You are on page 1of 13

DA QUANTIDADE E QUALIDADE DA FORA SEGUNDO A FILOSOFIA DE NIETZSCHE

THE QUANTITY AND QUALITY OF FORCE ACCORDING TO THE PHILOSOPHY OF NIETZSCHE

Pricilla Buzzachera*
_________________________________________________________________________
RESUMO: Pretendemos com este artigo abordar a noo de fora segundo a filosofia de Friedrich Nietzsche, a partir de sua quantidade e, tambm, daquilo que de fato a diferencia: a sua qualidade. Sendo, sua qualidade, denominada pelo filsofo alemo como Vontade de Poder. Para Nietzsche, pensar as foras apenas por sua quantidade seria, reduzi-las aos efeitos da mecnica. Desse modo no haveria uma forma particular de sua expresso e essa particularizao surge daquilo que foi amplamente discutido pelo filsofo francs Gilles Deleuze como a qualidade da fora. ABSTRACT: The aim of this article is to approach the notion of Force according to the philosophy of Friedrich Nietzsche, in its Quantity and its Quality. Named by the German philosopher as the Will of Power. As to Nietzsche, if we think about force solely in terms of its Quantitative sense, we will be reducing it to its Mechanic effects. Hence there will not be a particular form for its expression and this particularization emerges from what had been widely discussed by the French philosopher Gilles Deleuze as the quality of force . KEYWORDS: Nietzsche. Force. Will Power. Gilles Deleuze.

PALAVRAS-CHAVE: Nietzsche. Deleuze. Fora. Vontade de Poder.

Gilles

___________________________________________________________________________

Friedrich Nietzsche aponta sua filosofia para uma direo que sugere novas possibilidades de pensar e discutir antigos conceitos a partir de novas perspectivas. Deste modo, prope novos sentidos e valores para diversos campos da reflexo humana. Entre estes conceitos re-elaborados, destacamos a noo de fora, tema principal de nosso texto. Em importantes obras o filsofo Gilles Deleuze e o comentador Wolfgang Mller-Lauter tambm discutiram com afinco esta temtica. Por esse motivo teremos igualmente os referidos estudiosos como principais comentadores deste trabalho.

Mestranda em Filosofia PUCPR. Contato: pricillabuzzachera@yahoo.com.br

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 226-238

Pricilla Buzzachera Da quantidade e qualidade da fora segundo a filosofia de Nietzsche

Ao falarmos sobre um sentido ou sobre um valor em qualquer tipo de fenmeno, no mbito da filosofia nietzscheana, necessariamente apontamos s foras que esto envolvidas e articuladas neste fenmeno, isto , aquelas que se expressam, dominam e se sobressaem. Deste modo, com base em Nietzsche, Deleuze afirma, que no existe quantidade de realidade, qualquer realidade j quantidade de fora1 . Assim, a expresso da fora que muda o sentido de um fenmeno, seja humano, biolgico ou at mesmo fsico. Para Nietzsche a quantidade de fora em sua multiplicidade deve ser levada em considerao, em todo e qualquer fenmeno da fora, tanto na esfera orgnica quanto na inorgnica. Nietzsche considera o orgnico como sendo a especializao do inorgnico pela complexidade em sua manifestao. Mas, assim como o orgnico, a esfera inorgnica tambm est envolvida por foras. Ora, se o orgnico a especializao do inorgnico, temos que para este tambm haja confrontos, de modo a estabelecer conflito, resistncia, domnio, uma aparente estabilizao - caracterstica prpria do aps confronto - at o momento que surjam novos conflitos. Assim, o jogo entre as foras incessante, tanto no que se refere ao inorgnico quanto ao orgnico. Mller-Lauter aponta para a necessidade de refletir se de fato possvel falar em distintos mbitos orgnico e inorgnico na filosofia nietzscheana, j que para Nietzsche os organismos2 esto em constante alternncia de luta, domnio e estabilizao:
[...] Que Nietzsche no traa nenhuma fronteira entre os mundos, isso se mostra mesmo onde ele da maneira problemtica j mostrada fala da particularidade do perceber inorgnico. A se fala da transio do mundo do inorgnico ao do orgnico. Quando ele, uma vez, concebe o orgnico como especializao do inorgnico, e, uma outra vez, considera que no haveria nenhum mundo inorgnico, aqui reside, ento, apenas aparentemente um paradoxo 3.

Todavia h uma diferena ontolgica entre as foras. De acordo com a perspectiva de Gilles Deleuze, esta diferena tornar-se- o elemento fundamental daquilo que distingue uma fora da outra. A dinmica de conflito entre as foras, por sua vez, ocasiona a mudana de sentido do fenmeno e atribui novas formas de interpretao. Nestas propores h de se considerar uma
1 2

DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Traduo Antnio M. Magalhes. Porto: RS, s/d, p.62. Segundo a perspectiva de Mller-Lauter, - e de modo sinttico-, o mundo para Nietzsche um conjunto de mltiplos organismos, que permanecem em constante conflito, em contnua alternncia entre caos e ordem, sugerindo, vez ou outra, aparentes estabilizaes. 3 MLLER-LAUTER, Wolfgang. A Doutrina da Vontade de Poder em Nietzsche . Traduo Oswaldo Giacia Jnior. So Paulo: Annablume, 1997, p.119.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 225-238

Pricilla Buzzachera Da quantidade e qualidade da fora segundo a filosofia de Nietzsche

multiplicidade de configuraes de foras e de ajustes dados pelas foras envolvidas em qualquer ao. Assim, para se compreender melhor a filosofia de Nietzsche, segundo a perspectiva deleuziana, fundamental pens-la aprofundando seu carter de multiplicidade. Ainda que diga respeito a uma singularidade, considerar-se- a multiplicidade de foras agindo num evento singular. Deleuze aponta que no existe um acontecimento, um fenmeno, uma palavra ou um pensamento cujo sentido no seja mltiplo 4. E neste mltiplo de possibilidades as foras esto sempre presentes nas diferentes configuraes e modos de expresso. Ora, caso as foras pudessem ser reduzidas s medidas e aos nmeros, teramos aquilo que o meio cientfico prope sob normas rgidas e constataes. Contudo, Nietzsche, segundo aponta Deleuze, teria questionado o fato de a cincia ter submetido os valores s medidas e aos nmeros, numa metodologia estritamente cientfica. Todos os outros valores so preconceitos, ingenuidades, mal-entendidos5. Para Nietzsche a pluralidade de interpretaes6, parece ser um caminho bvio para pensar e criar novos conceitos e valores. Prope a idia de que existem incontveis possibilidades de interpretaes no mundo:
[...] Mas penso que hoje, pelo menos, estamos distanciados da ridcula imodstia de decretar, a partir de nosso ngulo, que somente dele pode-se ter perspectivas. O mundo tornou-se novamente infinito para ns: na medida em que no podemos rejeitar a possibilidade de que ele encerre infinitas interpretaes 7.

Neste sentido, tambm Mller-Lauter nos afirma que:


[...] o mundo, concebido como soma de foras, seria uma interpretao perspectiva do mundo, ao lado de inmeras outras, [...] sob esse critrio fica colocada a infinita interpretabilidade (Ausdeutbarkeit) do mundo. Nele deve fazer prova de si toda interpreta o (Ausdeutung) como um sintoma de crescimento ou de declnio8.

4 5

DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Traduo Antnio M. Magalhes. Porto: RS, s/d, p.09. DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Traduo Antnio M. Magalhes. Porto: RS, s/d, p.67. 6 As expresses das foras so sempre novas possibilidades de interpretao. A filosofia nietzscheana estende seu olhar para uma multiplicidade de possibilidades que trata do sentido de um evento e seus valores. Aponta Deleuze que: [...] toda a interpretao determinao do sentido de um fenmeno. O sentido consiste precisamente numa relao de foras, segundo a qual algumas agem e outras reagem num conjunto complexo e hierarquizado. Cf.: DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Traduo Antnio M. Magalhes. Porto: RS, s/d, p.21. 7 NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Cincia. Traduo, notas e posfcio Paulo Csar de Souza. So Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 278 af. 347. 8 MLLER-LAUTER, Wolfgang. A Doutrina da Vontade de Poder em Nietzsche . Traduo Oswaldo Giacia Jnior. So Paulo: Annablume, 1997, p.126.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 225-238

Pricilla Buzzachera Da quantidade e qualidade da fora segundo a filosofia de Nietzsche

Como vimos, a filosofia nietzscheana enfatiza as diferentes formas de interpretao, portanto no existem verdades de valor absoluto, a verdade se constri pelas foras em atuao num dado momento. Sendo assim, a fora junto verdade que se constitui a partir dela, muda no seu prprio devir. Esta distino entre as foras se d, justamente, pelo reconhecimento de que no podem ser consideradas exclusivamente em termos de quantidade. Se assim o fosse as foras no passariam de expresses de uma mecnica geral. Ao citar Nietzsche, Deleuze aponta: A concepo mecanicista pretende admitir s quantidades, mas a fora reside na qualidade; o mecanicismo s pode descrever fenmenos, no os esclarece9. Enfim, a teoria mecanicista para Nietzsche a manifestao de um tipo de interpretao limitada que impossibilita qualquer anlise de cunho particular e singular em torno do movimento das foras. Pelos Fragmentos Pstumos (1992), escritos entre o outono de 1885 e o outono de 1886, temos a comprovao do que dissemos: Concepo mecanicista: no quer seno quantidades: mas a fora est na qualidade: a mecnica, portanto, to somente pode descrever processos, no explic-los10. No entanto, o filsofo no nega que as foras so determinadas, tambm por uma quantidade, por um quantum de fora durante uma ao. Explica Nietzsche que um quantum e fora equivale a um mesmo quantum de impulso, vontade, atividade melhor, nada mais seno este mesmo impulso, este mesmo querer e atuar [...]11. Um quantum diz respeito a uma quantidade de fora que pode ser perdida ou ampliada, no tem as propriedades de um ente. Ele surge exatamente no momento de uma

DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Traduo Antnio M. Magalhes. Porto: RS, s/d. p. 67. Cf. Deleuze, o movimento mecanicista do sculo XIX, apresenta-se sob diversas abordagens cientficas desde a biologia fsica, como tentativa de explicar o mundo a partir de sua perspectiva. A crtica dirigida a esta forma de verificao do mundo est em ser demasiadamente reducionista. Para Nietzsche essa idia desprovida de sentido, nos diz o filsofo sobre os mecanicistas que defendem essa perspectiva: Uma interpretao do mund o cientfica, tal como a entendem, poderia ento ser uma das mais estpidas, isto , das mais pobres de sentido de todas as possveis interpretaes do mundo: algo que digo para o ouvido e a conscincia de nossos mecanicistas, que hoje gostam de misturar-se aos filsofos e absolutamente acham que a mecnica a doutrina das leis primeiras e ltimas, sobre as quais toda a existncia deve estar construda, como sobre um andar trreo. Mas um mundo essencialmente mecnico seria um mundo essencialmente desprovido de sentido! Suponha-se que o valor de uma msica fosse apreciado de acordo com o quanto dela se pudesse contar, calcular, pr em frmulas como seria absurda uma tal avaliao cientfica da msica! O que se teria dela apreendido, entendido, conhecido? Nada, exatamente nada daquilo que nela de fato msica!... NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Cincia. Traduo, notas e posfcio Paulo Csar de Souza. So Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 278 af. 347. 10 NIETZSCHE, Friedrich. Fragmentos Pstumos. Traduccin Germn Melndez Acua. Bogot: Editorial Norma S.A., 1992, p.147. Todas as tradues dos Fragmentos Pstumos foram feitas por ns. Segundo o texto original: Concepcin mecanicista: no quiere sino cantidades: pero la fuerza radica en la cualid ad: la mecnica, por tanto, tan slo puede describir procesos, no explicarlos.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 225-238

Pricilla Buzzachera Da quantidade e qualidade da fora segundo a filosofia de Nietzsche

dada ao, quando em contraposio a outro quantum, ou ainda, quanta de fora. Se fosse vlido pensar o ser como algo estvel, encontraramos aqui a oposio ao quantum de fora, visto que este se configura de uma forma mltipla e dinmica, nunca estvel. Ora, por considerarmos, sob esta perspectiva, que tudo expresso de foras, seria impensvel conceber qualquer tipo de evento sob uma condio de estabilidade. Um quantum de fora algo que age sobre outro quantum de fora. Apontamentos do professor Antonio Edmilson Paschoal nos esclarecem que:
Um quantum no algum tipo de matria ou qualquer coisa que corresponda idia de ser (Dasein), mas algo que pode ser designado como quantidade de ao, fora em ao. Um quantum no remete a algo que permaneceria aps a desagregao de uma unidade anteriormente dada e que, juntamente com outros quanta, se reagregaria, formando outros corpos 12.

Uma quantidade de fora sempre se pe diante de outra quantidade de fora e quando estas entram em conflito, o resultado ser uma nova configurao das foras que permaneceram em luta. Ainda, segundo o professor: As foras somente so perceptveis no momento do seu atuar no jogo, em contraposio a outras foras. Pode-se dizer que somente nesse momento elas so13. Este jogo entre foras se repete confronto aps confronto. No h possibilidade de inrcia, ou seja, no h possibilidade de um estado de repouso quando falamos sobre foras, nem de uma configurao organizada e estvel a no ser de um equilbrio momentneo ou provisrio, pois quando a fora surge, surge com ela a sua dinmica. Esta concepo de foras se afasta totalmente da idia de que estas possuam uma natureza fsica e, enquanto tal, possvel de ser medida. Pelo contrrio, trata-se de uma ao configurada por uma permanente diferenciao de quanta, e neste jogo a meta final obter mais poder.

11

NIETSCHE, Friedrich. Genealogia da Moral. Traduo, notas e posfcio Paulo Csar de Souza. So Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 36 I af. 13. 12 PASCHOAL, Antonio Edmilson. A Dinmica da Vontade de Poder como proposio Moral nos escritos de Nietzsche. Tese de doutorado apresentada ao Departamento de Filosofia do Instituto de Filosofia e Cincia Humanas da Universidade Estadual de Campinas sob orientao do Prof. Dr. Oswaldo Giacia Jnior. Campinas (SP), 1999, p.52. 13 PASCHOAL, Antonio Edmilson. A Dinmica da Vontade de Poder como proposio Moral nos escritos de Nietzsche. Tese de doutorado apresentada ao Departamento de Filosofia do Instituto de Filosofia e Cincia Humanas da Universidade Estadual de Campinas sob orientao do Prof. Dr. Oswaldo Giacia Jnior. Campinas (SP), 1999, p.53.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 225-238

Pricilla Buzzachera Da quantidade e qualidade da fora segundo a filosofia de Nietzsche

Todas essas afirmaes acerca da quantidade da fora nos remetem a reflexes acerca das diferenas existentes entre os quanta de fora. Segundo a perspectiva de Deleuze, temos que:
[...] Se uma fora no separvel da sua quantidade, tambm no separvel das outras foras com as quais est em relao. A prpria quantidade no , portanto separvel da diferena de quantidade. A diferena de quantidade a essncia da fora, a relao da fora com a outra fora. [...] A qualidade distingue-se da quantidade, mas apenas porque o que h de inegualizvel na quantidade, de impossvel de anular na diferena de quantidade. A diferena de quantidade , portanto, num sentido o elemento irredutvel da quantidade, num outro sentido o elemento irredutvel prpria quantidade. A qualidade no outra coisa seno a diferena de quantidade, e corresponde-lhe a cada fora em relao14.

, portanto, justamente a diferena da quantidade das foras que aponta para o seu mais importante fundamento a qualidade. Assim, a diferena de quantidade da fora se referencia na potncia que existe nela mesma. Cada fora se expressa com uma quantidade de potncia que diferente de outra fora, mas, o que diferencia a quantidade de potncia no nada mais a no ser a qualidade, ou seja, o diferencial qualitativo. Esta , especificamente, a perspectiva que a leitura de Gilles Deleuze aponta como decisiva. a qualidade das foras que proporciona a elas uma propriedade distinta, e que possibilita que sejam entendidas e reconhecidas por uma configurao dinmica. Neste sentido as foras revelam aquilo que as constitui em sua natureza mais ntima, seja qual for seu signo ou sentido. Conforme Deleuze As foras possuem uma quantidade, mas possuem tambm a qualidade que corresponde sua diferena de quantidade: activo e reactivo so as qualidades da foras 15. Verificamos, portanto, que no se trata apenas de quantidades de foras, mas tambm de qualidade e tipologia, ou seja, um tipo de fora que se releva distinta em quantidade e qualidade. Em seus escritos, Nietzsche aponta a qualidade das foras como fortes e fracas. Enquanto Deleuze se refere a elas qualificando-as como ativas e reativas. Os termos empregados por Deleuze percorrem toda a sua obra, assentando-se na afirmao de que Nietzsche teria utilizado esses termos para se referir s foras. Esta foi uma das grandes discusses promovidas pelos estudos nietzscheanos: de que o filsofo alemo nunca teria

14 15

DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Traduo Antnio M. Magalhes. Porto: RS, s/d, pp. 67- 68. DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Traduo Antnio M. Magalhes. Porto: RS, s/d, p.67.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 225-238

Pricilla Buzzachera Da quantidade e qualidade da fora segundo a filosofia de Nietzsche

descrito as foras como ativas e reativas 16, assim como afirma Deleuze. De qualquer sorte, para os dois mbitos de explanao possvel relacionar as foras: forte e ativa, como sendo aquelas que pertencem ao universo da afirmao, do domnio, do modo de ser do senhor e do superior, enquanto que a outra forma, fraca e reativa, pertence ao campo da negao, do ser dominado, do ser escravo e inferior. A fora aqui designada como forte, ativa, tem sua origem na afirmao, ela reconhece a sua diferena e a afirma. O grau de conscincia desse tipo de fora diferente da conscincia que um tipo fraco tem. A fora entendida aqui como fraca, reativa, se funda pela negao, por uma conscincia inferior de si. Como Deleuze afirma: [...] o que sim do ponto de vista das foras activas torna-se no do ponto de vista das foras reactivas, o que afirmao de si torna-se negao do outro17. E ainda, as expresses fracas, reativas, da fora no reconhecem em si esta origem, esta diferena, no aceitam essa efgie inferior. Deleuze acentua que:
O que Nietzsche chama nobre, elevado, senhor, : quer a fora activa, quer a vontade de afirmao. O que ele chama mesquinho, vil, escravo, : quer a fora reactiva, quer a vontade negativa. [...] Mas um valor possui sempre uma genealogia, da qual dependem a nobreza ou a vileza daquilo que nos convida a crer, a sentir e a pensar18.

O valor da expresso de uma fora superior diferente do valor que expressa uma fora fraca. Neste sentido, o valor de um valor deriva da origem que envolve as foras. As diferentes direes so determinadas por uma origem distinta de valores. Verificamos nos Fragmentos Pstumos (1992) da primavera de 1884, que Nietzsche faz vrias consideraes sobre os valores e suas relaes. Entre elas temos que:
Todas as valoraes so a resultante de determinadas quantidades de fora e do grau de conscincia que se tm delas: so leis de distintas perspectivas de acordo com a essncia de um homem ou um povo o que prximo, importante, necessrio, etc19.

A discusso em torno da problemtica dos valores um ponto crtico na filosofia de Nietzsche. Este conjunto de conceitos exige uma anlise que pondere sobre a origem dos

16

Estas consideraes foram apontadas por: MLLER-LAUTER, Wolfgang. A Doutrina da Vontade de Poder em Nietzsche. Traduo Oswaldo Giacia Jnior. So Paulo: Annablume, 1997. 17 DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Traduo Antnio M. Magalhes. Porto: RS, s/d, p.85. 18 DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Traduo Antnio M. Magalhes. Porto: RS, s/d, p.84. 19 NIETZSCHE, Friedrich. Fragmentos Pstumos. Traduccin Germn Melndez Acua. Bogot: Editorial Norma S.A., 1992, p.125. Cf. original: Todas las valoraciones son resultado de determinadas cantidades de

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 225-238

Pricilla Buzzachera Da quantidade e qualidade da fora segundo a filosofia de Nietzsche

valores e suas expresses. A professora Scarlett Marton indica que: A noo nietzschiana de valor opera uma subverso crtica: ela pe de imediato a questo do valor dos valores e esta, ao ser colocada, levanta a pergunta pela criao dos valores 20. Considerando essa afirmao, no suficiente reconhec-los a partir de sua manifestao, preciso que se investigue aquilo que originalmente cria e sustenta um valor. possvel perceber, a partir de indicaes, o apelo que Nietzsche faz aos filsofos quando se refere importncia da anlise acerca dos valores. Cabe a eles no apenas a investigao da origem dos valores, mas tambm a criao de novos valores. Infere o filsofo:
[...] Talvez seja indispensvel, na formao de um verdadeiro filsofo, ter passado alguma vez pelos estgios em que permanecem, em que tm de permanecer os seus servidores, os trabalhadores filosficos; talvez ele prprio tenha que ter sido crtico, ctico, dogmtico e historiador, e alm disso poeta, colecionador , viajante, decifrador de enigmas, moralista, vidente, livrepensador e praticamente tudo, para cruzar todo o mbito dos valores e sentimentos de valor humanos e poder observ-lo com muitos olhos e conscincias, desde a altura at a distncia, da profundeza altura, de um canto qualquer amplido. Mas tudo isso so apenas precondies de sua tarefa: ela mesma requer algo mais ela exige que ele crie valores21.

Por conseguinte, podemos considerar que qualquer modo simplificado de reconhecer um valor na sua expresso pode ser perigoso e prematuro, visto que preciso investigar um valor desde seu aparecimento, desde aquilo que o constitui como valor. Deleuze destaca que Nietzsche insurge-se simultaneamente contra a elevada idia de fundamento que deixa os valores indiferentes sua prpria origem, e contra a idia de uma simples derivao causal ou de um simples comeo, que postula uma origem indiferente aos valores22. H de se ter certa distncia, um phatos de distncia, estar na situao, mas olhar a distncia para ela, de modo que os valores criados e carentes de investigao possam ser vislumbrados ao ponto que se retire o Vu de Maia 23, e assim se verifique o que resta, possibilitando a criao de novos valores. Enfim, segundo a interpretao deleuziana, para Nietzsche a questo que envolve a problemtica sobre os valores deve ser levada em considerao desde o ponto de vista do que

fuerza y del grado de conciencia que se tiene de ellas: son leyes perspectivistas de acuerdo con la esencia de un hombre o un pueblo lo que es cercano, importante, necesario, etc. 20 MARTON, Scarlett. Nietzsche: a transvalorao dos valores. 2. Ed. So Paulo: Moderna, 2006, p.43. 21 NIETZSCHE, Friedrich. Alm do Bem e do Mal: preldio a uma filosofia do futuro. Traduo, notas e posfcio Paulo Csar de Souza. So Paulo: Companhia das letras, 2005, p. 105. 22 DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Traduo Antnio M. Magalhes. Porto: RS, s/d, p.07.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 225-238

Pricilla Buzzachera Da quantidade e qualidade da fora segundo a filosofia de Nietzsche

e como se origina determinado valor que dado aos valores. Nesta mesma perspectiva Deleuze contribui concluindo que o elevado e o baixo, o nobre e o vil no so valores, mas representam o elemento diferencial donde deriva o prprio valor dos valores 24. Assim, sejam expresses de foras superiores ou inferiores, elas nunca so separveis daquilo que as constituem, suas quantidades e qualidades. Elementos considerados indissociveis pela filosofia nietzscheana, de acordo com a leitura deleuziana. No entanto, a qualidade da fora que marca seu diferencial, apontado por Nietzsche como atributo interno das foras, responsvel pela sua particularizao. A isso Nietzsche designou Vontade de Poder. Conclui Deleuze que: A Vontade de poder , portanto atribuda for a, mas de um modo muito particular: simultaneamente um complemento da fora e qualquer coisa de interno 25. Lembremos que a fora est sempre em relao com outra fora, por isso torna-se lcito pensar em um atributo qualitativo e, portanto, diferencial. Seguimos pela anlise de Deleuze:
isso a vontade de poder: o elemento genealgico da fora, simultaneamente diferencial e gentico. A vontade de poder o elemento de onde dimanam simultaneamente a diferena de quantidade das foras postas em relao e a qualidade que, nessa relao, marca cada fora. [...] a vontade de poder, com efeito, nunca separvel de tais ou tais foras determinadas, das suas quantidades, das suas qualidades, das suas direes; nunca superior s determinaes que opera numa relao de foras, sempre plstica e em metamorfose26.

a Vontade de Poder que caracteriza uma fora naquilo que ela tem de desigual e singular. E ainda, nossas valoraes determinam que coisas aceitamos em absoluto e como as aceitamos. Estas valoraes so inspiradas e reguladas por nossa vontade de poder 27. Deleuze tambm aponta que: [...] O conceito de fora , portanto, em Nietzsche, o de uma fora que se relaciona com outra fora: sob este aspecto, a fora chama-se uma vontade. A Vontade (Vontade de Poder) o elemento diferencial da fora28. Neste contexto os valores se revelam durante a ao de uma fora, quando frente a frente o confronto se estabelece em luta

23

Para a religio Hindu, de origem Indiana, o Vu de Maia se coloca entre o homem e os objetos, impedindo-o de ver claramente a verdade dos fenmenos. Este termo faz aluso ao mito da caverna escrito por Plato no livro VII da obra A Repblica, atualmente publicada por vrias editoras. 24 DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Traduo Antnio M. Magalhes. Porto: RS, s/d. p.06. 25 DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Traduo Antnio M. Magalhes. Porto: RS, s/d. p.76. 26 DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Traduo Antnio M. Magalhes. Porto: RS, s/d. p.76, p.77-78. 27 NIETZSCHE, Friedrich. Fragmentos Pstumos. Traduccin Germn Melndez Acua. Bogot: Editorial Norma S.A., 1992. p.128. Segundo o texto original: Nuestras valoraciones determinan qu cosas aceptamos en absoluto y cmo ls aceptamos. Estas valoraciones son inspiradas y reguladas por nuestra voluntad de poder. 28 DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Traduo Antnio M. Magalhes. Porto: RS, s/d, p.13.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 225-238

Pricilla Buzzachera Da quantidade e qualidade da fora segundo a filosofia de Nietzsche

10

e se mantm at o momento que uma Vontade de poder subjuga a outra, ampliando seu domnio 29. Mas, como dissemos, esse aparente repouso perturbado constantemente pelo movimento frentico e catico das foras. Vontade de Poder , portanto, o qualitativo no seio do quantitativo. E ainda, segundo Nietzsche, h na Vontade de Poder um querer. Assim encontramos nos apontamentos da Professora Scarlett Marton que, de acordo com Nietzsche, em cada vontade h um pensamento que orienta, um sentimento que se expressa e, alm do pensar e do sentir intrnseco vontade, h um afeto que comanda. [...] No s querer, mas tambm o sentir e o pensar esto disseminados pelo organismo; a relao entre eles de tal ordem que, no querer, j se acham embutidos o sentir e o pensar, de modo que pensamento, sentimento, e vontade aparecem como indissociveis 30. Confirmado por Nietzsche:
Portanto, assim como sentir, alis, muitos tipos de sentir, deve ser tido como ingrediente do querer, do mesmo modo, e em segundo lugar, tambm o pensar: em todo ato da vontade h um pensamento que comanda; - e no se creia que possvel separar tal pensamento do querer, como se ento ainda restasse vontade! Em terceiro lugar, a vontade no apenas um complexo de sentir e pensar, mas, sobretudo um afeto: aquele afeto do comando31.

29

Por esta via de anlise, Gilles Deleuze nos convida a pensar sobre a importncia da questo em torno da natureza das foras, e do modo como elas se expressam. Testemunhamos o deslocamento, desde uma vontade que se afirma como sendo o fundamento da vida, segundo Schopenhauer, quela que s existe por meio das foras e sua relao, segundo nos mostra a filosofia nietzscheana. Deste ponto emana uma nova tese filosfica acerca da vontade, diferente das filosofias que com anterioridade discutiram este tema e, em particular a de Schopenhauer, Nietzsche prope um novo olhar. Embora em sua juventude, o filsofo alemo tenha lido e se entusiasmado pela obra O mundo como vontade e como representao (SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade de como representao: I. Tomo. Traduo, apresentao, notas e ndices Jair Barboza. So Paulo: Editora UNESP, 2005.) ele aponta que Schopenhauer fez apenas o que os filsofos costumam fazer: tomou um preconceito popular e o exagerou. (NIETZSCHE, Friedrich. Alm do Bem e do Mal: preldio a uma filosofia do futuro. Traduo, notas e posfcio Paulo Csar de Souza. So Paulo: Companhia das letras, 2005. p. 22 af 19) Na filosofia nietzscheana a vontade no pode ser vista como algo totalmente conhecido e desvendado. O filsofo v a vontade com uma complexidade mais densa do que prope Schopenhauer. A partir de uma pluralidade, inexistente na filosofia schopenhauriana, ao menos no que se refere Vontade enquanto coisa-em-si. Esclarece-nos Nietzsche no apontamento escrito na primavera de 1888: [...] meu princpio : a vontade, tal como a tem concebido a psicologia at nossos dias, uma generalizao injustificada, esta vontade no existe em absoluto; em lugar de conceber a conformao de uma nica vontade determinada em muitas formas, se h anulado o carter da vontade ao subtrair-lhe o contedo, o para onde? (1992, p. 160) Cf. Texto original: [] mi principio es: que la voluntad, tal como la ha concebido la psicologa hasta nuestros das, es una generalizacin injustificada, que esta voluntad no existe en absoluto, que en lugar de concebir la conformacin de una nica voluntad determinada en muchas formas, se ha anulado el carcter de la voluntad al sustrarsele el contenido, el a dnde?. (NIETZSCHE, Friedrich. Fragmentos Pstumos. Traduccin Germn Melndez Acua. Bogot: Editorial Norma S.A., 1992.) 30 MARTON, Scarlett. Nietzsche: das foras csmicas aos valores humanos. So Paulo: Brasiliense, 1990, p.32. 31 NIETZSCHE, Friedrich. Alm do Bem e do Mal: preldio a uma filosofia do futuro. Traduo, notas e posfcio Paulo Csar de Souza. So Paulo: Companhia das letras, 2005, p.23 af 19.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 225-238

Pricilla Buzzachera Da quantidade e qualidade da fora segundo a filosofia de Nietzsche

11

Em sequncia a esta reflexo, encontramos a seguinte afirmao de Nietzsche:


A denominada liberdade da vontade , em essncia, o sentimento de superioridade com relao a quem tem que obedecer: eu sou livre, ele tem que obedecer esta conscincia se encontra alojada em toda vontade e precisamente aquela tenso da ateno, aquele olhar claro que se pe em foco numa s coisa, aquela valorao excludente agora h necessidade disso e no de outra coisa, aquela certeza interna de que se obedece; tudo isto forma a parte do estado de quem manda. Um homem que quer , ordena a um algo dentre de si que obedece ou que acredita que obedecer32.

A vontade no prisioneira de um sistema fisiolgico. Entendemos aqui por sistema fisiolgico todos os sentidos e movimentos do corpo humano. aquilo que acompanha, mas que no a reduz em si. Em cada ato da vontade encontramos um movimento fisiolgico que se desdobra em sua direo e expressa o sentimento que envolve a ao que ordena e a que obedece. Assim se revela, tambm, a multiplicidade das foras no corpo. U m homem que quer comanda algo dentro de si que obedece, ou que ele acredita que obedece 33. Por conseguinte, compreendemos que a vontade que atua sobre o sistema fisiolgico. Vontade, claro, s pode atuar sobre vontade e no sobre matria (sobre nervos, por exemplo)34. Em toda vontade de mando que percorre o organismo encontram-se obstculos, barreiras, oposies, uma multiplicidade de informaes, ou como se refere Nietzsche, [...] nosso corpo apenas uma estrutura social de muitas almas 35, que defronte vontade resistem, entretanto acabam por submeter-se aquela que se revela superior. Conforme Deleuze:
Qui, este seja o ponto de rompimento entre Schopenhauer e Nietzsche no que se refere ao conceito VONTADE, enquanto o primeiro revela a vontade como sendo uma unidade do querer sabido pelo homem, Nietzsche defende o postulado da multiplicidade da vontade em todo organismo e, alm disso, algo que no possvel saber-se to claramente. Trata-se de um conceito no dissociado de um pensamento e sentimento, justamente nisso se assenta toda sua complexidade. A vontade dita uma coisa complexa porque, enquanto
32

NIETZSCHE, Friedrich. Fragmentos Pstumos. Traduccin Germn Melndez Acua. Bogot: Editorial Norma S.A., 1992. p.136. Cf. texto original: La denominada libertad de la voluntad es, en esencia, el sentimiento de superioridad con relacin a quien tiene que obedecer: yo soy libre, el tiene que obedecer esta conciencia se encuentra alojada en toda voluntad y precisamente aquella tensin de la atencin, aquella mirada clara que se pone en mira una sola cosa, aquella valoracin excluyente ahora hay necesidad de esto y no de otra cosa, aquella certeza interna de que se obedece, todo esto forma parte del estado de quien manda. Un hombre que quiere , manda a un algo dentro de s que obedece o del que cree que obedecer. 33 NIETZSCHE, Friedrich. Alm do Bem e do Mal: preldio a uma filosofia do futuro. Traduo, notas e posfcio Paulo Csar de Souza. So Paulo: Companhia das letras, 2005. p.23 af 19. 34 NIETZSCHE, Friedrich. Alm do Bem e do Mal: preldio a uma filosofia do futuro. Traduo, notas e posfcio Paulo Csar de Souza. So Paulo: Companhia das letras, 2005. p.40 af 36. 35 NIETZSCHE, Friedrich. Alm do Bem e do Mal: preldio a uma filosofia do futuro. Traduo, notas e posfcio Paulo Csar de Souza. So Paulo: Companhia das letras, 2005. p.24 af 19.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 225-238

Pricilla Buzzachera Da quantidade e qualidade da fora segundo a filosofia de Nietzsche


quer, ela quer ser obedecida, mas que s uma vontade pode obedecer que comanda36.

12

Por esta mesma via de anlise, ainda Nietzsche pensa sobre a nsia de superioridade, sobre uma vontade de dominao, de vitria. Ademais, esteve sob o olhar atento do filsofo o sentimento de poder, tratado a priori como a manifestao de uma vontade em obter mais domnio. Quer dizer: a vontade de poder manifesta-se como a sensibilidade da fora; o elemento diferencial das foras manifesta-se como a sua sensibilidade diferencial37. Justificando a singularidade existente em cada expresso das foras em relao. Como vimos, aquilo que nasce da diferena das foras, - a sua qualidade-, denominado por Nietzsche como Vontade de Poder, pensada agora como o vetor nevrlgico da expresso das foras. E assim como a Vontade de Poder se mostra como sendo a qualidade da fora, encontra-se nela mesma uma qualidade, a da afirmao e da negao. Segundo Deleuze, activo e reactivo designam as qualidades originais da fora, mas afirmativo e negativo designam as qualidades primordiais da vontade de poder. Afirmar e negar, apreciar e depreciar exprimem a vontade de poder, como agir e reagir exprimem a fora 38. De modo que o emprego das foras fortes corresponde qualidade da afirmao da Vontade de Poder, e das foras fracas corresponde, por sua vez, qualidade da negao. Vale lembrar que Vontade de Poder e foras devam ser consideradas inseparveis o que no d a elas um carter de igualdade. Ambas desempenham diferentes papis, no entanto, com necessidade recproca. Endossando a idia de Deleuze, a fora quem pode, a vontade de poder , quem quer 39. Enfim, desde o tomo ao humano, inevitavelmente, h expresses das foras e da Vontade de Poder sempre em conflito. Distinguem-se de modo dinmico, ora por ser dominante, ora dominado. Nietzsche no faz reservas ao afirmar que o mundo Vontade de poder, e se o mundo o , tudo aquilo que faz parte de sua expresso deve ser, tambm, denominado por Vontade de Poder. Segundo Nietzsche:
Este mundo: uma enormidade de foras, sem comeo, sem fim; uma quantidade fixa, frrea de fora que no se faz maior nem menor, que no se consome seno que somente se transforma, invariavelmente grande em qualquer totalidade; [...] Este mundo a vontade de poder e nada mais! E tambm vs mesmos so esta vontade de poder e nada mais!40
36 37

DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Traduo Antnio M. Magalhes. Porto: RS, s/d. p.14. DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Traduo Antnio M. Magalhes. Porto: RS, s/d. p.96. 38 DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Traduo Antnio M. Magalhes. Porto: RS, s/d. p.82. 39 DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Traduo Antnio M. Magalhes. Porto: RS, s/d. p.78. 40 NIETZSCHE, Friedrich. Fragmentos Pstumos. Traduccin Germn Melndez Acua. Bogot: Editorial Norma S.A., 1992. p.138 e 140. Cf. texto original: Este mundo: una enormidad de fuerza, sin comienzo, sin fin;

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 225-238

Pricilla Buzzachera Da quantidade e qualidade da fora segundo a filosofia de Nietzsche

13

Assim, no pensamento de Friedrich Nietzsche se organiza esta particular perspectiva ontolgica sobre as foras bem como a tese acerca da Vontade de Poder que a acompanha. Sem esta reflexo, no seria possvel compreender a natureza de mundo como um todo, e nem sequer a de um s homem em particular.

Referncias
DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Traduo Antnio M. Magalhes. Porto: RS, s/d. MARTON, Scarlett. Nietzsche: das foras csmicas aos valores humanos. So Paulo: Brasiliense, 1990. ________________. Nietzsche: a transvalorao dos valores. 2. ed. So Paulo: Moderna, 2006. MULLER-Lauter, Wolfgang. A Doutrina da Vontade de Poder em Nietzsche. Traduo Oswaldo Giacia Jnior. So Paulo: Annablume, 1997. NIETZSCHE, Friedrich. Fragmentos Pstumos. Traduccin Germn Melndez Acua. Bogot: Editorial Norma S. A., 1992. ___________________. Genealogia da Moral. Traduo, notas e posfcio Paulo Csar de Souza. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. ___________________. A Gaia Cincia. Traduo, notas e posfcio Paulo Csar de Souza. So Paulo: Companhia das Letras, 2001. ____________________. Alm do Bem e do Mal: preldio a uma filosofia do futuro. Traduo, notas e posfcio Paulo Csar de Souza. So Paulo: Companhia das Letras, 2005. PASCHOAL, Antonio Edmilson. A Dinmica da Vontade de Poder como proposio Moral nos escritos de Nietzsche. Tese de doutorado apresentada ao Departamento de Filosofia do Instituto de Filosofia e Cincia Humanas da Universidade Estadual de Campinas sob orientao do Prof. Dr. Oswaldo Giacia Jnior. Campinas (SP), 1999. SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e como representao, I. tomo. Traduo, apresentao, notas e ndices Jair Barboza. So Paulo: Editora UNESP, 2005.

una cantidad fija, frrea de fuerza que no se hace mayor ni menor, que no se consume sino que solo se transforma, invariablemente grande en cuanto totalidad; [...] Este mundo es la voluntad de poder y nada ms! Y tambin vosotros mismos sois esta voluntad de poder y nada ms!

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 225-238

You might also like