You are on page 1of 95

Tecnologias de Informao e Comunicao

Folha de Clculo (Excel)

Professor: Rafael Vieira.

1. Introduo folha de clculo


o nome folha de clculo atribudo a este tipo de programas, deve-se, principalmente, a dois factores: > apresenta ao utilizador uma rea de trabalho em forma de grelha com linhas e colunas,dando origem a uma folha quadriculada. > possvel inserir informao - nmeros, letras, texto - em cada quadrcula desta folha quadriculada, podendo com ela realizar clculos matemticos, construir e organizar listas de dados e criar grficos de Apresentao de toda a informao trabalhada.

2. Filosofia de trabalho
Algumas Operaes possveis: > simples operaes aritmticas entre valores inseridos; > clculos mais complexos atravs de funes; > criao de grficos de apresentao de todos os dados e clculos efectuados.

Compreender a filosofia de trabalho da folha de clculo passa pelo entendimento do seguinte: > Cada documento reconhecido pelo programa de folha de clculo, como sendo um livro. > Um livro normal tem vrias folhas com informao. No programa de folha de clculo acontece o mesmo, cada novo documento denominado de livro e, como tal, composto por vrias folhas onde podemos inserir e trabalhar informao. > Todos os dados so inseridos nas folhas de trabalho de um livro numa espcie de contentor, chamado clula.

Cada clula equivalente a uma quadrcula da folha de trabalho, ou seja, da folha quadriculada que a rea de trabalho deste programa. > Os dados podem ser numricos ou alfanumricos e cada quadrcula ou clula tem uma designao que ser utilizada para a identificar sempre que fizermos operaes com ela.

3. Como iniciar a folha de clculo


A folha de clculo Excel um dos programas do pacote Office 2003 da Microsoft 1. Clicar no menu Iniciar na BARRA DE FERRAMENTAS do Windows. 2. Na janela de opes que aparece, deves apontar o cursor sobre o menu Programas. 3. Escolher a opo Microsoft Office. 4. clicar em Microsoft Office Excel 2003.

4. Ambiente de trabalho da folha de clculo


No final desta unidade devers ser capaz de: > Entender e saber descrever a estrutura da folha de clculo. > Compreender o modo de funcionamento de um livro. > Saber utilizar a BARRA DE MENUS, a BARRA DE FERRAMENTAS e o PAINEL DE TAREFAS. > Saber explicar o conceito de clula, coluna e linha.

4.1. Janela da folha de clculo


Observa agora a identificao dos vrios componentes da janela principal do programa:

> Barra de Ttulo (1)- Indica o nome do livro activo. Na abertura de um novo livro aparece o nome Livro 1. > Barra de Menus (2)- Nesta barra tens acesso a todos os comandos da folha de clculo. Cada menu contm uma lista de comandos. Por exemplo: para guardar um livro deves clicar no menu Ficheiro. Depois, nas opes que surgem, deves clicar uma vez em Guardar ou Guardar como...
> Barra de Ferramentas- Padro (3) - Aqui tens acesso aos

principais comandos, tais como Guardar um livro, Criar um novo livro, Abrir um livro existente, etc.
> Barra de Ferramentas de Formatao (4)- Nesta barra

tens acesso aos comandos para formatao dos dados da folha de clculo, como, por exemplo, negrito, itlico, sublinhado, tipo de letra, etc.

> Caixa de Nome (5) - Indica o endereo ou localizao da clula activa, a clula que seleccionamos na folha de trabalho clicando nela com o cursor. > rea de Trabalho - Nesta rea (a folha quadriculada) inserimos dados/informaes e frmulas, ou seja, construmos a folha de clculo propriamente dita. > Barra de Estado(6) - Nesta barra so mostradas mensagens ou instrues de trabalho sobre as operaes que, na sequncia, poders executar na folha de clculo. > Barra de Frmulas (7) - Mostra a frmula da clula activa. > Separador de Folhas (8) - Mostra as folhas de trabalho do livro

> Painel de Tarefas (9) - Janela que aparece do lado direito da rea de trabalho e que te oferece diversas opes de trabalho: iniciar livros, abrir livros existentes, procurar livros, procurar e inserir imagens, etc. > Botes de minimizar, maximizar, fechar (10). > Caixa Escreva uma pergunta (11). > Clula Activa (12). > Cursor (13). > Barras de Deslocamento (14).

4.2.1 Navegar no PAINEL DE TAREFAS


Se clicares na seta de comando mesmo ao lado do boto Fechar do PAINEL DE TAREFAS, abre-se uma janela de opes: > Incio > Ajuda > Resultados da procura > ClipArt > Pesquisar > rea de transferncia > Novo livro > Ajuda de modelos > rea de trabalho partilhada > Actualizao do documento

Painel de tarefas Incio o painel que aparece automaticamente, quando inicias o programa. Nele podes realizaras seguintes tarefas: > Utilizar funes disponveis na Internet (online) (1). > Solicitar ajuda disponvel na Internet (online),digitando o que desejas pesquisar e clicando na seta para procurar (2). > Abrir um livro existente no teu computador(3). > Se o trabalho que desejas abrir no est entre os quatro livros apresentados, deves clicar em Mais... (4). > Abrir o painel Novo livro, onde encontrars mais opes (5).

Painel de tarefas Ajuda Este painel apresenta diversas forma de ajuda quer online quer atravs do assistente instalado com o prprio programa. Painel de tarefas Resultados da procura Este painel permite visualizar toda a informao resultante das pesquisas solicitadas no painel de tarefas anterior ao programa.

Painel de tarefas ClipArt


Este painel permite-te pesquisar todo o tipo de documentos multimdia - imagem, fotografia, vdeo, som.

Painel de tarefas Pesquisar


Este painel permite fazer pesquisa no dicionrio de sinnimos ou executar tradues de palavras.

Painel de tarefas rea de transferncia Regista todos os itens que eliminaste ou que copiaste e permite-te col-los novamente. Ele mantm tua disposio os ltimos 24 itens eliminados ou copiados.

4.3. Barra de menus 4.3.1 Trabalhar com a BARRA DE MENU Esta barra apresenta as opes principais de trabalho. Cada palavra corresponde a um menu e cada um tem vrias ferramentas relacionadas com a operao que representa.

Observa agora cada um dos menus: > Menu Ficheiro - Permite criar e guardar livros, definir tarefas de impresso de documentos, etc. > Menu Editar - Permite copiar, mover, apagar, localizar informao, etc. > Menu Ver - Permite definir o modo de apresentao do livro na rea de trabalho, assim como definir quais as barras de ferramentas que desejas ter disponveis na janela do programa. > Menu Inserir Permite inserir linhas, colunas e outro tipo de informao, como grficos, imagens, etc.

> Menu Formatar Permite definir a formatao que desejas para o livro onde vais trabalhar, nomeadamente,folhas, linhas, colunas e clulas. > Menu Ferramentas Permite accionar a correco ortogrfica, decidir quanto proteco da informao inserida nas clulas, etc.
> Menu Dados Permite ordenar, analisar e filtrar a

informao inserida nas clulas.


> Menu Janela - Permite (quando existem vrios livros

abertos ao mesmo tempo) decidir qual o livro que queres visualizar, etc.
> Menu Ajuda - Sempre que tenhas uma dvida de utilizao

do programa, podes tentar aqui a resoluo do teu problema.

4.4. Barras de ferramentas O Excel apresenta diversas barras de ferramentas. Normalmente, so exibidas as barras de Ferramentas-Padro e de Ferramentas de Formatao, activadas ao iniciar o programa, mas podes optar por activar outras: > Caixa de ferramentas de controlo; > Dados externos; > Desenho; > Figura; > Formulrios; > Grfico; > Reviso; > Tabela dinmica; > VisualBasic; > Web; > WordArt.

Para activares as diversas barras de ferramentas deves proceder da seguinte forma: 1. > Abrir o menu Ver. 2. > Clicar em Barras de ferramentas (abre-se a janela de opes de barras de ferramentas). 3. > Escolher, clicando no nome da barra de ferramentas que desejas abrir.

Exerccio: Experimenta fazer uma srie de dados nmericos de 1 a 20!

Renomear o nome de uma folha Colocar o rato em cima da etiqueta da folha e com o boto direito escolher a opo mudar o nome

Para formatar uma clula ou um conjunto de clulas, como por exemplo definir os limites da clula temos de seleccionar a clula desejada e com o boto direito do rato escolher a opo formatar clulas. De seguida escolher o separador limite para escolher os contornos da clula.

No separador padro escolhemos a cor da clula

Faz a seguinte tabela!!!

Objectivos: Manusear clulas, linhas e colunas em Excel Instrues: 1. Crie um novo livro em Microsoft Excel e copie para l a tabela seguinte:

2. Copie a tabela criada para a Folha de Trabalho "Folha2" 3. Renomeie as Folhas de Trabalho "Folha 1" e "Folha2" para "Tabela Original" e Tabela alterada" respectivamente 4. Insira uma coluna entre o empregado Rui Silva e a Maria S 5. Introduza os seguintes dados nas clulas correspondentes na "Tabela Alterada" Victor Afonso Rem. Ilquida = 550 Taxa de IRS = 11% Dias servio = 22 Sub. Almoo=5,5 6. Oculte a linha correspondente Remunerao Lquida em Escudos

7. Elimine a coluna do empregado Antnio Santos 8. Formate os limites da tabela como apresentado no enunciado 10. Formate a tabela com tipo de letra "Times New Roman" tamanho 12 11. Formate as linhas correspondentes s remuneraes lquidas com sombreado amarelo 12. Formate as clulas relativas a quantias monetrias com o formato de moeda "" 13. Guarde o trabalho, com o nome Exerccio 1, na sua Disquete.

Exerccio : Faa a seguinte tabela e utilize formulas simples nos campos apropriados:

Fazer o seguinte exemplo

You might also like