You are on page 1of 9

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB DEPARTAMENTO DE CINCIAS HUMANAS/CAMPUS VI CAETIT LICENCIATURA EM BIOLOGIA PLATAFORMA FREIRE DISCIPLINA PARASITOLOGIA PROFESSORA

SORA Msc. YANNA GRILO ACADMICAS: Eunice Bastos de Souza / Marleide de Carvalho Silva

1. Diferencie Ascaridase e ancilostomase. Os vermes que causam a ascaridase a ancilostomose, se encontram no filo dos nematelmintos. A ancilostomase, popularmente conhecida como amarelo, uma doena parasitria intestinal que causa diarria moderada e dor abdominal. Infeces graves de amarelo podem ocasionar srios problemas de sade em recm-nascidos, crianas, mulheres grvidas e pessoas subnutridas. Amarelo ocorre principalmente em climas tropicais e subtropicais. Os vermes parasitas causadores da doena so Ancylostoma duodenale e Necator americanus. um dos nematdeos causadores da ancilostomose. Seu tamanho adulto varia de 0,8 a 1,3 cm. O Necator americanus apresenta lminas na cpsula bucal e o macho possui bolsa copuladora na regio posterior. Quando eliminados nas fezes, so avermelhados por causa da hematofagia e histiofagia que fazem no trato gastrintestinal do hospedeiro. Popularmente conhecida como amarelo, a ancilostomose causada por trs tipos de vermes: O Necator americanus e outros dois do gnero Ancylostoma, o A. duodenalis, o A. ceylanicum. As espcies se diferenciam pelas estruturas formadas por quitina (mesma substncia das conchas dos caracis), semelhantes a dentes. Ascarase, ou ascaridase, uma verminose provocada pelo verme ascariasis, popularmente conhecido como lombriga. As fmeas adultas da lombriga podem chegar at 30 cm de comprimento, enquanto os machos so menores. A ascarase a mais comum das verminoses em humanos. A infeco ocorre em todo o mundo, sendo mais comum em regies tropicais e subtropicais onde h condies ruins de higiene e saneamento. Crianas so mais afetadas pela verminose por lombriga do que adultos.

2. Quem foi Manuel augusto de Piraj? Qual a sua importncia para a cincia? Trabalho, dedicao e mais pesquisas. Essas eram as armas utilizadas por Manuel Augusto Piraj da Silva, mdico e cientista baiano do incio do sculo XX, para combater o preconceito e a indiferena ao seu trabalho, sua razo de vida. Oriundo de uma escola sem tradio em pesquisa cientfica e de ensino prtico precrio, mostrou a grandes nomes da parasitologia mundial suas descobertas na identificao do Schistosoma mansoni causador da popular barriga de apos;gua. Aps passar por conceituados laboratrios e cursos europeus, sustentou, de forma brilhante, que a variante americana do esquistossomo era, de fato, uma nova espcie diferente da estudada na frica por alemes e ingleses.. Na Bahia, Piraj da Silva desconhecido pelo povo que tanto defendeu. Na necropsia de apenas um paciente encontrara 24 exemplares de uma espcie que intrigava pesquisadores de todo o mundo e acirrava disputas cientficas. Separou, observou e descreveu o que via. Naquele momento, ainda no havia formulado a reflexo que mais tarde ampliou-lhe a lente com que observava a vida: como um verme poderia mexer, para alm de veias e intestino, com o ego humano? As sementes deste pensamento seriam lanadas quando Manuel Augusto Piraj da Silva, mdico e cientista baiano do incio do sculo XX, mostrasse aos grandes nomes da parasitologia mundial suas descobertas na identificao do Schistosoma mansoni - causador da popular barriga d' gua. Iria ponderar novamente sobre o assunto, quando publicaes nacionais e estrangeiras posteriores ignoram e no mencionam seus trabalhos, fundamentais para a distino das espcies de verme. As poucas indicaes ao seu nome no dimensionam o grande papel deste cientista nato e apaixonado. Numa poca em que as pesquisas cientficas eram incipientes e pouco envolviam mdicos brasileiros, Manuel Augusto Piraj da Silva fez cincia abaixo da linha do Equador com observao, persistncia e humildade. Triunfou o gene que levaria o nome do Brasil para os grandes centros de pesquisa do mundo e mudaria os rumos da cincia mdica do pas, ao impulsionar uma legio de seguidores. Morreu cego, aos 88 anos, em So Paulo, onde foi buscar oportunidades de crescimento diante do limitado espao cientfico baiano. O estado paulista abriga sua biblioteca e referncias sua vida.

3. Indique e caracterize as quatro fases do Shistosoma mansoni. O Schistosoma mansoni ao atingir a fase adulta de seu ciclo biolgico no sistema vascular do homem e de outros mamferos, alcana as veias mesentricas, principalmente a veia mesentrica inferior, migrando contra a corrente circulatria; as fmeas fazem postura no nvel de submucosa. Cada fmea pe cerca de 400 ovos por dia, na parede de capilares e vnulas, e cerca de 50% desses ganham o meio externo. Cinco anos, a vida mdia do S.mansoni; embora alguns casais possam viver mais de 30 anos, eliminando ovos. Os ovos colocados nos tecidos levam cerca de uma semana para se tornarem maduros (miracdio formado). Da submucosa chegam ao intestino. Os provveis fatores que promovem esta passagem so: a reao inflamatria, sem dvida, o processo mais importante, j que em animais, imunossuprimidos ocorre acmulo de ovos nas paredes intestinais; a presso dos ovos que so postos atrs (bombeamento); as enzimas proteolticas produzidas pelo miracdio, lesando os tecidos; o adelgamento da parede do vaso, provocado pela distenso do mesmo com a presena do casal na sua luz e finalmente, ocorre a perfurao da parede venular, j debilitada pelos fatores anteriormente citados e auxiliada pela descamao epitelial provocada pela passagem do bolo fecal, e os ovos ganham o ambiente externo (NEVES, 2001) Ciclo de vida

Os ovos so eliminados com fezes ou urina. (1) Sob condies timas, os ovos eclodem e liberam os miracdios (2) que nadam e penetram no caramujo, hospedeiro intermedirio especfico (3). Os estgios no caramujo incluem duas geraes de esporocistos (4)e a produo de cercrias. (5) Abandonando o caramujo, as cercrias infectantes nadam, penetram na pele do hospedeiro humano(6), e perdem sua cauda bifurcada, tornando-se eschistossmulos (7). O esquistossmulo migra atravs de diversos tecidos e estgios para sua residncia nas veias (8, 9). Vermes adultos, nos humanos, residem nas vnulas mesentricas em vrias localizaes, que parecem, s vezes, ser especficas para cada espcie (10). Por exemplo, o S. japonicum mais freqentemente encontrado nas veias mesentricas superiores, que drenam o intestino delgado {A}, e o S. mansoni ocorre mais freqentemente nas veias mesentricas superiores que drenam o intestino grosso {B}. Entretanto, ambas as espcies podem ocupar uma ou outra posio, e so capazes de mover-se entre os locais, ento, no possvel se afirmar inequivocadamente que uma espcie ocorre apenas em determinada localizao. O S. haematobium ocorre mais freqentemente no plexo venoso da bexiga {C}, mas ele tambm pode ser encontrado em vnulas retais. As fmeas depositam ovos nas pequenas vnulas dos sistemas porta e perivesical. Os ovos so movidos progressivamente para o lmem do intestino (S. mansoni e S. japonicum) e da bexiga e ureteres (S. haematobium), e so eliminados com as {d} fezes ou {d} urina, respectivamente {1}.

4. Diferencie Tenase de Cistecercose. A cisticercose a contaminao direta pelos ovos da tnea, diferente da tenase que causada pela larva do verme. Os cisticercos podem viajar pela corrente sangunea e se fixam e encistam-se, formando as vesculas com as larvas no seu interior, denominadas cisticercos. Dessa forma o homem passa a ser hospedeiro intermedirio. A cisticercose humana doena gravssima, pois os cisticercos se localizam no sistema nervoso central (neurocisticercose), nos olhos, msculos, etc. Nestes locais, podem permanecer at 30 anos, determinando crises convulsivas, cefalias, vmitos, alteraes de viso, hidrocefalia e at mesmo a morte.

5. Quais so os dois principais filos de Helmintos? Caracterize os e exemplifique. Helmintos um grupo de animais que parasitam o homem, sendo pertencente ao filo Platyhelminthes, que compreende os vermes achatados. So vermes achatados dorsoventralmente, tipo folha, devido ausncia de sistema digestivo/circulatrio. Platelmintos so animais do filo Platyhelminthes (do grego platy, chato, e helmins, verme), pertencente ao reino Animlia. So considerados vermes, tais como o so considerados os integrantes dos filos Nematelmintos e Aneldea. Apresentam simetria bilateral. Tm como habitat ambientes muito midos, a gua doce e o mar. Tambm parasitam alguns animais. Ex: Helminto nematdeo causador de ancilostomose animal e inflamao cutnea no homem (larva migrans); prprio de feldeos e candeos domsticos ou silvestres. O Filo Aneldeo rene os animais com estrutura corporal cilndrica e segmentada, com evidentes anis externos, tambm subdivididos internamente (verdadeira metamerizao). Exemplo de organismos: minhoca, um oligoqueto (poucas cerdas) com hbito terrestre; nereis, um poliqueto (vrias cerdas) com hbito marinho; e sanguessuga, um hirudneo (sem cerdas) encontrado em gua doce. 6. Como ocorre a transmisso da Esquistossomose?

7. Diferencie Ascaridase Pulmonar e Ascaridase Intestinal.

Ascaridase Intestinal a verminose intestinal humana mais disseminada no mundo. A contaminao acontece ocorre quando h ingesto dos ovos infectados do parasita, que podem ser encontrados no solo, gua ou alimentos contaminados por fezes humanas. O nico reservatrio o homem. Se os ovos encontram um meio favorvel, podem contaminar durante vrios anos. Nos pulmes invadem os alvolos, e crescem mais com os nutrientes e oxignio abundantes nesse rgo bem irrigado. Quando crescem demasiados para os alvolos, as larvas saem dos pulmes e sobem pelos brnquios chegando faringe onde so majoritariamente deglutidas pelo tubo digestivo, passando pelo estmago, atingem o intestino delgado onde completam o desenvolvimento, tornando-se adultos. Apesar de haver alguns casos em que so expectoradas saindo pela boca. A forma adulta vive aproximadamente dois anos. Durante esse perodo, ocorre a cpula e a liberao de ovos que so excretados com as fezes. Nos pulmes ocorrem vrios pontos hemorrgicos na passagem das larvas para os alvolos. Na realidade, a migrao das larvas pelos alvolos pulmonares, dependendo do nmero de formas presentes, pode determinar um quadro pneumnico com febre, tosse, dispnia e eosinofilia. H edemaciao dos alvolos com infiltrado parenquimatoso eosinofilico, manifestaes alrgicas, febre, bronquite e pneumonia (a este conjunto de sinais denomina-se sndrome de Loeffler). Na tosse produtiva (com muco) o catarro pode ser sanguinolento e apresentar larvas do helminto. Estas manifestaes geralmente ocorrem em crianas e esto associadas ao estado nutricional e imunitrio das mesmas (SILVA E MASSARA apud NEVES, 2005).

8. Por que uma pessoa com Ancilostomose fica com a pele amarelada? A ancilostomose tambm conhecida como amarelo uma doena que pode ser causada por dois vermes: Ancylostoma duodenale e pelo Necatur americanus, que ficam hospedados no intestino delgado. Por este motivo, a pessoa que possui essa doena fica com a pele amarelada, pois estes possuem dentes que atinge as paredes intestinais, sugando o sangue e provocando uma anemia. Os sintomas mais comuns so a palidez, desnimo, dificuldade de raciocnio, cansao e fraqueza, tudo isso aliado falta de ferro no organismo.

9. Por que uma pessoa contaminada com Enterobius vermicularis s sente os sintomas durante a noite? Esta verminose adquirida pela chegada dos ovos deste parasita ao aparelho digestivo atravs de mecanismos como: a - deglutio . Aps a deglutio dos ovos, no intestino as larvas se transformam em adultos, as fmeas guardam os ovos fecundados e os machos morrem. As fmeas migram para o clon e reto, de noite elas Saem pelo esfncter retal e depositam ovos na regio do esfncter retal e perianal. 10. Em que a Filariose se assemelha e diferencia com a Leishmaniose e Malaria? Assemelha por ter como vetor um mosquito e diferencia pelo tipo de parasita que cada vetor transmite. A filariose causada por um helminto (verme) longo e delgado, a filaria Wuchereria bancrofti, nico agente na frica e nas Amricas. A filariose, ou elefantase brasileira, causada pelo nematelminto Wuchereria bancrofti e ocorre s na espcie humana. Ele tem como transmissores da doena as fmeas dos mosquitos dos gneros Culex, Anopheles, Mansonia ou Aedes, hospedeiros intermedirios tpicos de clima mido e quente. O mosquito infectado quando pica um ser humano doente e as formas infectantes se alojam, principalmente, para a cabea do animal. Ao picarem uma pessoa, as larvas do helminto penetram da corrente sangunea e se dirigem aos vasos e gnglios linfticos. Quando na forma adulta, aproximadamente trs meses depois, se instalam no sistema linftico, bloqueando-os e causando dilatao dos vasos e acmulo de linfa nas regies afetadas. causa importante de infeces crnicas e agudas, podendo provocar incapacidade. Leishmania so protozorios parasitas causadores das leishmanioses, que vo desde formas graves viscerais, fatais quando no tratadas, at formas cutneas de cura espontnea. Estas doenas afetam milhes de pessoas em todo o mundo, e so um grave problema de sade pblica no Brasil. Estes parasitas so transmitidos ao hospedeiro mamfero, inclusive o homem, pela picada de um pequeno inseto, o flebtomo. No inseto a Leishmania existe como um parasita flagelado extracelular, uma forma chamada promastigota. Quando o promastigota injetado no mamfero pela picada do inseto, ele invade as clulas que normalmente so responsveis pela defesa imune do

organismo, os macrfagos, onde se transforma numa forma arredondada imvel, o amastigota, que a se multiplica. A ingesto destas formas pelo inseto fecha o ciclo infeccioso. Tais parasitos se apresentam sob duas formas principais: uma flagelada ou promastigota, encontrada no inseto vetor e outra aflagelada ou amastigota, encontrada nos tecidos dos hospedeiros vertebrados. A multiplicidade das espcies de Leishmania, as particularidades das situaes epidemiolgicas, a pluralidade das formas clnicas, bem como sua ampla distribuio, permitem distinguir vrios tipos nosogeogrficos de leishmanioses. A malria uma doena infecciosa febril aguda cujo agente etiolgico um parasito do gnero Plasmodium. A transmisso natural da malria ocorre por meio da picada da fmea infectada do mosquito do gnero Anopheles, que se infecta ao sugar o sangue de um doente. Malria humana uma doena, que se no for tratada, poder evoluir rapidamente para a forma grave e complicada. Cinco espcies de protozorios do gnero Plasmodium podem causar a malria humana: Plasmodium falciparum, P. vivax, P. malariae, P. ovale e P. knowlesi. No Brasil, somente as trs primeiras espcies deste parasita esto presentes, sendo as infeces por P. vivax predominantes, seguido das infeces por P. falciparum. A quarta espcie de protozorio, o P. ovale, ocorre apenas no continente africano e o P. knowlesi no Sudeste Asitico, porm, ocasionalmente, casos importados de outros pases podem ser diagnosticados no Brasil.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB DEPARTAMENTO DE CINCIAS HUMANAS/CAMPUS VI CAETIT LICENCIATURA EM BIOLOGIA PLATAFORMA FREIRE

ATIVDADE AVALIATIVA

Caetit Ba 2012

You might also like