You are on page 1of 21

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Projeto Poltico-Pedaggico

EE PADRE CONSTANTINO DE MONTE


PPP 2012

1 - Identificao
Na Proposta Pedaggica da Escola Estadual Padre Constantino de Monte se projeta um futuro otimista, entendido como um processo de engajamento de atores que participam da ao educativa. A escola Padre Constantino de Monte est

1 de 21

06/09/2013 14:04

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

localizada na rua Waltrudes Ferreira Muzzi, S/N - Centro, no Municpio de Maracaju.

2 - Apresentao do PPP
O presente documento tem como objetivo primordial garantir um processo de construo da cidadania autnoma e participativa ligada apropriao dos meios e linguagens da comunicao. um instrumento terico-metodolgico, que possibilita aes de enfrentamentos dos desafios do cotidiano da escola de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgnica e cientfica, seguindo a tendncia crtico social. Este estabelecimento de ensino visa atender a uma clientela que, independente da camada social a que pertence, dever estabelecer novas relaes com a cultura e elaborando novas formas de adquirir informaes, de construir conhecimento, conceitos e valores. preciso ainda que ns, como atores sociais percebamos que a escola no detm a hegemonia como fonte de transmisso de saber, reconhecendo que meios de comunicao e as transformaes tecnolgicas tambm atuam como mediadores entre o sujeito e a construo da sua identidade. Isso significa desenvolver um trabalho no qual a tnica seja centrada no aprender a aprender, saber pensar, informar-se e refazer todo dia a informao, questionar, selecionar contedos pertinentes e escutar os alunos em suas mltiplas possibilidades. Nesta perspectiva, fundamental relacionarmos escola e tecnologia, objetivando a construo de uma sociedade em que todos tenham acesso aos meios de produo de discurso estabelecendo dilogo em igualdade de condies e capacidade para tomar decises que levem mudanas futuras na sociedade.

3 - Misso
Nossa instituio de ensino tem por misso assegurar uma educao de qualidade, garantindo o acesso e a permanncia dos alunos na escola, formando cidados criativos, participativos e capazes de transformar a sociedade em que vive.

4 - Viso
Pretendemos nos tornar uma escola de referncia no municpio pela excelncia de nosso desempenho num ambiente participativo, criativo, de igualdade e respeito pelo indivduo.

5 - Valores
1- IGUALDADE- Oferecemos oportunidades iguais a todos nossos parceiros. 2- RESPEITO PELO INDIVDUO- Respeitamos as individualidades de cada um de acordo com suas atividades dentro da escola. 3- CRIATIVIDADE- Incentivamos a criatividade e a iniciativa de cada um.

6 - Diagnstico 6.1 - Situao socioeconmica e educacional da comunidade


SITUAO SOCIOECONMICA E EDUCACIONAL DA COMUNIDADE

A Educao no Brasil vem passando por uma fase de reestruturao gigantesca desde a publicao da LDB 9394/96. O Governo Federal disponibiliza investimento para a Educao Bsica e a Educao Profissional Tcnica contribuindo assim com o desenvolvimento do pas. Contudo, ainda encontramos um grande nmero de analfabetos funcionais e um nmero significativo de jovens e adolescentes que esto fora da escola ou apresentam distoro idade/srie.
O desenvolvimento do ecoturismo e a instaurao de usinas sucroalcooleiras juntamente com a agropecuria vem contribuindo com a reestruturao econmica do Estado de Mato Grosso do Sul. Maracaju est localizada na regio sudoeste do Estado possuindo uma rea de 5.298,840 Km contando com uma populao de 38.264 pessoas. Nosso municpio possui uma conjuntura econmica e social e de infra-estrutura que atende a maioria dos segmentos setoriais:

2 de 21

06/09/2013 14:04

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

maior produtor de soja e aveia do estado; 2 maior produtor de cana-de-acar e milho; 4 maior produtor de ovos de galinha; 5 maior produtor nacional de milho safrinha; 5 lugar na movimentao econmica estadual; 7 produtor de rebanho suno; 9 produtor de feijo; 12 lugar na populao; Maracaju possui trs usinas de cana-de-acar com capacidade de processar 950 mil toneladas de cana, 55 mil toneladas de acar e 25 milhes de litros de lcool, essa unidade sucroalcooleira tem posio privilegiada em relao aos pases do Mercosul.

A Escola Estadual Padre Constantino de Monte projeta um futuro otimista, entendido como um processo de engajamento de atores que participam da ao educativa. Atualmente tem 22 turmas de ensino regular, representando aproximadamente 648 alunos oriundos de vrios bairros e de reas rurais. Um total de 10 turmas do Ensino Fundamental, 12 do Ensino Mdio e 09 turmas da EJA com 394, representando um total de 867 alunos. Cerca de 95% do corpo docente so habilitados nas disciplinas que lecionam .

6.2 - Histrico da escola


A escola foi criada pela Lei n. 1.246, de 24 de agosto de 1959 com a denominao de Ginsio Estadual de Maracaju; a Escola Padre Constantino de Monte foi fundada em 27 de agosto de 1959 pelo ento governador Dr. Joo Ponce de Arruda e autorizado o seu funcionamento precrio em fevereiro de 1961 recebendo a denominao de Ginsio Estadual de Maracaju, e em 13 de maio de 1970 foi autorizado o funcionamento da Escola Normal pelo decreto n1.582. J ento no governo do Dr. Fernando Corra da Costa nossa escola obteve toda ajuda necessria inclusive as verbas para a construo da sede definitiva, pois antes da construo funcionava na casa Paroquial gentilmente cedida pelo vigrio Padre Constantino de Monte, esta funcionava apenas com duas salas de aula, diretoria e secretaria, dependncias sanitrias, tudo muito improvisado. Com a construo do novo prdio o Senhor Governador do Estado convidou para o cargo de diretor o competente educador Padre Constantino de Monte e como vice - diretora a senhora Olga Martins da Silva. Em 29 de maro de 1970 no governo de Jos Garcia Neto, integra ao Ginsio Estadual de Maracaju a Escola Normal que fora cognominada: Escola Estadual de 1 e 2 Graus Padre Constantino de Monte. Neste mesmo ano, em outubro, j no governo de Pedro Pedrossian, cria novos cargos para a escola assumindo assim todos os gastos.

ASPECTOS LEGAIS

Esta Proposta Pedaggica tem seu embasamento legal pautado na Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional n 9.394/2006. Deliberao CEE/MS n 9191/2009 Estabelece normas para a educao Bsica, no Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Deliberao CEE/MS no 9345/2010 Altera dispositivos da Deliberao CEE/MS no 9191/2009. Deliberao CEE/MS no 9090/2009 Estabelece normas para os cursos de Educao de Jovens e Adultos e Exame Supletivo no Sistema Estadual de Ensino do Mato Grosso do Sul. Resoluo SED no2541 de 13/04/2012 Dispe sobre a organizao curricular e regime escolar do Ensino Fundamental e do Ensino Mdio das unidades escolares da rede Estadual de Ensino do Mato Grosso do Sul e d outras providencias. Deliberao CEE/MS no 7828/2005 Dispe sobre a Educao Escolar de alunos com necessidades especiais no Sistema Estadual de Ensino do Mato Grosso do Sul. Resoluo SED/MS no2498 de 13/12/2011 Aprova o PPP dos Cursos de Educao de Jovens e Adultos, nas etapas do Ensino Fundamental e do Ensino Mdio EJA II-MS da Secretaria do Estado de Educao do Mato Grosso do Sul. Resoluo SED/MS no2500 de 14/12/2011 Autoriza o funcionamento dos Cursos de Educao de Jovens e Adultos, nas etapas do Ensino Fundamental e do Ensino Mdio EJA II-MS, em unidades escolares da Rede Estadual de Ensino do Estado de Mato Grosso do Sul. Resoluo SED/MS no 2216 de 23/12/2008 Dispe sobre o credenciamento das unidades da Rede Estadual de Ensino do Mato Grosso do Sul e sobre a autorizao de funcionamento do Ensino Fundamental e do Ensino Mdio e d outras providncias.

3 de 21

06/09/2013 14:04

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

6.3 - Situao fsica da escola


Para o bom atendimento comunidade escolar a escola tem em sua estrutura fsica alguns espaos para uso exclusivo dos educandos, assim distribuda: Sala para professores, servios administrativos, pedaggicos e de apoio; Salas de aula, para as atividades educacionais, adequadas para o nmero de educandos a serem atendidos em consonncia com esta Proposta Pedaggica, exigida a dimenso mnima de 1,50m para a educao infantil e 1,30 m para o Ensino Fundamental e o Ensino Mdio; Banheiros com sanitrios separados por sexo e especficos faixa etria a ser atendida; rea destinada secretaria com espao suficiente para abrigar adequadamente o mobilirio, os equipamentos e o pessoal responsvel; rea descoberta para a prtica de educao fsica e recreao; Bebedouros com filtros dispostos prximos s salas de aula e aos ambientes de recreao; Mobilirios adequados s faixas etrias atendidas; Instalaes e equipamentos que atendam as exigncias de nutrio e sade; Acervo bibliogrfico, recursos audiovisuais e equipamentos tecnolgicos atualizados e compatveis com esta Proposta Pedaggica e com as etapas de ensino oferecido. Os ambientes destinados aos vrios servios da instituio apresentam condies de localizao, acessibilidade (com exceo da sala de tecnologia, sala de multimdias e E-TEC Brasil), salubridade, saneamento, higiene, conforto, segurana e so dotados de iluminao e ventilao natural complementadas por meios artificiais. A escola possui 15 salas de aula, no perodo matutino todas so utilizadas. No perodo vespertino so utilizadas 07 salas e 01 sala de recursos que funciona nos dois perodos, no perodo noturno so utilizadas 11 salas. O espao fsico da escola fica assim organizado: 1 sala de tecnologia educacional; 1 espao para arquivo passivo da escola; 1 depsito para materiais de limpeza e expedientes; 1 depsito para uso das servidoras agentes de limpeza; 1 depsito para merendas; 1 sala para as aulas de recursos no perodo matutino e vespertino; 1 espao para a cantina; 2 sanitrios masculinos, sendo um adaptado; 2 sanitrios femininos, sendo um adaptado; 1 sala de multimdias (TV, vdeo, DVD, data show); 1 sala do PROINESP; 1 sala para a secretaria; 1 sala para coordenao pedaggica; 1 sala para direo; 1 sala para professores; 1 Sala do E-TEC- Brasil 1 sanitrio masculino (bloco administrativo); 1 sanitrio feminino (bloco administrativo); 1 cozinha; 1 espao coberto com palco para eventos; corredores e saguo ligando os blocos; 1 espao cimentado utilizado como a quadra de esportes; 1 quadra poliesportiva coberta; reas descobertas ao redor da escola; estacionamento para automveis (direo, coordenao, professores e demais funcionrios).

ASPECTOS SOCIAL, CULTURAL E FSICO

A escola desempenha o papel de preparar os alunos no aspecto moral e intelectual para assumir sua posio na sociedade. O conhecimento o mesmo para todos. O compromisso que pretendemos garantir propiciar aos alunos oriundos de diferentes camadas da populao do nosso municpio urbana e rural, um ensino pblico de qualidade atravs de uma prtica educativa que contribua para a elevao cultural e cientfica de nossos alunos e, ao mesmo tempo, responda s necessidades e aspiraes imediatas, e sua insero em um projeto coletivo lutando pela mudana de nossa sociedade.

4 de 21

06/09/2013 14:04

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

O movimento de Incluso pressupe uma reflexo sobre a educao para todos, tendo em vista que uma escola deve atender de forma plena suas demandas socioculturais, provocando mudanas no seu espao e na formao docente, sendo necessrio garantir a satisfao das necessidades bsicas de aprendizagem de todos, conforme preconiza a Declarao Mundial sobre Educao para todos. Quando falamos de todos, inclumos as pessoas que compem as minorias tnicas, lingusticas, religiosas, desadaptados sociais e deficientes.

6.4 - Corpo docente / pedaggico / tcnico / administrativo


A Unidade Escolar constituda por: I - Direo escolar; (diretora, diretora adjunta) a) Secretaria; (secretria) b) Apoio tcnico operacional; (trs assistentes de atividades educacionais e dois agentes de atividades educacionais). II - Coordenao pedaggica; (dois coordenadores pedaggicos) III - Coordenador de rea de Lngua Portuguesa e Matemtica; (uma coordenadora de Lngua Portuguesa e uma de Matemtica). IV - Professor gerenciador da sala de tecnologia e recursos miditicos; (um) V - Corpo docente; (sessenta professores) VI - Corpo discente. (oitocentos e sessenta e sete alunos) VII - Agente de limpeza; (seis) VIII - Agente de inspeo de alunos; (trs) IX - Agente de manuteno; (um) X - Assistente de coordenao; (duas professoras readaptadas) XI - Auxiliar de disciplina; (uma) XII - Agente de recepo e portaria; (dois) XIII - Agente de Merenda; (trs) XIV - Auxiliar de cozinha; (uma) XV - Tcnica do NUESP; (uma)

6.5 - Recursos materiais e tecnolgicos disponveis e sua adequao, mveis, equipamentos e material didtico.
Atualmente, a escola tem a disposio uma srie de recursos tecnolgicos como: computadores com acesso internet banda larga, televiso, videocassete, aparelho de DVD, aparelhos de som portteis, cmeras fotogrficas digitais, retroprojetor, caixa acstica, computadores multimdias, microfone, como tambm outros recursos pedaggicos que o professor tem disponibilidade para deles fazer uso. No entanto, igualmente importante fazer um bom uso de recursos didticos como quadro de giz, ilustraes, mapas, globo terrestre, interplanetrio, discos, livros, dicionrios, jornais, revistas, gibis, folhetos de propaganda, cartazes, jogos, brinquedos, entre outros.

6.6 - Existncia de sala de recursos multifuncional.


Nossa escola conta com uma Sala de Recursos Multifuncional (SRM), na qual se realiza o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Esta sala provida de mobilirios, materiais didticos, recursos pedaggicos e de acessibilidade, equipamentos especficos e de professores com formao para realizar o AEE. A SRM um espao fsico localizado em escolas pblicas de educao bsica, especfica para o atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais em turno contrrio ao que frequentam a escola comum. Sendo um espao da escola, de responsabilidade do diretor e da comunidade escolar a conservao, a organizao e a administrao da mesma. O Professor da Sala de Recursos Multifuncional tem como atribuies: identificar, elaborar, produzir, organizar servios, recursos pedaggicos de acessibilidade e estratgias, considerando as necessidades especficas dos alunos de forma a construir um plano de atuao para elimin-las. Produzir materiais tais como: transcrio de textos, adequao de materiais didtico-pedaggicos, ampliao de textos, gravaes de textos, entre outros. Os professores dessas salas atuam de forma colaborativa com o professor da classe comum para a definio de estratgias pedaggicas que favoream o acesso ao aluno com deficincia ao currculo e a sua interao no grupo, entre outras aes para promover a incluso desse aluno. A Sala de Recursos Multifuncional da nossa escola de acordo com o Ministrio da Educao por meio da Secretaria de Educao Especial, institudo pela Portaria n. 13 de 24 de abril de 2007, classificada como Sala de Recursos Multifuncional do tipo 1, sendo um espao organizado preferencialmente em escolas comuns das redes de ensino. Podendo atender s escolas prximas no Atendimento Educacional Especializado. Alunos atendidos: alunos com impedimentos de longo prazo de natureza fsica, intelectual ou sensorial que podem ter obstruda/dificultada sua participao plena e efetiva na sociedade diante de barreiras que esta lhes impem ao interagirem em igualdade de condies com as demais pessoas (ONU, 2006); alunos com transtornos globais do desenvolvimento,

5 de 21

06/09/2013 14:04

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

aqueles que apresentam um quadro de alteraes no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relaes sociais, na comunicao ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definio alunos com autismo clssico, sndrome de Asperger, sndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infncia (psicose infantil) e transtornos invasivos sem outra especificao (MEC/SEESP, 2008); alunos com altas habilidades/superdotao, estes alunos devem ter a oportunidade de participar de atividades de enriquecimento curricular desenvolvidas no mbito de suas escolas em interface com as instituies de ensino superior, institutos voltados ao desenvolvimento e promoo da pesquisa, das artes, dos esportes, entre outros. Com base no Decreto n 6.571, de 17 de setembro de 2008, que dispe sobre o Atendimento Educacional Especializado, no Art.1 fica explcito que, a Unio prestar apoio tcnico e financeiro aos sistemas pblicos de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, na forma deste Decreto com a finalidade de ampliar a oferta do atendimento educacional especializado aos alunos com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotao, matriculados na rede pblica de ensino regular. Em seu 1 Considera-se atendimento Educacional Especializado o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedaggicos organizados institucionalmente, prestado de forma complementar ou suplementar formao dos alunos no ensino regular; complementado pelo Art. 9 no qual, admitir-se-, a partir de 1 de janeiro de 2010, para efeito da distribuio dos recursos do FUNDEB, o cmputo das matrculas dos alunos da educao regular da rede pblica que receberem atendimento educacional especializado, sem prejuzo do cmputo dessas matrculas na educao bsica regular. reas de Atendimento: 1 rea: Comunicao e Cdigos, Lngua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Portugus para surdos, Sistema Braille/Soroban, Linguagem oral e Leitura/Escrita; 2 rea: Funes Mentais Superiores (FMS) altas habilidades; 3 rea: Enriquecimento Curricular; 4 rea: Tecnologias Assistivas Comunicao aumentativa e alternativa, Acessibilidade ao computador (ou Informtica acessvel), Orientao e mobilidade, Adequao postural, rteses e prteses, Atividades de vida diria, entre outras; 5 rea: Arte, Artes cnicas, Artes plsticas, Msica, Dana, Literatura (poesia e prosa) e outros.

7 - Organizao da escola 7.1 - Gesto escolar


GESTO ESCOLAR

A gesto escolar o processo que rege o funcionamento da Unidade Escolar, compreendendo tomada de deciso conjunta no planejamento, na execuo, no acompanhamento e na avaliao das questes administrativas e pedaggicas. A comunidade escolar o conjunto constitudo pelos profissionais da educao, funcionrios, alunos, pais ou responsveis que protagonizam a ao educativa da unidade escolar.

DIREO ESCOLAR

direo escolar cabe a gesto dos servios escolares, a fim de garantir o alcance dos objetivos educacionais da unidade escolar, definidos nas Polticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educao, e tem por finalidade exercer a coordenao geral das atividades pedaggicas, administrativas e financeiras. A direo composta por diretora e diretora-adjunta, eleitas pela comunidade escolar e designadas por ato prprio da Secretria de Estado de Educao. A direo escolar exercida por profissionais do quadro permanente, sendo obrigatria a formao em nvel superior na rea educacional. A direo escolar atuar em harmonia com a coordenao pedaggica. Em seus afastamentos legais, a diretora ser substituda pela diretora-adjunta e, na ausncia dessa, por um profissional do quadro permanente, com formao em nvel superior na rea educacional, designado pelo rgo competente. Em seus afastamentos simultneos e eventuais, ser designado um profissional do quadro permanente, o qual dever ter formao em nvel superior na rea educacional e ser indicado pelo Colegiado Escolar por meio de portaria.

COLEGIADO ESCOLAR

O Colegiado Escolar uma instncia de carter deliberativo, executivo, consultivo e avaliativo, nos assuntos referentes gesto pedaggica, administrativa e financeira da unidade escolar respeitada as normas legais vigentes. As funes deliberativas e executivas referem-se tomada de decises quanto ao direcionamento das aes pedaggicas, administrativas e dos recursos pblicos. As funes consultivas referem-se emisso de pareceres para dirimir dvidas e resolver situaes no mbito de sua competncia. As funes avaliativas referem-se ao acompanhamento sistemtico das aes desenvolvidas pela unidade escolar,

6 de 21

06/09/2013 14:04

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

objetivando a identificao de problemas, propondo alternativas para a melhoria de seu desempenho. Integram o Colegiado Escolar:

Diretora e diretora-adjunta, na qualidade de membros natos como secretrios-executivos;


Profissionais da educao, com 50% (cinquenta por cento) das vagas; Educandos e pais ou responsveis, com os outros 50% (cinquenta por cento) das vagas. O Colegiado Escolar tem regimento prprio.

GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS E FINANCEIROS

A diretora e a diretora-adjunta respondero pelos bens e recursos financeiros recebidos da Secretaria de Estado de Educao, das eventuais doaes e dos demais recursos destinados unidade escolar. A diretora e a diretora-adjunta submetero apreciao da Associao de Pais e Mestres e do Colegiado Escolar o balancete mensal dos recursos da unidade escolar, sem prejuzo de outras obrigaes legais.

ATENDIMENTO DE DEMANDA

A Escola Estadual Padre Constantino de Monte beneficia cerca de 867 alunos. O atendimento distribudo em trs turnos: matutino, vespertino e noturno. O ensino organizado em anos, sendo o Ensino Fundamental do 6 ao 9 ano, Ensino Mdio do 1 ao 3 ano e Educao de Jovens e Adultos (EJA) na etapa do Ensino Fundamental e Ensino Mdio noturno, com observncia das normas baixadas pelo Conselho Estadual e Nacional de Educao e Secretaria de Estado de Educao. A Escola projeta um futuro otimista, entendido como um processo de engajamento de atores que participam da ao educativa. Atualmente a escola possui 31 turmas, sendo 10 Ensino Fundamental anos finais, 12 do Ensino Mdio, 03 turmas da EJA Ensino Fundamental II e 06 turmas da EJA do Ensino Mdio, constituindo um total de 867 alunos frequentes no segundo bimestre de 2012. A escola oferece tambm o Curso Tcnico em Servios Pblicos Eixo Tecnolgico: Gesto e Negcios Educao Profissional Tcnica do nvel mdio na modalidade educao distncia e tambm o CIES (Curso Estadual Preparatrio para o Ingresso na Educao Superior), est em fase de implantao o Projeto Jovem de Futuro, para os alunos do Ensino Mdio, com o incio previsto para 2013. Cerca de 95% do corpo docente so habilitados nas disciplinas que lecionam.

BIBLIOTECA

A biblioteca constitui-se em espao de apoio pedaggico com a seguinte finalidade:

Subsidiar a comunidade na execuo de trabalhos escolares;


Servir de fonte de estudos e pesquisas; Desenvolver projetos de leitura; Propiciar leituras de auto- aperfeioamento ou lazer. A biblioteca est a cargo de uma professora readaptada com formao superior, designada pela diretora da unidade escolar. A biblioteca ter regulamento prprio, em que devem estar definidos sua organizao, funcionamento e atribuies do seu responsvel. O regulamento da biblioteca ser elaborado pelo seu responsvel, sob a orientao do coordenador pedaggico e aprovado pela direo colegiada da unidade escolar.

SECRETARIA

A Secretaria o rgo responsvel pelo arquivo e pela escriturao dos fatos relativos vida escolar dos alunos, vida funcional do corpo docente e tcnico-administrativo, pela expedio de documentos, pela correspondncia oficial, dando suporte ao funcionamento de todos os setores da unidade escolar. A funo de secretrio exercida por uma profissional com formao em nvel superior, indicada pela diretora e designada por meio de ato da Secretria de Estado de Educao. Compete secretria da unidade escolar orientar e executar os registros pertinentes vida escolar dos alunos, acompanhar a vida funcional dos servidores e arquivar os documentos e correspondncias da escola. Durante seu afastamento legal, a secretria ser substituda por um funcionrio, indicado pela diretora e designado por ato da Secretria de Estado de Educao. Durante seus afastamentos eventuais, a secretria ser substituda por um funcionrio, designado pela diretor por meio de Portaria.

7 de 21

06/09/2013 14:04

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

SISTEMA DE COLETA DE DADOS E REGISTRO

A escriturao e o arquivamento de documentos escolares tm como finalidade assegurar, em qualquer tempo, a verificao:

da identidade de cada educando;


da regularidade de seus estudos; da autenticidade de sua vida escolar. Os atos escolares so registrados em livros e formulrios padronizados, observando-se, no que couber, os regulamentos e as disposies legais aplicveis. A unidade escolar possui instrumentos de registros e escriturao referentes documentao escolar, aos assentamentos individuais dos educandos, de professores e de funcionrios, incinerao e a outras ocorrncias que requeiram registros. A organizao da vida escolar faz-se por meio de um conjunto de normas que visam garantir o registro do acesso, da permanncia, da progresso nos estudos e a regularidade da vida escolar do educando, abrangendo:

requerimento de matrcula;
dirio de classe; fichas descritivas, quando for o caso; histrico escolar e transferncia; portarias; atas descritivas; atas de resultados finais. A incinerao consiste no ato de queimar os documentos que, aps cinco anos, no precisem mais permanecer em arquivo, desde que as atas de resultados finais, estejam conferidas e recolhidas as segundas vias junto ao rgo competente. Podem ser incinerados os seguintes documentos:

dirios de classe;
provas especiais e relativas classificao, acelerao de estudos e ao avano escolar; atestados mdicos. O ato de incinerao ser lavrado em ata assinada pela diretora, pela secretria e demais funcionrios presentes. diretora e secretria cabe responsabilizar-se por toda a escriturao, expedio e autenticao de documentos escolares, pela aposio de seus carimbos e de suas assinaturas. Todos os funcionrios so responsveis, na respectiva rbita de competncia, pela guarda e inviolabilidade dos arquivos, documentos e escriturao escolar.

LIVRO DIDTICO

Para que a escola seja beneficiria do PNLD necessrio estar registrado no Censo Escolar realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira (INEP), de acordo com a Resoluo n 42 de 28 de agosto de 2012. O processo de avaliao, escolha e aquisio de livros didticos ocorre de forma peridica de modo a garantir ciclos regulares trienais alternados, intercalando o atendimento aos distintos segmentos, conforme calendrio definido pela resoluo do PNLD. A escola desenvolve aes de conscientizao de pais e alunos, quanto a necessidade e importncia da conservao e da devoluo do livro didtico ao final de cada ano letivo, atravs de uma ficha de controle onde consta a entrega e o recolhimento dos livros assinados pelos alunos ou pais ou responsvel legal. Todo e qualquer livro referente ao PNLD, no utilizado pela escola, comunicado SED para que haja o remanejamento desse material para atender outras unidades que necessitem de complementao. No caso da necessidade de obras adicionais, a escola informa a SED registrando os dados em sistema especfico, preenchendo formulrio de solicitao de livros, com a devida justificativa para atendimento junto a outras unidades ou redes, ou pela reserva tcnica. Os livros sero todos consumveis e entregues para a utilizao dos alunos e educadores beneficirios, que possam ter sua guarda definitiva, sem necessidade de devoluo ao final do trinio.

7.2 - Organizao do tempo e espao


A Escola oferece o Ensino Fundamental com durao de 09 (nove) anos, com regime escolar organizado em anos, estendendo-se do 6 ao 9 ano, compreendendo a faixa etria de 10 a 14 anos de idade.

8 de 21

06/09/2013 14:04

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

No Ensino Fundamental propomos receber educandos no 6 ano com 10 (dez) anos, conforme previsto em legislao vigente. Esta escola oferece a etapa do Ensino Mdio organizado com base em metodologia especfica, com durao de 03 (trs) anos, com regime escolar organizado em anos, estendendo-se do 1 ao 3 ano. Educao de Jovens e Adultos oferecida no perodo noturno como projeto experimental, para o ensino fundamental e mdio organizada por fase. O funcionamento e organizao da Educao Bsica nas etapas do Ensino Fundamental anos finais, do Ensino Mdio e EJA seguiro os seguintes parmetros: Ensino Fundamental: com durao de 04 (quatro) anos, tem seu regime escolar organizado em anos, compreendendo do 6 ao 9 ano, com carga horria mnima de 800 (oitocentas) horas, distribudas por um mnimo de 200 (duzentos) dias letivos de efetivo trabalho escolar, excluindo o tempo reservado ao exame final, conforme estabelecido nesta Proposta Pedaggica e normas educacionais vigentes. Ensino Mdio: com durao de 03 (trs) anos tem seu regime escolar organizado em anos, que compreende do 1 ao 3 ano, com carga horria mnima de 800 (oitocentas) horas, distribudas por um mnimo de 200 (duzentos) dias letivos de efetivo trabalho escolar, excluindo o tempo reservado ao exame final, conforme estabelecido nesta Proposta Pedaggica e normas educacionais vigentes. Da Educao de Jovens e Adultos: Educao de Jovens e Adultos oferecida no perodo noturno como projeto experimental, para o Ensino Fundamental com 192 (cento e noventa e dois) dias letivos e Ensino Mdio com 192 (cento e noventa e dois) dias letivos organizado por fase. O horrio de funcionamento da escola ser nos perodos matutino, vespertino e noturno, com entrada e sada, assim distribudo: Matutino:

6 ao 9 ano do Ensino Fundamental: 07:00 s 11:25 horas;


1 ao 3 ano do Ensino Mdio: 07:00 s 11:25 horas;

Vespertino:

6 ao 9 ano do Ensino Fundamental: 13:00 s 17:25 horas;


1 ao 3 ano do Ensino Mdio: 13:00 s 17:25 horas;

Noturno:

3 e 4 Fase da EJA Ensino Fundamental: 18:50 s 23:10 horas;


1 e 2 Fase da EJA Ensino Mdio: 18:50 s 23:10 horas O tempo de intervalo da Educao Bsica durao: Ensino Fundamental:15 minutos; Ensino Mdio: 15 minutos; EJA: 10 minutos. A durao da carga horria diria das etapas Educao Bsica assim distribuda: tem a seguinte

Anos finais do Ensino Fundamental - 6 ao 9 ano - 5 (cinco) horas/aulas de 50 (cinquenta) minutos cada;
Ensino Mdio - 1 ao 3 ano - 5 (cinco) horas/aulas dirias de 50 (cinquenta) minutos cada; EJA - 5 (cinco) horas/aulas de 50 (cinquenta) minutos cada.

COMPOSIO DO CALENDRIO ESCOLAR

O calendrio escolar um instrumento que expressa a ordenao temporal das atividades, anualmente previstas pela unidade escolar, de acordo com as normas legais vigentes. No calendrio escolar devero estar especificados:

o perodo inicial de matrculas;


o incio das atividades docentes; a previso de dias letivos; o incio e o trmino de bimestre; o incio e o trmino do ano letivo; o perodo de aulas e o de frias escolares dos corpos docente e discente;

9 de 21

06/09/2013 14:04

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

os feriados; as comemoraes cvicas, culturais, desportivas e culminncia de projetos; as datas de entrega de notas na Secretaria; as reunies da Associao de Pais e Mestres, Colegiado Escolar e dos Conselhos de Classe; o recesso escolar; o exame final. O calendrio escolar, elaborado com a participao de todos os segmentos que compem a unidade escolar, aprovado pelo Colegiado Escolar e apreciado pelo supervisor de gesto escolar. As etapas da Educao Bsica oferecida por esta escola tero agrupamentos de educandos assim distribudos, obedecendo aos seguintes critrios: Ensino Fundamental

anos finais 6 ao 9 ano mximo de 35 (trinta e cinco) educandos por turma.


Ensino Mdio

1 ao 3 ano - at 45 educandos por turma;


EJA

Ensino Fundamental: at 45 educandos por turma;


Ensino Mdio - at 45 educandos por turma. Para definio do nmero mximo de educando deve ser observada a capacidade fsica da sala, respeitando a dimenso de 1,50 m por educando, para a Educao Infantil, e 1,30m por educando, para o Ensino Fundamental e o Ensino Mdio. Sero garantidos para as etapas da Educao Bsica que tiverem educandos matriculados que apresentem necessidades educacionais especiais, desde que detentores de parecer tcnico da equipe responsvel pela Educao Especial, o quantitativo mximo por turma deve ser conforme abaixo: Ensino Fundamental II:

6 ao 9 ano at 25 (vinte e cinco) educandos por turma.


Ensino Mdio:

1 ao 3 ano - at 25 (vinte e cinco) educandos por turma.


EJA - at 25 (vinte e cinco) educandos por turma. Nas turmas onde houver educandos que apresentem necessidades educativas especiais matriculados ser permitido o nmero mximo de 03 (trs) educandos, desde que com a mesma necessidade educativa especial. O mesmo critrio ser aplicado quando se tratar de casos de condutas tpicas e altas habilidades.

8 - Relaes entre a escola e a comunidade


Acreditamos que existe uma interdependncia entre famlia e escola, embora sejam autnomas e funcionando de maneira prpria, uma conta com a outra. Defendemos que a atuao em conjunto o caminho para enfrentarmos problemas e encontrarmos solues na escola e na famlia. Os pais tm um papel fundamental na educao escolar de seus filhos, por isso devem: Ajudar a motivar e estimular os filhos a estudarem, somando esforos aos profissionais da escola; Atender aos chamados e orientaes da escola; Procurar a escola e apresentar suas crticas, sugestes, dvidas e elogios; Participar de reunies, encontros, eventos e atividades escolares. Nesse sentido partilhamos a gesto com a comunidade, buscando solues prprias mais adequadas s necessidades e aspiraes da comunidade escolar.

COLABORAO DA FAMLIA COM O HBITO DE ESTUDO

10 de 21

06/09/2013 14:04

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

importante e necessrio que os pais mantenham dilogo constante com a Coordenao Pedaggica, conhecendo melhor a forma de organizao da escola, a estruturao pedaggica e o trabalho desenvolvido em cada ano. Quanto mais conhecimento os pais tiverem sobre a escola, mais certezas tero sobre a opo que fizeram por ela. Como participar para conhecer melhor a escola? A escola incentiva a participao nas reunies pedaggicas, comemoraes, eventos realizados pela escola, reunio individual e com a famlia e opinar na avaliao institucional. A seguir apresentaremos algumas orientaes elementares para fomentar hbitos de estudos; os pais devero: Definir com os filhos(as) um horrio para realizar as tarefas escolares que devem ser dirias e em etapas de pelo menos meia hora; Ensinar aos filhos(as) que, ao concluir as tarefas, devem consultar o horrio de aula para arrumar e separar os materiais que sero utilizados para a aula do dia seguinte. Jamais faa isso por ele; Estabelecer um lugar especfico para ser utilizado todo o dia, longe de rudos, bem arejado e iluminado; Habituar os filhos(as) a se alimentarem antes de iniciar as tarefas. Comer enquanto estuda pode prejudicar a concentrao; Incentivar aos filhos(as) a ter um horrio para realizar seus compromissos escolares que devem ser dirios, resolvendo as tarefas mnimas e complementares. Lazer, brincar e ler so essenciais para o bem estar e desenvolvimento da inteligncia dos filhos(as). Lembre-se: aula dada, aula estudada. No deixar os filhos(as) dormirem sem rever a aula do dia; Observar se os filhos(as) realizaram todas as atividades propostas ou se apresentaram dificuldades deixando-as incompletas ou mesmo sem resolver. Neste caso, mandar um bilhete ao professor(a) ou conversar com o mesmo(a). Orientar os filhos(as) para que deixem sempre em ordem e no mesmo local os materiais escolares e tambm os materiais que so utilizados para pesquisas; Verificar diariamente os cadernos, para acompanhar as atividades escolares dos filhos(as), e no esquecer os materiais que sero utilizados nas atividades programadas.

So fatores determinantes de sucesso educacional dos educandos: Equilbrio emocional; Disposio fsica; Aprendizado terico; Assiduidade; Pontualidade; Participao; Estudo em casa.

A contribuio dos pais ou responsveis legais no trabalho escolar dos educandos se dar das seguintes maneiras: A superproteo dos pais aos filhos(as) no auxilia no crescimento social e na maturidade emocional deles(as); Caso os filhos(as) recebam alguma forma de sanso, os pais devero procurar investigar o caso verificando o qu e como aconteceu junto escola; importante que desde muito cedo, possamos passar aos filhos(as) o senso de organizao, respeito, amizade, responsabilidade e solidariedade, pois sero eles os responsveis pela continuidade da vida; Elogiar e mostrar os pontos positivos da escola faz parte do contexto de valorizao do professor e profissionais envolvidos na formao educacional dos educandos; Estimular os filhos(as) nas atividades escolares sem tirar-lhes o privilgio de faz-las; Ler atentamente as circulares, bilhetes e publicaes da escola, para se informar e tomar as providncias necessrias; O atraso s aulas prejudicial ao estudante e turma, pois compromete o bom andamento da aula; O Calendrio Escolar o cronograma de trabalho efetivo da escola, os pais no devero marcar viagens ou outras atividades no perodo letivo, evitando prejudicar a frequncia e o desempenho dos filhos(as) durante o ano letivo; Participar da elaborao da Proposta Pedaggica sugerindo melhorias, pois a contribuio dos pais Fundamental para o fortalecimento das aes da escola e do crescimento intelectual e sucesso escolar do educando; Procurar a Direo do estabelecimento de ensino ou a Coordenao Pedaggica quando estiverem com dvidas a respeito do desenvolvimento escolar dos filhos(as) ou quando quiserem sugerir ou propor algo novo; Respeitar as regras e normas da escola fomentando a responsabilidade nos filhos(as) para o atendimento das mesmas. Isso s ir acrescer formao do seu carter.

9 - Concepes tericas

11 de 21

06/09/2013 14:04

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

EDUCAO

EDUCAR PARA A VIDA Segue a tendncia crtico social que segundo Libneo, prioriza os contedos no seu confronto com as realidades sociais. A escola deve preparar o aluno para o mundo adulto e suas contradies, fornecendo-lhe condies para uma participao organizada e ativa na democratizao da sociedade; com o objetivo de expandir e melhorar a qualidade do nosso sistema educacional e fazer frente aos desafios postos por um mundo em constante mudana. A mesma desempenha o papel de preparar os alunos no aspecto moral e intelectual para assumir sua posio na sociedade. As novas tecnologias e as mudanas na produo de bens, servios e conhecimentos exigem que a escola possibilite aos alunos integrarem-se ao mundo contemporneo nas dimenses fundamentais da cidadania e do trabalho. O conhecimento o mesmo para todos, para os alunos que encontram dificuldades feito um trabalho com metodologias diferenciadas para superao e assegurar seu lugar na sociedade. ESCOLA

A gesto da escola democrtica, porque constituda de um colegiado que compem todos os segmentos da escola por representatividade. Contar com a participao coletiva no ser auto-suficiente, porque a escola precisa transcender a estrutura interna e dialogar com os setores da sociedade em relao a vrios problemas. CURRCULO

Nem todo o currculo pode ser desenvolvido pela escola. Mas o que for absorvido vale para preparar e humanizar os cidados. O currculo que est sendo executado precisa ser discutido, para isso, faz-se necessrio preparar teoricamente, com contedos diferenciados que possibilitem aulas inovadoras que motivem o aluno a lidar com as situaes problemas que se apresentem na rotina escolar e fora dela. Esta fundamentao ter como objetivo orientar os professores em pesquisas e produes para que possuam as habilidades perseguidas pela escola e exigidas pela sociedade contempornea e para que, finalmente, entendam que o currculo no centrado nas disciplinas, mas na forma de desenvolv-las e avali-las. ENSINO E APRENDIZAGEM

O ensino-aprendizagem caracteriza-se pelo desenvolvimento e transformao progressiva das capacidades intelectuais dos alunos em direo ao domnio dos conhecimentos e habilidades, e sua aplicao. O processo visa alcanar determinado resultado em termos de habilidades e competncias. Para tanto, a escola atravs do PCNs, Orientaes Curriculares/MEC/07, Orientao Curricular para a Educao Bsica do Mato Grosso do Sul/08 (ensino fundamental e mdio) e dos recursos pedaggicos, contribui com o aperfeioamento da prtica pedaggica e, por conseguinte a busca da melhoria da qualidade da educao, principal funo social da escola. AVALIAO DE APRENDIZAGEM

A avaliao uma reflexo sobre o nvel de qualidade do trabalho do professor e do aluno. Ela um processo diagnstico constante e permanente que deve acompanhar passo a passo a sucesso do ensino-aprendizagem, a fim de constatar progressos, dificuldades, e reorientar o trabalho para correes necessrias. O ato de avaliar deve seguir tcnicas e instrumentos diversificados que tenham finalidade educativa, que visem uma educao democrtica, numa perspectiva dos educandos e no de excluso deles; que tenham a funo diagnstica de ajudar o professor a replanejar sua ao para que possam contribuir para o estabelecimento de uma relao pedaggica democrtica, que enfatize o processo e o resultado do aprendizado, partindo de uma concepo de educao centrada na formao humana, na mediao do saber historicamente produzido e na construo da cidadania, na perspectiva de uma avaliao crtica e transformadora, fiel realidade educacional, processual e evolutiva, abrangente e articulada, formativa e emancipadora e, principalmente, realizada coletivamente por todos aqueles que acreditam e se comprometem com a construo de uma educao de qualidade para os alunos.

10 - Critrios e formas de avaliao de aprendizagem


A avaliao da aprendizagem parte integrante do processo educativo e visa: Proporcionar dados e informaes sobre o que os alunos aprendem, sobre as dificuldades que apresentam, a fim de ajud-los de maneira diversificada e para replanejar a programao quando for necessrio; Buscar mecanismos que garantam o alcance dos objetivos educacionais; Refletir, ajustar ou mudar o processo educativo, com o objetivo de subsidiar o planejamento, traar novas metas, buscar outras estratgias de ensino. A avaliao da aprendizagem ser diagnstica, contnua, acumulativa e formativa ao longo de todo o perodo letivo e

12 de 21

06/09/2013 14:04

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

ser feita atravs de: Provas bimestrais; Procedimentos como trabalhos de pesquisa; Questionamentos orais; Exerccios; Trabalhos individuais programados; Trabalhos em duplas e em grupo; Seminrios; Atividades de tarefa e de textos com apresentao por escrito e oral. Nas aulas de Educao Fsica e Arte os alunos so avaliados durante o processo de aprendizagem, interesse e compreenso dos contedos, bem como pela participao em aula prtica e terica. Outros processos dinmicos podem ser utilizados dando liberdade iniciativa dos professores. Os critrios de avaliao explicitam as expectativas de aprendizagem, considerando objetivos e contedos propostos para a rea e para a organizao lgica e interna dos contedos, as particularidades de cada momento da escolaridade e as possibilidades de aprendizagem decorrentes de cada etapa do desenvolvimento cognitivo, afetivo e social em uma determinada situao, na qual os educandos tenham condies de desenvolvimento do ponto de vista pessoal e social. A avaliao da aprendizagem diagnstica e deve ser realizada de forma contnua, sistemtica e integral, ao longo de todo o processo de ensino e de aprendizagem, por meio de diferentes tcnicas e instrumentos, observando o desenvolvimento global e os avanos no processo de aprendizagem considerando todas as variveis que incidem: no ensino; na prtica docente; na prtica familiar; as de cunho individual; as condies da escola; as que incidem nas relaes entre variveis. Na avaliao da aprendizagem devem ser preponderados os aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Considerando que a avaliao da aprendizagem parte primordial do processo educativo, este procedimento visa: Determinar o alcance dos objetivos educacionais; Identificar o progresso do educando e suas dificuldades; Fornecer as bases para o planejamento e replanejamento das atividades curriculares; Propiciar ao educando, condies de avaliar seu conhecimento e desenvolver esprito crtico; Apurar o rendimento escolar do educando, com vistas a sua promoo e continuidade de estudos; Aperfeioar o processo de ensino e de aprendizagem; Realizar avaliao pedaggica do processo de ensino e aprendizagem para a identificao das necessidades educacionais especiais e a eventual indicao dos apoios pedaggicos adequados. Os critrios de avaliao apontam as experincias educativas a que os educandos devem ter acesso e que so consideradas essenciais para o seu desenvolvimento e socializao. Os princpios pedaggicos da Identidade, Diversidade e Autonomia, da Interdisciplinaridade e da Contextualizao sero adotados como estruturadores dos currculos do Ensino Mdio. Na observncia da Identidade, Diversidade e Autonomia, a escola na busca da melhor adequao possvel s necessidades dos educandos e do meio social desenvolver, mediante a institucionalizao de mecanismos de participao da comunidade, alternativas de organizao institucional que possibilitem: Identidade prpria enquanto instituies de ensino de adolescentes, jovens e adultos, respeitadas as suas condies e necessidades de espao e tempo de aprendizagem; Uso das vrias possibilidades pedaggicas de organizao, inclusive espaciais e temporais; Articulaes e parcerias entre instituies pblicas e privadas, contemplando a preparao geral para o trabalho, admitida a organizao integrada dos anos finais do Ensino Fundamental com o Ensino Mdio; Fomentar a diversificao de programas ou tipos de estudo disponveis, estimulando alternativas, a partir de uma base comum, de acordo com as caractersticas do alunado e as demandas do meio social, admitidas as opes feitas pelos prprios educandos, sempre que viveis tcnica e financeiramente; Utilizar os sistemas de avaliao operados pelo Ministrio da Educao e Cultura, a fim de acompanhar os resultados da diversificao, tendo como referncia as competncias bsicas a serem alcanadas conforme a legislao do ensino e as Diretrizes Curriculares Nacionais; Criar os mecanismos necessrios ao fomento e fortalecimento da capacidade de formular e executar esta Proposta Pedaggica, caractersticas do exerccio da autonomia; Criar mecanismos que garantam liberdade e responsabilidade da instituio escolar na formulao de sua Proposta Pedaggica, e evitar que as instncias centrais dos sistemas de ensino burocratizem e ritualizem o que, no esprito da lei, deve ser expresso de iniciativa da escola, com protagonismo de todos os elementos diretamente interessados, em especial dos professores; Instituir mecanismos e procedimentos de avaliao de processos e produtos, de divulgao dos resultados e de prestao de contas, visando desenvolver a cultura da responsabilidade pelos resultados e utilizando os resultados para orientar aes de compensao de desigualdades que possam resultar do exerccio da autonomia.

13 de 21

06/09/2013 14:04

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

11 - Acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem


Com uma educao de qualidade que promove para todo o domnio de conhecimento preparao para o mundo do trabalho, a constituio da cidadania garantindo o acesso e a permanncia dos alunos na escola, formando cidados crticos e participativos, tendo em vista a construo de uma sociedade mais justa e igualitria. No mundo contemporneo a escola necessita de profissionais capacitados a lidar com mltiplas situaes de analisar e propor solues, trabalhar em grupos de forma criativa. Lidar com informaes de variadas fontes, principalmente as quais tem acesso fora da escola e com pr - requisitos para a capacidade de interpretar e compreender a realidade onde esse jovem est inserido. A escola precisa incorporar as mudanas tecnolgicas, do espao e do tempo. Quase tudo se resolve com a informao rpida e instantnea e o cidado precisa da alfabetizao digital para operar neste contexto. A escola prope um conhecimento escolar contextualizado, evitando a compartimentalizao, incentivando a interdisciplinaridade, o raciocnio e a capacidade de aprender (PCN). O corpo docente realiza o planejamento mensalmente via on-line, supervisionado pelos coordenadores de rea de Lngua Portuguesa e de Matemtica, e coordenadores pedaggicos. Nas reunies realizadas dado espao para que os pais ou responsveis legais se pronunciem quanto a crticas e sugestes. Envolvemos familiares, corpo discente, equipe pedaggica e equipe tcnica administrativa na participao dos jogos inter-classes e gincanas que acontecem na escola. Envolvemos ainda, toda a comunidade escolar, na participao das festas juninas, show de talentos, gincanas, palestras, onde os alunos, professores e pais ou responsveis legais, se organizam para a realizao dos eventos. Oportunizamos aos pais ou responsveis legais, envolvimento das datas cvicas, comemorativas, culturais, esportivas, recreativas e estudos inerentes ao processo ensino-aprendizagem dos alunos. Proporcionamos trabalhos em conjunto para que possamos resolver os problemas e tambm oportunizar a convivncia com a escola. A interdisciplinaridade, nas suas mais variadas formas, partir do princpio de que todo conhecimento mantm um dilogo permanente com outros conhecimentos, que pode ser de questionamento, de negao, de complementao, de ampliao, de iluminao de aspectos no distinguidos. O ensino deve ir alm da descrio e procurar constituir nos educandos a capacidade de analisar, explicar, prever e intervir. Objetivos que so mais facilmente alcanveis se aos componentes curriculares, integrados em reas de conhecimento e ou disciplinas, puderem contribuir, cada uma com sua especificidade para o estudo comum de problemas concretos, ou para o desenvolvimento de projetos de investigao e/ou de ao. Os componentes curriculares escolares so recortes das reas de conhecimentos/disciplinas que representam, carregam sempre um grau de arbitrariedade e no esgotam isoladamente a realidade dos fatos fsicos e sociais, devendo buscar entre si interaes que permitam aos educandos a compreenso mais ampla da realidade. A aprendizagem decisiva para o desenvolvimento dos educandos e por esta razo os componentes curriculares devem ser didaticamente solidrios para atingir esse objetivo, de modo que os componentes curriculares diferentes estimulem competncias comuns, e cada disciplina contribua para a constituio de diferentes capacidades, sendo indispensvel buscar a complementaridade entre os componentes curriculares a fim de facilitar aos educandos um desenvolvimento intelectual, social e afetivo mais completo e integrado. A caracterstica do ensino escolar, tal como indicada no pargrafo anterior, amplia significativamente a responsabilidade da escola para a constituio de identidades que integram conhecimentos, competncias e valores que permitam o exerccio pleno da cidadania e a insero flexvel no mundo do trabalho. Na observncia da contextualizao a escola ter presente que:

Na situao de ensino e aprendizagem, o conhecimento transposto da situao em que foi criado, inventado ou produzido, e por causa desta transposio didtica deve ser relacionado com a prtica ou a experincia do educando a fim de adquirir significado;
A relao entre teoria e prtica requer a concretizao dos contedos curriculares em situaes mais prximas e familiares do educando, nas quais se incluem as do trabalho e do exerccio da cidadania; A aplicao de conhecimentos constitudos na escola s situaes da vida cotidiana e da experincia espontnea permite seu entendimento, crtica e reviso. A formalizao da avaliao ser bimestral. Sua funo prognstica leva em considerao todo o processo educativo, as produes dos educandos tais como: tarefas, pesquisas, trabalhos manuais, questionrios, simulados, aulas expositivas, chamada oral, atividades avaliativas e outros que so expressos atravs de notas na escala de zero a dez. A avaliao participativa oportuniza aos professores e educandos momentos de reflexo sobre a construo da aprendizagem, no que se referem aos aspectos cognitivos, afetivos e sociais. Trazem em si um juzo global sobre o desenvolvimento da aprendizagem, seus avanos e suas dificuldades, apontando o progresso do educando. O educando avaliado atravs da observao sistemtica e constante do seu desempenho. Considera-se alm do conhecimento, a ateno, o interesse, as habilidades, a responsabilidade, a participao em aula, as tarefas, a pontualidade e a assiduidade na realizao de atividades e organizao dos trabalhos escolares. As avaliaes escritas sero realizadas atravs de trabalhos, pesquisas, tarefas, provas, simulados, seminrios e atividades em classe e extraclasse.

14 de 21

06/09/2013 14:04

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

A apurao do rendimento escolar do educando que iniciar as atividades aps o incio do ano letivo ser computada obtendo o resultado da mdia anual atravs da soma das mdias bimestrais dividida pelo nmero de bimestres cursados pelo educando. A avaliao um processo diagnstico constante que nos faz refletir as metas educacionais estabelecidas e destina-se a obter informaes e subsdios capazes de acompanhar o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, favorecendo a ampliao de seus conhecimentos, alm de servir como instrumento de anlise do trabalho do professor.

1.11 Projetos A escola buscar fomentar o uso das tecnologias tanto por parte dos alunos como dos professores, envolvendo estes e outros atores da comunidade escolar em projeto interdisciplinares que tero por objetivo melhor preparar o educando para o mundo do trabalho, onde os conhecimentos tecnolgicos sero no s necessrios como vitais. Tal Projeto no ano letivo de 2013 ser intitulado O USO DOS RECURSOS MIDITICOS NO COTIDIANO ESCOLAR, e seu subttulo ser CONHECENDO OS ESTADOS DO BRASIL UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DA ESCOLA.

JUSTIFICATIVA
O desenvolvimento da cincia e da tecnologia, presente no cotidiano da sociedade, reflete tambm nas escolas, exigindo que novas tecnologias sejam inseridas no setor educacional. Para isso, o Governo brasileiro instituiu o PROINFO - MEC, visando implantar a informtica nas escolas pblicas. Portanto, a formao escolar vem revestida, atualmente, de novas tarefas e deveres como preparar o indivduo para conviver numa sociedade informatizada e competitiva, numa poca que requer dos indivduos, alm das habilidades lingsticas de falar, escutar, ler e escrever, o domnio do conhecimento cientfico e tecnolgico. A Lei de Diretrizes e Bases para a Educao Nacional, define como fins da educao... "estimular a criao cultural e o desenvolvimento do esprito cientfico e do pensamento reflexivo; formar diplomados nas diferentes reas de conhecimento, aptos para insero em setores profissionais e para participao no desenvolvimento da sociedade brasileira e colaborar na sua formao contnua; incentivar o trabalho de pesquisa e investigao cientfica, visando ao desenvolvimento da cincia e da tecnologia e da criao e difuso da cultura e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive; promover a divulgao de conhecimentos culturais, cientficos e tcnicos que constituem patrimnio da humanidade e comunicar o saber atravs do ensino, de publicaes ou de outras formas de comunicao; suscitar o desejo permanente de aperfeioamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretizao, integrando os conhecimentos que vo sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada gerao; estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar servios especializados comunidade e estabelecer com esta uma relao de reciprocidade; promover a extenso, aberta participao da populao, visando difuso das conquistas e benefcios resultantes da criao cultural e das pesquisas cientfica e tecnolgica geradas na instituio.(LDB, 1996) Considerando o desenvolvimento tecnolgico e suas conseqncias na sociedade, quer no mundo do trabalho, quer na prpria organizao social, quer no processo de comunicao/interao, entende-se que a escola deve preparar as futuras geraes para viverem conscientes em tal sociedade, na qual sero solicitados, cada vez mais, seres capacitados para enfrentar e resolver problemas diversos. E a Instituio Escolar, inseridas nesse contexto, no poder deixar de investir na capacitao de alunos, preparando-os para utilizarem as novas tecnologias de informao, pois, a escola o ambiente mais propcio para formar o cidado e oportunizar a igualdade de acesso aos bens culturais. Os Novos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs.), propostos pelo MEC para ser implementados pela rede pblica, pretendem tornar o ensino mais prximo do cotidiano, atravs de novos laos entre ensino e sociedade, e, sobretudo, estimular a criao de uma "escola-cidad" onde os sujeitos sejam capazes de compreender a cidadania como participao social e poltica com atitudes de solidariedade, cooperao e repdio s injustias, respeitando os outros e exigindo para si o mesmo respeito, posicionando-se de maneira crtica, responsvel e construtiva nas diferentes situaes sociais, utilizando o dilogo como forma de mediar conflitos e de tomar decises coletivas. E na interpretao desse contexto, a escola, necessita de uma redefinio que possibilite acompanhar a evoluo tecnolgica que define os contornos do exerccio profissional contemporneo (PCNs, 1999). Portanto, a prtica pedaggica precisa de mudanas radicais compatveis com a nova educao que se espera para o jovem do sculo XXI.

15 de 21

06/09/2013 14:04

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Essas mudanas tornam-se urgentes e precisam incorporar as novas tecnologias no processo educacional, visto que elas j esto presentes nos mais corriqueiros atos das pessoas e em se falando de formao profissional, a instituio mais indicada a escola. Ento, vale enfatizar que, para poder caminhar rumo to almejada Educao Democrtica e Globalizada, resta Instituio Educacional, mudar o comportamento tradicional, adotar novas posturas e valores, fornecer subsdios para educandos serem capazes de conviver com os avanos tecnolgicos tanto individual quanto coletivamente. OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Proporcionar educadores e educandos, o acesso s tecnologias e recursos miditicos disponveis na escola, de maneira que possam enriquecer, com novos significados, as situaes vivenciadas por ambos; integradas ao currculo e ao Projeto Poltico Pedaggico da Escola. OBJETIVOS ESPECFICOS Incorporar novas formas de ensinar usando as mdias, atravs de trabalho por projetos; Possibilitar aos alunos o aprender-fazendo, aplicando seus conhecimentos, e adquirindo outros, na busca de novas compreenses e significados para sua produo; Integrar as diferentes mdias e reas de conhecimento visando a melhoria da qualidade na aprendizagem dos alunos e de mudanas na prtica do professor; Oportunizar aos alunos a possibilidade de ampliar seus conhecimentos sobre diversos aspectos dos estados brasileiros, percebendo suas influncias no estado e municpio onde vivem. METODOLOGIA Fica estabelecido para o ano letivo de 2013, com possibilidade de alterao para os prximos anos, um Projeto Interdisciplinar com o tema Conhecendo os Estados do Brasil utilizando as tecnologias da escola, onde cada srie e cada disciplina ficaro responsveis em trabalhar um aspecto de um determinado Estado, integrado ao currculo da sua disciplina conforme o esquema abaixo: Artes Manifestaes artsticas visuais, musicais, teatrais e folclricas afins. Lngua Portuguesa Variedades lingsticas e Culinria Literatura - Escritores e influncias literrias Ingls Pontos tursticos e a influncia das lnguas estrangeiras nas cidades tursticas Educao Fsica Manifestaes folclricas de dana e/ou jogos folclricos Histria - Formao e ocupao do territrio Geografia Relevo Fsica Clima Qumica Meio ambiente e a poluio Biologia Fauna e Flora Matemtica Economia Filosofia e Sociologia Religiosidade Os professores realizaro planejamentos individuais e/ou interdisciplinares (preferencialmente), que sero unidos em um s projeto. Ser estabelecido um cronograma de uso da Sala de Tecnologia e outro recursos com o apoio da PROGETEC, disponibilizando horrios mensais para todas as disciplinas envolvidas desenvolverem seus planejamentos, sem prejuzos ao uso corriqueiro dos professores nas suas atividades do dia-a-dia de suas aulas. RECURSOS Sala de Tecnologias Educacionais, Data-Show, Multimdia, Notebook, Cmera digital, Filmadora, caixas de som, Aparelhos de som, impressoras, CRONOGRAMA DE EXECUO 06 de Maio a 07 de Junho Distribuio dos temas por turmas e elaborao de metodologias por rea. 10 de Junho a 20 de Setembro Pesquisa e elaborao de trabalhos. 23 de Setembro a 08 de Novembro Ensaios e preparativos finais. 25 a 12 de Dezembro Apresentaes

16 de 21

06/09/2013 14:04

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

AVALIAO Cada professor, na sua disciplina far um processo contnuo de avaliao, avaliao processual, observando o envolvimento, o interesse e o esprito de coletivismo dos alunos participantes, podendo atribuir notas em sua disciplina de acordo com o currculo que estar sendo desenvolvido em cada atividade que propuser. A Culminncia do Projeto ser no ms de Novembro, nas dependncias da escola com a montagem de stands por Regio do Brasil, onde sero expostos os trabalhos desenvolvidos durante o ano, podendo ser atravs de slides, vdeos, banners, folders, jornais, exposio de comidas tpicas, danas folclricas e/ou regionais, bem como outras formas que surgirem como resultado da criatividade dos professores e alunos envolvidos.

BIBLIOGRAFIA

ALMEIDA, F. J. de. Educao e informtica: os computadores na escola. So Paulo. Cortez: Autores Associados, 1987 ALMEIDA, M. E., O computador como ferramenta de reflexo na formao e na prtica de professores. Macei/AL, NIES/UFAL, 1997. (mimeo.). LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAO NACIONAL. LDB. Lei N 9.394 de 20 de dezembro de 1996. PARMETROS CURRICULARES NACIONAIS, Ensino Mdio. 1999. VALENTE, J. A. (org). Computadores e conhecimento: repensando a educao. Campinas, Grfica Central da UNICAP. 1993. PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito, Integrao de Mdias e a Reconstruo da Prtica Pedaggica. Salto para o Futuro/TV Escola, de 2 a 6 de maio de 2005 (programa 1)

PROJETO INTERDISCIPLINAR TRABALHANDO COM A CONTEXTUALIZAO Em atendimento necessidade de aes que conribuam para o aprendizado dos alunos foi Elaborado o presente Projeto que uma aes do SAEMS. INTRODUO primordial que a prtica da avaliao seja transformada em prtica da aprendizagem, pois avaliar um dos itens do processo de ensinar e aprender, que no se resume apenas na realizao de provas e testes, e sim como um planejamento para o futuro, [...] a avaliao sendo parte de um processo maior deve ser usada tanto no sentido de um acompanhamento do desenvolvimento do estudante, como no sentido de uma apreciao final sobre o que este estudante pode obter em um determinado perodo, sempre com vistas a planejar aes futuras [...] (FERNADES, 2006, p. 115). Assim, relacionar os contedos ao cotidiano do educandoatravs de atividades contextualizadas prepara-os para os desafios sociais.O Projeto Trabalhando com a Contextualizao permite uma anlise pedaggica da ao educativa na redefinio de conceitos e mtodos, com perspectivas de mudanas que superem as dificuldades detectadas nas avaliaes no decorrer do ano. JUSTIFICATIVA Um dos desafios do professor trabalhar os contedos com questes diferenciadas, relacionando as diversas reas do conhecimento com o dia-a-dia do educando, dando sentido ao saber. Dessa forma o Projeto Trabalhando com a Contextualizao, norteado no Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino do Mato Grosso de Sul, possibilita retratar a realidade da escola, o desempenho dos alunos, avaliando competncias construdas e habilidades desenvolvidas, detectando dificuldades de aprendizagem, cujos resultados e informaes subsidiaro medidas que superem as deficincias detectadas na escola, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino aprendizagem. Visto que o Padro de Desempenho da escola na Avaliao do SAEMS de 2012 foi Crtico em Lngua Portuguesa e Matemtica.

17 de 21

06/09/2013 14:04

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

1. OBJETIVOS GERAIS Oferecer aos professores e coordenadores um instrumento para diagnosticar o nvel de aprendizagem do educando. Alm de contribuir para uma reflexo sobre o processo de construo do conhecimento, viabilizando, assim, a elaborao de aes que visem sanar as dificuldades detectadas, e desenvolver habilidades e competncias necessrias para a progresso nos estudos. OBJETIVOS ESPECFICOS Fazer com que a escola reveja seus objetivos e metas mediante a ao dos diversos segmentos da comunidade educativa; Familiarizar os estudantes com esse tipo de teste e contribuir para a consolidao da cultura de avaliao; Avaliar as habilidades e competncias estabelecidas nos Referenciais Curriculares da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Incentivar o habito do estudo aos estudantes para que o desempenho escolar do educando melhore, alm de contribuir para um melhor resultado nas avaliaes externas. METODOLOGIA No decorrer do ano letivo os professores de todas as reas do conhecimento trabalharo os contedos contemplados no Referencial Curricular de forma contextualizada. Ao final de cada semestre, os alunos participaro de um simulado, elaborado pelos professores. O simulado ser composto de cinco (05) questes de cada componente curricular, com cinco (05) alternativas cada, e a Redao. Ter o seguinte valor:(0,2 dcimos) cada questo a ser acrescentado na mdia de cada disciplina.Ser estipulado um tempo para a realizao da prova. Os alunos ANEE tero uma hora a mais para a realizao do simulado, quando for o caso, e se preciso, uma ateno diferenciada. Aps o resultado, os professores iro se reunir e realizar um levantamento das principais dificuldades observadaspelos alunos, e logo aps, em sala de aula, eles iro fazer uma retomada do contedo para san-las. Para a elaborao das questes do simulado de Lngua Portuguesa e de Matemtica, os professores observaro as dificuldades apresentadas nos descritores da avaliao do SAEMS. 1. CRONOGRAMA DE EXECUO 1 Semestre Aes Trabalhar de forma contextualizada os contedos do Referencial Curricular Elaborao das questes pelos professores Aplicao do simulado 2 Semestre Aes Trabalhar de forma contextualizada os contedos do Referencial Curricular Incio 23/07/2013 Trmino 16/12/2013 Incio 03/06/2013 17/06/2013 05/07/2013 Trmino 04/07/2013 26/06/2013 05/07/2013

18 de 21

06/09/2013 14:04

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Elaborao das questes pelos professores Aplicao do simulado

14/10/2013 31/10/2013

25/10/2013 31/10/2013

AVALIAO Para professores e alunos, a avaliao pode fornecer uma viso cada vez mais detalhada sobre o processo de ensinar e aprender, devendo ser considerada elemento articulador do processo de ensino aprendizagem, pelo acompanhamento que faz das aes pedaggicas e de seus resultados junto aos alunos. Dessa forma a avaliao ser feita no final de cada bimestre de forma reflexiva pelos professores, para que possveis falhas possam ser detectadas e melhoradas no bimestre seguinte. BIBLIOGRAFIA Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul Material de apoio da Avaliao do SAEMS LUCKESI, Cipriano; Avaliao da Aprendizagem Site: Centro de Estudos e Pesquisa (CENPEC)

12 - Indicadores de qualidade
Os indicadores de qualidade da escola so analisados de acordo com as avaliaes institucionais externas como SAEMS, Prova Brasil e SAEB, bem como os ndices de abandono e repetncia analisados a cada ano pela comunidade escolar e proposto aes a serem trabalhadas no decorrer do ano com o objetivo de melhorar os resultados das mesmas. Por isso deve-se conscientizar os alunos da responsabilidade em participar das avaliaes.

13 - Formao continuada
A escola adota estratgias para que o quadro de profissionais seja qualificado. Neste sentido estimula seu quadro docente a buscar formao em nvel superior com formao especfica com o objetivo de atender as normas legais vigentes. A escola busca durante o ano escolar capacitar e qualificar a Direo, Equipe Pedaggica e Equipe TcnicaAdministrativa, proporcionando momentos de formao continuada e cursos especficos, dentro de cada rea de atuao. A Entidade Mantenedora proporciona capacitao aos professores, objetivando a melhoria da atuao pedaggica e coerncia com a poltica educacional vigente. As capacitaes e formaes continuadas so realizadas em forma de textos, revistas, informativos, webconferncias, reunies com trocas de experincias por rea.

14 - Avaliao Interna
A avaliao institucional interna e auto-avaliao so mecanismos de acompanhamento sistemtico e contnuo sobre as condies estruturais, pedaggicas e de funcionamento do estabelecimento de ensino, com vistas ao aperfeioamento da qualidade de ensino oferecido, compreendendo os critrios estabelecidos na Proposta Pedaggica. A avaliao de desempenho deste estabelecimento de ensino, do corpo docente e do corpo discente realizada ao final do ano letivo, com a participao de todos os segmentos, atravs do Programa de Avaliao Institucional; O Programa de Avaliao Institucional Interna composto de cinco instrumentos de avaliao:

Instrumento I Avaliao dos pais sobre o estabelecimento de ensino;


Instrumento II Avaliao dos alunos sobre o estabelecimento de ensino; Instrumento III Avaliao do corpo docente, pelos alunos; Instrumento IV Avaliao do corpo docente, pela Coordenao Pedaggica; Instrumento V Avaliao da Direo, Coordenao Pedaggica e setores diversos, pelo corpo docente. A Avaliao Institucional desenvolvida atravs do Programa de Avaliao. A escola adota todos os meios e formas necessrias para o acompanhamento e avaliao do processo educativo e institucional, possibilitando a todos os educandos uma educao de qualidade. Avaliao Institucional o mecanismo de acompanhamento sistemtico e contnuo que aponta dados sobre as condies estruturais, pedaggicas e de funcionamento da escola, com vistas ao aperfeioamento da qualidade de ensino

19 de 21

06/09/2013 14:04

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

oferecido e baseado na Proposta Pedaggica e legislaes educacionais pertinentes. A Avaliao Institucional interna organizada e executada pela prpria escola, envolvendo os diferentes segmentos que integram a comunidade escolar, a partir de questionrios, urna de sugestes e outros que se fizerem necessrios. A avaliao interna incidir, no mnimo, sobre os seguintes critrios:

O cumprimento da legislao de ensino vigente;


A execuo desta Proposta Pedaggica e do Regimento Escolar; A formao inicial e continuada da Direo, Equipe Pedaggica e Tcnica-Administrativa; O investimento institucional em qualificao de recursos humanos; O desempenho de dirigentes, trabalhadores em educao; A qualidade dos espaos fsicos, instalaes, equipamentos e adequao s suas finalidades; A organizao da escriturao e do arquivo escolar; A articulao com a famlia e a comunidade externa; O desempenho dos educandos frente aos objetivos propostos e as competncias desenvolvidas. A Avaliao Institucional interna realizada anualmente. Os resultados da Avaliao Institucional interna so consolidados atravs de relatrio e/ ou grficos. um processo global, contnuo e sistemtico, competente e legtimo, participativo que visa melhoria da qualidade da escola, com vistas ao aperfeioamento da qualidade do ensino oferecido, compreendendo, no mnimo, os seguintes critrios: I cumprimento da legislao de ensino; II a execuo do Projeto Pedaggico; III a formao inicial e continuada dos dirigentes, professores e funcionrios; IV o investimento institucional em qualificao de recursos humanos; V o desempenho de dirigentes, professores e funcionrios; VI a qualidade dos espaos fsicos, instalaes, equipamentos e adequao s suas finalidades; VII a organizao da escriturao e do arquivo escolar; VIII a articulao com a famlia e a comunidade externa. IX o desempenho dos alunos frente aos objetivos propostos e as competncias desenvolvidas. Os resultados da avaliao interna sero consolidados atravs de relatrios anuais.

15 - Avaliao do Projeto Poltico Pedaggico


Depois de ter passado por todo processo orientado pela SED e termos apresentado a Proposta Poltica Pedaggica para a comunidade escolar, chegamos a concluso de que todo o processo foi muito produtivo, contando com a colaborao de todos e que, na avaliao geral, ficou mais resumido, mais claro e objetivo. Alm disso, a cada incio de ano, mais especificamente no ms de maro, a Proposta ser revisada por toda comunidade escolar.

16 - Comisses de elaborao do Projeto Poltico Pedaggico


COMISSO 1 Mobilizao, divulgao e acervo Lder: Patricia Ricarti da Silva, Bruna Sartor Stamborovski, Sandra Mara Amaral Marcondes, Evanir da Silva Martins Carvalho, Michelle Quinhones Peralta, Jos Carlos Costa da Rosa, Doriane Aparecida de Vasconcelos COMISSO 2 - Diagnstico Lder: Jussara Echeverria, Alex Viana Pereira, Joice Cristina Lima Pereira, Rodrigo Alves dos Santos, Dulce Salette Dacroce Zanchett, Gizely Virginia Mendes Zaatreh COMISSO 3 Organizao da escola Lder: Carla Anglica Azevedo Machado, Josane Luiz Pereira Ziemann, Arlon Cossetin Branco, Jos Luiz Cristofoli, Claudinia Oliveira Silva, Angela Eliane Benites, Cntia Regina Schevinski Wochner COMISSO 4 Concepes tericas Lder: Slvia Regina Targino de Jesus, Rosana Taeko Fukuhara, Rosely Fialho de Carvalho, Cleber Vanderlei Pinto Colpo, Etalvio Martins de Morais, Jaqueline Barbosa de Lima, Jorge Miguel Bagolin COMISSO 5 Correo e reviso Lder: Lucilene Silva Marcondes, Voni Waldow, Sonia Maria Von Grafen Prass, Sibely Daiany Ferreira Barbosa Lange, Joicy Danyelly Correia Aredes, Jusley Loureiro Kleinhans COMISSO 6 Lanamento e tratamento das informaes Lder: Wagner Henrique da Silva, Rosa Maria Prevital Riveti, Jorge Miguel Bagolin

20 de 21

06/09/2013 14:04

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

COMISSO 7 Permanente Lder: Sheila Moreira Matos Dias, Rosmari Cavanus Scheeren, Gislaine da Silva, Rosa Maria Prevital Riveti, Wagner Henrique da Silva

17 - Equipe responsvel pela aprovao do Projeto Poltico Pedaggico da escola


DIRETORA (ADJUNTA): Sheila Moreira Matos Dias COORDENADOR PEDAGGICO: Rosa Maria Prevital Riveti PROFESSOR GERENCIADOR DE TECNOLOGIAS E RECURSOS MIDITICOS: Wagner Henrique da Silva SUPERVISOR DE GESTO ESCOLAR: Gislaine da Silva PRESIDENTE DO COLEGIADO ESCOLAR: Rosmari Cavanus Scheeren

18 - Referncias
Bibliografia consultada: GADOTTI, Moacir. O projeto poltico-pedaggico escolar na perspectiva de uma educao para a cidadania. In Autonomia da escola: princpios e propostas. Srie Guia da Escola Cidad. So Paulo: Editora Cortez, 1997. Vasconcellos, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino e aprendizagem e projeto poltico-pedaggico. So Paulo: Libertad Editora, 2004. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Inovaes e projeto poltico-pedaggico: uma relao regulatria ou emancipatria? Campinas: Cad. Cedes, Vol. 61, p. 267-281, dezembro 2003. Disponvel em <http//www.cedes.unicamp.br>. Alves, Denise de Oliveira. Sala de recursos multifuncionais: espaos para atendimento educacional especializado. Braslia: MEC, 2006

21 de 21

06/09/2013 14:04

You might also like