You are on page 1of 7

O papel do Estado manter a ordem. O Direito surgiu com a lei do mais forte. 1 elemento do Direito respeito s coisas alheias.

. Preceito do Direito a obedincia s regras. O que Direito? o conjunto de normas impostas pelo poder pblico com o objetivo de manter a ordem e a paz na sociedade. O Direito se dividiu em 2: Direito Objetivo e Subjetivo. Direito Objetivo: So as leis. Ex: Cdigo Civil, Cdigo Penal. Direito Subjetivo: A faculdade de acionar o direito a seu favor quando violado. Ex: Fulano tem direito indenizao por danos morais. O Direito Positivo ou Objetivo dividiu-se em 2: Direito Pblico e Direito Privado O Direito Pblico dividiu-se em 2: Direito Pblico externo e Direito Pblico Interno O Direito Pblico externo: O Direito Internacional O Direito Pblico externo aquele que aplicado fora do nosso pas, regulamentar as atividades do poder pblico fora do pas. O Direito Internacional so acordos firmados pelo Brasil e outros pases atravs da ONU desde que esteja de acordo com a Constituio Federal. Regulamenta as atividades do poder pblico fora do pas. A Constituio Federal a maior lei. O Direito Pblico Interno aquele que aplicado dentro do nosso pas. . Regulamenta as atividades do poder pblico dentro do pas. Direito Pblico Interno: Direito Constitucional, Administrativo, Tributrio, Processual e Penal. Direito Constitucionais so as normas contidas na Constituio Federal. Direito Administrativo regulamenta os rgos pblicos e os servidores pblicos Direito Tributrio regulamenta os impostos, taxas e tributos, ele pblico porque o governo de que recolhe as taxas. Direito Processual determina o procedimento de como solucionar os problemas da sociedade. Direito Penal um poder pblico porque quem acusa o Estado. Direito Privado dividiu-se em 2: Direito Comum e Direito Especial Direito Comum: o Direito Civil Direito Especial: Os processos so resolvidos mais rpidos so divididos em 2: Direito do Trabalho e Direito do Consumidor Direito do Trabalho regulam as relaes entre empregados e empregadores. Direito do Consumidor regula a proteo ao consumidor, e no as relaes de consumo.

Conceito de Direito Pblico o conjunto de normas interligada entre si, regulando as atividades do poder pblico, ou seja, a atividade da unio dos Estados, do Distrito Federal, dos territrios, dos municpios, das autarquias e das demais entidades de carter pblico criadas por lei. Conceito de Direito Privado o conjunto de normas interligadas entre si, regulando as atividades dos particulares. Fontes do Direto so as origens do direito Classificao Fontes Diretas e indiretas Fontes diretas sem intermedirios: Leis e Costumes Fontes indiretas so: a doutrina e a jurisprudncia. Jurisprudncia so decises de tribunais mais superiores. Hierarquia das leis Constituio Federal Emendas CF Leis complementares Leis Ordinrias Leis Delegadas Medidas provisrias Decreto Legislativo Resolues

CF est no topo de todas as leis esto abaixo da Constituio Federal. As Leis so formadas com base nos costumes da sociedade. Emenda CF atravs delas que a CF ser reformuladas, ou seja, atualizadas. Leis Complementares tudo que se trata do setor financeiro do nosso pas. Leis Ordinrias destinadas s pessoas fsicas e jurdicas. Leis Delegadas so Leis criadas pelo presidente, porm requer a aprovao do Congresso Nacional. Medidas Provisrias ela criada pelo presidente da repblica em caso de emergncia e urgncia do nosso pas tem um prazo de 60 dias e pode ser prorrogada por mais 60. Ex: CPMF foi criado para supri as necessidades da sade pblica do pas era uma medida provisria at 120 dias e depois disso passou pelo congresso nacional e se tornou lei. Decreto Legislativo so leis criadas pelo congresso nacional com destino as atividades do presidente da repblica. Ex: Se o presidente precisar se ausentar do pas ele precisa pedi autorizao para o congresso nacional.

Resolues uma deciso de um rgo pblico interno com efeito externo. Projeto de Lei planejamento de uma nova lei Quem pode fazer um projeto de lei no nosso pas so os deputados federais, senadores, tribunais superiores, comisso da cmara dos deputados, supremo tribunal federal, procurador geral da repblica, presidente da repblica e a iniciativa popular. Para o projeto de lei poder tramitar e ser aprovado pela cmara precisa preencher algumas condies: As principais so: a) Atender ao interesse coletivo ou de classe e grupos sociais que tenham importncia na organizao social do pas; b) Obedecer aos princpios da moralidade e da legalidade, ou seja, est de acordo com a constituio federal e com a estrutura legal vigente no Brasil; c) Ser compatvel com os recursos oramentrios disponveis. Para um projeto de lei vir Lei necessrio ser aprovado pelo Congresso nacional, sano do presidente da repblica e publicado no dirio oficial da unio. Para ser feito um projeto de lei na iniciativa popular necessrio que se recolha a assinatura de 1% de 5 Estados . Princpios Constitucionais ou fundamentais Base de funcionamento: Sistema democrtico; Forma federativa de Estado; Forma republicana de governo.

Art.01 da CF A repblica federativa formada pela unio indissolvel dos Estados e municpios e do Distrito Federal, constituiu-se em Estado democrtico de direito e tem como fundamentos: A soberania A cidadania A dignidade da pessoa humana Os valores sociais do trabalho e da iniciativa O pluralismo poltico. S1 Todo o poder emana do povo, que exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente nos termos desta constituio. O Congresso Nacional uma instituio poltica que exerce o Poder Legislativo. composto pela Cmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Art 2 A Constituio Federal constitui trs Poderes, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio independentes e harmnicos

Poder legislaitivo-cria as leis e composto por duas casas legislativas, uma delas composta por representantes do povo brasileiro que so a cmara dos deputados e a outra por representantes dos estados e do distrito federal que so a cmara dos senadores que so 3 por Estados e tem mandato de 8 anos alternadamente. Poder executivo governar e administrar responsabilidade a de implementar, ou executar, as leis e a agenda diria do governo ou do Estado.o poder executivo representado pelo seu presidente, que acumula as funes de chefe de governo e chefe de estado. O Poder Judicirio Ele possui a capacidade de julgar, de acordo com as leis criadas pelo Poder Legislativo e de acordo com as regras constitucionais em determinado pas. Ministros, desembargadores e Juzes formam a classe dos magistrados (os que julgam). Cargos do Executivo O Executivo tem, usualmente, as seguintes obrigaes: Aplicar as leis para isso,fica a cargo do Executivo rgos como a polcia, prises etc., para punir criminosos, manter as relaes do pas com as outras naes, manter as foras armadas e administrar rgos pblicos de servios populao como bancos. Os 3 poderes no interferem um no trabalho do outro s no caso de medidas provisrias que o executivo exerce o papel do poder legislativo. Perodo em que os deputados e senadores esto em votao no congresso nacional de 02/02 a 17/07 e 01/08 a 22/12. Art 45 a cmara dos deputados compem se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada territrio e no distrito federal. O n total de deputados no pode ter menos de 8 e nem mais de 70 Imunidade material e formal Deputados e senadores gozam de imunidade material e formal. Imunidade material eles podem exercer qualquer ato que eles continuaro exercendo o poder no sofreram punies. Conceito o beneplcito que os congressistas conseguem ao cometer ato antijurdico por suas opinies. Imunidade formal a improcessabilidade dos deputados e senadores ou seja, no pode ser processado. Art 53 cf Os deputados e senadores so inviolveis, civil e penalmente por quaisquer de suas opinies palavras e votos 4 O pedido de sustao ser apreciado pela casa respectivamente no prazo improrrogvel de 45 dias do seu recebimento na mesa receptora Poder judicirio: Funo dita o direito e interpret-lo para por fim a um litgio. Organizao do Poder Judicirio composta pelo: Supremo tribunal federal (STF) / Superior Tribunal de Justia(STJ) / Tribunais Regionais Federais e Juzes Federais ( TRF) Supremo tribunal federal Art. 101 compe-se de 11 ministros, escolhidos dentre cidades com mais de 35anos e menos de 65 anos de idade, de notvel saber jurdico e reputao unibada. Pargrafo nico: O STF os ministros sero nomeados pelo presidente da repblica, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do senado. Superior Tribunal de Justia (STJ) Art.105 CF: Os ministros so escolhidos da mesma forma do STF.

Tribunais Regionais Federais e Juzes Federais ( TRF) Art. 106 CF: Julga as aes contra o governo e a Unio, tem 1 em cada Estado. Tribunais e Juzes do Trabalho composto por: Tribunal Superior do Trabalho (TST): Composto por 17 ministros, s existe 1 e fica no Distrito Federal. Tribunal Regional do Trabalho (TRT): Existem 1 em cada cidade com exceo de SP que tem 2. Varas do Trabalho: 1 em cada municpio com exceo de SP que tem 90. Tribunal Superior Eleitoral: Composto por 7 membros, s existe 1 julgam tudo que tenha a ver com a eleio. Tribunal Regional Eleitoral: tem 1 em cada cidade. Juzes Eleitorais: Funes processo eleitoral, qualificao, inscrio eleitoral, expedio de ttulos e demais atos inclusive a nomeao de mesrio e presidentes para as mesas eleitorais. Juntas Eleitorais: Apura as eleies e expedir os diplomas. Tribunais e Juzes Militares: Eles julgam somente os militares composto de 15 ministros vitalcios, nomeados pelo presidente da repblica depois de aprovada a indicao pelo senado federal, sendo 3 dentre os oficiais generais da marinha, 4 dentre oficiais generais do exrcito, 3 dentre oficiais generais da aeronutica, todos da ativa e do posto mais elevado da carreira e 5 dentre os civis. Os ministros civis sero escolhidos pelo presidente da repblica 3 advogados de notrio saber jurdico e conduta eribada com mais de 10 anos de efetiva atividade profissional e 2 por escolha parentaria, dentre os juzes auditores e membros do ministrio pblico da justia militar. Tribunais e juzes dos Estados: Tem 1 em cada Estado, julga aes de carter civis. Objetos do Direito: Tudo que se tem apreciao em dinheiro um bem jurdico, Classificao dos bens: Bens mveis e imveis, Bens fungveis e infugveis, Bens divisveis e Bens indivisveis e Bens singulares e coletivos. Bens mveis: Quando se transporta e no se perde o valor. Bens imveis: Quando se transporta e bem perde o valor. Bens Fungveis: so todos aqueles que pode ser substitudos por outros de igual valor, espcie e quantidade. Bens infugveis: no podem ser substitudos mesmo que tenha a mesma quantidade, espcie e valor. Bens divisveis: so todos que se pode dividir e no perde o valor. Ex. uma cx de bombom que se divide. Bens indivisveis: no se pode dividir. Ex. mesa, livro Bens singulares: so aqueles que as partes deles interligadas entre si se formam um bem. Bens coletivos: so vrios bens singulares que se forma 1 nico bem. Bens Reciprocamente so classificados em: Bens principais: o que existe por si prprio, exercendo sua funo e finalidade sem depender de outro. Ex.: O solo.

Bens acessrios: Ele precisa do principal para existi. Bens considerado em relao ao titular do domnio so: Bens pblicos e Bens particulares Art. 99, cd. Civil Bens pblicos: so todos pertencentes a Unio dos Estados e municpios. Bens particulares: Todos os demais. Bens pblicos Art. 99 cd. civil: so bens pblicos os de uso comum do povo, tais como edifcio ou terrenos destinados a servio, rios, mares, estradas, ruas e praas. Os de uso especial edifcios e terrenos destinados a servios ou estabelecimentos da administrao federal, Estadual, Territorial ou municipal, inclusive os de autarquias. Os dominicais que constituem o patrimnio das pessoas jurdicas de direito pblico, como objeto de direito pessoal, ou real, de cada uma dessas entidades. Pargrafo nico: no dispondo a lei em contrario consideram se dominicais os bens pertencentes as pessoas jurdicas de direito pblico a que se tenha dado estrutura de direito privado. Em Relao ao comrcio Bens no comrcio: So todos que podem ser comercializados. Bens fora do comrcio: No podem ser negociados. Ex. Bens de famlia o que necessrio para a sobrevivncia da famlia 1 item de cada se estiver duplicado no ser um bem de famlia. Sujeitos do Direito = Pessoa Natural ou Fsica Pessoa Natural ou Fsica: so todas as pessoas que nascem com vida. Capacidade Civil maioridade declarada antes: antes de 18 e acima de 16 anos de idade e nas condies abaixo: 1- Emancipao: Tem que ter um representante legal (os pais). 2- Casamento: Automaticamente porque j foi autorizado pelo representante. 3- Emprego pblico: s pode preencher a vaga de cargo pblico a pessoa entre 16 e 18 4- Colao de grau em ensino superior 5- Aquisio de economia prpria, resultante de emprego ou estabelecimento civil ou comercial Relatividade de incapazes: necessrio ter uma assistente para ser responsabilizar junto com o individuo os dois sero responsveis. So os menores entre 16 e 18 anos de idade, os brios habituais, toxicmanos, deficientes mentais, os excepcionais e o prdigo. Absolutamente incapazes: necessrio ter um representante legal e s ele responsvel. So os menores de 16 anos, os sem discernimento suficiente, por enfermidades ou deficincia mental e os que no puderem exprimir sua vontade. OBS: Os ndios no seguem essas leis eles tm as deles prprias. Direito da personalidade Art. 11 a 21, CC Direito da personalidade responde civil e criminalmente. Conceito: Referentes ao pr-nome, sobrenome ou pseudnimo, a divulgao no autorizada dos direitos ou da prpria imagem, bem como a disposio dos rgos para transplante sem autorizao, plgio.

Em caso de Ausncia H 3 etapas: 1- Arrecadao dos bens e nomeao de curador (Publicao de 2 em 2 meses). 2- Sucesso provisria (Publicao de 1 ano). 3- Sucesso definitiva (10 anos). Ausncia desaparece de sua residncia e no d notcias nesse caso so trs etapas na diviso de bens: 1- Nomeada pelo juiz; 2- O curador cuida dos bens. De 2 em 2 meses edital anuncia a ausncia da pessoa e o nome do curador dos bens. 3- Sucesso provisria: Os bens so transferidos provisoriamente para os parentes e eles podem usufruir, depois de 10 anos sem a pessoa aparecer os bens passam a ser definitivo, e no caso de a pessoa aparece antes dos 10 anos os bens devero ser devolvidos do mesmo jeito que ele deixou antes de desaparecer, aps 10 de desaparecimento a pessoa considerada como morta e os bens passam definitivamente para os parentes. Pessoa Jurdica: Conceito uma entidade constituda de homens ou bens com vida, direitos, obrigaes e patrimnio prprio. Comea com seu registro em algum rgo de classe, na junta jurdica est divida em: a) Pessoa jurdica de direito Pblico Interno; b) Pessoa jurdica de direito Pblico Externo; c) Pessoa jurdica de direito Privado.

Pessoa jurdica de direito Pblico Interno: So a Unio dos Estados, Distrito Federal, territrios, municpios e autarquias. Pessoa jurdica de direito Pblico Externo: Estados Estrangeiros. Pessoas Jurdicas do direito Privado so: Conforme o Art. 44 do Cdigo Civil brasileiro de 2002, so pessoas jurdicas de direito privado: as associaes, as sociedades, as fundaes, as organizaes religiosas, os partidos polticos e as empresas individuais de responsabilidade limitada. As pessoas jurdicas de direito privado so institudas por iniciativa de particulares. Associaes: Formadas por pessoas voltadas para os associados. Fundaes: Social feito para a sociedade em geral Organizaes religiosas Partidos polticos Sociedades: Social simples firmado por intelectual, profissional artstico e literrio. OBS: Sociedade empresaria deve existir 2 profissionais de reas diferentes ou mais em atuao que fornece vrios servios diferentes.

You might also like