You are on page 1of 8

1

A IMPORTNCIA DA IDENTIDADE VISUAL DAS EMPRESAS

Autora: Andria Cristina Matos1 Orientador: Jordana Cristina2

RESUMO: Este estudo busca mostrar as necessidades e as vantagens existentes no processo de divulgao e aprimoramento, atravs de uma ferramenta de marketing chamada comunicao visual. Criada por meios tecnolgicos com cores, e representaes artsticas que faz com que o cliente assemelhe a imagem empresa. um dos elementos mais importantes, porm ainda esquecido, por muitos empresrios. crucial ter uma logomarca para sua divulgao e dar uma identidade para a empresa. Uma organizao sem uma logomarca, ou uma logomarca ruim, vai levantar dificuldades em concorrer no mercado e causar uma perda de identidade. PALAVRAS-CHAVE: Logomarca, Marketing, Servios, Identidade Visual e Comunicao. ABSTRACT: This study aims to show the needs and advantages existing in the process of dissemination and enhancement through a marketing tool called Visual Communication. Created by technological means with colors and artistic representations which causes the client resembles the image to the company. It is one of the most important elements, but still overlooked by many entrepreneurs. It is critical to have a logo for their disclosure and give an identity for the company. An organization without a logo, a logo or bad, will raise questions about the market and cause a loss of identity. KEY-WORD: Logo, Marketing, Services, Branding and Communication.

Graduanda em Administrao pela Universidade Estadual de Gois na Unidade de Sanclerlndia. E-mail: andriaueg@gmail.com
2

Professora e orientadora da Universidade Estadual de Gois, Unidade de Sanclerlndia, graduada em administrao.

1 INTRODUO Cerca de metade das empresas fracassam dentro de seus primeiros anos. Uma das falhas que comumente citada por especialistas de marketing, a falta de profissionalismo na divulgao da sua logomarca e de seus materiais de estratgia de mercado. Pois se estes no sobressarem o de seus concorrentes, ela sofrer em suas vendas, lucros e clientes. A falta inicial de fluxo de caixa, muitas vezes faz com que novos empresrios de pequenas empresas adiem este processo da criao de um logotipo e materiais de marketing profissionalmente, a ideia de muitos seriam aguardar os primeiros clientes, para partir da possuir capital para realizar este investimento. Entretanto desconhecem a possibilidade que, alguns provveis fregueses iro iniciar o primeiro contato, por exemplo, por meio de um carto de visita. Pois no vivel entregar a esse possvel futuro cliente, um carto de vista, sem logomarca, sem identificao, sem nada que verdadeiramente reflita sua marca. o mesmo que utilizar um pedao de papel e apenas anotar o nmero do telefone, o que no passa credibilidade da empresa para com o cliente. Ainda existem aqueles que para economizar nos custos e investimento, ao ingressar no mercado empresarial, projetam seus prprios materiais de marketing e logomarcas, em vez de cria-los profissionalmente, atendendo os clientes os clientes com maior dificuldade para apresentar seus servios e produtos podendo assim, prejudicar a empresa, o que resulta em um negocio que provavelmente ter grandes dificuldades para se obter o desejado sucesso no mercado. 2 A DIFERENA ENTRE MARCA, LOGOTIPO E LOGOMARCA O que faz com que o consumidor escolha um produto em detrimento de outro uma srie de questes que vo desde o modo de vida do consumidor, sua classe socioeconmica e hoje, principalmente, uma questo que influencia de maneira fundamental o consumo a atratividade visual de produtos/empresas, sua concepo visual. Dessa forma, o que antes era tratado de maneira secundria passou a ser o grande diferencial das empresas: sua identidade visual. Identidade Visual o conjunto de elementos grficos que representam visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituio ou servio. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um smbolo grfico e conjunto de cores. Possuir uma identidade visual que transmita uma mensagem de qualidade e

confiabilidade aos seus clientes essencial para se manter no mercado competitivo imposto pelo novo cenrio globalizado. A identidade visual a imagem de sua empresa, atravs dela ir demonstrar a qualidade ao consumidor de seus produtos e servios, por isso importante investir na criao qualificada de logomarca, folder, folha timbrada, carto de visita, que transmita segurana e confiana ao cliente. A identidade visual, hoje, se destaca como um dos principais fatores para o sucesso de uma empresa, desde o desenvolvimento de produtos e servios at sua comercializao, por meio da otimizao de custos, embalagens, material promocional, padres estticos, identidade visual, adequao de materiais, fabricao e ergonomia. Alm disso, tambm um fator essencial de estratgia de planejamento, produo e marketing. O design de embalagem e as estratgias de branding passaram a ser alguns dos grandes diferenciais de produtos/empresas ao criarem o impacto visual necessrio para a sua identificao no ponto-de-venda. O design no apenas atrai o consumidor; ele tambm estabelece um contato emocional com este.
Grande parte das nossas decises de compras feita por impulso, deforma irracional, instintiva. Se temos dinheiro, compramos as marcas comas quais nos relacionamos emocionalmente. Cada marca como uma pessoa que teve sua personalidade prpria cuidadosamente criada e desenvolvida. Essa personalidade forjada atravs de suas aes de comunicao do seu design, de sua publicidade, de seu comportamento social. (STRUNCK, 2007, p.15)

notrio que cada vez mais empresas investem na qualidade de seu material grfico. Recentemente, pequenas e mdias empresas tambm perceberam que podem e devem investir em design para serem competitivas. Essas empresas viram que design no um servio de luxo, ao contrrio, trata-se de um servio altamente especializado, com uma tima relao custo x benefcio e que pode ser facilmente incorporado ao seu cotidiano necessrio que o empresrio entenda a diferena entre marketing e design ou a diferena entre marca, logotipo e logomarca, estas duas palavras geram uma enorme confuso na cabea das pessoas, muitos acham que se trata da mesma coisa, mas so coisas totalmente diferentes. Logotipo um elemento da marca da corporao representada graficamente, criado atravs do nome fantasia. mesclado por partes distintas: o smbolo e a tipografia, o smbolo uma ilustrao que simula graficamente a marca. Ele tem como principal objetivo ajudar na assimilao do produto, ou empresa. Se o emblema estiver sozinho, faz o papel de identificar a empresa, por isso ele nico. A tipografia a reproduo tipogrfica da marca do grego logos significado/conceito/palavra e typos, smbolo/figura. Com a unio dos dois, temos

smbolo de um conceito. Ao se juntar o nome escrito, adicionando elementos como imagens, fonte utilizada, cores, tamanho e outros, um profissional forma o logotipo. O logotipo desenvolvido por um designer grfico, o qual realizar um estudo preciso de todos os elementos que compe o seu negcio, pblico-alvo, mercado de atuao, objetivos estratgicos e conceitos definidos para a marca. A logomarca uma marca grfica ou emblema usado para divulgar a empresa. Mas, no h um consenso quanto definio exata desta palavra, chegando at ao questionamento de alguns designers. Podemos dizer, a grosso modo, que logo o smbolo, esteja ele junto com o texto ou no. No podemos nos esquecer da marca, que compreende todo o conjunto formado pelo smbolo, logotipo e cores. considerado o principal elemento da identidade visual da empresa e deve ser aplicada dentro das especificaes apresentadas num Manual de Identidade Visual. 3 UMA NOVA VISO EMPRESA, CRIAO DE IDENTIDADE VISUAL PARA A CD AGRIMENSURA E AGRONOMIA A empresa CD Agrimensura e Agronomia uma empresa que exerce suas atividades na rea de prestao de servios em Agronomia e Agrimensura, teve sua criao no dia 22 do ms de Abril do ano de 2003, quando foi inserida em um mercado, ao iniciar o projeto da criao da empresa, ela contava com um escritrio pequeno de um cmodo de 8 metros quadrados, que aps 8 anos, no mesmo local, foi construdo um prdio e passou a se tornar a sede da empresa, situado no endereo: Av. 5 de Janeiro N. 1.095 Edifcio Empresarial Diniz, Sala A. Setor Central, CEP 76.160-000 Sanclerlndia - GO. A CD Agronomia, conta com uma equipe de oito colaboradores, sendo eles: Um Agrimensor, Um Engenheiro Agrnomo, e seis auxiliares de escritrio. Ela possui outro escritrio na cidade de Matrinch-Go. A organizao trabalha de forma conveniada ao Banco do Brasil, elabora financiamentos rurais, recursos estes que so originrios do Tesouro Nacional sendo eles: FCO, FCO Pronaf Mais alimentos (Programa este criado pelo governo, com inteno de fomentar a produo agropecuria do centro-oeste) , Custeio Agrcola, Custeio Pecurio, Custeio Pecurio via Pronaf (Programa da Agricultura Familiar) acessria tcnica para produtores rurais que esto necessitando de auxilio de um engenheiro agrnomo. Seu atendimento abrange as cidades de: Sanclerlndia, So Lus de Montes Belos, Buriti de Gois, Novo Brasil, Crrego do Ouro, Mossmedes, Matrinch e Anicuns.

Desde o momento em que passou a atuar no mercado vem se destacando por sua a qualidade de seus servios de elaborao de planilhas e consultoria prestadas, ela vem se especializando suas formas de atendimento, buscando meios para melhor satisfazer seus clientes. Com a perspectiva e necessidade de expanso e acessibilidade dos servios prestados pela organizao, surgiu-se a necessidade que at ento no era notada de criar uma identidade visual empresa. Ao tomar conhecimento das necessidades existentes, fora proposta uma mudana de logomarca, de inicio existiu-se certo receio mudana, pois a transformao deve primeiramente partir do empresrio, que com o anseio de competir no mercado atual, v-se a existncia de novas modificaes. Segue abaixo marca da empresa CD AGRIMENSURA E AGRONOMIA em seu modelo inicial do ano de 2003 a 2013:

CD

AGRIMENSURA E AGRONOMIA

Figura 1.1 Logomarca da empresa (2003 a 2013) Abaixo segue a nova logomarca da empresa com cores verde e amarelo demonstrando o ramo em que ela trabalha de agronomia e agrimensura, e nfase em novas circunferncias demonstrando um novo ar futurstico:

Figura 1.2 Logomarca da empresa (2013)

4 - PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS O tipo de pesquisa adotada nesse artigo descritivo, demonstrando assim os fatos, acontecimentos e atividades recorrentes na realidade de uma empresa de porte pequeno. A partir deste, foi elaborado um estudo de caso na rea de atendimento ao publico visando entender a tica dos clientes, para o crescimento da empresa. O estudo de caso foi criado com o auxilio de reviso de bibliografia, abrangendo informaes sobre o tema, e est estruturado da seguinte maneira: obter conhecimento sobre Identidade Visual, alm das pesquisas bibliogrficas, foram realizadas tambm pesquisas em sites da internet sobre o determinado assunto e uma pequena pesquisa de campo com um questionrio que fora preenchido por clientes, com o intuito de compreender dos mesmos se tratando de imagem de uma empresa. O questionrio apresentou 3 questes objetivas, de marcar, sim ou no, para as seguintes perguntas: A empresa tem uma boa marca? Se voc fosse o proprietrio da empresa, voc mudaria a marca? Voc escolheu o servio pela logomarca? Com o questionrio respondido, foi analisada e estudada a soluo para uma nova identidade visual para a empresa.

5 CONSIDERAES Atravs deste trabalho podemos observar que possvel uma empresa de pequeno porte possua uma identidade visual marcante. Observamos tambm que um bom material grfico pode alterar a percepo que as pessoas tm em relao quele produto/servio. Uma empresa bem estrutura tem reflexo em vrios campos e um desses campos sua apresentao ao cliente/consumidor. Mas o servio de construo da marca no termina na concluso de um trabalho de identidade visual. Segundo Kotler (Kotler, 2001, p. 94):
A construo da marca, portanto, exige mais do que apenas a construo da imagem da marca. Ela requer o gerenciamento de todo contato com, a marca que o cliente possa ter. Uma vez que todos os funcionrios, distribuidores e revendedores da empresa podem afetar a experincia coma marca, o desafio gerenciar a qualidade de todos os contatos com a marca.

Portanto, o trabalho da empresa CD Agrimensura e Agronomia est apenas comeando. Certamente, com as orientaes fornecidas neste trabalho a Identidade Visual da empresa poder ser replicada de maneira correta e profissional.

6 BIBLIOGRAFIA BRETZKE, Miriam. Marketing de relacionamento e competio em tempo real com CRM. 1 ed. So Paulo: Atlas, 2000. CHASE, Margo. et al. Really Good Logos explained. Louisville: Crescent HillBooks , 2008. 288 p. DANTAS, Edmundo Brando. Atendimento ao Publico nas Organizaes: quando o marketing de servio mostra a cara. 3 ed. Braslia: Editora Senac DF, 2010. KLEIN, Naomi. Sem Logo: A tirania das marcas em um planeta vendido. Rio de Janeiro: Record, 2002. 544 p. KOTLER, Philip. Marketing para o sculo XXI como criar, conquistar e dominarmercados / Philip Kother; [traduo Bazn Tecnologia e Lingstica].So Paulo: Futura,1999. 305 p. LUPTON, Ellen; Philips, Jennifer Cole. Novos fundamentos do design .Ellen Lupton,Jennifer Cole Philips [traduo Cristian Borges]. So Paulo: Cosac Naify, 2008. 248 p. SARQUIS, Alssio Bessa. Marketing para pequenas empresas : a indstria da Confeco. So Paulo : Editora Senac So Paulo, 2003. SLATER, Don. Cultura de Consumo & Modernidade. So Paulo: Nobel/Exame,2001. 216 p. STRUNCK, Gilberto. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. Rio de Janeiro: Rio Books, 2007. 160 p.

You might also like