You are on page 1of 6

QUESTIONRIO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

1. Qual o conceito de Direito Administrativo? o ramo do direito pblico, formado pelo conjunto de princpios que regem a atividade administrativa, os agentes, os rgos, as entidades e os bens pblicos, visando a atingir as necessidades coletivas e os fins proposto pelo Estado. 2 Quando se deu o surgimento do direito administrativo como ramo autnomo da cincia jurdica? Surgiu no final do sculo XVIII e incio do sculo XIX. 3 No que diz respeito ao conceito de direito administrativo, quais teorias surgidas dos estudos doutrinrios e dos sistemas legais? Para teoria Legalista, o direito administrativo pode ser conceituado como sendo to somente um conjunto de leis administrativas; Para a teoria do Poder Executivo seria a reunio dos atos do Executivo; Para a teoria do Servio Pblico seria a disciplina, organizao e regncia da prestao de servios pblicos; Para a teoria teleolgica ou finalstica o direito administrativo o sistema de princpios que norteiam o atendimento dos fins do Estado; Para a teoria negativista ou residual seria o ramo do direito pblico que regula toda atividade que no seja legislativa ou jurisdicional; Para a teoria da Administrao Pblica seria conceituado pelo conjunto de princpios que regem a Administrao Pblica. 4. Qual o objeto do Direito Administrativo? O estudo do que faz a Administrao Pblica, por intermdio de quem, sob qual regime e para que. Delimita-se na organizao da Administrao Pblica e no funcionamento das suas atividades. Enfim, o objeto a prpria administrao pblica. 5. Qual o conceito de administrao pblica no sentido amplo? Trata-se do conjunto de entidades, agentes e de rgos incumbidos de realizar a atividade administrativa visando satisfao das necessidades coletivas e segundo os fins desejados pelo Estado. 6. Comente a atuao administrativa, no sentido objetivo. Envolve a gesto dos bens e servios pblicos, o poder de polcia, o fomento e a interveno no domnio econmico. 7. Comente a atuao administrativa, no sentido subjetivo . Pode-se dizer que a Administrao Pblica desenvolve suas atividades por intermdio dos agentes pblicos, rgos e entidades (pessoas jurdicas administrativas que integram a Administrao), visando atender as necessidades coletivas e os fins do Estado. 8. De que forma se d a atuao administrativa, no sentido subjetivo? D-se sob o regime jurdico de direito pblico, derrogatrio e exorbitante do direito comum. 9. Comente a administrao pblica na viso organizacional. Refere-se estrutura da Administrao Pblica que pode se dividir em Administrao Direta e Indireta, e que

desenvolve as atividades administrativas por intermdio dos rgos, das entidades e dos agentes pblicos. 10. Comente a administrao pblica na viso funcional. Refere-se s atividades administrativas, que envolvem a gesto dos bens e servios pblicos; o exerccio da atividade de polcia de salubridade, de segurana e de tranquilidade pblicas; o fomento; e a interveno no domnio econmico. Essa atuao administrativa pode ser maior ou menor, conforme as influncias proporcionadas pelas variaes no tempo e no espao. 11. Qual a diferena entre regime jurdico da Administrao Pblica e regime jurdico- administrativo? Regime jurdico da Administrao Pblica a expresso utilizada para designar, em sentido amplo, os regimes de direito pblico e de direito privado a que pode submeter-se a Administrao Pblica. Regime jurdico-administrativo a expresso reservada to-somente para abranger o conjunto de traos, de conotaes, que tipificam o Direito Administrativo, colocando a Administrao Pblica numa posio privilegiada, vertical, na relao jurdico-administrativa.

12. Em que se baseia o Regime Jurdico administrativo? Baseia-se no princpio da supremacia do interesse pblico e no princpio da indisponibilidade do interesse pblico. 13. Em que se baseia o princpio da supremacia do Interesse Pblico? Baseia-se no fato de que o interesse pblico prevalece sobre o interesse privado. 14. Em que se baseia o princpio da Indisponibilidade do interesse pblico? Baseiase no fato de que a administrao pblica no pode abrir mo do interesse pblico. Em nome da supremacia do interesse pblico, o Administrador pode quase tudo, mas no pode abrir mo do interesse pblico. 15. Cite os princpios constitucionais EXPLCITOS do Direito Administrativo. LIMPE... Legalidade - A Administrao Pblica s pode fazer o que a lei permite; Impessoalidade - Pode-se compreender seu contedo a partir de dois aspectos: 1) que a atuao da Administrao deve ser impessoal, genrica, e deve visar o interesse pblico e, 2) Por outro lado, pode tambm ser compreendida sob a tica da imputao que direcionada ao rgo ou entidade jurdica e no ao agente pblico com pessoa fsica; Moralidade - Este princpio exige que a atuao da administrao pblica seja baseada em padres ticos; Publicidade refere-se divulgao dos atos administrativos que s pode ser restringida em alguns casos extremos (segurana nacional, investigaes sigilosas). Eficincia - Exige resultados positivos para o servio pblico e satisfatrio atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros.

16. Quais so os princpios constitucionais IMPLCITOS do Direito Administrao e discorra sobre eles? RPS Princpio da Razoabilidade: o uso do bom senso. o agir de maneira mais adequada e compatvel para atingir a finalidade pblica. Princpio da Proporcionalidade: a proporo entre os meios que se utiliza a Administrao e os fins que ela tem que alcanar. Princpio da Segurana Jurdica: Tem haver com a ideia de respeito boa f. A Administrao NO pode vir a anular atos anteriores, sob o pretexto de que os mesmos foram praticados com base em errnea interpretao. Princpio da Continuidade do Servio Pblico: A Administrao no pode deixar de prestar o servio pblico (Ex: greve) Princpio da Autotutela: A Administrao tem o poder de impedir quaisquer atos que ponham em risco a conservao de seus bens. Princpio da Motivao: Exige que a Administrao Pblica indique os fundamentos de fato de direito de suas decises. Se no houver motivao para o ato Administrativo cabe a anulao desse ato. Princpio da Presuno de Legitimidade ou Veracidade: Presume-se at que provem em contrrio, que todos os seus atos sejam verdadeiros e praticados com observncia das normas legais pertinentes. uma presuno juris tantum, admite prova em contrrio; Princpio da Indisponibilidade do Interesse Pblico: O Administrador pode muito, pode quase tudo, mas no pode abrir mo do interesse pblico. Princpio da Supremacia do Interesse Pblico/Finalidade Pblica: a preponderncia do interesse coletivo sobre o particular quando h conflito de interesses.

17. Diferencie atos revogados de atos anulados. Atos revogados so atos extintos pela administrao pblica por motivo de inconvenincia ou inoportunidade do ato. Atos anulados so atos extintos por iniciativa da administrao pblica ou por ordem judicial em virtude de se tratar ato ilegal;

18. Comente os efeitos de atos extintos por revogao e de atos extintos por anulao. Atos Revogados: a extino de um ato revogado tem efeito ex nunc, ou seja, os efeitos de um ato revogado no retroagem; Atos Anulados: a extino de um ato anulado tem efeito ex tunc, ou seja, os efeitos de um ato anulado retroagem.

19. De quais poderes administrativos a Administrao Pblica dotada? Poder Normativo - O Poder Regulamentar ou Normativo possibilita a Administrao Pblica editar normas complementares lei, por meio de regulamentos, decretos, portarias, deliberaes e outros atos normativos.

Poder hierrquico: o de que dispe o Executivo para distribuir e escalonar as funes de seus rgos, ordenar ou rever a atuao de seus agentes, estabelecendo a relao de subordinao entre os servidores do seu quadro pessoal. Poder disciplinar: a faculdade de punir internamente as infraes funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas disciplina dos rgos e servios da Adm. Poder regulamentar: Quando o Chefe do Executivo explica a lei para sua correta execuo. Poder de policia: a faculdade que dispe a Administrao Pblica para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais em benefcio da coletividade ou do prprio Estado.

20. Defina poder de polcia - a faculdade que dispe a Administrao Pblica para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais em benefcio da coletividade ou do prprio Estado 21. Quais so os atributos do poder de polcia? DAC Discricionariedade traduz-se na livre escolha da oportunidade e convenincia de exercer o poder de polcia; Autoexecutoriedade: a faculdade que agir, sem que haja para isso determinao ou autorizao judicial; Coercibilidade: a imposio coativa das medidas adotadas pela administrao de forma interativa. toda manifestao unilateral da vontade da

22. O que Ato Administrativo? Administrao Pblica.

Observao: Quando a lei descreve todos os elementos o ato administrativo ser vinculado ao que a lei determina (poder vinculativo). Contudo, existem casos em que a lei confere administrao pblica o poder para atuar, mas deixa elementos a serem por ela apreciados (poder discricionrio). Resumo: Poder vinculativo: A atuao da Administrao est vinculada ao que a lei determina. Ex.: Excluir do concurso para soldado combatente quem no cumpre os requisitos previstos na lei de ingresso na PMES. Poder discricionrio: O administrador pode escolher entre duas ou mais opes autorizadas pela lei. Ex.: Conceder ou no desconto em frias a um PM que solicitou.

23. Quais as finalidades dos atos administrativos? Tem por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir, e declarar direitos, ou impor obrigaes aos administrados ou a si prpria. 24. Qual a diferena entre ato administrativo e fato administrativo? Um fato administrativo, em regra, resulta de um ato administrativo. Ex: a demolio de um prdio (fato administrativo), e a ordem de servio para a demolio (ato); Os Fatos administrativos no tm por finalidade a produo de efeitos jurdicos.

25. Quais so os elementos do Ato Administrativo? COMOFIOFS Competncia: condio para validade do ato. um elemento vinculado. Motivo: a verificao da existncia de um dispositivo legal e de fatos concretos que ensejam a prtica do ato Finalidade: o objetivo (interesse pblico) que a Administrao pretende alcanar com a prtica do ato. Objeto: o prprio contedo material do ato. o resultado prtico. Forma: mecanismo pelo qual a vontade da Administrao Pblica exteriorizada, ou seja, de forma escrita, por meio de sinais, gestos, comandos verbais, etc.. Sujeito: o agente pblico que por fora do ordenamento jurdico detm os poderes e prerrogativas necessrias sua efetivao.

26. No que se refere ao ato administrativo, DIFERENCIE finalidade Mediata (ou geral) de finalidade Imediata (ou especfica). Finalidade mediata (ou geral) do ato administrativo: A satisfao do Interesse Pblico; Finalidade imediata (ou especfica) do ato administrativo: o objeto do ato, ou seja, a alterao que far no mundo jurdico;

27. Quais so os atributos do Ato Administrativo? PAI Presuno de Legitimidade Autoexecutoriedade Imperatividade

28. Quais so os vcios da Competncia? ADE Agente incapaz Desrespeito regra legal Excesso de Poder (abuso)

29. Cite um vcio da Finalidade. Desvio de poder 30. Comente Responsabilidade do Estado e responsabilidade do Agente Pblico: O Estado tem responsabilidade objetiva - No preciso dolo ou culpa (negligncia, impercia, ou imprudncia), basta para responsabilizar o Estado o nexo causal (o Estado deu causa ou no); O agente pblico tem responsabilidade subjetiva: necessrio provar dolo ou culpa para responsabilizar o agente atravs de ao regressiva.

31. Num caso de responsabilidade subjetiva do agente pblico, a que se refere a ao regressiva? Significa que o Estado pode exigir do agente pblico que provocou o dano por culpa ou dolo o ressarcimento do valor aos cofres pblicos.

32. Quais os requisitos que precisam ser preenchidos para uma ao regressiva? Que a Administrao j tenha sido condenada a indenizar a vtima do dano sofrido; Que se comprove a culpa do funcionrio no evento danoso (enquanto para a Administrao a responsabilidade objetiva, para o servidor, ela subjetiva, ou seja, depende da comprovao do dolo ou da culpa).

33. O que se quer dizer com trplice sancionamento do agente pblico? Significa que ele poder ser responsabilizado nas esferas civil, penal e administrativo, dependendo do caso. independente. 34. Cite um exemplo de responsabilidade por ato ilcito e comente. No momento da realizao de uma obra pblica, ocorre a destruio da parede de uma residncia. Mesmo que a Administrao se comprometa a construir outra parede no lugar, o proprietrio daquela residncia pode sim responsabilizar o Estado pelos danos, desde que eles gerem um prejuzo considervel. 35. Em que se fundamental responsabilidade objetiva do Estado. as teorias publicistas? Fundamentam-se na

36. No que se refere Teoria da Culpa Administrativa, Culpa no Servio ou Falta, cite as trs modalidades pelas quais a falta de servio pode se apresentar. Inexistncia, mau funcionamento ou retardamento do servio, ocorrendo qualquer uma das trs modalidades, presume-se a culpa administrativa e surge a obrigao de indenizar.
importante lembrar que todas essas teorias que estamos estudando valem para a Administrao Direta e a indireta, uma vez que ambas so responsabilidade do Estado.

37. De acordo com essa teoria, em que situao ocorrer responsabilidade civil num caso de falta ao servio? Quando ficar estabelecido o binmio falta de servio/culpa da Administrao, j que aqui no se indaga a culpa subjetiva do agente administrativo, mas analisa-se a falta objetiva do servio em si mesmo como fato gerador da obrigao de indenizar o dano causado a terceiros.

You might also like