You are on page 1of 25

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Projeto Poltico-Pedaggico

EE ESTER SILVA
PPP 2012

1 - Identificao
Escola Estadual Ester Silva

1 de 25

06/09/2013 13:27

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Rua: Baro do Melgao, 259 - Centro Bela Vista - MS e-mail: eees@sed.ms.gov.br

2 - Apresentao do PPP
A educao est intimamente ligada a cultura da poca, portanto, ao mundo globalizado ao mesmo tempo, multiculturalista, e em mudana contnua, que exige dos profissionais uma formao flexvel e continuada. Diante das diversas manifestaes culturais aos quais a sociedade est exposta, diante da grande velocidade das mudanas no conhecimento, na cincia e na tecnologia, os processos educacionais priorizam o processo do conhecimento mais que a apropriao do conhecimento disponvel. Isto significa que a escola precisa trabalhar mais com a pluralidade das expectativas, com a assimilao dos contedos especficos, inserindo de modo muito claro a questo da cultura e do local, com os contedos estabelecidos institucionalmente. No limite, significa trabalhar com os contedos significativos para os alunos, para a sociedade e para a gerao que convive nesse espao neste perodo de 2012 2 dcada do milnio. Pensar uma escola de qualidade para tal momento implica os desafios de pensar: - Uma escola curiosa indagadora sobre si mesma, sobre sua poca, sobre seu papel. - Uma escola ousada que procure novos critrios de organizao, novas formas de trabalho e novas relaes com o saber, com os alunos, com o poder, com a poltica, com os desafios desse perodo. - Na diversidade cultural aprender a respeitar as diferenas, culturais. O sucesso dos alunos que entram na escola, e que devem permanecer at o trmino dos estudos, isto implica em ter acesso e permanncia na escola, os mesmos devem sair com domnio de conhecimentos necessrios vida moderna, ou seja, ter iniciativas ao desenvolvimento de comunicao e cooperao, que melhorem a vida em sociedade. Uma escola de qualidade capaz de possibilitar a formao integral do aluno para o exerccio da cidadania plena. A LDB Lei n. 9394/96 prev em seu artigo 12, inciso I que os estabelecimentos de ensino respeitam normas comuns e as do seu sistema de ensino, tero a incumbncia de elabora a executar sua Proposta Pedaggica. Esse preceito legal est sustentado na ideia de que a escola deve assumir como uma de suas principais tarefas, o trabalho de refletir sobre sua intencionalidade educativa. Ao elaborar este Projeto tivemos como objetivo, fundamentar as polticas pblicas e as diretrizes gerais e peculiares a esta comunidade para construir uma escola cidad e democrtica. Todavia, no se tem a pretenso de ser um projeto acabado e sim podendo sofrer mudanas, assim que necessrias e pertinentes ao momento, respeitando o interesse de toda a comunidade e de todas as instncias colegiadas.

3 - Misso
A nossa misso de interagir de maneira responsvel na aprendizagem de nossos alunos oferecendo-lhes condies de permanncia, em um ensino de qualidade para que se transformem em cidados crticos, conscientes e preparados para o exerccio da vida profissional e para enfrentar os desafios do mundo moderno.

4 - Viso
Viso Estratgica: Misso da Escola para os prximos anos A escola ter como misso nos prximos anos o acesso melhoria da qualidade do ensino oferecido aos nossos educandos, tornando-os capazes de interagir na sociedade na qual esto inseridos e competir

2 de 25

06/09/2013 13:27

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

com igualdade no ingresso ao mercado de trabalho e ingresso no Ensino Superior. Viso de futuro para os prximos anos Seremos uma escola reconhecida pela nossa comunidade, buscando a melhoria da qualidade do ensino oferecido atravs de nossas prticas educativas, pelo trabalho em equipe, apresentando a nossa comunidade escolar, dando apoio e confiana aos alunos para que obtenham sucesso no futuro.

5 - Valores
A tica, como morada humana, no algo pronto e construdo de uma s vez, sim uma filosofia de vida que norteia a prtica cotidiana. A ao do professor deve resgatar o sentido de comunidade, buscando o prazer, a sensibilidade e a beleza, para envolver os alunos no exerccio de pensar por si mesmo e cada vez melhor a realidade de forma crtica, cuidadosa e criativa. Com isso busca-se a autonomia moral que condio para uma reflexo filosfica e tica. O professor deve estar consciente da importncia de seu papel como profissional da educao visto que ele o alicerce para o desenvolvimento da personalidade e dos valores ligados cidadania dos seus alunos. Os problemas morais e ticos nas relaes humanas desenvolvem uma anlise sobre as cincias do comportamento, julgamento, e juzos no tempo histrico da humanidade. A tica a teoria ou cincia do comportamento moral dos homens em sociedade. Seus princpios podem ser sistematizados, metdicos e comprovveis. Investigar a explica para a humanidade, normas, valores e juzos de acordo com o tempo histrico. A moral a primeira natureza, a tica a segunda. A moral inseparvel da atividade prtica do homem (material e espiritual). A tica nunca pode deixar de ter como fundamento concepo filosfica do homem. A tica interage com a Psicologia e as cincias sociais porque ela serve para determinar se existe um progresso moral. A educao se tornar mais clara, se formos capazes de explicitar os valores morais, polticos e estticos, ele esto na base de todas as nossas aes, inevitvel reconhecer sua importncia para a prxis educativa.

6 - Diagnstico
O estabelecimento de ensino tem aproximadamente 611 alunos. Sendo 443 alunos no Ensino fundamental e 168 no Ensino Mdio. De acordo com alguns dados obtidos atravs da aplicao de um questionrio scio-econmico-cultural percebemos as reais necessidades dos educandos. Os dados revelaram que novos alunos so provindos de famlia de baixa renda, 30% das famlias recebem renda inferior a um salrio mnimo, 24% possui renda de um salrio mnimo. A renda de 37% das famlias de dois salrios mnimos, j 6% possui renda equivalente a trs salrios mnimos, apenas 2% possui renda de quatro salrios mnimos e 1% de cinco salrios mnimos. Em nossa escola estudam alunos da cidade e dos assentamentos. Grande parte dos lares so constitudos por um nmero de 4 a 5 pessoas na famlia. Em relao ao lazer, o municpio carece de locais de entretenimento, porm os alunos fazem para se divertir visitando amigos, praticar esportes, assistir TV, ir igreja e ler. Quando perguntamos o que acham de estudar, a maioria afirmou que considera muito importante para a vida futura e que at pretendem concluir uma faculdade, porm poucos so os que tem recursos financeiros para conclurem o 3 grau e deveria ser ampliado o nmero de faculdades pblicas. Sobre a anlise do ponto de vista fsico das dependncias da escola 99% consideram regular um carter de urgncia; 1% considera bom. Sobre o aspecto funcional da escola 94% consideram muito bom e 6% consideram regular, o que foi diagnosticado de negativo, fizemos as devidas correo para que gire um resultado positivo.

3 de 25

06/09/2013 13:27

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

6.1 - Situao socioeconmica e educacional da comunidade


No ms de outubro, atravs dos alunos enviamos o questionrio scio econmico para os pais. De um total de aproximadamente 1890 alunos, 1019 alunos retornaram o questionrio para a escola, onde aps a anlise verificamos que para a escola cumprir o seu papel precisa considerar as prticas da nossa sociedade, sejam de natureza econmica, poltica, social ou cultural. Para tanto fundamental conhecer as expectativas dessa comunidade, suas necessidades, formas de sobrevivncia, valores, costumes, etc. atravs desse conhecimento que a escola pode atingir a comunidade e auxili-la a ampliar seu instrumental de transformao do mundo. A pesquisa demonstra que a comunidade escolar formada por pais trabalhadores, assalariados, onde temos um nmero significativo de pais que recebem at 3 salrios, apesar de terem uma renda mdia considerada baixa, h um percentual grande de famlias com casa prpria, predominando ainda a famlia constituda de pai, me e filhos. Quando se trata de lazer predominam visitas a amigos e parentes, televiso, igrejas e esportes. Os bens pblicos como a bicicleta, motos e carros so os mais utilizados para chegar ao local de trabalho. Em relao aos trabalhos desenvolvidos pelos pais, notamos que a maioria se divide em servios relacionados construo civil, servios gerais, mecnicos e servios administrativos. Quanto as mes, temos um nmero significativo de domsticas, diaristas, do lar e costureira. Constatamos que esses pais em relao ao grau de escolaridade se enquadram no Ensino Fundamental e uma porcentagem mnima de analfabetos. Diante desse quadro cabe aqui uma reflexo sobre a ao e seus limites e a possibilidade de mudana. A escola no pode tudo sozinha, mas est fazendo tudo o que pode. Assim, responsabilidade de todos os segmentos sociais, participarem e exigir o cumprimento das decises relativas aos rumos a serem tomados. As aes devem ter clareza sobre o ponto de partida e de chegada para que no haja dispenso de esforos e nem mesmo aes desarticuladas da equipe escolar. Na pesquisa realizada verificamos que a comunidade considera o trabalho da escola bom, onde as atividades desenvolvidas pela equipe vm suprindo as expectativas, levando em considerao professores, pedagogos, funcionrios, administrao, atendimento aos pais e alunos bem como a organizao do trabalho, porm nas atividades em que envolve os pais na escola, a maior participao ocorre nas reunies bimestrais para entrega de boletins e no dia-a-dia para a resoluo de problemas do cotidiano escolar de seus filhos. Quando se trata de reunies, estudos, reunies do colegiado escolar e APM, a participao bastante reduzida. No entanto, vem o espao escolar como local de aquisio de conhecimento, melhora das condies de vida e do trabalho. Conclumos atravs da pesquisa que h necessidade de nos posicionarmos com aes coletivas e concretas, onde o grande desafio enquanto educadores buscar uma participao efetiva dos pais nas atividades da escola e dos filhos. Ensinar os contedos e habilidades necessrias participao do individuo na sociedade, levando o aluno a compreender a realidade de que faz parte, situar-se nela, interpret-la e contribuir na sua transformao, sem excluso, tambm um grande desafio, onde enquanto educadores as nossas reflexes devero estar voltados para os trabalhos que desenvolvemos no dia-a-dia que esto contribuindo para o tipo de homem, mundo e sociedade que estamos formando. Sabemos que nem todas as dificuldades tero soluo. O que se tem buscado e de que tambm no tem resposta para muita coisa. Apesar das dificuldades que a escola pblica nos faz enfrentar, o importante considerar desafiadores e no desanimadores. Outro fator que vem favorecendo a execuo do trabalho o envolvimento da comunidade junto escola atravs de reunies do Conselho de classe/APM e reunies para entrega de boletins. Os horrios estabelecimentos para esses encontros fazem com que consigamos atingir um numero de pais representantes no Conselho Escolares ainda so insuficientes para desenvolvermos um trabalho que envolva realmente uma maior participao dos pais nas atividades da escola e dos filhos. Porm o Conselho Escolar como rgo colegiado de natureza consultiva, deliberativa e fiscal, facilita a prtica de uma administrao transparente e democrtica, onde consultado e convocado sempre que necessrio durante o ano letivo, para repassarmos informaes e decidirmos sobre questes que envolvem o recebimento de verbas, gastos realizados e tambm prestao de contas sobre aquisio de materiais e prioridades na aquisio depois de consultados cada setor da escola. Porm percebe-se que nas atividades extracurriculares que a escola promove, temos um nmero maior de participao. Portanto, diante das dificuldades desenvolvidas pela escola, faz-se necessrio a elaborao de projetos atrativos com palestras, encontros, debates, atividades recreativas e festas. Em relao ao pedaggico, o trabalho consciente pela autonomia em relao a prtica pedaggica dos professores e pelo fornecimento de materiais que auxiliam o enriquecimento do processo ensino-

4 de 25

06/09/2013 13:27

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

aprendizagem tem contribuindo em oferecer um ensino de qualidade, capacitando os nossos alunos atravs de contedos significativos e sistematizados. Porm, para assegurar que nossos alunos se apropriem e superem seus resultados e dificuldades em relao aprendizagem, faz-se necessrio traarmos caminhos para uma maior interao com a famlia no sentido de estarmos contribuindo para o sucesso do aluno, cada um com suas atribuies. Notamos que o entendimento da famlia a respeito do seu papel fundamental no acompanhamento e na superao de muitos problemas que a escola vem enfrentando. Portanto, ter clareza da funo da escola e do homem que se quer formar fundamental para realizar uma prtica pedaggica competente e socialmente comprometida, para desvelar os contrastes sociais, econmicos e culturais que vivemos, inserindo-o no mundo em que vive.

6.2 - Histrico da escola


Considerando o elevado nmero de crianas existentes no bairro Ipiranga nesta cidade de Bela Vista, o Dr. Fernando Correa da Costa, governador do Estado, transformou pelo decreto n. 1760 de 09 de Fevereiro de 1954 a Escola Ipiranga em Escolas Reunidas denominada Ester Silva. Ao 1 dia de abril de 1954 por ordenao do Secretario de Educao e Cultura e Sade Dr. Rubens Abott de Castro Pinto, a escola Ester Silva passou a funcionar em prdio prprio adquirido pelo governador do estado, com matricula de 68 alunos. Hoje a unidade escolar funciona os dois turnos matutino e vespertino, e atende o Ensino Fundamental o 1 ao 9 anos e o Ensino Mdio do 1 ao 3 anos. Tem autorizao para oferecer as etapas do Ensino Fundamental e Mdio sob a autorizao n. RES/SED. 2154 de 19/12/2007.

6.3 - Situao fsica da escola


Dimenso de aula Sala de direo Sala do professor Biblioteca Sala de tecnologia 9 1 1 1 1 Secretaria Cozinha Quadra esportiva Centro de Atendimento e Aperfeioamento Tecnolgico/CAAT 1 1 2 1

6.4 - Corpo docente / pedaggico / tcnico / administrativo


Esta unidade escolar funciona com a seguinte estrutura organizacional: 1. Diretor 2. Coordenadora Pedaggica 3. Coordenadora de rea de Lngua Portuguesa e Programa Alm das Palavras 4. Coordenadora de rea de Matemtica e Programa Alm das Palavras 5. Professora Gerenciadora de Tecnologias Educacionais e Recursos Miditicos 6. Professores 7. Colegiado Escolar 8. APM 9. Corpo Discente 10. Secretria 11. Tcnico de Biblioteca

5 de 25

06/09/2013 13:27

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

12. Assistente de Atividades Educacionais 13. Agente de Atividades Educacionais 14. Agente de Inspeo de Alunos 15. Agente de Manuteno 16. Agente de Limpeza 17. Agente de Merenda Agente de Recepo e Portaria

6.5 - Recursos materiais e tecnolgicos disponveis e sua adequao, mveis, equipamentos e material didtico.
Recursos Miditicos so os vrios recursos tecnolgicos existentes na unidade escolar, que possibilitam a informao e comunicao, pelos quais sejam possveis a emisso e recepo de mensagens, tambm uma ferramenta que possibilita aos professores o planejamento das aulas em conformidade com as orientaes j estabelecidas e adotadas nas unidades escolares, articulada com o Referencial Curricular de Rede Estadual de Ensino de mato Grosso do Sul ensino fundamental e ensino mdio. Sendo assim, orienta aos professores como elaborar e acompanhar o planejamento on-line, utilizando o referido sistema e suporte tcnico e pedaggico. A Sala de Tecnologia contm: - 19 computadores - 03 impressoras - 01 notebook - 01 data show - 01 Projetor Proinfo integrado - 03 Aparelho de DVD - 01 Tela Retrtil para projetor - 01 microfone sem fio - 01 caixa de som - 02 TVs - 01 Retro-projetor - 01 mquina fotogrfica digital - 01 filmadora digital - Coleo de vdeo TV Escola volumes: I, II, III e V - 01 Coleo de vdeo Arte na escola Nas dependncias da escola: - 02 caixas de som - 01 microfone com fio - 10 computadores - 03 CPUs

6.6 - Existncia de sala de recursos multifuncional.


A escola no possui em sua estrutura sala multifuncional. Os alunos so atendidos na Escola Estadual Castelo Branco.

7 - Organizao da escola
Atuam na Escola Estadual Ester Silva, 55 profissionais sendo: 11 servios gerais, sendo que 02 possuem o Ensino Fundamental. A equipe pedaggica formada por uma pedagoga com ps-graduao. So 32 professores que possuem licenciatura em suas reas de atuao e ps-graduao.

6 de 25

06/09/2013 13:27

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Dos funcionrios administrativos um graduado e 08 possuem o ensino mdio. A direo e a secretria desempenham 40 horas de trabalho e possuem licenciatura e ps-graduao.

7.1 - Gesto escolar


Gesto democrtica um principio consagrado na constituio e abrange as dimenses Pedaggicas, financeiras e administrativas; A busca da gesto democrtica inclui a ampla participao dos representantes da comunidade escolar nas decises, aes administrativas pedaggicas nela envolvidas. A construo de um projeto que enfrente a excluso social, a reprovao e a evaso escolar. A socializao do poder pela pratica da participao coletiva atenua o individualismo; alimenta a reciprocidade, eliminando discriminaes, refora a autonomia reduzindo a passividade e dependncia de rgos intermedirios que tornam a escola uma mera executora de determinaes alheias. A gesto democrtica envolve a participao crtica e ampla na construo do PPP e no seu desenvolvimento, assegurando a transparncia das decises, fortalecendo e sobre tudo contribuindo para que sejam contempladas questes que de outra forma no entrariam em cogitao. Os sistemas educacionais e os estabelecimentos de ensino, como unidades sociais, so organismos vivos e dinmicos, e como tal devem ser entendidos. Assim, ao se caracterizarem por uma rede de relaes entre os elementos que nelas interferem, direta ou indiretamente, a sua direo demanda um novo enfoque de organizao. essa necessidade que a gesto educacional tenta responder. A gesto abrange, portanto, a dinmica do seu trabalho, como prtica social, que passa a ser o enfoque orientador da ao diretiva executada na organizao de ensino. A tarefa educativa extremamente complexa. O ato de ensinar requer a existncia de condies adequadas para o educador possa conceber e desenvolver o seu trabalho pedaggico. Nesse sentido a escola adota o modelo de gesto participativa, que na medida em que propicia o aperfeioamento da ao coletiva no interior da escola, se apresenta como a alternativa mais adequada para criar as condies favorveis melhoria da qualidade do ensino. A gesto participativa possibilita a concepo de um projeto de escola pensado pelo conjunto dos profissionais que, tendo o conhecimento da realidade dos seus alunos, buscam solues mais adequadas as suas necessidades. O caminho utilizado para edificar novos padres de qualidade para o ensino ministrado na escola, abandona as praticas individualistas, arraigadas no nosso cotidiano escolar, para construir alternativas pensadas a partir do coletivo. A gesto participativa tambm possibilita o aperfeioamento da democracia, o que requer a participao do cidado na concepo e no controle das aes em todos os nveis. A participao organizada da comunidade escolar na vida da instituio escolar um imperativo no atual momento. Os componentes da comunidade escolar devem, cada vez mais, interferir nos destinos da escola para assegurar que o ensino por ela ministrado seja de qualidade. preciso que sejam atuantes, proporcionando conhecimento tcnico sobre a organizao e seu funcionamento; compreendendo o significado enquanto instncia de deciso; e, integrando-se ao cotidiano escolar. Constatado assim que eles, no conjunto dos elementos, so imprescindveis na construo de praticas que podem germinar uma cultura democrtica no espao escolar e contribuir para edificar uma escola publica de qualidade social. So fundamentais o entendimento dessa tica e o relacionamento de que cada um faz parte da organizao e do sistema educacional como um todo, e de que a construo realizada de modo interativo entre os vrios elementos que constroem em conjunto uma realidade social. Por isso mesmo, interferem no seu processo de construo, quer tenham, ou no, conscincia desse fato. A evoluo da idia de democracia, que conduz o conjunto de elementos maior participao, maior implicao nas tomadas de deciso, para a promoo de qualidade da educao, uma viso global do estabelecimento de ensino como instituio social, capaz de promover a sinergia pedaggica. Essa sinergia conduzida pela equipe de gesto da escola, sob liderana de seu diretor, voltada para a dinamizao e coordenao do processo co-participativo, para atender s demandas educacionais da sociedade dinmica e centrada na tecnologia e conhecimentos.

7.2 - Organizao do tempo e espao


7 de 25 06/09/2013 13:27

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Matutino 6 7 8 9 1 1B 2 2B 3 Fundamental Fundamental Fundamental Fundamental Mdio Mdio Mdio Mdio Mdio

Vespertino 1 2 3 4 5 6B 7B 8B 9B Fundamental Fundamental Fundamental Fundamental Fundamental Fundamental Fundamental Fundamental Fundamental

Recuperao Paralela A recuperao paralela significa que novas oportunidades de recuperao devem ser oferecidas, no restringindo apenas no sentido de realizar mais uma prova. Estas novas oportunidades devero estar devidamente registradas no dirio de classe e devem ser lembradas por todo professor que um direito do aluno. Portanto, o trabalho do professor fundamental na concluso de todo processo. funo do professor estar atento a esta questo.

8 - Relaes entre a escola e a comunidade


A comunidade escolar e a escola formam uma equipe. fundamental que ambas sigam os mesmos princpios e critrios, bem como a mesma direo em relao aos objetivos que desejam atingir. Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianas e jovens a um futuro melhor. O ideal que a comunidade escolar representada pela famlia e a escola tracem as mesmas metas de forma simultnea, propiciando ao aluno uma segurana na aprendizagem de forma que venha criar cidados crticos capazes de enfrentar a complexidade de situaes que surgem na sociedade. Existem diversas contribuies que tanto a famlia quanto a escola podem oferecer, propiciando o desenvolvimento pleno respectivamente dos seus filhos e dos seus alunos. Alguns critrios devem ser considerados como prioridade para ambas as partes. Como sugestes seguem abaixo alguns deles: Famlia - Selecionar a escola baseado em critrios que lhe garanta a confiana da forma como a escola procede diante de situaes importantes; - Dialogar com o filho o contedo que est vivenciado na escola; - Cumprir as regras estabelecidas pela escola de forma consciente e espontnea; - Deixar o filho a resolver por si s determinados problemas que venham a surgir no ambiente escolar, em especial na questo de socializao; - Valorizar o contato com a escola, principalmente nas reunies e entrega de resultados, podendo se informar das dificuldades apresentadas pelo seu filho, bem como seu desempenho. Escola - Cumprir a proposta pedaggica apresentada para os pais, sendo coerente nos procedimentos atitude do dia-a-dia; - Propiciar ao aluno liberdade para manifestar-se na comunidade escolar, de forma que seja considerado como elemento principal do processo educativo; - Receber os pais com prazer, marcando reunies peridicas, esclarecendo o desempenho do aluno e principalmente exercendo o papel de orientadora mediante as possveis situaes que possam vir a necessitar de ajuda; - Abrir as portas da escola para os pais, fazendo com que eles se sintam vontade para participar de atividades culturais, esportivas, entre outras que a escola oferecer, aproximando o contato entre famlia-

8 de 25

06/09/2013 13:27

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

escola; - de extrema importncia que a escola mantenha professores e recursos atualizados, propiciando uma boa administrao de forma que oferea um ensino de qualidade para seus alunos. A parceria da famlia com a escola sempre ser fundamental para o sucesso da educao de todo indivduo. Portanto, pais e educadores necessitam serem grandes e fiis companheiros nessa nobre caminhada da formao educacional do ser humano.

9 - Concepes tericas
A educao tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho LDBEN. Concentra, ento, a escola o objetivo de oferecer aos seus alunos um espao e uma proposta pedaggica incluindo o aluno e buscando oferecer uma qualidade real de ensino, onde o aluno possa tomar conscincia crtica dos conhecimentos, agir e responder aos desafios do mundo e descobrir que pode ser o sujeito/agente de seu prprio desenvolvimento buscando, ento, um lugar digno na sociedade. O mundo globalizado hoje oferece pouco espao para o trabalho, os problemas de moradia, sade, cultura, enfim so tendncias que se destacam numa sociedade materialista e consumista, onde os direitos quase nunca so respeitados. O ser humano que a Escola pretende formar um cidado que luta por transformar os seus valores, na busca da igualdade. Por isso prima por profissionais capacitados e que trabalhem com intensidade e clareza, e direcionamento das horas em que o aluno disponibiliza ao estudo, e traa no PPP, linhas de ao unificadas para se chegar ao aluno que se quer. O currculo constitui o percurso de aprendizagem que o aluno deve realizar. A escola busca dar aos alunos uma noo de que o conhecimento um todo em um conjunto, trabalhando a interdisciplinaridade e os temas transversais. Ao aluno propiciada a ampliar, atravs da sua bagagem, sua prpria experincia, resultando na aprendizagem, numa avaliao onde comprovar o seu progresso em direo a sistematizao dos contedos, numa avaliao continua e sistemtica. As aes sero trabalhadas de forma crtica na procura da transformao desta prtica, objetivando um aluno transformador da sociedade e galgando degraus para se chegar a uma escola pblica de qualidade. Aprendizagem ativa do aluno com a orientao pedaggica do professor.

10 - Critrios e formas de avaliao de aprendizagem


Avaliao Institucional Interna A Avaliao Institucional na Escola de Aplicao objetiva uma constante reflexo, considerando os valores expressos na filosofia da Escola e as reais aspiraes e necessidades da comunidade em que est inserida, intervindo qualitativamente no desenvolvimento do processo pedaggico, da gesto e nas relaes em todas as dimenses do fazer escolar. Avaliao do aproveitamento A avaliao do aproveitamento do aluno ser diagnstica, processual, contnua e de forma global, mediante verificao de competncia e de aprendizagem de conhecimentos, em atividades de classe, extraclasse, includos os procedimentos prprios de recuperao paralela. 1 - Avaliao do aproveitamento do aluno ser atribuda pelo professor da turma, registrada em dirio de classe e analisada em Conselho de Classe. 2 - Esta unidade Escolar adota o conceito descritivo para as turmas, do 1 ano do Ensino Fundamental, cumprindo a legislao em vigor. 3 - Sero garantidas minimamente aos alunos novas oportunidades de avaliao, como recuperao paralela, antes do fechamento das mdias bimestrais, prevalecendo o resultado maior obtido.

9 de 25

06/09/2013 13:27

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

4 - Ser garantido, acesso a exame final aos alunos que obtiverem mdia inferior a 6,0 (seis), podendo prestar exame em todos os componentes curriculares e/ou disciplinas. 5 Critrio para a 2 chamada: 1 avaliao dez; 2 chamada com atestado mdico dez; sem atestado mdico (justificativa) 8,0; 3 chamada justificativa 7,0. So considerados aprovados: a) Os alunos, que alcanarem os nveis de apropriao de conhecimentos superior ou igual a 60% dos contedos efetivamente trabalhados por rea de conhecimento/componente curricular e/ou disciplina. b) Ter-se-o como aprovado quanto a assiduidade, os alunos de frequncia igual ou superior a 75% das horas letivas de efetivo trabalho escolar. A unidade escolar pode oferecer novas oportunidades de avaliao, sempre que, verificada o aproveitamento insuficiente durante os bimestres, assegurando a promoo da recuperao paralela e prevalecer o resultado maior obtido. O aluno que no for aprovado em at dois componentes curriculares e/ou disciplinas, tem direito deciso do Conselho de Classe, aps o exame final conforme prev o Regimento Escolar das Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino. Considerar-se-o aprovados quanto assiduidade, os alunos com frequncia igual ou superior a 75% de horas letivas de efetivo trabalho escolar. Considerar-se-o no aprovados quanto ao aproveitamento de estudos, os alunos, que no alcanarem os mnimos estabelecidos pela legislao em vigor e explicitados no Projeto Poltico Pedaggico. Cabe a unidade escolar expedir histricos escolares, declarao de concluso de etapa de ensino com abrangncia a todos os nveis de ensino praticados por ela. O 1 ano do ensino fundamental, a avaliao no possui carter de formao, seu objetivo diagnosticar e acompanhar o desenvolvimento da criana em todos os seus aspectos. Como no 1 ano do ensino fundamental tem efeito apenas como registro de acompanhamento a de desenvolvimento da criana, o mesmo dever ser referencialmente descritivo. Em caso de transferncia a ficha descritiva dever ser anexada mesma. Provas Diagnsticas Inicial A avaliao diagnstica inicial aplicada para os alunos do 1 ano ao 9 ano do ensino fundamental e 1 a 3 ano do ensino mdio, com o objetivo de detectar as dificuldades e defasagens dos alunos em relao aos contedos e habilidades. Observando os resultados a metodologia do programa procura planejar estudos e atividades a serem exploradas para um melhor desempenho dos estudantes. Final - O objetivo da Avaliao Diagnstica Final detectar novas habilidades desenvolvidas pelos alunos na trajetria do ano letivo a partir da metodologia desenvolvida para esse fim. Os alunos devem ser avaliados a partir dos contedos trabalhados durante o ano letivo.

11 - Acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem


Pretende-se com este Projeto Poltico Pedaggico que o educando se interaja com as diferenas sociais, cientficas e tecnolgicas de modo a superar a dualidade do saber fazer e recolocar as atividades do conhecimento como primordial na sua vida. O Projeto Poltico Pedaggico dever ter acompanhamento e ser avaliado em reunies bimestrais com a direo e todos os componentes das comisses responsveis pela elaborao deste documento, com o objetivo de corrigir os desvios e lanar bases para o resto do perodo. Significando uma ao consciente, planejada pois no se constri um projeto sem direo, um rumo para a interveno e mudana da realidade. Para que a escola possa dar conta de sua proposta, do seu fazer educativo. Momento de analisar a teoria com a prtica. Planejamento

10 de 25

06/09/2013 13:27

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

A Secretaria de Estado de Educao desenvolveu o Sistema de Gesto Pedaggica, Planejamento on-line como ferramenta que possibilita aos professores o planejamento das aulas em conformidade com as orientaes j estabelecidas e adotadas nas unidades escolares, articuladas com o Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul ensino fundamental e ensino mdio. Em relao ao Programa Alm das Palavras, nos 1 e 2 anos do ensino fundamental (Lngua Portuguesa) a Agenda do Professor, faz parte de sua metodologia. Nesse caso o professor dever: - registrar o planejamento de Lngua Portuguesa na Agenda do Professor; - registrar no Sistema da Gesto/Planejamento on-line, no campo metodologia, que o detalhamento do planejamento est descrito na Agenda do Professor (somente nos 1 e 2 anos do ensino fundamental); - Nos componentes curriculares de Matemtica, Cincias, Geografia e Histria o planejamento ser registrado somente no Sistema de Gesto Pedaggica/Planejamento on-line. - Professores do 6 ao 9 do ensino fundamental e ensino mdio: O planejamento de todos os componentes curriculares/disciplinas ser registrado no Sistema de Gesto/Planejamento on-line, sendo nica para todas as turmas, devendo ser consideradas as especificidades de cada turma, se houver necessidade, no campo observao. A anlise e aprovao dos planejamentos dos professores dos componentes curriculares/disciplinas de Lngua Portuguesa e Matemtica so de responsabilidade e obrigatoriedade dos coordenadores de rea. A anlise e aprovao final dos planejamentos so de responsabilidade, devendo sempre que necessrio articular-se aos demais coordenadores e professor gerenciador de tecnologias educacionais e recursos miditicos. 11- Uso das Tecnologias digitais e recursos miditicos - PROGETEC A secretaria de Estado de Educao tem investido na implantao e implementao das tecnologias nas escolas e no uso destas tecnologias como ferramenta de apoio pedaggico s aes inovadoras dos professores, visando melhoria do processo de ensino melhoria do processo de ensino e de aprendizagem, todos os envolvidos no processo pedaggico devem estar comprometidos com esse objetivo, para que possamos obter sucesso em nossos propsitos. A escola e tudo o que nela se concentra existe em funo do aluno, considerando o quanto se tem investida em sua modernizao para que cumpra o verdadeiro papel de formadora de cidados crticos e ativos. O espao da sala de tecnologia educacionais -STE estar disponvel e com acompanhamento competente e comprometimento dos professores das reas e disciplinas e do professor de tecnologias, apoiadas pela coordenao pedaggica e direo da escola. Esse espao no deve permanecer ocioso para no fica sujeito no erro da m utilizao de patrimnio e verbas pblicas. O PROGETEC responsvel pelas aes desenvolvidas e deve garantir o bom desenvolvimento dos trabalhos, considerando que o articulador entre escola e NTE. O professor lotado na sala de tecnologia educacional- STE tem a responsabilidade de subsidiar professores regentes na utilizao das diversas tecnologias educacionais, auxili-los no planejamento e desenvolvimento das atividades, bem como cumprir a carga horria destinada a ser trabalhada na sala de tecnologia e o planejamento pedaggico junto ao professor regente. Os professores regentes tero o compromisso de planejar em articulao com professor de tecnologias e o coordenador pedaggico da escola, as atividades a serem desenvolvidas na STE, objetivando a efetividade e a eficcia do processo de ensino e aprendizagem, para isso dever desenvolver com os alunos, trabalhos e pesquisas que estimulem a construo do conhecimento, procedendo a avaliao contnua e sistemtica do aluno e seu prprio desempenho. O diretor da escola e a equipe tcnica pedaggica tm o dever de garantir as condies de funcionamento das salas de tecnologias educacionais- STE, disponibilizando o material necessrio, e assegurar que os regentes planejem e executem atividades com os alunos, considerando ser esse o seu direito, e, ainda, avaliar a situao do PROGETEC, para o eficaz desenvolvimento das aes pedaggicas com a utilizao das tecnologias para garantir sua aprendizagem contextualizada, para sua plena insero, enquanto cidado ativo e produtivo na sociedade globalizada. Iniciativa de integrao de mdias na escola. Descrevemos a seguir algumas aes a serem realizadas pelos professores da escola e que com dedicao e competncia, traz formao ao seu fazer pedaggico, ao articular os conceitos disciplinares as atividades discentes com o uso integrado das tecnologias de informao e comunicao. O que ser descrito uma pequena amostra, mas que muitos nos alegra e encoraja para continuarmos na busca por uma escola melhor. Procuramos ser sucintos, mas esperamos deixar a essncia do projeto criado nesta escola para implementao cujo tema jornal Eletrnico, como fonte de inspirao para novos vos. Este projeto nasceu aps a formao continuada com sesses de estudo sobre O uso dos Recursos tecnolgicos e miditicos no cotidiano escolar.

11 de 25

06/09/2013 13:27

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

A criao do projeto Jornal Eletrnico, reflete e revela que o processo de reconstruo da prtica pedaggica deve ser voltado para o trabalho com projeto e que integrou mdias, contedos e competncias, necessrio ter apoio da direo e coordenador pedaggico e das reas de Lngua Portuguesa e matemtica e parceria comprometida entre os profissionais que atuam na escola. Esta parceria deve ser construda no compartilhamento de experincias , reflexes e atitudes durante as realizaes do projeto, uma vez que nesta situao prtica o professor deve recriar estratgias pedaggicas que contemplem as necessidades e interesses dos alunos. O trabalho por projetos requer planejamento, o qual deve funcionar como espinha dorsal que ajuda o professor que ajuda o professor a conservar o foco de sua intencionalidade, do mesmo tempo precisando construir uma postura de flexibilidade para integrar os elementos que emergem do movimento de aprendizagem dos alunos durante a realizao do projeto. Este projeto ser desenvolvido por professores, alunos das estas de ensino fundamental e ensino mdio da escola e orientar os alunos a pesquisarem os temas indicados pelos professores conforme os contedos que esto trabalhando em sala de aula, fazendo que os alunos utilizem a internet, realizem visita ao blog da escola e procurem identificar e conhecer os diversos meios de comunicao. Na elaborao dos trabalhos, os alunos tero contato com diversos recursos miditicos incluindo a prpria internet, softwares educacionais e aplicativo, imprensa falada e escrita entre outros. Projeto Jornal Eletrnico GOVERNO do mato grosso do sul secretaria de estado de educao SUPERINTENDNCIA DE Planejameto e apoio a educao Coordenadoria de desenvolvimento pedaggico

NCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL de Jardim-MS

JORNAL ELETRNICO

PROJETO TIC ( TECNOLOGIA DE INFORMAO E COMUNICAO) ( O uso do Blog e das Ferramentas de interativas no ensino aprendizagem)

OBS: Projeto sem necessidade de alteraes.

Bela Vista MS Abril 2013

IDENTIFICAO: REA DE ABORDAGEM DO PROJETO: Alunos e Professores. GRUPO RESPONSVEL: Coordenadora Pedaggica Lidia Zoraide Candia, Coordenadora Lngua Portuguesa Ana Ruth Ferreira, Coordenadora Matemtica Juliana Arguelho Aquino Guilherme, PROGETEC Marko William Marques Espindola ESCOLA IDEALIZADORA: Escola Estadual Ester Silva Bela Vista / Mato Grosso do Sul.

12 de 25

06/09/2013 13:27

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

JUSTIFICATIVA: Estamos vivendo a era dos recursos tecnolgicos aliados a pedagogia da educao onde segundo VILLATE apud. CRUZ,2008, os alunos esto cada vez mais motivados para as tecnologias da informtica e menos para os mtodos tradicionais de ensino. Por isso para cumprir a misso de formar alunos, o professor deve adaptar se aos novos mtodos e tecnologias.Portanto as escolas esto recebendo alunos que so inseridos no contexto do World Wide Web (WWW) e suas ferramentas. Para os professores, vimos que as TIC so as novas aliadas no ensino aprendizagem, pois criam novas situaes de aprendizagem estimulam e favorecem a diversificao das possibilidades de aprendizagem. Visualizando o novo contexto de educao, a Escola estadual Ester Silva-Bela Vista MS, estar utilizando as ferramentas sociais (Blog, Facebook,Twitter,youtube, Examtime) para romper com as prticas tradicionais e com o ensino mecnico autoritrio. Este projeto envolver toda a comunidade escolar em um trabalho de capacitao docente, para o uso da tecnologia, bem como os alunos da escola, para a utilizao da pgina na internet. Assim, os professores capacitados e empenhados passam a desenvolver juntamente com os alunos, atividades que visam a construo do blog, atravs de frum de discusso, perguntas aos professores, lista de exerccios online, dentre outras ferramentas que estaro disponveis aos alunos para a melhor absoro dos contedos, alm de interagir e criar laos de amizade entre professor e aluno.

OBJETIVOS: OBJETIVO GERAL: Analisar de que maneira a incluso das novas tecnologias podem contribuir no contexto educacional OBJETIVO ESPECIFICO: - Fazer um levantamento das necessidades para que o professor possa integras as diferentes mdias na sua prtica pedaggica. - Observar na escola, a disponibilidade de recursos tecnolgicos aplicveis aos componentes curriculares e/ou disciplinas - Avaliar como os professores iro utilizar tais recursos em sala de aula. - Discutir de que forma estes recursos podem contribuir para o processo de ensino aprendizagem. METODOLOGIA Este projeto nasceu de um desejo do grupo de professores aps leituras realizadas na 2 Capacitao SED, ocorrida no dia 04/04/2013. A criao deste jornal eletrnico ir estimular o estudo sobre os diversos componentes curriculares e/ou disciplinas e o valor de execut-las com prazer, e us-la em diferentes tipos de atividades, criadas pelos alunos e supervisionada pelos professores, com o uso das TICS. Atravs das atividades propostas, vamos iniciar as particularidades das ferramentas aos professores. Dos recursos citados devemos citar o acesso frequente a internet, o uso dos aplicativos que sero trabalhados, como o blog escolar e o examtime, ferramentas de produtividade do Libre Office para a produo de textos e elaborao de slides que sero postados no blog. O posterior uso das tecnologias ser tambm uma forte aliada na socializao entre professores, discusses sobre qual ser a melhor maneira de trabalhar com seus alunos e a multidisciplinaridade, proporcionando a novas experincias, troca de informaes entre os docentes da escola, elaborao em conjuntos de propostas culturais, atividades artsticas e esportivas. As atividades do projeto sero realizadas individualmente e em grupo, e tero como ambiente a sala de aula e a sala de tecnologia, as quadras de esporte e os multimeios. Nesta iniciativa, destaca-se a participao coletiva na qual professores e alunos procuraro realizar atividades, articular e selecionar os contedos disciplinares de maneira que estes possam ser formalizados e estudados no ambiente virtual. CRONOGRAMA: AES PERODO DE REALIZAO DO PROJETO JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV

DEZ

13 de 25

06/09/2013 13:27

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Capacitao Professores Construo do Blog/ Examtime Elaborao das atividades Professor/Aluno *Postagem das atividades Blog em funcionamento xpara utilizao dos alunos

x x

x x x x x

A Partir de Maio estar a disposio aos alunos o blog e o Examtime para estudo ao decorrer do ano letivo. ESTRATEGIAS DE DIVULGAO Blog: eeesms.wordpress.com Facebook: steestersilva@hotmail.com RECURSOS: Programa de Elaborao do jornal eletrnico Os recursos utilizados sero: - Sala de aula - Giz - Lousa - tutoriais - Sala de Tecnologia - Computadores - Caixa Amplificadora - Data Show - Blog - Examtime - Youtube RESULTADOS ESPERADOS. Os resultados esperados so: Permitir que os professores a alunos tenham uma ferramenta a mais na hora da assimilao dos contedos propostos. Metodologia de fcil compreenso ao aluno Aumento da flexibilidade dos estudos , e retirada das limitaes impostas pelos livros. Planejamento, execuo e apresentao das atividades por meio das TICS. Uso das redes sociais para relao entre professor e aluno. Senso crtico ao uso das redes sociais. Abertura de frum de discusso entre professores e a alunos.

Avaliao O termo "avaliar" tem sua origem no latim provindo da composio a- valere, que quer dizer " dar valor a".Porm, o conceito de avaliao formulada a partir da determinao da conduta de " atribuir um valor ou qualidade a alguma coisa, ato ou curso de ao " Segundo LUCKESI, 2006,pg.92. Aavaliao atravessa o ato de planejar e de executar, por isso, contribui em tofo o percurso da ao planificada. A avaliao se faz presente no s na identificao da perspectiva poltico social, como tambm, na seleo de meios alternativos e na execuo do projeto, tendo em vista a sua contruo, ou seja, avaliao como crtica de percurso, uma ferramenta necessria ao ser humano no processo de construo dos resultados que planificou, assim como no redimensionamento da direo da ao.

14 de 25

06/09/2013 13:27

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

1- Avaliao de Aprendizagem. A avaliao da aprendizagem escolar adquire seu sentido na medida em que se articula com um projeto de ensino. A avaliao, tanto no geral quanto no caso especfico de aprendizagem, no possui uma finalidade em s; ela subsidia um curso de ao que visa construir um resultado previamente definido. Objetivos da Avaliao No se relacionam mais simples medio de conhecimentos para determinar se esto aptos/as a progredir nos estudos, mas identificao dos conhecimentos que os estudantes j desenvolveram com o objetivo de faz-los avanar em suas aprendizagens. Avaliao concebida enquanto problematizao, questionamento e reflexo sobre a ao essencial no processo educativo. Ela deve ocorrrer de maneira processual, prevalencendo sempre os aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Ao avaliar a aprendizagem do estudante o professor tambm est avaliando a qualidade do seu trabalho pedaggico. Essa perspectiva de avaliao contnua e cumulativa do desempenho discente, exige do professor e consequentemente do coordenador, uma percepo do estudante como sujeito de seu prprio desenvolvimento, inserido no contexto de sua realidade social e poltica. A avaliao um componente do processo de ensino que visa por meio da verificao e qualificao dos resultados obtidos, estabelecer a correspondencia destes com os objetivos propostos para em seguida, orientar a tomada de decises em relao s etapas didticas seguintes. Tipos da Avaliao Diagnstica, Formativa e Somativa Avaliao Diagnpostica Necessidade de realizar uma avaliao diagnstica para pensar na estratgia de ao. Avaliar durante o processo para acompanhar os avanos de cada estudante. Aavalia deve orientar o planejamento, para mudana de estratgias didticas visando a progresso da aprendizagem dos estudantes Avaliao formativa Processo inesxistente de coleta de informaes. Sistematizao e interpretao das informaes para tomada de deciso de coleta. Intervir para promover o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes. Avaliao Somativa Frequentemente se baseia nos conteudos e procedimentos de medida, como prova teste. Objetivo dissertes argumentativas. Colabora tanto para avaliao diagnstica quanto para avaliao formativa. um ciclo de intervenes pedaggicas de um mesmo processo.

Etapas da Ao Avaliao um procedimento que envolve diferentes aspectos, de acordo com o objeto a ser considerado ( produtos, servios , projetos, etc.). Por isso preciso : 1- Definir o foco ou focos ( OBJETO) 2- Reconhecer o Ambiente ( CONTEXTUALIZAO) 3- Definir objetivos e utilidades ( FINALIDADE) 4- Definir fundamentaes ( PERSPECTIVA) 5- Definir os atores sociais (FONTE DE DADOS)] 6- Construio da Avaliao ( INSTRUMENTO)

15 de 25

06/09/2013 13:27

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

7- Planejar Aplicao ( OPERCIONALISMO) 8- Construir Indicadores (REFERNCIAL) 9- Utilizao dos Resultados (OBJETIVO) 10- Divulgar os Resultados ( COMUNICAO) Instrumentos de Avaliao * Pesquisas e apresentaes * Elaborao de projetos tcnicos * Relatrios de Discusso * Relatrios de Trabalho de Campo e de visitas * Prova individual/grupo * Participao em comunidades virtuais *Blogs, Sites * Video Conferncias e Webconferncias *Estudo de Caso *Sinopses de consultas bibliogrficas *Seminrios *Jur Simulado * Simulaes atravs de situaes fictcias *Portiflios *Auto-Avaliao *Mapas Conceituais *Observaes *Debates *Testes * Outros As Avaliaes devem ser elaboradas de forma clara e estabelecendo critrios. A Avaliao um instrumento fundamental por fornecer informaes sobre como est se realizando o processo de ensino e aprendiazgem como seu todo, tanto professor quanto equipe escolar, conhecer os resultados de seu trabalho e para o aluno, verificar seu desempenho cognitivo na processo educativo. Diante de todo esse processo, ela deve ser esencialmente formativa na medida em que cabe a avaliaao subsidiar o trabalho pedaggico, redirecionando o processo de ensino e aprendizagem. Diagnstica e contnua tornando-se um intrumento fundamental para repensar e reformular os mtodos, procedimentos e as estratgias de ensino fazendo com que o aluno aprenda. Por fim, a avaliao deve ser utilizada com o apoio de mltiplos instrumentos de coleta, exclusivamente de informaes baseada nas caracteristicas do plano de ensino, dos objetivos que se est buscando junto ao aluno. Assim, conforme o objetivo esperado pode ser empregado trabalhos tanto em grupos como individuais,provas orais e escritas, seminrios, observao de cadernos, realizao de exerccios em classe ou em casa e observao dos estudantes em classe, porm, o levantamento de informaes baseada nas caracteristicas do plano de ensino, dos objetivos que se est busacando junto ao aluno. A partir dessa pesquisa e dos estudos realizados com toda a equipe Escola, possibilitar analisar sobre o processo de avaliaao escolar e suas metodologias, atravs de uma ao coletiva, fortalecendo a responsbilidade dos educandos enquanto agentes de transformao do processo de ensino aprendizagem. A unidade escolar ficou dotada de competncia para compreender a funo de avaliao escolar e suas metodologias, e com esse conhecimento buscar modificar suas prticas na consolidao de resultados educacionais de qualidade. No entanto, devido a complexidade do assunto e as constantes evolues no campo educacional, faz se necessria a continuidade dos estudos para fortalecimento das aes que promova de fato as mudanas nas prticas de avaliao nos modelos tradicionais to enraizados, para formar mais dinmicas de avaliar. Deve-se tambm levando em considerao o proposto no Projeto Poltico Pedaggico sobre avaliao escolar, uma vez que a mesma foi definida pela equipe enquanto norte para o trabalho pedaggico, na busca de mudanas significativas para com os resultados da escola, contribuindo de certa maneira para a melhoria da qualidade do ensino , no que se refere s prticas de avaliao da aprendizagem porque acreditamos que o importante no fazer como se cada um tivesse aprendido, mas permitir a cada um aprender. A Escola Estadual Ester Silva para intervir com contribuies para os estudantes que apresentam ou no melhoria nos seus resultados.

16 de 25

06/09/2013 13:27

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

A equipe pedaggica e de professores propem aes pedaggicas a serem desenvolvidas ao longo de 2013 que possibilitam a melhoria dos resultados obtidos pela escola, elaborando um projeto de melhoria dos resultados. Projeto algo que tem nicio , meio e fim , que necessita de recursos especficos para o alcance de resultados especficos. Antes de iniciar o projeto, com aes de impacto, existe um planejamento, a organizao deve ser claramente definidas e o que o projeto ir atender, clientela envolvidos, recursos necessrios a sua viabilidade, objetivos que se deseja alcanar. A estrutura bsica de um projeto fornecido por : - Justificativa, objetivo geral e especfico, proposio de aes a serem desenvolvidas, cronograma de execuo, por turma e disciplina ou componente curricular e metas a serem alcanadas estabelecendo prazos. PROJETO PARA MELHORIA DE RESULTADO DAS AVALIAES EXTERNAS

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO ESCOLA ESTADUAL ESTER SILVA JUSTIFICATIVA O Projeto de reforo escolar dever atender os alunos do 6 ao 9 anos do ensino fundamental e 1 , 2 e 3 anos, do ensino mdio ,turno matutino, da escola com maiores dificuldades nas reas de conhecimento, componentes curriculares e/ou disciplinas previamente avaliados e selecionados pelos seus respectivos professores. A proposta deste projeto deve se aos relatos dos professores sobre as dificuldades de aprendizagens de seus alunos no que se refere a leitura , escrita e interpretao quer seja de textos como de raciocnio lgico (matemtica). Sendo um dos principais problemas na educao da atualidade a dificuldade que o educando tem de ler, compreender e produzir textos e interpretar com eficincia, faz-se necessrio pensar em aes que venha suprir essas necessidades, sabemos que os projetos de leitura e escrita so fundamentais para a organizao da prtica de ensino como tambm uma aprendizagem eficiente e significativa para o aprendiz. uma forma possvel de organizar o trabalho e prever um resultado positivo e um produto final, tornando as atividades mais diversificadas, prazerosas e dinmicas, visando combater urgentemente essas dificuldades de aprendizagens de nossos educando e que eles possam construir conhecimentos crticos sobre a realidade apresentada, e no s absorver informaes dadas.

OBJETIVOS Melhorar desempenho dos alunos da Escola em relao a leitura, interpretao e produo de texto, nas avaliaes externas da Rede Estadual de Ensino; Sensibilizar a comunidade escolar para a importncia da leitura a fim de alcanar os objetivos sociais e individuais; Permitir que a leitura e a escrita sejam compreendidas como prticas sociais, permeando em todas as reas de conhecimentos; Proporcionar aos alunos da escola, momentos de leitura, interpretao e produo de texto por meio da orientao do professor, em todos os componentes curriculares no desenvolvimento e aprimoramento das capacidades leitoras; Estimular a interpretao, a criatividade, o pensar, o dilogo; Favorecer o acesso do aluno aos diferentes tipos de linguagem;

Favorecer a interao docente; Incentivar o uso das tecnologias: TV, DVD, DATA SHOW, COMPUTADOR< RDIO, entre outros. METODOLOGIA

17 de 25

06/09/2013 13:27

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Considerando, a dificuldade apresentada pelos nossos alunos na leitura como tambm na escrita faz-se necessrio propor, aes que possam facilitar a aprendizagem dessas competncias. Tendo em vista que saber ler e escrever uma capacidade indispensvel para que o indivduo se integre sociedade da qual faz parte, so tarefas da escola, propor desafio indispensvel para todas as reas de conhecimento uma vez que essas habilidade so os meios bsicos para o desenvolvimento da capacidade de aprender a pensar, interagir e compartilhar com parte do lido e ser capaz de dizer a sua palavra ao seu tempo por escrito, e constituem competncias para a formao do estudante, responsabilidade maior da escola. Somos sabedores de que um dos principais problemas na educao da atualidade a dificuldade que o indivduo tem de ler e produzir textos com eficincia. Pois a leitura proficiente tem infinitas possibilidades. Ela comea pelos olhos, mas vai alm deles, que necessita de um elemento fundamental, a compreenso do leitor diante daquilo que ler. Portanto, um dos objetivos desta Escola desenvolver hbitos da leitura em nossos educandos. E proporcionar mecanismo para que sejam escritores competentes, valorizando assim o conhecimento prvio de cada aprendiz, propiciando o prazer atravs da leitura, sendo uma atividade fundamental para o sucesso de sua vida. META Desenvolver o aluno integralmente em todas as reas de conhecimento permitindo aproveitamento nas respectivas avaliaes que se faam necessrias dentre elas SAEMS, PROVA BRASIL E ENEM. PROCEDIMENTOS Os professores de todas as reas de conhecimentos estimularo a leitura e compreenso textual de modo a tornar a leitura um hbito dirio, a fim de que os alunos desenvolvam a interpretao de enunciados propostos. Realizar atividades culturais favorecendo os conhecimentos adquiridos durante o processo de ensinoaprendizagem. Prazo Curto e longo prazo. CRONOGRAMA DE EXECUO Atividades a Junho serem desenvolvidas Leitura X Simulados Gincana Cultural

Julho X

Agosto Setembro Outubro Novembro Obs. X X X X X X X

AVALIAO Avaliar os desempenhos atingidos nas atividades propostas. Envolvidos: Direo, Coordenao Pedaggica, Coordenadores de rea de Lngua Portuguesa e Matemtica e Professores. PROJETO MELHORIA DE RESULTADOS TURNO VESPERTINO APRESENTAO O Projeto MELHORIA DE RESULTADOS uma elaborao do grupo de professores da Escola Estadual Ester Silva, que atuaro com a misso de desenvolver e fortalecer uma cultura de leitura de textos das diversas tipologias, diversos componentes curriculares e/ou disciplinas, promovendo aes de carter investigativo e formador na escola. Espera e, contribuir diariamente na busca de solues das dificuldades de leitura, interpretao e produo de textos que passam a repercutir nos diversos componentes curriculares e/ou disciplinas . JUSTIFICATIVA Tendo em vista os resultados apresentados nas Avaliaes Externas de Desempenho Escolar realizadas pelos alunos desta escola, onde apresentaram dificuldades de ler, interpretar, produzir textos e resolver

18 de 25

06/09/2013 13:27

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

problemas, a equipe pedaggica escolar juntamente com os professores elaboraram este Projeto, como busca solues de incentivo prtica de leitura e estudo dos mais diversos componentes curriculares e/ou disciplinas, uma vez que se faz necessrio investir uma cultura de momentos de estudo, pela melhoria do desempenho escolar diante de tais resultados por docentes e discentes. Com tal Projeto, h de se compreender a necessidade de hbitos de leitura, superao de dificuldades de interpretao e conhecimento de todos os componentes curriculares e/ou disciplinas, bem como despertar a criatividade de realizar as atividades, sendo assim, durante a socializao da prtica de atividades, possibilitar momentos de resgatar o prazer de estudar e vivenciar experincias de aquisio de novos conhecimentos. Elevar o ndice de conhecimento em leitura, interpretao, escrita, resolues de problemas e clculos matemticos. OBJETIVOS Melhorar o desempenho dos alunos da Escola em relao leitura, interpretao e produo de textos, nas diversas reas de conhecimento, nas avaliaes externas da Rede Estadual de Ensino; Sensibilizar a comunidade escolar para a importncia da leitura a fim de alcanar os objetivos sociais e individuais; Oferecer espao e momentos para o desenvolvimento das capacidades leitoras e resoluo de problemas e de clculos matemticos; Incentivar o hbito da leitura e estimular a criatividade dos alunos e professores. METODOLOGIA Incentivar a leitura individual e em dupla na sala de aula; Projeto de Leitura com parceria das acadmicas da UFMS (contraturno) do 1 ao 5 anos; Utilizao do espao da biblioteca para socializao da leitura; Dramatizao de histrias; Gincana do conhecimento envolvendo todas as reas de conhecimento. Projeto de reforo em matemtica com parceria dos acadmicos da UFMS do 6 ao 9 anos. CRONOGRAMA DE EXECUO AO JUNHO JULHO AGOSTO SETEMBROOUTUBRONOVEMBROOBS. Projeto de X X X X X X leitura Reforo de X X X X X X Matemtica Gincana do X Conhecimento METAS A SEREM ALCANADAS: Melhoria no resultado do desempenho dos alunos da Escola Estadual Ester Silva, em relao leitura, interpretao e produo de texto, nas diversas reas de conhecimento, nas avaliaes externas da Rede Estadual de Ensino. PRAZOS: Curto e mdio prazo. Envolvidos: Direo, Coordenadores Pedaggico e de rea e Professores.

Proposta Pedaggica Planejamento coletivo das aes desenvolvidas pela unidade escolar no decorrer do ano letivo acordo com os PCNs, Referencial Curricular do Ensino Fundamental e Ensino Mdio e necessidades gerais e especficas da comunidade escolar. Elaborao de projetos para auxiliar no trabalho dos temas transversais e no atendimento s necessidades especficas da comunidade. Acompanhamento pelo Conselho de Classe dos resultados da aprendizagem por ano e individual com tomada de decises para solucionar eventuais problemas. Planejamento individual online mensal de acordo com os Referenciais Curriculares, contemplando a interdisciplinaridade, temas transversais e projetos desenvolvidos.

19 de 25

06/09/2013 13:27

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Diminuir a evaso e elevar o nmero de alunos da Unidade Escolar. Elevar o ndice de aproveitamento. Objetivos Especficos da Escola Primeiro: Desenvolver o apoio Pedaggico na Escola atravs das seguintes aes: a) Auxiliar na implantao dos parmetros curriculares; b) Participar na operacionalizao do Referencial Curricular; c) Avaliar o desempenho pedaggico do professor; d) Propor a capacitao continuada a curto, mdio e longo prazo; e) Avaliar o processo ensino aprendizagem, examinando relatrios e, participando do Conselho de Classe avaliando os resultados bimestrais e finais, redimensionando o processo com tomada de novas decises para garantir a eficincia; f) Desenvolver contedos, dando maior nfase a formao acadmica e pessoal do aluno, evitando a simples transmisso de contedos; g) Deixar ao professor a funo que realmente deve exercer que a de proporcionar condies para a estruturao do pensamento lgico do aluno atravs da problematizao dos contedos; h) Levar ao conhecimento da comunidade a implantao dos parmetros, sistema de avaliao, recuperao, frequncia e resultados finais do trabalho; Segundo: Operacionalizar as Atividades Cvicas Culturais das seguintes formas: a) Promover a integrao escola, famlia, comunidade, atravs de festa junina, feira de cincias, gincana cultural e esportiva, jogos desfile cvico e outras atividades; b) Acompanhar as aes desenvolvidas pelo Colegiado Escolar, Conselho de Classe e APM; c) Dar nfase aos projetos Meio Ambiente, Ecologia, Educao para Trnsito, cultura Sul-MatoGrossense, Cultura Afro-descendentes, Musica e Indgena; Terceiro: Intensificar o Desenvolvimento das Potencialidades do Educando a) Ajudar os alunos a se desenvolverem como seres capazes de liberta-se das estruturas opressoras da sociedade; b) Auxiliar os alunos intervirem com esprito crtico, na sociedade em que esto inseridos; c) Ajudar os alunos a descobrirem e assumirem seus compromissos diante da sociedade; d) Ajud-los a aprender e a se organizar; e) Selecionar contedos significativos, considerando o nvel de maturidade dos alunos, os processos mentais necessrios ao ensino aprendizagem, e as peculiaridades locais; f) Trabalhar com contedos a nveis de carter cientficos e no tericos, preparando os alunos, tanto para dar prosseguimento aprendizagem, quanto para melhorar suas condies de vida e transformar o ambiente em que vivem; g) Oportunizar a incluso digital, atravs do professor regente e professor gerenciador da sala de tecnologia; h) Oportunizar novos conhecimentos, dando suporte aos contedos ministrados atravs de Vdeos e DVDs; i) Incentivar a pesquisa e leitura, com orientao do professor ou bibliotecrio, atravs dos acervos da biblioteca; j) Estimular o aluno a participar das atividades cvicas e culturais, motivadas pela educao musical com participao na fanfarra e desfile cvico. Projetos Os projetos so trabalhos em forma interdisciplinar, encontram-se programados no PDE Planejamento de Desenvolvimento Estratgico. PDE um processo que parte da realidade complexa e dinmica da organizao, envolvendo a tomada de deciso nas diversas etapas que o compem. As etapas de elaborao do planejamento podem ser assim descritos: anlise do ambiente interno e externo, diagnstico, definio da misso, da viso de futuro e valores; objetivos estratgicos; plano operacional; questes estratgicas; metas; plano de ao e controle. A Educao para o Trnsito

20 de 25

06/09/2013 13:27

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

um projeto pedaggico que conceitua o tema trnsito e deve ser de acordo com os Parmetros Curriculares. O objetivo promover aes educativas em um espao vivencial de trnsito, para os alunos do Ensino Fundamental que se utilizam de um ambiente simulando um espao urbano com sinalizao horizontal, vertical, gestual, sonoro, luminoso, marcos e barreiras: faixa de pedestre, bicicletas, vdeos e jogos educativos trabalhados na perspectiva do exerccios da cidadania. Visa orienta-los atravs de palestras educativas e aes reflexivas sobre atitudes e comportamentos seguros a serem adotadas no trnsito a fim de torn-los mais atentos garantindo uma mobilidade segura. A comemorao da semana do trnsito acontece no ms de setembro, com realizao de um concurso a nvel municipal, em todas as etapas do ensino, sobre as questes relacionadas ao trnsito cujo tema estabelecido pelo DETRAN. Cultura Afro-Brasileira Quanto s tendncias da cultura afro-brasileira cabe a ns educadores buscar novos conhecimentos, atravs das quais os alunos negros e no negros possam compreender que os afro-brasileiros possuem uma histria cultural milenar que parte integrante da histria da humanidade. Com temticas que contemple a histria da frica, dos africanos, a luta poltica. Os Quilombos Zumbi do Palmares Abolio da Escravatura (Lei urea) os negros do Brasil Religio Africana trfico dos escravos Lei do VentreLivre, Lei dos Sexagenrios, mapa da frica, Colonizao da frica. Ao abordar tais assuntos, possivelmente estaremos contribuindo para eliminao de preconceitos e discriminaes. Entretanto, fazem-se necessrios termos cautela para que o debate no venha concorrer para a reedificao de valores negativos, como acontece frequentemente, quando alguns educadores desconhecem a eficcia e a crueldade dos fundamentos da dominao. Quando falta tal discernimento, o oprimido acaba sendo punido e responsabilizado pela situao em que se encontra. Desta forma o que propomos, um trabalho serio embutido de muito discernimento, em virtude da importncia das questes a serem trabalhadas. Comemoramos no dia 20 de novembro do Dia Nacional da Conscincia Negra, com atividades que envolvem toda a comunidade escolar.

Cultura Sul-Mato-Grossense De acordo com o Parecer n 235/06, a escola insere em seu currculo a cultura sul-mato-grossense, na Educao Bsica, a insero de contedos nas disciplinas que expressem a cultura e a Literatura Regional, vinculando-os aos demais contedos previstos. As manifestaes culturais devem perpassar todas as disciplinas da Educao Bsica, em especial Artes, Literatura, Lngua Portuguesa, Histria e Geografia. A articulao dos aspectos culturais em todas as reas do conhecimento que compem o currculo da educao Bsica indispensvel para a construo da identidade. Importante ressaltar que a escola pode trabalhar com artistas de sua prpria comunidade, msica, poetas, atores, escritores, pintores, dentre outros, o que atender, inclusive ao prescrito no Plano Estadual de Educao, aprovado pela Lei n 2791 de 30 de dezembro de 2003. A escola assegura em sua Proposta Pedaggica: A articulao das diferentes disciplinas com os elementos culturais que a envolvem. O destaque de elementos da cultura regional msica, artes plsticas, teatro, literatura entre outros, articulando com os temas desenvolvidos nas disciplinas. A promoo do acesso a museus, teatro, cinema, com projeo de filmes com temas regionais e, outras manifestaes culturais presentes na comunidade. O desenvolvimento de pesquisas sobre as manifestaes culturais da comunidade, do municpio e do Estado. Elaborao e desenvolvimento de projetos temticos articulados com elementos culturais. Feira de Cincias A Feira de Cincias um Projeto que busca aprimoramento da criatividade alm de criar no estudante o gosto pela cincia por meio da experimentao. A comemorao da Feira de Cincias ser no ms de novembro, com exibio dos trabalhos elaborados pelos alunos com apoio dos professores.

21 de 25

06/09/2013 13:27

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Bullying Prevenir e combater atravs de projeto, a prtica do Bullying na unidade escolar: - Organizar palestras sobre o Bullying; - Orientar as vtimas de Bullying, visando a recuperao da auto-estima para no sofrer prejuzo em seu desempenho escolar; - Orientar e advertir os agressores sobre as conseqncias pela pratica do Bullying.

Educao Ambiental uma maneira de educar e se educar com o nosso pequeno planeta azul em mente. A Educao Ambiental pode ser realmente transformadora ao trazer novas maneiras de conviver com o mundo em sua totalidade e complexidade, respeitando as diversas formas de vida, cultivando novos valores e criando uma cultura de paz. Mas para que isso acontea, precisamos ter uma postura observadora e crtica, estudar como a nossa sociedade foi se constituindo ao longo da sua histria e adotando comportamento de uso e abuso dos sistemas vivos. A Escola desenvolve esse tema construindo projetos coletivos, envolvendo toda a comunidade escolar. A Escola desenvolve ainda outros projetos, como: dia das mes; festa junina; primavera entre outros.

12 - Indicadores de qualidade
PROVINHA BRASIL - A Provinha Brasil uma avaliao diagnstica aplicada aos alunos matriculados no segundo ano do ensino fundamental. A inteno oferecer aos professores e gestores escolares um instrumento que permita acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetizao e do letramento inicial oferecidos s crianas. A partir das informaes obtidas pela avaliao, os professores tm condies de verificar as habilidades e deficincias dos estudantes e interferir positivamente no processo de alfabetizao, para que todas as crianas saibam ler e escrever at os oito anos de idade, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE). ENEM - O Ministrio da Educao apresentou uma proposta de reformulao do Exame Nacional do Ensino Mdio (Enem) e sua utilizao como forma de seleo unificada nos processos seletivos das universidades pblicas federais. A proposta tem como principais objetivos democratizar as oportunidades de acesso s vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadmica e induzir a reestruturao dos currculos do ensino mdio. As universidades possuem autonomia e poder optar entre quatro possibilidades de utilizao do novo exame como processo seletivo: Como fase nica, com o sistema de seleo unificada, informatizado e on-line; Como primeira fase; Combinado com o vestibular da instituio; Como fase nica para as vagas remanescentes do vestibular. SAEMS - Sistema de Avaliao da Educao da Rede Pblica de Mato Grosso do Sul (SAEMS), composto por testes de Lngua Portuguesa/Produo de Textos e Matemtica voltada para os estudantes da Rede Estadual matriculado nos 2, 3, 4, 5, 8 e 9 anos do ensino fundamental, nos trs anos do ensino mdio regular e na primeira fase da Educao de Jovens e Adultos (EJA) nvel mdio. Com os dados, possvel obter indicadores consistentes e comparveis e assim compreender a realidade educacional do Estado e redirecionar o processo educativo e de investimentos, na busca de uma gesto eficaz capaz de diminuir consideravelmente os nmeros de evaso, reteno e distoro idade/ano.

22 de 25

06/09/2013 13:27

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

13 - Formao continuada
A formao continuada dos profissionais de educao constitui, ento mais um dos meios para ressignificar o papel da escola, na medida em que oportuniza o acesso aos nossos conhecimentos produzidos nas mais diferentes reas. necessrio e de fundamental importncia, que os professores, alunos, funcionrios, pais e conselheiros tenham formao continuada, desta forma podero estar construindo a escola participativa, autnoma e inovadora voltada para o conhecimento cientfico. A formao continuada um direito de todos os trabalhadores em educao, na perspectiva da especificidade de sua funo, uma estratgia essencial no enfrentamento dos inmeros desafios que se apresentam na atuao docente. Aceitamos e defendemos a formao continuada sendo necessrio mais tempo, cursos que no sejam apenas tericos, e sim prticos. Construir a gesto compartilhada ponto crucial para o sucesso de um plano de formao continuada. As aes sero lideradas, sobretudo pelos diretores, que devero organizar juntamente com a equipe e orientar o trabalho coletivo da comunidade escolar. de grande importncia, que os educadores na participao de simpsios e seminrios, terem espao para troca de experincias.

14 - Avaliao Interna
A Avaliao Institucional na Escola de Aplicao objetiva uma constante reflexo, considerando os valores expressos na filosofia da Escola e as reais aspiraes e necessidades da comunidade em que est inserida, intervindo qualitativamente no desenvolvimento do processo pedaggico, da gesto e nas relaes em todas as dimenses do fazer escolar.

15 - Avaliao do Projeto Poltico Pedaggico


A realizao deste trabalho busca contemplar o estudo bibliogrfico e pesquisa de campo, considerando que a escola precisa de fato definir sua organizao pedaggica e administrativa, atravs da elaborao e execuo do Projeto Poltico Pedaggico. O Projeto Poltico Pedaggico tem suscitado muitos debates e discusses entre as mais diversas instncias educativas. Por meio dele tem-se a possibilidade de vislumbrar um ensino de melhor qualidade, quando possvel experimentar o exerccio do pensar, elaborar e operacionalizar o funcionamento da escola com autonomia. preciso entender o Projeto Poltico Pedaggico da escola como uma reflexo do seu cotidiano. Para tanto, ele precisa de um tempo razovel de reflexo-ao, para se ter um mnimo necessrio consolidao de sua proposta. Nota-se que o Projeto Poltico Pedaggico, requer continuidade das aes descentralizao, democratizao do processo de tomada de decises e instalao de um processo coletivo de cunho emancipatrio. Sabemos que ser uma luta as possveis mudanas, que se far necessrio ocorrer tanto dentro como fora da escola, haja vista, a comunidade educativa possuir um envolvimento que emancipara as aes do ponto de vista crtico, pois, sabemos que democratizar na escola significa favorecer o desenvolvimento das capacidades intelectivas do educador e educando para que juntos se apropriem dos conhecimentos cientficos, sociais e tecnolgicos produzindo e construindo a histria em um processo coletivo e de avaliao diagnstica constante. Esta uma habilidade de cada escola, de cada um que vive e convive nela e dela busca desenvolve-se com responsabilidade. Durante o processo de investigao, constatamos aspectos significativos, que foram apontados pelos sujeitos pesquisados e que podero contribuir para o bom funcionamento da escola. Um dos aspectos que consideramos pertinentes diz respeito instituio, a qual a maioria dos pais

23 de 25

06/09/2013 13:27

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

expressam ter feito a escolha certa para a educao dos filhos, por ser uma escola de boa qualidade e possuir bons professores. A educao s atingira seus objetivos enquanto instancias do saber elaborado, quando houver maior investimento tanto na formao pedaggica quanto na formao poltica. Essa formao poltica permitira ao educador interpretar a realidade com maior criticidade, com o trabalho efetivo da escola, ampliara a viso de relacionamento professor-aluno, possibilitara um relacionamento interpessoal baseado no dilogo, permitindo discutir questes referentes reestruturao e organizao da educao brasileira. A ousadia fundamental para vencer o desfio dessa transformao e todas as aes propostas pela comunidade escolar sero concretizadas se houver o interesse e a participao integral de todos os envolvidos neste trabalho. Indiscutivelmente, h necessidade de uma postura para se chegar escola verdadeiramente democrtica. Educao de qualidade Formao de verdade.

16 - Comisses de elaborao do Projeto Poltico Pedaggico


1 Comisso de mobilizao, divulgao e acervo (responsvel pelo embasamento terico de todo o PPP): Ldia Zoraide Candia Silmara Pimentel da Cunha Ana Ruth Ferreira 2 COMISSO DE DIAGNSTICO Eliane Fernandes Centurio Cnthia Aguero Hoffmeister Wany Moura Rojas Jussara Macedo Celestino 3 Comisso de organizao da escola Vanderli dos Santos Andrade Jacira Ossuna Laura Duarte Lechener Caldeira Diogo Antnio Quoos de Moreira 4 Comisso de concepes tericas Pedro Bambil Souza Idefonso Souza Divino Xavier Sandra Regina Purkot Rosilene Neves do Nascimento 5 Comisso de correo e reviso Eliane Fernandes Centurio Cnthia Arguelho Hoffmeister Nilza Bogarin 6 Comisso de lanamento e tratamento das informaes Ldia Zoraide Candia Silmara Pimentel da Cunha

24 de 25

06/09/2013 13:27

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

7 Comisso Permanente: essa comisso ser responsvel pelo acompanhamento de todo o processo, inclusive pela operacionalizao do Projeto Poltico Pedaggico na escola, sendo composta pelo: - Diretor: Vanderli dos Santos Andrade; - Presidente do Colegiado Escolar: Eliane Fernandes Centurio; - Supervisor de Gesto Escolar: Ramona Teixeira; - Coordenador Pedaggico: Ldia Zoraide Candia.

17 - Equipe responsvel pela aprovao do Projeto Poltico Pedaggico da escola


Diretor: Vanderli dos Santos Andrade Coordenadora Pedaggica: Ldia Zoraide Candia Supervisora de Gesto Escolar: Ramona Teixeira Presidente do Colegiado Escolar: Eliane Fernandes Centurio.

Aprovado Ata n: 068/12 De 11/12/2012

18 - Referncias
VASCONCELOS, Celso dos S. Planejamento: Projeto de ensino e aprendizagem e projeto polticopedaggico. So Paulo: Libertad. Editora, 2004. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Inovaes e Projeto poltico-pedaggico: Uma relao regulatria ou emancipatria? Cod. Cedes Campinas, V.n.61 p. 267 a 281 dez/2003. Site: www.cedes.unicamp.br Projeto Poltico Pedaggico E.E. Ester Silva (2010-2011). LDBEM Lei de Diretrizes e Bases, Lei n. 9394/96. Regimento Escolar 2012. Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul Ensino Fundamental e Ensino Mdio. SAVIANI Pedagogia histrica Crtica no Quadro das tendncias crticas da educao brasileira. P. 15/23. Res/SED n. 2496 de 12/12/2011 Dispe sobre a organizao curricular e o regime escolar do ensino fundamental e do ensino mdio nas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino. http://nte-navirai.blogspot.com.br/2012/03/nova-resolucao-das-stes-resolucaosed-n.html

25 de 25

06/09/2013 13:27

You might also like