maciel, Eliene Flores de Oliveira. Comisso Permanente Irma Brites Cabreira (diretora), Olga Laranjeira Silva (diretora-adjunta), Ivan Afonso da Costa Marques (presidente do colegiado escolar), Ramona Aparecida Teixeira Silva (supervisora de gesto escolar), Mrcia Maura Barboza Tinoco (coordenadora pedaggica).

17 - Equipe responsvel pela aprovao do Projeto Poltico Pedaggico da escola

Diretora Irma Brites Cabreira Supervisora de Gesto Escolar Ramona Aparecida Teixeira Silva Presidente do Colegiado Escolar Ivan Afonso da Costa Marques

14 de 18

06/09/2013 13:20

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

18 - Referncias
______. Lei n. 9394 de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educao Nacional.

______. Ministrio da Educao. Manual de Orientao: Programa de Implantao de Sala de Recursos Multifuncional. Secretaria de Educao Especial. Braslia: MEC/SEESP, 2010. ______. Ministrio da Educao. Orientaes Curriculares para o Ensino Mdio. V. 1: Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias. Braslia: MEC, 2006.

______. Ministrio da Educao. Orientaes Curriculares para o Ensino Mdio. V. 2: Cincias da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias. Braslia: MEC, 2006.

______. Ministrio da Educao. Orientaes Curriculares para o Ensino Mdio. V. 3: Cincias Humanas Tecnologias. Braslia: MEC, 2006.

______. Ministrio da Educao. Parmetros Curriculares Nacionais: Ensino Mdio. Braslia: MEC/Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica, 2002.

______. Ministrio da Educao. Parmetros Curriculares Nacionais: Apresentao dos temas transversais. Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1998.

______. Ministrio da Educao. Parmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientao sexual. Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1997.

______. Ministrio da Educao. Parecer CNE/CEB n. 07/2010, de 07 de abril de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educao Bsica. Braslia: MEC/CNE/CEB 2010.

______. Ministrio da Educao. Parecer CNE/CEB n. 05/2011, de 05 de maio de 2011. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio. Braslia: MEC/CNE/CEB, 2011.

______. Ministrio da Educao. Parecer CNE/CEB n. 11/2010, de 07 de julho de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) Anos. Braslia: MEC/CNE/CEB, 2010.

______. Ministrio da Educao. Parecer CNE/CP n. 03/2004, de 10 de maro de 2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Braslia: MEC/SECAD, 2004.

15 de 18

06/09/2013 13:20

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

______. Ministrio da Educao. Poltica Nacional de Educao Especial na Perspectiva da Educao Inclusiva. Secretaria de Educao Especial. Braslia: MEC/SEESP, 2008.

______.

Ministrio

da

Educao.

Referenciais

para

Formao

de

Professores.

Braslia:

SEMTEC/MEC,1999.

______. Ministrio da Educao. Resoluo CNE/CEB n. 03/1998, de 26 de junho de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio. Braslia: MEC/CNE/CEB, 1998.

______. Ministrio da Educao. Resoluo CNE/CEB n. 01/2000, de 5 de julho de 2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao e Jovens e Adultos. Braslia: MEC/CNE/CEB, 2000.

______. Ministrio da Educao. Resoluo CNE/CEB n. 01/2004, de 17 de junho de 2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Braslia: MEC/CNE/CEB, 2004.

______. Ministrio da Educao. Resoluo CNE/CEB n. 07/2010, de 14 de dezembro de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) Anos. Braslia: MEC/CNE/CEB 2010.

______. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispe sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente e d outras providncias. Braslia: Congresso Nacional, 1990.

______. Ministrio da Educao/Ministerio de Educacin, Ciencia y Tecnologa. Escolas de Fronteira. Braslia/Buenos Aires: Secretaria de Educao Bsica. Departamento de Educao Infantil e do Ensino Fundamental. Coordenao de Poltica de Formao/ Direccin Nacional de Cooperacin Internacional. Subsecretara de Educacin Bsica. Direccin Nacional de Gestin Curricular y Formacin Docente, 2008.

______. Lei 9.795, de 27 de abril de 1999. Institui a Poltica Nacional de Educao Ambiental. In: Programa Nacional de Educao Ambiental ProNEA. Braslia: MMA/MEC, 2005. Disponvel em: <portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/pronea3.pdf/>.

CARVALHO, I. C. M. Educao ambiental: a formao do sujeito ecolgico. So Paulo: Cortez, 2004.

CIAVATA, Maria et al. Ensino mdio integrado: concepo e contradies. So Paulo: Cortez, 2005.

COLL, C. S. Aprendizagem Escolar e Construo do Conhecimento. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1994.

16 de 18

06/09/2013 13:20

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

FAZENDA, I. C. Interdisciplinaridade: Um projeto em parceria. So Paulo: Loyola, 2003.

FERNANDES, C. O. Currculo e Avaliao. In: BRASIL. Departamento de Polticas de Educao Infantil e Ensino Fundamental. Indagaes sobre o currculo. Braslia: MEC/SEF, 2002.

FERNANDES, M. E. A. Avaliao Escolar um processo de qualidade na perspectiva da construo da cidadania. In: DAVIS, C et al; (Org.). Gesto da Escola: desafios a enfrentar. Rio de Janeiro: DP & A, 2002.

LIBNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S.. Educao Escolar: polticas, estrutura e organizao. So Paulo: Cortez, 2008.

LODI, L. H. Ensino mdio integrado: uma alternativa de educao inclusiva. In: Ensino mdio integrado educao profissional: integrar para que? Braslia: Ministrio de Educao, Secretaria de Educao Bsica, 2006.

______. Lei n. 2.787, de 24 de dezembro de 2003. Dispe sobre o Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul e d outras providncias. Campo Grande: Assembleia Legislativa, 2003.

______. Parecer Orientativo CEE/MS n. 131/2005. Parecer Orientativo para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Campo Grande. CEE, 2005.

______. Plano Estadual de Livro e Leitura (PELL MS/2011). Decreto n. 12.954, de 7 de abril de 2010. Institui o Plano Estadual do Livro e Leitura de Mato Grosso do Sul (PELL-MS), e d outras providncias. Campo Grande: Fundao de Cultura MS/Secretaria de Estado de Educao, 2010.

______. Referencial Curricular da Educao Bsica da Rede Estadual de Ensino. Secretaria de Estado de Educao. Superintendncia de Polticas de Educao. Campo Grande: SED, 2008.

______. Resoluo SED n. 2037, de 7 de novembro de 2006. Aprova a Poltica de Educao e Ensino para o Trnsito de Mato Grosso do Sul para o Sistema Estadual de Ensino, e d outras providncias. Secretaria de Estado de Educao. Campo Grande: SED, 2006.

______. Resoluo SED n. 2.218, de 12 de janeiro de 2009. Altera os dispositivos, os Anexos II e IV da Resoluo/SED n. 2.146, de 16 de janeiro de 2008 e Anexo II da Resoluo/SED n. 2.157, de 10 de maro de 2008, que dispem sobre a organizao curricular e o regime escolar do Ensino Fundamental e Ensino Mdio nas Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino, e d outras providncias. Secretaria de Estado de Educao, 2009.

17 de 18

06/09/2013 13:20

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

MORETTO, V. P. Construtivismo a produo do conhecimento em aula. So Paulo: DP & A, 2003.

OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo scio-histrico. So Paulo: Scipione, 1993.

PREZ, G. A. I. As funes sociais da escola: da reproduo reconstruo crtica do conhecimento e da experincia. In: SACRISTN, J. G. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1998.

REGATTIERI, M.; CASTRO, J. M. Ensino mdio e educao profissional: desafios da integrao. Brasil: UNESCO, 2010.

SANTOS, M. T. C. T. A educao especial na perspectiva da incluso escolar: a escola comum inclusiva. Braslia: MEC/SEESP, 20

18 de 18

06/09/2013 13:20

You might also like