You are on page 1of 9

Tabela peridica das cores dos Resistores

OK! vamos a aula terica da tabela peridica das cores dos resistores, quem nunca pegou um resistor e s pela sua cor disse qual o seu valor? a pesar de achar ser difcil voc vai ver que no e ao ver nossa explicao da nossa tabela peridica que ai explica como se deve achar o seu valor dos resistores.

Como fazer a leitura do cdigo de cores dos resistores


Os resistores de grafite e metal filmes possuem anis coloridos para indicar seus valores em Ohms ( ). Veja abaixo a tabela de cores usada para a leitura destes resistores:

temos ai varias cores e cada cor significa um numero que ao ser combinado dar o valor, e assim 1 cor soma 2 cor soma 3 cor multiplica 4 e a tolerncia que por fim dar o resultado exato ai vou dar uns exemplos: de alguns resistores e seus valores correspondente, sua funo, unidade de medida enfim...

ai esto alguns resistores cuja suas medidas so Ohm - potencia de realizar trabalho watt resumo tipo um resistor cuja sua medida for , 1 cor e azul,a 2 e cinza,e a 3 e vermelha a 4 e ouro significa que o valor homico desse resistor seguindo a tabela acima e de 6k8

Tabelas de Capacitores
A busca por um dispositivo que armazenasse energia levou descoberta do capacitor. constitudo de placas condutoras paralelas entre s, porm separadas eletricamente uma das outras atravs de um dieltrico (material isolante). O dieltrico pode ser um isolante qualquer como o vidro, a parafina, o papel e muitas vezes o prprio ar. A propriedade que estes dispositivos tm de armazenar energia eltrica sob a forma de um campo eletrosttico chamada de capacitncia (C) e medida pelo diviso entre a quantidade de carga (Q) armazenada e a voltagem (V) que existe entre as placas. Um capacitor fundamentalmente um armazenador de energia sob a forma de um campo eletrosttico. A unidade de medida de capacitncia o Farad (F), quando um Coulomb de carga causa uma diferena de potencial de um Volt (V) entre as placas. O Farad uma unidade de medida considerada muito grande para circuitos prticos, por isso, so utilizados valores de capacitncias expressos em microfarads (F = 0,000 001 F), nanofarads (nF = 0,000 000 001 F) ou picofarads (0,000 000 000 001 F). Os capacitores so aplicados em diversas funes em circuitos eletrnicos. Uma das principais atuar como armazenador de energia em fontes de alimentao, mantendo constante a corrente em um circuito. Atua tambm como bloqueio para corrente contnua. Uma vez carregado, a corrente contnua no circula pelo capacitor. J a corrente alternada tem livre passagem pelos capacitores. Uma vez que a polaridade inverte-se na velocidade da frequncia correspondente, ora uma placa positiva, ora negativa, fazendo com que o capacitor fique constantemente em processo de carga e descarga. Observao: Na rede domiciliar temos corrente alternada (110V ou 220V) com frequncia de 60Hz. Isso significa que a cada segundo a polaridade do par de condutores alterada 60 vezes.

Capacitores podem ter seus valores identificados tambm pelo mesmo cdigo de cores dos resistores. Mais comumente os valores so inscritos nos invlucros desses componentes. A variedade de capacitores que existem muito grande, por esse motivo acho que a tabela abaixo ser de grande utilidade.

Tabela de converso de Capacitor:

Dodo
O diodo convencional composto por dois blocos de material semicondutor um do tipo N outro do tipo P. A sua sua representao esquemtica a seguinte:

Diodo de Retificao / Chaveamento / Regulao

A faixa estampada em um dos lados do diodo indica a polaridade do diodo. A faixa mostra o lado do ctodo. Ao topo da foto ao lado temos dois tipos de diodos usados para retificao. Eles so feitos para controlar correntes relativamente altas. O primeiro diodo pode controlar correntes de 6A , e o debaixo pode controlar seguramente at 1A. Porm, melhor ser utilizado a aproximadamente 70% de sua corrente mxima. O terceiro diodo (cor vermelha) tem um nmero de parte de 1N4148. Este diodo usado para sinal, porque tem uma velocidade muito alta. Porm, a mxima corrente que pode controlar 120 MA. O que o faz perfeito para ser utilizado em circuitos digitais. O mxima voltagem inversa que este diodo pode suportar 30V. O quarto e ultimo diodo da foto um diodo zener de 6 volts. Isto requer algum pensamento para um circuito de proteo de forma que muita corrente no flua. O limite de corrente para este diodo de 30 MA.

MONTAGEM DO DIODO

COMPONENTE ALTO ERRADO

COMPONENTE MONTADO CORRETAMENTE

Montagem de resistores

BOM

RUIM

ERRADO

BOM

RUIM

ERRADO

Polaridade de led

EXEMPLOS DE MONTAGEM DE COMPONENTES PTH

Os transstores tm vrias caixas segundo os vrios fabricantes.

Tipos de cpsulas do C.I.


Os principais tipos de cpsulas utilizadas para envolver e proteger os chips so basicamente quatro:
Cpsulas com dupla fila de pinos (DIL ou DIP Dual In Line).

Cpsulas planas (Flat-pack)

Cpsulas metlicas TO-5 (cilndricas)

Cpsula SIL Single In Line

Cpsulas QIL Quad In Line

Cpsulas especiais

Enquanto as cpsulas TO-5 so de material metlico, as restantes podem utilizar materiais plsticos ou cermicos.

Circuitos Integrados de Potncia


Alguns integrados de potncia tm uma cpsula extremamente parecida com a dos transstores de potncia.
1. Algumas observaes importantes a respeito das aletas de acoplamento aos dissipadores de calor: 2. As aletas podem ser fixadas a dissipadores de alumnio em mtodo idntico ao utilizado nos transstores de potncia. 3. Acoplar-se as aletas prpria caixa (se for metlica) que contm o circuito. As aletas podem ser soldadas a uma das faces de cobre do circuito impresso (no caso de uma dupla face). 4. As aletas, quase sempre esto ligadas electricamente por dentro do c.i., ao pino correspondente ao negativo da alimentao (massa).

Cpsulas de C.I. em SMT

Existem trs tipos bsicos de cpsulas de circuitos integrados em SMT (Surface Mount Technology): SOIC Small-Outline Integrated Circuit semelhante a um DIP em miniatura e com os pinos dobrados.

PLCC Plastic-Leaded Chip Carrier tem os terminais dobrados para debaixo do corpo

You might also like