You are on page 1of 75

Estudo Sobre Sistemas de Vigilncia de Incndios Florestais

Incndios Florestais

INICIATIVA COTEC 2005


Associao Empresarial para a Inovao Associao para o Desenvolvimento da Aerodinmica Industrial

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS

ndice
Pg ndice ndice de Figuras 1. Introduo 2. Sistemas de Vigilncia Convencionais 2.1. Vigilncia Terrestre Fixa 2.1.1 Vantagens dos Sistemas de Vigilncia Terrestre Fixa 2.1.2 Desvantagens dos Sistemas de Vigilncia Terrestre Fixa 2.2. Vigilncia Terrestre Mvel 2.2.1 Vantagens dos Sistemas de Vigilncia Terrestre Mvel 2.2.2 Desvantagens dos Sistemas de Vigilncia Terrestre Mvel 2.3. Vigilncia Area 2.3.1 Vantagens dos Sistemas de Vigilncia Area 2.3.2 Desvantagens dos Sistemas de Vigilncia Area 3. Novos Sistemas de Vigilncia 3.1 Vantagens dos novos Sistemas de Vigilncia 3.2 Desvantagens dos novos Sistemas de Vigilncia 3.3. Sistemas Terrestres 3.3.1. Sistemas Baseados em Sensores de Infravermelhos 3.3.1.1. Sistema BOSQUE 3.3.1.2. Sistema BSDS 3.3.2. Sistemas Baseados em Cmaras de vdeo na gama do vsivel 3.3.2.1. Sistema ARTIS FIRE 3.3.2.2. Sistema AWISS 3.3.2.3. Sistema FIREHAWK 3.3.2.4. Sistema CICLOPE 3.3.2.5. Sistema de deteco de fumo ASRD 3.3.2.6. Sistema VIGLIA 3.3.2.6. Sistema OBSERVA 3.3.2.6. Sistema FIREWATCH 3.3.3. Comparao dos sistemas terrestres de deteco 3.3.3.1. Tecnologia dos sensores 3.3.3.2. Movimentao dos sensores 3.3.3.3. Deteco automtica
SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

II III 1 3 3 4 4 4 5 5 5 5 5 7 7 8 9 9 9 12 13 13 16 17 20 25 27 29 31 33 34 34 35

II

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS 3.3.3.4. Processamento centralizado e descentralizado 3.3.3.5. Comunicaes 3.3.4. Densidade dos sistemas 3.3.5. Custo unitrio dos sistemas terrestres 3.4. Sistemas baseados em Satlite 3.4.1. Sistemas de alerta de incndios florestais 3.4.2. Global Forest Fires Watch System (USA) 3.4.3. Satellite-Based Forest Fire Monitoring (Canada) 3.4.4. NOMOS (Russia) 3.5. Sistemas Areos 3.5.1. FIREFLY (USA) 3.5.2. Airborne Wildfire Intelligence System 4. Concluso ANEXO I: Tecnologias de Deteco e Monitorizao de Incndios Florestais ANEXO II: Situao em Diferentes Pases Referencias Bibliogrficas Lista de Siglas 66 69 71 37 38 41 41 42 43 45 47 48 50 51 52 54 56

ndice de Figuras Figura 1. Sistema de vigilncia terrestre fixa clssica. Figura 2. Vigilncia area no tripulada (UAVs) Figura 3. Arquitectura do Sistema BOSQUE Figura 4. Aspecto geral do sistema BSDS Figura 5. Aspecto geral do sistema ARTIS FIRE Figura 6. Representao esquemtica da problemtica da vigilncia dos incndios florestais. Figura 7. Sistema FIREHAWK Figura 8. Sistema FIREHAWK Figura 9. Torre tpica do Sistema CICLOPE Figura 10. Cobertura nacional proporcionada pelo sistema CICLOPE Figura 11. Consola de operador do Sistema CICLOPE Figura 12. Aspecto geral do sistema SRD Figura 13, Arquitectura do Sistema Observa
SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

Pg 3 6 11 13 14 17 18 20 22 23 24 26 29

III

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS Figura 14. Viatura de Vigilncia Mvel (VVM) e centro de comando Figura 15. Aspecto do software e comando dos sistemas Figura 16. Algumas monitorizaes feitas com o sistema Observa Figura 17. Arquitectura do Sistema Firewatch (CEREN 2004) Figura 18. Software do sistema Firewatch Figura 19. Sistema baseado em satlite integrado com um sistema terrestre. Figura 20. Arquitectura do Forest Fire Alert System Figura 21. Fluxograma de funcionamento do Sistema de deteco Figura 22. Imagem nocturna Figura 23. Imagem AVHRR Figura 24. Deteces de Incndios Figura 25. Evoluo dos incndios Figura 26. Estao MIR com o mdulo PRIRODA acoplado. Figura 27. Sistemas de deteco areos Figura 28. Meios areos tripulados (a) e no tripulados (b) Figura 29. Algumas aplicaes do AWIS Figura 30. Aspecto do software de utilizao do sistema Figura 31. Imagem a Cor e na escala de cinzentos Figura 32. Deteco do fumo. Segmentao do fumo Figura 33. Imagem visual a cores de um incndio florestal (a) e a sua correspondente componente infra-vermelha (b) Figura 34. Segmentao da frente de chamas Figura 35. Transmisso atmosfrica percentual a 2000 m acima do nvel do mar Figura 36. Exemplos de falsos alarmes Figura 37. Exemplos de falsos alarmes: a) Luzes artificiais; b) fontes de combusto Figura 38. Imagens resultantes da aplicao da monitorizao de incndios florestais Figura 39. Imagem do sensor AVHRR 65 64 62 62 58 59 43 44 46 46 47 48 49 51 51 53 53 57 57 58 30 30 31 32 33 42

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

IV

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS 1. INTRODUO A vigilncia e a deteco precoce dos incndios florestais tm sido tradicionalmente feitas por pessoas em torres de vigia situadas nas proximidades das reas a proteger. Esta vigilncia baseada em postos fixos foi desde cedo complementada por patrulhas mveis, utilizando os mais diversos modos de locomoo terrestres, aquticos e areos, sempre com uma forte dependncia na capacidade humana para efectuar a deteco e nos meios de comunicao rdio para a transmisso dos alarmes. Desde h algumas dcadas este modo de vigilncia tem vindo a ser substitudo, ou pelo menos complementado, pelo emprego de novas tecnologias, nomeadamente as que so baseadas em sensores electrnicos, de captao de imagens e de outros dados e sua transmisso para centros de monitorizao e controlo. O presente documento versa essencialmente sobre o emprego de novas tecnologias para vigilncia da floresta com vista sua proteco contra os incndios. A vigilncia por meios areos, empregando ou no sensores electrnicos, tem tambm sido utilizada em pocas crticas quando o risco de incndio florestal elevado. O interesse dos sistemas de deteco por satlite tambm evidente no caso de vastas reas homogneas a proteger. Nos ltimos anos tem aumentado significativamente a aplicao das tecnologias de informao e comunicao deteco e monitorizao dos incndios florestais. Na maior parte dos casos o papel destas tecnologias consiste no fornecimento de informao (imagens e dados dos incndios) aos operadores nos Centros de Coordenao e Controlo e nos Postos de Comando Locais. Estes sistemas utilizam cmaras de vdeo para adquirir imagens do fogo e do fumo e transmiti-las atravs de tecnologias de comunicao apropriadas. As imagens so visualizadas pelo operador do sistema no Centro de Controlo ou no Posto de Comando. A deteco e a localizao do fogo dependem basicamente dos operadores, com a assistncia eventual de meios de informao geogrfica e atravs do conhecimento do posicionamento das cmaras. A deteco do fogo pode ser feita de modo automtico, sendo os alarmes desencadeados atravs do processamento das imagens de computador, anlise de pontos quentes com sensores de infravermelhos, anlise espectral, anlise por LIDAR, etc.

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS Alguns destes sistemas esto operacionais e em uso h mais de uma dezena de anos, como o caso dos sistemas que utilizam cmaras de vdeo na gama do visvel bem como cmaras na gama do infravermelho. As cmaras de vdeo na gama do visvel (a preto e branco ou a cores) so teis para detectar colunas de fumo, para localizar o fogo e para acompanhar a sua evoluo, desempenhando assim uma tarefa de monitorizao, para a qual possuem qualidades muito superiores aos sistemas clssicos. Por outro lado as cmaras de infravermelhos tm sido usadas para a deteco precoce de pontos quentes e para a identificao da frente de fogo, mesmo atravs do fumo, que restringe a visibilidade para a vista humana e para outros sensores que funcionam na gama da radiao visvel. Neste relatrio os sistemas utilizados na deteco dos incndios so analisados, tendo em considerao as tecnologias utilizadas, a sua implementao e desempenho. Pretende-se fornecer uma perspectiva global do estado da tecnologia atravs da anlise de alguns dos sistemas conhecidos. Na seco seguinte so introduzidos os sistemas convencionais de vigilncia de incndios florestais. Em seguida apresentam-se os sistemas terrestres e particularmente os sistemas terrestres de deteco precoce. Os sistemas de satlite para a deteco e monitorizao dos incndios florestais so considerados em seguida, referindo-se por fim os sistemas embarcados em meios areos. As ltimas duas seces referem-se s Concluses e s Referncias. Este relatrio inclui tambm um Anexo, com uma breve descrio das principais caractersticas das tecnologias visual e de infravermelhos para a deteco e monitorizao dos incndios florestais. Este documento foi preparado pelos autores com base em documentao consultada e em relatrios tcnicos de projectos de investigao em que participam, em colaborao com outros parceiros Europeus,.

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS 2. SISTEMAS DE VIGILNCIA CONVENCIONAIS Os sistemas clssicos de vigilncia so baseados na observao das reas florestais por pessoas. Estes sistemas podem ser divididos em trs grandes classes: - Vigilncia terrestre fixa - Vigilncia terrestre mvel - Vigilncia area.

2.1. Vigilncia Terrestre Fixa A vigilncia terrestre fixa feita a partir de posies de onde se podem observar extensas reas*. A posio de observao pode ser uma torre de vigia ou cabine (Ver Figura 1). A observao deve ser efectuada 24 horas por dia, tornando-se assim necessrio dispor normalmente de trs pessoas, em turnos de 8 horas, para cada posto de observao.

1a)

1b)

Figura 1. Sistema de vigilncia terrestre fixa clssica. 1a) torre metlica. 1b) construo de alvenaria

O equipamento bsico necessrio para cada torre consiste em: - Binculos - Alidade para localizao do azimute da origem do foco de incndio, para facilitar a sua localizao. - Mapas da rea com informao acerca da topografia, vegetao e infra-estruturas.

Para uma melhor compreenso destes sistemas consultar o Relatrio Anlise da Cobertura da Rede Nacional de Postos de Vigia, realizado por Francisco Rego et al e tambm realizado no mbito da Iniciativa sobre Incndios Florestais da COTEC Portugal.
SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS - Estao de rdio ligada rede de comunicaes de vigilncia e/ou comunicao por telefones celulares. 2.1.1. Vantagens dos sistemas de vigilncia convencionais: - Permitem vigilncia contnua das reas florestais. - Comunicao permanente com os Centros de Controlo. - Possibilidade de se vigiar uma mesma rea por dois ou mais postos de observao, tornando possvel fornecer informao que pode ser usada numa identificao mais precisa do local de ignio do fogo atravs de tcnicas de triangulao. 2.1.2. Desvantagens dos sistemas de vigilncia convencionais : - Dependerem da ateno constante dos vigias no seu turno - A existncia de reas extensas que no se conseguem observar em linha de vista. - Informao insuficiente para a localizao do foco de incndio. - Dificuldades de recrutamento e contratao de pessoal em resultado de ser normalmente um trabalho sazonal - Baixo nvel de formao e de responsabilidade dos operadores - Condies de trabalho abaixo dos padres aceitveis. - Informao insuficiente no acompanhamento e monitorizao dos incndio. - Dificuldade em operacionalizar os sistema fora dos perodos convencionais. - Encargos financeiros elevados.

2.2.Vigilncia Terrestre Mvel A vigilncia terrestre mvel consiste no patrulhamento das reas florestais por veculos todo-o-terreno. A principal misso destas patrulhas de: - Evitar os incndios florestais. - Detectar focos de incndio florestal - Fazer o ataque inicial Cada patrulha possui de 2 a 4 pessoas. O equipamento bsico necessrio consiste em:

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS - Veculo todo-o-terreno equipado com estao de rdio. - Binculos - Mapas das reas percorridas - Ferramentas para o ataque inicial. 2.2.1. Vantagens dos sistemas de vigilncia terrestre mvel: - Vigilncia de pessoas que utilizam o fogo nas suas actividades (agricultores, turistas,...) - Possibilidade de iniciar o ataque a pequenos fogos. 2.2.2. Desvantagens dos sistemas de vigilncia terrestre mvel: - No haver observao contnua: Pode passar-se muito tempo entre duas observaes de um mesmo local. - Custo elevado no caso de 24 horas contnuas de observao.

2.3.Vigilncia Area A vigilncia area consiste na observao de uma rea florestal por meios areos, tais como pequenos avies e helicpteros. Este tipo de vigilncia requer: - Uma base area perto da rea florestal. - Estaes de rdio - Mapas da rea de observao - Equipamento complementar (GPS, cmaras de TV, sensores de infravermelhos,...) 2.3.1. Vantagens dos sistemas de vigilncia area: - Observao de vastas reas florestais sem zonas de sombra - Localizao exacta do ponto de ignio dos incndios - Possibilidade de recolha de informao til para o combate inicial 2.3.2. Desvantagens dos sistemas de vigilncia terrestre mvel: - O custo elevado. - Impossibilidade de operar em condies meteorolgicas adversas e durante a noite.

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS - Na prtica o sistema usado em vrios pases quando o perigo de incndio se agrava. - Impossibilidade de vigiar de forma contnua uma determinada rea. Esta actividade pode ser realizada quer por aeronaves tripuladas quer por UAVs (Unmanned Aerial Vehicles), com aplicabilidades e restries distintas e at complementares.

Figura 2. Vigilncia area no tripulada por UAVs utilizados no mbito do Projecto COMETS (Fotos ADAI).

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS 3. NOVOS SISTEMAS DE VIGILNCIA Os novos sistemas de vigilncia esto agrupados em dois grandes conjuntos, os sistemas terrestres e os areos. Estes sistemas so baseados em sensores e em novas tecnologias de comunicao que permitem fazer uma rpida deteco de um incndio e reportar a sua ocorrncia para o centro de comando. ainda possvel com estes sistemas proceder monitorizao da evoluo do incndio assim como das operaes de combate. Os sistemas terrestres so geralmente constitudos por uma ou mais estaes remotas, que so colocadas no terreno estando em comunicao permanente com o centro de comando atravs de ligaes rdio, GSM, GPRS ou outras. Estes sistemas so ainda constitudos por um processador de imagens digital que poder estar instalado no centro de comando ou ento no terreno. Geralmente a estao remota constituda por um sensor, geralmente uma cmara de vdeo na gama do visvel, do infravermelho, ou ento um sensor de outro tipo. Os dados podem ser tratados no terreno e depois enviados para o centro de comando, ou ento so enviados em bruto para o centro de comando sendo a processados e visualizados. O nmero de estaes remotas e de operadores por centro de comando depende muito da complexidade do sistema e obviamente do oramento disponvel para a sua instalao, manuteno e operao. Estes sistemas podem ser manuais ou semi-automticos. No primeiro caso, todas as operaes de deteco, verificao e alarme so efectuadas pelo operador, no segundo caso a deteco e alarme de incndio feita de modo automtico, sendo a confirmao ou verificao de que se trata ou no de um incndio feita manualmente pelo operador. Alguns destes sistemas tm integrado um GIS que permite fazer a visualizao da localizao do local de origem do incndio, ferramenta esta que tem uma grande importncia na afectao e localizao dos meios no terreno. Alguns dos sistemas possuem ainda integrada uma base de dados. Os sistemas areos podem ser de dois tipos, os que tm por base sensores instalados em satlites e os baseados em sensores instalados em avies ou helicpteros tripulados ou no como o caso dos UAVs. 3.1. Vantagens dos novos sistemas de vigilncia: - Melhores condies de trabalho que se proporcionam aos operadores. - Permitem determinar e registar a localizao exacta do incndio.
SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS - S necessrio um operador para vrias estaes remotas conseguindo-se desta forma uma melhor utilizao dos recursos humanos. - Consegue-se com estes sistemas fazer a monitorizao quer do incndio quer das operaes de combate, desempenhando desta forma um papel importante na locao de meios no terreno, no estabelecimento de prioridades de combate, no caso de ocorrncia de mais do que um incndio em simultneo e permitem ainda obter dados objectivos para uma posterior avaliao do desempenho dos recursos envolvidos. - No esto dependentes da existncia de electricidade no local de instalao para poderem funcionar, podendo funcionar com energias renovveis e/ou alternativas (solar, elica, baterias). - Estes sistemas podem ser instalados em qualquer local, estando disponveis para isso um grande conjunto de acessrios. - No caso dos sistemas areos consegue-se uma grande rea de cobertura por sistema. - Os novos sistemas permitem ainda a sua integrao em GIS e em outros sistemas, principalmente os da proteco civil.

3.2. Desvantagens dos novos sistemas de vigilncia: - Elevados custos de instalao, aumentando estes custos com a maior preciso exigida e o aumento da distncia de deteco. - Tm uma resposta lenta para as necessidades de uma rpida deteco (caso dos sistemas baseados em satlites), - Estes sistemas esto ainda expostos a actos de vandalismo e no caso de no haver infra-estruturas que possam receber estes sistemas ser necessrio constru-las (o que contribui para um aumento dos custos da instalao). De notar que os postos de vigia tambm esto sujeitos a este tipo de actos, a que acresce o facto de o vigia humano estar normalmente desprotegido - O facto de estarem colocados no terreno e expostos aos factores ambientais poder elevar os custos de operao e funcionamento com um acrscimo dos custos relacionados com as operaes de manuteno.

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS 3.3 SISTEMAS TERRESTRES 3.3.1. Sistemas baseados em Infravermelhos 3.3.1.1.Sistema Bosque O Sistema Bosque foi desenvolvido e patenteado pela IZAR-FABA (Espanha,

http://www.izar.es)). O sistema compreende uma srie de Estaes de Observao Remota que vigiam uma determinada rea atravs de cmaras de vdeo na gama do infravermelho. Este sistema foi testado em Portugal no mbito do Projecto guia, da iniciativa da ADAI e com o apoio da DGRF, nos anos de 2001 e de 2002. A avaliao feita ao seu desempenho foi muito boa. A deteco semi-automtica de uma fonte de calor registada por uma Unidade Central de Controlo, ligada via rdio a cada Estao de Observao. A Unidade Central de Controlo operada por uma nica pessoa. A cmara de infravermelhos em cada Estao de Observao complementada com uma cmara de visvel com uma capacidade de zoom potente. A unidade completa montada de forma a permitir a movimentao horizontal (rotao) e vertical (inclinao). A unidade pode ser programada para cobrir a rea sob vigilncia de modo automtico atravs de varrimentos repetitivos. As imagens de infravermelho e outros dados so enviados para a Unidade Central de Controlo atravs da rede de comunicaes. Quando o sinal recebido, a imagem processada digitalmente. Em caso de fogo, so accionados alarmes que aparecem no monitor de TV na consola principal de controlo. As instrues operacionais para cada Estao de Observao so controladas pela consola de controlo via rdio. A principal caracterstica deste processo a de permitir a monitorizao em tempo real, levando menos de um minuto para o processo se completar, de tal modo que a vigilncia e a rpida deteco do Sistema Bosque permite iniciar o combate quando o desenvolvimento do fogo ainda est nos seus primeiros estgios. As funes principais do Sistema BOSQUE (ver Figura 2) so: - A Vigilncia automtica atravs de varrimentos repetitivos. - Localizao automtica do fogo (e representao cartogrfica) atravs da linha de viso, ou triangulao (Coordenadas UTM ou malha). - A Deteco semi-automtica de focos de incndio.

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS - Monitorizao do fogo e das actividades de combate e confirmao da extino do fogo. Caractersticas gerais: - Capacidade de deteco de um fogo de 1m2 a 10 km. - rea de Cobertura mxima: 30 000Ha por Estao de Observao. - Requisitos humanos mnimos: Unicamente uma pessoa na Consola de Controlo (at 8 estaes de Observao) - Estao de Observao automtica - Gravao Vdeo. Dissuasora da actuao de criminosos. - Simplicidade de operao. - Instalao fcil em torres de observao convencionais. - Flexibilidade de adaptao a localizaes particulares. - Posto de Comando Central para supervisionar as actividades de supresso do fogo. - Localizao automtica do foco de incndio atravs da linha de viso ou por triangulao (UTM ou malha). - Possibilidade de simulao de potenciais situaes de fogo baseadas na ligao das condies meteorolgicas actuais com o sistema de comunicaes do software. Caractersticas da Estao de Observao - Vigilncia e Deteco semi-automtica por cmaras de infravermelhos e de visvel a cores. - Posicionamento e alinhamento de ambas as cmaras. - Possibilidade de fornecimento de energia atravs de painis solares e geradores elicos. Caractersticas do Controlo Central - Gesto do Fogo: Alarme acstico e visual, parmetros de deteco ajustveis (patamar de deteco ajustvel), Rejeio/Aceitao dos alarmes. - Leitura do estado do sistema: Comunicaes, fornecimento de energia,... - Dados meteorolgicos actuais e passados

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

10

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS - Controlo e Comandos: Controlo das cmaras de vdeo na gama do visvel e de infravermelhos, seleco das cmaras, controlo da orientao das cmaras, seleco do modo automtico/manual da vigilncia. - Gravao Vdeo - GIS

Figura 3. Arquitectura do Sistema BOSQUE

Conhece-se a instalao de 28 sistemas em parques e reservas naturais um pouco por toda a Espanha e em Portugal, nomeadamente: 2 em Jaen. "Despeaperros", Reserva Natural. 2 em Malaga. Montes de Mlaga, Reserva Natural 3 em Cadiz. Alcornocales, Reserva Natural 3 em Huelva. Sierra de Aracena, Reserva Natural 2 em Granada. Sierra Nevada, Reserva Natural 5 em Almera. Sierra Nevada, Reserva Natural 2 em Zaragoza. "CENAD San Gregorio". 2 em Sevilla. Em colaborao com "Sevillana de Electricidad". Actualmente no instalado.

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

11

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS 1 em Coimbra (Portugal) Projecto AGUIA. Actualmente no instalado. 3 na Galiza. Actualmente no instalado 1 em Barcelona. Parque Collserola. Actualmente no instalado 1 em Madrid. Parque Casa de Campo. Actualmente no instalado 1 em Murcia. Actualmente no instalado

A vigilncia completada com a realizada pelas pessoas a cargo da preveno e extino destacadas para este fim. Alguns destes sistemas esto em operao h mais de dez anos.

3. 3.1.2. Sistema BSDS (Bright Spot Detection System) O sistema BSDS foi desenvolvido pela TELETRON (Itlia,

http://www.teletronelectronics.com)). O sistema BSDS (ver Figura 4) permite a deteco semi-automtica e a monitorizao dos incndios florestais, consistindo numa estao remota e num terminal assistido por um operador. Este sistema foi tambm utilizado em Portugal, no Distrito de Coimbra, no mbito do Projecto guia, j mencionado. A estao remota recebe as imagens de infravermelho e processa-as no sentido de detectar a fonte de calor. As imagens podem ser filtradas para eliminar pontos de calor permanentes. Se um ponto de calor detectado enviado um sinal de alarme, via telecomunicaes, a um operador. O operador pode controlar a cmara para confirmar o alarme. A cmara est equipada com um zoom potente. No terminal do operador encontra-se disponibilizado um modelo de terreno a trs dimenses, para facilitar a localizao exacta do incndio. Como opo possvel dispor de outro sistema de informao Geogrfica. O sistema consiste em: - Estao remota equipada com cmaras de vdeo na gama do visvel a cores e de infravermelhos - Um sistema de processamento de imagens e comunicaes ligado a um operador terminal. - Sistema de fornecimento de energia - Operador terminal: Equipado com software de visualizao. Este sistema foi instalado pela TELETRON em Itlia na regio de Piemonte, Sardegna, Toscana, Puglia, Basilicata, Lazio, Calabria, pela ALENIA-GALILEO (instalao em Sardegna, Lombardia, Liguria) e por FAENZI (cmara sem sistema de deteco automtica, em alguns

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

12

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS parques naturais). Algumas regies possuem um sistema de deteco automtica mvel (e.g. Piemonte com um veculo equipado com o sistema BSDS). Na Grcia, este sistema de deteco automtica foi instalado na ilha de Creta (Regio de Iraklion) no contexto de um projecto europeu DEDICS (Telematics Application Programme). O sistema foi operado pelo OANAK (Local Development Agency of Eastern Crete).

Figura 4. Aspecto geral do sistema BSDS

3.3.2. Sistemas baseados em cmaras de vdeo na gama do visvel 3.3.2.1. Sistema ARTIS FIRE O sistema ARTIS FIRE consiste num sistema de deteco semi-automtica de incndios florestais desenvolvido pela T2M (http://www.t2m.net) em Frana e validado pelo CEREN (Frana). O sistema ARTIS FIRE (ver Figura 5) um sistema inteligente que consiste num conjunto de cmaras vdeo e numa unidade de processamento ou mais. Localizado em pontos de visualizao elevados de modo a abranger a maior rea possvel, o sistema fornece de modo autnomo a deteco do fumo e providencia a transmisso rpida da informao a uma das estaes de superviso. A sala de Controlo Central (SCC) est em ligao permanente com a rede de sensores que cobre a zona supervisionada.

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

13

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS Quando ocorre uma deteco de fogo num determinado analisador remoto, a unidade transmite um alarme e imagens para a estao de controlo de modo a obter uma rpida visualizao da localizao do fogo. A localizao precisa indicada num mapa. Qualquer alarme recebido pela SCC activa o sistema e gerada uma mensagem visual no monitor do operador e um sinal udio emitido para a vigilncia local. O sistema na SCC assegura um acesso rpido e eficaz informao por parte dos meios de combate. Alm disso, fornece a localizao precisa do fogo e as condies meteorolgicas locais. O sistema ARTIS FIRE utiliza um processamento digital de imagens dinmico. O princpio baseado na deteco das colunas ou pluma de fumo geradas pelo incndio. Usando a anlise de imagens sucessivas, o sistema analisa a evoluo espacial e temporal de um grupo especfico de pixis. Usando esta tcnica consegue-se detectar um fogo, mesmo oculto, num raio de 360 e numa distncia de 500m a 10Km.

Figura 5. Aspecto geral do sistema ARTIS FIRE

O tempo ocorrido desde o incio do fogo at sua deteco tem sido inferior a 2 minutos.

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

14

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS Dependendo das condies atmosfricas, o sistema pode mesmo detectar o fumo antes dos observadores humanos. A comunicao entre o ARTIS FIRE e a estao de controlo assegurada por

telecomunicaes, comunicao rdio ou por uma rede informtica. Caractersticas e parmetros do sistema: - Baseado em produtos standardizados: Hardware e software. - Seleco das reas piloto feita com base nas condies locais especficas e ambientais. - Utilizao de infra-estruturas existentes com fornecimento de energia (elctrica ou solar) - Viabilidade econmica - Fiabilidade e desempenho elevados, com taxa de deteco a 10Km > 95%. - Tempo de deteco (deteco do fumo) < 30 segundos - Taxa de alarmes falsos < 10% - Intervalo de manuteno local < 3 meses - Ciclo total de alerta (deteco + anlise de confirmao + transmisso) < 2 minutos - Um ou mais SCC por configurao - Tempo de deteco (deteco do fumo) < 30 segundos - Taxa de alarmes falsos < 10% - Intervalo de manuteno local < 3 meses - Ciclo total de alerta (deteco + anlise de confirmao + transmisso) < 2 minutos - Um ou mais SCC por configurao Em Frana, este sistema de deteco remota foi instalado pela primeira vez na proximidade de uma torre de vigia em Arboix (Aix en Provence). Dois sistemas adicionais foram instalados: um localizado no Departamento Francs de Gard de forma a monitorizar a ponte histrica de Gard; o outro foi posicionado de forma a monitorizar os subrbios de Marseille. O Departamento Francs de Var equipou tambm uma rea (Mont Esterel) com o sistema.
SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

15

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS Durante o ano de 2002, as colinas de Petit Marsellais foram equipadas com 4 sensores de forma a cobrir uma rea que no era vigiada pelas torres de vigia. A rea total coberta por estes sistemas era de 50.000 ha. No entanto actualmente este sistema j no existe, uma vez que a empresa que o desenvolveu faliu.

3.3.2.2. Sistema AWISS (Autonomous Wildfire Detection System) Este sistema utiliza o processamento de imagens de cmaras a cores para a deteco semiautomtica dos incndios florestais (De Vries JS 1993) (De Vries JS & Kemp RAW, 1993) (De Vries JS & Den Breejen E, 1993) De Vries JS & Kemp RAW, 1994). Em particular so usados trs sensores CCD, lineares a cores na parte visvel do espectro electromagntico e prximo do infra-vermelho, localizados em mastros colocados no solo para a deteco da pluma de fumo. (ver Figura 6) As diferenas de cores, mais do que de brilho, so utilizadas para evitar falsos alarmes produzidos por variaes na iluminao natural de fundo. Restringindo o processamento do sinal de modo a detectar objectos de 2m ou maiores (dimenses tpicas para as menores nuvens de fumo) de contraste com o fundo por agrupamento de pixeis foi efectivamente demonstrada a reduo do nmero de falsos alarmes e o incremento no desempenho do sistema. O agrupamento de pixeis permitiria a aplicao dos sensores de vigilncia de incndios florestais na monitorizao de cada 4 metros quadrados de reas naturais com uma mdia de separao do sensor de 10 km a uma taxa de pelo menos uma vez em cada 5 minutos. requerida uma rede de 10 20 sensores de vigilncia de incndios florestais autnomos por 100.000 hectares para monitorizar reas naturais em terrenos planos. A sensibilidade do sistema para nuvens de fumo pequenas e pouco definidas foi incrementada significativamente pela utilizao de uma cmara CCD. A relao entre a quantidade de fumo observado e a dimenso da rea a arder - O factor emissividade foi determinada com sendo de 0.5 a 1% a partir de experincias pormenorizadas com fumo, utilizando combustveis naturais com vrios teores de humidade, o que est de acordo com outras observaes. Foram reconhecidos e identificados os seguintes problemas como objectivos para uma investigao mais aprofundada:

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

16

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS - Estabilizao da imagem atravs de solues de hardware e software. - Alinhamento das trs cmaras pela implementao de uma com um detector CCD standard, - Varrimento uniforme, preciso e calibrado. - Reduo do peso e do tamanho do sensor, atravs da utilizao de solues de hardware; Calibrao melhorada dos sensores individuais a cores. - Melhoria do desempenho do sistema pela aplicao de solues de hardware e software. - Optimizao do software, em particular elaborao de um relatrio dos alarmes.

Figura 6. Representao esquemtica da problemtica da vigilncia dos incndios florestais.

3.3.2.3. Sistema FIREHAWK O FIREHAWK um sistema completo desenvolvido pela Digital Imaging Systems (frica do Sul). Trata-se de um sistema informtico de gesto do risco florestal controlado por um operador. O sistema consiste nos seguintes elementos (ver Figura 7): - Cmaras com lentes de zoom - Sistema de varrimento horizontal e vertical, que permite a movimentao das cmaras. - Mastros (tipicamente o conjunto da cmara e o do equipamento de transmisso montado em mastros de 30 a 72 metros dependendo da topografia do local a observar).

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

17

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS - Transmissores e receptores de microondas (usados na transmisso de vdeo dos locais remotos para a base de controlo central) - Ligaes de rdio por telemetria (A movimentao actual das cmaras, i.e., varrimento horizontal e vertical, ou zoom so controladas atravs destas conexes, a partir da base central), - Processador FIREHAWK e software, - Monitores (para a visualizao na base de controlo das imagens fornecidas) e gravadores de vdeo (para a gravao dos eventos registados nas diferentes cmaras, 24/24 horas).

Figura 7. Sistema FIREHAWK

As capacidades do sistema FIREHAWK so as seguintes: - Possibilidade de mltiplas torres. Podem ser instaladas at 8 cmaras remotas ligadas a um nico processador FIREHAWK. A estao base pode ter vrios processadores. - As cmaras permitem um varrimento de 360 em menos de 4 minutos. - Deteco de fumo, fogo ou de fontes de calor durante as 24 horas.

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

18

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS - Manipulao manual de qualquer cmara sem que isso afecte qualquer outra cmara do sistema. - Capacidades mltiplas dos relatrios dos alarmes. Os alarmes so registados pelo sistema sem que isso afecte a visualizao de qualquer cmara na rea designada. - Por uma simples operao de carregar num boto de qualquer cmara pode acederse a informao geogrfica. Este tipo de informao, tal como a localizao do fogo e detalhes sobre as melhores acessibilidades pode ser muito importante para os tcnicos florestais. - Software de fcil utilizao, usando os sistemas operativos e plataformas de software mais recentes. - Capacidade de configurao para mltiplos perodos horrios (dia, noite e crepsculo) - Imagens de alarmes indesejveis podem ser filtradas. - O sistema pode ser usado na gesto e nas operaes de supresso de um incndio.

O sistema FIREHAWK est vocacionado para a instalao em reas remotas e pode cobrir um raio de 3 a 5 km a partir do ponto de instalao. Apesar da capacidade das cmaras poder ser superior, as condies atmosfricas nem sempre permitem a deteco para alm desta margem de segurana. As imagens de vdeo em tempo real podem ser transmitidas at 30 km sem que seja necessria repetio. Estas imagens vdeo so enviadas para uma central de comando base onde so processadas e filtradas manualmente de imagens de falsos alarmes, ficando s registadas as que interessam. O sistema foi instalado e testado durante os ltimos seis anos em vrias reas florestais da frica do Sul. A primeira instalao foi na rea de Richmond de Kwa Zulu Natal. Esta rea foi escolhida por diversas razes. Do ponto de vista topogrfico muito acidentada, ocorrendo alteraes de temperatura extremas com Veres muito quentes e Invernos muito frios com neve nos pontos altos de ocorrncia frequente. O sistema foi criado e testado no apenas para funcionar sob condies atmosfricas adversas, mas tambm para ser suficientemente preciso para guiar os operadores ao ponto de incio do fogo no menor tempo possvel aps a deteco.

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

19

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS

Sistema de Comunicao

Figura 8. Sistema FIREHAWK

Durante a poca de fogos de 2000 foram detectados 153 fogos na zona Nordeste de KwaZulu Natal. De entre estes, 87 foram detectados durante a noite. Os resultados no fim da poca demonstraram que a taxa de rea ardida tinha sido inferior a um hectare por fogo (0.7 ha por fogo) e que em comparao, em 1988, antes de o sistema FIREHAWK ter sido instalado, a taxa de rea ardida era de 5.68 ha por fogo. Isto demonstra que a capacidade de detectar prontamente um incndio faz com que as brigadas terrestres e o suporte areo consigam atacar o fogo no seu incio, limitando assim drasticamente os seus efeitos.

3.3.2.4. Sistema CICLOPE O sistema CICLOPE um sistema de vigilncia desenvolvido pelo INOV (Portugal). Devido s caractersticas inerentes do seu equipamento, o sistema monitoriza remotamente extensas reas de paisagem resultando num baixo custo por unidade de rea. O sistema permite a vigilncia por vdeo em tempo real, diurna e nocturna com quaisquer condies meteorolgicas pela utilizao de cmaras do espectro do visvel e infravermelhos. O sistema CICLOPE realiza a deteco automtica de incndios recorrendo a cmaras de vdeo na gama dos IV, visvel e LIDAR. Estas diferentes tecnologias podem ser utilizadas de forma isolada ou em conjunto. O sistema CICLOPE est munido de sistemas de fornecimento de energia e de equipamento de comunicao autnomos e constitui assim um sistema auto-suficiente para colocao em lugares isolados.

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

20

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS As cmaras e equipamento associado, nomeadamente os sistemas de posicionamento e controle so normalmente instalados em torres designadas por TVAD. A arquitectura comum do CICLOPE inclui vrias torres e uma Central - Centro de Gesto e Controle (CGC) interligada. Este sistema tem um sistema de posicionamento das cmaras atravs de foto panormica e imagem bem como de definio de Blank Zones, funcionalidades que esto patenteadas pelo INOV. Todas as imagens vdeo registadas pelas cmaras remotas (nas torres) so gravadas digitalmente em contnuo no CGC que rene toda a informao e opera usando as ferramentas de software providenciadas ao operador. As imagens vdeo so visualizadas pelos operadores num videowall ou na consola de operao. O CGC permite ao operador a utilizao e manipulao de todos os sistemas de uma forma simples e intuitiva. De modo a aumentar o nmero de opes do sistema, o CICLOPE pode integrar tambm um sistema de aquisio de dados de estaes meteorolgicas, sistemas de segurana interna/externa de edifcios ou deteco automtica do fogo, tudo integrado na mesma plataforma de informao do sistema. O CICLOPE possui o conceito de cliente/servidor e pode oferecer, a diferentes utilizadores, o controlo e a monitorizao de uma TVAD a um CGC remoto, por exemplo, um Centro de Operaes de Combate, Servio de Proteco Civil ou a um Departamento de Polcia, que est habilitado a aceder activa ou passivamente a imagens com informao especfica providenciada por outro CGC. As ligaes dos CGC remotos so realizadas via internet, permitindo o acesso ao sistema a partir de qualquer local que disponha deste tipo de acesso. Para o procedimento de instalao, planeamento e dimensionamento do sistema CICLOPE, o INOV desenvolveu e melhorou vrias ferramentas de planeamento geogrfico (aplicao SOMBRAS) que so utilizadas para simular e testar cenrios possveis em termos de equipamento de comunicaes e distncias da cobertura de vigilncia, levando a uma optimizao da soluo da arquitectura fornecida segundo diversas figuras de mrito.

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

21

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS

Figura 9. Torre tpica do Sistema CICLOPE

Nos ltimos anos o sistema CICLOPE tem vindo a ser instalado em diversas zonas do territrio nacional. Em 1998 foi instalado um sistema para o ICN - Instituto da Conservao da Natureza no Parque Nacional de Peneda-Gers. Em 1999/2001 foi instalado um outro sistema no concelho de Vila Nova de Poiares no mbito do Projecto Condor. Em 2001 na Portucel (Setbal), em 2003 no ICN - Parque Natural da Arrbida e Reserva Natural do Esturio do Sado e em 2004 no ICN - rea de Paisagem Protegida do Litoral de Esposende e no ICN - Parque Natural da Serra da Estrela. Ainda em 2004 e no mbito do projecto COTEC foi instalado um sistema no distrito de Santarm. J em 2005 foram instalados novos sistemas no Porto, em Proena-a-Nova e na Regio do Oeste. Na totalidade encontram-se 33 torres instaladas ou em fase de instalao, comunicando com 8 CGC.
SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

22

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS

Figura 10. Cobertura nacional proporcionada pelo sistema CICLOPE

Caractersticas Gerais do Sistema CICLOPE Deteco Automtica de Incndios utilizando mltiplos algoritmos de

processamento - Localizao de incndios sobre sistema GIS - Monitorizao centralizada das torres: Sistema de alimentao, temperatura de funcionamento, intruso e vandalismo com registo e alarmes - Gravao permanente e em simultneo de todas as imagens - Interface em lngua portuguesa e opcionalmente em qualquer lngua - Sistema completamente modular e expansvel - Acesso remoto ao sistema via internet para operao e manuteno - Sistema de comunicaes privado ou pblico

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

23

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS - Aquisio e registo de dados meteorolgicos integrado - Nmero ilimitado de torres por CGC

Figura 11. Consola de operador do Sistema CICLOPE

Centro de Gesto e Controlo(CGC): - Interface grfico potente e intuitivo de fcil operao - Visualizao em simultneo das imagens das torres em videowall e consola de operao - Permite a utilizao de mltiplas consolas de operao - Posicionamento das cmaras atravs de carta digital, foto panormica ou imagem vdeo - Trs modos de funcionamento: Manual, Ronda e Automtico - Criao de posies pr-definidas - Rondas de vigilncia definidas pelo operador. Programao por posies prdefinidas, contnuas com velocidade programvel, tempos de pausa e zoom - Alarmes visuais e sonoros
SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

24

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS Torres de vigilncia (TVAD): - Sistema de alimentao autnomo caso no exista energia elctrica da rede de distribuio - Suporte de mltiplos sensores: Visvel, Infravermlhos e LIDAR - Deteco de intruso e vandalismo - Sistema ultra-rpido de posicionamento (pan&tilt) das cmaras sem pontos mortos - Tempo de varrimento reduzido - Estao de dados meteorolgicos - Cmaras de vdeo com zoom potente

3.3.2.5. Sistema de deteco de fumo SRD O Programa de Deteco de Incndios do Desenvolvimento dos Recursos Sustentveis de Alberta (SRD, Canad) utiliza uma combinao de torres de vigia, patrulhas areas e um sistema de localizao de trovoadas para a deteco dos Incndios Florestais. O objectivo do programa o de detectar e reportar todos os incndios de dimenses at 0.1 hectares, no entanto em dias com menor visibilidade poder ser de esperar dimenses mnimas de deteco de 2 hectares . As estaes terrestres para a deteco da pluma de fumo foram identificadas e implementadas em torres de vigia e de comunicaes preexistentes, foram instaladas cmaras de vdeo-vigilncia convencionais, que comunicam atravs de links rdio, satlites, GPRS, GSM ou Internet com o centro de comando. Basicamente este sistema constitudo por uma cmara, sistema de comunicao, processador de imagens, monitor de visualizao e consola de controlo. O processador de imagens pode estar colocado no centro de comando ou ento junto cmara no campo, no sendo neste caso necessrio um sistema de comunicaes to complexo, no entanto necessrio colocar no campo computadores o que pode elevar os custos de instalao. A cmara faz varrimentos da paisagem que podem ser previamente estabelecidos, podendose variar em cada varrimento o ngulo de rotao e de inclinao da cmara (pan, tilt). Trata-se de um sistema semi-automtico que usa algoritmos para detectar fumo e dar um alarme a um operador. Uma sequncia de imagens capturada numa determinada seco

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

25

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS comparada e possveis alteraes podem resultar na presena de fumo. Os falsos alarmes ocorrem sempre que o software no consegue filtrar a ausncia de movimento do fumo, ou ento com a presena de objectos no ar, de movimento e sombra das nuvens e p de estradas de terra batida. Nestes casos ser necessrio um operador para confirmar os alarmes.

Figura 12. Aspecto geral do sistema SRD

O operador pode identificar a localizao da pluma de fumo num mapa digital que est integrado com o software de deteco atravs da triangulao das visadas de mais do que uma cmara, ou ento atravs de uma nica cmara. A partir de experincias realizadas pelo Forest Engineering Research Institute of Canada (FERIC), concluiu-se que as cmaras conseguem detectar plumas de fumo equivalentes a um incndio de 0,01 hectares a distncias superiores a 20 km (com boas condies de visibilidade), sendo a visibilidade do fumo a mesma que para uma pessoa numa torre de vigilncia, no entanto, o facto do operador estar centrado na imagem e um monitor pode resultar em fadiga. Este sistema e de acordo com as experincias realizadas consegue ainda detectar o movimento das nuvens a distncia superiores a 40 km, realando deste modo a capacidade do sistema para a deteco de movimento na atmosfera a longas distncias. Como seria de esperar os mesmos factores que afectam a capacidade humana para detectar incndios (hora do dia, a altura do ano e a localizao geogrfica) iro tambm afectar a capacidade destes sistemas, no entanto este sistema pode ser configurado para ver de forma diferente dos humanos.
SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

26

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS Este sistema possui viso nocturna e mesmo que exista neblina ou que o contraste de fundo da imagem seja fraco afectando assim a capacidade de deteco. Os filtros UV e polarizadores ajudaram a diminuir os efeitos da neblina, aumentando o contraste. Um contraste fraco no monitor o resultado parcial da funo auto-iris da cmara e concluiu-se assim que a supresso manual desta funo pode melhorar a capacidade de deteco do fumo. Dificuldades na percepo da profundidade foram reportadas como uma desvantagem significativa. Concluiu-se ento que o conhecimento da paisagem seria importante para o operador da cmara, o que constituiria um problema se as cmaras fossem usadas para monitorizar as zonas de sombra no familiares aos operadores das torres. Uma soluo para este problema passaria pela capacidade de ter sensores de direco e de distncia a fazer parte do sistema. A instalao deste sistema no terreno no requer uma grande logstica, uma equipa de cinco pessoas suficiente para instalar uma srie de sistemas em 2 dias, sendo bastante mais fcil a instalao aps o primeiro sistema ser montado. Para a operao deste sistema basta um operador com conhecimentos bsicos de computadores e que ser perfeitamente capaz de aprender a trabalhar com o sistema. No caso de haver s um sistema instalado continua a ser necessrio um operador para operar o sistema semelhana de uma normal torre de vigia.

3.3.2.6 Sistema VIGLIA Nota: O texto que se segue, de descrio e caracterizao do Sistema Viglia, foi na sua maior parte retirado de documentao facultada pela Lusoptel. Faz-se notar que muitas das caractersticas referidas so comuns a outros sistemas descritos neste Relatrio. A empresa Lusoptel um spin-off universitrio que nos ltimos anos se tem dedicado ao desenvolvimento de um sistema de deteco electrnica de incndios florestais de baixo custo o VIGLIA - um sistema de concepo e produo integralmente nacional. O sistema VIGLIA foi desenvolvido com o apoio da CNEFF e FCT mas contou, acima de tudo, com a colaborao de todos os engenheiros e tcnicos envolvidos no desenvolvimento dentro e fora da Lusoptel e sugestes de silvicultores, bombeiros, vigilantes florestais terrestres e aviadores. O VIGLIA capaz de monitorizar um territrio at 20 km de raio e tem capacidade para a deteco de incndios num raio mdio de 5 km. A deteco pode ser feita automaticamente, sendo visvel a chama, ou semi-automaticamente atravs de um operador
SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

27

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS de central que analisar as imagens debitadas por um ou mais postos colocados estrategicamente na regio. Um posto contm uma cmara fotogrfica digital telescpica de alta resoluo capaz de memorizar imagens das horas precedentes deflagrao do incndio. Alm da deteco precoce de incndios, vantagem fundamental do sistema que permite um ataque mais rpido e com meios mais ligeiros, o sistema permite ainda a pesquisa da causa e ou mesmo do autor material do incndio nas fotos armazenadas durante as horas anteriores. Na concepo do VIGLIA, optou-se desde o incio pela utilizao de componentes de baixo custo conseguindo-se assim um preo final efectivamente aceitvel. O custo de uma mquina no excede 2% da produo anual de madeira na rea por ela vigiada. E arrasta alm disso outros ganhos ambientais, de proteco civil (pessoas e bens) e da prpria segurana e operacionalidade nas equipas de combate aos fogos. O sistema VIGLIA, destinado em primeira instncia vigilncia e preveno contra fogos florestais pode, sem grande esforo, ser estendido a outras situaes. Pode ser utilizado, designadamente, na vigilncia contra a deposio abusiva de lixos e entulhos, trfico de droga, contrabando e outros delitos ficais. Pode ainda ser til no apoio escola segura, no controlo de espcies protegidas (reas Natura2000) e congestionamento rodovirio, entre outros aspectos. Este sistema tem sido adoptado em diversos locais principalmente por iniciativa de autarquias, associaes de desenvolvimento rural/florestal e Parques Naturais. Podem citar-se como parceiros diversas autarquias de Portugal e Brasil, servios florestais, parques naturais (p. ex. Serra de S. Mamede), associaes de desenvolvimento rural (p. Ex. ADER-SOUSA), entre muitos outros. O sistema comandado por um computador central junto do Comando Operacional. A o Software VIGILIA-COMANDANTE permite gerir um plano de operaes Geogrfico (utilizando cartas topogrficas e dados). Todas as informaes relevantes sobre o estado do vento, temperatura, presso e humidade do ar, localizao exacta do fogo sobre mapas da regio com indicao de povoaes, estradas, caminhos florestais e pontos de gua constam da "Folha de Misso" entregue a cada carro que sai do quartel. No mbito da Iniciativa Incndios Florestais da COTEC foram instalados no Vale do Sousa 4 sites, debitando imagens para o CDOS do Porto. A soluo de vigilncia electrnica da Lusoptel envolve as corporaes de Bombeiros, ao contrrio de outras solues. Isto, se por um lado introduz uma enorme entropia na organizao das tarefas e das operaes,
SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

28

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS representa, por outro lado, um grande potencial de envolvimento com os operacionais no terreno que pode de futuro originar algum retorno.

3.3.2.7 Sistema OBSERVA Este sistema foi desenvolvido pela empresa portuguesa Observa e baseia-se na utilizao de cmaras de vdeo na gama do visvel, no possuindo deteco automtica. um sistema com uma arquitectura muito simples (ver Figura 13), baseado numa cmara de vdeo que colocada no terreno, sendo as imagens captadas por ela enviadas por GPRS/GSM ou ADSL/Link Rdio para o posto de comando. O posto de comando constitudo unicamente por um computador que permite em simultneo controlar at um mximo de 5 sistemas. um sistema que pela sua simplicidade pode ser montado em qualquer parte.

Sistema de Comunicaes GPRS/GSM Rdio/ADSL

Sala de Comando

Figura 13, Arquitectura do Sistema Observa

Este sistema permite a vigilncia de reas florestadas at um raio til de 10 km, no entanto possvel fazer deteces a distncias superiores. Este sistema est implantado desde 2004 na zona do Pinhal Interior Centro no mbito do Projecto Cotec, estando instalados at ao momento um total de 5 sistemas. Tendo por base o mesmo equipamento dos sistemas fixos, foi desenvolvido um posto de vigilncia mvel que est instalado numa Renault Kangoo 4X4 (ver Figura 14).

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

29

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS Esta viatura (VVM) est equipada com uma cmara de vdeo na gama do visvel, um GPS, uma estao meteorolgica, um videogravador e um PC porttil com cartografia digital e um simulador de comportamento do fogo. A funo desta viatura de no s servir como posto de vigilncia mvel mas tambm ser utilizada como ferramenta de apoio deciso. A sua rea de actuao todo o distrito de Coimbra podendo sempre que necessrio ir para outras zonas.

Figura 14. Viatura de Vigilncia Mvel (VVM) e centro de comando.

Figura 15. Aspecto do software e comando dos sistemas

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

30

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS

Figura 16. Algumas monitorizaes feitas com o sistema Observa

3.3.2.8 Sistema FIREWATCH O Firewatch um sistema desenvolvido na Alemanha pela IQ Wireless, onde tem sido utilizado desde h vrios anos na deteco e monitorizao de Incndios Florestais. Este sistema foi desenvolvido tendo em vista os seguintes objectivos: Detectar numa fase muito precoce de incndios, de modo a permitir a tomada de contra medidas para evitar, que este se transforme num desastre de grandes propores. Detectar fumo mesmo em pequenas quantidades (10m x10m). Deteco de focos de incndio num raio de 40km. Operao centralizada do sistema e capacidade de visualizao pelo operador do local onde foi detectado o foco de incndio. Localizao geo-referenciada para apoiar os servios de proteco civil. Vigilncia diurna e nocturna. O Sistema encontra-se em operao h vrios anos na Alemanha nos estados Brandenburg, Mecklenburg-Western, Pomerania e Saxonia. Brandenburg 37 Sensores/Cmaras 9 Centros de operao Mecklenburg-Western Pomerania 10 Sensores/Cmaras 2 Centros de operao
SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

31

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS Saxonia 1 Sensor/Cmara 1 Centro de operao Em Frana, foi testado em 2004 pelo CEREN no distrito de Bouches-du-Rhne, e actualmente encontra-se tambm testes em fase de execuo na Rssia, Canad, Turquia, frica do Sul, Austrlia e Grcia. Este Sistema composto por vrias torres que esto equipadas com sensores que permitem uma monitorizao ininterrupta de reas florestais e enviam toda a informao por eles capturados para um centro de operao e controlo. Este sistema apresenta uma excelente qualidade de imagem, visualizao e deteco, sendo por isso um excelente complemento da deteco humana e uma importante ferramenta de apoio deciso.

Figura 17. Arquitectura do Sistema Firewatch (CEREN 2004).

O Sistema Firewatch constitudo pelos seguintes elementos: Sensor/Cmara desenvolvido pelo centro aeroespacial alemo no mbito da misso espacial a Marte Pathfinder. - Deteco precoce de fumo antes de existir chama visvel, resultado de um programa intensivo de pesquisa sobre os mecanismos de propagao de incndios, tendo como base fogos reais. - Capacidade de cobertura de cerca de 5000 km2 por sensor. - Viso diurna e nocturna. - Sistema de energia autnomo usando clulas de hidrognio.
SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

32

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS Centro de operao e controlo. - Operao assistida por computador. - Alarmes acsticos e visuais. - Localizao precisa atravs de utilizao de GPS e mapas digitais - Visualizao 3D

Este sistema tem um raio de deteco que anda na ordem dos 10 km, no entanto em condies ideais de visibilidade poder chegar ao 40 km. Foi desenvolvido com o objectivo da sua integrao nos diversos sistemas de proteco civil. possvel monitorizar at 5 sensores/cmaras por consola, o operador pode a qualquer momento controlar remotamente as cmaras para proceder a verificaes adicionais. A origem de qualquer incndio de imediato mostrada num mapa, sendo fornecidas tambm as respectivas coordenadas. A sua capacidade de funcionamento de 24h dirias.

Figura 18. Software do sistema Firewatch

3.3.3. Comparao dos sistemas terrestres de deteco Os sistemas terrestres de deteco podem ser comparados atravs da anlise das seguintes caractersticas: Tecnologia e movimentao dos sensores, capacidade de deteco automtica e

processamento centralizado ou descentralizado e comunicaes.

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

33

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS 3.3.3.1.Tecnologia dos sensores As tecnologias utilizadas consistem essencialmente em cmaras de visvel e cmaras de infravermelhos. Contudo as novas tecnologias do Lidar bem como espectroscopia comeam tambm a ser objecto de estudo. As cmaras na parte visvel do espectro electromagntico no necessitam de visualizar o fogo directamente. O fumo pode ser detectado mesmo quando o fogo se inicia na manta morta, por baixo das rvores e arbustos ou quando est escondido por uma encosta. Tm sido utilizadas cmaras a preto e branco bem como cmaras a cores. O custo constitui outra das vantagens destas cmaras de vdeo na gama do visvel. De facto pode-se aplicar sensores do tipo CCD com requisitos de energia mnimos para fazer a vigilncia. Contudo o fumo no pode ser detectado durante a noite e nesta situao deveriam ser tambm usados detectores de brilho ou chama. A deteco do fumo torna-se tambm muitas vezes difcil de distinguir em diversas situaes, como seja em presena de nuvens, poeira, luminosidade fraca ou fraca visibilidade no geral. A deteco de incndios florestais por infravermelhos constitui tambm uma tecnologia muito conhecida. Os sensores de infravermelhos trmicos tm sido utilizados na deteco precoce dos incndios florestais quando a cmara consegue visualizar o incndio. Os sistemas de deteco que utilizam cmaras de infravermelhos de alta resoluo tm demonstrado a sua capacidade de detectar fogos pequenos, nascentes (com cerca de 1m) at vrios quilmetros (entre 10 a 20). Uma desvantagem significativa destes sistemas reside no seu custo elevado e na manuteno requerida. Todavia a evoluo da tecnologia de infravermelhos tende a reduzir os requisitos de custo e manuteno das cmaras fornecendo uma resoluo satisfatria para vrias aplicaes.

3.3.3.2.Movimentao dos Sensores As cmaras podem ser fixas ( estrutura da torre, mastro ou edifcio) ou montadas num sistema de posicionamento de modo a variar o azimute e o ngulo de elevao (unidade de varrimento horizontal e vertical). Quando se usam cmaras fixas so necessrias vrias unidades para se conseguir cobrir uma determinada rea a vigiar, dependendo o nmero de unidades do sistema ptico utilizado. Por outro lado o sistema de posicionamento pode ser
SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

34

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS usado para cobrir toda a rea fazendo variar os ngulos. Neste caso o processo de varrimento pode ser manual ou automtico pela utilizao de um programa de varrimento que faz variar o azimute e a elevao. O tempo de deteco depende, neste caso, da velocidade de varrimento que funo dos motores e do sistema ptico da cmara. de notar que o processamento em sistemas de deteco autnomos quando se utilizam sensores mveis torna-se mais difcil quando baseado no movimento do fumo em relao ao fundo.

3.3.3.3.Deteco Automtica As maiores dificuldades para uma deteco precoce dos incndios florestais consistem no tempo de deteco, resoluo, fiabilidade de deteco e sensibilidade s condies de deteco em ambientes naturais. A deteco automtica utilizando cmaras de visvel tipicamente baseada na deteco da pluma de fumo na parte do visvel do espectro electromagntico. Quando se usam cmaras a preto e branco a deteco baseada em diferenas de contrastes temporais com a imagem de fundo natural. As imagens a preto e branco so divididas em certas reas previamente seleccionadas de acordo com a distncia cmara. As reas em imagens subsequentes so estudadas e a alterao de reas considerada como pluma de fumo. Apesar de ser til na deteco de plumas de fumo na vizinhana, o sistema falha quando se consideram fogos distantes. Alm de que o nevoeiro e as nuvens podem originar falsos alarmes. A deteco automtica da pluma de fumo usando cmaras a cores alcanada pela comparao de duas imagens consecutivas da cmara. A segmentao do fumo baseada em diferenas de cor mais do que em diferenas de intensidade da luz no sentido de evitar a variao natural da iluminao da imagem de fundo que pode provocar alarmes falsos. Contudo a variao das condies de luminosidade e a variabilidade de condies nas imagens de fundo tm uma influncia importante na deteco, tornando o processo complexo e insuficientemente fivel. Alm do mais em geral as vibraes e a movimentao das cmaras tornam o problema da deteco automtica muito difcil. Deve referir-se tambm que os progressos recentes no processamento de imagem em tempo real pela anlise do movimento a diferentes nveis de resoluo e a integrao com outras fontes de informao acerca do ambiente so muito promissores no sentido de
SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

35

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS aumentar a fiabilidade da deteco dos incndios florestais baseada no visvel. (GmezRodriguez F. et al 2002). Por outro lado a deteco automtica de pontos quentes na parte de infravermelhos do espectro electromagntico constitui a base de vrios sistemas comerciais. O fogo pode ser detectado tanto durante o dia como de noite e o processador de imagens requerido mais simples do que na deteco automtica com cmaras de vdeo na gama do visvel. Deste modo o tempo de processamento para a deteco mais baixo. Alm de que a resoluo que se consegue alcanar hoje em dia suficientemente boa. Todavia a tcnica bsica de deteco por infravermelhos tambm pode sofrer falsos alarmes devido s emisses de infravermelhos de vrias fontes. Um primeiro passo na discriminao entre fogo e falsos alarmes o estudo das propriedades que podem ser extrados dos sensores disponveis. Um alarme pode ser definido em qualquer zona de alta intensidade trmica numa imagem de infravermelho, e pode ter origens diversas. De acordo com a experincia adquirida as fontes mais comuns de falsos alarmes em reas florestais podem ser classificadas como: Efeito solar, objectos aquecidos, luzes artificiais e fontes de combusto devidas actividade humana. Esta falha de fiabilidade pode ter um impacto importante pois os operadores experientes tm de validar o alarme e esta validao nem sempre fcil. Contudo e como foi referido na Seco anterior os recentes desenvolvimentos de sistemas para a reduo dos falsos alarmes (Arrue BC et al. 2000) tm feito decrescer drasticamente a taxa de falsos alarmes. Para finalizar acrescente-se que a integrao da deteco visvel e de infravermelhos tornase interessante. De facto, muitos dos sistemas de deteco de infravermelhos incluem uma cmara de visvel fornecendo imagens que podem ser vistas pelo operador que faz a monitorizao do processo de deteco. Este operador valida os alarmes, o que muitas vezes uma tarefa montona e difcil. Contudo a imagem visual no processada nestes sistemas. Assim os sistemas de deteco automtica por infravermelhos no produzem benefcios da informao redundante dada pelo uso de cmaras de vdeo na gama do visvel e de infravermelhos em simultneo. Muitos dos sistemas existentes no oferecem ajuda ao operador na tarefa de localizao da fonte de calor na imagem visvel. de notar que o processo de deteco automtica pode tambm utilizar informao acerca do terreno e codificar a experincia dos operadores humanos na validao dos alarmes.

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

36

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS Todas as tcnicas mencionadas anteriormente (Reduo dos falsos alarmes em

Infravermelhos, combinao de processamento de imagens de visvel e de infravermelhos, e a utilizao de informao dos operadores e do terreno) foram integradas e testadas no terreno com muito bons resultados no mbito do projecto Europeu DEDICS. A integrao das tecnologias do visvel e de infravermelhos combinadas com o

processamento da informao do terreno podem ser particularmente teis se usam detectores de infravermelhos de mais baixo custo que no so capazes de fornecer a resoluo das cmaras de infravermelhos mais dispendiosas. A integrao de sistemas terrestres, areos e de infravermelhos tambm promissora para o aumento da fiabilidade.

3.3.3.4.Processamento Centralizado e Descentralizado A deteco automtica pode basear-se no processamento de imagem feito no Centro de Controlo (ou posto de comando) onde a imagem recebida quando transmitida a partir do local da cmara ou numa unidade de processamento no prprio local da cmara. No primeiro caso deviam ser transmitidas imagens de alta qualidade para garantir uma deteco automtica eficaz. O operador no centro de controlo pode validar o alarme mais facilmente se observar o incndio e o ambiente envolvente. Alm de que os alarmes falsos podem ser mais facilmente filtrados se utilizarem sistemas mais potentes com acesso a bases de dados e eventualmente com acesso a outras imagens provenientes de outras cmaras. No segundo caso, a informao transmitida poderia ser simplesmente o alarme juntamente com a identificao do sensor e eventualmente a localizao do fogo se o sistema o permitir. Nesta situao, a validao do alarme no Centro de Controlo mais difcil ou mesmo impossvel se no existirem outras imagens da regio a vigiar. A anlise destas duas opes de processamento em termos de necessidades de

comunicaes feita na seco seguinte. Assim a fiabilidade do sistema depende principalmente da unidade de processamento local que deveria ser suficientemente potente para detectar e validar os alarmes antes de os enviar para o centro de controlo. Contudo a fiabilidade pode ser aumentada se as imagens

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

37

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS da rea afectada, transmitidas automaticamente quando o alarme accionado, forem validadas pelo operador no Centro de Controlo pela observao das referidas imagens.

3.3.3.5.Comunicaes Os sistemas de deteco de incndios florestais requerem a transmisso de dados, por exemplo entre as estaes de observao remotas e as estaes centrais. A arquitectura do sistema de comunicaes est em relao estreita com a natureza centralizada ou descentralizada do sistema. Os sistemas centralizados requerem a transmisso de uma grande quantidade de informao para a estao central de Processamento, incluindo sequncias de imagens ou vdeo, parmetros de controlo do processo de deteco, alarmes e outros dados para a monitorizao da estao de observao. Estes sistemas necessitam de sistemas de comunicaes de considervel largura de banda. De modo a assegurar este requisito, os sistemas comerciais de deteco de incndios florestais utilizam geralmente ligaes rdio digitais ou analgicas especialmente destinadas ao sistema de deteco. Nestes casos o sistema de comunicaes faz parte normalmente do sistema de deteco de incndios florestais. Uma das principais desvantagens deste tipo de ligaes reside no seu custo elevado de investimento inicial. As vantagens principais consistem na elevada capacidade de transmisso e maior robustez relativamente aos outros sistemas de comunicaes providenciados pelos operadores de telecomunicaes. Os requisitos de comunicao de sistemas descentralizados so muito menores. Estes sistemas geralmente no necessitam de transmitir todas as imagens ou vdeo observadas pela cmara ou cmaras do sistema. Normalmente s necessrio transmitir as imagens quando h um alarme. Os meios de comunicao usados nestes sistemas so geralmente baseados em telefones mveis. Esta opo s possvel se houver cobertura por parte de operadores de telecomunicaes, das zonas das estaes de observao e da estao central. A cobertura em zonas florestais com terreno irregular constitui uma limitao relevante para esta alternativa. Os servios digitais mveis fornecidos pelas operadoras so o GSM, o GPRS, o UMTS, o CDMA e o satlite. Um dos servios mais utilizados o GSM (Global System Mobile). Este servio inclui a transmisso de voz ou dados a uma taxa mxima de 9.6 Kbits por segundo (Kbps) o que constitui uma limitao sria para a transmisso de vdeo ou de imagens em tempo real, com a necessria qualidade que os mtodos de deteco automtica utilizam no processaSISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

38

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS -mento de imagem. A vantagem principal deste servio a de que oferece cobertura aceitvel (em comparao com o GPRS) e de que possui um baixo custo inicial. O Servio GPRS (General Packet Radio Service) permite a transmisso de voz ou de dados a uma taxa mxima de transmisso terica de 171.2 Kbps. As principais limitaes deste servio consistem na ainda insuficiente largura de banda oferecida comercialmente (na casa dos 20-30 Kbps). Alm de que a cobertura por GPRS est presentemente restrita a cidades e a redes de comunicao (Comboios, auto-estradas), oferecendo uma cobertura muito limitada das zonas florestais. O servio UMTS (Universal Mobile Telephone Service) transmite voz e dados at 2 Mbps (esttico) ou 384 kbps (alta mobilidade), o que ser uma taxa considervel para a transmisso de vdeo ou de imagens de qualidade em tempo real. A implementao futura do UMTS permitir no s a aplicao de telemveis para os sistemas descentralizados mas tambm a extenso aplicao aos sistemas centralizados. Contudo uma das principais limitaes do sistema neste momento a cobertura oferecida comercialmente. A fraca cobertura actual em zonas florestais uma das limitaes mais fortes aplicao de telemveis aos sistemas de deteco de incndios florestais.

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

39

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS


Tabela 1. Comparao ente os vrios Sistemas de Deteco Tecnologia do sensor Deteco/Tipo Semi-Automtica Semi-Automtica Semi-Automtica Semi-Automtica Semi-Automtica 20 km 10 a 15 km 10 km 10 km 3 a 5 km Sistema Bosque BSDS ARTIS FIRE AWISS FIREHAWK Deteco visual e de infravermelhos Sistema de posicionamento LIDAR Deteco visual Deteco visual e near-infrared Sistema de posicionamento Sistema de posicionamento Deteco visual Fixo Deteco visual e de infravermelhos Deteco de infravermelhos Sistema de posicionamento Sistema de posicionamento Movimento do sensor Deteco Alcance (Raio) Centralizado/ Descentralizado Centralizado e Descentralizado Descentralizado Descentralizado Descentralizado Centralizado

Comunicaes

Ligao via rdio

Ligao rdio via GSM Ligao rdio via rede de computadores RTC ou ISDN

Ligao via rdio

CICLOPE

Semi-Automtica

20 km

Centralizado

OBSERVA

Deteco visual

Fixo

Manual

10 km

Centralizado

FIREWATCH

Deteco visual

Fixo

Semi-Automtica

40 km

Centralizado e Descentralizado

Ligao via rdio (microondas) Redes privadas (Rdio, fibra ptica, cabo), Redes pblicas (GSM, GPRS, UMTS, PSTN, RDIS) Redes privadas (Rdio, fibra ptica, cabo), Redes pblicas (GSM, GPRS, UMTS, PSTN, RDIS) Redes privadas (Rdio, fibra ptica, microondas, cabo), Redes pblicas (GSM, GPRS, UMTS, PSTN, RDIS) Sistema de posicionamento Deteco visual

SRD Sistema de deteco do fumo Manual 20 km Descentralizado

Ligao por cabo

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

40

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS 3.3.4 Densidade dos Sistemas Um dos principais factores que influenciam directamente a densidade de sistemas a instalar obviamente a verba disponvel para a sua instalao e o valor do bem a proteger. No se pode considerar uma densidade padro a aplicar a todos os sistemas, porque para alm da verba disponvel para a instalao, as especificaes tcnicas de cada sistema, assim como as caractersticas fsicas da zona de instalao (altitude de instalao, se a zona montanhosa ou no) so factores determinantes para a definio da sua densidade. O raio de cobertura de cada um dos sistemas determina para condies mais ou menos homogneas do terreno qual a distncia mnima entre sistemas. Por outro lado, se tivermos um terreno mais acidentado o que muito provavelmente ir acontecer que se ter que aumentar a densidade dos sistemas para se conseguir a cobertura da mesma rea.

3.3.5 Custos unitrios com os Sistemas Terrestres Seguidamente apresenta-se na tabela 2 os custos envolvidos com a instalao de alguns dos sistemas fixos terrestres. O facto de no se apresentar uma relao de custos para todos os sistemas resultado de parte do estudo ter sido feito com base em pesquisa bibliogrfica, no tendo ns at ao momento conseguido contactar com os responsveis pela fabricao dos sistemas. SISTEMA BOSQUE BSDS ARTIS FIRE AWISS FIREHAWK FIREWATCH CICLOPE Viglia Observa FOREST FIRE ALERT Preo Unitrio 250 K 200 K J no produzido sem contactos sem contactos 100 K 25-75 K 20 K 25 K sem contactos Preo/ha 8 6,4

3.2 0.2 - 0.6 2.6 0.8

Tabela 2 - Custos com instalao dos Sistemas Terrestres (no inclui: manuteno, despesas de operao e de comunicaes).

Dependendo das condies de instalao e componentes (vg, estrutura torre prpria, energia elctrica, sistema alternativo de energia, cmara de infravermelhos, ...)
SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

41

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS 3.4 SISTEMAS BASEADOS EM SATLITE Os sistemas de deteco de incndios florestais que tem por base satlites tm vindo a ser alvo de um grande desenvolvimento nos ltimos anos. Estes sistemas so constitudos por um conjunto de sensores que esto instalados nos satlites com rbitas a baixas altitudes. Estes sensores fazem a deteco e monitorizao dos incndios florestais atravs de varrimentos da superfcie terrestre, medida que os satlites vo percorrendo a sua trajectria orbital. So sistemas bastante utilizados para fazer a vigilncia de grandes reas florestais onde os acessos so difceis e a presena humana diminuta ou mesmo nula. No entanto, a sua rapidez na deteco e na localizao dos incndios ainda no so as desejadas para que se consiga uma primeira interveno rpida. Desta forma, estes sistemas apresentam uma mais valia na componente de monitorizao de incndios e avaliao das reas ardidas. Estes sistemas podem funcionar como um nico sistema de deteco, sendo responsvel pela deteco, alarme e monitorizao dos incndios, ou ento ser integrado numa rede de sistemas, funcionando como um complemento dos outros (ver Figura 19). Nesta situao, poder funcionar por exemplo um sistema de deteco terrestre que ser responsvel pela deteco (dada a sua maior rapidez de actuao), e para complementar este sistema, um outro baseado em satlites que estar integrado e ser responsvel pela monitorizao do incndio e da rea ardida. Toda a informao proveniente destes dois sistemas ser processada e direccionada para um centro de controlo e comando.

Figura 19. Sistema baseado em satlite integrado com um sistema terrestre.

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

42

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS 3.4.1 Sistema de Alerta de Incndios Florestais (Forest Fire Alert System-UE) Os Sensores de infravermelhos incorporados em satlites tm sido largamente utilizados para recolher estatsticas dos incndios mas no no seu controlo. Desde que os satlites de rbita polar passaram a cobrir latitudes mais a norte da Terra vrias vezes ao dia, os seus dados so particularmente teis para detectar incndios florestais boreais (Rauste Y, 1996). Radimetros NOAA a bordo e satlites ERS-2 foram usados para a gesto operacional do fogo na Finlndia. Telefaxes de alerta de fogo eram enviados automaticamente para os Centros de Operaes. A dimenso mnima detectvel para um fogo de 0.1 ha, a preciso da localizao do fogo de 1Km e a taxa de alarmes falsos inferior a 10%. Um projecto recente com o objectivo de melhorar o sistema de gesto de incndios florestais envolveu a cooperao de companhias Finlandesas e da Agncia espacial Europeia (ESA). Uma caracterstica do sistema consiste na sua capacidade de receber e processar dados de diferentes satlites conjuntamente com alertas de incndio standards num ambiente operacional integrado. (Kelha, V et al 2000). A arquitectura do sistema de Alerta de incndio florestal mostrada na Figura 20.

Figura 20. Arquitectura do Forest Fire Alert System

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

43

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS A Transmisso de dados de imagens de alta resoluo (HRPT- High resolution picture transmission) a partir dos satlites NOAA, NOAA-12, NOAA-14 e NOAA-15, recebida na estao de aquisio localizada no Instituto Meteorolgico Finlands. Dados de ERS-2/ATSR foram obtidos (at 2000) e processados na estao de satlite de Troms e depois coligidas via Ftp atravs do servio ESA ATSR em tempo real (NRT-Near Real Time). Dado que o HRPT consiste num conjunto de dados de satlite em bruto, uma operao de pr-processamento tem de ser efectuada para verificar a possvel recepo de erros para extrair dados AVHRR. As imagens AVHRR, depois do refinamento da navegao, so rectificadas num mapa com um sistema de coordenadas e verificada a presena de pontos quentes. O processamento de dados ATSR limitado ao processamento da deteco do fogo pois os dados fornecidos pelo servio ATSR NRT esto j calibrados e geo-referenciados de 512Km por 512Km produtos GBT (GBT consiste no produto da temperatura/reflectncia).

Figura 21. Fluxograma de funcionamento do Sistema de deteco

Para a deteco de pontos quentes, os pxeis na imagem so procurados no canal de dados de comprimento de onda de 3.7 m. Dados de infravermelhos (AVHRR comprimento de onda de 0.91 m e ATSR comprimento de onda de 1.6 m) so usados em conjunto com os dados trmicos de infravermelhos (11 m) e so utilizados para detectar alarmes falsos

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

44

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS devidos a vrios fenmenos de reflexo nas nuvens. As geometrias de imagem conhecidas so utilizadas para eliminar alarmes falsos que podem surgir da gua, ou de outras superfcies altamente reflectoras. Zonas industriais emissoras de calor so ignoradas com base no conhecimento da sua localizao. enviado um relatrio referente a cada fogo detectado para o Centro de Operaes regional da rea onde foi detectado o fogo. O relatrio inclui as coordenadas e a hora da deteco e a localizao do fogo indicada num mapa.

3.4.2. Global Forest Fire Watch System (USA) O objectivo deste sistema o alerta precoce, monitorizao e conhecimento dos incndios existentes pelo emprego de tecnologias de observao da terra e do conhecimento local dos peritos http://grid2.cr.usgs.gov/globalfire. A criao de um sistema destes depende da existncia de mapas de vegetao de elevada qualidade, imagens de satlite prximas do tempo real e de baixo custo, relaes estreitas de trabalho com fontes locais de actualizao de informao meteorolgica e de experincia e o requisito local de servios e produtos relacionados com o fogo. Sensores instalados em satlites para detectar os incndios esto disponveis nas bandas do visvel, trmica e infravermelhos mdios. Os fogos activos podem ser detectados pela sua actividade trmica ou infravermelho mdio durante o dia e noite ou pela luz emitida pelo incndio noite. Os sensores necessitam de ter passagens frequentes e estes dados necessitam de estar disponveis em tempo real. Dois sensores que renem estes critrios so o sensor AVHRR, que possui um sensor trmico e passagens dirias e o Satlite de defesa meteorolgico Programs Optical Line Scan System (OLS) que possui passagens dirias e captura imagens visveis durante a passagem nocturna. A monitorizao dos incndios mede e descreve a evoluo de incndios florestais conhecidos; trs caractersticas de interesse so o crescimento do fogo, a extenso da pluma de fumo e o mapeamento da rea ardida. A monitorizao do movimento e disperso de incndios considerada como uma variante da deteco de incndios, onde a ateno est concentrada na anlise das alteraes das caractersticas do fogo. Assim como na deteco de incndios, as imagens trmicas e visveis so eficazes para o mapeamento das alteraes nas caractersticas do fogo. A monitorizao das plumas de fumo requer uma

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

45

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS anlise dos comprimentos de onda do visvel e infravermelho perto. A deteco de plumas de fumo permite a estimao dos impactos do fogo nas populaes prximas. Na monitorizao da extenso das reas ardidas Podem ser utilizados radares em condies moderadas de fumo e cinzas.

Figura 22. Imagem nocturna.

Figura 23. Imagem AVHRR

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

46

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS 3.4.3. Satellite-Based Forest Fire Monitoring (CANADA) A monitorizao de incndios florestais um aspecto crtico na gesto sustentvel dos incndios florestais. Contudo, as tcnicas terrestres de deteco convencionais so bastante limitadas dado que apenas cobrem pequenas reas. Utilizando as imagens do NOAA-11 e NOAA-14 AVHRR, os investigadores da seco de monitorizao ambiental desenvolveram algoritmos para detectar incndios florestais (http://www.ccrs.nrcan.gc.ca/ccre). Estes podem ser usados para fornecer dados dirios da monitorizao dos incndios por satlite para o Canada. Os algoritmos tiram partido da informao de medies AVHRR multicanal para determinar a localizao dos fogos activos nas imagens de satlite (com pixeis de cerca de 1 Km2) sobre cu limpo ou nuvens dispersas. As plumas de fumo dos incndios so claramente visveis nas medies do canal 1 AVHRR (background) e as reas a arder (pontos vermelhos) so tambm detectadas pelos algoritmos.

Figura 24. Deteces de Incndios

Os algoritmos foram aplicados a uma srie de dados contendo mais de 600 mosaicos dirios do CANADA NOAA/AVHRR de 1994, 1995, 1996 e 1997. O produto resultante permitiu a visualizao diria da situao dos incndios activos sobre o Canada. A monitorizao por satlite pode tambm fornecer informao sobre a evoluo dos incndios. Na Finlndia, o Ministrio do Interior, o VTT (Centro de Investigao da Finlndia) e o Instituto Meteorolgico Finlands utilizam as imagens de alta resoluo (NOAA-AVHRR) dos sistemas de satlites para a monitorizao dos incndios florestais. O sistema pode detectar um incndio florestal em menos de 30 minutos aps a obteno da imagem de satlite.

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

47

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS

Figura 25. Evoluo dos incndios

Funciona bem nas condies finlandesas devido temperatura do terreno, que no to elevada como nos pases mediterrnicos, i.e., os falsos alarmes so menores. O sistema cobre toda a Escandinvia, Karelia Russa e regio Bltica. Aps a observao o sistema envia automaticamente um fax de alerta para o centro de comando de emergncia mais prximo de acordo com as coordenadas das imagens de satlite. Os sistemas de monitorizao por satlite so usados como parte do sistema de monitorizao que detecta os incndios tambm durante a noite.

3.4.4.NOMOS (RUSSIA) A Rssia enfrenta problemas complexos na gesto dos incndios florestais devido s grandes reas florestais e densidades populacionais baixas, especialmente na Sibria e a Este. Este sistema foi considerado em 1993 quando o reconhecimento areo de incndios florestais foi possvel em 50-60% do territrio russo. A necessidade do aumento das capacidades de deteco area dos incndios foi claramente reconhecida. Dado que as florestas boreais no podem praticamente ser observadas das rbitas geostacionrias foi considerada a necessidade de instalar um sistema com intervalos de retorno de satlites inferiores a 1 hora. Vrias empresas russas lideradas pela Saliut Designing Bureau (Khrunichev State Space Center) trabalharam no projecto NOMOS para criar e colocar em aco um novo sistema espacial de rbita baixa para monitorizao de incndios florestais e aviso de incndio.

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

48

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS As especificaes esperadas deste sistema espacial seriam: - reas mnima de deteco de incndio florestal: inferior a 0.01 hectare (sob condies de nebulosidade: 0.1 a 0.3 hectares), - Intervalo de retorno mdio para observao de incndios: 1 hora, - Preciso das coordenadas de localizao do incndio: 0.3-0.5 km, - Possibilidade de aviso de situaes de perigo de incndio. O sistema foi desenvolvido para incluir 6 a 8 satlites em rbitas baixas (900Km), cada satlite equipado com Sensores de Observao Terrestre de vsivel, infravermelho mdio (3.5-4 m), comprimentos espectrais de microondas (8mm) e links de comunicaes para transmitir mensagens de aviso de incndio para a Terra, em estaes de utilizao simples para receber e processar os dados de satlite. O sistema espacial NOMOS foi desenvolvido para ser capaz de detectar e monitorizar outros tipos de desastres e situaes de emergncia, e.g., inundaes, terramotos, furaces, fogos industriais, contaminao das guas ocenicas, etc. e monitorizar as consequncias destes desastres.

Figura 26. Estao MIR com o mdulo PRIRODA acoplado.

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

49

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS Durante a primeira fase do sistema NOMOS foi desenvolvida uma investigao experimental acerca dos sensores a incluir na estao espacial. O Aerospace Experiment Nomos (ASE Nomos) foi planeado para 1994-1995 incluindo o teste do mdulo Priroda lanado em rbita baixa (altitude 400 Km, ngulo de inclinao 51,6) e seguidamente acoplado estao espacial MIR (ver Figura 26). Este mdulo foi desenvolvido para uma srie de experincias ecolgicas. Os seguintes instrumentos foram considerados no ASE Nomos: - Scanner ptico de resoluo mdia MSU-SK, - Scanner ptico de alta resoluo MSU-E. - Radimetro infravermelhos de 64 canais Istok-1 - Radimetro de microondas Delta-2 Os resultados esperados para o ASE Nomos I foram: - Determinao dos parmetros espectrais e amplitudes da radiao dos incndios florestais - Determinao das capacidades dos instrumentos espaciais na deteco e aviso dos incndios florestais (incluindo em situaes de nebulosidade) - Verificao experimental de algoritmos para o processamento dos dados de satlite, estimao dos mtodos de sensores espaciais no controlo remoto de incndios.

3.5. SISTEMAS AREOS Os sistemas de vigilncia area com base em novas tecnologias so constitudos principalmente por aeronaves e helicpteros (figura 27 b) que tm acoplado s suas estruturas sistemas de deteco (figura 27 a). Estes sistemas instalados a bordo so capazes de detectar e avaliar fontes de calor graas aos sensores trmicos que tm incorporados. Os sistemas so geralmente constitudos por cmaras de vdeo na gama do visvel e do infra-vermelho que permitem a deteco e a monitorizao de incndios florestais. A deteco/monitorizao feita durante os voos, sempre que um incndio detectado, emitido um sinal de alarme para um centro de comando, aps o alarme passa-se ento para a fase de monitorizao da evoluo do incndio. Estes sistemas permitem ainda com o

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

50

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS recurso a um GPS obter informao acerca da localizao exacta do incndio e da posio da sua frente. Os meios areos podem ser tripulados ou no (UAVS) e serem ainda de diferentes tipos. Para alem da deteco e monitorizao de incndios florestais, estes sistemas podem ainda ser utilizados, na monitorizao de cheias ou outras calamidades, vigilncia de fronteiras etc.

a)
Figura 27. Sistemas de deteco areos

b)

a)

b)

Figura 28. Meios areos tripulados (a) e no tripulados (b)

3.5.1.FIREFLY (USA) Os Servios Florestais dos Estados Unidos da Amrica so os maiores utilizadores operacionais e os que maior contribuio tm dado para o desenvolvimento dos sistemas areos trmicos de infravermelhos de observao remota para a deteco e mapeamento dos incndios florestais. No National Interagency Fire Centre, um sistema trmico de
SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

51

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS infravermelhos designado por FIREFLY utiliza o processamento de sinal avanado para a deteco e mapeamento dos incndios. A localizao dos incndios pode ser georeferenciada atravs do sistema de posicionamento global (GPS) e depois transmitida para a terra numa questo de poucos minutos. Outro sistema designado por FIRE MOUSE TRAP utiliza forward looking infrared (FLIR) e GPS montados num helicptero para a localizao de pontos quentes e mapeamento de permetros dos fogos e de reas de interesse, prximo do tempo real, possibilitando uma aco rpida.

Sistema de vdeo areo: Os dados adquiridos usando tecnologia de vdeo area so usados para satisfazer variadas necessidades dos Servios Florestais. A captao de imagens vdeo e tcnicas de processamento, geo-referenciadas por GPS e integradas em bases de dados GIS, permitem a actualizao das bases de dados de uma forma rpida e a baixos custos. Estes sistemas so especialmente teis em zonas difceis de fotografar como as reas a sudeste do Alaska, na Floresta Nacional de Tongass, onde as imagens vdeo so usadas para ajudar ao mapeamento dos recursos florestais. A equipa de Proteco e Conservao da Floresta no Southern Research Center e Remote Sensing Application Centre demonstraram a variedade de aplicaes dos sistemas de vdeo. Estes incluem: - Vigilncia de estragos causados por pragas florestais, - Monitorizao de zonas alagadas, - Classificao do uso do solo, - Inventrio Florestal, - Aplicao da lei, - Monitorizao de perdas de recursos por eventos catastrficos, - Operaes de busca e salvamento.

3.5.2.Airborne Wildfire Intelligence System O Airborne Wildfire Intelligence System (AWIS) um sistema comercial integrado de informao dos incndios florestais em GIS e ferramentas de apoio deciso para incndios florestais em tempo quase real. O AWIS inclui a deteco de pontos quentes (ignies),

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

52

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS monitorizao e mapeamento de frentes de chama e rea ardida, assim como planeamento tctico e estratgico atravs de visualizao 3D. O AWIS consiste nas seguintes unidades operacionais: Unidade Area de Aquisio (Avio) para obteno e pr-processamento de imagem e planeamento de misses; e um Centro de Operaes e Processamento localizado num local fixo, que serve de hub para todas as actividades relacionadas com o AWIS. O sistema integra sensores de infravermelhos, cor visvel e de inrcia. Inclui ainda modelos de correco geomtrica e geo-referenciao directa. A resoluo espacial varia entre 30 cm e 2 metros por pxel.

a)

b)

c)

Figura 29. Algumas aplicaes do AWIS- a) deteco, b) monitorizao, c) Mapeamento

Figura 30. Aspecto do software de utilizao do sistema

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

53

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS 4 CONCLUSES Tem sido observado que um nmero importante de alarmes de incndio florestal dado directamente pela populao, pelo nmero de emergncia para deteco de incndios florestais (117). Com o uso extensivo de telemveis e uma boa cobertura de rede GSM/GPRS mesmo em locais remotos, muitas vezes desta forma que os centros de comando recebem a informao inicial acerca de uma dada ocorrncia. reconhecido que estas chamadas no fornecem localizaes precisas do local da ocorrncia nem sobre o desenvolvimento do fogo, mas constituem, em muitos casos a primeira deteco e alarme. As informaes acerca da localizao precisa e a natureza da ocorrncia tem de ser adquiridas ou visualizadas de outra forma. Apesar da legislao ser bastante restrita, os seres humanos causam a maioria dos incndios florestais. Um nmero de autoridades a cargo da proteco da floresta concordou que o uso dos meios convencionais aliados aos avanos da tecnologia tem sido uma ferramenta eficiente na reduo dos danos causados pelos incndios florestais nas ltimas dcadas. Num futuro prximo esperado que a diminuio do custo e o aumento da fiabilidade dos sistemas de deteco e monitorizao automtica favoream a sua aplicao. Actualmente a maioria dos sistemas de deteco e monitorizao so basicamente sistemas comandados. O interesse da vigilncia automtica e deteco primria dos incndios florestais (em vez da tradicional vigilncia humana) podem ser expressos em termos de subjectividade da vigilncia humana e da preciso na deteco. Assim, muitas tecnologias tm sido aplicadas vigilncia florestal e deteco de incndios florestais, e adquiriram relevncia significativa no domnio, tornando-se um tpico de investigao e desenvolvimento importante. Tm sido desenvolvidos nos anos recentes em diversos pases, vrios sistemas comerciais terrestres baseados em diferentes tecnologias. Estes sistemas usualmente tm um tempo de deteco baixo e, se o nmero de pontos de observao for suficiente para as caractersticas do terreno (topografia), possuem em geral erros baixos na localizao do ponto de ignio do incndio. Os custos destes sistemas, embora aparentemente elevados quando so adquiridos e instalados, podem ser muito baixos quando considerados a curto-mdio prazo. Isto , se considerarmos os encargos que se tm com a operacionalizao de um posto de vigia tradicional durante uma poca de fogos chegamos concluso que a amortizao anual da

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

54

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS maioria dos sistemas baseados em novas tecnologias muito inferior aos encargos com os postos tradicionais. Os sistemas baseados em novas tecnologias tm ainda a vantagem de poderem ser utilizados 24 sobre 24 horas, em qualquer poca do ano: este facto tem uma grande importncia dado a constatao da no sazonalidade da ocorrncia de incndios florestais que se tem vindo a verificar nos ltimos anos. Estes sistemas podem ainda ser utilizados noutras aplicaes complementares, tais como monitorizao de outras ocorrncias de proteco civil (inundaes, distrbios, ...), vigilncia de fronteiras, monitorizao de trfego martimo, etc., estudos de vida selvagem, monitorizao de plantaes, de cortes e de outras operaes silvcolas e rurais. Tratam-se de sistemas que proporcionam melhores condies de trabalho aos operadores, podendo uma s pessoa operar vrias estaes remotas a partir de uma sala de controlo com todas as condies de trabalho, permitindo assim uma maior rentabilizao de pessoal. So sistemas que podem ser instalados em qualquer local com o recurso a um conjunto de acessrios e que no tm qualquer tipo de dependncia da existncia de electricidade no local de instalao para funcionarem, podendo utilizar energias renovveis e/ou alternativas (solar, elica, baterias). possvel com o recurso a estes sistemas fazer a deteco e a monitorizao do incndio assim como das operaes de combate, desempenhando desta forma um papel importante na locao de meios no terreno ou ento no estabelecimento de prioridades de combate no caso de ocorrncia de mais do que um incndio em simultneo. Os novos sistemas permitem ainda a sua integrao em GIS e em outros sistemas, principalmente os da proteco civil, sendo possvel tambm saber a localizao exacta do incndio. A deteco e monitorizao baseada em sistemas de satlite tem tambm sido proposta. Estas tcnicas tm vindo a provar serem de grande importncia na vigilncia em regies homogneas de grandes dimenses. As suas principais vantagens residem na dimenso da rea coberta e na baixa relao custo/rea. Apesar de existir um atraso na deteco e a resoluo da deteco no ser ainda em todos os casos adequada para uma deteco antecipada e para a localizao precisa do fogo, a introduo de novos satlites de baixa rbita parece promissora. As principais vantagens dos sistemas areos so os tempos mdios de deteco e os baixos erros na localizao do incndio. O sistema pode ser usado por outras aplicaes tais como mapeamento de terreno. A evoluo da tecnologia dos sensores conduzir a uma reduo nos custos e melhoria das caractersticas dos sistemas.
SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

55

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS ANEXO I Tecnologias de Deteco e Monitorizao de Incndios Florestais SISTEMA LIDAR (Light detection and Ranging) O LIDAR constitui uma ferramenta promissora para a deteco e monitorizao dos incndios florestais devido sua elevada sensibilidade e resoluo espacial. Esta tcnica de deteco activa possibilita a localizao efectiva de pequenas plumas de fumo tanto durante o dia como durante a noite e com um alcance considervel (Utkin AB, 2002). possvel obter tambm a localizao da fonte de fumo com uma elevada preciso atravs da utilizao de mtodos apropriados de varrimento. A monitorizao do fumo produzido por centrais elctricas e fbricas esteve entre as primeiras aplicaes do LIDAR. Desde essas primeiras experincias que o interesse pelo LIDAR tem crescido e os mtodos LIDAR, a par com algoritmos sofisticados para o processamento de sinal do LIDAR so agora utilizados na investigao e monitorizao atmosfrica. A utilizao do LIDAR como uma ferramenta para a deteco do fogo ainda no recebeu contudo, a ateno devida. A investigao desenvolvida at agora refere-se a um fenmeno extenso tanto escala espacial como temporal, tal como a sondagem de nuvens de fumo a partir do solo ou do ar, como resultado de grandes incndios florestais e de exerccios com armas de fogo, acompanhamento de plumas de incndios de petrleo, medio da densidade do fumo na estratosfera proveniente de um incndio florestal, investigao da correlao existente entre o fumo e a concentrao de Ozono. As observaes terrestres esto predominantemente dirigidas para as plumas emitidas pelas centrais trmicas. Assim e apesar da deteco de fumos com o LIDAR constituir uma tcnica j bem conhecida, necessrio investir ainda algum esforo para criar mtodos simples, eficazes e fiveis para a vigilncia dos incndios florestais. Neste momento decorrem vrios projectos de I&D cujos objectivos incluem esta vertente de pesquisa. Experincias anteriores dos autores demonstraram que pequenos fogos com uma taxa de combusto da madeira (materiais lenhosos) de 0.02/s podem ser rapidamente detectados a uma distncia de 6.5 Km. A aplicao do LIDAR deteco dos incndios florestais tem sido investigada pelo Instituto Superior Tcnico de Lisboa e pelo INOV INESC INOVAO, atravs de vrios projecto de investigao. Algumas experincias foram desenvolvidas no mbito dos ensaios experimentais de fogo da Gestosa (Castanheira de Pra, Coimbra) em 2001.

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

56

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS TECNOLOGIA VISUAL As tecnologias visuais so actualmente baseadas em cmaras CCD. O CCD (Charge Coupled Device) um instrumento electrnico para a deteco de luz. Dependendo do tipo de CCD, pode obter-se uma escala de cinzentos ou cor. A Figura 31 mostra uma imagem a cor (Figura 31a) e uma imagem na escala de cinzentos (Figura 31b) para o mesmo local.

16a Figura 31. Imagem a Cor (10a) e na escala de cinzentos (10b)

16b

Os sistemas de deteco de incndios florestais visuais so usualmente baseados em deteco de fumo. O princpio base dos sistemas de deteco de fumo : se existe fumo existe fogo. A deteco de fumo envolve vrios problemas. Por exemplo as caractersticas visuais do fumo so similares s caractersticas das nuvens. Assim, os mtodos principais de segmentao do fumo tentam descriminar entre fumo e outros objectos com caractersticas visuais semelhantes ao fumo. Para conseguir este objectivo existem diferentes mtodos que se podem aplicar. Alguns so baseados nas caractersticas elctro-pticas do fumo (De Vries J.S. & Kemp R.A.W. 1994). Outras so baseadas no movimento do fumo (Gmez-Rodrguez F. et al. 2002). A Figura 32 ilustra a segunda.

Figura 32. Deteco do fumo. Segmentao do fumo.

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

57

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS As ferramentas de monitorizao de incndios florestais usualmente utilizam processamento de imagens a cor. O principal objectivo dos algoritmos de processamento de imagens segmentar o fogo da imagem de fundo. O fogo normalmente origina uma magnitude elevada nas componentes vermelhas das coordenadas RGB (ver Figura 33a, que mostra a imagem visual a cor de um incndio florestal, e a Figura 33b, que mostra a sua componente vermelha). Esta propriedade permite definir um critrio limiar na componente vermelha das imagens a cor para segmentar as imagens de fogo em cenrios naturais. Contudo, tcnicas mais robustas evitando outros objectos com componentes vermelhos significantes podem tambm ser aplicadas (Merino L. and Ollero A., 2002). O resultado destas aplicaes de critrios mostrado na Figura 34

33a

33b

Figura 33. Imagem visual a cores de um incndio florestal (a) e a sua correspondente componente infravermelha (b)

Figura 34. Segmentao da frente de chamas

A primeira imagem mostra as imagens originais. A segunda mostra o campo vermelho das imagens a cor. A terceira imagem corresponde ao resultado aps a segmentao das imagens de cor. A segmentao do fogo uma operao bsica para obter os parmetros do fogo. Contudo, necessria informao do terreno para calcular com confiana parmetros
SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

58

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS como a posio da chama. A anlise de uma sequncia de imagens torna possvel, por exemplo, o clculo da velocidade de propagao (Ollero A. et al. 1999) (Ollero A. et al. 2001) (Merino L. et al 2002).

TECNOLOGIA DE INFRAVERMELHOS O espectro electromagntico muitas vezes dividido em vrias regies de diferentes comprimentos de onda chamados bandas. A banda Infravermelhos corresponde ao intervalo de comprimento de onda (0.75-1000m). A banda infravermelha normalmente dividida em trs bandas menores chamadas infravermelho prximo (0.750.3m), infravermelho mdio (3-6m) e infravermelho longe (7-14m). A composio da atenuao originada pelas molculas atmosfricas permite a deteco das bandas nas quais a transmisso da radiao infravermelhos possui baixa atenuao atmosfrica. Estas bandas denominadas janelas atmosfricas correspondem s trs bandas infravermelhos. A Figura 35 mostra a percentagem da transmisso atmosfrica por comprimentos de onda infravermelhos.

Figura 35. Transmisso atmosfrica percentual a 2000 acima do nvel do mar.

Na Figura 35 pode ser observado que a atenuao atmosfrica na banda infravermelho mdia consideravelmente mais baixa que nas outras duas bandas. Este facto torna a banda de infravermelhos mdia apropriada para aplicaes a grande distncia tais como deteco de incndios florestais. Pode ser observado que os detectores do infravermelho mdio possuem mais sensibilidade que as bandas de IR prximo e longe.
SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

59

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS A banda IR prximo possui uma atenuao significante, que limita a sua operacionalidade para aplicaes a grande distncia. Um corpo negro como referncia considerado para a anlise terica e avaliao da emissividade da radiao do corpo. A lei de Wiens indica o comprimento de onda que gera o pico de radiao de um corpo negro temperatura de T:

onde

max expresso em m e T em graus Kelvin (Hudson R.D. 1969).

De acordo com a lei de Wien, o infravermelho prximo corresponde temperatura de um corpo negro no intervalo de [966-3864K], o IR mdio a temperaturas no intervalo de [483966K] e IV longe corresponde a temperaturas no intervalo de [193-483K]. Assim, as aplicaes para deteco e monitorizao de incndios florestais devem possuir bandas infravermelhas nos campos mdio e longe. Uma desvantagem significativa desta tecnologia o seu custo e manuteno das cmaras de infravermelhos. Contudo, com a evoluo da tecnologia de infravermelhos o seu custo tende a diminuir, bem como os requisitos de manuteno das cmaras fornecendo resoluo suficiente para muitas aplicaes. De facto, a diminuio de custo devida introduo de detectores infravermelhos no arrefecidos nas bandas IV longe e crescente utilizao das cmaras de infravermelhos em mais reas de aplicao. A alta miniaturizao das cmaras IV, reduo do peso, consumo e fiabilidade abre novas perspectivas de utilizao em variados campos.

DETECO DE INCNDS FLORESTAIS A maioria dos sistemas de deteco de incndios florestais utiliza cmaras de infravermelhos com detectores na banda IV mdia devido baixa atenuao atmosfrica, que permite a deteco de incndios florestais a grandes distncias. Os detectores de Infravermelhos mdios requerem sistemas de arrefecimento crigenicos, o que aumenta consideravelmente os preos de construo e manuteno. Comparativamente, o baixo custo dos detectores IV na banda longe tem contribudo para a sua aplicao e uso nas aplicaes de deteco. Os sistemas de deteco de incndios florestais baseados em cmaras de infravermelhos usam as tcnicas de deteco baseada em algoritmos de processamento de imagens (Ollero A. et al. 1998).

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

60

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS Em processamento de imagem, um conhecido meio para a segmentao de imagem, i.e., separando o objecto de interesse (incndio florestal) da imagem de fundo, levada a cabo por computao de um valor de intensidade acima do qual apenas existem pixeis correspondentes ao objecto de interesse e abaixo do qual apenas existem pixeis correspondentes imagem de fundo. Este valor de intensidade muitas vezes denominado limiar. O problema da segmentao das imagens de um incndio florestal comea pela computao de um valor limiar adequado para a sua diferenciao dos pxeis da imagem de fundo. O problema pode aparentemente ser resolvido usando uma aproximao fsica que consiste na separao da imagem em partes com temperaturas altas e partes com temperaturas baixas. Contudo, este mtodo requer mapas de emissividade da rea do incndio florestal para a obteno das medies de temperaturas da informao da radiao dada pelas imagens de infravermelhos. Este forte requisito condiciona o seu uso nas aplicaes operacionais. Para imagens de fogo num ambiente natural, o fogo a fonte que origina a maior intensidade de radiao por infravermelhos. Assim, razovel consider-lo como critrio limitativo para a sua segmentao da imagem de fundo da imagem infravermelho. A computao destes valores limite altamente dependente da aplicao. Muitas seleces de algoritmos de valores limite tm sido desenvolvidas usando diferentes critrios de discriminao de objectos/fundos baseados na varincia mnima tal como o mtodo Otsu (Otsu, 1979), classificao do erro mnimo (Kittler J. & Illingworth J. 1986) e outros. Uma das principais desvantagens dos detectores de infravermelhos o nmero de alarmes falsos devido ao nmero elevado de objectos presentes nos cenrios naturais e que produzem radiao significativa na banda do infravermelho. As fontes mais comuns de falsos alarmes em sistemas de deteco por infravermelhos de incndios florestais so originadas por efeitos do sol, objectos aquecidos, luzes artificiais e fontes de combusto devido a actividades humanas. Alguns falsos alarmes so originados por objectos aquecidos tais como motores e chamins. A Figura 36a mostra um alarme originado por uma pedra a alta temperatura (aquecida pelo sol). Esta imagem foi gravada no observatrio BOSQUE instalada no Parque de Los Alcornocales. O nvel de intensidade mdio originado por objectos aquecidos no elevado quando comparado aos produzidos pelos incndios florestais. Este facto permite a classificao baseada em valores limiares. A reflexo solar gera respostas a intensidades muito altas em imagens infravermelhos. As fontes mais comuns de reflexes que foram descobertas incluem pedras, telhados, estradas, estruturas metlicas, e nuvens. Uma imagem infravermelho da reflexo solar pode ser observada na

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

61

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS Figura 36b. Esta imagem capturada representa o telhado de um antigo edifcio da Escola de Engenharia da Universidade de Sevilha. Estas respostas so semelhantes em intensidade s produzidas por incndios florestais. Assim, o factor limitante no pode ser aplicado satisfatoriamente. Outras tcnicas devem ser aplicadas para diferenci-los dos falsos alarmes.

36a

36b

Figura 36. Exemplos de falsos alarmes: a) objecto aquecido; b) reflexo originada por telhados

Em (Arrue B.C. et al, 2000) Redes Neuronais so usadas para discriminar falsos alarmes baseados na deteco da oscilao das chamas na resposta infravermelha. Os falsos alarmes devido a luzes artificiais podem originar zonas importantes de altas intensidades nas imagens de infravermelhos e visvel, ver Figura 37a. Esta imagem foi capturada no sistema BOSQUE localizado na provncia espanhola de Jan.

37a Figura 37. Exemplos de falsos alarmes: a) Luzes artificiais; b) fontes de combusto

37b

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

62

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS Os cenrios florestais esto repletos de fontes de combusto que no correspondem a incndios florestais (e.g. churrascos em reas de campismo, queimadas em zonas agrcolas, e lixeiras). A Figura 37b foi capturada pelo sistema BOSQUE instalado na reserva de Los Alcornocales e mostra uma queimada numa zona agrcola. Nestes casos, outras fontes de informao tais como informao geogrfica e conhecimento sobre as actividades humanas devem ser aplicadas para discriminar este tipo falsos alarmes.

MONITORIZAO DE INCNDIOS FLORESTAIS A seleco da banda infravermelha para a monitorizao de incndios florestais depende da natureza do sistema de monitorizao. As medies relacionadas com a dinmica da chama requerem o registo das chamas do fogo, que pode ser feito mais facilmente com cmaras baseadas em detectores IV longe, dado que a maior parte da energia irradiada pelas chamas esto no comprimento de onda de (7-14m). Outras medies tais como a localizao da frente de chamas e velocidade de propagao requerem a anlise da base da frente, que mais fcil de realizar com cmaras de IV mdio, dado que as chamas so quase transparentes para o intervalo de (3-6m). A atenuao atmosfrica tambm impe restries na seleco da banda infravermelha. A banda de IV mdia possui menor atenuao do que a banda IV longe, o que uma vantagem quando existem grandes distncias entre as cmaras e o fogo. Alguns sistemas de monitorizao de incndios florestais so baseados em mtodos de viso computorizados. Um dos mtodos mais usados baseado na diferenciao do fogo da imagem de fundo atravs do valor limite. Em aplicaes de monitorizao de incndios florestais existe mais informao do que no caso da deteco dado que a presena do incndio florestal pode ser assumido. A posio da frente de chamas pode ser conhecida das imagens anteriores assumindo as propriedades dinmicas do incndio florestal. Por exemplo, nas imagens a evoluo do fogo normalmente lenta em termos de tempo de computao o que origina mudanas reduzidas entre duas imagens consecutivas. Este avano lento usado para obter os valores limiares com maior preciso (Martinez-de Dios J. R. & Ollero A. 2002 b). Uma vez computado o valor limiar para diferenciar o fogo e a imagem de fundo, os algoritmos devem ser aplicados para filtrar efeitos falsos e rudo nas imagens e para extrair as medies do fogo. A Figura 38 mostra um exemplo da extraco da frente de fogo da anlise de computador de uma imagem de infravermelhos (Martinez-de Dios J. R. & Ollero A. 2002 b). A Figura 38a mostra a imagem infravermelhos original.

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

63

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS Esta imagem foi capturada na Serra da Gestosa, em experincias de campo realizados no contexto do projecto INFLAME. A Figura 38b mostra a imagem binria aps a aplicao do mtodo limiar no qual os pxeis brancos indicam um objecto a altas temperaturas e os pxeis a negro indicam o fundo da imagem. Deve ser notado que esta imagem possui efeitos falsos originados pela cmara de infravermelhos. O passo seguinte consiste na aplicao a pixeis isolados do algoritmo de eliminao (Ballard D. H. & Brown C. M. 1982) para filtrar estes efeitos falsos. O objecto resultante da imagem (ver Figura 38c) o fogo segmentado da imagem de fundo. Finalmente, pelo mtodo de deteco da bordadura (Lim J.S., 1990) aplicado para identificar a frente de chamas (ver Figura 38d)

38 a

38 b

38 c

38 d

Figura 38. Imagens resultantes da aplicao da monitorizao de incndios florestais.

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

64

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS TECNOLOGIAS DE SATLITE Os sensores principais usados nas tecnologias de Satlite so AVHRR (Very High Resolution Radiometer) e ATRS (Along-Track Scanning Radiometer). Ambos so usados em sistemas de deteco e monitorizao. O sensor AVHRR instalado nos satlites NOAA (USA). Possuem uma altitude orbita de cerca de 833 Km e uma resoluo espacial de 1.1 Km. Os sensores AVHRR possuem 5 bandas ou canais (visual e infravermelhos). O ATSR instalado nos satlites europeus ERS1 e ERS-2. Estes satlites possuem uma altitude orbital de 785Km. O sensor ATSR possui 4 bandas (em visual e infravermelhos) e uma resoluo espacial de 100m. A Figura 39 mostra uma imagem capturada pelo sensor AVHRR. Nesta figura pode ser visto o modo como uma coluna de fumo detectada.

Figura 39. Imagem do sensor AVHRR

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

65

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS ANEXO II Situao em Diferentes Pases Introduo Em geral, a proteco contra incndios florestais em todos os pases europeus segue o critrio internacional e todas as estratgias so baseadas na legislao Europeia. Em alguns pases esta proteco suportada pelo Governo Central atravs das Delegaes Regionais; no entanto outros pases esto divididos em regies ou comunidades autnomas onde as autoridades regionais esto a cargo da proteco florestal contra incndios nos seus territrios suportados pelo governo central atravs de acordos a nvel regional. Assim sendo, a deteco e monitorizao dos incndios pode actualmente ser feita directamente pelas regies administrativas ou pelo Estado a nvel nacional. Por exemplo, a Espanha est dividida em 17 comunidades autnomas e as suas autoridades possuem a responsabilidade principal. So ainda assistidos pelo Ministrio de Mdio Ambiente, Direccin General de Conservacin de la Naturaleza (MM-DGCONA). Particularmente esta entidade fornece os meios areos para o combate aos incndios. Do mesmo modo, a Itlia subdividida em 20 regies administrativas e as autoridades regionais so suportadas pelos Corpo Forestale dello Stato CFS atravs de acordos especiais a nvel regional. Por outro lado, em Portugal, as principais instituies envolvidas na deteco e combate aos incndios florestais so o Servio Nacional de Bombeiros e Proteco Civil e a Direco Geral dos Recursos Florestais. Em Frana, as principais instituies envolvidas na deteco dos incndios so os Servios Florestais e o Centro Operacional para a vigilncia terrestre e a Proteco Civil para a vigilncia area. Para o combate aos incndios florestais, esto envolvidos o Centro Operacional de Combate a Incndios Florestais (CODIS), gerindo os meios locais e a Proteco Civil na gesto dos meios areos. Deteco e Monitorizao Em geral os mtodos de deteco mais usados so os convencionais. Como j descrito anteriormente, os sistemas de deteco clssica e monitorizao so baseados na observao da floresta por pessoas a partir de pontos fixos, usando meios motorizados terrestres ou meios areos. Os meios de deteco so baseados na observao usando torres de vigia (em metal ou madeira), vigilncia mvel, patrulhamento e vigilncia area nos perodos mais perigosos do dia usando avies ou helicpteros. As cmaras visuais por controlo distncia sem deteco automtica so tambm usadas. Alguns territrios esto equipados com alguns sistemas de

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

66

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS deteco automticos terrestres, sendo a maioria baseados em sensores visuais e infravermelhos, e os fogos so localizados usando coordenadas ou por mapa. Na sua maioria a vigilncia ocorre durante o perodo de Vero e fora disso apenas quando as condies de risco forem elevadas. Na Grcia, Portugal e Espanha existem redes de vigilncia fixas em observatrios (torres de vigilncia permanentes e temporrias) que esto localizadas em posies estratgicas, normalmente em pontos altos nos limites de cumeadas de montanhas, de onde uma larga rea possa ser observada, permitindo assim a rpida deteco de qualquer fonte de ignio. Geralmente, a rede de torres fixas usa comunicaes via rdio para relatar uma ocorrncia aos Centros de Coordenao que gerem os recursos para essa ocorrncia. O patrulhamento das reas realizado com recurso a foras policiais, guardas florestais e militares. Em Frana, a vigilncia da floresta realizada com recurso observao durante o perodo do Vero sendo complementada com avies transportando produtos retardantes, patrulhas de moto, patrulhas a p, bombeiros posicionados em locais estratgicos, sistemas de deteco automtica baseados na anlise de imagens e torres de vigia. O pessoal proveniente de diferentes sectores: bombeiros, florestais, estudantes sendo todos treinados previamente para trabalhar nas funes de vigilncia incluindo a necessidade de estar familiarizado com o terreno, transmisses de rdio, etc. Na Finlndia antes dos anos 70 o sistema de vigilncia florestal era composto por torres de vigia. Existiam aproximadamente 150 torres em uso. Desde a as patrulhas por meios areos comearam a ser realizadas, e no final dos anos 70 todo o territrio estava coberto. A partir da as torres de vigia deixaram de ser necessrias. Actualmente a vigilncia area o mtodo de monitorizao de incndios florestais mais usado na Finlndia. As entidades governamentais locais so responsveis pela organizao das patrulhas areas de acordo com indicaes do Ministro do Interior. Estas entidades fazem acordos com clubes areos locais ou companhias areas para garantir a vigilncia area. Os avies de patrulha esto equipados com rdios para poderem relatar alguma ocorrncia para o Centro de Comando ou directamente para o Comandante de Bombeiros Local. Nos ltimos anos tem sido utilizadas tecnologias avanadas de deteco automtica em adio aos meios convencionais. Esta vigilncia complementada pela realizada pelas pessoas encarregadas pela preveno e extino estabelecidas para este objectivo. Estes sistemas efectuam a deteco automtica e monitorizao de incndios florestais usando sensores visuais e/ou infravermelhos, sendo supervisionados a partir de um Centro
SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

67

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS de Controlo. Em adio, as cmaras visuais controladas sem sistemas de deteco automtica (em outros casos podem ser acopladas com cmaras de infravermelhos) podem tambm ser usadas. Assim sendo, as tecnologias avanadas pretendem ajudar as aces de vigilncia efectuadas pelas torres de vigia. Outro elemento base consiste numa rede de comunicao fivel que permite a rpida transmisso de informao entre os diferentes Centros de Operaes e o Centro de Comando com os elementos que compem o sistema de monitorizao e deteco, assim como com os diferentes meios terrestres e areos que participam na extino. Em alguns casos, a monitorizao feita por patrulhas areas. O avio deve estar equipado com GPS, link rdio e documentao cartogrfica. A ttulo de experincia existe uma cmara visual em uso para monitorizao dos incndios florestais no sudeste da Finlndia. Esta cmara tem uma visibilidade e deteco de aproximadamente 30 Km em volta. A informao desta cmara entregue ao centro de combate local. Em Portugal, o projecto-piloto (AGUIA) coordenado pela ADAI e suportado pelos Servios Florestais demonstrou o uso dos sistemas avanados de deteco de fogos florestais no distrito de Coimbra de 2000 a 2002. Existiram algumas experincias limitadas com cmaras de vdeo e fotogrficas para detectar incndios com transmisso de dados via rdio e GSM em duas ou trs reas de Portugal. Um acordo com os clubes de avies e o governo proporcionou o uso de avies ligeiros na deteco area de incndios florestais. No mbito do presente projecto COTEC, foram feitas trs instalaes-piloto de vigia electrnica visando ajudar a deteco, proporcionar apoio deciso de utilizao de meios e apoiar o combate, tendo em considerao a reduo do tempo de deteco e consequentemente da primeira interveno, despistar falsos alarmes e validar ocorrncias declaradas, localizar com exactido as ocorrncias verificadas, antecipar as necessidades de meios e acompanhar a evoluo do incndio e das aces de combate. Neste sentido foram ento definidas as reas de instalao dos pilotos: estas foram implantadas na rea de interveno da Associao de Produtores Florestais do Vale do Sousa (a Norte), na zona do Pinhal Interior Centro (Distrito de Coimbra) e finalmente mais a sul no distrito de Santarm na rea de actuao da ACHAR (Associao dos Agricultores de Charneca).

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

68

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS Referncias Bibliogrficas Arrue B.C., Ollero A. & Martinez-de Dios J.R. 2000. An Intelligent System for False Alarm Reduction in Infrared Detection of Forest Fires. IEEE Intelligent Systems, Vol. 15, No. 3, pp 64-73. Ballard D.H. and Brown C.M. 1982. "Computer Vision Prentice-Hall, 1982. De Vries J.S. & Den Breejen E.. 1993. Characterisation of the visibility of wildland smoke clouds. Proceedings SPIE conference Orlando, April 1993. De Vries J.S. & Kemp R.A.W.. 1993. Surveillance sensor for Autonomous Wildland Detection. Proceedings SPIE conference Orlando, April 1993 De Vries J.S. & Kemp R.A.W.. 1994. Results with a Multi-sprectral Autonomous Wildfire Detection System. Proc 2nd Int. Conf. Forest Fire Research. Vol II. CP.27, pp. 779-791. De Vries J.S. 1993 Autonomous Wildland Surveillance. Proceedings SPIE conference San Diego, July 1993. Gmez-Rodrguez F., Pascual-Pea S., Arrue B.C., Ollero.A. 2002. Smoke detection using image processing. IV International Congress on Forest Fire Research IV ICFFR 2002 & Wildland Fire Safety. ISBN: 90-77017-72-0. Hudson R.D., Infrared System Engineering, John Wiley & Sons, New York, 1969. Kittler J. and Illingworth J., 1986, Minimum error thresholding, Pattern Recognition, 19 (1986), pp. 41-47. Kelh, V., Rauste, Y., and Buongiorno, A. 2000. Forest fire detection by satellites for fire control. In Automation Technology Review, publ. VTT Automation, Espoo, Finland, December 2000, p. 34-40 Lim, J.S., Two-Dimensional Signal and Image Processing, Prentice Hall Signal Processing Series, 1990. Martnez-de Dios J.R. & Ollero A. 2002b. Automatic threshold selection for infrared images of fires. IV International Congress on Forest Fire Research - IV ICFFR 2002 & Wildland Fire Safety. ISBN: 90-77017-72-0 Merino L. & Ollero A.. 2002 .Computer vision techniques for fire monitoring using aerial images 2002 International Conference on Industrial Electronics, Control and Instrumentation - IECON 2002.ISBN: 0 7803 7475 4. Merino L., Gmez F., Arrue B.C. & Ollero A. 2002. Aerial monitoring and measurement of forest fires. AeroSense 2002, SPIE's 16th Annual Symposium on Aerospace/Defense Sensing, Simulation and Controls. Orlando. SPIE The International Society for Optical Engineering. ISBN 0 8194 4504 5, pp 95-105. (Vol. 4713). Ollero A., Arrue B.C. y Martinez-de Dios J.R.. 1999 Forest-fire perception tools. Proceedings of the International Symposium on Forest Fires: Needs & Innovations, pp 415-419.

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

69

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS Ollero A., Martinez de Dios J.R. y Arrue B.1998. Integrated systems for early forest fire detection. Proceedings of the 3rd International Conference on Forest Fire Research. ISBN 972-97973-0-7, vol. I, pp 1977-1988. Ollero A., Martinez-de Dios J.R., Arrue B.C., Merino L. & Gmez F.. 2001 A Perception System for Forest Fire Monitoring and Measurement 3rd International Conference on Field and Service Robotics, FSR 2001.Finnish Society of Automation, 2001.ISBN 952-5183-13-0, pp 135-140. Otsu, 1979, A threshold selection method for gray-level histograms, IEEE Transactions on Systems, Man and Cybernetics, Vol SMC, pp. 62-66. Rauste, Y. 1996. Forest fire detection with satellites for forest fire control. International Archives of Photogrammetry and Remote Sensing, Vol.XXXI, Part B7 Proc. Of the XVIII Congress of ISPRS, Vienna, Austria, 9-19 July 1996, pp. 584-588, 1996. Utkin A. B., Fernandes A., Simoes F., Vilar R. & Lavrov A. 2002. Forest-fire Detection by means of Lidar. Forest Fire Research & Wildland Fire Safety. Referncias Web-site COMETS Web Site. http://www.comets-uavs.org Global Forest Fire Watch: Wildfire Potential, Detection, Monitoring and Assessment. http://grid2.cr.usgs.gov/globalfire/indofire/firepaper.htm Inov Web Site. http://www.inov.pt Satellite-based Forest Fire Monitoring. http://www.ccrs.nrcan.gc.ca/ccre T2M Web Site. http://www.t2m.net Canada Centre for Remote Sensing.

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

70

INICIATIVA SOBRE INCNDIOS FLORESTAIS Lista de Siglas ACHAR- Associao dos Agricultores de Charneca AWISS - Autonomous Wildfire Detection System BSDS- Bright Spot Detection System CCD Charge Coupled Device CGC- Centro de Gesto e Controlo CNPD Comisso Nacional de Proteco de Dados GIS Geographic Information Systems GPRS - General Packet Radio Service GPS Global Positioning System GSM - Global System Mobile ICN- Instituto da Conservao da Natureza Lidar- Light Detection and Ranging SCC Sala de Controlo Central TV Televiso TVAD -_Torres de Vigilncia e Aquisio de Dados UMTS - Universal Mobile Telecommunications System UTM projeco Universal Transversa de Mercator (cartografia) UV Ultra Violeta

SISTEMAS DE VIGILNCIA DE INCNDIOS FLORESTAIS

71

You might also like