You are on page 1of 6

QUESTIONRIO

Introduo e conceitos (Osmar); Consideraes preliminares (Mase); Elaborao dos questionrios (Patrcia); Aplicao dos questionrios e tratamento dos dados (Carlos).

1. INTRODUO E CONCEITOS
Conceituao, requisitos, aplicabilidade e usos do instrumento.
Em pesquisas que envolvem pessoas como fontes de dados e informaes necessrias anlise da realidade estudada, a aplicao de questionrios e a realizao de entrevistas, permitem obter dados e informaes relativas s pessoas, aos grupos sociais e s relaes sociais e econmicas interpessoais e intergrupais, e s inter-relaes individuais e grupais com o meio ambiente (MARAGNONI, 2005). Em relao a ambos, seu uso repetido em uma grande diversidade de situaes (pesquisas de interesse cientfico, pesquisas de opinio, pesquisas de mercado e pesquisas de interesse didtico) levou a certa banalizao e ao descuido com aspectos fundamentais para obteno de resultados que respondam ao objetivo do estudo (MARAGNONI, 2005). No h unanimidade de aceitao quanto ao uso do termo questionrio para qualquer listagem de perguntas ou quesitos a responder, mas para uma pesquisa cientfica necessrio obedecer a requisitos como serem estruturados a partir de hipteses claras e a redao ter objetividade, clareza organizao lgica, boa apresentao grfica e conciso (MARAGNONI, 2005). O questionrio um bom instrumento para a obteno de dados quantitativos , embora nada impea que sirva ao propsito de obter informaes qualitativas. O processo de uso de questionrio compreende diferentes etapas sucessivas e encadeadas: preparao prvia, preparao do questionrio, aplicao-teste e respectiva avaliao, aplicao ao universo em pauta, tratamento dos dados e informaes (tabulao, elaborao de tabelas, grficos e cartogramas), anlise dos resultados e correlaes com dados e informaes obtidas por meio de outros procedimentos e/ou outras pesquisas (MARAGNONI, 2005).

2. CONSIDERAES PRELIMINARES
Para obteno de dados proveitosos com a aplicao de questionrios, antes preciso considerar:
2.1. Os objetivos da pesquisa. Cada quesito a abordar deve ser cuidadosamente analisado quanto sua utilidade para os resultados buscados. Se os objetivos e as dvidas relacionadas no estiverem suficientemente claros, os resultados quase sempre deixaro a desejar (MARAGNONI, 2005). 2.2. O universo a explorar e as abordagens possveis. Comunmente no se trabalha com a totalidade do universo escolhido, normalmente se lana mo de critrios j bem estabelecidos pela Estatstica para a escolha de amostras proporcionalmente representativas do conjunto estudado (MARAGNONI, 2005). 2.3. O segmento ou subpopulao. O pesquisador deve ter prvio conhecimento do grupo de pessoas que sero alvo das questes, disso dependem as caractersticas essenciais do questionrio e de sua aplicao, adaptadas ao segmento especfico (MARAGNONI, 2005). 2.4. Quem preencher os espaos das questes. Os questionrios podem ser preenchidos pelo prprio indivduo pesquisado, pelo autor da pesquisa ou por pessoas contratadas ou voluntrias. Em cada um dos casos o conhecimento prvio da circunstncia demandar a formatao do questionrio o tipo de apresentao das perguntas e a linguagem utilizada. Deve-se levar em conta a importncia do contato direto com uma populao estudada, pois um questionrio no esgotar todos os aspectos de dada realidade, principalmente em uma pesquisa exploratria (MARAGNONI, 2005). 2.5. Recursos tcnicos para o tratamento de dados. Embora quase sempre se deva contar com o tratamento informatizado dos dados obtidos, conforme o nmero de questionrios, sua complexidade e os objetivos da pesquisa, pode-se proceder ao tratamento manual dos dados. Nas questes abertas deve-se proceder a caracterizao das mesmas por grupos correlatos. No caso do tratamento informatizado, a facilidade de se proceder a cruzamento de dados os mais diversos, faz com que se produza to grande quantidade de tabelas, quadros e grficos, que a anlise fica prejudicada, podendo desencadear situaes em que o pesquisador force a Estatstica e escolha apenas os elementos que subsidiem sua opinio pessoal, sem que corresponda efetivamente realidade estudada (MARAGNONI, 2005).

3. ELABORAO DOS QUESTIONRIOS


Uma vez estabelecidos de maneira mais clara possvel os objetivos da pesquisa, interessante proceder as principais etapas e passos descritos a seguir (MARAGNONI, 2005):
3.1. Elaborao de uma lista de perguntas. Exerccio de raciocnio com a listagem de toda e qualquer pergunta que possa ser feita, cuja resposta interessa direta ou indiretamente s intenes do pesquisador. momento de dar asas imaginao, sem medo de cometer excessos ou sair do assunto: haver uma seleo posterior para a escolha das perguntas que de fato interessam ao melhor conhecimento em relao ao objeto de estudo e hiptese de trabalho. 3.2. Confeco de lista de cruzamentos possveis. Como idade e renda, escolaridade e interesse. Este exerccio de raciocnio pode ser bastante proveitoso para elaborar quesitos no lembrados, ou para mostrar pouca utilidade de dados que se havia tido por interessantes. 3.3. Descarte de perguntas cuja utilidade no se confirme. Cada pergunta que no se refira ao tema especfico do trabalho resulta em perda de tempo/esforo e pode prejudicar o andamento dos trabalhos e a anlise dos resultados. 3.4. Estabelecimento de uma ordem lgica de encadeamento possvel entre as perguntas. A sucesso de perguntas muito desconexas entre si pode confundir o indivduo que responde e aumentar o tempo necessrio ao preenchimento de cada questionrio. 3.5. Determinao, se for o caso, de blocos de questes. Quando pertinente, agrupar as questes em blocos referentes a objetos especficos como numa anlise socioeconmica: domiclio, famlia, bens, hbitos de consumo, etc. 3.6. Escolha, para cada quesito, do melhor formato se resposta. Normalmente cada pergunta corresponde a uma varivel, e as respostas possveis categorias da varivel. As perguntas podem prever respostas abertas, quando no se prev as categorias possveis ou fechadas quando se pr-determinam as categorias. No se deve ceder tentao de usar o formato fechado exageradamente, pr-estabelecendo classes para as categorias possveis, pois isso pode mascarar a concentrao de respostas prximas a um ou outro limite de classe, o que pode levar a interpretaes distorcidas da realidade. Sempre que possvel, recomenda-se estabelecer classes a posteriori, segundo a realidade encontrada. 3.7. Decidir a forma de apresentao dos quesitos. O questionrio pode se constituir de perguntas formuladas, como em qual a sua idade?, qual a importncia da preservao do meio ambiente?. Pode apresentar apenas a denominao da varivel com espao para preenchimento (exemplo: nmero de residentes no domiclio: ______, local de destino nas frias deste ano:_______). Pode ainda apresentar a denominao da varivel, seguida de espao a ser marcado com um X ou sinal equivalente (como em Escolaridade- 1 sem escolaridade, 2- ensino fundamental incompleto...). normal que questionrios apresentem

mais de uma maneira de formulao de questes (como em: voc j viajou Bahia?- 1-sim, 2-no. Se sim, em qual cidade/destino? ____________). 3.8. Proceder distribuio das perguntas ou quesitos na(s) pgina(s). O desenho do questionrio deve observar critrios estticos de distribuio, legibilidade, ordem das perguntas, a facilidade de transcrio de dados (pode ser necessria uma pr-categorizao em grupos de respostas), a adequao dos espaos reservados s respostas (no caso de preenchimento manual dos espaos, convm levar em considerao a escrita de quem vai executar o preenchimento). 3.9. Fazer teste(s) de aplicao e tabulao. Etapa importante para detectar e corrigir eventuais problemas. 3.10. Providenciar cpia ou impresso dos questionrios.

4. APLICAO E TRATAMENTO DOS DADOS


Treinamento preliminar (se for o caso), determinar a proporo da amostra, procedimentos de abordagem, tratamento dos dados.
Uma vez impressos os questionrios e determinada a amostragem, se for necessrio deve-se proceder ao treinamento do pessoal que os aplicar. Merecem especial cuidado a determinao das unidades de aplicao na proporo da amostra, os procedimentos de abordagem, a terminologia a empregar. Deve-se ter especial cuidado para no orientar a resposta, seja por sugesto, seja por entonao de voz ou reforo de expresses verbais. Concluda a fase de aplicao, deve-se proceder tabulao dos dados o mais cedo possvel , para que no se percam detalhes sobre o procedimento e seja possvel corrigir eventuais falhas de informao. Embora quase sempre se deva contar com o tratamento informatizado dos dados obtidos, conforme o nmero de questionrios, sua complexidade e os objetivos da pesquisa, pode-se proceder ao tratamento manual dos dados. Nas questes abertas deve-se proceder a caracterizao das mesmas por grupos correlatos. No caso do tratamento informatizado, a facilidade de se proceder a cruzamento de dados os mais diversos, faz com que se produza to grande quantidade de tabelas, quadros e grficos, que a anlise fica prejudicada, podendo desencadear situaes em que o pesquisador force a Estatstica e escolha apenas os elementos que subsidiem sua opinio pessoal, sem que corresponda efetivamente realidade estudada (MARAGNONI, 2005). Em relao tabulao, interessante, sempre que possvel, que o prprio pesquisador proceda escolha dos programas de processamento a utilizar, bem como determinao dos cruzamentos de dados mais relevantes entre categorias e variveis de interesse, contando sempre que necessrio com a acessria ou o aconselhamento de profissionais ligados rea de Estatstica para melhor anlise dos dados (MARAGNONI, 2005).

REFERRNCIAS
GNTHER, Harmut. Como elaborar um questionrio. Universidade de Braslia: Braslia. Srie: Planejamento de Pesquisa nas Cincias Sociais, nmero 1 Laboratrio de Psicologia Ambiental, p. 1-15, 2003. MARAGNONI, Ana Maria Marques Camargo. Questionrios e Entrevistas-Algumas Consideraes. In: VENTURI, Luiz Antnio Bittar. Praticando a Geografia: tcnicas de campo e laboratrio em Geografia e anlise ambiental. So Paulo: Oficina de Textos, p. 167174, 2005. VERAS, Renato P. et al. Pesquisando populaes idosas A importncia do instrumento e o treinamento de equipe: uma contribuio metodolgica. Revista Sade Pblica, So Paulo. Volume 22, nmero 6, p. 513-518. 1988. XAVIER, Alice Pereira. Uma viso antropolgica da aplicao de questionrios na pesquisa em educao. Educar em Revista. Editora UFPR: Curitiba. Nmero 44, p. 293-307, abril/junho de 2012.

You might also like