You are on page 1of 3

Notas de Aula Ensino Mdio

Biologia Professora: Andra Barreto Fatores Abiticos Limitantes em um Ecossistema.


( Aula Complementar) Fator limitante = Qualquer agente que torne difcil a sobrevivncia, o crescimento ou a reproduo de uma espcie. Um componente ambiental considerado fator limitante quando est em carncia, em completa falta ou, quando excede ao nvel mximo tolervel.
Aula: Data:

Data:

Lei do Mnimo (= Lei de Liebig) *: sob condies de estado constante, o nutriente presente em menor quantidade (concentrao prxima mnima necessria) tende a ter efeito limitante sobre a planta. Foi pensada para vegetais mais pode ser usada com outros seres vivos. Dar exemplos: CO2/ N

A faixa de tolerncia de um fator limitante fica compreendida entre os limites superior e inferior tolervel por um organismo.

Data:

Data:

Para cada espcie, existem amplitudes de tolerncia (com limites mnimos e mximos) aos fatores ecolgicos, dentro das quais sua existncia possvel.
Data:

Alguns fatores Abiticos Limitantes: 1) Luz: uma forma de energia decisiva para a existncia da vida na Terra. responsvel pela fotossntese que realizada pelos seres autotrficos. Fotoperodo o nmero de horas de luz por dia, ou seja, a durao do dia, varia com a estao do ano. Regula o relgio biolgico, que se manifesta sob forma de diversos ritmos. Fototropismo das Plantas- capacidade da plantar crescer em direo da luz.

Relgio biolgico um mecanismo regido pela sequncia das horas do dia, que est presente em todos os seres vivos, regulando todas as atividades do organismo. Melatonina hormnio que regula o sono e produzido quando escurece. Relgio Biolgico e Adolescncia

Data:

2) Temperatura: Cada espcie s consegue sobreviver entre certos limites de temperatura, o que confere a este fator uma grande importncia. Organismos homeotrmicos so capazes de regular a sua prpria temperatura corprea dentro de limites que tornam relativamente constante. Organismos pecilotrmicos a temperatura corprea varia com a variao da temperatura ambiente. Organismos: Euritrmicos : so capazes de tolerar ampla faixa de variao da temperatura. Estenotrmicos : toleram pequena faixa de variao.

Data:

Data:

Agenda: At o dia : 23/ 09 entrega da monografia ( impressa) Prova 18/ 09 ( ecologia) Acabar tudo que tem que ser feito no SITE Falar da avaliao do gene egosta. Relatrio do Terrrio: No Site- pode consertar No papel no d para consertar. Entrega no dia: ( at o dia 16/09)
Data:

Lista de Exerccios ( Reviso ) Correo:

You might also like