You are on page 1of 1

Separao de Misturas: Lquido-lquido e Gs-Slido

Autor(a): Andr Luis Silva da Silva Data: 08/03/2013 Na natureza, raramente encontramos substncias em seu estado puro. Em funo disso, necessria a utilizao de mtodos de separao se quisermos obter uma determinada substncia. Alguns dos mtodos empregados laboratorialmente ou industrialmente possuem grande equivalncia com aqueles em nosso dia-a-dia. Para a separao dos componentes de uma mistura, ou seja, para a obteno separada de cada uma das suas substncias puras que deram origem mistura, utilizamos um conjunto de processos fsicos denominados fracionamento de misturas. Esses processos no alteram a composio das substncias que formam uma dada mistura, uma vez que toda mistura trata-se de um fenmeno fsico. A escolha dos melhores mtodos para a separao de misturas exige um conhecimento anterior de algumas das propriedades das substncias inicialmente presentes. Assim, por exemplo, se tivermos uma mistura de acar e areia, devemos levar em conta que o acar se dissolve na gua, enquanto a areia no se dissolve. Muitas vezes, dependendo da complexidade da mistura que se deseja isolar os componentes, necessrio a utilizao de vrios processos diferentes, numa seqncia que deve se basear nas propriedades das substncias presentes na mistura.

Sistema constitudo por LQUIDO LQUIDO


Decantao : separam-se lquidos imiscveis, que apresentam por essa razo densidades diferentes; sistema no qual o lquido mais denso acumula-se na parte inferior do recipiente. Em laboratrio, podese utilizar o funil de bromo, tambm conhecido como funil de decantao, ou ainda, funil de separao. Num sistema formado por gua e leo, por exemplo, a gua, por ser mais densa, localiza-se na parte inferior do funil e escoada abrindo-se a torneira de modo controlado. A decantao pode ser feita de uma maneira mais rudimentar, utilizando-se um sifo (sifonao).

Sistema constitudo por GS SLIDO


Decantao : a mistura entre gs e slido pode ser separada por um processo tambm conhecido por decantao, onde a mistura passa atravs de obstculos, em forma de ziguezague, onde as partculas slidas perdem velocidade e acabam se depositando. Esse processo muito utilizado na indstria, onde feito em equipamento denominado cmara de poeira ou chicanas. Filtrao : A simples filtrao tambm presta-se muito bem na separao entre gases e slidos, onde a mistura passa atravs de um filtro, no qual o slido fica retido. Esse processo muito utilizado nas indstrias, principalmente para evitar o lanamento de partculas slidas na atmosfera. A filtrao tambm usada cotidianamente nos aspiradores de p, onde o slido retido (poeira) medida que o ar aspirado. Referncias: SARDELLA, Antnio; MATEUS, Edegar; Curso de Qumica: qumica geral, Ed. tica, So Paulo/SP 1995.

http://www.infoescola.com/quimica/separacao-de-misturas-liquido-liquido-e-gas-solido/

You might also like