You are on page 1of 8

Ano XVII - No 27 Novembro/Dezembro 2011 Distribuio gratuta

Entrevista com Da. Maria Gabriela Pg. 6


Lanamento Literrio em Lisboa Pg. 3 III Encontro Monrquico Sul Brasileiro Pg. 4 Coisas da Repblica... Pg. 8

Menino Jesus de Praga A Forma de Governo Monrquica e o Modelo Familiar


A Princesa Dona Maria Gabriela de Orlans e Bragana a mais nova dos quatro lhos do Prncipe Dom Antnio e da Princesa Dona Christine, e ocupa o sexto lugar na linha de sucesso ao Trono Imperial brasileiro. Discreta e reservada concedeu entrevista a esta edio de Herdeiros do Porvir relatando um pouco de sua vida e por m agradecendo a todos os monarquistas o apoio que sempre deram Famlia Imperial durante todos estes anos. Esta edio apresenta tambm as Propostas Bsicas com vistas Restaurao da Monarquia no Brasil, aprovadas por Dom Luiz de Orleans e Bragana, em 3 de maio de 1991 e revistas em janeiro de 2009. Ainda nos dias de hoje muitas pessoas indagam qual seria o programa de governo da Monarquia. Mas, em uma Monarquia constitucional parlamentarista, no cabe ao Imperador, Chefe de Estado, elaborar tal programa, pois essa uma tarefa do Primeiro Ministro, que Chefe de Governo. Cabe ao Ministrio e ao Parlamento examin-las, discuti-las e inseri-las no planejamento governamental. As Propostas Bsicas desta edio servem para nortear a ao dos monarquistas brasileiros, mantendo-os sempre sintonizados com os ideais e princpios apresentados pelo Chefe da Casa Imperial do Brasil, pois a forma de governo monrquica por excelncia aquela que mais se aproxima do modelo familiar que deve ser a matriz de todas as sociedades humanas.
O Menino Jesus de Praga venerado na Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa, em Praga, Repblica Checa. uma estatueta de cera, com um ncleo de madeira, tem 48 cm de altura, e representa o Menino Jesus de p, vestido de Rei, tendo a mo direita levantada para abenoar e na mo esquerda o globo terrestre como smbolo de seu soberano poder. Foi esculpida no sculo XVI na Espanha, em um mosteiro entre Crdoba e Sevilha, como cpia de uma outra imagem do local. Ali foi adquirida por Dona Isabela Manrique de Lara y Mendoza, que a deu como presente de casamento sua lha Maria Manrique de Lara, quando esta desposou o nobre checo Vojtech de Pernstejn. Foi transmitida gerao seguinte tambm como dote de casamento, quando sua lha Polyxena casou-se em primeiras npcias com Vilem de Rozumberk. A Princesa Polyxena a doou aos Carmelitas Descalos de Praga que instalaram a imagem do Menino Jesus no oratrio do mosteiro, onde recebia homenagens especiais duas vezes ao dia. Com a ecloso da Guerra dos Trinta Anos as devoes foram suspensas, e em 15 de novembro de 1631 as tropas de Gustavo Adolfo da Sucia tomaram as igrejas da cidade. O mosteiro foi saqueado pelos soldados protestantes e a imagem do Menino Jesus foi lanada em um monte de entulho atrs do altar. Ali permaneceu at ser reencontrada em 1637, com os braos quebrados. Depois de restaurada foi reentronizada e voltou a receber a devoo dos is, sendo coroada pelo Bispo de Praga em 1655, evento que relembrado anualmente por uma missa festiva no dia da Ascenso. Os devotos tm ao longo do tempo ofertado muitos vestidos ricamente bordados, que so trocados ocasionalmente. A fama de seus milagres data desde quando ainda pertencia famlia espanhola, e os prodgios que opera no cessaram de se multiplicar at o presente, tornandose uma devoo extremamente popular no s na cidade, mas se espalhando por todo o mundo catlico. A devoo vem sendo disseminada largamente atravs de rplicas e folhetos impressos. Anualmente milhares de peregrinos vo a Praga prestar suas homenagens a Jesus sob esta invocao, pedir graas e agradecer outras j recebidas. Que o Menino Jesus conceda a todos os leitores um Santo e Feliz Natal, repleto de graas, alegria, sade e paz.

Expediente Herdeiros do Porvir


Publicao da Pr-Monarquia, entidade civil sem ns lucrativos. Rua Itpolis, 873 - CEP 01245-000 - So Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3822-4764 www.monarquia.org.br Diretor Responsvel: Gustavo Cintra do Prado Jornalista Responsvel: Yone P. Caldeira (MTB 17.354) Redator Chefe: Geraldo Hlson Winter Diagramao: Winter Design Impresso: Gralar - Grca e Editora do Lar Anlia Franco

2 Herdeiros do Porvir

Prncipe participa de lanamento literrio em Portugal

N
O Prncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragana participou, em 27 de setembro p.p. do lanamento do livro de autoria do Professor de Histria do Direito da Universidade de Coimbra, Dr. Ibsen Noronha, intitulado Escravido e Leis no Brasil. A solenidade se realizou no tradicional Grmio Literrio deLisboa. O livro faz aproximaes jurdico-histricas que desmisticam as verses distorcidas e tendenciosas apresentadas pela maioria dos colgios e universidades do Brasil. Nesta obra o autor aborda o tema de forma a permitir ao leitor conhecer a escravido longe dos chaves ideolgicos, pois somente o estudo feito atravs da anlise cuidadosa da legislao da poca permite uma aproximao seria desse perodo da histria do Brasil, encerrado pela atitude destemida e empenho pessoal direto da Princesa Isabel. Dom Bertrand prestigiou o evento com sua presena que contou ainda com a participao de inmeras autoridades do meio acadmico e da aristocracia portuguesa.

Herdeiros do Porvir 3

III Encontro Monrquico Sul Brasileiro


Bertrand que milhes de cristos foram martirizados no mundo nas ltimas dcadas, e agora sobretudo pelos seguidores de Maom. O conferencista seguinte foi o Dr. Juan Carlos Voiseau y Jardn que proferiu palestra intitulada Propostas Bsicas da Monarquia de 1991 em 2011. Tendo residido muitos anos no Brasil, Dr. Voiseau foi assessor da Casa Imperial na campanha do Plebiscito de 1993. Ressaltou a inteira atualidade, seja no plano brasileiro seja no sul-americano, de tais propostas (texto integral na pgina seguinte). Depois de intervalo para o almoo, os trabalhos recomearam com a conferncia do Dr. Martim Afonso Palma de Haro, advogado e consultor legislativo, que tratou do tema Direitos Humanos e Poltica. Destacou que, a partir de um signicado inicial legtimo, que encontra amparo na mesma natureza humana, a expresso direitos humanos foi objeto de progressiva toro, passando a encobrir postulados e reinvidicaes marginais que seriam recusados pela sociedade se claramente formulados. O papel desempenhado pelo Papa Pio XII diante da Segunda Guerra Mundial e do extermnio dos judeus: o imperativo da verdade histrica foi o tema da conferncia do Prof. Marcelo Vieira Walsh , de Goinia. Muito didtico e utilizando ampla documentao e ilustraes, o prof. Walsh mostrou ser injusta a acusao de que o Papa Pio XII favoreceu tal extermnio. Pelo contrrio, o Papa e a Igreja Catlica, na medida de suas possibilidades, protegeram ento e salvaram a vida de incontveis judeus. Ainda segundo o professor, lderes judeus do mundo inteiro reconhecem a atuao da Igreja neste sentido. Finalizando a srie de conferncias, o General de Exrcito Augusto Heleno Ribeiro Pereira falou sobre os Direitos humanos e a proteo da Amaznia. O General Heleno comandou a misso de paz da ONU no Haiti at 2005, foi Comandante Militar da Amaznia e Chefe do Departamento de Cincia do Exrcito. De incio, salientou que a poltica de direitos humanos propugnada por ONGs, sobretudo do Exterior, para os ndios no tem nada de humana, pois est relegando-os ao completo abandono, fome, s doenas e morte. Encerrando o evento Dom Bertrand conclamou os presentes a lutarem sempre mais pela causa monrquica no Brasil. E lembrou um episdio de infncia em que seu pai, o saudoso Prncipe D. Pedro Henrique, instava os lhos, enquanto prncipes catlicos e brasileiros, a colocar os interesses da Igreja e da Ptria sempre em primeiro lugar, acima dos interesses prprios. Na manh do dia seguinte, domingo, os participantes compareceram celebrao de uma Missa na igreja colonial da localidade de Santo Antonio de Lisboa, a Norte da Capital na mesma Ilha de Santa Catarina.

Dr. Gilberto Callado abre o Encontro Monrquico

No dia 1 de outubro p.p. sbado, realizou-se em Florianpolis, no Hotel Blue Tree Towers, o III Encontro Monrquico Sul Brasileiro, com participantes dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paran. O evento foi prestigiado tambm por monarquistas de So Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, e abrilhantou-o com sua presena o Prncipe Imperial do Brasil D. Bertrand de Orleans e Bragana. Dentre os participantes destacava-se bom nmero de jovens, da capital catarinense e cidades do interior do Estado. No incio da manh os participantes foram recepcionados no salo de eventos do hotel, sendo em seguida feita a abertura dos trabalhos pelo Presidente do Crculo Monrquico Nossa Senhora do Desterro, Prof. Gilberto Callado de Oliveira. Os temas aqui tratados armou o professor iro na linha oposta aos do PNDH-3, cujos princpios e normas revolucionrias colocar-se-o na prtica em um quadro de violenta perseguio religiosa. Ademais assinalou: Temos assistido a uma corrupo generalizada em nosso pas. O Brasil parece anestesiado. Mas, monarquistas que somos, podemos ir despertando os brasileiros dessa grande letargia. E sugere o principal remdio: A restaurao monrquica, com a aclamao do Chefe da Casa Imperial, D. Luiz de Orleans e Bragana, como Imperador do Brasil, pelos evidentes motivos de tradio, de virtudes e de bons exemplos que o Prncipe tem dado aos brasileiros. Em seguida falou o Pe. Dr. Edinei da Rosa Cndido, professor do Seminrio Arquidiocesano de Florianpolis, sobre a Perseguio Religiosa na Antiguidade Crist, sendo o Imprio Romano responsvel pelo grande nmero de mrtires. O tema suscitou intenso debate entre os presentes, lembrando D.

Aps a Missa, pblico cumprimenta o Prncipe D. Bertrand

4 Herdeiros do Porvir

PROPOSTAS BSICAS COM VISTAS RESTAURAO DA MONARQUIA NO BRASIL.


vos membros escolhidos pelo Imperador, dentre as guras exponenciais dos vrios setores da vida nacional. 7. Manuteno do sistema federativo, comportando a possibilidade de o Parlamento do Imprio desdobrar em novas unidades federadas as j existentes, sempre mediante consulta plebiscitria s populaes interessadas. 8. Ampliao da autonomia dos municpios, dentro da organizao poltica dos estados. - II 1. Igualmente cumpre que seja protegida ecazmente a famlia, clula-me da sociedade e fundamento da Civilizao Crist. Os pais devero ser esclarecidos sobre a paz social e a segurana interna e externa de nossa Ptria, bem como o merecido realce desta no cenrio internacional. Aos seus integrantes devem ser proporcionadas todas as condies para que vivam condignamente, isentos de preocupaes materiais que afetem seu moral e os afastem da dedicao integral s lides castrenses. 4. As Polcias Militares e os Corpos de Bombeiros Militares, legtimas reservas das Foras Armadas, como tal sero considerados, reconhecido e realado o seu papel intransfervel na segurana pblica e na defesa territorial do Pas. s Polcias Federais e Civis, responsveis pela preservao da ordem pblica e pela incolumidade das pessoas e do patrimnio, ser assegurado tratamento consentneo com seu importante e indelegvel papel, em especial na defesa do cidado e no combate criminalidade em todas as suas formas. 5. Respeito ao sistema de sindicalismo livre, de acordo com o compromisso assumido pelo Brasil ao assinar a carta da OIT. 6. A exemplo do ocorrido durante o longo reinado de Dom Pedro II, os meios de comunicao social devero gozar das mais amplas faculdades para desempenharem seu importante papel informador e formador da opinio pblica. O exerccio dessa liberdade deve ser entendido com sua funo social, sendo assegurado a qualquer brasileiro, bem como sociedade civil, o direito de defender a sua honra e a moralidade familiar ou social, nos termos da lei. - III 1. Conclamam-se todos os brasileiros a constiturem uma unio sagrada de todas as foras vivas da Nao, em torno do legtimo sucessor dos Imperadores que asseguraram a unidade, a grandeza e a prosperidade do Brasil, num esforo comum para a superao das graves crises que assolam hoje o Pas. 2. Sendo por excelncia a forma de governo monrquica aquela que mais se aproxima do modelo familiar que deve ser a matriz de todas as sociedades humanas, a restaurao do Imprio deve ser acompanhada de uma ampla confraternizao de todos os brasileiros em torno de um comum objetivo, esquecidos seus dios, malquerenas e divises de qualquer espcie. Destarte, a campanha pela restaurao da Monarquia - verdadeira cruzada nacional - conduzida em nveis elevados, no visar atingir pessoas, organizaes e partidos, cando a propaganda e o debate primordialmente no plano das idias.

Muitas pessoas tm indagado qual seria o programa de governo da Monarquia. Em uma Monarquia constitucional parlamentarista no cabe ao Imperador - chefe de Estado e no de Governo - elaborar tal programa, pois essa uma tarefa do Primeiro Ministro, que chefe de Governo. O monarca apenas formula propostas, seguindo sua interpretao dos interesses e aspiraes nacionais. Cabe ao Ministrio e ao Parlamento examin-las, discuti-las e inseri-las no planejamento governamental. Reproduzimos abaixo as Propostas Bsicas que Dom Luiz de Orleans e Bragana aprovou, em 3 de maio de 1991 e foram revistas em janeiro de 2009, para conhecimento dos leitores do Herdeiros do Porvir e de todos os brasileiros. -I1. Restaurao da Monarquia, nas linhas gerais da Constituio de 25 de maro de 1824, feitas naturalmente as necessrias adaptaes atual realidade brasileira. 2. Monarquia hereditria na Casa Imperial do Brasil, com o consequente reconhecimento de Sua Alteza Imperial e Real o Prncipe Dom Luiz de Orleans e Bragana, Chefe da mesma Casa, legtimo detentor dos direitos Coroa. 3. Poder Moderador como atribuio do Imperador. Poder Executivo exercido atravs de Primeiro Ministro, integradamente com os demais membros do Gabinete, que goze de conana do Imperador e do Parlamento, de acordo com o sistema parlamentar que vigorou, com tanto sucesso, ao longo do reinado de D. Pedro II. 4. Legislativo bicameral, constitudo de Senado e Cmara de Deputados, eleito por sufrgio universal direto. 5. Manuteno, no que diz respeito ao Poder Judicirio e ao Ministrio Pblico, das condies de independncia dos respectivos membros: vitaliciedade, irremovibilidade e irredutibilidade dos vencimentos. 6. Conselho de Estado, sendo os respecti-

A forma de governo monrquica por excelncia aquela que mais se aproxima do modelo familiar que deve ser a matriz de todas as sociedades humanas.
os verdadeiros direitos e ns da famlia, de sorte que se valorize aos seus olhos a sublime misso de resguardar a vida da prole, a qual condio bsica do bemestar domstico. E formao, em todos os lares, de uma conscincia oposta ao infanticdio e violncia contra as crianas. 2. Em conformidade com o princpio de subsidiariedade, cabe primordialmente famlia a misso de educar a prole. O Poder Pblico por todo o empenho no desenvolvimento da rede de ensino privado, e ademais completar, mediante a colaborao da rede de ensino pblico, o que seja necessrio para dotar integralmente a populao nacional do nvel de instruo adequado. Das medidas conducentes a tal m constar a melhoria da remunerao dos professores de todos os graus. Cessar assim a grave anomalia de que muitos membros do magistrio nacional percebem hoje, injustamente, salrios com frequncia inferiores aos do trabalhador noqualicado. 3. Valorizao da grande misso das Foras Armadas como guardis da Nao. No seu prestgio e na sua ecincia repousam

Herdeiros do Porvir 5

Entrevista exclusiva com a Princesa Maria Gabriela de Orlans e Bragana


quais so seus planos para um futuro prossional? Estou fazendo o curso de Comunicao Social na PUC-Rio voltado para publicidade e marketing. Seguindo o exemplo de meus irmos, futuramente penso em procurar algum trabalho nesta rea de marketing na Europa. V.A. ambientada tanto no Brasil quanto na Europa, sentindo no velho continente o efeito de certos esteretipos a respeito de nosso Pas. Que pode fazer uma jovem Princesa brasileira para ajudar a reverter naquele ambiente essa distoro e imprimir, pelo contrrio, uma imagem autntica do Brasil? A melhor maneira de imprimir uma imagem autntica do Brasil de sempre enfatizar que em nosso Pas no existe s carnaval e futebol. H inmeras outras riquezas e qualidades presentes no Brasil s quais sempre tento dar destaque, caso alguma pessoa fale o oposto. V.A. poderia citar algumas destas qualidades? Penso que o que o Brasil tem de melhor seu povo. Os brasileiros so muito acolhedores e, em grande parte, extremamente religiosos, cristos. Outra riqueza do pas sua agricultura, que no deixa a desejar a nenhum outro pas. Qual o relacionamento de V.A. com a nobreza de outros pases? Tenho parentesco com algumas casas reais, com quem inclusive sempre tento manter contato. Todas as vezes que vou Europa geralmente nos encontramos. Qual pas, depois do Brasil, V.A. escolheria para morar? Depois do Brasil, o primeiro pas que escolheria para morar seria a Blgica, por ser de l toda minha famlia materna, onde sempre fui muito bem recebida e me sinto vontade. Para conhecermos bem uma pessoa, procuramos saber alguns gostos pessoais. V.A. tem preferncia por alguma culinria? Qual seu prato preferido? Sou grande apreciadora da gastronomia em geral e sempre gostei de experimentar coisas novas. evidente que tenho preferncia pela nossa tradicional culinria brasileira, mas tambm gosto da culinria japonesa. Dentro da culinria brasileira, que pratos poderia citar? muito difcil especicar, pois existe uma diversidade muito grande entre as regies. Por exemplo, o Nordeste tem especialidade em frutos do mar, enquanto no Sul o que se destaca a qualidade da carne. No tenho como citar um favorito; aprecio todos. Existe na Frana um museu com enorme variedade de perfumes. Inclusive recriaram alguns extintos. Na poca da Rainha Maria Antonieta foi elaborado um exclusivo para ela. Qual fragrncia V.A. escolheria que reetisse melhor sua personalidade? Tenho preferncia por fragrncias leves, sobretudo orais. Minhas lembranas olfativas da infncia so os perfumes do Boticrio, como Ma Chrie. Atualmente meu favorito Pleasures da Este Lauder. A pintura tem um veio marcante na Famlia Imperial brasileira: Dom Pedro Henrique, Dona Maria Elizabeth, Dom Antnio, as tias gmeas. V.A. se sente integrante dele? Ou de algum outro veio artstico? Apesar de sempre ter admirado muito todo esse dom da famlia para a pintura, infelizmente no o recebi. Porm, um veio artstico em que me sinto integrante o da msica. Sem-

Princesa Da. Maria Gabriela

Ocupando o sexto lugar na linha de sucesso ao Trono Imperial brasileiro e tetraneta do Imperador Dom Pedro II, a Princesa Dona Maria Gabriela de Orlans e Bragana a caula dos quatro lhos do Prncipe Dom Antnio e da Princesa Dona Christine de Ligne de Orlans e Bragana. Nascida no Rio de Janeiro em 8 de junho de 1989, Dona Maria Gabriela sempre se destacou como lha exemplar, irm carinhosa e amiga leal. Aluna aplicada, tem na msica instrumental e no canto algumas de suas principais atividades. Discreta e reservada, encanta a todos com sua beleza, delicadeza e educao. Em meio a seus inmeros compromissos, Sua Alteza concedeu ao Herdeiros do Porvir a seguinte entrevista: tradio na Famlia Imperial brasileira dar vrios nomes aos lhos. Vossa Alteza poderia dizer o seu e o signicado de cada um? Meu nome completo Maria Gabriela Josefa Fernanda Yolanda Micaela Rafaela Gonzaga de Orleans e Bragana. Os nomes Maria e Jos [Josefa] esto nos nomes dos integrantes de toda a famlia em homenagem Virgem Maria e a So Jos, assim como Miguel [Micaela], Rafael [Rafaela] e Gabriel [Gabriela], em devoo aos arcanjos. Fernanda [Fernando] e Yolanda, no meu caso, so os nomes dos meus padrinhos. Atualmente V.A. mora e estuda no Rio de Janeiro. Que curso faz e

6 Herdeiros do Porvir

pre apreciei todos os tipos de msica. Toco alguns instrumentos como violo e piano; atualmente fao parte do coral de minha universidade. As pessoas, de modo geral, procuram distrair-se com alguma amenidade para diminuir o estresse cotidiano. V.A. possui algum hobby? Quais? Se for lme, livro ou esporte, citar alguns. Tenho inmeros hobbies. Sempre pratiquei esportes, principalmente golf e tnis como tradio de famlia. Quanto a livros, h um em particular que me cativou: O discurso do Rei. O lme tambm fantstico. Sempre me interessei por livros sobre a Segunda Guerra Mundial, mas este em particular se destacou, pois mostra a superao do Rei George VI da Inglaterra no contexto desta guerra. Para me distrair, como disse anteriormente, utilizo-me da msica. No s os ensaios do coral me fazem muito bem, como tento aproveitar alguns momentos livres para praticar violo. Nos pases onde vigora o regime monrquico, a educao e o futuro dos prncipes so acompanhados com muito interesse pelo povo. Embora estejamos numa repblica, sabemos que os membros de nossa Famlia Imperial suscitam interesse e curiosidade. V.A. se sente incomodada com essas manifestaes de ateno? O que ser uma princesa da Casa Imperial brasileira atualmente? No me sinto incomodada de forma alguma, desde que haja um certo limite quando se trata de minha vida pessoal, ou que de certa forma atrapalhe meu rendimento em minhas atividades dirias. Ser uma princesa na Casa Imperial brasileira sempre zelar pelo meu nome, buscando ser um exemplo para outros. Quando as lhas do Imperador Dom Pedro II chegaram idade de se casarem, houve uma preocupao a nvel poltico e diplomtico com o assunto, pois envolvia o prprio interesse do Estado. Como pretendentes, vieram ao Brasil dois primos, prncipes europeus, criteriosamente escolhidos - segundo relatos da condessa de Barral - para

(Da esq. para dir.): D. Rafael, Sr. Osvaldo Rocco, Da. Maria Gabriela e Sra. Hayley Rocco

elas. O Prncipe de Saxe-Coburg-Gotha era pretendente a desposar a Princesa Isabel, enquanto o Conde dEu aspirava irm dela, Dona Leopoldina. Porm, ao se encontrarem, houve uma mudana e o Conde DEu e a Princesa Isabel reuniram no enlace ao mesmo tempo o interesse de Estado e o do corao. V.A. pretende constituir famlia? Em caso armativo, pensa V.A. reeditar a feliz combinao que logrou sua reverenciada Trisav? Pretendo constituir uma famlia, sim. Como aconteceu com a Princesa Isabel e o Conde dEu, o ideal seria conseguir conciliar os dois [interesses: Estado e corao]. Provavelmente na escolha de meu cnjuge, vou sempre tentar escolher aquele que cresceu com os mesmos princpios,

mesmos valores e mesma educao que eu, o que, sem dvida alguma, ser muito favorvel ao Estado tambm. V. A. poderia formular uma mensagem para os monarquistas brasileiros, especialmente aos leitores do Herdeiros do Porvir? O que nossa famlia mais quer que continuemos a passar a histria do nosso pas de forma clara, sem qualquer tipo de deturpao e/ou modicao, fato que vem sendo cada vez mais frequente, principalmente nas escolas. Devemos manter vivo todo este histrico e toda essa tradio que temos no Brasil. Gostaria de agradecer a todos os monarquistas brasileiros pelo apoio que sempre deram Famlia Imperial durante todos esses anos.

Herdeiros do Porvir 7

Coisas da Repblica...
Jos Guilherme Beccari
cobiados pelos polticos, pois controla bilhes de reais, supostamente destinados s obras da Copa do Mundo e Olimpadas. Ocasio magnca para os pescadores de guas turvas... Ambulncias na UTI. - O descalabro na sade pblica notrio e conhecido de todos. Quais os paliativos que o Governo prope para debelar o mal? Obviamente, desestatizar o setor, melhorar o nvel das precrias universidades de medicina, scalizar as contas e a distribuio das verbas, nada disso conta com o visvel beneplcito da administrao central. Bem ao contrrio. Para cmulo da desgraa do escalpelado contribuinte brasileiro, o que comumente se aventa onerlo com mais tributos por exemplo, com a volta da CPMF. Segundo os ilusionistas de planto, extorquindo os brasileiros, se por cobro s desventuras da poltica mdico-sanitria. Aumente-se, pois, a carga dos impostos (que, no Brasil, simplesmente gritante) e tudo terminar indo bem, no melhor dos mundos! H quem ignore a precariedade do atendimento nos hospitais? A via crucis do paciente j comea quando precisa ser transportado por ambulncia. Recente reportagem do programa Fantstico, da TV Globo, levada a cabo em sete estados, mostrou tais veculos em pssimo estado, com pneus carecas, estepes amarrados com atadura, apenas um limpador de parabrisa funcionando, vazamento de leo, tampas do reservatrio de gua improvisadas com luva cirrgica, goteiras sobre os doentes e at automveis quebrados sendo usados no transporte de doentes em estado grave. Ao mesmo tempo foram descobertas 1.215 ambulncias novinhas, bem escondidas, que se deterioram em galpes remotos de vrias prefeituras, esperando liberao. Eis o uso que se faz do dinheiro de nossos impostos... Interpeladas a respeito, as autoridades municipais tm o desplante de armar que esto em curso medidas (?) para a introduo de SAMUs (Servio de Atendimento Mvel de Urgncia) regionais. Trocando em midos, estamos diante da justicao da esbrnia. Assim, tido como indcio de normalidade que fortunas sejam gastas em ambulncias antes mesmo de se organizar um servio adequado para o aproveitamento de tais veculos, indispensveis para o socorro dos doentes. Voltamos, pois, velha tecla: o problema fundamental no est na falta de recursos, mas na comprovada inecincia dos servios pblicos. Farra no Amap. - No processo de captao dos impostos federais, os Estados mais ricos remetem para Braslia muito mais do que recebem. Em 2009, o Estado de So Paulo, por exemplo, gerou R$ 204 bilhes e recebeu apenas R$ 22 bilhes. Em sentido inverso, o Estado do Amap, por sua vez, arrecadou R$ 225 milhes e recebeu R$ 2 bilhes. A desproporo de nmeros frisante. Imagina-se que deva haver uma contrapartida para a abismal diferena entre entradas e gastos. Certamente, desde logo, o indispensvel comedimento nos gastos estaduais... Um mnimo de pudor o exigiria. Ledo engano. Imagine o leitor o seguinte: precisamente, a Assemblia Legislativa do Amap aprovou o aumento da verba mensal indenizatria aos deputados estaduais para o valor de R$ 100 mil, soma vrias vezes superior ao montante de R$ 15 mil que corresponde aos deputados federais! Tal verba se destina a custear despesas de aluguel, transporte, combustvel, consultoria, etc. No obstante, graas chamada Operao Mos Limpas, vericou-se que, no af de justicar despesas indevidas, polticos de projeo do Amap no titubearam em fazer uso de notas frias em larga escala. Igualmente recorreram s empresas fantasmas para auferir portentosos lucros, referentes a supostos servios prestados. mesmo insacivel a cupidez de certos polticos.

orrupo olmpica. No constitui tarefa fcil a elaborao desta coluna. Quando o texto est para ser concludo, torna-se patente que j foi ultrapassado pelos fatos. A Repblica brasileira se transformou num manancial inesgotvel de escndalos. A sucesso de episdios tem muito de grotesco ou de tragicmico. O simples relato noticioso quase se equivale ao de uma malfadada folha corrida... Em to pouco tempo, cinco ministros do atual governo demitidos por grave suspeita de corrupo (cf. edio anterior). Logo em seguida, alinha-se outro, o do Esporte, Orlando Silva, igualmente acusado de graves desvios de dinheiro pblico. A manobra tornou-se de sobejo conhecida: amigos de conana criam ONGs. Estas ostentam mltiplas nalidades (de fachada). Para atend-las, o governo federal transfere, sem controle, milhes de reais para cada um dos organismos assim criados. Mais adiante, graas a artifcios mais ou menos mal concebidos, grande parte desses recursos vai parar no bolso dos apaniguados ou no insondvel cofre dos partidos polticos. Recentemente, foi a burra do PCdoB que saiu aquinhoada na feira das grandes benesses. Agnelo Queiroz (ex-PCdoB), ministro no governo Lula e atual governador do Distrito Federal (PT), tem papel de destaque no noticirio referente a tais falcatruas. Como sabido, o Ministrio do Esporte atualmente dos mais

8 Herdeiros do Porvir

You might also like