You are on page 1of 16

Os combinados como prtica na educao infantil: algumas reflexes

Heloisa Josiele Santos Carreiro Mrcia Fernanda Carneiro Lima

Resumo Este texto tem como principal objetivo tentar compreender as vozes das crianas que frequentam uma creche da Rede Municipal de Ensino de Petrpolis (Rio de Janeiro), a fim de repensar com as educadoras, algumas prticas pedaggicas que supostamente desenhamos para sua promoo e educao. Os dilogos que sustentam esta pesquisa esto ancorados nas seguintes perspectivas: os estudos do cotidiano nutrindo-se principalmente de Michael de Certeau nas artes de fazer; pelo paradigma indicirio de Ginzburg e pela a sociologia das infncias atravs das pesquisas de Willian Corsaro, Manuela Ferreira, Jader J. M. Lopes e Manuel Sarmento. A singularidade desta pesquisa se faz na medida em que investigo minha prpria prtica e dialogo com outros pesquisadores. Entendemos as crianas desta pesquisa como atores sociais que nos ajudam a compor o mosaico metodolgico que brota nesta pesquisa, considerando que em alguns momentos ele feito por encontros e observaes teoricamente estruturadas em outros por eventos que se desenvolvem na imprevisibilidade e provisoriedade do cotidiano. O presente trabalho revela algumas reflexes a partir dos encontros e desencontros de concepes entre crianas, educadores, tericos e pesquisadoras na prtica de combinar regras de convivncia no cotidiano escolar.

Abstract: This paper has as main objective to try to understand the voices of children attending a nursery of the Municipal School of Petrpolis (Rio de Janeiro), in order to review with the teachers, some teaching practices that are supposed to draw their promotion and education. The dialogues that support this research are anchored in the following perspectives: studies of the daily feeding mainly on Michael de Certeau in the art of doing; indicative paradigm of Ginzburg and the sociology of childhood through the researches of William Corsaro, Manuela Ferreira, Jader J. M. Manuel Lopes and Sarmento. The uniqueness of this research is to investigate the extent that my own practice and dialogue with other researchers. We understand children as social actors in this research to help us compose the mosaic methodology that flows in this study, considering that at times it is done by observations theoretically structured meetings and other events that are developed by the tentativeness and unpredictability of everyday life. This work reveals some reflections from the similarities and differences of views between children, educators, theorists and researchers in the practice of combining rules of coexistence in school environments.

Minha pesquisa de doutoramento e meus companheiros de reflexo A pesquisa alberga o desafio de intervir na prtica cotidiana dos sujeitos envolvidos na pesquisa [profissionais de apoio, coordenadora, educadores e professores] que atuam no CEI Carolina Amorim. O caminho investigativo perpassa por um movimento de escuta das vozes infantis. Essa escuta no foi feita somente pela pesquisadora, mas tambm por algumas educadoras da instituio que se comprometeram com o desafio de observar e escutar mais atentamente o que as crianas cotidianamente estavam a lhes dizer e tambm as conversas entabuladas entre elas. Um dos instrumentos de pesquisa, o dirio de bordo, possibilitou o registro das narrativas de situaes que envolveram os participantes, entre eles, os meninos e as meninas. Tambm foram registradas as observaes das mltiplas interaes tecidas entre os ns [os ns sujeitos e os ns dos fios entrelaados]. Esses registros foram o ponto de partida para os dilogos estabelecidos nas conversas informais e nos momento da reunio pedaggica, em que parte dela se destinou para as anlises de questes ligadas pesquisa. Nesses encontros procurvamos selecionar fragmentos de nossas anotaes, elementos que pareciam importantes para se repensar, a partir das vozes infantis, os nossos conceitos sobre: infncias, crianas, Educao Infantil, organizao do espao-tempo [rotinas], saberes infantis, relaes entre adultos e crianas e, assim, todo o trabalho pedaggico. Assim, esta pesquisa objetivou estudar as prticas pedaggicas cotidianas da instituio e intervir sobre a realidade posta. Paralelamente aos encontros que se desenvolviam na instituio tive discusses no mbito acadmico, onde pude discutir e conversar com minha orientadora Maria Teresa Esteban e outros pesquisadores do grupo de Pesquisa Estudos do Cotidiano e da Educao Popular sobre as possibilidades de encaminhamentos da pesquisa, neste texto minhas das reflexes que fiz foi em companhia da pesquisadora Fernanda Carneiro de Lima.

O caminho investigativo A escolha do caminho a ser percorrido partiu da perspectiva de compreender como so tecidas as tramas das relaes vivenciadas na Educao Infantil. A anlise do meu trabalho tem constatado que os movimentos que realizei enquanto pesquisadora junto com os atores desta pesquisa, teceu-se no desafio de trabalhar com as diferentes formas de ser e estar no mundo, a partir do foco que cada sujeito trazia de suas histrias individuais, compartilhadas mutuamente. Nesse contexto da escola e no cotidiano, as relaes tecidas produziam um emaranhado de acontecimentos, que abrolhavam aproximaes e repulsas. Assim, nessa tecelagem da vida, os ns que atavam e desatavam, voltavam a atar nossas formas de refletir o que conseguamos perceber nas vozes e nas relaes das crianas. Neste sentido, ficou evidenciado o meu objetivo de discutir as tramas e tambm as tramias que sustentavam a elaborao do trabalho pedaggico no CEI Carolina Amorim.

Os passos que fui pensando como investigadora, constantemente, eram partilhados com os atores envolvidos nesta investigao, dentro da abordagem da pesquisa qualitativa participativa. O dilogo entre os participantes e a pesquisadora, no atingiu a fluidez esperada. O movimento de dilogo com a pesquisa foi intencionalmente disparado por mim, e o seu andamento possibilitou que outros atores-autores tambm propusessem aes investigativas, que foram abraadas por quase todos os sujeitos. Outras vezes, constatei que apenas parte do grupo se manifestava. Em outras ocasies, esse movimento era quase solitrio, com vestgios de participaes isoladas de uma ideia aqui e outra acol. Os sujeitos da pesquisa foram convidados a atuar como atores e co-autores, o que possibilitou muitas e divergentes proposies para o desdobramento da investigao. Esta metodologia resultou em conflitos de ideias, crenas e valores, provocando estranhamentos, que ora nos afastava e ora nos aproximava das questes da pesquisa, em um movimento que nos compelia a desvendar e dialogar sobre essas estranhezas. A descrio desta metodologia mostra a urdidura na qual, at o momento, os fios da pesquisa se entreteceram, procurando no apenas revelar as imagens que nela j se anunciavam, mas tambm o seu avesso/reverso. Os ns eram o espao privilegiado para refletir sobre algumas questes que mostravam no apenas a diversidade dos fios, mas tambm evidncias de pontos e embolos, que colocavam em dilogo as diferentes concepes do grupo. Essa trama revelou tanto o fluxo do cotidiano, quanto da pesquisa.

Os combinados como prtica na educao Infantil: algumas reflexes Ao buscar desenvolver meu trabalho de pesquisa com as falas das crianas no cotidiano do Centro de Educao Infantil Carolina Amorim, da rede municipal de Petrpolis (RJ), espao onde atuo como coordenadora, encontro-me com uma prtica que ali naquele espao se faz presente, nomeada como: os combinados. Segundo as educadoras desse contexto, os combinados so realizados na rodinha de conversa. Logo no primeiro bimestre, as crianas so informadas e convidadas a se comprometerem com as regras de convivncia que so inscritas e orientadas pelas educadoras de cada turma. O convite no para a discusso da regra criada, mas para a sua aceitao e reconhecimento sobre quais sero as penalidades enfrentadas por aquelas crianas que a desobedecerem. Neste momento, todo o grupo convidado a tornar-se responsvel pela vigilncia de seus pares, ajudando ao educador a garantir a manuteno da regra. Desse modo, as educadoras supem que a criana delatora de seus pares compreendeu e aceitou as aes determinadas, tentar envolv-las nesse sentido, pode ser uma via de construo para idia de panptico na escola (FOUCAULT, 1987). Para as educadoras isso entendido como um elemento importante para a convivncia do grupo e manuteno de uma ordem a ser estabelecida [instituda]. Estas informaes que trago acima so oriundas de conversas informais com as professoras e educadoras do CEI1 Carolina Amorim, mas, isso no s acontece nesse
1

Centro de Educao Infantil

espao educacional. A partir de conversas com outros profissionais da rede municipal de ensino de Petrpolis, pude constatar que esta uma prtica recorrente. Mesmo com variaes em alguns procedimentos metodolgicos de abordagem com as crianas, a prtica pedaggica de construo e manuteno de combinados se faz presente em muitas rotinas. E de modo muito equivocado, pois h uma simulao de que as crianas so convidadas a falar e a combinar relaes. As crianas so de fato convocadas a uma atitude de aceitao de regras de convivncia impostas pelos educadores, que parecem partir do pressuposto de que elas no tm competncia e a maturidade necessria para coletivamente pensar os elementos necessrios para a orientao da convivncia no espao escolar. E esta convivncia pode se desenvolver no somente com a orientao e mediao de adultos parceiros mais experientes mas, tambm de seus pares, crianas que partilham entre si a existncia no mundo. A mim interessa pensar esta prtica pedaggica dos combinados na Educao Infantil com os sujeitos com quem desenvolvo a pesquisa2, porque entendo que este pode ser um espao de potencializao da fala das crianas, ampliando suas possibilidades de participao no cotidiano escolar da instituio. Conversas Formais: as crianas sabem combinar? Parte de minha responsabilidade enquanto coordenadora do CEI organizar a reunio pedaggica. Sendo assim, dispus a separar um momento dela no ms de maro de 2011, para discutirmos um pouco sobre como as educadoras desenvolviam os combinados em seus espaos e o que pensavam dessa prtica. A reunio foi filmada com a autorizao das mesmas que concordaram em colaborar com a pesquisa. Muitas questes foram discutidas naquele momento, destaco entre eles alguns elementos de reflexo que emergiram aps a transcrio da conversa. As educadoras afirmam que todas realizam combinados em seus espaos, algumas fazem registros em cartaz e outras trabalham somente com a dimenso da memria e com o lembrete cotidiano na rodinha. Elas revelaram que os combinados so sempre feitos a partir das necessidades delas de controlar o grupo, para melhor desenvolverem suas atividades com as crianas e que as mesmas. Estava supostamente autorizado que os meninos e meninas fizessem sugestes solicitando que fossem incorporadas algumas s regras de convivncia coletiva. Mas, reconheceram que as crianas quase nunca o faziam. Nessa conversa com as educadoras, o grupo chega a concluso de que essa participao ativa das crianas no aconteceu, porque provavelmente, elas no estavam sendo convidadas a falar. Contudo algumas educadoras relataram experincias, nas quais as crianas sugeriram algum combinado que pontuavam de forma interessante a relao entre elas. Parece que as educadoras compreenderam que os combinados so feitos a partir da lgica dos adultos, porque concebiam que as crianas, ainda no possuam a competncia e nem a experincia necessria, para falarem sobre as regras de convivncia. Nessa lgica adultocntrica, as educadoras entendiam que o seu papel

Minha pesquisa de doutoramento em educao na UFF se desenhar a partir das formas de dizer das crianas; suas experincias no cotidiano da Educao Infantil, espao que tem suas prticas desenhadas pelas educadoras e ressignificadas pelas crianas. A partir disto interessa-me repensar o cotidiano e suas prticas pedaggicas.

era conduz-las aceitao de regras e a apreenso delas como um valor importante convivncia daquele grupo. A discusso foi se ampliando e em determinado momento o grupo entrou em tenso, quando uma questo tomou a arena de nossas palavras: quando uma criana efetivamente capaz de compreender o que certo ou errado, na convivncia coletiva? Que competncias podem os meninos e meninas revelar na interao com os combinados determinados propostos pelas educadoras e que outros, as crianas, poderiam sugerir considerando as experincias sociais que elas trazem de diferentes contextos? Segue recorte das falas produzidas pelo grupo:
Heloisa: Ento eu propor que a gente discutisse isso, o que significa combinar. Cristina: uma ponte de mo dupla. Heloisa: uma ponte de mo dupla, mas o que a gente consegue fazer na Educao Infantil uma ponte de mo dupla? Cristina: Nem sempre. Porque elas [as crianas] no esto preparados para isso, no tm tantas noes. Letcia: As crianas [do berrio] j entendem alguns [combinados]. lgico que diferente dos combinados de l da turma dos maiores, mas eles aprendem. Agora na colnia o primeiro dia que o Edson Andr veio, ele veio de l [referindo-se a um longo trecho de rua que vem em direo a creche] andando com a me dele, e eu estava no porto recebendo criana, eu nem tinha visto, a quando ela chegou aqui, ela [me do menino] falou: tia quando ele te viu l de longe aqui no porto, a primeira coisa que ele fez foi tirar a chupeta e mandou eu guardar. E ela falou que ele passou as frias todinhas de chupeta na boca, o dia inteiro. Ela falou: eu achei incrvel a reao dele, ele te viu l de longe, arrancou a chupeta da boca e mandou guardar na mochila. Quer dizer: ele j sabe que aqui ele no pode passar o dia inteiro com a chupeta na boca. Mrcia Brick: Tem hora [para fazer certas coisas]. Heloisa: E assim os combinados podem ser construdos s pelas crianas? Cristina: No, eles no tem noo pra isso no. Heloisa: Nenhuma?! Cristina: No, nenhuma no. Todos os combinados serem construdos s pelas crianas, no. Mrcia Brick: Alguns podem, sim. Cristina: Alguns podem, porque uns tm noo do que pode e do que no pode. Marcia Brinck: Mas como se faz para descobrir o que elas tm noo, o que elas sabem? Letcia: Eles sempre tm de uma certa forma a tal noo. Ningum vai propor algo que uma criana no tenha inteligncia pra compreender, quando elas no entendem: perguntam ou ignoram plenamente o que estamos dizendo. O Edson Andr do berrio com o que fez com a chupeta ao chegar na creche, mostra isto.

O grupo nesse momento da reunio partilhamos saberes, contrapomos informaes, discutimos pontos de vista, a partir das experincias do cotidiano escolar. O recorte acima sobre conversa entre as educadoras, revela que elas no partilham do mesmo entendimento acerca das possibilidades dos saberes infantis. A professora Cristina expe que as crianas nem sempre tm noo das relaes em que so includas. O que nos apresenta fortes indcios sobre sua forma de compreender as crianas [um ser algumas vezes alienado]. Discordando da concepo de criana de Cristina outras educadoras se manifestaram, trazendo-lhe exemplos que mostravam outros elementos que indicavam outros modos possveis de compreender a criana. Assim, no satisfeita com as consideraes de Cristina, que diz que para sabermos quando uma criana tem noo ou no de alguma coisa, basta identificar se ela respeita [segue] as orientaes dadas pelos adultos, a educadora Mrcia traz como questo importante, a necessidade de apurar melhor, aprofundar mais a compreenso sobre o conhecimento das crianas. A alternativa apresentada pela colega Cristina, muito provavelmente pareceu responder pouco a sua questo e Mrcia revela a necessidade em saber mais sobre os modos e lgicas que atravessam os saberes infantis. A educadora Letcia que partilha com o grupo sua forma de compreender dos saberes das crianas, nomeadas na conversa como as noes infantis. Ela comea defendendo que as crianas so inteligentes e que interagem com o mundo a sua volta [revelando uma outra concepo infantil]. Deste modo, sua observao e interao com os meninos e meninas do berrio lhes revelam saber e ainda no-saber; nas relaes entretecidas no cotidiano da instituio. O movimento de dilogo entre as educadoras revela tenso sobre a crena na capacidade de compreenso das crianas: uma acredita que elas precisam ser preparadas para reconhecer um conhecimento [a criana vista como um no ser] e a outra se posiciona no sentido de que as crianas so sujeitos de saberes [criana como ator social], porque existem e interagem com o mundo a sua volta, para isto se desconsidera a necessidade de um movimento de prontido. Os outros sujeitos envolvidos na fala, embora em silncio, pareciam em um primeiro momento confusos, como Mrcia, que questionava sobre qual caminho seguir para compreender as formas de apropriao de conhecimento das crianas. Mas, a fala de Letcia gera um burburinho de reflexo para todos, algumas revelando expresses de concordncia e outras de estarem pensando sobre o assunto, talvez contrapondo idias e lgicas de compreenso de uma queste sobre a qual ramos todos convocados reflexo naquele momento, mesmo que em silncio, escutar uma conversa tambm promove o pensar. Estava presente nas falas das educadoras Cristina e Letcia, formas diferentes de compreender e interagir com os modos de saber infantil. As duas educadoras traziam a compreenso de as crianas como seres inacabados. Contudo, uma acredita que ser capaz de complet-lo, dando ao mesmo a preparao, o acabamento, necessrio para compor a sua existncia e a outra defendia a idia de que a criana se compe na interao com os outros sujeitos e com o mundo e, isto vai lhe dando as noes [os conhecimentos] necessrios para melhor interagir com o mundo. Se construir combinados, como revela Cristina, a capacidade de andar em uma ponte de mo dupla, fiquei me perguntando: o que seria transitar por esta via?

Quem so os sujeitos que transitam pela creche? Qual a relao da construo de combinados com esta imagem que Cristina nos apresenta? Ao refletir sobre estas questes, a imagem da via de mo dupla que em um primeiro momento me pareceu dialgico, talvez pelo modo como foi abordada na fala da Cristina para o grupo, pareceu-me ingenuamente uma perspectiva de fato mais democrtica. Envolvida pela possibilidade dos opostos geracionais, adultos e crianas, transitarem pela mesma pista e de maneira pela mesma via. Fiquei alguns dias refletindo e isto me fez pensar em uma outra dimenso do que seria o conceito que alberga a palavra combinar. Refletir a partir deste lugar, da via de mo dupla e do trnsito, possibilitou-me um estranhamento primeira forma de pensar que eu tinha tido: lugar onde os diferentes caminham juntos ou por um mesmo lugar. Este estranhamento sobre uma combinao que no era de fato partilhada entre adultos e crianas, considerando que o movimento de elaborao dos combinados se encaminhava pela lgica dos adultos. Nesta perspectiva, a via de mo dupla pode ser uma via perigosa, na qual os carros transitam em direes contrrias, o que pode provocar colises. Se pensarmos neste sentido, o que diz a professora Cristina passa a albergar novos sentidos, pois levando ao estremo esta possibilidade de interpretao, pode-se ler que adultos e crianas tm lugares distintos na sociedade e embora transitem por uma mesma via [a escola]. Nela, adultos e crianas ocupam lugares diferentes, a palavra e o ato de combinar me remete a possibilidade de paragem nas formas de circulao habitual do trnsito para a inveno de novas formas de uso. O trnsito na escola precisa ser cuidado, um planejamento precisa ser feito a fim de resguardar a vida de seus transeuntes. E na elaborao dos combinados na Educao Infantil fica claro na composio de alguns dele, este argumento de buscar assegurar a integridade fsica das crianas. De fato, este argumento no pode ser refutvel, pois a escola deve assumir para si, entre outras, esta responsabilidade. Contudo, cabe ampliar a reflexo sobre esta perspectiva de se educar na regra, com a regra e para alm da mesma. Neste sentido, cabem algumas reflexes: ser que a escola no pode compartilhar esta responsabilidade de pensar as formas de transitar na via com seus sujeitos? Afinal, quando h um acidente de percurso quem so os responsveis? Quem so os sujeitos envolvidos? Como o mesmo ser tratado? Ser que somente o pagamento de uma suposta multa, pelos usurios infratores, dar conta de evitar que os acidentes no voltem a acontecer? Como melhor pensar vias alternativas em casos de acidentes de acidentes no cotidiano escolar? Que intervenes so feitas quando os atores escolares inventam formas diferentes de transitar ignorando os projetos de circulao originais? Que possibilidades existem de pensar a via de mo dupla, onde todos sejam educados a transitar com o outro? Como aprender a combinar, efetivamente, o uso de espaos - apesar do desafio de convivncia com a mo dupla - onde cada um tem que aprender a conviver com os papis que desempenham na vida escolar?

Alguns saberes das crianas sobre a arte de combinar

Outro movimento de pesquisa que fao buscar entender o que significa no nosso contexto social o ato de combinar, que usos so feitos desta palavra. Vou ao dicionrio de lngua portuguesa, pois para mim ele um informante importante no auxlio deste entendimento, uma vez que o dicionrio tenta captar todos os sentidos praticados (CERTEAU, 1994) de uma palavra. O dicionrio diz que combinar :
com.bi.nar: (lat combinare) vtd 1 Agrupar, reunir em certa ordem; dispor metodicamente: Combinar os livros na estante por ordem de assuntos. vtd 2 Ajustar, pactuar: "...marcar horas com ela,combinar pormenores insignificantes" (Gilberto Amado). vtd 3Qum Determinar a combinao de: Combinar o oxignio e o hidrognio (ou: com o hidrognio). vtd 4 Arquitetar, calcular, formar planos para o xito de algum empreendimento:Combinamos vrias providncias para nossa mudana. vtd 5Harmonizar: Gosto de combinar a gravata com a camisa. vinte vpr 6 Estar de acordo, harmonizar-se: Estes termos no combinam, no tm lgica nem conexo. "H coisas que se no ajustam nem combinam" (Machado de Assis). vtd 7Comparar: "Quando me ponho a combinar a Paixo de Cristo com o Sacramento nenhuma semelhana lhe acho" (Padre Antnio Vieira). Dicionrio Michaelis, 2010. Ou combinar - v. tr. 1. Fazer combinao de (vrias coisas para que resulte um todo ou composto). 2. Aliar. 3. Juntar. 4. Unir. 5. Dispor. 6. Calcular. 7. Comparar. v. intr. e pron. 8. No desdizer, harmonizar-se, estar conforme. v. pron. 9. Entrar em combinao. Combinado adj. 1. Ajustado. 2. Contratado. 3. Calculado. s. m.4. Desp. Prova que rene diversas modalidades dum desporto (Dicionrio OnLine Primeram, maio de 2012).

Como foi possvel perceber no h uma definio direta para combinados, nesta forma escrita, o dicionrio me fornece outras variaes. Afinal, a palavra entra no campo e vai se multiplicando nas suas formas de escrever atravs dos usos que os sujeitos fazem. Diante desta compreenso do significado informado pelo dicionrio, gostaria de dizer que eu tinha alguns conceitos espontneos (VYGOTSKY, 1987), sobre os sentidos de ato de combinar: negociar, partilhar, elaborar junto com o outro. Planejei, ento, um momento de dilogo com as crianas em idade entre 3 a 5 anos do CEI Carolina Amorim, a fim de pesquisar que compreenses elas revelavam ter sobre a palavra combinados. No primeiro encontro, as crianas me revelam alguns saberes sobre o ato de combinar. Percebi atravs de um contratempo que tive na organizao dos instrumentos de pesquisa. Pois a conversa no foi filmada como eu havia combinado com elas, j que eu havia esquecido os CDs de gravao da filmadora em casa. Por este motivo pensei em desmarcar a conversa e fui fazer isto, indo nas trs salas onde so distribudas as crianas com as quais iria fazer a gravao. Quando cheguei turma do 5 Perodo, as crianas pediram que eu no adiasse o encontro por este motivo, solicitando que eu o fizesse mesmo sem a filmadora e sugeriram que anotasse em um papel nossa conversa, como fazia algumas vezes sem a cmera.

As crianas gostavam deste momento de conversa comigo e com seus pares. Diante deste slido argumento delas3 resolvi manter o combinado de pesquisa que havamos feito. E voltei nas outras salas pedindo desculpa, contando da solicitao dos meninos e das meninas do 5 Perodo. Nosso encontro de pesquisa j comea apontando-me elementos relevantes sobre a importncia do compromisso que devemos ter, quando envolvemos o outro, com um convite ao dilogo. Desta nossa primeira conversa sobre o ato de combinar as crianas me revelaram os seguintes saberes que permearam nossos encontros em outros momentos. Perguntei para as crianas se elas sabiam o que era combinar? E as que tomaram a palavra disseram o seguinte:
Ana Marcela: saber arrumar a roupa no corpo de um jeito que fica legal. (Olhando para mim a Menina disse:) Tu hoje num est combinando. Heloisa: Por que eu no estou combinando? Ana Marcela: Porque sua saia (indiana com tom sobressalente laranja) num combina com este chinelo (havaiana preto, estilizado com cristais) e com e com este tipo de blusa com babadinho (verde clara regata tecido de algodo, com babadinho em seda verde claro). Heloisa: E como eu teria que fazer pra combinar? Ana Marcela: Usar uma blusa e chinelo que fossem da cor da saia. Voc ia ficar mais bonita. Heloisa: Gente, a Ana Marcela est falando da combinao de roupas. Vamos pensar aqui na sala olhando uns para os outros e ver quem est combinado. Vamos tentar? Crianas: Sim! (Alegremente) Heloisa: Vamos ver... O Lucas ser que o Lucas est combinando? Eu no havia observado o short dele vi apenas sua camisa verde clara do Ben10. E quando o mesmo ficou de p estava com o short verde escuro. E as crianas responderam: Crianas: Sim, ele est combinando. (Fiz esta experincia com vrias crianas).

Para as crianas combinar tambm um processo de harmonizao de cores e roupas. Ana Marcela apresenta o seu fio condutor [sua lgica] para o dilogo com o grupo, as outras crianas junto comigo entram em dilogo com a sua concepo, sua idia de combinar; para isto elas dialogam com experincias anteriores de combinao de cores, que vai se tornando o fio de dilogo entre as crianas, compartilhando a idia detonada pela menina (SMOLK, 2009). Esta experincia de harmonizar cores de roupas, compartilhada pelas crianas se revela interessante, onde algumas podem compartilhar do direito de escolher as roupas que compram e vestem, ou outras que so submetidas s escolhas determinadas por seus pais. Sendo as prprias crianas ou os adultos que selecionam o
3

As crianas so minhas parceiras na pesquisa e j esto acostumadas com minha presena em seu cotidiano e sabem que a filmadora no sempre meu registro de suas falas, sabem que algumas vezes eu fao anotaes e me do um toque de que a falta da filmadora no poderia ser impedimento para nossa conversa.

que vestir, elas entendem que as cores so um argumento presente na arte de aprender a combinar, para isto as crianas revelam entender que um dilogo entre as tonalidades de cor um saber importante para tal aprendizagem. Isto me leva a pensar sobre os quais seriam as cores que harmonizam os combinados tico da vida escolar? Certamente, o conceito da combinao de cores na utilizao das roupas, disparado por Ana Marcela, foi um caminho que se abriu ao dilogo com todas as crianas sobre essa referncia que elas me pareciam compartilhar sobre uma ao possvel ao que seria a capacidade de elaborar combinados. O dilogo com as criana avana e uma das crianas entra em conflito com Ana Marcela em um certo momento. Isto ocorre quando questiono se, para combinar a pessoa precisa estar vestida com todas as peas de roupa em uma nica cor. Ana Marcela responde que sim. Lol uma das poucas crianas presentes na rodinha que revela um pequeno movimento de ruptura com a idia apresentada por sua colega:
Lol: No! Pra combinar voc no precisa estar vestido toda na mesma cor. Voc precisa estar ao menos com uma parte da roupa na cor da outra parte. Veja minha blusa (que na cor cinza mescla) combina com minha cala (helanca azul marinho).

A menina quando fazia esta afirmao apontava para o pequeno brazo colorido de sua camisa que tem uma parte em azul, para justificar que mesmo um pequeno fragmento de cor, garantia a sua combinao de cores e roupa. Logo em seguida fiz a seguinte pergunta para Lol:
Heloisa: Veja a Ana Marcela e me diga se ela est combinando. Lol: Claro que t. Ela est de sandlia vermelha e blusa vermelha e com short azul do uniforme. Ana Marcela: Eu no estou combinado, no. Lol: T sim, ! Sua sandlia da mesma cor que sua blusa. Ana Marcela: Eu pensei que tinha que ser tudo de cor parecida. No tem que ser tia? Heloisa: Hum... T pensando. O que vocs acham? Amanda: Acho que no precisa est todo [vestido] da mesma cor. Eu me sinto combinado mesmo com cores diferentes. Crianas: Riem... Heloisa: Eu tambm me sinto. (Mais risos das crianas) Daniel: Minha me num compra minha roupa por cor. Compra a que eu gosto. A que eu escolho. E eu num vejo cor. Gosto dos desenhos. Ana Marcela: Ento, voc nunca combina? Tipo todo de rosa. (Mais risos das crianas). Daniel: Mas, eu num uso rosa. Gustavinho: de menina. (Mais risos das crianas). Daniel (serio toma a palavra e diz): No no, meu pai usa camisa rosa e homem.

Algumas crianas riem e outras revelam-se assustadas com a fala do amigo. E eu tento incitar ainda mais a discusso, dizendo-lhe que meu companheiro tambm usa rosa e homem, tentando provocar tambm, uma discusso de gnero.

Gustavinho: Mas na minha casa, meu irmo diz que quem usa rosa mulherzinha (Mais risos das crianas). Heloisa: O que vocs acham? Lol: Meu pai usa uma camisa rosa, mas ele fala que cor de goiaba. Mas eu sei que rosa, porque no conheo a cor de goiaba. Conheo a cor de tinta e de lpis rosa. Amanda: Eu acho que meninos devem usar rosa que num viram mulherzinha. S se usar saia que vira. Porque saia sim, roupa de mulher. Mas eu conheo o pai do Daniel, o pai da Lol e o tio Claudio (se referindo ao meu companheiro). Eles so homens. Num so bichas. (Mais risos das crianas). Ana Marcela: Mas, rosa de Barbie. Lol: No s de Barbie, pow! Gustavinho: Eu nunca vou usar rosa, mesmo que vire cor de homem (riu muito o menino enquanto disse isto, envolvido em pensamentos). Daphynie: Bobeira tua Gustavinho (diz rindo); rosa de menino tambm, s ele querer usar rosa. E eu nem sempre combino as coisas tudo na mesma cor. Coloco pulseiras, prendedores, minha me faz penteados... Ana Marcela (sai do seu lugar e dirige-se para Daphynie): verdade e tu t sempre bonita. (E sorrir para amiga que lhe sorrir de volta).

As crianas revelam muitos saberes sobre a arte de combinao de roupas, que no se faz apenas de cores e tons, mas tambm que atravessa concepes formadas e em construo sobre o gnero humano e suas culturas. Quando Ana Marcela comea apresentando uma perspectiva aparentemente nica, sobre o que estar combinando no plano da moda, seus amigos lhe trazem perspectivas mltiplas para esta mesma prtica de proteo do corpo e reveladora tambm de leituras de mundo, marcadora de culturas. Esta multiplicidade de possibilidades na arte de combinao de roupas, se anuncia um pouco na fala das crianas, por exemplo, o menino Daniel que no se veste buscando a combinao de cores, mas que faz suas escolhas e estas se revelam, especialmente, pelo seu gosto aos desenhos estampados [a mistura de cores e a produo de imagens o que baliza as coisas das quais se apropria]. Seu amigo Gustavinho aprendeu com seus irmos que rosa uma cor exclusiva para meninas, sendo assim proibida aos meninos, pois para algumas culturas, estas devem evidenciar sua masculinidade e fora, evitando inclusive usar cores que se aproximem de um gnero oposto, portanto fraco e frgil. Naquele momento de conversa entre as crianas, onde Gustavinho apresentou sua forma de ver, entender e pensar o mundo, as outras crianas no dilogo lhe apresentaram outras leituras possveis presentes no mesmo mundo que compartilham a existncia. Formas de ser e estar no mundo que so de certa forma negada por Gustavinho, mas valorizadas por alguns de seus amigos que tm experincias diferentes das que ele conheceu e internalizou. Imersas na cultura, as crianas desde muito pequenas so ensinadas a se posicionar no mundo: a partilhar, negar, contrapor valores, desde os contextos nos quais se criam, aos que se encontram, transitam enquanto existem no mundo que elas prprias com os demais sujeitos vo criando. Minha mediao em princpio era na tentativa de ampliar o que Ana Marcela trouxe como informao ao grupo; crianas foram interagindo, pensando e conversando sobre suas experincias na combinao de roupa. Deste modo,

construram e ressignificaram conhecimentos. Ana Marcela apresentou seus saberes e com seus amigos, disps-se a conhecer outras formas de pensar. Nas falas das crianas passo a entender melhor que combinar dialogar, tencionar, negar, agregar, excluir, confrontar saberes e culturas, no no sentido de convencimento, mas na apresentao de perspectivas presentes nas culturas em que as crianas esto inseridas. Pensar a compreenso dos combinados, a partir das falas das crianas pensar na composio de mltiplas culturas. Pois as crianas no dilogo entre si sobre a harmonizao de cores e tons das roupas, revelam que existem tantas formas de combinaes quanto um sujeito estiver disposto a explorar, construir ou a conhecer e imaginar. O dilogo entre estas crianas revelador de que elas aprendem entre si, desafiam-me a repensar a prtica escolar de combinados com aquilo que elas j revelam saber. No preciso que se fale por elas, o importante que se fale com elas. Pois elas no so infantes, sujeitos que no falam, so sim, sujeitos que possuem a fala desvalorizada e portanto, negligenciada como importante para se pensar o mundo.

Combinar: uma estratgia necessria sobrevivncia Alguns autores como Manuela Ferreira (2004), William Corsaro (2009), Manuel Sarmento (2008) e Jader Janer Moreira Lopes (2009) me ajudam a olhar s crianas como atores sociais. Neste paradigma, elas no so entendidas como receptculos passivos de uma cultura, mas so agentes amplificadores de sentidos [atores-autores] dos elementos culturais que lhes so apresentados. Ou seja, cada movimento de conhecimento alberga e gera novas possibilidades de conhecer e de se relacionar com o mundo. Ampliando o dilogo com esta perspectiva, encontrei-me nessa caminhada de estudo com pesquisadores (TOMASELLO, 2003; LEAKEY, 1995 & VYGOTSKY, 1997) que me ajudam a compreender que o ato de combinar foi o fator que garantiu a sobrevivncia da espcie humana. Segundo os indcios que encontro nos estudos destes autores, percebo que a capacidade que nossos ancestrais criaram de observar o mundo e se relacionar com ele atravs de uma linguagem compartilhada combinada coletivamente; o que mantm esta espcie to frgil viva. Para isto criaram ao longo da histria artefatos e produziram culturas que facilitam a sua sobrevivncia na terra. Isso produz um conjunto de informaes que no somente so transmitidos s novas geraes, mas tambm re-elaborados por elas, enquanto, se apropriam dele. E, desse modo garantem a evoluo da espcie humana; alterando e ampliando inclusive os seus fatores biolgicos que se modificam ao longo da filognese e ontognese humana. Eles levaram-me ao entendimento de que exatamente a capacidade que os humanos adquirirem de apreender, transmitir [comunicar], produzir e transformar o mundo pelas suas formas de existir, forja ao processo de inveno cultural. E seria exatamente este movimento de produo e transformao das culturas o que tem garantido que uma espcie de estruturas biolgicas to frgeis sobreviva s constantes alteraes climticas, geolgicas e de produo cultural, pelas quais sofre o planeta constantemente. Os seres humanos, assim como outras espcies, procuram

aprender formas de manter sua existncia no planeta e a produo-transmisso de cultura justamente uma das tticas e estratgias importantes, que vem garantido sua sobrevivncia. Pensar a produo cultural refletir sobre o processo de elaborao da linguagem que os humanos criam entre si, a fim de compartilhar e inventar estratgias e de produzir combinados que garantam sua existncia no mundo. Os humanos sabem que sua espcie no sobrevive sozinha em seus primeiros anos de vida. Por isto compartilham saberes que foram construdos em planos filogenticos, que orientam e reinventam a ontognese humana, pela sociognese e micrognese (TOMASELLO, 2003). Quando a espcie humana compartilha saberes entre si, ela no est diretamente ou simplesmente reproduzindo uma histria vivida por um grupo, mas est tambm possibilitando ao grupo que toma conhecimento de seu acontecimento, a probabilidade de pensar para alm daquilo que escuta, aprimorando seus conhecimentos e mudando suas relaes com o mundo. Permitindo assim que outros que lem sua experincia se transformem a partir do que compartilhado. Dialogar com estes pesquisadores me faz pensar no lugar da criana dentro do desenvolvimento da espcie humana. As crianas, por certas condies biolgicas, so impossibilitadas de se locomoverem sozinhas e por um perodo de sua existncia so cuidadas por outros mais experientes de sua espcie. Durante este perodo, a criana vai sendo carregada por homens e mulheres, como um fardo existencial (TUNICCI, 2008), dependente do outro para garantir a sua sobreviver e a da espcie. Ela s fardo, tambm um rico suprimento, cheia de nutrientes e possibilidades que garantem a existncia da espcie ampliando culturas, inventando formas de melhor viver no planeta. Pensar esses limites e possibilidades das formas de ser e estar no mundo das crianas, faz-me refletir muito profundamente sobre a pesquisa que proponho: pesquisar o cotidiano escolar, a partir das falas das crianas. Contudo, elas muitas vezes so construdas e/ou orientadas a partir de culturas que j esto (im)postas. Fechadas em contextos de crenas, inscritas na transmisso e imposio de valores, que nem sempre esto abertos a proposio de questes dentro de um grupo geracional. O que significa pesquisar fala de crianas dentro da possibilidade desta inscrio acima descrita? Como acreditar que as crianas podem efetivamente falar coisas diferentes das que lhes so ditas? Como identificar e dialogar com as partculas dos modos de ser e saber das crianas que se revelam na sua relao com o mundo? E na exposio que fazem daquilo que compreendem e que j se encontra alterado pelo seu ser? Alteraes to sutis que nem sempre so percebidas, nem sempre tornam-se visveis, conscientes para ns. O que certamente no significa que a partcula sutil de sua forma de pensar, acrescentando o conhecimento que lhe apresentando, no esteja ali presente, esperando talvez a aglomerao de um nmero significativo de fragmentos para deixar mais evidente a alterao da formula, do modo de pensar o mundo. Interessa-me pesquisar as formas de interao da criana com o mundo, embora eu reconhea a dificuldade que tenho em perceber estes fractais que elas expem, pois isto talvez seja um desafio pesquisa com crianas.

As crianas repensam o mundo quando se apropriam dele, mesmo que os adultos supostamente combinem entre si que o que cabe a ela, seja apenas tomar conhecimento de alguns fragmentos deste mundo. E que esperem o momento em que to logo possam andar por ele com suas prprias pernas, possam reconhecer nele o que foi aprendido. Alguns adultos tambm esperam que as crianas se preparem no campo da linguagem para ler este mundo a partir de signos e smbolos que so transmitidos. E que as crianas s podero dizer sobre ele com suas prprias palavras depois de tanto repetir o que j est dito, para que o que venha a dizer tenha alguma coerncia que seja reconhecida com o que lhe foi ensinado. Deste modo, as crianas so autorizadas somente a repetir, porque se supe que seja necessrio uma preparao - prontido para que um ser humano possa falar do mundo. A experincia neste sentido compreendida como a repetio. O que entendo como ser a morte da experincia. Pois partilho do que fala Benjamin (1985) sobre a experincia, como um movimento singular dos sujeitos de falar das coisas que encontram no mundo, a partir da interao que se vai tecendo com eles dentro de sua histria a micrognese humana. Pensar a experincia humana a partir da escola o que venho buscando fazer na minha pesquisa, escutando e conversando com as crianas para quem esta escola pensada e desenhada. Na escola onde pesquiso, as crianas so pensadas e entendidas como sujeitos que esto em falta, cheios de ausncias, que precisam ser preenchidos com a transmisso de experincias humanas, que so eleitas como importantes por um grupo. As educadoras que participam de minha pesquisa se revelaram, naquele momento, as representantes diretas daquelas pessoas que acham que sabem o que importante ensinar a uma criana, como por exemplo, o conceito de combinar, at aqui trazido nas suas diferentes formas. Pois combinar uma forma de existir. Penso sobre como importante refletir a partir de uma outra forma encontrada por Kohan, que defende que o que propicia que as crianas sejam inseridas em uma cultura, como infantes, exatamente esta condio de dependncia de um outro, que faz com que ela seja acolhida, educada, exatamente porque o outro reconhece a crianas como o ser da falta (KOHAN, 2008; TOMASELLO, 2003). Um dos fatores que propicia a construo de combinados na vida e na educao dos sujeitos, seria este reconhecimento das crianas como um ser ausente de cultura, para um suposto melhor existir no mundo. Isto o que faz com que os adultos em diferentes culturas se dediquem elas, pois reconhece que ara sobreviver ela precisa das mediaes do outro.

Concluses Parciais As experincia aqui compartilhadas revelam que os meninos e meninas do CEI Carolina Amorim interagem com o conceito de combinao a partir de elementos que trazem em sua prpria histria de vida. Combinar para eles remete-se em um primeiro momento a questes estticas ligadas estritamente composio de cores das vestes do corpo. O dilogo que as crianas foram tecendo durante a pesquisa trouxe para a arena uma discusso de gnero, na qual discutiam que roupas e cores servem a

meninos e meninas. Houve discordncia entre as crianas. Eles e elas compartilharam relatos de experincias diferentes, isso possibilitou cada um e a todos(as) que estavam presentes na conversa a conhecer formas diferentes de pensar, ampliando suas possibilidades de interagir com o mundo. O combinando enquanto prtica pedaggica que em princpio estava proposto pela pesquisadora ficou em segundo plano. Isso revelou-se como um convite pesquisadora e aos profissionais daquela instituio e repensar as formas de organizao do trabalho pedaggico que tem a inteno de envolver a participao das crianas na sua organizao. Os adultos falam de ato de combinar pedaggico baseado em regras de convivncias imposto s crianas. As crianas falam do ato de combinar como um movimento esttico que ora lhes foi imposto [pela escolha que os pais fazem de suas vestes], ora lhes convidou autoria [quando podem elas mesmas escolher suas roupas ou mesmo tecer comentrios sobre as dos outros]. As discusses apresentadas neste texto me fazem encerrar parcialmente esta discusso com um questionamento: Compreendendo os diferentes sentidos atribudos pelos adultos e pelas crianas ao ato de combinar, que intercesses e dilogos podem ser feitos entre essas duas perspectivas, a fim de repensar a prtica pedaggica dos combinados que ali so produzidos?

Referncias Bibliogrficas: AGAMBEN, Giorno. Infncia e histria: destruio da experincia e origem da histria. Belo Horizonte: UFMG, 2005. BHABHA, Homi. O Local da cultura. Belo Horizonte: EDUFMG, 2007. BOAVENTURA SANTOS, de Souza. Um discurso sobre as cincias. So Paulo: Cortez, 1997. BUSSAD, Vera Silvia Raad & SANTOS, Ana Karina. Reflexes sobre a observao etnogrfica: a cultura de pares em ao. In: Teoria e prtica de pesquisa com crianas: dilogos com William Corsaro. So Paulo: Cortez, 2009. CAMPOS, Maria Malta. Por que importante ouvir a criana? A participao das crianas pequenas na pesquisa cientfica. In: A criana fala: a escuta de crianas em pesquisas. So Paulo: Cortez, 2008. CERTEAU, Certeau de. A inveno do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrpolis RJ: Vozes, 1994. CORSARO, William A. Mtodos etnogrficos no estudo da cultura de pares e das transies iniciais na vida das crianas. In: Teoria e prtica de pesquisa com crianas: dilogos com William Corsaro. So Paulo: Cortez, 2009. DELGADO, Ana Cristina Coll & Muller, Fernanda. Infncias, tempos e espaos: um dilogo com Manuel Jacinto Sarmento. In: Currculo sem Fronteiras, v.6, n.1, pp15-24, Jan/Jun 2006. ESTEBAN, Maria Teresa. Jogos de encaixe: educar ou formatar desde a pr-escola?. In: Revisitando a Pr-escola. So Paulo: Cortez, 2001. FERREIRA, Manuela. Criana tem voz prpria. Revista A Pagina da Educao [artigo em pdf: www.pagina.pt]

___________________. A gente gosta de brincar com os outros meninos!, relaes sociais entre crianas no Jardim de Infncia. Porto: Edies Afrontamento, 2004. ___________________. Os estranhos sabores da perplexidade numa etnografia com crianas. In T. Caria, Metodologias etnogrficas em cincias sociais. Porto: Edies Afrontamento, 2002. ___________________. Salvar os corpos, forjar a razo, contributos para uma anlise crtica da Infncia em Portugal, 1880-1940. Lisboa: IIE (2000). FOUCAULT, Michel. VIGIAR E PUNIR. Petrpolis, Vozes, 1999. FRANCISCHINI, Rosangela & CAMPOS, Herculano Ricardo. Crianas e infncias, sujeitos de investigao: bases terico-metodolgicas. In: A criana fala: a escuta de crianas em pesquisas. So Paulo: Cortez, 2008. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 23 ed. 1987. GARCIA, Regina Leite (org.). Crianas, essas conhecidas to desconhecidas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais. So Paulo: Companhia das Letras, 1989. LOPES, Jader Janer M.; BARENCO, Marissol. O jeito de que ns crianas pensamos sobre certas coisas. Rio de Janeiro: Rovelle, 2009 SARMENTO, Manuel Jacinto. Sociologia da infncia: correntes e confluncias. In: Estudos da infncia: educao e prticas sociais. Petrpolis, RJ: Vozes, 2008. TOMASELLO, Michael. Origens Culturais da Aquisio do Conhecimento Humano. So Paulo, Martins Fontes, 2003. VIGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. SP, Martins Fontes, 1987.

You might also like